Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Em anos de El Ninõ PNI comanda...mas haverá invernos com La Ninã e La Nada e aí,muda a balança...

 

Não sei não. Pode até levar de menor máxima e menor mínima um ou dois dias por ano, mas de médias, pode ter o que quiser no Pacífico que continuará imbativel. Só lembrando que este ano provavelmente a cobertura de nuvens no PNI até Julho foi uma das maiores dos últimos tempos, conforme relatos de guardas e frequentadores do local. Imagina pegar um verão La Nina seco no PNI...

 

Não me leve a mal, como provocação ou regionalismo, apenas estou colocando dados mais científicos e menos emotivos.

 

Te respeito pra %$#%#%.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Manhã mais fria do ano por aqui! Mínima de 8,0°C. Pela região:

5,4°C Corumbataí (Ciiagro)

6,6°C Descalvado (Ciiagro)

6,9°C Cordeirópolis (Ciiagro)

7,8°C Borborema (Ciiagro)

7,8°C São Simão (Ciiagro)

7,9°C Pradópolis (Inmet)

8,3°C Analândia (Ciiagro)

9,2°C Ariranha (Inmet)

9,4°C Ibitinga (Inmet)

9,6°C São Simão (Inmet)

11,6°C São Carlos (Inmet)

 

Ups! To achando que deveriamos inscrever alguns ai pra fazer um curso de leitura de modelos. Li alguns absurdos aqui, que esse agosto não teve MP, não teve frio, etc etc. O cara lê "anomalia de +1,5 grau" aí já associa "ah esse inverno tá quente demais". Ai você lê, que ao invés de fazer -5, fez -3 na região do cara. Calor pra $@#%#@% hein? Pelo grau de interpretação de alguns aqui, parece que todo dia faz 34 ou 35 graus e que toda noite faz 20, 18 graus. Ai eu pego mensagens de gente do sul que disse assim "aqui fez 7,x graus".

 

Você tá ai demonstrando o que eu sempre digo, melhor ter dados do que pegar mapa de anomalia e fazer aquele drama "estamos no fim do mundo" que leio aqui. Nem preciso dizer que teve caras do ramo que me ligaram, reclamando da postura de leitura de mapas de anomaiia de alguns daqui do site, ou seja quem conheçe, não concorda com essa postura.

 

Vou lançar um movimento aqui.

 

"Movimento dos anti-mapa de anomalia e a favor de leitura adequada dos mesmos".

 

Anomalia no vermelho não quer dizer 30 graus!!!!!!!!!!!!

 

Saudade das mensagens técnica do Moisés Alexandre aqui, que se focava em dizer o que aconteceria, e não em lamentar em cima de médias. Até mesmo mensagens do AAA dando pancada em quem só lê médias (desconsiderando algumas bobagens que ele já desferiu no espaço).

 

E isso não quer dizer que contesto o inverno ruim, mas que é irritante ler toda hora "eu avisei", "JT já sabia", "vai fazer 35 ao invés de frio", ""pior inverno ever, anomalia de +0,1", é irritante e não ajuda em nada para entendermos o clima do Brasil.

 

Bom se alguns não entenderam a indireta, vou ser mais direto entaõ:

 

MARCOS, vc é um ótimo analista de clima, sabe do riscado e vejo que entende profundamente do tema, mais que eu com certeza. Então por favor PARE com essa ladainha, cara!!!!!!!! Tira essas p...de "vai tudo ferver", que vai ajudar a desanuviar a mente de alguns que vão nessa onda "aquecimentista". Sei que o inverno tá ruim, mas, poxa meu, se eu pudesse eu me ajoelhava aqui, PARA de tanto drama!!!! Ajuda com teu vasto conhecimento no site, POR FAVOR!!!! CAIO CESAR, ave! A mesma coisa, foca em dados e não em anomalias parciais do mês toda hora!!!! Tu é fera demais pra se ater a esta ladainha de "calor AD NAUSEUM"

 

Reclamaram do PNI pra mim, me ligaram, me xingaram, e por causa disso eu diminui minhas mensagens, eu mesmo me manquei que tava chato mesmo e exagerava! BOM SENSO a alguns ai, pra podermos elevar a um novo patamar de discussões!

 

Virou um clube do Bolinha aqui. Se fulano de tal lugar ou amigo de tal pessoa escrever tal coisa, ai a guerra ta declarada. Será que é tão difícil assim? Reconheço que há caras esforçados em dizer a verdade e não dramatizar o clima, como Moretão, Coutinho, Rodolfo, Felipe, Tavares, Moisés, Bruno, agora continuar vendo o nivel cair constantemente no site, meu tá dando nos nervos já! Reclamam do Carlos Dias mas o cara traz dados aqui que ninguem vai atrás, seja por preguiça ou por saber que ele vai atrás. O Vinicius escreve as mínimas do dia, em seguida já vem mensagem "a anomalia tá a mais alta da história, ta +0,4". TA CHATO ISSO JÁ!!!!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Nem preciso dizer que teve caras do ramo que me ligaram, reclamando da postura de leitura de mapas de anomaiia de alguns daqui do site, ou seja quem conheçe, não concorda com essa postura.

 

Vou lançar um movimento aqui.

 

"Movimento dos anti-mapa de anomalia e a favor de leitura adequada dos mesmos".

 

Anomalia no vermelho não quer dizer 30 graus!!!!!!!!!!!!.

 

E isso não quer dizer que contesto o inverno ruim, mas que é irritante ler toda hora "eu avisei", "JT já sabia", "vai fazer 35 ao invés de frio", ""pior inverno ever, anomalia de +0,1", é irritante e não ajuda em nada para entendermos o clima do Brasi.

 

Bom se alguns não entenderam a indireta, vou ser mais direto entaõ:

 

CAIO CESAR, ave! A mesma coisa, foca em dados e não em anomalias parciais do mês toda hora!!!! Tu é fera demais pra se ater a esta ladainha de "calor AD NAUSEUM"

 

O clima do fórum a que você se refere e as mensagens "irritantes" apenas refletem o clima que a natureza proporciona para os amantes de frio. Simples assim.

 

Se tivesse frio estariam felizes, como atravessamos o inverno mais quente da história, estão todos tristes e chorões.

 

Sejamos bem claros: eu e alguns aqui previram um inverno tenebroso, eu estou acompanhando um inverno historicamente quente. Foi na mosca. É preciso estudá-lo, entender o que vem ocorrendo, acompanhando seu desenvolvimento. Não espere com isso mapas de neve, acompanhamento de negativas, análise de ondas de frio.

 

Estamos tratando de anomalias de +7, +5, +4 aos montes por longos períodos, algo simplesmente INUSITADO nos registros meteorológicos brasileiros. Ainda mais em um mês de inverno. Tem certeza que alguém falou "pior inverno ever, anomalia de +0,1"? Pra mim estás ridicularizando.

 

Porque ao invés de pipocar 200 mensagens com cada décimo que cai no PNI você não nos ajuda a compreender melhor o que ocorre nesse momento histórico para uma população de milhões de pessoas. É O ASSUNTO em qualquer lugar, com qualquer pessoa. Nas famílias, nos amigos, na escola, no futebol, no bar, o estágio do clima neste inverno.

 

Os mapas de anomalia de calor tem muita relevância e mérito de serem publicados, são fotografias de um momento histórico. Teremos um arquivo de toda a evolução de um período único na meteorologia nacional. Algo jamais vivido no Sul do Brasil que, gostem ou não, merece a mais ampla cobertura.

 

Ah e por falar que só postei calor e isso é aquilo sem ficar em análise de onda de frio. Você sabe qual foi verdadeiramente a última onda de frio no Sul do Brasil?

 

Vá ao tópico do mês de julho e veja quem contra a maré do fórum acompanhou ela do início ao fim. Não teve nenhum expert que colaborou quando havia uma enorme divergência entre os modelos que em sua maioria descartavam o frio. Engraçado como reclamam mas na hora boa também pouco participam.

 

Não sei com quem andas desabafando, mas essa reclamação da cobertura desse momento histórico para mim é infundada.

 

Quando do menor sinal de frio agora em setembro para onde o foco se voltou?

 

O foco estará sempre no clima, no que ocorre agora é nas expectativas futuras. Se o foco não está agradando alguns, melhor brigar com São Pedro. Agente aqui é reflexo do que a natureza nos manda. Fosse um fórum de aficionados por calor, estariam todos felizes...

