Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

11/06/1952 - MAIS DADOS INÉDITOS


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Depois de alguns dados e questionamentos, mudei minha visão sobre esta mínima de Caçador de -14º, pela lógica teria ter dado ao menos uns -10º em Xanxerê nesta data, ou Canoinhas.Embora a gente já sabe que mesmo baixadas podem apresentar boas diferenças entre elas, mas algo entre 2º a 5º ...

Já começo a achar que está equivocada esta medição. :ok:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 109
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Acredito que possa ter havido erro neste medição. Mas acredito em -14 no Campo de Palmas pelos dados recentes de Água Doce e por outros dados registrados como já foi falado várias vezes.

 

Quanto ao que vem sendo mostrado, não foi apresentado nada que possa sequer mudar alguma coisa. Não é porque fez -1,8 em uma estação de topo como Bom Jesus que tenha relação com outra a 250 kms... Quem acompanha estações do sul, sabe que nuvens são condição suficiente para mal negativar, ou melhor, nem negativar, como já aconteceu com Urupema.

 

Também acredito que tópicos estão sendo revirados a todo instante para tumultuar e não com o lado científico. E que tem gente que não gosta dos dados catarinense e gaúchos já sabemos. A implicância é de muito tempo. Pois tudo que é em SC e no RS é mais quente... Dá impressão que estes são os estados mais quentes e não mais frios.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vinicius,

Maravilhosa essa notícia, vai ser inaugurado o Centro de Documentação e Arquivo das cadernetas das estações desativadas, ativas, os mapas etc, já está na etapa final, se vai ser esse ano vale até dia 30 de dezembro, último dia útil do ano.

O que interessa é que vamos poder consultar dezenas de estações do Inmet.

 

Parabéns ao diretor geral do Inmet Antônio Divino Moura, por conseguir que o governo passado do presidente Lula e de 2011 para cá a presidente Dilma, apoiassem com verbas milionárias a instalação de centenas de estações automáticas no Brasil todo,as ótimas melhorias nas informações dos modelos numéricos do Inmet,o aumento da capacidade dos computadores do Inmet.A construção do Centro de Documentação e Arquivo etc.

 

Já começaram a ampliar a rede de automáticas sim,

 

no dia 17 de agosto em São Sebastião do Paraíso-MG,

 

no dia 20 de agosto em Pompeu-MG,

 

no dia 28 agosto em Silva Jardim-RJ,

 

dia 2 de setembro em Sampaio Corrêa/Saquarema-RJ,

quanto a de Pompeu-MG não sei se fica em baixada, mas as outras três ficam em ótimas baixadas, vão bombar no outono/inverno de 2016 e nos próximos.

 

Nota 10 ao Inmet pelas grandes melhorias na meteorologia, climatologia, nos últimos 10 anos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Eu não acredito no dado de Caçador.

 

MODERADO

 

~Mafili

 

Qual a razão da edição do meu post?

 

Linguagem inadequada.,

 

Aos demais não prolonguem ofensas mútuas e isto é válido para a Turma A e a turma B.

 

Qualquer coisa pode ser questionada desde o Recorde de Caçador até a minha atitude de moderar um post.

 

Façam com a educação que sei que todos aqui tem.

 

Atenciosamente ~Mafili

 

~

Link to comment
Share on other sites

Acredito que possa ter havido erro neste medição. Mas acredito em -14 no Campo de Palmas pelos dados recentes de Água Doce e por outros dados registrados como já foi falado várias vezes.

 

Quanto ao que vem sendo mostrado, não foi apresentado nada que possa sequer mudar alguma coisa. Não é porque fez -1,8 em uma estação de topo como Bom Jesus que tenha relação com outra a 250 kms... Quem acompanha estações do sul, sabe que nuvens são condição suficiente para mal negativar, ou melhor, nem negativar, como já aconteceu com Urupema.

 

Também acredito que tópicos estão sendo revirados a todo instante para tumultuar e não com o lado científico. E que tem gente que não gosta dos dados catarinense e gaúchos já sabemos. A implicância é de muito tempo. Pois tudo que é em SC e no RS é mais quente... Dá impressão que estes são os estados mais quentes e não mais frios.

 

Concordo com quase tudo que escreveu. Só não concordo em afirmar que se trata de bairrismo ou algo contra SC. Eu sei que faz frio no Sul, e até conhecer o BAZ, achava meio dificil haver algum lugar no Sudeste que fosse páreo. Na verdade nem quando começamos o projeto do PNI, botava muita fé se ia levar a mínima anual. A investigação de Caçador se deveu justamente por causa do tempo em que o dado foi coletado e porque não haviam outros dados do mesmo dia que comprovassem a força da MP na região, nada além disso.

Nem sei se devia ter perdido tempo em te responder, provavelmente ignorará minha mensagem.

Link to comment
Share on other sites

Caro Bruno,

 

Sejamos sensatos. Não existe isso de [MODERADO; coloco a palavra imposição] imposição climático. Vamos entrar fundo e detalhar porque esse dado de Caçador parece um "freak". Não há tentativa de derrubar nada, queremos apenas saber o que ocorreu. Se isso significar que sonhos serão destruídos, que sejam. Mas pode ser que sejam ainda mais fortalecidos, a informação e o evento. A ciência é mais relevante que o bem estar psicológico daqueles que se apegam a mitos. Se há o receio da investigacão isso para mim é mais uma evidência que que deve ser investigado e que as pessoas que questionam têm dúvidas, caso contrário não se incomodariam.

 

Pense por outro lado : Se for verdade os dados confirmarão cada vez mais os eventos.

 

Em uma palestra que eu fiz aqui em Brasilia, que alias está até no youtube, eu indico alguns procedimentos para se detectar verdades de mentiras. É simples assim :

 

"A verdade, quanto mais dados voce coleta, se torna mais evidente. A mentira, quanto mais dados voce coleta, mais excepcional parece o evento e mais explicações improváveis voce tem que dar". Observe a sequencia de perguntas e respostas e analise o conjunto.

