Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Recordes históricos de frio no Brasil


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Penso que esses recordes de temperaturas registrados há décadas atras são difíceis de contestação, pois faz muito tempo e não temos muita noção da dinâmica das massas polares no passado.

Para sabermos realmente do potencial de frio dos estados brasileiros, teremos que esperar aluns anos, até que ocorram novamente massas polares fortes, amplas e com bom suporte em altura.Só assim chegaremos a conclusão de que tais temperaturas eram possíveis.

Link to comment
Share on other sites

Lubacris.......uma pergunta

 

O Sr Adauto de Furnas lá no PNI registrou -15 lá em cima anos atrás.........Se ele fizer um curso de meteorologia anos depois e alguma instituto o contratar.....O dado será oficial e reconhecido...??

 

Infelizmente essas medições não foram feitas em estações padronizadas com abrigo e altura correta.

 

Acredito ser uma questão de tempo até o "suposto" recorde de Caçador ser superado pelo PNI.

Link to comment
Share on other sites

Penso que esses recordes de temperaturas registrados há décadas atras são difíceis de contestação, pois faz muito tempo e não temos muita noção da dinâmica das massas polares no passado.

Para sabermos realmente do potencial de frio dos estados brasileiros, teremos que esperar aluns anos, até que ocorram novamente massas polares fortes, amplas e com bom suporte em altura.Só assim chegaremos a conclusão de que tais temperaturas eram possíveis.

 

Sensato. :good: :good2:

 

Basta saber se estaremos vivos para ver. :rofl: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Brasil247

 

28 DE JUNHO DE 2011 ÀS 15:10


247- Nesta terça-feira 28 foi registrada em Urupema, Santa Catarina, a menor temperatura já experimentada no Brasil. Foram 8,8 graus centígrados negativos, às 7h30. “Um massa polar foi a responsável por essa temperatura”, explicou ao 247 o meteorologista André Madeira, do Instituto Clima Tempo. "Não temos registro de uma marca tão baixa como esta na história das medições no País". Desde o início do inverno, no último dia 21, o Brasil já registrou temperaturas abaixo de zero em nada menos que 29 cidades na região Sul. Geadas e neve tem acontecido com uma constância impressionante

Link to comment
Share on other sites

 

Luba....se o próprio INMET duvida deste -14....e considera Xanxerê a menor das historia....quem somos nós então..??

 

O Inmet duvida?

 

Mas isso - a dúvida - é dado oficial e faz parte dos relatórios deles.

 

Ou é dado oficioso (alguém de lá teclou ou falou para você que tinha dúvida)?

 

Vale tudo, até mesmo assassinar a reputação do cara que coletou dados anos a fio?

 

É assim que a medição de Caçador ''não valeu'' e agora vamos empossar na presidência, ops, quer dizer no Inmet, o PNI como recordista?

 

Que mania! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, mas que discussãozinha do c@r@lh#...

 

Estou com o Klismann.

Não sabemos a dinâmica das grandes MP's do passado, havia poucas estações meteorológicas, etc, etc.

Duvidar da competência de uma pessoa sem conversar com ela, sem conhecê-la, apenas por achar, convenhamos, é, no mínimo, leviano. :negative:

 

Se em Sampa, em 1955, só existisse a estação do Horto Florestal (Que registrou -3,9°C) tenho certeza que seria mais um dado posto em dúvida.

Parece impossível, visto da perspectiva de hoje.

A sorte é que havia o Mirante, Cumbica e o IAG para confirmar.

 

Quanto a esse recorde de Caçador, além do dado do INMET (Nas minhas anotações foi no mesmo dia, 30/06/1952), fico com o Coutinho.

Aliás, por que todo mundo questiona os -14,0°C e não a data?

Para mim, a data é que está errada e, na verdade, foi no mesmo dia dos -11,0 do INMET, no dia 30/06/1952 (Dia que está nas minhas anotações).

E aí??

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, mas que discussãozinha do c@r@lh#...

 

Estou com o Klismann.

Não sabemos a dinâmica das grandes MP's do passado, havia poucas estações meteorológicas, etc, etc.