Edited by Guest
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Colega,

 

Acho que voce está sendo muito duro. É compreensível a percepção do pessoal. O Brasil é um país tropical com baixas amplitudes térmicas anuais. Diferentemente de locais temperados qualquer anomalia de 2 ou tres graus já transforma inverno em verão. Veja só os dados abaixo :

 

Porto Alegre ( Amplitude termica anual de apenas 9.8 graus)

 

Media das maximas Julho 20.3

Media da Minimas em Julho 10.7

Media em Julho 14.4

 

Media das maximas Janeiro 30.2

Media da Minimas em Janeiro 20.5

Media em Janeiro 24.6

 

 

Compare com a cidade onde moro, Brasilia, 1200m de altura, clima tropical de altitude, com estacao seca e chuvosa, sem inverno.

 

Media das maximas Julho 25.1

Media da Minimas em Julho 12.9

Media em Julho 18.3

 

Media das maximas Janeiro 26.9

Media da Minimas em Janeiro 17.4

Media em Janeiro 21.2

 

Observamos que durante o dia , no inverno, se ve diferença ( o que faz as pessoas acharem que faz mais frio em POA porque estao acordadas), mas a noite a diferença é pequena, obviamente POA tem mais variabilidade diaria. Sinceramente muito pouca diferença. 13 pra 11 graus nao da nem pra perceber.

 

Vejamos agora uma cidade em clima temperado bem brando como Buenos Aires (nivel do mar) e Santiago (700mm), pra ficar na America do Sul

 

Buenos Aires (Amplitude termica anual de 14.2 graus)

 

Media das maximas Julho 14.9

Media da Minimas em Julho 7.4

Media em Julho 10.9

 

Media das maximas Janeiro 30.4

Media da Minimas em Janeiro 20.4

Media em Janeiro 25.1

 

Ai ja se ve uma diferença mais marcante. o inverno é fresco e o verão médio como em BSB ou POA. Uma anomalia positiva de 4 graus faria o inverno de Buenos Aires ser igual ao de POA.

 

Santiago (temperado oceanico amplitude anual 13 graus)

 

Media das maximas Julho 14.3

Media da Minimas em Julho 2.5

Media em Julho 7.7

 

Media das maximas Janeiro 29

Media da Minimas em Janeiro 11.8

Media em Janeiro 20.7

 

Nesse caso a coisa é pior. Seria necessaria uma anomalia de 7 graus ! positiva pra ser igual a POA. Observe que a distancia entre o inverno entre Brasilia e POA é a mesma que entre POA e Buenos Aires. E que no caso de Santiago POA é muito mais parecido com BSB do que com Santiago em termos de medias de inverno e media das minimas.

 

Nem vou colocar aqui dados de locais temperados de verdade como washington dc, roma, melbourne etc.

 

Mas o fato é que voce exagerou com os colegas na minha opiniao. A diferenca entre inverno e verao é tao pequena no Brasil, que a altitude manda e qualquer anomalia de 3 ou 4 graus ja transforma inverno em verao. Locais como Monte Verde ou Sao Joaquim sempre sao frios, com ou sem anomalia, pela altitude. Locais na regiao sudeste, sul e centro-oeste, menos a campanha gaucha que esta em zona de transicao, dependem de invasoes raras de frentes frias que baixam a temoeratura por 1,2 ou 3 dias para se ter uma sensacao de frio, e é isso.

 

Dai a sensacao do ano sem inverno.

 

Vale ressaltar que a percepcao de frio é subjetiva. Aqui em Brasilia a percepcao das manhas de inverno na media é mais fria que em POA porque durante o dia é quente. Assim, o fato de sentirmos mais frio no Sul do Brasil do que em NY não é só por falta de infraestrutura, é porque as maximas sao muito altas e o contraste faz voce subjetivamente achar mais frio. Passar 2 semanas em NY com maxima de 5 graus faz voce achar zero grau razoavel. Passar em POA 2 semanas com maxima de 25 graus faz voce achar 5 graus a Siberia.

 

Um abraço

 

 

 

 

 

 

 

Manhã mais fria do ano por aqui! Mínima de 8,0°C. Pela região:

5,4°C Corumbataí (Ciiagro)

6,6°C Descalvado (Ciiagro)

6,9°C Cordeirópolis (Ciiagro)

7,8°C Borborema (Ciiagro)

7,8°C São Simão (Ciiagro)

7,9°C Pradópolis (Inmet)

8,3°C Analândia (Ciiagro)

9,2°C Ariranha (Inmet)

9,4°C Ibitinga (Inmet)

9,6°C São Simão (Inmet)

11,6°C São Carlos (Inmet)

 

Ups! To achando que deveriamos inscrever alguns ai pra fazer um curso de leitura de modelos. Li alguns absurdos aqui, que esse agosto não teve MP, não teve frio, etc etc. O cara lê "anomalia de +1,5 grau" aí já associa "ah esse inverno tá quente demais". Ai você lê, que ao invés de fazer -5, fez -3 na região do cara. Calor pra $@#%#@% hein? Pelo grau de interpretação de alguns aqui, parece que todo dia faz 34 ou 35 graus e que toda noite faz 20, 18 graus. Ai eu pego mensagens de gente do sul que disse assim "aqui fez 7,x graus".

 

Você tá ai demonstrando o que eu sempre digo, melhor ter dados do que pegar mapa de anomalia e fazer aquele drama "estamos no fim do mundo" que leio aqui. Nem preciso dizer que teve caras do ramo que me ligaram, reclamando da postura de leitura de mapas de anomaiia de alguns daqui do site, ou seja quem conheçe, não concorda com essa postura.

 

Vou lançar um movimento aqui.

 

"Movimento dos anti-mapa de anomalia e a favor de leitura adequada dos mesmos".

 

Anomalia no vermelho não quer dizer 30 graus!!!!!!!!!!!!

 

........

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Colega,

 

Acho que voce está sendo muito duro. É compreensível a percepção do pessoal. O Brasil é um país tropical com baixas amplitudes térmicas anuais. Diferentemente de locais temperados qualquer anomalia de 2 ou tres graus já transforma inverno em verão. Veja só os dados abaixo :

 

Porto Alegre ( Amplitude termica anual de apenas 9.8 graus)

 

Media das maximas Julho 20.3

Media da Minimas em Julho 10.7

Media em Julho 14.4

 

Media das maximas Janeiro 30.2

Media da Minimas em Janeiro 20.5

Media em Janeiro 24.6

 

 

Compare com a cidade onde moro, Brasilia, 1200m de altura, clima tropical de altitude, com estacao seca e chuvosa, sem inverno.

 

Media das maximas Julho 25.1

Media da Minimas em Julho 12.9

Media em Julho 18.3

 

Media das maximas Janeiro 26.9

Media da Minimas em Janeiro 17.4

Media em Janeiro 21.2

 

Observamos que durante o dia , no inverno, se ve diferença ( o que faz as pessoas acharem que faz mais frio em POA porque estao acordadas), mas a noite a diferença é pequena, obviamente POA tem mais variabilidade diaria. Sinceramente muito pouca diferença. 13 pra 11 graus nao da nem pra perceber.

 

 

Vale ressaltar que a percepcao de frio é subjetiva. Aqui em Brasilia a percepcao das manhas de inverno na media é mais fria que em POA porque durante o dia é quente. Assim, o fato de sentirmos mais frio no Sul do Brasil do que em NY não é só por falta de infraestrutura, é porque as maximas sao muito altas e o contraste faz voce subjetivamente achar mais frio. Passar 2 semanas em NY com maxima de 5 graus faz voce achar zero grau razoavel. Passar em POA 2 semanas com maxima de 25 graus faz voce achar 5 graus a Siberia.

 

Um abraço

 

 

Cacella, a amplitude Porto Alegre é de 10,3C (14,3C em junho x 24,7C em fevereiro).

 

A média das máximas do mês mais frio (junho) é de 19,2C, e não 20,3C.

 

A sua média das mínimas está correta.

 

Tudo dado do INMET.

 

Bueno, vc sabe que conheço bem o clima das duas cidades. Eu morei ai por 2 anos. Inclusive, experimentei um ano frio para os padrões de Brasília, o ano de 2004. Te visitei no Banco naquela época, lembra?