 

ex: hipotese : "papai Noel existe"

 

pergunta:"Como ele carrega tantos presentes no treno para todas as crianças ?" resposta:"é um mistério, só quem tem fé entende"

pergunta: "porque ele é tão malvado e dá presentes mais caros para crianças mais ricas? " resposta:"porque isso compensa vidas anteriores"

pergunta "como ele tem tempo pra entregar tudo em uma só noite?" resposta :"o tempo para ele é diferente do nosso"

pergunta "porque eu nunca vi mas tem um monte de gente que diz que ve, sente a presença ?" resposta "porque voce nao tem fé e eles tem".

 

Bom faça as analogias com todos os mitos criados pelo homem e veja o método que falei. Observe que as as perguntas são lógicas e sérias, as respostas são vazias, inconclusivas, com evidências fracas. Quanto mais perguntas fazemos mais claro fica que Papai Noel e agentes similares não existem.

 

Outro bom exemplo : Quando alguem esta doente vai no medico o sujeito toma antibioticos ou vai rezar ? A resposta disso me diz em quem a pessoa, de fato, acredita. Interessante observar que quando voce vai ao medico curar uma infecção ele não pede para pessoa ir em um templo para ajudar. O curioso é que na situação contrária existem entidades superpoderosas mas que "voce precisa fazer a sua parte". As evidencias são claras, mas é facultado ao ser humano acreditar no impossivel ou altamente improvável ( entretanto essa mesma pessoa continua fazendo exames de sangue, tomando antibioticos e por ai vai).

 

O veredito não será dado por desejos, mas por fatos, sejam quais forem. Pessoalmente prefiro que seja verdade o dado de Caçador, como gostaria que papai noel fosse legal e existisse, mas os dados, conforme aparecem, me indicam que não é. Vamos aguardar novos fatos que confirmem ou não o evento. Quanto maior o número de dados melhor.

 

Ao fim, mesmo com toda a evidencia haverá pessoas crendo em Papai Noel, mas aí o problema não é mais de natureza científica.

 

Um abraço

 

Apenas escrevi que não compactuo com o [MODERADO IDEM] imposição climático que alguns querem implementar aqui no forum e que vejo na tentativa de derrubar o recorde dos -14C de Caçador um dos meios dessa tentativa, e não ciência.

 

Isso é opinião. Apenas isso.

 

Atenciosamente ~Mafili

Link to comment
Share on other sites

Acredito que possa ter havido erro neste medição. Mas acredito em -14 no Campo de Palmas pelos dados recentes de Água Doce e por outros dados registrados como já foi falado várias vezes.

 

Quanto ao que vem sendo mostrado, não foi apresentado nada que possa sequer mudar alguma coisa. Não é porque fez -1,8 em uma estação de topo como Bom Jesus que tenha relação com outra a 250 kms... Quem acompanha estações do sul, sabe que nuvens são condição suficiente para mal negativar, ou melhor, nem negativar, como já aconteceu com Urupema.

 

Também acredito que tópicos estão sendo revirados a todo instante para tumultuar e não com o lado científico. E que tem gente que não gosta dos dados catarinense e gaúchos já sabemos. A implicância é de muito tempo. Pois tudo que é em SC e no RS é mais quente... Dá impressão que estes são os estados mais quentes e não mais frios.

 

Moretão, o Campos de Palmas, Água Doce-SC, seria esse local aonde está localizado o Parque eólico?

Brazil_South_Santa_Catarina_geomorphological_unities.png.627dcc366176a3df586baff8f26883b5.png

foto3.thumb.jpg.0134a7bfda9ca1d98adfd629754adddb.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Cacella, mas eu sempre disse aqui no fórum que duvidava do dado de Caçador. Não falo isso hoje, mas desde sempre. É que minhas msgs atuais ficaram fracionadas pq tem um membro da moderação que adora moderar meus posts. Parece haver uma patologia dele em torno da minha pessoa.

 

Sobre o comunismo climático, sorry, mas pra mim esse é o teu foco principal aqui no fórum desde sempre, e de alguns adeptos teu, recentente. Pra vcs o Brasil é todo igual havendo apenas a altitude do seu relevo para diferenciá-lo, o que acho um absurdo.

 

Certamente haverá algum membro da moderação me chamando de "rua de baixo", de bairrista, de blá, de blá e mais blá.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com quase tudo que escreveu. Só não concordo em afirmar que se trata de bairrismo ou algo contra SC. Eu sei que faz frio no Sul, e até conhecer o BAZ, achava meio dificil haver algum lugar no Sudeste que fosse páreo. Na verdade nem quando começamos o projeto do PNI, botava muita fé se ia levar a mínima anual. A investigação de Caçador se deveu justamente por causa do tempo em que o dado foi coletado e porque não haviam outros dados do mesmo dia que comprovassem a força da MP na região, nada além disso.

Nem sei se devia ter perdido tempo em te responder, provavelmente ignorará minha mensagem.

 

Não contra investigação científica. Mas ontem não trouxeram nenhum dado relevante. Ontem upou com o objetivo de prolongar a discussão como disse o Mafili. Me admiro que você e o Frost não percebam isso.

 

No outro adendo, existe sim uma encheção de saco toda vez que não faz frio em SC ou RS, por determinado usuário. Ou quando faz um único dia de calor no inverno,em Gramado, querendo tratar isso como se fosse a verdade absoluta do daqui. Existe essa forçada de barra.

 

Membro troll precisa ser banido. Ou então que faça uma condição de pedir a moderação para reabrir tópicos, porque daqui a pouco serão reabertos tópicos de 2003 sem menor necessidade, apenas para inventar discussões...

Link to comment
Share on other sites

Membro usuário precisa ser banido. Ou então que faça uma condição de pedir a moderação para reabrir tópicos, porque daqui a pouco serão reabertos tópicos de 2003 sem menor necessidade, apenas para inventar discussões...

