Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Surpreendentes essas amplitudes térmicas, clima de deserto, e São Paulo não fugiu a regra.

 

A maioria dos bairros teve mínimas em torno dos 14°C, e máximas levemente acima dos 32°C. No entanto, a estação do CGE-Capela do Socorro, que fica em uma baixada, registrou uma amplitude térmica espantosa. A minima ficou em 9,3°C, e a máxima chegou a altos 33,8°C.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Esquentou pra valer em São Paulo hoje. No momento por toda a cidade a temperatura varia entre 31ºC/32ºC.

 

Mínimas hoje:

 

Centro 15,1ºC :heat:

Itaquera 13,7ºC

Mauá 11,1ºC

Capela do Socorro 9,3ºC (altíssima amplitude térmica).

Verdade.

 

A automática do Mirante já bateu nos 31,2°C (Esperemos a convencional)

O IAG já tocou nos 32,4°C. :heat:

 

Mínimas,

Mirante (Conv.): 14,3°C

IAG: 12,7°C

 

Céu limpo.

 

INMET confirmou na leitura das 18UTC máxima de 31,0ºC, enquanto a automática deu 32,3ºC as 16h.

 

Aguardando a leitura das 0UTC

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

MÁXIMAS NAS ESTAÇÕES DO CGE-SP NESTE DOMINGO:

 

Capela do Socorro: 33,8ºC

Mauá (Paço Municipal): 33,6ºC

Freguesia do Ó: 32,9ºC

Perus: 32,9ºC

Butantã: 32,9ºC

Vila Formosa: 32,9ºC

Santana do Parnaiba: 32,8ºC

Santana: 32,7ºC

M'Boi Mirim: 32,7ºC

Cidade Ademar: 32,7ºC

Mooca: 32,6ºC

Tremembé: 32,4ºC

Ipiranga: 32,3ºC

Lapa: 32,3ºC

Vila Maria: 32,3ºC

Penha: 32,2ºC

Vila Prudente: 32,2ºC

Sé (Consolação): 32,1ºC

Pirituba: 32,1ºC

Campo Limpo: 31,9ºC

Anhembi: 31,7ºC

Itaquera: 31,6ºC

Jabaquara: 31,5ºC

São Mateus: 31,4ºC

Santo Amaro: 31,4ºC

Itaim Paulista 31,1ºC

Riacho Grande: 31,1ºC

Vila Mariana: 31,0ºC

São Miguel Paulista: 30,8ºC

Parelheiros: 30,5ºC

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Curitiba já bateu os 30,6°C na automática do INMET

Com certeza uma das maiores temperaturas já registradas em agosto

A UR chegou a 13%, nunca vi tão baixa

A mínima foi de 10,1°C, 20,5°C de amplitude, também uma das maiores amplitudes que já vi na capital

 

O último dia com 30°C foi em 27 de fevereiro

 

Alguém sabe a máxima recorde para agosto? Sei que já passou dos 31°C

 

A estação do Aeroclube de Balsa Nova teve variação hoje de 7,2º/30,3º.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Se a convencional confirmar os 30,6°C de Curitiba (ou até aumentar), será a terceira maior máxima da história na cidade

 

1) 31/08/1994: 31.6°C

2) 30/08/1994: 30.9°C

3) 29/08/1975: 30.6°C

 

Com a singela diferença de que as anteriores ocorreram em anos com bombas polares e/ou neve.... 2015: o pior inverno de nossas vidas! :negative:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia foi foda aqui em Bom Jesus...

Estação/ciram

 

Mínima 6,6°C

Máxima 29,6°C

UR: mínima 15%

MEU DEUS!!! Qual é o recorde de calor em Bom Jesus em agosto??? Mesmo em POA isso é muito calor, apesar de agosto quase sempre ter algum pico de 30°. Também impressiona a baixa umidade.

 

Aqui tive variação de 14,8° a 30,8° baixando a até 41%. Agora faz 24,8° com 62% e venta de ESE a 6,8 km/h. Tivemos um belíssimo pôr-do-sol a pouco.

 

Está tudo quente: interiores, quarto, praticamente toda a minha casa. Na rua se sente o calor subindo do asfalto. Quero só ver amanhã.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O GFS colocou o segundo pulso de ar frio mais ao sul do continente e mais maritimizado. O primeiro continua como antes trazendo algum frio para o E do Sul e o Sudeste. Já o segundo seria uma alta de 1033 mb exatamente ao S do RS, mas sobre o oceano. Teríamos no Sul vento SE frio e úmido. Chegaria a até 2° em 850 hpa sobre o S e E do RS (pegando POA) a partir do sábado, e em seguida pegando parte do leste de SC. O bom seriam as máximas baixas nas serras e mesmo nas regiões mais baixas.