 

Concordo quando falas que devido a nossa baixa amplitude qualquer anomalia mais forte faz um estrago muito mais perceptível que em outros locais de amplitude maior. Aqui esse mês de agosto foi transformado em novembro por conta dessa anomalia de +5C, e isso faz a sensacão de inverno ser aniquilada. Estes mesmos +5C em NYC continuariam mantendo a sensação de inverno, pois permaneceria bem frio.

 

Contudo....

 

Discordo e muito quando tentas equalizar o aspecto noturno do clima do RS com o de Brasília. São duas as razões básicas:

 

1- Porto Alegre é disparada a cidade menos fria do RS, sendo igualmente, disparada, a cidade com maior incapacidade de ter quedas de temperatura a noite. Todo o resto do estado, até mesmo cidades da região Metropolitana, tem mais condições que POA para ter mínimas "adequadas". Taquara, por exemplo, tem média mínima de 8,9C, quase 2C a menos que POA. Viamão, ao lado de Porto Alegre (mas muito mais afastada do Guaíba), tem média mínima de 8,0C (2,7C a menos que a estação da capital, 7km mais a oeste e perto do Guaíba). Porto Alegre, por uma série de fatores já tratados por mim aqui no fórum (e que não vou repetir agora), é uma cidade péssima para mínimas e não retrata a realidade climática do Estado.

 

2- em Brasília, assim como e quase todas as cidades de clima tropical, a mínima é algo pontual. Eu vivi e percebi claramente isso quando aí vivi. Ninguém vê ou sente o frio, pois ele se concentra no final da madrugada e, tão logo o sol nasce, o gráfico faz um risco para cima. Vc não precisa ter casaco. os interiores não esfriam. É muito diferente daqui. Aqui, especialmente nas baixas altitudes do Estado, a temperatura mínima das 7 da manhã não é muito distante daquilo que era verificado às 21 horas da noite anterior. Há pouca queda noturna. Da mesma forma, quando amanhece, pouca coisa ocorre até umas 10 da manhã. Há muita umidade, cerração e outros fatores que seguram a temperatura num patamar mais baixo. Aqui a máxima é mais pontual. Na serra já é mais diferente. Há mais oscilação. A temperatura dispara e desaba com muito mais velocidade que as terras baixas do RS. É o efeito da altitude (assim como ocorre em BSB), mas obviamente num patamar médio bem mais baixo. Em Gramado a média das mínimas é bem mais baixa que aqui e POA, mas a temperatura salta tão logo o sol nasce, porém pára num patamar mais baixo que a nossa média das máximas de POA. Daí, quando o sol se põe, desaba de uma forma que não ocorre aqui. Enfim, são padrões climáticos que só podem ser explicados por quem já viveu nestes locais, e não apenas pela média da mínima e máxima.

 

Se vc falar com os teus colegas de Banco que hj moram aqui (e se mudaram para cá apenas por causa das raízes, e não pelo clima) e dizer para eles que os nossos invernos se assemelham, que há pouca diferença na sensação de frio, que o nível de conforto térmico é o mesmo em ambas as cidades, eles ficarão estarrecidos. É frequente escutarmos pessoas dizendo "ah que saudade do clima de Brasília...".

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Colega,

 

O que eu quis dizer é que as diferenças sao pequenas em relacao ao frio da noite. Durante o dia a diferenca é significativa, mas POA não é frio. Nem eu disse que representava o clima do RS. Na realidade de POA para baixo o padrão diferencia. Para cima, só com altitude. :good2: :good2:

 

Quando voce fala em morar em Brasilia tem uma outra peculiaridade. Aqui a urbanização faz uma enorme diferença. Muito mais que em POA. No plano piloto é raro fazer frio, mesmo de manha. A estacao do INMET é no meio da cidade. A estacao do aeroporto, perto onde moro, mostra mais o clima da regiao. A media das minimas no inverno aqui em casa é igual a de POA.

 

Mas o ponto nao é comparar as cidades, que obviamente sao diferentes. O ponto é dizer que o pouco de frio no Brasil só com altitude ou na campanha. E que na realidade, para nossa tristeza, é muito eventual, exceto no PNI. Já estive lá algumas vezes. O lugar é muito bonito mas muito pequeno. Nao tenho duvida que lá é o local mais frio do Brasil, seja em médias, ou minimas absolutas, se observarmos por 30 anos.

 

Da uma olhada nesse lugar aqui

 

https://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Sinks

 

Um abraço

 

Colega,

 

Acho que voce está sendo muito duro. É compreensível a percepção do pessoal. O Brasil é um país tropical com baixas amplitudes térmicas anuais. Diferentemente de locais temperados qualquer anomalia de 2 ou tres graus já transforma inverno em verão. Veja só os dados abaixo :

 

Porto Alegre ( Amplitude termica anual de apenas 9.8 graus)

 

Media das maximas Julho 20.3

Media da Minimas em Julho 10.7

Media em Julho 14.4

 

Media das maximas Janeiro 30.2

Media da Minimas em Janeiro 20.5

Media em Janeiro 24.6

 

....".

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

[highlight=yellow][/highlight]

Acho que aqui no BAZ só aqueles com dupla experiência (de vida!!!) nesses locais é que me entenderão. Talvez o Allef... Outros ex-bazianos como Zeocit e Maurício Cx_do_Sul (que mora em Brasília e viveu aqui no RS por cerca de 15 anos) também sabem ver essa clara distinção.

 

Bruno,

Concordo em gênero, número e grau. São realidades totalmente distintas. Isso que a minha região, oeste do MT, é atingida por eventos de friagem, que provocam frio diurno também. Só que é tudo de maneira pontual! Quando a parte interna dos ambientes começavam a resfriar ou quando começava a ficar frio de verdade ja aquecia. O único evento que trouxe uma sensação de frio maior, que inclusive deixou desconfortavel dentro das casas foi a de Julho de 2010, porque além de intensa durou uns 8 dias. Mas é exceção e não regra.

Sem esquecer que na maioria das vezes é um frio seco, ataca o sistema respiratório, mas não é tão desconfortável.

Aqui em Pelotas são dias e dias de nevoeiro, de vento frio e umido. De máximas baixas. Até brinco com alguns colegas que a cidade é imune ao vento noroeste, só os mais intensos pegam ao passo que de Camaquã pra cima torra. Não é raro nessas situações de bloqueio, a grande Porto Alegre estar fervilhando com 30/32ºC enquanto Pelotas e o sul do estado com 18/20ºC. Os ambientes são gelados, o vento incomoda, é bem diferente!

Uma coisa é termos um dia ou dois com mínimas entre 5/7ºC como ocorria la ou uma máxima entre 15/16ºC, outra é ter médias mensais assim como eu tive em julho e agosto de 2013: 7/16º nos dois meses.

Boa parte do sul é assim, dinâmico, apenas com uns locais um pouco mais frios e chuvosos que outros, mas no geral com bastante dinamismo. Fruto de uma atmosfera mais baroclínica.

Alias duvido muito que o sudeste seja distinto do Centro-Oeste, com exceção da Mantiqueira e das áreas altas do sul de SP que devem ter uma sensação de frio mais continua.

Edited by Guest
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Colega,

 

Acho que voce está sendo muito duro. É compreensível a percepção do pessoal. O Brasil é um país tropical com baixas amplitudes térmicas anuais. Diferentemente de locais temperados qualquer anomalia de 2 ou tres graus já transforma inverno em verão. Veja só os dados abaixo :

 

Porto Alegre ( Amplitude termica anual de apenas 9.8 graus)

 

Media das maximas Julho 20.3

Media da Minimas em Julho 10.7

Media em Julho 14.4

 

Media das maximas Janeiro 30.2

Media da Minimas em Janeiro 20.5

Media em Janeiro 24.6

 

 

Compare com a cidade onde moro, Brasilia, 1200m de altura, clima tropical de altitude, com estacao seca e chuvosa, sem inverno.

 

Media das maximas Julho 25.1

Media da Minimas em Julho 12.9

Media em Julho 18.3

 

Media das maximas Janeiro 26.9

Media da Minimas em Janeiro 17.4

Media em Janeiro 21.2

 

Observamos que durante o dia , no inverno, se ve diferença ( o que faz as pessoas acharem que faz mais frio em POA porque estao acordadas), mas a noite a diferença é pequena, obviamente POA tem mais variabilidade diaria. Sinceramente muito pouca diferença. 13 pra 11 graus nao da nem pra perceber.

