Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Eu não acredito em frio algum. A AAO está entre +1 e +2 a mais de um mês e subiu nos últimos dias. Minha aposta: não teremos qualquer mp significativa. Dias frios só em 2016.

 

Com a AAO no alto e o El Niño com força, no Sul espero a mesma situação de agosto: ondas de calor, abafamento, dias frescos e muita chuva. Mas menos extremo. Pelo menos espero!!!!

Link to comment
Share on other sites

Já agradeço se não ficar mais de 20 dias de seca no meio do mês de setembro. Quanto ao inverno 2015, que está terminando antes de começar, digo que é necessário. Não dá pra querer inverno bom todos os anos, afinal, precisamos de invernos como esse para que os outros se façam históricos...

 

E que venha september !!!

 

Em casa céu claro e 21,0°

Link to comment
Share on other sites

Eu não acredito em frio algum. A AAO está entre +1 e +2 a mais de um mês e subiu nos últimos dias. Minha aposta: não teremos qualquer mp significativa. Dias frios só em 2016.

 

Com a AAO no alto e o El Niño com força, no Sul espero a mesma situação de agosto: ondas de calor, abafamento, dias frescos e muita chuva. Mas menos extremo. Pelo menos espero!!!!

Mais uma que eu aprendi: AAO - Oscilação Antártica ou Modo Anular do Sul.

 

A AAO estando positiva, dificulta o ingresso de frentes frias no continente sul-americano.

Link to comment
Share on other sites

Buenos Aires vai começando setembro com típica entrada de ar frio aqui: ventania e queda acentuada de temperatura.

 

Em agosto escapamos do calorão que pegou em cheio o sul do Brasil, mas a ausência de massas de ar frio de forte intensidade e o calor do fim do mês fizeram o mês fechar com desvio de +1,8ºC. A anomalia foi maior nas mínimas e menor nas máximas, graças à grande quantidade de dias nublados (tivemos 9 dias de chuva que acumularam cerca de 300 mm). Maiores detalhes, a quem interessar, aqui: viewtopic.php?f=134&t=16032&p=510374#p510374

Link to comment
Share on other sites

Agosto foi realmente uma gozação satânica. Até parece que alguém ficou manipulando as temperaturas no Sul do Brasil deliberadamente para colocar tudo na normalidade EXATAMENTE quando vira o calendário.

 

A mp começou a entrar aqui às 23 h! Isso mesmo, 1 h antes de acabar o mês!! Agora venta de ONO a 15,3 km/h com rajadas mais fortes, está chapadão com estratus e faz 20,1° com 77%. Provavelmente será a máxima do dia.

 

Vade retro, mês maldito!!! hehe :punish: :clapping: :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Eu particularmente estou apostando que as médias para o mês de setembro em boa parte do sul do Brasil conseguirá ser inferior do que a que foi observada em agosto.

 

E sobre a AAO, é batata que quando ela está positiva, daqui à umas 2 semanas teremos bloqueios, falta de frio.

 

Aliás, hoje vi no Facebook uma publicação de um usuário dizendo que esse mês de agosto parecia ter mais de 90 dias e ela está coberta de razão. Ô mês que demorou demais para acabar e para piorar um mês marcado por um forte bloqueio!

Link to comment
Share on other sites

Setembro começando com cara de Agosto , como sai bem de manhanzinha hoje pude observar uma geadinha fraca na beira da rodovia aqui perto de casa ..

 

Reserva 3,7C

 

Casa 5,1C

 

Hoje deve ser o ultimo dia escaldante a partir de amanha ja devemos notar uma boa queda de temperaturas maximas por aqui ...

 

GFS bota a chuva aqui a partir de quinta indicando até 60mm em uma semana ..

Link to comment
Share on other sites

Continua chamando a atenção a insistência do Europeu pela aproximação de um intenso anticiclone pelo Cone Sul no final de sua grade +240h.

 

wjqMlQV.png

 

 

Solução que também ganha cada vez mais suporte do CFS que, apesar de um desempenho medíocre neste ano, está atuando em consonância com o cenário proposto no ECMWF.

