Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Disse bem, julho foi bom pra Porto Alegre (e ainda assim com certa anomalia positiva).

 

Quanto a agosto, não sei de onde você tirou isso. Porto Alegre bateu 30C no fds.

 

 

29º para ser mais preciosista. Há mais de 3 meses (90 dias) que a temperatura não chega a 30º em Porto Alegre. A média de POA neste 3 primeiros dias são 17.7° ~ 25.6º menor que a média das máximas de Curitiba que bate os 26º. Agora concordo contigo para perspectiva futura já que se prevê que a partir de quinta-feira a temperatura vai subir consideravelmente em POA.

Link to comment
Share on other sites

Em que momento ele disse que é o padrão climático da cidade? Seje menas, meu caro.

 

Ainda, SP e Curitiba estão sob veranico (que por enquanto não foge nada ao comum, acontece sempre), mas serão beneficiadas pelo ar frio que vai entrar pelo RJ. Porto Alegre é que está e continuará vivenciando o inferno.

 

Porto Alegre está e esteve longe de qualquer tipo de inferno. Aqui tem sido bem modorrendo, com raríssimas exceções.

Link to comment
Share on other sites

Em Florianópolis e em grande parte de SC temos grandes chances, dadas as projeções, de termos presenciado um dos 5 piores invernos da história.

 

Junho e julho já alcançaram a oitava posição, e é o pior desde o fatídico 2006.

 

 

O BIMESTRE JUNHO/JULHO FOI O OITAVO MAIS QUENTE NA MÉDIA, PERDE PARA; 66/06/58/36/40/14/19

 

OS DOIS PIORES INVERNOS; JJA

 

1914; 19,4/19,5/17,7

 

1919; 19,0/20,4/16,8

Link to comment
Share on other sites

Em que momento ele disse que é o padrão climático da cidade? Seje menas, meu caro.

 

Ainda, SP e Curitiba estão sob veranico (que por enquanto não foge nada ao comum, acontece sempre), mas serão beneficiadas pelo ar frio que vai entrar pelo RJ. Porto Alegre é que está e continuará vivenciando o inferno.

 

Porto Alegre está e esteve longe de qualquer tipo de inferno. Aqui tem sido bem modorrendo, com raríssimas exceções.

Exatamente. Eu fiquei do dia 10 de junho e 27 de julho sem chegar sequer a 25°! Mas nesse mesmo período tive apenas 13 mínimas abaixo de 10, sendo 10 delas em junho e 3 em julho. Bem chato. E chuva pra caramba!

 

Hoje temos um dia agradável sem extremos. A mínima ficou em 16,7° e tive 3,5 mm de chuva acumulados. Agora faz 18,8° com 81% e está nublado.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com os amigos que POA não está quente. Tenho acompanhado a estação e não tenho visto nada de inferno.

 

--

 

5 anos atrás eu tinha máxima (diurna) de 8 aqui. E chovia. Hoje está 25°C.

 

Morro da Igreja tinha máxima de -0,9°C. Hoje já chegou quase a 17°C.

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

Em que momento ele disse que é o padrão climático da cidade? Seje menas, meu caro.

 

Ainda, SP e Curitiba estão sob veranico (que por enquanto não foge nada ao comum, acontece sempre), mas serão beneficiadas pelo ar frio que vai entrar pelo RJ. Porto Alegre é que está e continuará vivenciando o inferno.

 

Porto Alegre está e esteve longe de qualquer tipo de inferno. Aqui tem sido bem modorrendo, com raríssimas exceções.

Exatamente. Eu fiquei do dia 10 de junho e 27 de julho sem chegar sequer a 25°! Mas nesse mesmo período tive apenas 13 mínimas abaixo de 10, sendo 10 delas em junho e 3 em julho. Bem chato. E chuva pra caramba!

 

Hoje temos um dia agradável sem extremos. A mínima ficou em 16,7° e tive 3,5 mm de chuva acumulados. Agora faz 18,8° com 81% e está nublado.

 

O inmet de POA nao passou de 22,9C no mesmo período

Link to comment
Share on other sites

Segundo o wunderground, os ventos mudariam de direção aqui em Sampa à partir do meio dia de hoje. Só que já são quase 14 horas e até agora nada.

Em Parelheiros (que costuma ser um indicativo de que a brisa marítima está entrando ou não) temos ainda 27c com umidade de 35%. Ou seja, tá longe do alívio chegar.

Link to comment
Share on other sites

Segundo o wunderground, os ventos mudariam de direção aqui em Sampa à partir do meio dia de hoje. Só que já são quase 14 horas e até agora nada.