Duvidar da competência de uma pessoa sem conversar com ela, sem conhecê-la, apenas por achar, convenhamos, é, no mínimo, leviano. :negative:

 

Se em Sampa, em 1955, só existisse a estação do Horto Florestal (Que registrou -3,9°C) tenho certeza que seria mais um dado posto em dúvida.

Parece impossível, visto da perspectiva de hoje.

A sorte é que havia o Mirante, Cumbica e o IAG para confirmar.

 

Quanto a esse recorde de Caçador, além do dado do INMET (Nas minhas anotações foi no mesmo dia, 30/06/1952), fico com o Coutinho.

Aliás, por que todo mundo questiona os -14,0°C e não a data?

Para mim, a data é que está errada e, na verdade, foi no mesmo dia dos -11,0 do INMET, no dia 30/06/1952 (Dia que está nas minhas anotações).

E aí??

 

Perfeito seu comentário Aldo ... :good2:

Link to comment
Share on other sites

TÍPICA FRASE DE QUEM NÃO ACORDOU OU ACORDA CEDO PARA IR INSTALAR, VER SE ESTÁ OK E RESOLVER PROBLEMAS, PARA QUEM FEZ ISTO É UM DESRESPEITO COM O TRABALHO ALHEIO, PODE SER UM PONTO MINÚSCULO DO BRASIL, MAS RESPEITAR QUE VAI LÁ É MUITO BOM.

 

DESNECESSÁRIO E FALTA DE CONHECIMENTO, ALI COM CERTEZA JÁ PASSOU DOS -15, NÃO DEVE SER FREQUENTE, MAS MUITO PROVÁVEL, APENAS QUESTÃO DE TEMPO.

Coutinho.....o Inmet está faltando com respeito ou sendo leviano como disseram com o Anotador em duvidar em que circunstancias este dado foi coletado...??

 

Pq o Epagri manteve segredo por 8 anos.. este dado?

 

E porque o Epagri só divulgou o dado depois que o Anotador fez um curso para saber como manuseia termômetros, abrigos, leituras, etc..oito anos depois

 

Eu não afirmando nada.....a única certeza que tenho é do dado de Xanxerê....

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Coutinho.....o Inmet está faltando com respeito ou sendo leviano como disseram com o Anotador em duvidar em que circunstancias este dado foi coletado...??

 

Pq o Epagri manteve segredo por 8 anos.. este dado?

 

E porque o Epagri só divulgou o dado depois que o Anotador fez um curso para saber como manuseia termômetros, abrigos, leituras, etc..oito anos depois

 

Eu não afirmando nada.....a única certeza que tenho é do dado de Xanxerê....[/color]

 

 

CARLOS, JÁ DISSE QUE FALEI COM O SR.WILSON PESSOALMENTE, NÃO PRECISO DESENHAR, ENTÃO ENCERRE ESTA QUESTÃO E PRONTO. TEM GENTE QUE COM 50 ANOS É MAIS INFANTIL E IRRESPONSÁVEL QUE UM DE 17! ANTES DE INTERPRETAÇÕES ALHEIAS, É REFERENTE A ANOTADOR DO INMET.

Link to comment
Share on other sites

NADINHA CONTRA, É MAIS UM DADO. PENA QUE NÃO MANTIVERAM A ESTAÇÃO NO MESMO LOCAL, FOI MUDADA EM 1973, ACHO, E A AUTOMÁTICA É EM OUTRO LOCAL, ACHO QUE SÃO 3 MUDANÇAS.

 

Neste caso específico do -15, eu discordo de ti. Acho pouquíssimo provável. Os próximos anos irão dizer.

 

NO CASO DO PNI? ALI E NO VALE DO RHUA (É ASSIM?) É BEM PROVÁVEL MARCAS DESTE TIPO, CLARO QUE EM POUCAS SITUAÇÕES. ASSIM COMO ESPERO MARCAS ENTRE -9/-12 COM CERTA FREQUÊNCIA NAS ESTAÇÕES DE URUPEMA E B.J, ATÉ -9 JÁ ESTÃO DANDO.

