Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Urussanga/Inmet, anos com junho/julho/agosto quentes (inverno climático no litoral sul)

 

J.J.A.

 

1925; 17,3°C/16,0°C/13,7°C

1935; 17,5°C/16,1°C/16,0°C

1936; 17,9°C/16,5°C/15,6°C

1940; 17,4°C/17,2°C/14,8°C

1977; 16,1°C/17,8°C/16,0°C

2001; 16,6°C/15,2°C/18,9°C

2003; 17,1°C/15,4°C/14,1°C

2006; 16,2°C/16,9°C/16,2°C

 

2015; 15,8°C/16,3°C/--

 

Normal J.J.A; 15,0°C/14,3°C/15,8°C.

Link to comment
Share on other sites

Fico surpreso como estás clássicas ASAS conseguem sugar tanto ar frio pras baixadas do PNI, realmente incrível.

 

-9,6C° sem nenhuma incursão polar é um valor absurdo.

 

===

Esses -9,6 conseguem bater os -9,2 de Bom Jardim em 2012, assim sendo uma das menores temperaturas dos últimos anos.

 

Coutinho, saberias dizer quando foi que SC registrou 2 dígitos negativos a última vez ?

 

-10C° em 2000 ? ou em 1994 ?

Link to comment
Share on other sites

Fico surpreso como estás clássicas ASAS conseguem sugar tanto ar frio pras baixadas do PNI, realmente incrível.

 

-9,6C° sem nenhuma incursão polar é um valor absurdo.

 

 

A mínima de -9,2 não é decorrente de ar frio, mas por irradiação resultante de secura do ar. Esse ano foram poucos os dias assim, secos.

 

O PNI em anos de La Nina baixará sempre dos -10C ou bem menos. E não serão poucos os dias.

 

Com essas ASAS vagabundas vai ficar no máximo o que vimos hj, além de máximas de 21C

Link to comment
Share on other sites

-2,4 PNI e não são nem 9 da noite.

 

-9,6 CB, faltou pouco pro -10!

 

Hoje a condição é semelhante a de ontem, a diferença é a pressão, que está em alto 1029,9 hpa e o vento, que aparenta ser de quandrante sul. Está zerado mas a ultima leitura de vento indica quadrante sul.

 

Não vou fazer previsão pq há difeença ontem e hoje, mas aparentemente hoje está mais propício ainda a um -10, inclusive em Furnas.

 

Imagina a média mínima do vale do PNI se mantiver por vários dias a condição de forte negativa.

Link to comment
Share on other sites

CB ontem -7.8...hj -9.6.... Furnas -6.7 ontem...e -9.2 hj

 

Nota-se q a diferença entre as estações em grandes situações de frio... se estreitaram.. vamos aguardar is próximos dias..

 

Não me pareçe que há ausencia de ar frio. ASAS no geral são massas de ar frio. Com o passar dos dias, elas se aquecem de dia, mas a medida que o ar seco fica mais forte, facilitam a queda noturna. Não duvido nos próximos dias MDF, MV ou CDJ terem mais alguma negativa na conta ai.

Link to comment
Share on other sites

Na região do extremo oeste e em alguns pontos do oeste catarinense na última madrugada a temperatura não baixou dos 20C°

 

:diablo:

 

ta, ta, ta, eu sei que ter gente que vai dizer que isso é completamente normal, haver "ciclos" de calor durante o inverno.

 

Tudo bem, até ai concordo... Mas e quando não tem inverno ? quando não tem temperatura de inverno e ainda por cima faz calor de final de primavera e inicio de verão, como que fica ? :unknn: :unknn: :unknn: :unknn:

Link to comment
Share on other sites

Andoni, pelas previsões do GFS, nosso Rio e parte de Minas vão ter dois domingos e segundas de frio.

 

Espero que se concretize mesmo, pois qualquer chance de alguma chuva já é bem vinda, e também o "prazo de validade" da ASAS já acabou :sarcastic:

As tardes estão ficando cada vez mais quentes e secas.

