Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Coutinho granizo em Anitápolis (2x), Florianópolis, Urubici, Pomerode, Timbó, Curitibanos e Balneário Camboriú. No RS em vários municípios. Felizmente acho que nada muito grave. Complicado para algumas pessoas, um dia calor, outro frio forte estragando a lavoura, agora granizo...

 

Aqui em Brusque eu vi relâmpagos ao Norte, Gaspar/Ilhota/Itajaí. O mesmo núcleo que trouxe granizo a Balneário Camboriú. Escapamos bonito!

Link to comment
Share on other sites

Teremos uma sequência deprimente aqui na faixa noroeste/oeste paranaense também. Hoje foi só o começo: máxima chegando aos 37C. Agora no começo da noite algumas células de tempestade muito isoladas surgiram, inclusive com sinais compatíveis com granizo por alguns instantes vistos no radar de Cascavel. Esse é o verdadeiro "expresso cuiabá", um abafamento só, sem falar no céu cheio de fumaça do Brasil central.

Link to comment
Share on other sites

Noite começando quente por aqui. Faz 30 graus na Mooca-CGE.

Pior que isso é só o começo! :cray:

Sei muito bem como é esse sentimento. É a PIOR situação para quem gosta do frio: ver o calor ir além da grade da previsão sem perspectiva de mudança.

 

Essa foi a regra aqui em boa parte de 2012, verão de 2014 e agosto deste ano. É horrível. Dá vontade de não acompanhar as previsões.

 

Exatamente. Quando eu vejo o pessoal aqui postando aqueles mapas mostrando quase nenhuma chuva pra SP nos próximos 10 dias dá um desânimo danado. Pior ainda a possibilidade de recordes para a semana que vem. O modelo Europeu continua a não enxergar uma luz no fim do túnel até as 240 horas também. E se depender desses 2 modelos, não teremos nem aquelas frentes frias que passam bem afastada do litoral daqui, mas que traz um pouco de alívio pro leste paulista.

 

GFS continua a sinalizar alguma mudança de padrão lá para o dia 27. Ao menos é uma previsão que vem se mantendo desde domingo.

 

Como você disse em um post anterior: O que vocês sentiram em agosto, os sudestinos vão sentir agora em setembro.

Link to comment
Share on other sites

Até 1997, a máxima absoluta no Mirante, em Sampa, era 35,3°C registrados em 15/11/1985.

 

Em 1998, o recorde foi batido pela 1ª vez: 35,6°C no dia 03/12.

 

Em 1999 descambou de vez:

37,0°C no dia 20/01

36,7°C nos dias 19 e 21/01.

 

Daí em diante recordes acima de recordes de calor vêm sendo batidos.

 

A partir de 1995, as mínimas sub-5 começaram a rarear.

A partir de 2001, nunca mais.

 

 

Não só os recordes. Três situações parecem significativas pra mim:

 

1- Não era raro a máxima absoluta do ano ficar entre 32ºC e 33ºC. Imagino hoje como seria incrível um ano inteirinho sem passar dos 33ºC.

 

2 - Não sei se é falsa impressão, mas os períodos de bloqueio estão muito longos, chegam a superar os 10 dias. E mesmo em julho, quando entra o ar frio, logo volta a esquentar forte. Ficaram raros aqueles dias "neutros", com máximas de 22-23ºC. Ou está frio, por influência de MP, ou está calor.

 

3 - Os dias de sol com máximas baixas (abaixo de 20ºC) simplesmente sumiram. Sol é sinônimo de calor infernal.

Link to comment
Share on other sites

Maiores temperaturas em Curitiba para setembro (Inmet):

 

33,7º - 09/09/2004

33,6º - 23/09/1994

32,8º - 25/09/1988

32,6º - 01/09/1963

32,5º - 22/09/1994

 

-----

 

São grandes as chances do recorde ser quebrado ou igualado, principalmente na semana que vem! Só hoje já fez 30,5º, quando eu esperava 28º/29º. Na semana que vem, o GFS (infalível pra prever calor!) projeta 31º/32º no bruto, nem sei o que isso pode significar...

Link to comment
Share on other sites

Não só os recordes. Três situações parecem significativas pra mim:

1- Não era raro a máxima absoluta do ano ficar entre 32ºC e 33ºC. Imagino hoje como seria incrível um ano inteirinho sem passar dos 33ºC.

2 - Não sei se é falsa impressão, mas os períodos de bloqueio estão muito longos, chegam a superar os 10 dias. E mesmo em julho, quando entra o ar frio, logo volta a esquentar forte. Ficaram raros aqueles dias "neutros", com máximas de 22-23ºC. Ou está frio, por influência de MP, ou está calor.

3 - Os dias de sol com máximas baixas (abaixo de 20ºC) simplesmente sumiram. Sol é sinônimo de calor infernal.

Verdade.

 

1. A última vez que Sampa (Mirante) teve máxima absoluta anual de 32,x°C foi em 1992, com 32,3°C (28/01 e 18/02).

O Mirante registrou máximas anuais de 32,x°C em:

1992, 1989, 1983, 1982, 1979, 1977, 1976, 1970, 1967...

Já pensou ficar 2 anos sem chegar nos 33°C como ocorreu em 1982/83 e 1976/77?

 

A última máxima anual abaixo dos 34°C foi em 2010, com 33,8°C registrados em 02/02.