 

Penso que as pessoas que ficam pressão para assuntos científicos não serem postados aqui....teriam que ser afastadas...Termos vários aqui presentes....O Baz não é apenas um fórum de monitoramento (akita).....temos que incentivar discussões..para enriquecer o fórum......A mínimas do RS no dia do recorde de Caçador, pois postado aqui de forma inédita....ninguém sabia disse , nem o próprio Epagri....que se mostrou surpreso com as marcas bem acima deste -14.......

 

Moretão, isso se chama trollagem.

 

JTur fez escola. Aliás, faz escola.

 

Gostaria de ter uns 50 trollll.ss no forumm.....Já pensou todos aqui se empenhando em pesquisar o clima do passado, fazer reanálises inéditas na climatologia brasileira..seria fantástico do que ficar aqui rezando pra ver se vai dar paraguaia ou não....

 

Um grupo de trollll.ss da USP que alterou a altitude do Pico da Neblina de 3014 para 2993,8.....bem que poderiam participar aqui.....mas o problema que seriam rechaçados por um grupo aqui anti-cientifico.....

 

Qto ao JT....pq vc não diz pessoalmente isso...da escola....Vcs trabalham a cerca de 3 quadras um do outro...marquem um almoço....quem sabe , essas picuinhas acabam....fica a sugestão....

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

O veredito não será dado por desejos, mas por fatos, sejam quais forem.

 

 

 

O veredito.... Chama falsear o resultado....não estranho testar um resultado tem o pomposo nome de FALSEAR o resultado.

 

Quando o teste do falso for positivo....é hora de rebaixar a teoria ao nível de hipótese não válida.

 

O restante é uma adaptação interessante da Navalha de Occam.....muito utilizada pelos céticos como eu em discussões sobre o aquecimento global.

 

Abraços

 

A Navalha de Occam ou Navalha de Ockham é um princípio lógico atribuído ao lógico e frade franciscano inglês Guilherme de Ockham (século XIV).

 

O princípio afirma que a explicação para qualquer fenómeno deve assumir apenas as premissas estritamente necessárias à explicação do mesmo e eliminar todas as que não causariam qualquer diferença aparente nas predições da hipótese ou teoria. O princípio é frequentemente designado pela expressão latina Lex Parsimoniae (Lei da Parcimónia) enunciada como:"entia non sunt multiplicanda praeter necessitatem" (as entidades não devem ser multiplicadas além da necessidade).[1]

 

O princípio recomenda assim que se escolha a teoria explicativa que implique o menor número de premissas assumidas e o menor número de entidades.[2]

 

Originalmente um princípio da filosofia reducionista do nominalismo, é hoje tido como uma das máximas heurísticas (regra geral) que aconselham economia, parcimónia e simplicidade, especialmente nas teorias científicas

 

 

resumo da WIKI

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de ter uns 50 trollll.ss no forumm.....Já pensou todos aqui se empenhando em pesquisar o clima do passado, fazer reanálises inéditas na climatologia brasileira..seria fantástico do que ficar aqui rezando pra ver se vai dar paraguaia ou não....

 

Um grupo de trollll.ss da USP que alterou a altitude do Pico da Neblina de 3014 para 2993,8.....bem que poderiam participar aqui.....mas o problema que seriam rechaçados por um grupo aqui anti-cientifico.....

 

Qto ao JT....pq vc não diz pessoalmente isso...da escola....Vcs trabalham a cerca de 3 quadras um do outro...marquem um almoço....quem sabe , essas picuinhas acabam....fica a sugestão....

 

 

DEU, JÁ RESPONDEU, PODERIA SER POR MP, ENTÃO FIQUE E FIQUEM COM AS MPS.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, o Campos de Palmas, Água Doce-SC, seria esse local aonde está localizado o Parque eólico?

 

Sim, em vários locais na região... Em forte advecção tenho certeza que ali já passou de dois dígitos negativos, porque São Joaquim que é bem menos continental já bateu -10... Mesmo valores recentes tem sido interessantes em estações de topo....

 

Ainda tem toda uma região de borda que deve ser muito fria, mas não tem estações de baixada, que inclui o Oeste de Caçador, Macieira, Salto Veloso, Água Doce, Vargem Bonita, Ponte Serrada e Passos Maia. Faltam mais estações na região...

Link to comment
Share on other sites

Moretão, o Campos de Palmas, Água Doce-SC, seria esse local aonde está localizado o Parque eólico?

 

Sim, em vários locais na região... Em forte advecção tenho certeza que ali já passou de dois dígitos negativos, porque São Joaquim que é bem menos continental já bateu -10... Mesmo valores recentes tem sido interessantes em estações de topo....

 

Ainda tem toda uma região de borda que deve ser muito fria, mas não tem estações de baixada, que inclui o Oeste de Caçador, Macieira, Salto Veloso, Água Doce, Vargem Bonita, Ponte Serrada e Passos Maia. Faltam mais estações na região...

 

Valeu Moretão, peguei no Google Maps essa região que compreende as baixadas à oeste de Caçador e vai até o Planalto, conhecido como "Campos de Palmas", Herciliopólis e entorno.

Planalto.thumb.JPG.81e35f1734e9d1c226a1a5847d475cc6.JPG

5a4e89a531f4f_Herciliopolisentorno.JPG.672c3408cfb987e1a016e4025b81bc17.JPG

Link to comment
Share on other sites

Concordo com quase tudo que escreveu. Só não concordo em afirmar que se trata de bairrismo ou algo contra SC. Eu sei que faz frio no Sul, e até conhecer o BAZ, achava meio dificil haver algum lugar no Sudeste que fosse páreo. Na verdade nem quando começamos o projeto do PNI, botava muita fé se ia levar a mínima anual. A investigação de Caçador se deveu justamente por causa do tempo em que o dado foi coletado e porque não haviam outros dados do mesmo dia que comprovassem a força da MP na região, nada além disso.

Nem sei se devia ter perdido tempo em te responder, provavelmente ignorará minha mensagem.

 

Não contra investigação científica. Mas ontem não trouxeram nenhum dado relevante. Ontem upou com o objetivo de prolongar a discussão como disse o Mafili. Me admiro que você e o Frost não percebam isso.