 

TEM DADOS, PARTICULARES, EMPRESAS DE FRAIBURGO, DE ATÉ -11°C EM "BURACOS", NÃO LEMBRO O ANO, FOI NA DÉCADA DE 60.

Link to comment
Share on other sites

Não apaguei. Movi. Viu a encrenca que estava dando?[/b].

 

tá ok.......vamos para de falar de recorde histórico de frio....tá dando muita encrenca como disse..

 

fui..!!

 

Dá encrenca só quando pessoas que não tem o mínimo de civilidade e bom senso começam a entrar com provocações infantis ao invés de buscar evidências no âmbito científico, que é o objetivo desse fórum. Isso aqui NÃO é brincadeira. Se algo é para ser investigado, que seja feito em alto nível, sem atingir outras pessoas. Meu, sério, o que tem na cabeça de vocês que começam a se atacarem uns aos outros numa discussão científica? Parando aqui para pensar nisso... Complicado, pessoal! Parece que estou lidando com crianças de 10 anos aqui.

Link to comment
Share on other sites

-8°C de Campos de Jordão é uma mínima maior que os -8,3 de Castro, uma cidade no nordeste do sul a apenas 2 grau de latitude a mais, e 600 metros mais baixa.

 

"Fazer frente as gigantes do sul"? Só se for as "gigantes" de 600/700 metros.

 

O que as cidades da Mantiqueira fazem frente é nas médias. í concordo.

 

Porque em extremos e eventos perdem para várias cidades do centro-sul paranaense, oeste, meio-oeste, planalto norte e sul catarinenses, planalto médio, missões, serra gringa, aparados e até campanha.

 

Eu admiro muito o clima de lá. Para viver deve ser melhor lá, como até já foi eleito. Mas cada macaco no seu galho. A intensidade dos eventos lá é bem mais limitada do que centenas de lugares.

 

Vida longa ao AAA que já falava do frio propagandeado de Campos do Jordão há muito tempo atrás.

 

Concordo contigo!

Pra dar máximas baixas na mantiqueira (CIDADES), só com mamute polar mesmo... (infelizmente)

Link to comment
Share on other sites

[NO CASO DO PNI? ALI E NO VALE DO RHUA (É ASSIM?) É BEM PROVÁVEL MARCAS DESTE TIPO, CLARO QUE EM POUCAS SITUAÇÕES. ASSIM COMO ESPERO MARCAS ENTRE -9/-12 COM CERTA FREQUÊNCIA NAS ESTAÇÕES DE URUPEMA E B.J, ATÉ -9 JÁ ESTÃO DANDO.

 

TEM DADOS, PARTICULARES, EMPRESAS DE FRAIBURGO, DE ATÉ -11°C EM "BURACOS", NÃO LEMBRO O ANO, FOI NA DÉCADA DE 60.

 

Entre eu e você...

 

Vale do Ruah o buraco não é todo fechado e nem me parece tão amplo como o PNI. Pelas imagens que mostraram aqui é 0,1% de chance de ser mais frio. Esta minia opinião falando apenas pelo que a gente observa de baixadas hoje.

 

Na minha opinião é provável que tenha feito -9/-10 até mesmo ano passado, mas isso não significa que o desvio de um recorde seja grande. Não sei se a MPs conseguem transpor o local, como já aconteceu de fazer -3, -4 em cidades mais baixas e mal negativar lá. ASAS potentes idem. Então é possível e eu acredito que faça -10 todo ano, o que não significa que os valores mais baixos da história sejam ali. Os próximos anos podem trazer alguma coisa.

 

--

 

No caso de SC, temos o "azar" de depender de MPs, mas temos a sorte de encontrar locais que não decepcionam nunca, salvo nebulosidade... Estações de São Joaquim (Pericó, Cruzeiro), BJS, Urupema, Água Doce e Ponte Serrada e Morro da Igreja necessariamente fazem mais frio que as estações antigas. Ainda há o "secret" que são locais mais altos, na área Urubici/Bom Jardim da Serra/Bom Retiro.

 

-9,2 as 7 horas do dia 8/6/2012, há apenas 1.220 metros de altitude é um excelente valor, quando temos áreas de até 1.620m. -7,6°C as 7h, do dia 28/06/2011 em um topo não alto também.