 

----------

 

2. Sempre houve bloqueios (Mas me parece também que não com a mesma frequência e duração dos atuais).

Outra coisa: antigamente nos bloqueios, mesmo no verão, como aconteceu em janeiro/fevereiro de 1971, a temperatura raramente passava dos 34°C.

Não disparava como agora.

 

----------

 

3. Verdade também.

Há quanto tempo Sampa não tem aqueles dias em que era muito agradável ficar "jacarezando" no sol.

Me lembro de ficar até mais de 1 hora tomando aquele sol ameno e gostoso na hora do almoço.

Desapareceram mesmo. :cray:

Link to comment
Share on other sites

Máxima na cidade do Rio de Janeiro hoje chegou a 38,4°, na estação Barra/Rio Centro do sistema alerta Rio, na zona oeste da cidade. Em casa a máxima ficou em 36,3°

 

Mas a máxima oficial na rede de estações do inmet ficou em 36,4 °C.

 

Estações do Alerta Rio também são tidas como oficiais. O Recorde de 43,2° de dezembro de 2012 é reconhecido!

Link to comment
Share on other sites

Coutinho granizo em Anitápolis (2x), Florianópolis, Urubici, Pomerode, Timbó, Curitibanos e Balneário Camboriú. No RS em vários municípios. Felizmente acho que nada muito grave. Complicado para algumas pessoas, um dia calor, outro frio forte estragando a lavoura, agora granizo...

 

Aqui em Brusque eu vi relâmpagos ao Norte, Gaspar/Ilhota/Itajaí. O mesmo núcleo que trouxe granizo a Balneário Camboriú. Escapamos bonito!

 

Peguei uma boa granizada quando tava voltando pra casa também.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos. Vou relatar o tempo aqui nos últimos dias para vocês verem que diferença térmica estamos tendo:

 

Sexta-feira: a massa de ar polar atingiu o ápice aqui. O dia foi ensolarado e com temperaturas típicas de onda de frio de julho, com mínima de 3,4ºC e máxima de 12,0ºC. E o que mais me chamou a atenção foi a sensação térmica: -0,1ºC, a mais baixa do ano, superando os 0,0ºC que tivemos em um dia de junho ou julho e única sensação negativa do ano, em pleno setembro!

 

Sábado: Ainda fez muito frio de manhã, com 5,6ºC. Durante o dia fez bastante sol, sem vento e com temperatura agradável: máxima de 19,1ºC.

 

Domingo: No domingo a mínima ainda foi de um dígito, ficando em 9,4ºC. Porém durante o dia esquentou bastante e a temperatura foi de 24,6ºC, mais do que o dobro do que havia sido registrado dois dias antes.

 

Segunda: Anteontem novamente tivemos um dia de sol e grande amplitude térmica. A mínima foi de 9,2ºC e a máxima de 25,8ºC.

 

Terça: ontem a mínima disparou de forma bizarra, para 17,3ºC. Durante o dia fez bastante sol e a temperatura chegou a valores típicos de verão, com 28,0ºC de máxima. Foi a maior temperatura desde ABRIL. À noite a temperatura caiu bastante com a chegada do vento sul, para 15ºC (mas nos registros do SMN, das 21h às 21h, ficou a mínima de elevados 17,3ºC).

Link to comment
Share on other sites

Hoje a temperatura seguiu caindo forte durante a madrugada, até alcançar valor mínimo de 10,1ºC às 6h19, com sensação térmica de 7,7ºC (contra 28ºC de máxima do dia anterior). A manhã teve mais nebulosidade, mas a tarde foi ensolarada, com máxima de amenos 17,9ºC às 13h41. Agora temos tempo aberto e faz 12,7ºC.

 

Os próximos dias aqui devem ser de sol, com frio de manhã e tempo ameno à tarde, graças ao vento leste, que deve soprar sem parar no mínimo até domingo. A previsão para amanhã indica mínima de 8ºC e máxima de 19ºC. O sol nasce às 6h50 e se põe às 18h46.

Link to comment
Share on other sites

Só pra registrar Manaus-AM bateu seu recorde de temperatura máxima neste domingo dia 13/09/15 chegando a 38,6º. Suplantando o recorde até então que era de 38,3º 30 de Setembro de 2010.

 

Pelo visto a anomalia de quebra sucessiva de recordes de máximas no Sudeste nos últimos 20 anos está se espalhando pelo país... deprimente esse ciclo climático que estamos vivendo. :negative:

 

Itapevi nessa quarta: 13,6ºC / 32,4ºC

 

No momento, céu aberto e temperatura agradável: 15,6ºC (00:50)

Link to comment
Share on other sites

BREVE PANORAMA DAS MÁXIMAS PARA A SEMANA QUE VEM - BY GFS:

 

BRASÍLIA: 36ºC

GOIÂNIA: 39-40ºC

CUIABÁ: 43ºC

CAMPO GRANDE: 40-41ºC

SÃO PAULO: 35-36ºC

INTERIOR DE SP CHEGANDO A 42ºC

SAO JOSE DOS CAMPOS-TAUBATÉ 35ºC

RIO DE JANEIRO: 40ºC OU MAIS

BELO HORIZONTE: 33-34ºC

JUIZ DE FORA 33-34ºC

MARIA DA FÉ 31-32ºC

CURITIBA: 32-33ºC

 

704U3p2.png

xpESXLK.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.