 

Anomalias

 

08/09 a 13/09

 

3038bAx.png

 

 

11/09 a 16/09

 

glXqEVh.png

 

 

13/09 a 16/09

 

x8wKQhh.png

 

 

A erupção pelo CFS

 

TULyOvQ.gif

 

 

O GFS com melhor desempenho neste ano já anteviu mas retirou este anticiclone no pacífico sul que projetava até as rodadas de ontem:

 

WOe98Fv.gif

 

A 00Z já projetou uma baixa pressão clássica do padrão neste ano atuando sobre a alta pressão e destruindo o seu potencial.

 

Mas apesar disso a 06Z volta a apostar em entrada de ar frio próximo a este período:

 

NH2WgKf.gif

 

O Global do Inpe é outro que suporta em parte o cenário de aproximação deste anticiclone, ainda pouco pronunciado sobre o cone sul.

 

No geral o cenário segue aberto, o padrão 2015 coloca sérias dúvidas sobre as projeções do Europeu e do CFS, mas a estabilidade de ambos cabe ser acompanhada. Quem sabe nesta ocasião ambos não estejam mostrando algo que poderia salvar um pouco da alma neste inverno astronômico?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

ELE ATÉ ESTÁ INSISTINDO A DIAS EM ALGUM FRIO POR ESTA DATA, MAS NESTE ANO, SÓ 24 HORAS!

 

E NEM É BOM QUE VENHA! AGORA FRIO DESTE TIPO É DANOSO.

 

NA SITUAÇÃO DESTE ANO, ENTRE -1/-2 POR DUAS HORAS OU MAIS É FATAL PARA PRODUÇÃO DE FRUTAS. NESTE EXEMPLO TERÍAMOS -1/-4 DE MANEIRA AMPLA. OU SEJA, QUE 2015 FUNCIONE BEM E NÃO FALHE AGORA!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Setembro vai começando com cara de inverno aqui em Buenos Aires. Temos uma manhã de tempo ensolarado, mas muito frio. Faz 6,2ºC, com URA de 70%, vento leste a 13 km/h e sensação térmica de apenas 3,6ºC. Em Ezeiza faz 3,2ºC com sensação de 0,7ºC. La Plata ainda mais fria: 2,0ºC com sensação de -1,2ºC. A máxima prevista pra hoje é de 14ºC.

Link to comment
Share on other sites

 

O Global do Inpe é outro que suporta em parte o cenário de aproximação deste anticiclone, ainda pouco pronunciado sobre o cone sul.

 

No geral o cenário segue aberto, o padrão 2015 coloca sérias dúvidas sobre as projeções do Europeu e do CFS, mas a estabilidade de ambos cabe ser acompanhada. Quem sabe nesta ocasião ambos não estejam mostrando algo que poderia salvar um pouco da alma neste inverno astronômico?

 

Só acredito no dia que acontecer.....

pois "eu larguei os bets"

Link to comment
Share on other sites

Automáticas do Inmet estão fora.

 

Por hora aqui em Indaial 20C° com muito sol.

 

Hoje deve esquentar bem novamente. A partir de amanhã começa a decair a C°

 

Também andei vendo que o Europeu tá sinalizando algo em +240h

Uma hora eles vão acertar, não pode errar sempre.

 

Pelo visto, a partir de amanhã o calor vai embora pelo menos, apesar de não fazer um frio forte nós próximos 7 dias, em contra partida também não vai ter mais dias escaldantes.

Link to comment
Share on other sites

Olha pessoal.......

 

Estou fazendo um mega resumo de agosto, anual e inverno climático....acho que vou gastar mais 3 dias pra finalizar.....pois é muita conta e trabalho.......Como este ano a coisa está feia....e anomalias todas positivas.......Algumas pessoas aqui estão me chamando de trolll ou fazer trollagem..........por causa disso.....vejam só....Por isso que estou na duvida em postar aqui ou não.....Espero que as pessoas encarem esta enxurrada de informações como lado cientifico.........apesar que exigir isso é difícil.......Pois se eu gastar 3 dias.. pra depois alguns tumultuarem......Não vou postar mais este trabalho.......é isso.........