 

O ciclone que puxaria esse segundo ar frio desapareceu. E a partir do feriado de 7 de setembro teríamos algo como uma frente quente, ou uma linha de instabilidade devido ao contraste da mp no oceano com o calor do Chaco.

 

O ETA dá de 5ª a domingo (dia 6) variação de 10° a 20° para POA e tempo bom. Creio que teremos algo nesse padrão, mas com máximas um pouco mais baixas.

 

Agora abafados 24,7°. E dá-lhe "inverno"!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Dia típico de frio em Brasília.

 

O que não é frio. Temos que ler "Aqui em Brasilia a percepcao das manhas de inverno na media é mais fria que em POA porque durante o dia é quente". :rofl:

 

Veja que já estão até achando vales em Brasília, é algo a se impressionar. Eu devo estar morando na fossa da Marianas aqui... E dois graus é pouca diferença, nem se percebe... :rofl:

 

Temos um candidato ao Zorra Total no Fórum!

 

--

 

Por aqui, nas fendas profundas do Rio do Itajaí, na grota, poço, caverna ou sei lá o que, um dia infernal, mas como fez 12/13°C de manhã, vocês nem imaginam a sensação de frio destes 13°C... O contraste faz as pessoas acharem que estava mais frio!

 

palmas_thumb%25255B1%25255D.gif?imgmax=800

 

Média das mínimas +3,2 em Indaial, mas ainda faltam 3 mínimas do período mais quente do mês; deve fechar em +3,4;

 

Média das máximas vai saltar para +3,6, e deve fechar em +3,8 amanhã;

 

Pior Agosto com sobras. Pior inverno de nossas vidas. Vou reclamar sim.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ups! To achando que deveriamos inscrever alguns ai pra fazer um curso de leitura de modelos. Li alguns absurdos aqui, que esse agosto não teve MP, não teve frio, etc etc. O cara lê "anomalia de +1,5 grau" aí já associa "ah esse inverno tá quente demais". Ai você lê, que ao invés de fazer -5, fez -3 na região do cara. Calor pra $@#%#@% hein? Pelo grau de interpretação de alguns aqui, parece que todo dia faz 34 ou 35 graus e que toda noite faz 20, 18 graus. Ai eu pego mensagens de gente do sul que disse assim "aqui fez 7,x graus".

 

Você tá ai demonstrando o que eu sempre digo, melhor ter dados do que pegar mapa de anomalia e fazer aquele drama "estamos no fim do mundo" que leio aqui. Nem preciso dizer que teve caras do ramo que me ligaram, reclamando da postura de leitura de mapas de anomaiia de alguns daqui do site, ou seja quem conheçe, não concorda com essa postura.

 

Vou lançar um movimento aqui.

 

"Movimento dos anti-mapa de anomalia e a favor de leitura adequada dos mesmos".

 

Anomalia no vermelho não quer dizer 30 graus!!!!!!!!!!!!

 

Saudade das mensagens técnica do Moisés Alexandre aqui, que se focava em dizer o que aconteceria, e não em lamentar em cima de médias. Até mesmo mensagens do AAA dando pancada em quem só lê médias (desconsiderando algumas bobagens que ele já desferiu no espaço).

 

E isso não quer dizer que contesto o inverno ruim, mas que é irritante ler toda hora "eu avisei", "JT já sabia", "vai fazer 35 ao invés de frio", ""pior inverno ever, anomalia de +0,1", é irritante e não ajuda em nada para entendermos o clima do Brasil.

 

Bom se alguns não entenderam a indireta, vou ser mais direto entaõ:

 

MARCOS, vc é um ótimo analista de clima, sabe do riscado e vejo que entende profundamente do tema, mais que eu com certeza. Então por favor PARE com essa ladainha, cara!!!!!!!! Tira essas p...de "vai tudo ferver", que vai ajudar a desanuviar a mente de alguns que vão nessa onda "aquecimentista". Sei que o inverno tá ruim, mas, poxa meu, se eu pudesse eu me ajoelhava aqui, PARA de tanto drama!!!! Ajuda com teu vasto conhecimento no site, POR FAVOR!!!! CAIO CESAR, ave! A mesma coisa, foca em dados e não em anomalias parciais do mês toda hora!!!! Tu é fera demais pra se ater a esta ladainha de "calor AD NAUSEUM"

 

 

P E R F E I T O!!!