 

 

Vale ressaltar que a percepcao de frio é subjetiva. Aqui em Brasilia a percepcao das manhas de inverno na media é mais fria que em POA porque durante o dia é quente. Assim, o fato de sentirmos mais frio no Sul do Brasil do que em NY não é só por falta de infraestrutura, é porque as maximas sao muito altas e o contraste faz voce subjetivamente achar mais frio. Passar 2 semanas em NY com maxima de 5 graus faz voce achar zero grau razoavel. Passar em POA 2 semanas com maxima de 25 graus faz voce achar 5 graus a Siberia.

 

Um abraço

 

 

Cacella, a amplitude Porto Alegre é de 10,3C (14,3C em junho x 24,7C em fevereiro).

 

A média das máximas do mês mais frio (junho) é de 19,2C, e não 20,3C.

 

A sua média das mínimas está correta.

 

Tudo dado do INMET.

 

Bueno, vc sabe que conheço bem o clima das duas cidades. Eu morei ai por 2 anos. Inclusive, experimentei um ano frio para os padrões de Brasília, o ano de 2004. Te visitei no Banco naquela época, lembra?

 

Concordo quando falas que devido a nossa baixa amplitude qualquer anomalia mais forte faz um estrago muito mais perceptível que em outros locais de amplitude maior. Aqui esse mês de agosto foi transformado em novembro por conta dessa anomalia de +5C, e isso faz a sensacão de inverno ser aniquilada. Estes mesmos +5C em NYC continuariam mantendo a sensação de inverno, pois permaneceria bem frio.

 

Contudo....

 

Discordo e muito quando tentas equalizar o aspecto noturno do clima do RS com o de Brasília. São duas as razões básicas:

 

1- Porto Alegre é disparada a cidade menos fria do RS, sendo igualmente, disparada, a cidade com maior incapacidade de ter quedas de temperatura a noite. Todo o resto do estado, até mesmo cidades da região Metropolitana, tem mais condições que POA para ter mínimas "adequadas". Taquara, por exemplo, tem média mínima de 8,9C, quase 2C a menos que POA. Viamão, ao lado de Porto Alegre (mas muito mais afastada do Guaíba), tem média mínima de 8,0C (2,7C a menos que a estação da capital, 7km mais a oeste e perto do Guaíba). Porto Alegre, por uma série de fatores já tratados por mim aqui no fórum (e que não vou repetir agora), é uma cidade péssima para mínimas e não retrata a realidade climática do Estado.

 

2- em Brasília, assim como e quase todas as cidades de clima tropical, a mínima é algo pontual. Eu vivi e percebi claramente isso quando aí vivi. Ninguém vê ou sente o frio, pois ele se concentra no final da madrugada e, tão logo o sol nasce, o gráfico faz um risco para cima. Vc não precisa ter casaco. os interiores não esfriam. É muito diferente daqui. Aqui, especialmente nas baixas altitudes do Estado, a temperatura mínima das 7 da manhã não é muito distante daquilo que era verificado às 21 horas da noite anterior. Há pouca queda noturna. Da mesma forma, quando amanhece, pouca coisa ocorre até umas 10 da manhã. Há muita umidade, cerração e outros fatores que seguram a temperatura num patamar mais baixo. Aqui a máxima é mais pontual. Na serra já é mais diferente. Há mais oscilação. A temperatura dispara e desaba com muito mais velocidade que as terras baixas do RS. É o efeito da altitude (assim como ocorre em BSB), mas obviamente num patamar médio bem mais baixo. Em Gramado a média das mínimas é bem mais baixa que aqui e POA, mas a temperatura salta tão logo o sol nasce, porém pára num patamar mais baixo que a nossa média das máximas de POA. Daí, quando o sol se põe, desaba de uma forma que não ocorre aqui. Enfim, são padrões climáticos que só podem ser explicados por quem já viveu nestes locais, e não apenas pela média da mínima e máxima.

 

Se vc falar com os teus colegas de Banco que hj moram aqui (e se mudaram para cá apenas por causa das raízes, e não pelo clima) e dizer para eles que os nossos invernos se assemelham, que há pouca diferença na sensação de frio, que o nível de conforto térmico é o mesmo em ambas as cidades, eles ficarão estarrecidos. É frequente escutarmos pessoas dizendo "ah que saudade do clima de Brasília...".

 

 

Vou meter o meu pitaco, mesmo porque eu conheço o clima do Sul e já morei em Brasília também.

 

1 - É coisa de louco :crazy: cogitar que existem parcas diferenças térmicas entre o inverno de Brasília e o inverno de Porto Alegre. O Bruno já deixou isso muito claro e eu, nesse quesito só tenho a ratificar. Aliás, eu simplesmente odeio o clima de Brasília, a monotonia da ''dinâmica'' de inverno de Brasília, a falta de sensação do frio que desaparece ao raiar do Sol, o mesmo que ''frita'' a nossa cachola em qualquer estação. Lembrando que Brasília está na latitude do sul da Bahia.

 

2 - O pessoal aqui todo no fórum, apesar de focarem muito no tema do frio, precisa lembrar que o clima não é só definido por médias térmicas. Mesmo que as médias e as sensações térmicas de Porto Alegre seja por si ó muito diferentes de Brasília. Qualquer abordagem sobre o clima, qualquer comparação sobre estações deve levar em conta, com a mesma importância, fatores como a dinâmica atmosférica e a distribuição das precipitações.

 

Ou seja, enquanto em Brasília temos uma vivência de inverno pífia de frio, uma falta total de dinâmica atmosférica e um período de fortíssima estiagem (eventualmente com a u.r.a. chegando a níveis saarianos), em Porto Alegre ocorre um ''festival'' de eventos, com a ocorrência de frentes quentes, baixas pressões, ciclogêneses, chuvas sempre presentes, ora copiosas. Ou seja, existe em Porto Alegre uma carga enorme de umidade. A qual, se fosse do mesmo modo tão frequente no Centro-Sul do Brasil, simplesmente ''extinguiria'' quaisquer mínimas interessantes.

 

Dizendo de outro modo: o frio de Porto Alegre tem duração, presença e sensação totalmente diferente do de Brasília pelo fato de ser resultado de uma dinâmica onde as MPs dão o tom do Inverno. Por outro lado, o ''frio'' de Brasília, o frio ''vampiro'' na sua melhor expressão, é quase totalmente dependente da u.r.a. muito baixa. É outra coisa e outro resultado.

 

É por essas e outras que, segundo qualquer análise climática, Porto Alegre é Subtropical e Brasília tem um clima Tropical.

Edited by Guest
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Artur, permita-me discordar. Em São Paulo (talvez não na capital) as anomalias ficaram dentro do desvio padrão. Mas o que acontece em meses com padrão de ASAS ou bloqueio estabelecido a leste do Sudeste, margeando ou entrando na região? Ar mais frio entrando no ES, RJ e MG e por consequência da circulação muito ar quente sendo jogado na região Sul. Pode perceber que houve uma 'igualdade' maior de valores absolutos desde o sul do RS ao Triângulo Mineiro, quando em situações normais essa diferença é menor. Neste ano, sucessivos ingressos de ar quente. Tipica situação em que o mapa de anomalias fica vermelhão sobre o Sul e mais branco a azulado no Sudeste. Percebe-se um "degradê", um gradiente, que é sinoticamente explicado. Aqui vou fechar com anomalias 0,0/+1,0, o que é perfeitamente normal, mas em SP, convenhamos, não tivemos ingresso importante de ar quente .

 

Edit: essa última massa de ar frio provocou mínimas "boas" de SC para cima devido a posição da alta, mais ao norte que de costume.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Com certeza, Moretão, a estação ainda tem muito pouco tempo, teremos que esperar ainda muitos anos para sabermos qual é de fato a média das mínimas no PNI em Agosto ou em qualquer mês. Só estou constatando que este mês no PNI foi incrível, mas não sei dizer se foi acima ou abaixo da média....simplesmente não dá pra afirmar nada por enquanto.

 

E olha, nós tivemos muitos anos no passado em que tanto no Sul, quanto no Sudeste, o inverno foi bom. Hoje em dia é que a coisa anda muito anticorrelacionada, mas olha 1988 por exemplo. Ou 1996...