 

Seguramente temos valores mais baixos sendo registrados por aí. Já frequência é o nosso problema. Anos ruins trarão mínimas ruins e não há o que salve. Anos bons...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Quem acha que os -14 são equivocados, de relva, anotados errado, ok.

 

Quem acha que os -14 são válidos, de ar, anotados corretamente, ok.

 

O dado, PARA MIM, é válido, até que se prove (e não se suponha) ao contrário.

 

 

É algo impossível aceitar opinião divergente?

 

Acho que não...

Link to comment
Share on other sites

 

Vale do Ruah o buraco não é todo fechado e nem me parece tão amplo como o PNI. Pelas imagens que mostraram aqui é 0,1% de chance de ser mais frio. Esta minia opinião falando apenas pelo que a gente observa de baixadas hoje.

 

Na minha opinião é provável que tenha feito -9/-10 até mesmo ano passado, mas isso não significa que o desvio de um recorde seja grande. Não sei se a MPs conseguem transpor o local, como já aconteceu de fazer -3, -4 em cidades mais baixas e mal negativar lá. ASAS potentes idem. Então é possível e eu acredito que faça -10 todo ano, o que não significa que os valores mais baixos da história sejam ali. Os próximos anos podem trazer alguma coisa.

 

Moretão, o Vale do Ruah realmente não é todo fechado, tem uma pequena abertura à leste ou sudeste (se não me engano), que não sei até que ponto pode interferir no escoamento do ar frio:

 

dscn6126.jpg

 

Porém, tem algumas particularidades bem interessantes:

 

Altitude: 2.512m = https://lmsaopaulo.wordpress.com/2011/03/24/serra-fina-2010-travessia-dia-de-corpus-christ/

 

E área... apesar de não ser tão grande feito o vale do Campo Belo, não dá para desprezar:

 

Travessia-da-Serra-Fina-4-Dias-Vale-do-Ruah.jpg

 

O que eu quis dizer antes é que o local tem potencial para superar a mínima absoluta de -8,0ºC de CDJ com folga quase todo ano, tal como o PNI, mesmo com essa desvantagem de ter uma pequena abertura entre as montanhas.

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, julho de 1923 foi bem frio quase o mês inteiro.

 

A mínima absoluta de Campos do Jordão de -8,0 dia 25 de julho, neste ano a estação funcionava na Villa Jaguaribe, numa altitude de 1595 metros.

 

na convencional de Barbacena-MG,marcou -3,6 no dia 8 de julho,sendo a mínima absoluta.A estação de Barbacena foi instalada no dia 1º de setembro de 1911, pesquisei nos dados climatológicos do anuário do estado de Minas Gerais de 1995/96, onde consta a data de instalação de dezenas de estações mineiras, algumas ativas e as outras fechadas, as maiores máximas abs., mínimas abs. e maiores chuvas de 24 horas, todas com as respectivas datas.

Link to comment
Share on other sites

Quem acha que os -14 são equivocados, de relva, anotados errado, ok.

 

Quem acha que os -14 são válidos, de ar, anotados corretamente, ok.

 

O dado, PARA MIM, é válido, até que se prove (e não se suponha) ao contrário.

 

 

É algo impossível aceitar opinião divergente?

 

Acho que não...

 

Shima..amanha terei os dados deste dia...dai sua tese xda relva pode ficar mais evidente como me disse...

Link to comment
Share on other sites

 

Vale do Ruah o buraco não é todo fechado e nem me parece tão amplo como o PNI. Pelas imagens que mostraram aqui é 0,1% de chance de ser mais frio. Esta minia opinião falando apenas pelo que a gente observa de baixadas hoje.

 

Na minha opinião é provável que tenha feito -9/-10 até mesmo ano passado, mas isso não significa que o desvio de um recorde seja grande. Não sei se a MPs conseguem transpor o local, como já aconteceu de fazer -3, -4 em cidades mais baixas e mal negativar lá. ASAS potentes idem. Então é possível e eu acredito que faça -10 todo ano, o que não significa que os valores mais baixos da história sejam ali. Os próximos anos podem trazer alguma coisa.