 

Reclamaram do PNI pra mim, me ligaram, me xingaram, e por causa disso eu diminui minhas mensagens, eu mesmo me manquei que tava chato mesmo e exagerava! BOM SENSO a alguns ai, pra podermos elevar a um novo patamar de discussões!

 

Virou um clube do Bolinha aqui. Se fulano de tal lugar ou amigo de tal pessoa escrever tal coisa, ai a guerra ta declarada. Será que é tão difícil assim? Reconheço que há caras esforçados em dizer a verdade e não dramatizar o clima, como Moretão, Coutinho, Rodolfo, Felipe, Tavares, Moisés, Bruno, agora continuar vendo o nivel cair constantemente no site, meu tá dando nos nervos já! Reclamam do Carlos Dias mas o cara traz dados aqui que ninguem vai atrás, seja por preguiça ou por saber que ele vai atrás. O Vinicius escreve as mínimas do dia, em seguida já vem mensagem "a anomalia tá a mais alta da história, ta +0,4". TA CHATO ISSO JÁ!!!!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui as máximas subiram um pouco em relação ao sábado, mas amanhã acredito que vai disparar a máxima.

Estou temeroso de setembro ou outubro registrar anomalias de temperatura bem acima das médias aqui no paralelo 21,para isso ocorrer o índice de chuvas tem ficar muito abaixo da média e com menos de 5 dias de chuva no mês.

 

No Mirante de Santana a máxima absoluta de agosto deve ser quebrada amanhã, o que acham os paulistas.

 

Carlos Dias, na última vez que pesquisei no PNI/Furnas marcava 19,5 as 16 horas, abaixou bem 3ºC.

Agora esclareça uma coisa, quando que teve chuva congelada no PNI vale? Não lembro de ter lido sobre essa chuva congelada ou é tudo brincadeira.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Depois que passei 20 dias no Canadá. ..pegando frio de -21 e sensacao térmica de quase -30...qdo vc chega aqui e vemos que o frio daqui realmente eh muito fraco...e qdo temos ondas de frio aqui...são passageiras...e a temperatura logo sobe.....Ate mesmo no PNI...que hj de -4.2...agora faz 19.5 por la..

 

Frio constante temos em Ushuaia por ex....mas dai estou falando em mais de 50 graus de latitude

 

Esta conversa que todos aqui gostam de frio...eu nao acredito....Quero ver alguem dizer isso passando meses sob neve e temperaturas entre -5 / -35......ninguem alguenta isso .só quem nasceu nisso..por 5 ou 6 meses....aguenta 10 ou 15 dias...Qdo falamos que gostamos do frio..eh aquele entre 5/10 graus...que eh o padrão brasileiro de pouquíssimas regioes onde somadas não chegam nem a 50 mil habitantes. ..em um país de 204 milhões. ...

 

O EXEMPLO MAIS REAL DISTO É AQUI, NINGUÉM, CLARO, FORA OS FRUTICULTORES, ESTÁ RECLAMANDO DO AGOSTO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA, POIS O QUE PREDOMINA É O FRIO E QUANDO TEMOS CALOR, 80% DA POP. ADORA. É UMA ÁREA PEQUENA DO BRASIL QUE TEM ESTA SENSAÇÃO, NÃO MAIS QUE 5 MIL KM QUADRADOS E DUM PAÍS DE + DE 8.500.000!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Acho que ninguém observou ou não quis comentar.

 

O Inmet, instalou no dia 17/8/2015 mais uma automática em São Sebastião do Paraíso-MG, faz parte da região geográfica do Sul de Minas, pelo que vi no mapa fica perto de Passos-MG e Franca-SP por enquanto registrou mínimas bem menores do que as 2 cidades citadas acima, fica em área rural e parece que fica poucos metros acima de uma baixada, vai ser ótimo acompanhar no outono/inverno de 2016 e outros vindouros.

 

Instalou mais uma automática no Rio de Janeiro, dentro da cidade de Silva Jardim,numa altitude de 19 m,fica em baixada, mas com muita área verde e casas bem espalhadas, hoje marcou mínima de 13,3 e máxima quando pesquisei foi de 32,4, uma estação típica de baixada, estava faltando uma estação automática no interior das baixadas litorâneas do Rio de Janeiro.No auge das maiores máximas do Rio de Janeiro tranquilamente vai passar de 39 ou 40ºC.