Em Parelheiros (que costuma ser um indicativo de que a brisa marítima está entrando ou não) temos ainda 27c com umidade de 35%. Ou seja, tá longe do alívio chegar.

 

Em pouco tempo, um intervalo de 1 hora, Apiaí viu a ura subir de 38,4% para 69,9%

 

A temperatura caiu de 25,4°C às 13:20 h pra 23,1° às 14:20 h.

 

http://www.ciiagro.org.br/ema/minutos.php?id=117

Link to comment
Share on other sites

Acho que para o PNI, o ideal é ficar "torcendo" por umidade baixa, pressão alta e que a temperatura suba bastante com o sol da tarde. A noite que bateu os -9,6 foi precedida de máxima acima de 21 graus. Por sinal, qual foi a máxima do Campo Belo? Agora, umidade um pouco mais presente e batendo 15 de máxima hoje. Pressão que chegou a 1030 está em 1025 pela estação. Muito pouco provável que hoje possa repetir uma mínima fenomenal, tendendo a ficar negativa ainda assim. Vamos ver nos próximos dias..

Link to comment
Share on other sites

Hoje os termômetros dispararam na capital, com quase todas as estações registrando entre 28 e 29ºC. A maior máxima, por enquanto, foi de 29,7ºC no Butantã e a menor, de 26,8ºC no Jabaquara. No entanto, Parelheiros e M Boi Mirim já registram queda da temperatura e vento SSE.

Link to comment
Share on other sites

27,9°C às 15 h em Jundiaí.

 

Muito singular o comportamento dos ventos nesse nosso ''inverno'' 2015.

 

Jundiaí é até meio famosa pelos fortes ventos de sudeste, aqueles que chegam a levar a gente à força pela calçada em certos momentos.

 

Mas com certeza isso é coisa típica de altas que se deslocam pelo atlântico, disparando rajadas de ventos continente adentro.

 

Faz tempo que não vejo isso. Com certeza a culpa é do El Niño e os seus insistentes bloqueios.

 

Ventos marítimos são esperados para hoje, já estão em Apiaí, Tapiraí, já chegaram ao sul da RMSP.

 

Mas com certeza ainda não teremos aquela fortes rajadas de sudeste, mesmo depois do anoitecer.

 

Tá uma ''paradeza''...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Em tempo.

 

PNI funciona como uma baixada qualquer das dezenas que monitoramos por aqui.

 

FANTÁSTICOS -9,6ºC

 

 

É uma baixada qualquer, concordo, o que ajuda na temperatura é a altitude, mais que latitude.

 

E há de se considerar que o CB está no vale com paredões de no mínimo 100 metros de cada lado.

Pena que ainda não recebi os dados do Rebouças, pra ver se lá teve alguma surpresa.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, mínima espetacular no PNI, não vai demorar muito para presenciarmos a tão sonhada mínima de 2 dígitos, o que não ocorre há anos no Brasil... Aqui em Nova Friburgo tb tive uma mínima razoável de 9,6 e máxima de 28,7 na área urbana, boa amplitude se compararmos a outros dias.. No momento céu limpo, faz 24C.

Link to comment
Share on other sites

Em tempo.

 

PNI funciona como uma baixada qualquer das dezenas que monitoramos por aqui.

 

FANTÁSTICOS -9,6ºC

 

 

É uma baixada qualquer, concordo, o que ajuda na temperatura é a altitude, mais que latitude.

 

E há de se considerar que o CB está no vale com paredões de no mínimo 100 metros de cada lado.

Pena que ainda não recebi os dados do Rebouças, pra ver se lá teve alguma surpresa.

 

Boa tarde, mínima espetacular no PNI, não vai demorar muito para presenciarmos a tão sonhada mínima de 2 dígitos, o que não ocorre há anos no Brasil...

 

Eu acredito de coração em -15ºC

 

Artur, Fantástico. A temperatura foi medida dentro de condições padrões da estação.

 

Local bem escolhido.

 

Coisa linda.

Link to comment
Share on other sites

Em Florianópolis e em grande parte de SC temos grandes chances, dadas as projeções, de termos presenciado um dos 5 piores invernos da história.

 

Junho e julho já alcançaram a oitava posição, e é o pior desde o fatídico 2006.