Link to comment
Share on other sites

Olha pessoal.......

 

Estou fazendo um mega resumo de agosto, anual e inverno climático....acho que vou gastar mais 3 dias pra finalizar.....pois é muita conta e trabalho.......Como este ano a coisa está feia....e anomalias todas positivas.......Algumas pessoas aqui estão me chamando de trolll ou fazer trollagem..........por causa disso.....vejam só....Por isso que estou na duvida em postar aqui ou não.....Espero que as pessoas encarem esta enxurrada de informações como lado cientifico.........apesar que exigir isso é difícil.......Pois se eu gastar 3 dias.. pra depois alguns tumultuarem......Não vou postar mais este trabalho.......é isso.........

 

Não dá prá agradar todo mundo. Se existem os dados, eles devem ser divulgados. Essas informações são de utilidade pública, portanto gostaria que elas fossem compartilhadas, para o bem da comunidade BAZ e do conhecimento científico.

Link to comment
Share on other sites

Time-lapse mostra 'minifuracão' que provocou ventos de 100 km/h em SP

 

Segundo climatologista, "minifuracão" chegou a atingir cidade de Guarujá.

Ventania causou destruição em diversas cidades do litoral de São Paulo

 

Veja o video

 

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/09/time-lapse-mostra-mini-furacao-que-provocou-ventos-de-100-kmh-em-sp.html

Link to comment
Share on other sites

Impressionante. Viramos o mês e SÓ TEM BOA NOTÍCIA! Coisa incrível! Os prognósticos de anomalias para a América do Sul são realmente animadores. Sem contar que dia 22 vou para a Inglaterra. Se até lá esquentar aqui já pego frio lá de novo, hehe. Esse mês será a cura de uma ressaca.

 

Aqui um dia muito bom, bem fresco. Máxima de 20,1° à meia-noite e mínima matinal de 16,4°. Agora faz 18,3° com 57% e quase totalmente nublado. Muitos estratus

Link to comment
Share on other sites

Olha pessoal.......

 

Estou fazendo um mega resumo de agosto, anual e inverno climático....acho que vou gastar mais 3 dias pra finalizar.....pois é muita conta e trabalho.......Como este ano a coisa está feia....e anomalias todas positivas.......Algumas pessoas aqui estão me chamando de trolll ou fazer trollagem..........por causa disso.....vejam só....Por isso que estou na duvida em postar aqui ou não.....Espero que as pessoas encarem esta enxurrada de informações como lado cientifico.........apesar que exigir isso é difícil.......Pois se eu gastar 3 dias.. pra depois alguns tumultuarem......Não vou postar mais este trabalho.......é isso.........

 

Posta ou não posta, para com esse típico ''nhem-nhem-nhem". :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Outro índice que teve peso neste inverno pífio:

 

SOI INDEX

 

90 day: -15.16

30 day: -18.37

Sep 01: -14.49

 

Já são 52 dias seguidos de SOI negativa e em padrão fortemente negativo na média dos últimos trinta e noventa dias! Atmosfera comportando-se e respondendo a El Nino Forte!

 

FLORIPA QUEBROU O RECORDE DE MÉDIA, M.MÁXIMA E M.MÍNIMA.

Link to comment
Share on other sites

Alguns mitos que resistiam na cabeça de alguns vão caindo neste inverno emblemático. Resolvi fazer uma correlação das áreas mais debatidas de ENSO versus a temperatura em JJA sobre o Cone-Sul. Apenas como uma experiência peguei 1990-2014 e 1994-2014 e os resultados são firmes e fiéis a minha idéia inicial, corroborando exatamente o que ocorreu neste 2015.

 

Ainda não entraram os dados de agosto, portanto excluí 2015, o que suportariam ainda mais a BOA correlação existente entre ENSO e a temperatura no Cone-Sul, mais especificamente a minha área de interesse que sempre foi o Sul do Brasil.