 

Parabéns ao Inmet por mais duas estações automáticas e melhor de baixada com frio vampiro.

Com uma ressalva, pena que não interessaram de colocar uma estação no vale do Campo Belo,mas não é por falta de dinheiro, são outros motivos de não quererem colocar, segurança tem e é área pública.

 

Hoje fui consultar a mínima da automática rural de Nova Friburgo e marcou 6,0ºC, tive uma ótima surpresa mudaram a foto da estação, ficou muito mais bonita com os Três Picos ao fundo, pelo que observei a estação fica numa meia-encosta.

O Inmet mudou as fotos de outras estações no Rio de Janeiro

Edited by Guest
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia foi foda aqui em Bom Jesus...

Estação/ciram

 

Mínima 6,6°C

Máxima 29,6°C

UR: mínima 15%

MEU DEUS!!! Qual é o recorde de calor em Bom Jesus em agosto??? Mesmo em POA isso é muito calor, apesar de agosto quase sempre ter algum pico de 30°. Também impressiona a baixa umidade.

 

Aqui tive variação de 14,8° a 30,8° baixando a até 41%. Agora faz 24,8° com 62% e venta de ESE a 6,8 km/h. Tivemos um belíssimo pôr-do-sol a pouco.

 

Está tudo quente: interiores, quarto, praticamente toda a minha casa. Na rua se sente o calor subindo do asfalto. Quero só ver amanhã.

 

A ESTAÇÃO DA EPAGRI É MAIS QUENTE/BAIXA, NOS EXTREMOS QUE O INMET. EM 91 OU 92 TIVEMOS CALOR ASSIM FORTE EM AGOSTO, NA REGIÃO DE FRAIBURGO PASSOU DOS 32, HOJE DEU 31, BEM PERTO.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Dia típico de frio em Brasília.

 

O que não é frio. Temos que ler "Aqui em Brasilia a percepcao das manhas de inverno na media é mais fria que em POA porque durante o dia é quente". :rofl:

 

Veja que já estão até achando vales em Brasília, é algo a se impressionar. Eu devo estar morando na fossa da Marianas aqui... E dois graus é pouca diferença, nem se percebe... :rofl:

 

Temos um candidato ao Zorra Total no Fórum!

 

Pois é... Pra ver que o nível da trollagem no fórum tá baixo... :laugh:

 

E dizem que quem descobriu estes vales de Brasília, queria provar que o inverno de Curitiba e Brasília em termos de mínimas eram parecidos, a percepção do frio era igual. Mas enfim...

 

Aqui em Floripa , mais especificamente aqui em Canas, muito sol e calor. Vi várias pessoas tomando um banho de mar em pleno Agosto. Sorveterias cheias, enfim,sensação que se estava em Dezembro. Mas tenho que ler no fórum que há um exagero nas anomalias. Se em 2013 eu ficava reclamando constantemente do frio, imagino vocês neste ano.

 

Melhor inverno, que em 2016 venham mais bloqueios!!!

Edited by Guest
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

CAIO, FPOLIS IGUALARÁ O INVERNO DE 1914 COM 18,9°C, OU SEJA, O MAIS QUENTE JUNTO COM 1914, NESTE ANO JUNHO E JULHO FORAM MAIS QUENTES;

 

1914; 19,4/19,5/17,7

2015; 18,2/18,1/20,3

 

S.J

 

1967 M A AG

 

14,5/10,0/11,1/13,5; 12,2

 

2015

 

11,5/10,4/10,4/14,3; 11,7

 

UM DETALHE, MESMO SENDO UM INVERNO QUENTE, AINDA É BEM FRIO P/OS PADRÕES DO BRASIL.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia foi foda aqui em Bom Jesus...

Estação/ciram

 

Mínima 6,6°C

Máxima 29,6°C

UR: mínima 15%

MEU DEUS!!! Qual é o recorde de calor em Bom Jesus em agosto??? Mesmo em POA isso é muito calor, apesar de agosto quase sempre ter algum pico de 30°. Também impressiona a baixa umidade.

 

Aqui tive variação de 14,8° a 30,8° baixando a até 41%. Agora faz 24,8° com 62% e venta de ESE a 6,8 km/h. Tivemos um belíssimo pôr-do-sol a pouco.

 

Está tudo quente: interiores, quarto, praticamente toda a minha casa. Na rua se sente o calor subindo do asfalto. Quero só ver amanhã.