 

Pra mim sempre estará abaixo da média ou no melhor padrão com predomínio de ar seco, pelo menos no inverno. Ar seco baixa muito as mínimas e não sobe tanto as máximas. Da mesma maneira que acontece nos vales do sul. Isto é válido somente para vales. Os topos, estarão acima da média neste Agosto.

 

No caso do PNI não vejo correlação exatamente com o Sudeste até porque ele não é influenciado por massas de ar da mesma maneira. Acredito em médias retilíneas, variando diretamente pela condição do tempo (seco ou úmido). Não acho que um inverno bom influencie por lá, assim como um inverno ruim também não. Mas não dá para afirmar nada, como você bem disse.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

MARCOS, vc é um ótimo analista de clima, sabe do riscado e vejo que entende profundamente do tema, mais que eu com certeza. Então por favor PARE com essa ladainha, cara!!!!!!!! Tira essas p...de "vai tudo ferver", que vai ajudar a desanuviar a mente de alguns que vão nessa onda "aquecimentista". Sei que o inverno tá ruim, mas, poxa meu, se eu pudesse eu me ajoelhava aqui, PARA de tanto drama!!!! Ajuda com teu vasto conhecimento no site, POR FAVOR!!!! CAIO CESAR, ave! A mesma coisa, foca em dados e não em anomalias parciais do mês toda hora!!!! Tu é fera demais pra se ater a esta ladainha de "calor AD NAUSEUM"

É, eu realmente estava me passando. Acabei descarregando no BAZ.

 

Agora, uma coisa eu preciso dizer: eu gostava do calor até pouco tempo atrás. Agora eu não gosto muito, talvez nada. Em 2012 passamos CALOR aqui por pelo menos 9 meses, esse ano estamos sofrendo já em agosto. Não há frio algum. Você não imagina como as pessoas têm sofrido aqui nos calorões dos últimos verões, e agora estamos passando calor no inverno. Agora mesmo acabo de chegar em casa depois de caminhar 500 m e já comecei a ficar um pouco suado. É isso que me tira o humor. Pelo visto acabo transmitindo o mau humor no BAZ. Me desculpe se passei do ponto, entendo a irritação.

 

O que eu faço com mensagens que não gosto, eu simplesmente passo batido. Tinha gente aqui que eu via comentários infindáveis e TOTALMENTE fora da discussão e, só pela extensão do texto, puxava para baixo a barra de rolagem do computador.

 

Agora 28,1°.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É bobagem a comparação Brasília POA. Mesmo que haja médias mínimas próximas no inverno, a DINÂMICA é TOTALMENTE diferente. O Bruno e o Allef já explicaram muitos dos fatores. Além do que há uma vivência, uma relação diferente com o clima, além da radiação solar aqui ser bem menos do que a de Brasília. Pegar 15° com sol alto e no meio do inverno muda muito, ainda mais se o tempo estiver relativamente nublado.

 

Os interiores também são outro fator determinante. Por hábito, no Sul (se bem que no Brasil todo é assim) nós VIVEMOS o frio.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Não preciso dizer que o padrão serial killer de 2015 mutilou a potencial onda de frio no início de setembro, e que agora teremos algo fraco, sem risco para as culturas expostas no cenário anterior.

Ontem eu receava que o GFS fosse acabar com o ciclone que puxaria o frio da segunda mp. Dito e feito. Mas ainda assim a mp entra, mas entra menos, atingindo RS, SC e um pouco o S e E do PR e E de SP.

 

Aqui 28,5° com 49%. Está bem abafado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

MARCOS, vc é um ótimo analista de clima, sabe do riscado e vejo que entende profundamente do tema, mais que eu com certeza. Então por favor PARE com essa ladainha, cara!!!!!!!! Tira essas p...de "vai tudo ferver", que vai ajudar a desanuviar a mente de alguns que vão nessa onda "aquecimentista".

 

Agora, uma coisa eu preciso dizer: eu gostava do calor até pouco tempo atrás. Agora eu não gosto muito, talvez nada. Em 2012 passamos CALOR aqui por pelo menos 9 meses, esse ano estamos sofrendo já em agosto. Não há frio algum. Você não imagina como as pessoas têm sofrido aqui nos calorões dos últimos verões, e agora estamos passando calor no inverno. Agora mesmo acabo de chegar em casa depois de caminhar 500 m e já comecei a ficar um pouco suado. É isso que me tira o humor. Pelo visto acabo transmitindo o mau humor no BAZ. Me desculpe se passei do ponto, entendo a irritação.

 

Agora 28,1°.

 

Depois que passei 20 dias no Canadá. ..pegando frio de -21 e sensacao térmica de quase -30...qdo vc chega aqui e vemos que o frio daqui realmente eh muito fraco...e qdo temos ondas de frio aqui...são passageiras...e a temperatura logo sobe.....Ate mesmo no PNI...que hj de -4.2...agora faz 19.5 por la..

 

Frio constante temos em Ushuaia por ex....mas dai estou falando em mais de 50 graus de latitude

 

Esta conversa que todos aqui gostam de frio...eu nao acredito....Quero ver alguem dizer isso passando meses sob neve e temperaturas entre -5 / -35......ninguem alguenta isso .só quem nasceu nisso..por 5 ou 6 meses....aguenta 10 ou 15 dias...Qdo falamos que gostamos do frio..eh aquele entre 5/10 graus...que eh o padrão brasileiro de pouquíssimas regioes onde somadas não chegam nem a 50 mil habitantes. ..em um país de 204 milhões. ...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Nem preciso dizer que teve caras do ramo que me ligaram, reclamando da postura de leitura de mapas de anomaiia de alguns daqui do site, ou seja quem conheçe, não concorda com essa postura.

 

Vou lançar um movimento aqui.

 

"Movimento dos anti-mapa de anomalia e a favor de leitura adequada dos mesmos".

 

Anomalia no vermelho não quer dizer 30 graus!!!!!!!!!!!!.

 

E isso não quer dizer que contesto o inverno ruim, mas que é irritante ler toda hora "eu avisei", "JT já sabia", "vai fazer 35 ao invés de frio", ""pior inverno ever, anomalia de +0,1", é irritante e não ajuda em nada para entendermos o clima do Brasi.

 

Bom se alguns não entenderam a indireta, vou ser mais direto entaõ:

 

CAIO CESAR, ave! A mesma coisa, foca em dados e não em anomalias parciais do mês toda hora!!!! Tu é fera demais pra se ater a esta ladainha de "calor AD NAUSEUM"

 

O clima do fórum a que você se refere e as mensagens "irritantes" apenas refletem o clima que a natureza proporciona para os amantes de frio. Simples assim.

 

Se tivesse frio estariam felizes, como atravessamos o inverno mais quente da história, estão todos tristes e chorões.

 

Sejamos bem claros: eu e alguns aqui previram um inverno tenebroso, eu estou acompanhando um inverno historicamente quente. Foi na mosca. É preciso estudá-lo, entender o que vem ocorrendo, acompanhando seu desenvolvimento. Não espere com isso mapas de neve, acompanhamento de negativas, análise de ondas de frio.

 

Estamos tratando de anomalias de +7, +5, +4 aos montes por longos períodos, algo simplesmente INUSITADO nos registros meteorológicos brasileiros. Ainda mais em um mês de inverno. Tem certeza que alguém falou "pior inverno ever, anomalia de +0,1"? Pra mim estás ridicularizando.

 

Porque ao invés de pipocar 200 mensagens com cada décimo que cai no PNI você não nos ajuda a compreender melhor o que ocorre nesse momento histórico para uma população de milhões de pessoas. É O ASSUNTO em qualquer lugar, com qualquer pessoa. Nas famílias, nos amigos, na escola, no futebol, no bar, o estágio do clima neste inverno.

 

Os mapas de anomalia de calor tem muita relevância e mérito de serem publicados, são fotografias de um momento histórico. Teremos um arquivo de toda a evolução de um período único na meteorologia nacional. Algo jamais vivido no Sul do Brasil que, gostem ou não, merece a mais ampla cobertura.

 

Ah e por falar que só postei calor e isso é aquilo sem ficar em análise de onda de frio. Você sabe qual foi verdadeiramente a última onda de frio no Sul do Brasil?