 

No outro adendo, existe sim uma encheção de saco toda vez que não faz frio em SC ou RS, por determinado usuário. Ou quando faz um único dia de calor no inverno,em Gramado, querendo tratar isso como se fosse a verdade absoluta do daqui. Existe essa forçada de barra.

 

Membro usuário precisa ser banido. Ou então que faça uma condição de pedir a moderação para reabrir tópicos, porque daqui a pouco serão reabertos tópicos de 2003 sem menor necessidade, apenas para inventar discussões...

 

Eu compreendo seu desabafo, mas veja só:

 

Eu reclamo que alguns do sul não gostam da opinião de alguns do sudeste, e alguns do sul reclamam que queremos desmerecer o frio do sul e supervalorizar quando esquenta. Já virou um ciclo vicioso, um responde, outro contra-argumenta, volta pra um responder de novo, aí dá novo direito de resposta e por ai vai.

 

Eu de minha parte, tenho dúvidas com relação a recordes históricos de algumas localidades, mas não é só do Sul, é do Sudeste, nordeste, norte. Minha dúvida está em ler dezenas de documentos e relatos de dados que parecem sempre apontar para "o passado era mais frio", parece que há um movimento, e do qual alguns fazem parte inconscientemente, que estamos vivendo tempos terríveis e de invernos fracos. e da minha parte, não procede, está a mesma coisa, houve períodos de maior aquecimento como os anos 90, mas eu tenho opinião própria, a única coisa que esperava era ser respeitado, ao menos. E isso não acontece com alguns. Deixo claro que gostaria que fosse diferente, mas sei que posso desagradar um ou outro por ter opinião contrária em alguns tópicos.

 

Sobre o Carlos, eu o conheço pessoalmente, frequento a casa do cara e entendo que podem haver algumas motivações dele diferentes, mas meu objetivo acaba concordando com as idéias do cara, mas não é todo orquestrado, como alguns vieram me mandar mp falando isso. Agora, vamos falar a verdade e papo reto: o que você prefere no BAZ, sempre abrir as páginas e ler: "aqui tá 20 graus, choveu, será que vai chover amanhã?" Ou vc entra aqui porque o sangue ferve e a vontade de contra argumentar um argumento doido é maior? Sem que alguns se apercebam, o que movimenta o BAZ, de verdade, são as polêmicas, não o akita ou a opinião política de alguns. Por mais que você não goste, seu prazer especial é poder falar verdades para as abobrinhas que eu ou outro usuário possa postar.

 

Se isso é orquestrado? Pode ser. Ao menos prefiro que saiba um pouco dessa linha de pensamento. E quanto a mim, se tiver polemica, vou pra treta sem dó.

Link to comment
Share on other sites

Claro que o clima do Brasil não é uniforme. O meu ponto é que essas diferenças são gigantes quando usamos o proprio pais como referencia, quando vemos isso de forma mais ampla essas diferenças diminuem e o fator altitude é o que determina o frio mesmo. A latitude começa mesmo a influenciar de forma decisiva de POA para baixo. Basta observar as medias de Santa Vitoria e Florianopolis.

 

Na realidade o meu ponto é dar perspectiva a isso e tentar estimular a divulgação de informações e a análise cientifica. Isso nao quer dizer que as pessoas nao possam ou nao devam curtir o frio, a neve que é rara, a geada ou seja mais lá o que for.

 

Temos climas tropicais, tropicais de altitude e subtropicais. Os ultimos tem eventos de frio eventuais e é a altitude de Sao Joaquim ou Urupema que fazem a diferença para torna-los mais fortes, inclusive com neve eventual.

 

 

Cacella, mas eu sempre disse aqui no fórum que duvidava do dado de Caçador. Não falo isso hoje, mas desde sempre. É que minhas msgs atuais ficaram fracionadas pq tem um membro da moderação que adora moderar meus posts. Parece haver uma patologia dele em torno da minha pessoa.

 

Sobre o comunismo climático, sorry, mas pra mim esse é o teu foco principal aqui no fórum desde sempre, e de alguns adeptos teu, recentente. Pra vcs o Brasil é todo igual havendo apenas a altitude do seu relevo para diferenciá-lo, o que acho um absurdo.

 

Certamente haverá algum membro da moderação me chamando de "rua de baixo", de bairrista, de blá, de blá e mais blá.

Link to comment
Share on other sites

Com relação a esses recordes discutíveis é algo que me incomoda faz algum tempo. O problema central a meu ver é que se misturam dados oficiais, obtidos em abrigo padrão, com erros de digitação, com medidas sérias feitas por pessoas em locais muito peculiares e com termometros de mão ao ar livre apontados para o céu. Alem disso temos simplesmente as deducoes sem nenhuma base do tipo : se fez zero em Resende entao fez -20 no pico do itatiaia e isso vira marca observada.

 

Mas usando o metodo que mencionei a gente chega sem muitas dificuldades ao que provavelmente é verdade. Quanto aos invernos de hoje serem piores que os de antigamente, ao menos durante a minha vida, parece correto. Essas diferenças sao discretas e podem ser partes de um ciclo e nao de uma tendencia generalizada. O efeito da urbanização é muito importante para essa sensação, já que , em geral, vivemos em cidades.

 

Com os dados que eu tenho até hoje creio que temperaturas inferiores a -10 no Brasil são EXTREMAMENTE RARAS e, quando acontecem, é por poucos minutos, umas 2 horas se tanto, já que ocorrem em dias limpos em que a temperatura sobe gloriosamente para muitos e muitos graus acima de zero no correr do dia.

 

Creio que, pelo comportamento que eu vi no PNI, existe condição de a temperatura baixar para até uns -15 uma vez a cada 50 anos (obviamente que é chute...nada cientifico). Mas tambem seria coisa de minutos. E em uma área bem restrita.

 

No Sul do Brasil acho curioso tambem diversas minimas de -10 e -11 em Xanxere. Não sei a localização da estacao, mas é curioso quando comparamos com estacoes como Sao Joaquim.