Aqui no Centro ficamos entre 12.1°C e 30.7°C e no bairro rural Lomba Grande 9.x°C e 30.x°C.

Já no Castelinho em Canela ente 6.x°C e 29.x°C, nada mal.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Coutinho, comparando invernos de 1914 e 1915, sul e sudeste.

 

No livro que copiei dados de m.mín, m.máx e média compensada,mín abs. e máx abs na cidade de Belo Horizonte,as médias dos 3 meses do inverno de 1914 e 1915, foram as maiores no período de 1911 a 1930.

Mas a partir de 1916, as médias mensais do invernos, foram caindo, com ótimos invernos em 1917,1918, 1919, junho 1920, julho 1921, julho 1923 etc.

Se fosse tudo 2 + 2 = 4 no clima, acreditaria que a partir de 2016 seria ótimo os invernos do Sul e Sudeste.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje esquentou mais, mas parece que a mínima vai ser boa amanhã cedo, a umidade está em 70%, temperatura 21ºC vai cair até 6 h 40 da manhã, se não nublar.

 

Algumas médias das mínimas e média compensada em junho e julho de 1916 em cidades do Rio Grande do Sul:

 

média mínima em junho:

2,3 em Dom Pedrito

2,6 em Jaguarão

2,1 em Soledade( como seria hoje no bairro Farroupilha nas condições de 1916).

 

média mínima em julho:

2,7 em Santa Vitória do Palmar

3,3 em Bagé

3,4 em Júlio de Castilhos

4,1 em Santa Maria

5,5 em Torres.

 

média mensal menores em junho:

7,1 em Dom Pedrito

7,6 em Caçapava do Sul

7,8 em Soledade

8,0 em Bagé

8,0 em Livramento

8,0 em Encruzilhada do Sul

8,0 em Jaguarão

8,2 em Júlio de Castilhos

 

8,7 em Guaporé repetiu em julho também.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A ESTAÇÃO DA EPAGRI É MAIS QUENTE/BAIXA, NOS EXTREMOS QUE O INMET. EM 91 OU 92 TIVEMOS CALOR ASSIM FORTE EM AGOSTO, NA REGIÃO DE FRAIBURGO PASSOU DOS 32, HOJE DEU 31, BEM PERTO.

 

Impressionante este calor em algumas cidades. Pegando inclusive os topos outra vez. São Joaquim raspou nos 30 graus. 29,6°C. No INMET "apenas" 25,2°C. No geral, muito mais calor em altitude que em áreas baixas. Ar seco em altitude, com UR mínima de 9% no Morro da Igreja, 11% no INMET de SJ, 10% no Bradador e 14% em Caçador.

 

Menor máxima em SC hoje foi no Cabo de Santa Marta), porque o MI penou de novo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

CFS 12z de agora a tarde, volta a trazer um Setembro muito quente no Centro-Sul do país!

 

São Paulo teria toda a primeira quinzena e metade da segunda quinzena do mês com anomalias positivas, com uma possível "onda de calor" para meados do mês

 

Somente no final de setembro é que se observa alguma incursão de ar frio :hang1:

 

H7p6jRt.gif

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal do BAZ. Sou de Palmas - TO e já faz algum tempo que acompanho vocês no fórum e curto bastante a dedicação de vocês no monitoramento climático. Gostaria de estar contribuindo com dados da minha região! :hi:

 

Opa alguém de Palmas!

 

Terá muito o que contribuir com os dados da sua região. Seja bem vindo!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sampa, leitura de 0h UTC (21h)

 

Mirante: 14,3°C / 32,0°C

É a maior temperatura desde 13 de fevereiro, quando fez 32,1°C.

A umidade chegou a 18% na automática.

 

IAG: 12,7°C / 32,7°C

 

---------------

Relembrando os recordes de agosto,

 

Mirante: 33,1°C (31/08/1955)

IAG: 33,0°C (28/08/1961 e 31/08/1963)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sampa, leitura de 0h UTC (21h)

 

Mirante: 14,3°C / 32,0°C

É a maior temperatura desde 13 de fevereiro, quando fez 32,1°C.

A umidade chegou a 18% na automática.

 

IAG: 12,7°C / 32,7°C

 

---------------

Relembrando os recordes de agosto,

 

Mirante: 33,1°C (31/08/1955)

IAG: 33,0°C (28/08/1961 e 31/08/1963)

 

Essa Máxima do Mirante é a 12ª Mais alta de todos os tempos para o mês de Agosto, desde 1961!