 

Moretão, o Vale do Ruah realmente não é todo fechado, tem uma pequena abertura à leste ou sudeste (se não me engano), que não sei até que ponto pode interferir no escoamento do ar frio:

 

https://lmsaopaulo.files.wordpress.com/2011/03/dscn6126.jpg

 

Porém, tem algumas particularidades bem interessantes:

 

Altitude: 2.512m = https://lmsaopaulo.wordpress.com/2011/03/24/serra-fina-2010-travessia-dia-de-corpus-christ/

 

E área... apesar de não ser tão grande feito o vale do Campo Belo, não dá para desprezar:

 

http://coconomato.com.br/wp-content/uploads/2014/07/Travessia-da-Serra-Fina-4-Dias-Vale-do-Ruah.jpg

 

O que eu quis dizer antes é que o local tem potencial para superar a mínima absoluta de -8,0ºC de CDJ com folga quase todo ano, tal como o PNI, mesmo com essa desvantagem de ter uma pequena abertura.

 

Eu acho impossível qualquer tipo de interpolação sem grande margem de erro ou ainda inferir qualquer estimativa sem uma estação no local, apenas olhando mapas de relevo. Para isso existem modelagens particulares. Quem visita a área com frequência\mora e atenta para isso, sabe que isso não é trivial. A "graça" está nesse ponto, do contrário os modelos acertariam muito bem as previsões para essas regiões.

 

Existiram até alguns projetos brasileiros só para a previsão de chuva/temperatura para a Serra do Mar paulista e carioca. Alias, relevo no Brasil é tão pouco estudado que ajustaram as altitudes dessas proeminências na Mantiqueira apenas em 2000!!!

 

Para ilustrar mostrar meu ponto, uma região de floresta/relevo montanhoso no Oregon como exemplo:

 

CUFzBGU.gif

 

Sobre as máximas da Mantiqueira ou mesmo seu comportamento de resfriamento: comportamento de montanha, normal e nada particular. Se houvessem cadeias de montanhas mais elevadas (ou de altitude similar) em outras localidades, o comportamento seria o mesmo, iriam mudar as taxas/valores dessas variações na temperatura (obviamente dependendo de faces, inclinação, latitude, continentalidade, etc).

 

O bacana é justamente poder colocar as estações, verificar os dados...

 

CM6e1vO.gif

 

f3031oS.gif

Link to comment
Share on other sites

Compreendi Evandro. Minha afirmação era em relação ao local atual do PNI. :good:

 

Concordo contigo!

Pra dar máximas baixas na mantiqueira (CIDADES), só com mamute polar mesmo... (infelizmente)

 

Em eventos fortes, já reparei que as máximas se equiparam a locais a nível do mar aqui no sul. E também aos locais baixos do Oeste.

 

Mas a minha afirmação era em relação a mínimas também. -2/-3 é um valor que dezenas, senão centenas de locais fazem menos anualmente.

Link to comment
Share on other sites

Compreendi Evandro. Minha afirmação era em relação ao local atual do PNI. :good:

 

Concordo contigo!

Pra dar máximas baixas na mantiqueira (CIDADES), só com mamute polar mesmo... (infelizmente)

 

Em eventos fortes, já reparei que as máximas se equiparam a locais a nível do mar aqui no sul. E também aos locais baixos do Oeste.

 

Mas a minha afirmação era em relação a mínimas também. -2/-3 é um valor que dezenas, senão centenas de locais fazem menos anualmente.

 

A máxima mais baixa que teve em CDJ recentemente acho que foi foi 8,5 em 2012 no dia 27 de setembro!!

Link to comment
Share on other sites

Galera, eu tava vendo os dados do BDMEP e percebi que, nos dados de CDJ não tem temperaturas minimas em vários anos, incluindo 2004, que teve uma série de máximas incrível...

Será que essas minimas não foram medidas mesmo?