 

--------------

Hoje o dia foi de frio vampiro pela manhã, com rápido aquecimento, calor e baixa umidade durante o período da tarde :vampire:

 

Extremos no RJ:

 

Valença: 12,0°C ~ 29,3°C

Resende: 10,8° ~ 29,9°C (automática)

Petrópolis (Pico do Couto): 10,0°C ~ 18,5°C

Teresópolis (Pq nacional): 13,0°C ~ --°C (sem dados desde 16UTC)

Vila Militar: 14,3°C ~ 32,2°C

Nova Friburgo: 7,3°C ~ 23,1°C

Cambuci: 12,1°C ~ 30,4°C

Itaperuna: 13,9°C ~ --°C (ainda não saiu a máxima)

Paraty: 14,8°C ~ 29,9°C

Link to comment
Share on other sites

Até agora nenhum meio de comunicação escrito ou falado não fez uma única menção sequer sobre a temperatura recorde no Parque Nacional do Itatiaia. Se fosse eu Urupema já estaria cansado de ser noticiado.

Ou seja acho que os meios de comunicação compartilham de uma opinião que eu também tenho. :sarcastic:

 

Você não deve ver tv , saiu no eptv mg ( globo ) tv rio sul ( globo) g1 , globo news e citaram no jornal hoje ..... Ou você esta esperando que a nasa noticie ? Globo repórter agendou pra uma matéria la ...

 

b703f4de2fe8a695da8bf6bd65200fc5.png28ce0eaf45cb02bbf1cdfee701f4a51b.pngea35310179e008a84b99e5abda823730.png81db2be3fae38dada09c1c643d117268.png

 

Menor temperatura do Brasil em alguns anos ..... O que aparecer de tursitas e meios de comunicação por la agora não e brincaderia #cholamais

 

-9,2....

Link to comment
Share on other sites

Curitiba agora com 26oC e 13%, PO de 3oC!! :shok:

 

Sobre o ASAS, é importante mencionar que isso agora é ASAS clássico, o que veremos no final de semana é uma MP marítima afastada. Pelo que vejo parece que o ASAS será abastecido de frio pela MP.

 

Então, ASAS clássico é calor em todo canto do sudeste com a exceção dos VALES ALTOS NAS MADRUGADAS.

 

Acho importante mencionar que não é só uma questão de baixada. Assim como Urupema, cidades como CDJ, Monte Verde (não conheço MDF, sede do município) e Nova Friburgo, têm seus CENTROS EM VALES, portanto estações em baixadas não distorcem radicalmente o clima destas cidades! :good:

 

Boa, Zé! Concordo! Estou aqui em Curitiba e o clima está me lembrando demais Juiz de Fora, só que mais seco. Esse inverno 2015 realmente está marcante, negativamente falando.

 

Seja bem-vindo, Renan!

 

Ficas até quando na área?

Link to comment
Share on other sites

Até agora nenhum meio de comunicação escrito ou falado não fez uma única menção sequer sobre a temperatura recorde no Parque Nacional do Itatiaia. Se fosse eu Urupema já estaria cansado de ser noticiado.

Ou seja acho que os meios de comunicação compartilham de uma opinião que eu também tenho. :sarcastic:

 

Site ND Online de Santa Catarina, ligado ao Grupo Record, também noticiou :sarcastic:

 

http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/273755-semana-sera-de-sol-e-pouca-chuva-em-florianopolis.html

 

6GFZwIr.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Engraçado que o que chama atenção no PNI é a temp mínima restritamente. Porque em imagens não é nada do que já estamos carecas de ver aqui no sul, uma geada normal e um congelamento de córregos. A sensação térmica também nunca é citada, nem máximas negativas. A vala de ar frio acumulado na baixada também é ralo. Faz jus a uma montanha tropical.

 

Imaginem se tanto Urupema quanto PNI tivessem estações por lá desde os anos 50? Teríamos marcas jamais imaginadas por nós!

 

É o Baz reescrevendo a climatologia brasileira.

Link to comment
Share on other sites

Europeu e GFS ainda divergem significativamente quanto a intensidade da bizarrice do final de semana. Pelo ECMWF o cenário é mais moderado nas áreas que não estarão sob influência do frio, criando um gradiente um pouco menor. Pelo GFS a bizarrice seria realmente bizarra :mosking: . Enquanto Curitiba e parte do leste de SC e Paraná estariam com temperaturas entre 6oC e 8oC em 850 hpa, o Oeste do RS, o Uruguai e o Paraguai estariam acima de 20oC em 850 hpa!! E o mais hilário é que Buenos Aires já estaria com os mesmos 6-8oC do leste do PR e SC... Eu nunca vi duas MPs tão próximas uma da outra no Conesul (sem se tocarem) como nestas simulações!!! :prankster:

Link to comment
Share on other sites

O mais bizarro e totalmente anti-climax é que tivemos a menor temperatura registrada no ano no Brasil enquanto o Rio de Janeiro, capital ao nível do mar mais próxima, ardia com 33oC!! Ou seja, enquanto os cariocas, paulistanos e mineiros reclamavam de calor, o Brasil tem na divisa dos três estados a menor temperatura do país em anos...