 

E a mais alta para agosto, desde 2011, quando deu 32,6ºC no dia 29.

 

=================================

 

Amanhã existe a possibilidade real de quebra do recorde!! Olho amanhã no Mirante e no IAG!!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Como já foi comentado pelos outros bazianos, o GFS tirou aquela baixa projetada para a partir da quinta feira.

Por conta da ausência da baixa, o mesmo modelo também retirou a possibilidade do leste e sul paulista ter um aquecimento mais acentuado também para a próxima quinta, ao olhar as temperaturas em 850 mb. Aliás, a incursão do segundo pulso por aqui seria igualzinho ao da primeira, ou seja, parecendo que entraria do mar para o continente.

 

Aliás, a 18z do GFS tá um lixo verdadeiro para o segundo pulso!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite companheiros!!

 

Hoje o dia foi muito quente na cidade do Rio de Janeiro, o INMET vila militar teve minima de 14,9° e máxima de 34,0°. Em casa variei de 15,5° a 34,7° e a umidade minima foi de 27%. Amanhã a coisa promete ser ainda pior, algo na casa dos 35°/36° é altamente provavel. Na quarta feira a máxima deve ficar na casa dos 19/20°.

Edited by Guest
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Muita gente querendo comparar maças com bananas na tentativa de se apegar puramente a objetividade dos números é errônea. Querer dizer que 8ºC em Belo Horizonte em dia seco é a mesma coisa que 8ºC com chuva em Curitiba é um disparate. Você sente os efeitos da umidade relativa, da radiação solar e do vento. Todas essas variáveis em conjunto com a taxa metabólica e com as vestimenta do indíviduo, podem ser relacionadas por meio de equações que vão nos dar o conforto térmico humano. É claro que a maioria das equações existentes não leva em conta todas essas variaveis, o ideal é que fosse! Também tem o fato de que foram criadas para certas condições meteorológicas! Mesmo assim nos oferece uma razoável aproximação. Com os índices do conforto térmico é possível estimar o risco temporal de congelamento da pele exposta. É também possível identificar picos de problemas respiratórios que ironicamente acabam por coincidir com períodos de desconforto térmico por frio. Estava ajudando um professor em um trabalho nesse sentido. Identificamos picos de internação hospitalar, cujos os pacientes foram diagnósticos com pneumonia não especificadas (J189 no CID), no inverno de 2014 em uma cidade da grande Porto Alegre. Os dias com mais internações eram justamente os que se apresentavam como desconfortavel por frio e umidade. Identificando esses picos é possivel futuramente que aja uma prevenção! Isso pode ser feito com outras doenças relacionadas a outras condições meteorológicas.

Há muitos trabalhos sendo publicado nessa parte da biometeorologia....trabalhos envolvendo inclusive desconforto em ambientes internos. Sim, as casas e estabelecimentos sentem esse reflexo....as que não possuem preparo viram uma geladeira ou um forno. Isso também impacta na saúde.

Por aí vai....

Quem quiser desconsiderar a sensação térmica bem como conforto térmico em geral comece retirando a estrutura tegumentar do corpo ou melhor, o hipotálamo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ninguém comentou nada, mas a estação de Barragem do Salto em São Francisco de Paula acho que é baixada, marcou 8,1 de mínima no amanhecer e a estação Água da Rainha no topo não baixou de 18,3,foi a maior diferença de mínimas entre as duas estações desde que entraram no BazJeanCharlier, dever uma artimanha do ar bem seco.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal do BAZ. Sou de Palmas - TO e já faz algum tempo que acompanho vocês no fórum e curto bastante a dedicação de vocês no monitoramento climático. Gostaria de estar contribuindo com dados da minha região! :hi:

 

Seja bem vindo!!

 

Como ja disse algumas outras vezes, é ótimo que o pessoal do norte e nordeste participe aqui, são muito bem vindos!!. Uma duvida para tirar com você: De onde sairam esses 15,4° na minima média de julho ai na sua cidade???

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agora 21,2°. Noite bem agradável.

 

A MetSul pelo Metroclima subiu a previsão das mínimas e dá mínima de no máximo 11° para POA na semana que vem. Não chega nem a 10. E o GFS diminuiu a força do ar frio da segunda mp para todo o Sul e parte do Sudeste. Depois coloca uma nova e forte mp no fim da Patagônia, no fim da grade.

 

(...)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.