 

Vejam a série de máximas:

83714;17/07/2004;0000;12.2;;

83714;18/07/2004;0000;11.7;;

83714;19/07/2004;0000;9.5;;

83714;20/07/2004;0000;9.5;;

83714;21/07/2004;0000;9.3;;

83714;22/07/2004;0000;9.1;;

83714;23/07/2004;0000;10.5;;

83714;24/07/2004;0000;14.6;;

83714;25/07/2004;0000;15;;

Link to comment
Share on other sites

A máxima mais baixa que teve em CDJ recentemente acho que foi foi 8,5 em 2012 no dia 27 de setembro!!

 

Alta comparada com os 7,6ºC de máxima que registrei aqui em casa em julho de 2013, quase 1.000m abaixo...

Mais uma prova que de as atuais MPs, mesmo que às vezes fortíssimas, ou não conseguem ter sustentação em altitude ou, quando isso ocorre, não "sobem" o quanto deveriam. Julho/2013 se encaixa no último exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Em eventos fortes, já reparei que as máximas se equiparam a locais a nível do mar aqui no sul. E também aos locais baixos do Oeste.

 

Mas a minha afirmação era em relação a mínimas também. -2/-3 é um valor que dezenas, senão centenas de locais fazem menos anualmente.

No caso das máximas, tenho a impressão que o problema é o frio em altitude.

Os universitários me corrijam se eu estiver errado. :mosking:

 

No sul, com frequência a linha de 0° em 850 hpa atinge o PR, possibilitando frio em todas as camadas da atmosfera.

Isto raramente ocorre no sudeste.

 

Me parece que as cidades de São Paulo e Ponta Porã estão mais ou menos no limite norte das máximas baixas.

Aqui em Sampa, máximas sub-15 acontecem em todos os anos (Raros os que não ocorrem).

No interior paulista, grande parte de MG, na região serrana do RJ (Me corrijam se eu estiver errado), já são bem menos comuns.

 

Máximas sub-15 são raríssimas em BH, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Quem acha que os -14 são equivocados, de relva, anotados errado, ok.

 

Quem acha que os -14 são válidos, de ar, anotados corretamente, ok.

 

O dado, PARA MIM, é válido, até que se prove (e não se suponha) ao contrário.

 

 

É algo impossível aceitar opinião divergente?

 

Acho que não...

 

Shima..amanha terei os dados deste dia...dai sua tese xda relva pode ficar mais evidente como me disse...

 

CONVERSEI COM O HAMILTON/EPAGRI, NÃO TINHA MEDIÇÃO DE RELVA NA ÉPOCA, NA CONVERSA COM O SR.VILSON, MESMA INFORMAÇÃO QUE TIVE, SEQUÊNCIA DE DIAS GELADOS E ANIMAIS MORTOS. MEDIÇÃO EM ABRIGO PADRÃO, ERA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E NÃO ERA NA POSIÇÃO ATUAL.

Link to comment
Share on other sites

Evandro, a onda de frio de Julho de 1923 foi muito forte, histórica. Causou mínima de -6,0°C em Curitiba se não me engano. No estado de SP o frio foi intenso por 3/4 dias, mais dias que o normal.

 

Neste ano registrou-se -9,5ºC em Campo Alegre...Percebe-se que foi algo mastodôntico mesmo!

 

Tem os dados dessa onda de frio de jul/23 em São Paulo ou arredores, Vinicius?

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Coutinho....

 

....Não tenho mais duvidas qto ao registro de Caçador........e aproveito e peço desculpas se desrespeitei você ou seu amigo anotador.....Não tive intenção nenhuma nisso , a minha única intenção foi puramente cientifica....em que fui duramente criticado e até ofendido por várias pessoas aqui por causa desta pesquisa....Mas no saldo final apesar do tumulto acho que valeu a pena.....pelo menos vou saber quais foram as cidades mais frias do Brasil no dia deste recorde.....Fico triste que tudo caminha para o lado do desrespeito e isso infelizmente gera um desgaste...mais do que normal....enfim...

 

Abraço...

Link to comment
Share on other sites

Desenho típico das ondas de frio que provocaram mínimas importantes em Sampa.

Aquelas mínimas de 1, 2, 3 e 4°C no Mirante, que hoje parecem impossíveis. :sad:

 

Ciclone na costa do Uruguai/RS impulsionando ar continental frio e seco para SP, MS, PR, sul de MG...