 

Minimas de -8 em Sao Joaquim ou -10 em Urupema em invernos verdadeiramente excepcionais, tipo uma vez a cada dez anos ou mais, devem ocorrer tambem por algumas horas de manha bem cedo como já foi registrado.

 

O Morro da Igreja é outro lugar excepcional como o PNI. Ambos são os dois locais unicos no Brasil, até o momento, onde poderíamos dizer que tem um inverno marcado por frio de dia e de noite, com temperaturas frequentemente inferiores a 10 e minimas proximas de zero. Infelizmente não são habitados por serem montanhas remotas.

 

Como já tinha mencionado em outros topicos o ponto marcante no Brasil todo são as maximas do dia. Mesmo quando faz frio por um dia ou dois imediatamente após a temperatura chega a 20 ou mais graus. Assim, mesmo em eventos grandes com neve ela fica pouco tempo no chao. Apenas para comparar, uma vez em Londres vi uma nevada fraca de uns 5 a 10cm de acumulacao que caiu durante umas 3 ou 4 horas se eu me lembro bem. As maximas eram em torno de 8 a 10 graus durante a semana seguinte. Demorou uma semana para derreter. Era legal todo dia andar (dia e noite) com a neve acumulada no chão durante a semana. Se fosse no Brasil, com a inclinacao do Sol pelo baixo efeito de latitude e pelas maximas que chegariam facilmente a 15 , 20 ou mais graus ela derreteria de um dia para o outro. Isso tambem tira o carater invernal do evento e ele mais parece um "freak" eventual. Isso é caracteristica de um clima subtropical.

 

 

 

 

Concordo com quase tudo que escreveu. Só não concordo em afirmar que se trata de bairrismo ou algo contra SC. Eu sei que faz frio no Sul, e até conhecer o BAZ, achava meio dificil haver algum lugar no Sudeste que fosse páreo. Na verdade nem quando começamos o projeto do PNI, botava muita fé se ia levar a mínima anual. A investigação de Caçador se deveu justamente por causa do tempo em que o dado foi coletado e porque não haviam outros dados do mesmo dia que comprovassem a força da MP na região, nada além disso.

Nem sei se devia ter perdido tempo em te responder, provavelmente ignorará minha mensagem.

 

Não contra investigação científica. Mas ontem não trouxeram nenhum dado relevante. Ontem upou com o objetivo de prolongar a discussão como disse o Mafili. Me admiro que você e o Frost não percebam isso.

 

No outro adendo, existe sim uma encheção de saco toda vez que não faz frio em SC ou RS, por determinado usuário. Ou quando faz um único dia de calor no inverno,em Gramado, querendo tratar isso como se fosse a verdade absoluta do daqui. Existe essa forçada de barra.

 

Membro usuário precisa ser banido. Ou então que faça uma condição de pedir a moderação para reabrir tópicos, porque daqui a pouco serão reabertos tópicos de 2003 sem menor necessidade, apenas para inventar discussões...

 

Eu compreendo seu desabafo, mas veja só:

 

.......

Link to comment
Share on other sites

Acredito que possa ter havido erro neste medição. Mas acredito em -14 no Campo de Palmas pelos dados recentes de Água Doce e por outros dados registrados como já foi falado várias vezes.

 

Quanto ao que vem sendo mostrado, não foi apresentado nada que possa sequer mudar alguma coisa. Não é porque fez -1,8 em uma estação de topo como Bom Jesus que tenha relação com outra a 250 kms... Quem acompanha estações do sul, sabe que nuvens são condição suficiente para mal negativar, ou melhor, nem negativar, como já aconteceu com Urupema.

 

Também acredito que tópicos estão sendo revirados a todo instante para tumultuar e não com o lado científico. E que tem gente que não gosta dos dados catarinense e gaúchos já sabemos. A implicância é de muito tempo. Pois tudo que é em SC e no RS é mais quente... Dá impressão que estes são os estados mais quentes e não mais frios.

 

Moretão, você tem razão em ter identificado a região de Campo de Palmas, como uma das áreas potenciais de registrar temperaturas negativas de -14 graus centígrados.

Vou fazer uma correlação simplória, entre a estação de Água Doce (PWS - Herciliópolis) (1246 m) e a estação de Palmas-PR do Iapar (1100 m) .

 

mínima registrada

 

dia 12 set 2015 ¨¨ Água Doce = -4,9ºC ¨¨¨¨¨¨¨¨¨ Palmas = -2,0ºC

dia 13 set 2015 ¨¨ Água Doce = -3,5ºC ¨¨¨¨¨¨¨¨¨ Palmas = -0,4ºC

dia 14 set 2015 ¨¨ Água Doce = -1,3ºC ¨¨¨¨¨¨¨¨¨ Palmas = 2,5ºC

 

 

dia 18 jul 1975 ¨¨ Água Doce =_ _ , _ ºC ¨¨¨¨¨¨¨ Palmas = -11,5ºC

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

No Sul do Brasil acho curioso tambem diversas minimas de -10 e -11 em Xanxere. Não sei a localização da estacao, mas é curioso quando comparamos com estacoes como Sao Joaquim.

 

XANXERÊ, FICAVA NUMA BAIXADA, HOJE ESTÁ QUASE NO TOPO.

 

Minimas de -8 em Sao Joaquim ou -10 em Urupema em invernos verdadeiramente excepcionais, tipo uma vez a cada dez anos ou mais, devem ocorrer tambem por algumas horas de manha bem cedo como já foi registrado.

 

OUTRO DESCONHECIMENTO, NO TOPO SIM, É RARO PASSAR DOS -6/-7, MAS NA CIDADE, VALES E BAIXADAS DO TOPO DA SERRA, A MÉDIA MÍNIMA ABSOLUTA ESTÁ EM -8, DEPOIS DE 30 ANOS DE OBSERVAÇÃO, VEREMOS QUE MÍNIMAS ENTRE -8/-12 NÃO SERÃO RARAS, MAIS FREQUENTE NA CASA DOS -8/-9 E MAIS ESPAÇADAS AS DE -10/-12 E, AÍ SIM, RARAS ACIMA DOS -12, ISTO NAS BAIXADAS E VALES ONDE FICA A MAIOR PARTE DA POP. E DA PRODUÇÃO.