Meu irmão acaba de falar que está de ar condicionado ligado agora no Rio. E o PNI enquanto isso vai abaixo de Zero! Que falta de tesão esse frio tropical por perda radiativa e secura!

Link to comment
Share on other sites

Até agora nenhum meio de comunicação escrito ou falado não fez uma única menção sequer sobre a temperatura recorde no Parque Nacional do Itatiaia. Se fosse eu Urupema já estaria cansado de ser noticiado.

Ou seja acho que os meios de comunicação compartilham de uma opinião que eu também tenho. :sarcastic:

 

Tava indo bem...tirando sua ultima frase, estava estranhando sua nova fase "Agora me importo de falar do PNI".

Link to comment
Share on other sites

O mais bizarro e totalmente anti-climax é que tivemos a menor temperatura registrada no ano no Brasil enquanto o Rio de Janeiro, capital ao nível do mar mais próxima, ardia com 33oC!! Ou seja, enquanto os cariocas, paulistanos e mineiros reclamavam de calor, o Brasil tem na divisa dos três estados a menor temperatura do país em anos...

Meu irmão acaba de falar que está de ar condicionado ligado agora no Rio. E o PNI enquanto isso vai abaixo de Zero! Que falta de tesão esse frio tropical por perda radiativa e secura!

 

 

Em casa to a mais de semana dormindo com varias cobertas .. Dentro de casa ta chegando a 9-10C e não passa dos 15C ... Alias as medias mínimas aqui nos últimos 7 dias estão entre 1-3C ...To adorando a Asas S2 S2 kk

Link to comment
Share on other sites

Entre tantas certezas em relação ao calor projetado para o restante do mês, há incertezas vez e outra aparecendo nos modelos. A 06Z do GFS coloca uma configuração clássica de baixa pressão se formando sob uma atmosfera explosiva, o que já ocorreu em anos históricos. O inverno é depressivo até o momento, mas ainda merece atenção.

 

JM0ta7c.jpg

Link to comment
Share on other sites

Noite quente em Curitiba, eu saí para tomar umas cervejas e sequer precisei de agasalho. Eu estou apenas de camisa. A noite aqui em Curitiba está indiscutivelmente mais quente que a média das noites lá em JF.

 

Meio off,

 

Só pode ser você.

 

Em tempo.

 

PNI funciona como uma baixada qualquer das dezenas que monitoramos por aqui.

 

FANTÁSTICOS -9,6ºC

 

Parabéns ao BAZ pelas estações.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Você não deve ver tv , saiu no eptv mg ( globo ) tv rio sul ( globo) g1 , globo news e citaram no jornal hoje ..... Ou você esta esperando que a nasa noticie ? Globo repórter agendou pra uma matéria la ...

 

Eu piro diante da agressividade de alguns diante de uma reles opinião. Então apesar que são na maioria portais regionais com noticias regionais tranquilo tudo me provou que foi noticiado sim.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Em que momento ele disse que é o padrão climático da cidade? Seje menas, meu caro.

 

Ainda, SP e Curitiba estão sob veranico (que por enquanto não foge nada ao comum, acontece sempre), mas serão beneficiadas pelo ar frio que vai entrar pelo RJ. Porto Alegre é que está e continuará vivenciando o inferno.

Link to comment
Share on other sites

Em que momento ele disse que é o padrão climático da cidade? Seje menas, meu caro.

 

Ainda, SP e Curitiba estão sob veranico (que por enquanto não foge nada ao comum, acontece sempre), mas serão beneficiadas pelo ar frio que vai entrar pelo RJ. Porto Alegre é que está e continuará vivenciando o inferno.

 

 

Porto Alegre vivendo o inferno? Terminou com média de Julho das máximas iguais as de Curitiba, a capital mais fria do Brasil. E esses 3 primeiros dias está menor. Não sei tu que estás falando.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.