Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Avaliação Inverno 2015


Marcelo
 Share

Recommended Posts

Por aqui, levemente acima da média - com variação dentro da normalidade, porém extremamente sem graça. As médias:

MAI: 14,0/24,6 - 9,1/30,5 - +0,9/-1,4//-0,3

JUN: 12,8/25,6 - 8,7/29,9 - +1,1/+0,4//+0,8

JUL: 13,1/25,0 - 9,7/29,5 - +1,9/-0,7//+0,6

AGO: 12,3/29,4 - 8,0/33,3 - -0,4/+1,3//+0,5 (Parcial)

 

Não houve ondas de frio até agora. O normal é que ocorram de 25 a 28 mínimas abaixo de 10°C entre maio e agosto, e neste mesmo período tive apenas 7.

Link to comment
Share on other sites

Querem que eu REALMENTE fale do "inverno"? Tem gente que vai bater em mim, hehe.

 

Certamente é o pior inverno que já vi, o menos frio. Mas quando chegar agosto coloco todas as minhas médias. Mas já adianto que junho e julho foram comportados, sendo junho com um pico de frio e um julho totalmente ausente de frio intenso, mas algumas máximas baixas.

 

Agosto está tão quente quanto alguns novembros. Depois coloco a comparação.

 

De 0 a 10, eu daria nota 1,5 para esse inverno.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo nao tendo tido o tamanho de anomalias observado em outros locais foi o inverno mais quente que presenciei em BSB. Na realidade durante o dia as temperaturas foram normais ou ligeiramente abaixo, mas a noite foram muito mais altas que o normal. Aqui em casa costumo dormir no inverno com dois cobertores porque nao temos a estrutura que existe no Sul do Brasil, ja que so faz frio a noite.

 

Tive apenas uma minima inferior a 10 graus. Normalmente acontecem mais de15 por ano !

 

 

 

Querem que eu REALMENTE fale do "inverno"? Tem gente que vai bater em mim, hehe.

 

Certamente é o pior inverno que já vi, o menos frio. Mas quando chegar agosto coloco todas as minhas médias. Mas já adianto que junho e julho foram comportados, sendo junho com um pico de frio e um julho totalmente ausente de frio intenso, mas algumas máximas baixas.

 

Agosto está tão quente quanto alguns novembros. Depois coloco a comparação.

 

De 0 a 10, eu daria nota 1,5 para esse inverno.

Link to comment
Share on other sites

O inverno de 2015 em Juiz de Fora, ao menos o período geralmente mais frio que é JJA, foi acima da média.

 

JUNHO: 17,1ºC +00,5

 

JULHO: 17,7ºC +01,5

 

AGOSTO: 17,8ºC +00,6

 

MÉDIA GERAL JJA 2015: 17,5ºC +00,9

 

Entretanto, 2015 esteve longe de ser quente como outros invernos, tais como 2002 (18,2ºC no JJA, o mais quente já registrado), 2006 (18,0ºC no JJA) ou 1995 (17,9ºC)

_______________________________________________________________________________________________________

 

Como o Vini bem salientou, não houve ondas de frio importantes no período, mas também não houve extremos de calor fora de época. Desta forma, não tivemos nenhum tipo de recorde de temperatura quebrado em 2015:

 

ENTRETANTO, O FATO HISTÓRICO FICOU POR CONTA DE QUE, PELA PRIMEIRA VEZ DESDE O INÍCIO DOS REGISTROS, NÃO HOUVE 1 MÍNIMA SUB-10 SEQUER NO JJA!!!!

 

Máxima absoluta no período foi de 29,8ºC em Agosto e a mínima absoluta foi de míseros 10,0ºC em Junho.

Link to comment
Share on other sites

Até o presente momento, a atuação desse inverno foi risível!, ele praticamente inexistiu!

 

Minima absoluta do ano:

 

Vila Militar (INMET): 13,0°

Casa: 13,1°

 

Médias no INMET:

 

JUNHO: 16,4°/27,6° (-1,1°/+0,6°)

JULHO: 17,1°/27,9° (+0,5°/+1,6°)

AGOSTO: 16,2°/30,1° (-1,3°/+3,0°)

 

Como Já disse antes, média das minimas sentidas apenas em baixadas, em grande parte da cidade foi acima disso e as localidades que sentiram, ficou restrito a antes do sol nascer. Por diversas vezes tive minimas de 14/15 em casa e cerca de 40 minutos após o sol nascer, a temperatura já tinha subido cerca de 5°.

 

Menor máxima: 19,9°, patético !

 

Vamos ver se vem algo aproveitável em setembro...

 

Ano passado foi infinitamente melhor, com diversas marcas entre 10° e 13° entre abril e outubro, inclusive duas mínimas sub 10°....