 

 

O BIMESTRE JUNHO/JULHO FOI O OITAVO MAIS QUENTE NA MÉDIA, PERDE PARA; 66/06/58/36/40/14/19

 

OS DOIS PIORES INVERNOS; JJA

 

1914; 19,4/19,5/17,7

 

1919; 19,0/20,4/16,8

 

Foi o sétimo mais quente para Curitiba, o décimo mais quente para POA e o décimo primeiro para Uruguaiana. Aqui os dados completos desse JJ nessas cidades http://coolclima.blogspot.com.br/2015/08/junho-e-julho-de-2015-foram-quentes-do.html

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Por aqui no começo da zona leste ainda nada de mudança no tempo, mas ao menos parece que em Parelheiros ela já está sendo sentida já que por lá está em 21 graus e com umidade a 77% (o PFilho até comentou mais cedo que o vento virou pra SSE por lá) enquanto aqui ainda 33% de URA e 26 graus!

 

-------------------------

 

Detestei de ver essas previsões para o mês de agosto postadas aqui no BAZ!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio já venta bastante de Sul/Sudeste desde umas 14h o que fez amenizar o calor que fez durante a manhã e primeira metade da tarde, após a máxima de 31,9°C tenho agora 26,6°C aqui na zona norte(pelo menos uns 2°C a menos que ontem nesse horário, mesmo a máxima de ontem tendo sido menor, de 30,3°C), ao que parece a tendência dos próximos dias por aqui é de queda gradual, mais acentuada somente durante o fim de semana. Apesar da mudança de ventos por aqui, o céu segue limpo e com uma densa camada de poluição no horizonte.

Link to comment
Share on other sites

Que vontade de subir a serra com aquela expectativa de neve que tantas vezes eu tive o prazer de fazer, e passar 2 anos a fio assim é dose.

Ainda mais agora com a baia pronta.

Mas é assim, acontece!

 

Faço das tuas palavras as minhas !!

 

Todo ano que dava uma boa previsão de neve, eu rumava pra serra, garrafa de café, guloseimas, 2 cobertas e vamo zimbora!

 

Bom, que depois que eu entrei aqui no BAZ percebi que eu não sou o único que sofro desse mal, de sair "caçando neve" :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Foi o sétimo mais quente para Curitiba, o décimo mais quente para POA e o décimo primeiro para Uruguaiana. Aqui os dados completos desse JJ nessas cidades http://coolclima.blogspot.com.br/2015/08/junho-e-julho-de-2015-foram-quentes-do.html

 

Bruno, o dado de mínima absoluta de JJ em Curitiba no teu blog está errado, Não foi 6,6oC e sim 0,6oC!!!! :good:

Link to comment
Share on other sites

Foi o sétimo mais quente para Curitiba, o décimo mais quente para POA e o décimo primeiro para Uruguaiana. Aqui os dados completos desse JJ nessas cidades http://coolclima.blogspot.com.br/2015/08/junho-e-julho-de-2015-foram-quentes-do.html

 

Bruno, o dado de mínima absoluta de JJ em Curitiba no teu blog está errado, Não foi 6,6oC e sim 0,6oC!!!! :good:

 

Kct! Fui na automática do INMET buscar o dado! Vou rever! Valeu pelo alerta!

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito de coração em -15ºC

 

Artur, Fantástico. A temperatura foi medida dentro de condições padrões da estação.

 

Local bem escolhido.

 

Coisa linda.

 

O local fui eu q escolhi...o Artur queria 3 mts pra esquerda.. que era 6 cm mais alto... :mosking:

 

Olha..acho q vamos ter uma surpresa...ainda não sabemos da minima do Abrigo Rebouças. ..vai saber se bateu os dois dígitos. ..vamos aguardar..!!!

Link to comment
Share on other sites

 

Foi o sétimo mais quente para Curitiba, o décimo mais quente para POA e o décimo primeiro para Uruguaiana. Aqui os dados completos desse JJ nessas cidades http://coolclima.blogspot.com.br/2015/08/junho-e-julho-de-2015-foram-quentes-do.html

 

Que tristeza saber que agosto vai piorar ainda mais as médias do inverno em geral

A automática de Curitiba, só pra variar, parou de emitir dados na madrugada do dia 16/06...mas na Convencional a mínima foi de 1,9°C e no Simepar de 0,6°C, menores do ano!

Link to comment
Share on other sites

Aproveitando pra relembrar também.

 

Neste mesmo dia a 5 anos atrás, Indaial teve a máxima de 10,3C° com garoa em boa parte do dia, me lembro bem que a RBS passou que esse dia a sensação térmica ficou entre 3C° e 5C°no vale, devido ao tempo úmido e um vento leve que persistia naquele dia.

 

Acho que foi o o período da parte do dia mais frio que eu presenciei aqui até hoje.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.