 

O Morro da Igreja é outro lugar excepcional como o PNI. Ambos são os dois locais unicos no Brasil, até o momento, onde poderíamos dizer que tem um inverno marcado por frio de dia e de noite, com temperaturas frequentemente inferiores a 10 e minimas proximas de zero. Infelizmente não são habitados por serem montanhas remotas.

 

EM INVERNOS NORMAIS NÃO É RARO S.JOAQUIM TER DIAS A FIO COM MÁXIMAS ENTRE 8/12, MESMO COM SOL, TEMOS VÁRIOS JULHOS COM MÉDIA MÁXIMA ENTRE 12/13°C, EM ONDAS DE FRIO DE GRANDE INTENISDADE FICAMOS ATÉ 7/10 DIAS SEM CHEGAR A 10/11 E QDO CHEGA É POR TEMPO CURTO.

 

Como já tinha mencionado em outros topicos o ponto marcante no Brasil todo são as maximas do dia. Mesmo quando faz frio por um dia ou dois imediatamente após a temperatura chega a 20 ou mais graus. Assim, mesmo em eventos grandes com neve ela fica pouco tempo no chao. Apenas para comparar, uma vez em Londres vi uma nevada fraca de uns 5 a 10cm de acumulacao que caiu durante umas 3 ou 4 horas se eu me lembro bem. As maximas eram em torno de 8 a 10 graus durante a semana seguinte. Demorou uma semana para derreter. Era legal todo dia andar (dia e noite) com a neve acumulada no chão durante a semana. Se fosse no Brasil, com a inclinacao do Sol pelo baixo efeito de latitude e pelas maximas que chegariam facilmente a 15 , 20 ou mais graus ela derreteria de um dia para o outro. Isso tambem tira o carater invernal do evento e ele mais parece um "freak" eventual. Isso é caracteristica de um clima subtropical.

 

AQUI TEM UM OUTRO AGRAVANTE, O SOLO É QUENTE, ABAIXO DOS 5 CM A TEMPERATURA É QUASE SEMPRE ACIMA DOS 13°C, JÁ NEGATIVOU ATÉ 5 CM, MAS É RARO. NOS LOCAIS SOMBREADOS FICA DE 1 A 4 DIAS COM MANCHAS DE NEVE. SÓ EM NEVADAS FORTES É QUE DURA MAIS DE 1/3 DIAS COM SOL, A DE 57 FICOU 7 DIAS NA CIDADE E MAIS DE 15 DIAS NOS LOCAIS SOMBREADOS.

 

EM TERMO DE INVERNO MESMO, É RESTRITO AO PLANALTO DA NEVE, UMA ÁREA DE +-15 MIL KM DE UM PAÍS DE 8,5 MILHÕES! E COM +-50 MIL BRAZUCAS.

 

 

 

 

Concordo com quase tudo que escreveu. Só não concordo em afirmar que se trata de bairrismo ou algo contra SC. Eu sei que faz frio no Sul, e até conhecer o BAZ, achava meio dificil haver algum lugar no Sudeste que fosse páreo. Na verdade nem quando começamos o projeto do PNI, botava muita fé se ia levar a mínima anual. A investigação de Caçador se deveu justamente por causa do tempo em que o dado foi coletado e porque não haviam outros dados do mesmo dia que comprovassem a força da MP na região, nada além disso.

Nem sei se devia ter perdido tempo em te responder, provavelmente ignorará minha mensagem.

 

Não contra investigação científica. Mas ontem não trouxeram nenhum dado relevante. Ontem upou com o objetivo de prolongar a discussão como disse o Mafili. Me admiro que você e o Frost não percebam isso.

 

No outro adendo, existe sim uma encheção de saco toda vez que não faz frio em SC ou RS, por determinado usuário. Ou quando faz um único dia de calor no inverno,em Gramado, querendo tratar isso como se fosse a verdade absoluta do daqui. Existe essa forçada de barra.

 

Membro usuário precisa ser banido. Ou então que faça uma condição de pedir a moderação para reabrir tópicos, porque daqui a pouco serão reabertos tópicos de 2003 sem menor necessidade, apenas para inventar discussões...

 

Eu compreendo seu desabafo, mas veja só:

 

.......

Link to comment
Share on other sites

A ESTAÇÃO DE PALMAS MUDOU 2 OU 3 VEZES DE LOCAL, O ATUAL É MUITO RUIM, TEM UMA CASA PERTO DO ABRIGO A MENOS DE 10 M.

 

Aí fica difícil comparar. Essas mudanças das estações meteorológicas prejudicam o acompanhamento de séries históricas, reflete o descaso do poder público com os registros climáticos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A ESTAÇÃO DE PALMAS MUDOU 2 OU 3 VEZES DE LOCAL, O ATUAL É MUITO RUIM, TEM UMA CASA PERTO DO ABRIGO A MENOS DE 10 M.

 

Aí fica difícil comparar. Essas mudanças das estações meteorológicas prejudica o acompanhamento de séries históricas, reflete o descaso do poder público com os registros climáticos.

 

Sem falar que a estação dos -11,5ºC era a do INMET, em baixada. A atual é do IAPAR/SIMEPAR.

Link to comment
Share on other sites

Terceiro dia consecutivo com geada e temperatura abaixo de zero em Soledade.

Mínimas:

Bairro Farroupilha -1.7º

Inmet topinho 8.5º

Incrível, diferença de 10.2º...

 

Ai você ainda acha que a diferença entre os -14C° de Caçador em um baixadão para as temperaturas de -1/+2 em estações com mais de 50km de distância podem ser impossível ???

Link to comment
Share on other sites

 

Ai você ainda acha que a diferença entre os -14C° de Caçador em um baixadão para as temperaturas de -1/+2 em estações com mais de 50km de distância podem ser impossível ???

