Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Eu particularmente não creio que a projeção do Mbar se confirmará. Pois há uma grande consenso entre os outros modelos da chuva ficar entre PR, MS, SP e até mesmo o sul de Minas. Já notei que nesses eventos de frente estacionária o Mbar costuma prever o canal de umidade atuando mais para sul em relação aos outros modelos.

 

-------------------------------------

 

Por aqui o céu ensaiou a abrir um pouco mais cedo, mas agora o tempo está encoberto e temos 15c na Mooca-CGE!

Link to comment
Share on other sites

Ainda no dia 12, GFS e ECMWF concordam com máximas muito baixas na faixa leste do PR e SC. Há possibilidade da máxima em Curitiba ficar entre 8 e 10°C.

Lfx6K1b.png

 

E pra cá algo em torno de 11 e 13. Se isso se confirmar, eu duvido que não caia nada no Morro da Igreja.

 

Máximas assim eu já tive várias e quase sempre caiu alguma paraguaia por lá... Teria que catar dados, mas eu diria que deve ser algo em 80% ou mais das vezes que acontece uma máxima assim aqui, cai neve lá...

Link to comment
Share on other sites

O cenário segue com instabilidade e variações nos modelos. Pelo CMC, o mais forte, o PR também seria agraciado com ar mais frio e seco em sua porção centro-sul. Este modelo segue como o mais estável mas já abdicou de algo intenso, formando uma solução meio-termo em relação ao GFS. Este último segue firme na idéia de frio forte, especialmente para o RS e centro-sul de SC.

 

Vale destacar o péssimo desempenho do Global do Inpe, variando bastante, bem como o Cosmo Mbar do Inpe. O Europeu também segue com alguma considerável instabilidade entre as rodadas. Parece que o intenso ar quente no centro do Brasil está colocando os modelos a prova.

 

Parece certo que teremos uma forte erupção no RS, com alguma chance de se estender por toda SC e pegar o centro-sul do PR.

 

Para a neve o cenário ainda de fraco frio em altura não permite sugerir a possibilidade do fenômeno aqui em SC.

 

Do centro-norte do PR acima a tendência é por bloqueio e tempo muito úmido.

Link to comment
Share on other sites

Para o grupo dos episódios mais fortes de ENSO nesta reanálise que projetava o nosso inverno ainda em abril:

 

Caio César » terça abr 21, 2015 11:18 am

 

PIOR:

 

Pelo critério Nino 3.4 com anomalia superior a +1.0oC em JJA (projeção do CFS e ECMWF), e Nino 1+2 igualmente aquecido, temos os análogos de 1957, 1965, 1972, 1987 e 1997.

 

Aí JJA sairia mais ou menos com essa cara:

 

hRVjJfw.png

 

Que o Ronaldo esteja certo!!!

 

 

 

Devemos incluir na balança para as projeções futuras o cenário registrado neste impressionante 2015:

 

 

ewz0KHW.png

 

 

BzqaEMv.png

Link to comment
Share on other sites

vem frio, mas não espero nada excepcional, porém por se tratar do padrão observado esse ano e por ser setembro, aí sim esse frio pode ser considerado intenso e significativo. Dia 10, pode ser um dia de máximas bem baixas e na sexta dia 11 será a vez das mínimas serem bem significativas pelo contexto que temos nesse ano.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal. Domingo ensolarado e típico de primavera em Buenos Aires. A temperatura atual é de 19,0ºC, com URA de 50%, vento norte a 24 km/h e pressão em 1015 hpa. A mínima hoje foi de 11,6ºC e a máxima prevista é de 23ºC. Por aqui essa massa de ar frio chega na próxima quarta-feira de manhã. Neste dia a máxima não passa de 13ºC, algo significativo para setembro.

Link to comment
Share on other sites

Quero trazer alguns dados sobre agosto e sobre o inverno em Buenos Aires:

 

- A mínima do mês foi de 6,2ºC. Nunca, em toda a história, um agosto teve uma mínima tão alta (esta informação eu já havia postado).

- Foi o agosto mais chuvoso desde 1922: 253,7 mm, sendo 250,5 mm na primeira quinzena

 

Sobre o periodo junho-julho-agosto:

 

- FOI O SEGUNDO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA, com temperatura média de 13,2ºC. Só não falaram qual foi o mais quente de todos.