 

Vá ao tópico do mês de julho e veja quem contra a maré do fórum acompanhou ela do início ao fim. Não teve nenhum expert que colaborou quando havia uma enorme divergência entre os modelos que em sua maioria descartavam o frio. Engraçado como reclamam mas na hora boa também pouco participam.

 

Não sei com quem andas desabafando, mas essa reclamação da cobertura desse momento histórico para mim é infundada.

 

Quando do menor sinal de frio agora em setembro para onde o foco se voltou?

 

O foco estará sempre no clima, no que ocorre agora é nas expectativas futuras. Se o foco não está agradando alguns, melhor brigar com São Pedro. Agente aqui é reflexo do que a natureza nos manda. Fosse um fórum de aficionados por calor, estariam todos felizes...

 

Assinado embaixo com todas as vírgulas e acentos. Os brasileiros do sul e de parte do sudeste ( muitos milhões deles) estão vivenciando um dos invernos mais quentes da história, para alguns "o mais quente da história". 6 ou 7 pessoas sentiram "uma sequencia de mínimas negativas nunca antes registradas na história desse país". Mas algumas pessoas querem chamar atenção para o segundo fato ao invés do primeiro! Ou seja, querem ficar babando o ovo de um vale a 2400 metros de altitude com 5 km de extensão!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Não preciso dizer que o padrão serial killer de 2015 mutilou a potencial onda de frio no início de setembro, e que agora teremos algo fraco, sem risco para as culturas expostas no cenário anterior.

 

Caio, você se refere a diminuição da onda de frio feita gradualmente por ECMWF e GFS até a 0Z de hoje ou a quase aniquilação dela feita pelo GFS 6Z. Gente, se o GFS 6Z estiver certo nem a isoterma de 4oC a 850 chega ao norte do RS...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal. Em Buenos Aires temos uma tarde de domingo de sol e céu parcialmente nublado, com 22,4ºC agora. Interessante que no Aeroparque, ao lado do rio da Prata, o vento sopra justamente do rio e faz apenas 18,0ºC. Como a automática travou, não sei de quanto foi a mínima, mas a horária foi de 13,4ºC às 7h, elevada para a época, mas bem abaixo do que estava sendo esperado. A máxima prevista para hoje é de 23-24ºC.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

Esta conversa que todos aqui gostam de frio...eu nao acredito....Quero ver alguem dizer isso passando meses sob neve e temperaturas entre -5 / -35......ninguem alguenta isso .só quem nasceu nisso..por 5 ou 6 meses....aguenta 10 ou 15 dias...Qdo falamos que gostamos do frio..eh aquele entre 5/10 graus...que eh o padrão brasileiro de pouquíssimas regioes onde somadas não chegam nem a 50 mil habitantes. ..em um país de 204 milhões. ...

 

Não gosto de locais com amplitude térmica extrema, tanto para o calor quanto para o frio. Se fosse para escolher entre Vancouver e Toronto, fico com a primeira.

 

Estou em Mogi das Cruzes nesse momento. Nessa madrugada o inverso ocorreu: saí de casa com densa neblina e termômetro marcando 9,4ºC e, quando cheguei em Mogi às 07:00, céu totalmente aberto e frio forte nas baixadas. Foto que tirei antes de chegar em casa num bairro rural chamado Cocuera:

 

11027965_10207738147916858_1911110795481859880_o.jpg

 

Geada isolada na área sombreada junto à árvore? Infelizmente não desci da moto para observar... certamente a mínima nesse local nessa madrugada ficou abaixo dos 6ºC.

 

***********************************************************************

 

Médias desse mês em Itapevi (Res. das Flores - 773m)

 

Min.: 9,37ºC

Máx.: 25,42ºC

 

Média simples: 17,39ºC

 

Obs.: Fico devendo os dias 09, 10, 11, 30 e 31/08. Quanto às chuvas, estimo algo em torno de 25 mm acumulados neste mês.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

As mensagens fora do assunto serão movidas SEM aviso prévio. Se quiserem provocar uns aos outros, fiquem a vontade, mas utilizem mps.

Estamos pedindo a cooperação pela última vez. Ninguém vai poder alegar perseguição ou parcialidade depois.

Este é um tópico de monitoramento e previsão. Não de comparação de climas, de temperaturas ou seja lá do que for. Vamos abrir um tópico de avaliação do inverno, onde todos poderão colocar suas opiniões, mas sem ataques!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Livramento com 30 graus, céu limpo, 49% a umidade relativa...

2015 não teve inverno, e sim um outono prolongado...acho que dificilmente teremos outro ano semelhante nas próximas décadas.

A história está passando diante de nossos olhos!!

Além de calor está ABAFADO, pelo visto Livramento pior do que POA devido à u.r. um pouco mais alta. Aqui bato 29,9° com 45%. Um pouco mais seco. Cirrus e vento NNO a 5,5 km/h. Fica realmente muito difícil um sujeito que ama o frio passar por isso em agosto.

 

O outono foi prolongado assim como a primavera também será, já que ela começou no final de julho.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos,

 

Faz muito tempo que não escrevo mas acompanho diariamente o fórum .estou em Montreal desde o dia 15/08 e ficarei aqui pelo menos até fevereiro de 2016.a primeira semana que passei aqui fez um calor horripilante,me lembrou os finais de ano que passei no Guarujá e na praia grande,simplesmente infernal,em um dia as 20 hs a sensação térmica era de 38 graus.agora já refrescou um pouco ,principalmente a noite.pelo que me contaram o último inverno aqui em Montreal foi monstruoso,todos os dias de fevereiro tiveram temperatura mínima abaixo de -20 °C.estou na expectativa pelo inverno que está por vir,pois estarei aqui para vivenciá-lo.um abraço a todos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Livramento com 30 graus, céu limpo, 49% a umidade relativa...

2015 não teve inverno, e sim um outono prolongado...acho que dificilmente teremos outro ano semelhante nas próximas décadas.

A história está passando diante de nossos olhos!!

Além de calor está ABAFADO, pelo visto Livramento pior do que POA devido à u.r. um pouco mais alta. Aqui bato 29,9° com 45%. Um pouco mais seco. Cirrus e vento NNO a 5,5 km/h. Fica realmente muito difícil um sujeito que ama o frio passar por isso em agosto.

 

O outono foi prolongado assim como a primavera também será, já que ela começou no final de julho.

 

Tô com o ar condicionado do quarto à todo vapor. Na rua tem um vento quente e seco, sem falar do solaço. Me sinto no mês de dezembro.

Marcos, imagina se em 2016 esse quadro se repete?

Nunca acreditei e não acredito em aquecimento global, mas que existe um aquecimento REGIONAL, mais especificamente no CONESUL, isso é inegável.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Cacella, acho que ninguém aqui classifica o clima de Porto Alegre como frio. Tinha um louquinho aqui uma época que tinha a crença de que Porto Alegre tinha inverno gelados e frios no passado. Ele acabou sendo expulso do site por excesso de trollagem. Por outro lado, hj há alguns que trollam pelo sentido contrário, achando que Porto Alegre é tropical. Tem muita gente aqui que gosta de fazer showzinho.

 

Vc é um cara sério e conceituado. Tem uma boa percepção do mundo e dos climas. Concordo totalmente com vc que uma médias das máximas de 19,2C não é uma média das máximas fria. E isso que estamos falando da menor média das máximas entre todas as capitais do país. Uma média baixa para as máximas tem que estar menor ou igual a 17C. Cidades com esse padrão são as verdadeiramente frias. Há várias no sul do país e com esse padrão, especialmente na Campanha e nas serras de SC e RS. Porto Alegre, contudo, consegue ter invernos frios, mas são eventos além do desvio-padrão. Eles ocorrem e marcam o senso comum. Diigamos que 33% dos invernos aqui da capital tem padrão frio. Isso ocorre. As pessoas vivem. E tem os inverno como o de 2015, que são eventos de cauda (para o lado do calor).

 

Sobre a tua afirmação sobre a urbanização de Brasília, descupe a sinceridade, mas achei um comentário ingênuo para um estudioso do clima. Vc acha que é só Brasília que possuim micro-clima? Bairros como o Park Way onde vc mora há em todas as grandes cidades brasileiras: SP, Ctba, POA, BH, RJ, etc. Aqui em POA quem mora nesses condomínios fechados do Alphaville, Terravillle, etc, vive outra realidade. São bairros que não condizem com o que é verificado no INMET da cidade. São regiões onde cai geada. São o Park Way de Porto Alegre.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Indaial temos 30,4C° com tempo bem ensolarado, brisa quente que faz a sensação de abafamento ser um pouco pior.