 

Querido Deivid,

 

Neste ponto é que está a confusão [sinceramente não sei se deliberadamente ou não]

 

a- Creio que seja possível temperatura, medida dentro dos padrões da WMO, da ordem de -14ºC, em algum ponto específico do território brasileiro [ como recordação os ~ -10,5ºC do próprio Paulo Henrique sendo o abrigo "apertado demais" [quente] e o termômetro ruim demais, naquela ocasião poderia ser algo entre -12,5ºC e -8,5ºC]

 

então é possível....

 

b- No meu entendimento a mínima de 11/06/1952 registrada de -14ºC pode ser legitimamente questionada. E acho que deva ser questionada mesmo por dever de ofício da ciência.

 

Como já expliquei não acredito em bairrismo. ( o clima vem antes da cultura, portanto é mais primitivo)

 

Tenho uma amiga psicologa que trabalha na tese dela com o tema crianças e o clima.

 

As crianças tem profundo fascínio pelas previsões do tempo na TV.

 

As crianças até 6 anos raramente compreendem que as condições do tempo não são universais [exemplo, assistir uma partida de futebol pela TV e estar chovendo no local da partida e não estar chovendo na casa dela].

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Querido Deivid,

 

Neste ponto é que está a confusão [sinceramente não sei se deliberadamente ou não]

 

a- Creio que seja possível temperatura, medida dentro dos padrões da WMO, da ordem de -14ºC, em algum ponto específico do território brasileiro [ como recordação os ~ -10,5ºC do próprio Paulo Henrique sendo o abrigo "apertado demais" [quente] e o termômetro ruim demais, naquela ocasião poderia ser algo entre -12,5ºC e -8,5ºC]

 

então é possível....

 

b- No meu entendimento a mínima de 11/06/1952 registrada de -14ºC pode ser legitimamente questionada. E acho que deva ser questionada mesmo por dever de ofício da ciência.

 

Como já expliquei não acredito em bairrismo. ( o clima vem antes da cultura, portanto é mais primitivo)

 

Tenho uma amiga psicologa que trabalha na tese dela com o tema crianças e o clima.

 

As crianças tem profundo fascínio pelas previsões do tempo na TV.

 

As crianças até 6 anos raramente compreendem que as condições do tempo não são universais [exemplo, assistir uma partida de futebol pela TV e estar chovendo no local da partida e não estar chovendo na casa dela].

 

Abraços

 

Querido Mafili,

 

Entendo sua colocação e concordo que qualquer mínima seja Caçador ou outra pode ser legitimamente questionada, até ai OK.

 

O que acontece que foi falado anteriormente que diferenças entre ''baixadões'' e outras estações (ainda mais topo) pode existir uma diferença brusca de temperatura.

 

Contraste! as 7 horas; 6,4°C Inmet/Topo e -1,6°C Climaterra/encosta dentro da baixada, 2 km entre as duas!

 

Está ai uma diferença de 8C° em 2 km.

 

Terceiro dia consecutivo com geada e temperatura abaixo de zero em Soledade.

Mínimas:

Bairro Farroupilha -1.7º

Inmet topinho 8.5º

Incrível, diferença de 10.2º...

 

Está ai mais uma diferença de 10C° em poucos KM.

 

Ai como eu escutei anteriormente que seria um ''absurdo'' Caçador registrar -14C° e estações do RS registrar -1 /+1C, você acha impossível uma diferença de 14C° em mais de 200km ? Sendo que temos diferenças de 8 /10° em distâncias de 2KM ?

 

Sei que existe a possibilidade de 'erros' no passado, mas eu me firmo do relato do Sr Wilson que fez a medição e relatou detalhes que um frio 'mais fraco' não teria potencial para fazer.

 

E também não quero entrar neste assunto novamente, é um assunto que já saturou bastante, só quis mostrar aos olhos de quem não gosta de ver que a diferença exorbitante de temperaturas de um local para o outro existe SIM, e mais, existe em poucas distâncias uma da outra.

 

:hi:

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS - 11/06/1952

 

-14,0 - CAÇADOR SC

-01,9 - BOM JESUS RS

-01,0 - VACARIA RS

-00,5 - LAGOA VERMELHA RS

+01,2 - BENTO GONÇALVES RS

+01,8 - CAXIAS DO SUL RS

 

FONTE: iNMET/EPAGRI CIRAM

 

 

Prezado Carlos Dias

 

Informamos que não localizamos em meio físico dados em 11/06/1952 por estarem indisponíveis para estações dos estados do PR e SC.

 

Segue abaixo os dados das mínimas do dia:

 

11/06/1952

 

Bento Gonçalves/RS 1,2°C

Bom Jesus/RS -1,9°C

Caxias do Sul/RS 1,8°C

Lagoa Vermelha/RS -0,5°C

Vacaria/RS -1,0°C

 

Att,

 

8°Disme/RS

 

Sr. Carlos Dias

 

O único registro para data , é da estação de Caçador -14,0°C, as outras estações se encontram indisponíveis no momento, mas o Sr. pode nos retornar semana que vem pois vamos ver se encontramos algo.

 

Att

 

Epagri/Ciram

Atendimento de Dados e Laudos Meteorológicos

 

Raciocinar por absurdo é válido.

 

Carlos, como apenas você postou dados neste tópico.

 

Peço uma gentileza a quem tem acesso que faça o seguinte levantamento.

 

Quando negativar em Bom Jesus/RS (-1,9°C ) vai ser registrado -14ºC em Caçador.

 

É isso?

 

Esperarei o que os dados dizem.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Peço uma gentileza a quem tem acesso que faça o seguinte levantamento.

 

Quando negativar em Bom Jesus/RS (-1,9°C ) vai ser registrado -14ºC em Caçador.

 

É isso?

 

Esperarei o que os dados dizem.

 

Abraços

 

Talvez se botar uma PWS no antigo local de onde foi registrado os -14C° tenha chance de obter esta resposta.

 

Seria necessário uma estação de topo em Bom Jesus e uma de baixadão em Caçador, e é claro, tempo e paciência, afinal este dado de -14C° foi registrado 1 vez até hoje e não todo inverno ou toda década.