 

Correlação Nino 1+2 X Temperatura

 

1990-2014

 

tpjeA3L.gif

 

1994-2014

 

VBpuIzy.gif

 

 

Correlação Nino 3.4 X Temperatura

 

1990-2014

 

B8yznlx.gif

 

1994-2014

 

3DBKaoB.gif

Link to comment
Share on other sites

Olha pessoal.......

 

Estou fazendo um mega resumo de agosto, anual e inverno climático....acho que vou gastar mais 3 dias pra finalizar.....pois é muita conta e trabalho.......Como este ano a coisa está feia....e anomalias todas positivas.......Algumas pessoas aqui estão me chamando de trolll ou fazer trollagem..........por causa disso.....vejam só....Por isso que estou na duvida em postar aqui ou não.....Espero que as pessoas encarem esta enxurrada de informações como lado cientifico.........apesar que exigir isso é difícil.......Pois se eu gastar 3 dias.. pra depois alguns tumultuarem......Não vou postar mais este trabalho.......é isso.........

 

Não dá prá agradar todo mundo. Se existem os dados, eles devem ser divulgados. Essas informações são de utilidade pública, portanto gostaria que elas fossem compartilhadas, para o bem da comunidade BAZ e do conhecimento científico.

 

Este inverno é histórico (pelos motivos errados infelizmente) e por isso merece os devidos registros! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Cuiabá com 38°C ao meio-dia.

 

Será que passa dos 40°C hoje?

 

Tomara que sim. O site do Tu Tiempo, baseado no GFS, chega a colocar 45 graus de máxima em Cuiabá no Sábado! Loucura, loucura, loucura...

 

Por aqui, também forte calor para os nossos padrões e faz 31,7C com 35% UR. Céu 100% aberto.

Link to comment
Share on other sites

Após chegarmos aos 30ºC, há poucos minutos ventos frescos e mais úmidos começaram a atingir o centro da cidade de São Paulo, elevando a umidade e baixando a temperatura para 26,2ºC .

 

Nesse instante o sudeste começou a soprar bem por aqui também.

 

Às 11:40 h, 12 h e às 12:20 hs o Ciaagro registrou o ''estancamento'' da temperatura em 30,5° C. Já deve ser o início do ''alívio imediato'' previsto pelos modelos.

Link to comment
Share on other sites

PROJEÇÃO PARA DEPOIS DO DIA 8. NEM UM POUCO BOM!

 

8 A 13 E 11 A 16

Não se preocupe atoa... logo some tudo e voltamos aos 20° normal de 2015

 

Nazar, eu estive olhando agora sua assinatura do perfil, e diz que um inverno fraco é aquele que tem neve só acima dos 1600m....mas esse ano, nem com 3000m de altitude nevaria, hehehe.

 

Então, como você classificaria este inverno, já que ele não atendeu nenhum dos seus três indicativos da assinatura?

Link to comment
Share on other sites

 

Nazar, eu estive olhando agora sua assinatura do perfil, e diz que um inverno fraco é aquele que tem neve só acima dos 1600m....mas esse ano, nem com 3000m de altitude nevaria, hehehe.

 

Então, como você classificaria este inverno, já que ele não atendeu nenhum dos seus três indicativos da assinatura?

 

Não devo colocar aqui meus adjetivos para este inverno no quesito frio pois o Mafili iria me chamar a atenção......

Mas não esquecer que MJO + Recordes temperatura quebrados em agosto vão tornar este inverno uma grande referencia para o futuro, se tratando de climatologia.

Link to comment
Share on other sites

Essas previsões de temperaturas entre 43/45C° em pleno inverno é uma viagem dos modelos.. viagem absurda por sinal...

 

Estas regiões são mais quentes por natureza já.. 40/41C° é plausível... quem sabe, dependendo do local até uns 42C° é aceitável... mas além disso é pura viagem...

 

Por aqui a 1 da tarde ainda na casa dos 29C°, porem já começa a soprar uma brisa mais fresca... Que bom que hoje não sera escaldante como ontem...

 

E Coutinho, 11C° em pleno meio dia nestes últimos tempos é um baita luxo pra quem gosta de refresco...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.