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo sem graça... Não tenho dados mas o que mais impressionou foi o fato de não ter nenhuma sub 10 no Mirante. Nunca tinha visto algo assim... Aliás, convoco Aldo e outros que manjam para ver se esse ano não foi o com a mínima absoluta mais alta desde talvez 97.

 

Na periferia fez 6C por algumas vezes na Capela do Socorro e Parelheiros.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo sem graça... Não tenho dados mas o que mais impressionou foi o fato de não ter nenhuma sub 10 no Mirante. Nunca tinha visto algo assim... Aliás, convoco Aldo e outros que manjam para ver se esse ano não foi o com a mínima absoluta mais alta desde talvez 97.

 

Na periferia fez 6C por algumas vezes na Capela do Socorro e Parelheiros.

 

Por enquanto esse ano de 2015 encabeça a lista de mínimas anuais mais baixas da história do Mirante de Santana!

 

A vez que chegou mais perto de termos mínima acima de 10, foi em 1995, onde em 05/08 e depois em 05/09, a mínima foi de elevados 9,6 graus.

 

Mas há esperança que essa próxima MP deixe a mínima de 1995 continuar na liderança.

 

Uma pena que talvez seja impossivel vermos mínimas como a de 1955, de -2,1, no Mirante e detalhe, num topo! :sad:

Link to comment
Share on other sites

Norte do PR também classificaria como ano sem inverno :cray:

- A menor temperatura da estação foi de 4.2°C e foi o 1° ano sem geada desde 2006.

- Trimestre JJA com média de 17.9°C batendo a mara do inverno de 2014 que era o mais quente com 17.8°C.

- Com relação as chuvas o inverno mais chuvoso desde 2009 com 470 mm acumulados.

- De forma resumida umido demais e sem frio marcante.. :wacko: :dash1:

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Aqui em Caxias do Sul, tivemos alguns picos de frio em junho e vou colocar algumas temperaturas aproximadas, com -1ºC em junho, +1ºC em julho (menor máxima em torno de 6ºC, mas foram realmente poucas as máximas sub 10 neste inverno), e cerca de 1ºC em setembro. Foram os picos de frio mais significativos que vi aqui na serra, e todos com "tiro curto"...agosto foi praticamente nulo em termos de frio, pois os dias "frios" que houve neste mês, poderiam ocorrer perfeitamente em outubro, novembro ou abril. Foi o pior inverno desde 2009, quando para cá mudei-me.

Aliás, na ordem, os invernos que vivencie em Caxias do Sul, foram (do pior para o melhor), ao lado, as notas (considerando-se os padrões da serra gaúcha):

- 2015 2,0

- 2014 3,5

- 2012 4,5

- 2009 7,0

- 2010 8,0

- 2011 8,5

- 2013 9,0

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo sem graça... Não tenho dados mas o que mais impressionou foi o fato de não ter nenhuma sub 10 no Mirante. Nunca tinha visto algo assim... Aliás, convoco Aldo e outros que manjam para ver se esse ano não foi o com a mínima absoluta mais alta desde talvez 97.

 

Na periferia fez 6C por algumas vezes na Capela do Socorro e Parelheiros.

Na estação do Mirante foi a 1ª vez, desde a abertura, em que não houve registro de mínimas sub-10.

 

No IAG, preciso verificar.

Mas tenho quase certeza que foi o inverno com mínima mais alta também.

Não baixou de 8°C.

Link to comment
Share on other sites

Como acabou o inverno, posso da meu veredito: uma merda. Nota 1,5, se muito! Pior inverno de todos os tempos, JJA mais quente da história, agosto DISPARADO mais quente da história com diversas quebras de recorde de calor. Frio só no final de junho e algo bom no início de setembro. Do mais, só deu frio quando com chuva, que por sinal causou enchente.

 

Para jogar na privada e tirar a descarga.

Link to comment
Share on other sites

Dos invernos ruins:

 

(Ano: Média simples MJJA/Mínima absoluta/Menor máxima/Nº de minimas abaixo de 10/Nº de máximas abaixo de 20)

2015: 19,64°C / 8,0°C / 16,9°C / 07 / 09

2005: 19,94°C / 5,8°C / 13,9°C / 13 / 11

1998: 19,55°C / 6,8°C / 16,1°C / 18 / 14

1995: 20,47°C / 8,4°C / 15,8°C / 09 / 09

1982: 19,04°C / 4,6°C / 17,2°C / 17 / 05

1977: 20,66°C / 2,6°C / 14,1°C / 11 / 09

1961: 19,84°C / 7,6°C / 12,9°C / 29 / 05

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.