- Foi o quarto inverno mais chuvoso da história: foram 398,2 mm nestes três meses, apenas perdendo para 1922, 1914 e 1932.

Link to comment
Share on other sites

Nunca irei concordar com a frase o que manda é a altitude. Esta frase só vale para médias, não para extremos.

 

--

 

Falando em locais altos. Impressionante a diferença do Morro da Igreja em relação ao mês anterior. Começou o mês com tórridos 17°C ainda resquício do calorão de verão que tivemos, e desde então alcançou 13°C no dia 3 de Setembro. No restante sempre abaixo de 10°C. Irá para 4 dias abaixo de 10°C e já bateu suas mínimas e máximas absolutas do mês passado.

 

Aqui no Vale do Itajaí situação semelhante, mais frio que todo Agosto, com máximas baixas. 18°C com tempo muito fechado.

Link to comment
Share on other sites

17 UTC - Estações Automáticas

 

Palmas: 37,7ºC - 32% UR

Goiânia: 36,1ºC - 31% UR

Teresina: 36,0ºC - 31% UR

Cuiabá: 35,1ºC - 33% UR

 

Mas, finalmente ela está chegando! No 97º dia de estiagem a chuva parece que vai cair por aqui!

:clapping: :clapping:

chuva_zpsocisin8e.png

 

Tem muitas nuvens acima da serra e o vento aumentou!

Link to comment
Share on other sites

Depois de manhã nublada, tivemos até um solzinho fraco aqui na zona norte de Sampa, no começo da tarde.

 

Áreas de chuva que vieram do interior passam pelo sul da Grande S. Paulo e da capital (Chuva mencionada pelo Carlão).

Tem chuva na região de Osasco, a oeste. Quem sabe chega por aqui...

 

A automática do Mirante marcava 19°C cravados às 15h.

Link to comment
Share on other sites

Las Leñas, Valle Nevado, Santiago, Mendoça, Neuquén, Bahia Blanca, tudo cidade desse vasto clima tropical que domina a América do Sul.

 

Na verdade o clima global se divide em dois: o tropical e o "aonde neva".

Bruno, esse papo é de quem não conhece frio de advecção e só foca em números. Para mim, o que manda é latitude e eu não trocaria uma Caxias do Sul com seus 16,5C de média anual, por um PNI com seus 9C... Latitude é dinâmica, amplitude térmica entre o mês mais frio e o mais quente, distribuição solar, luz, enfim, é tudo...

Link to comment
Share on other sites

A vantagem mesmo de Caxias do Sul é que lá moram pessoas, diferentemente do alto daquela montanha....

 

Com certeza..morar num local isolado e ainda por cima frio..deve ser muito depressivo...eu mesmo...acho que nao acostumaria morar numa cidade abaixo de 1 milhão de pessoas..

 

 

UFA! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

AMANHÃ PODERÁ IR A 0/-3°C EM ALGUNS PONTOS DA SERRA!

Link to comment
Share on other sites

William,

coloquei a imagem do radar do Pico do Couto em animação, com informações a partir de 16 h 30, foram vários núcleos na cor lilás, violeta(acho que são essas cores o nome), espalhados pela zona da mata, campo das vertentes, imaginei deve ter ocorrido granizo nesses lugares.

 

O GFS voltou a prever um valor melhor de chuva aqui para Laje do Muriaé, mas para o Vale do Paraíba fluminense, região Serrana do Rio os volumes passam de 100 mm até dia 14. Espero que desloque essas chuvas mais para norte/nordeste.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. O domingo foi ensolarado em Buenos Aires e muito agradável, com valores típicos de primavera: mínima de 11,6ºC e máxima de 21,1ºC. Agora temos céu parcialmente nublado, com 16,4ºC, URA de 58%, vento norte a 18 km/h e pressão de 1010,6 hpa.

 

Para amanhã a previsão do SMN indica aumento de nebulosidade com possibilidade de chuva fraca e isolada na parte da tarde/noite. A mínima deve ser de 13ºC e a máima de 20ºC. O sol nasce às 7h05 e se põe às 18h39. Quarta a temperatura desaba!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.