 

:hi:

Link to comment
Share on other sites

 

Carlos, como apenas você postou dados neste tópico.

 

Peço uma gentileza a quem tem acesso que faça o seguinte levantamento.

 

Quando negativar em Bom Jesus/RS (-1,9°C ) vai ser registrado -14ºC em Caçador.

 

É isso?

 

Esperarei o que os dados dizem.

 

Abraços

 

Como disseram...a estação de Caçador mudou de lugar....

 

Mas tenho um exemplo pra 2015

 

Bom Jesus RS (INMET) - TOPO

 

12/09 : -1,8

13,09 : -1,0

 

Urupema SC (Epagri) - Baixada

 

12/09 : -6,3

13,09 : -5,4

-----------------------------------------------------------

 

DIFERENÇA

 

12/09 : -4,5

13,09 : -4,5

 

Nesta analises com Bom Jesus TOPO x Urupema SC (Baixada) , a baixada mais fria da Região Sul atualmente.... a diferença ficou em 4,45 graus......e em 11/06/1952 tivemos -14,0 - Caçador SC -01,9 - Bom Jesus RS uma diferença de 12,1 graus........

 

Sei que a Meteorologia não é uma Matemática e nunca vamos poder provar, teremos apenas indícios ou evidências mas vale como curiosidade estes comparativos atuais e na época para compararmos este memorável recorde de frio no Brasil.

 

Ficando este estudo para cada um que tire suas próprias conclusões.

 

Quem sabe neste ultimo fim de semana , não teríamos os mesmos -14...caso a estação tivesse no ar...ao ver este TOPO de Bom Jesus negativando..!!

 

Abraço

 

Link to comment
Share on other sites

 

Sei que a Meteorologia não é uma Matemática

 

 

Engano,

 

A meteorologia é matemática.

 

O erro está em ensinar às crianças que matemática é uma ciência exata.

 

Pouco problemas tem soluções analíticas.

 

E ao modelar o clima (modelos numéricos) a matemática aprendeu também a expressar-se na linguagem caótica inerente ao próprio clima.

 

========

 

Carlos, precisaria de um amplo levantamento ao menos 30 dados (Negativas em Bom Jesus, Urupema, São Joaquim e a atual de Caçador)

 

=========

 

Que tal a campanha..... uma Davis no antigo local do suposto -14,0ºC

Link to comment
Share on other sites

Exato, a conclusão e opinião, aceitando ou recusando a tese, é altamente individual e respeitada.

 

:good:

 

Pessoal + uma curiosidade

 

MÍNIMAS - 11/06/1952

 

-14,0 - Caçador SC (Epagri) - Baixada

-01,9 - Bom Jesus RS (Inmet) - TOPO

-00,5 - Lagoa Vermelha RS (Inmet)

+01,2 - Bento Gonçalves RS (Inmet)

+01,8 - Caxias do Sul RS (Inmet)

 

MÍNIMAS - 12/09/2015

 

-0,1 - Caçador SC (Inmet) - Baixada

+0,1 - Caçador SC (Epagri - Experimental) - Baixada

-01,8 - Bom Jesus RS (Inmet) - TOPO

-00,9 - Lagoa Vermelha RS (Inmet)

+00,3 - Bento Gonçalves RS (Inmet)

+02,0 - Caxias do Sul RS (Convencional/Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, fiquei com o pessoal do Epagri por 20 min ao fone..........

 

- Não existem dados diários neste ano......foram perdidos..!!

 

A única coisa que eles podem informar são as mínimas mensais de JUNHO 1952 de algumas estações........

 

........me pediram 2 horas pois uma equipe irá fazer este levantamento.....

Link to comment
Share on other sites

A mínima em baixadas deve ocorrer depois da mínima no topo.

 

A mínima nas baixadas por mim estudadas não apresentam mínimas inferiores à T relva do topo adjacente.

 

No entanto, é possível mínimas inferiores à T relva do topo se a emissividade do solo que conduz à baixada for próxima de 1.

 

26ºC como temperatura máxima deve ocorrer todos os meses do ano em Santa Rosa, na casa do Ilson.

 

Mínima de -3,0ºC somente em condições específicas inerentes às baixadas.

Link to comment
Share on other sites

Que tal a campanha..... uma Davis no antigo local do suposto -14,0ºC

 

Ideia interessante, mas antes precisamos saber com o instituto responsável pela antiga estação o local exato em que ela ficava e ver se daquele tempo pra cá o local sofreu ou não alterações por parte humana (urbanização) ou pela natureza (crescimento de árvores).

Link to comment
Share on other sites

meteorologia é uma ciência exata, mas comparar dados meteorológicos de cidades diferentes não é o correto.

 

Vários dias Lages tem min MENORES que SJ, desafiando a regra matemática dos tantos graus por tantos metros de altitude.

 

Shima, A atmosfera é continua nas três direções e observadas condições de contorno especiais no sentido vertical, portanto, este é um requisito para aplicação da equação da continuidade.

 

"tantos graus por tantos metros" é a conhecida lapse rate e a regra geral é aplica para um estado médio da atmosfera o qual raramente é observado.

 

No caso em questão. Prefiro a explicação ouvida (pu lida) no tópico monitoramento recentemente.

 

licença poética ao amigo:

 

Também [ encolhendo os ombros virando o rosto para a esquerda fazendo uma pequena careta de nojo] São Joaquim estava nublada.

 

Estranho como em algumas ocasiões conseguimos ler aquilo que está entre as chaves.

 

Desculpe pela ofensa {foi só uma demonstração]

 

Saudades

Link to comment
Share on other sites

Já li que antigamente se dava mais importância às médias do que aos dados diários.

 

Quando as médias já estavam calculadas, os dados diários deixavam de ser importantes.

 

Eu li isso num trabalho que, infelizmente, não está mais disponível na internet.

Era um trabalho do pessoal do Instituto de História e Geografia da USP de recuperação das antigas séries de temperaturas de Sampa, desde 1888.

 

Eu tinha baixado no meu PC mas perdi numa pane há alguns anos. :cray:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.