 

Entre hoje e amanhã pode correr o risco de quebrar de record em agosto, algo entre 35/36C°

 

As 14:50 com 30,4C° acredito que pelas 16h vai atingir o pico, algo entre 32/33C°.

 

Mas o pior vem amanhã e terça :heat: :heat:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

O clima do fórum a que você se refere e as mensagens "irritantes" (1)apenas refletem o clima que a natureza proporciona para os amantes de frio. Simples assim.

 

Se tivesse frio estariam felizes, como atravessamos o inverno mais quente da história, estão todos tristes e chorões.

 

(2)Sejamos bem claros: eu e alguns aqui previram um inverno tenebroso, eu estou acompanhando um inverno historicamente quente. Foi na mosca. É preciso estudá-lo, entender o que vem ocorrendo, acompanhando seu desenvolvimento. Não espere com isso mapas de neve, acompanhamento de negativas, análise de ondas de frio.

 

(3)Estamos tratando de anomalias de +7, +5, +4 aos montes por longos períodos, algo simplesmente INUSITADO nos registros meteorológicos brasileiros. Ainda mais em um mês de inverno. Tem certeza que alguém falou "pior inverno ever, anomalia de +0,1"? Pra mim estás ridicularizando.

 

(4)Porque ao invés de pipocar 200 mensagens com cada décimo que cai no PNI você não nos ajuda a compreender melhor o que ocorre nesse momento histórico para uma população de milhões de pessoas. É O ASSUNTO em qualquer lugar, com qualquer pessoa. Nas famílias, nos amigos, na escola, no futebol, no bar, o estágio do clima neste inverno.

 

(5)Os mapas de anomalia de calor tem muita relevância e mérito de serem publicados, são fotografias de um momento histórico. Teremos um arquivo de toda a evolução de um período único na meteorologia nacional. Algo jamais vivido no Sul do Brasil que, gostem ou não, merece a mais ampla cobertura.

 

(6)Ah e por falar que só postei calor e isso é aquilo sem ficar em análise de onda de frio. Você sabe qual foi verdadeiramente a última onda de frio no Sul do Brasil?

 

(6)Vá ao tópico do mês de julho e veja quem contra a maré do fórum acompanhou ela do início ao fim. Não teve nenhum expert que colaborou quando havia uma enorme divergência entre os modelos que em sua maioria descartavam o frio. Engraçado como reclamam mas na hora boa também pouco participam.

 

(7)Não sei com quem andas desabafando, mas essa reclamação da cobertura desse momento histórico para mim é infundada.

 

Quando do menor sinal de frio agora em setembro para onde o foco se voltou?

 

O foco estará sempre no clima, no que ocorre agora é nas expectativas futuras. Se o foco não está agradando alguns, melhor brigar com São Pedro. Agente aqui é reflexo do que a natureza nos manda. Fosse um fórum de aficionados por calor, estariam todos felizes...

 

 

Antes de mais nada, para a ADM, não falarei palavras pesadas e nem provocarei ninguem. Vou responder apenas o que me questionaram.

 

Caio,

 

Li tuas respostas, tirando uma ou duas frases , gostaria, se colega permitir, fazer algumas colocações sobre pontos interessantes de sua conversa:

 

1)Tem toda razão, e pra movimentar o fórum alguns como eu são obrigados a levantar polêmicas, senão tudo só vira em torno de "onda de calor" que nada mais é que normal para Agosto. Tudo bem que o normal passou do ponto esse ano, faz parte.

 

2) Tem razão, foi histórico e está sendo. Mas é preciso olhar outros mapas, o de anomalias provoca em alguns a "crise aquecimentista" que a mídia adora vender a leitores alienados, como bem sabemos. Anomalia em vermelho não quer dizer exatamente calor de 30 graus constante e vc bem o sabe. Ajudaria se conseguisse focar em outros mapas para o entendimento do pessoal.

 

3) Ok, anomalias de +7, +5 e +4. Então fale de que locais exatamente são, ou melhor, porque não espera fechar agosto antes de usar dados parciais? Pelas parciais, parece que tá tudo perdido, mas e o fechamento do mês? Para melhor compreensão do momento que o inverno acabou de passar, nada melhor que dados cheios do mês, correto?

 

4) Desnecessário, pelo visto você só leu o que eu escrevi dirigido a você. Pois vou recopiar o trecho aqui: "Reclamaram do PNI pra mim, me ligaram, me xingaram, e por causa disso eu diminui minhas mensagens, eu mesmo me manquei que tava chato mesmo e exagerava! BOM SENSO a alguns ai, pra podermos elevar a um novo patamar de discussões!"

Não precisamos ser tão intolerantes assim. Pode fazer uma busca recente no site e compare quantas mensagens escrevi do PNI de Julho até aqui, pegando Julho do ano passado como exemplo, que tal? Não me peça para parar de falar do PNI, já que deixa claro que eu não posso te impedir de falar de CALOR AD NAUSEUM.

 

5) Concordo 100 % neste ponto, só queria ver mais dados que só mapas de anomalia com cores que não são tão precisas, vc tem condições de trazer algo a mais que isso.

 

6) Que tal a última dessa semana, que trouxe mais algumas negativas e várias mínimas sub-10 para o Brasil, ou tem que fazer -20 pra se dizer que fez frio? Podemos vasculhar o tópico pra encontrar essas mensagens perdidas, o que acha?

 

7) Não estou reclamando da cobertura, mas da forma como está sendo feita. Como já ouvi aqui, usam um martelo para fazer todas as análises, e esse martelo se chama "mapa de anomalias". Cara, afirmo, reafirmo e se tiver que falar um milhão de vezes, vou falar: MAPA DE ANOMALIA NÂO QUER DIZER SÓ CALOR!!!!!

 

Sobre focos no site, concordo que infelizmente a anomalia está fazendo estragos pelo Brasil, mas a forma dramática como está sendo tratada, está passando do limite. Se o PNI passou do limite, reclamaram e vc foi um desses, agora que eu to dando um tempo, tenho o mesmo direito de reclamar a forma de análise que se tornou o BAZ. Que tal fundarmos o Anomalia Acima de 30? Os AAZIANOS de plantão se deliciriam.

 

Esperamos que o papo continue com decencia e sem ofensas. :friends:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Esquentou pra valer em São Paulo hoje. No momento por toda a cidade a temperatura varia entre 31ºC/32ºC.

 

Mínimas hoje:

 

Centro 15,1ºC :heat:

Itaquera 13,7ºC

Mauá 11,1ºC

Capela do Socorro 9,3ºC (altíssima amplitude térmica).

Verdade.

 

A automática do Mirante já bateu nos 31,2°C (Esperemos a convencional)

O IAG já tocou nos 32,4°C. :heat:

 

Mínimas,

Mirante (Conv.): 14,3°C

IAG: 12,7°C

 

Céu limpo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ao que tudo indica, com o sepultamento do frio pelos modelos, teremos o primeiro ano sem uma sub-10ºC no INMET de São Paulo.

 

Ainda que por um milagre isso não aconteça, outro recorde já está garantido: o da sub-10 mais tardia da história.

 

Anos atrás alguém disse que, quando isso ocorresse, seria a pá-de-cal pra SP. Pois bem, ao que parece acontecerá.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Artur, permita-me discordar. Em São Paulo (talvez não na capital) as anomalias ficaram dentro do desvio padrão. Mas o que acontece em meses com padrão de ASAS ou bloqueio estabelecido a leste do Sudeste, margeando ou entrando na região? Ar mais frio entrando no ES, RJ e MG e por consequência da circulação muito ar quente sendo jogado na região Sul. Pode perceber que houve uma 'igualdade' maior de valores absolutos desde o sul do RS ao Triângulo Mineiro, quando em situações normais essa diferença é menor. Neste ano, sucessivos ingressos de ar quente. Tipica situação em que o mapa de anomalias fica vermelhão sobre o Sul e mais branco a azulado no Sudeste. Percebe-se um "degradê", um gradiente, que é sinoticamente explicado. Aqui vou fechar com anomalias 0,0/+1,0, o que é perfeitamente normal, mas em SP, convenhamos, não tivemos ingresso importante de ar quente .