 

Sampa com ventos de SO, O... secos e gelados, dificultando a formação de nuvens e permitindo noites frias de céu limpo.

Bem o oposto dos ventos marítimos, que trazem a famosa infiltração.

Link to comment
Share on other sites

Vou contribuir com mais dados do frio de julho de 1923.

 

Curitiba marcou -6,2ºC no dia 23 de julho.

 

Campos do Jordão -8,0ºC no dia 25 de julho.

 

Aqui pertinho de Laje, na estação convencional de Itaperuna-RJ a média das mínimas de julho de 1923 foi de 9,7ºC.

 

Naquela sequência de mínimas baixas em São Paulo de 12 a 14 de julho de 1923, na estação convencional de Niterói-RJ marcou 8,4ºC no dia 12 de julho, mínima absoluta para julho no período de 1913 a 1935, a estação ficava perto do centro da cidade, quase ao nível do mar 12 metros, a estação foi fechada para dar lugar a rodoviária municipal no começo dos anos 70.

 

Pelos informações de frio em várias datas em julho de 1923, foram várias invasões polares durante o mês.

Link to comment
Share on other sites

Para aqueles que divulgaram a mínima de julho de 1933 em Palmas-PR, ela foi registrada no dia 14 de julho de 1933, com o valor de -10,1ºC.

 

Copiei tudo de um livro no Inmet do Rio de Janeiro, mínimas de Curitiba, Palmas, São Paulo, Campos do Jordão( essa anotei somente a mínima absoluta de -8,0ºC).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Obrigado Coutinho....

 

....Não tenho mais duvidas qto ao registro de Caçador........e aproveito e peço desculpas se desrespeitei você ou seu amigo anotador.....Não tive intenção nenhuma nisso , a minha única intenção foi puramente cientifica....em que fui duramente criticado e até ofendido por várias pessoas aqui por causa desta pesquisa....Mas no saldo final apesar do tumulto acho que valeu a pena.....pelo menos vou saber quais foram as cidades mais frias do Brasil no dia deste recorde.....Fico triste que tudo caminha para o lado do desrespeito e isso infelizmente gera um desgaste...mais do que normal....enfim...

 

Abraço...

 

Carlão, na boa...acho melhor vc não publicar aqui neste espaço esta pesquisa que encomendou aos institutos. Isso só gerou dúvidas, criticas, pessoas se ofenderam, outros se melindraram, então para o bem do espaço, não publique aqui esta pesquisa. Infelizmente gerou um tumulto sem precedentes.

 

Aliás, foi absolutamente notável a forma como se empenhou para descobrir a verdade ou tentar desvendar informações históricas, confirmando ou negando as mesmas. Se as pessoas algumas entenderam algo diferente do que seu interesse real pelos fatos acontecidos no passado, infelizmente estamos sujeitos a isso, mas sabe, faz falta pessoas como você neste espaço, tão dedicadas ao clima e a investigação de fatos históricos.

 

Não acho que deveria pedir desculpas a ninguem, afinal o trabalho de pesquisa que desenvolveu é totalmente inédito, a busca pela verdade ou pela constatação da observação de Caçador, tivessem 10 Carlos Dias no Inmet, Epagri, CGE, Somar, e provavelmente estariamos não olhando modelos americanos, mas tendo nossos próprios modelos confiáveis...se bem que o Tupã foi um avanço magnífico.

 

Para desontrair, umas fotos do PNI pra te animar o dia:

 

JzZvSqj.jpg

OVjyo4U.jpg

iGZrzIn.jpg

IH9hn2u.jpg

g9Kxzdf.jpg

Fwd1RW7.jpg

iFmquVz.jpg

STXJ0XB.jpg

54nOFzA.jpg

QYYke7z.jpg

RDk3iYG.jpg

OAXMqMv.png

Dr7nW4q.jpg

Acampando no PNI

c6rikDh.jpg

Cume do Agulhas Negras, ao fundo a Serra Fina.

IQ7VRn9.jpg

Morro do Couto e Vale do Paraíba ao fundo.

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

.

.

.

.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.