 

Edit: essa última massa de ar frio provocou mínimas "boas" de SC para cima devido a posição da alta, mais ao norte que de costume.

 

Discordando você concordou comigo no final. DE SP pra cima, tirando as mínimas do Mirante que forma um fiasco, a coisa não foi tão ruim assim, desmistificando que o CONESUL foi todo atingido por anomalias de calor. Acho que seria legal trazermos dados das nevadas no Chile e Argentina, é inconcebível que Buenos Aires seja o reflexo do que aconteceu até agora nesse inverno Argentino e Chileno.

 

Considero que o problema, nos últimos dois anos, é bem na faixa de transição do sub para o tropical, envolvendo partes da Argentina, partes do Uruguai (que teve um inverno praticamente épico esse ano, negativas extremas a dar com balde). Nessa faixa, podemos incluir o sul do Brasil e parte de SP, que na verdade estão sob os efeitos do tal do JBN, mas que a hora que o atlantico resfriar e sairmos do Patamar El Nino, ai quero ver reclamarem de inverno ruim.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O Uruguai teve episódios de mínimas muito baixas, quase históricas.

 

Mas precisamos ver as médias para saber se o inverno realmente foi frio ou se trataram de alguns eventos isolados.

 

Aqui em Sampa, todo mundo se lembra de 1975 (Os que têm idade, claro), devido àquela onda de frio mastodôntica e histórica.

 

Mas, na média, 1988 foi bem mais frio que 1975 aqui na capital.

Não teve nenhuma MP histórica mas fez frio quase contínuo (Para nossos padrões) por semanas.

Para dar um exemplo, estação do Mirante teve 11 temperaturas sub-10 em junho e 17 temperaturas sub-10 em julho, naquele ano.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Adamantina, região oeste do Estado de São Paulo, registra 35 graus nessa tarde. No dia 31 de agosto, a previsão da máxima será de 36 graus. Quase todo o ano, no final do inverno, mais precisamente no final de agosto e início de setembro, ocorrem eventos de temperaturas máximas acima de 34 graus por alguns dias consecutivos e essa calorão provoca a morte de milhares galinhas poedeiras, nas granjas de ovos de Bastos-SP (oeste paulista).

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Esquentou pra valer em São Paulo hoje. No momento por toda a cidade a temperatura varia entre 31ºC/32ºC.

 

Mínimas hoje:

 

Centro 15,1ºC :heat:

Itaquera 13,7ºC

Mauá 11,1ºC

Capela do Socorro 9,3ºC (altíssima amplitude térmica).

Verdade.

 

A automática do Mirante já bateu nos 31,2°C (Esperemos a convencional)

O IAG já tocou nos 32,4°C. :heat:

 

Mínimas,

Mirante (Conv.): 14,3°C

IAG: 12,7°C

 

Céu limpo.

 

UPDATE:

 

MIRANTE CHEGOU EM 32,3ºC

 

Se confirmar na Convencional, estamos a 0,8ºC do recorde Histórico para o mês...

 

E amanhã a previsão é de ser mais quente que hoje....

 

Será que o único recorde antigo ainda de pé será quebrado nesse maravilhoso ano de 2015??

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

UPDATE:

 

MIRANTE CHEGOU EM 32,3ºC

 

Essa Máxima (se confirmar) é a 8º Maior já registrada em Agosto no Mirante desde 1961:

 

1) 31 de Ago 1963 = 33,0ºC

2) 28 de Ago 1961 = 32,8ºC

3) 30 de Ago 2011 = 32,7ºC

4) 31 de Ago 1994 = 32,6ºC

5) 29 de Ago 2011 = 32,6ºC

6) 29 de Ago 2005 = 32,5ºC

7) 30 de Ago 2005 = 32,5ºC

8) 28 de Ago 2005 = 32,3ºC

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Curitiba já bateu os 30,6°C na automática do INMET

Com certeza uma das maiores temperaturas já registradas em agosto

A UR chegou a 13%, nunca vi tão baixa

A mínima foi de 10,1°C, 20,5°C de amplitude, também uma das maiores amplitudes que já vi na capital

 

O último dia com 30°C foi em 27 de fevereiro

 

Alguém sabe a máxima recorde para agosto? Sei que já passou dos 31°C

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Concordo com o que voce falou, exceto pela urbanizacao e que eu seja sério :laugh: :laugh: . No caso das cidades no CO o frio vem a noite, sem vento, muito umido (na minima a umidade esta proxima de 100% normalmente e ja vi geada aqui na frente da minha casa ha muitos anos atras quando estava 4 graus no aqui. No fundo do vale deve ter ido menos.). É um engano comum em dizer que aqui o frio é seco. Aqui o frio é com 100% de umidade, exceto a partir de Agosto quando a umidade cai. No caso do Sul o frio muitas vezes vem com o vento e as minimas absolutas acontecem em situacoes analogas a daqui, com ceu limpo e sem vento. Nesse caso a urbanizacao tem papel menor ja que o aquecimento durante o dia é menor com a media das maximas dai muito inferior as daqui.

 

No caso do CO é tempo aberto e quente o dia todo com insolacao 100% do tempo. Isso aquece as estruturas urbanas e afeta as temperaturas violentamente em areas urbanizadas. Aqui eu moro em topo e nao em vale. É comum a minima aqui ser 6 a 7 graus menor que no plano piloto (A estacao do INMET que fica no centro da cidade deve apresentar aquecimento muito grande das minimas a partir de 1990). Isso é todo dia no inverno. Por vezes esta 14 graus aqui as 10 da noite e 20 no plano piloto que é muito perto daqui (12km de carro e 4km em linha reta).Tipico dessas regioes. Aqui a urbanizacao tem efeitos dramaticos nas minimas noturnas. Com certeza muito mais que em POA ou nas cidades da regiao Sul.

 

Agora impressionante eu vi em Alto Paraiso em um encontro de astrofotografia. A temperatura la durante o dia era uns 24 graus. As seis da tarde 20 graus. O Sol se pos e as 7 e meia da noite ja estava 11 graus. Umidade 100% molhando tudo. Ai a temperatura caia lentamente até uns 7 graus na manha. Esse seria o clima aqui se nao tivesse urbanizacao e nao tivessem feito o lago pra maneirar as coisas.

 

ps: sei que foi um deslize na hora de escrever mas nao custa lembrar que ...geada nao cai...se forma :ok:

 

Um abraço

 

Cacella, acho que ninguém aqui classifica o clima de Porto Alegre como frio. Tinha um louquinho aqui uma época que tinha a crença de que Porto Alegre tinha inverno gelados e frios no passado. Ele acabou sendo expulso do site por excesso de trollagem. Por outro lado, hj há alguns que trollam pelo sentido contrário, achando que Porto Alegre é tropical. Tem muita gente aqui que gosta de fazer showzinho.

 

Vc é um cara sério e conceituado. Tem uma boa percepção do mundo e dos climas. Concordo totalmente com vc que uma médias das máximas de 19,2C não é uma média das máximas fria. E isso que estamos falando da menor média das máximas entre todas as capitais do país. Uma média baixa para as máximas tem que estar menor ou igual a 17C. Cidades com esse padrão são as verdadeiramente frias. Há várias no sul do país e com esse padrão, especialmente na Campanha e nas serras de SC e RS. Porto Alegre, contudo, consegue ter invernos frios, mas são eventos além do desvio-padrão. Eles ocorrem e marcam o senso comum. Diigamos que 33% dos invernos aqui da capital tem padrão frio. Isso ocorre. As pessoas vivem. E tem os inverno como o de 2015, que são eventos de cauda (para o lado do calor).

 

Sobre a tua afirmação sobre a urbanização de Brasília, descupe a sinceridade, mas achei um comentário ingênuo para um estudioso do clima. Vc acha que é só Brasília que possuim micro-clima? Bairros como o Park Way onde vc mora há em todas as grandes cidades brasileiras: SP, Ctba, POA, BH, RJ, etc. Aqui em POA quem mora nesses condomínios fechados do Alphaville, Terravillle, etc, vive outra realidade. São bairros que não condizem com o que é verificado no INMET da cidade. São regiões onde cai geada. São o Park Way de Porto Alegre.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.