Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Por aqui nada de frente fria. Quarta feira segue ensolarada e quente, mas com os ventos soprando com mais força de N-NO por causa da pré frontal. Faz até 28c em alguns postos do CGE.

Tudo bem que segundo os modelos, a entrada dos ventos polares aconteceria entre o fim da tarde e a noite, só que eu já estava um tempo mais fechado hoje e uma máxima mais comportada. Mas enfim, acho que o Sol gostou de Sampa e não quer mais sair daqui.

Rajadas de ONO a NNO de até:

54 km/h na automática do Mirante

59 km/h em Congonhas

 

A automática do Mirante bateu nos 28,1°C.

Nada diferente dos últimos dias. :sad:

 

Agora finalmente os ventos polares começam a entrar na Grande SP. Apesar de aqui a temperatura continuar alta em boa parte dos postos do CGE, Parelheiros já está com 18 graus. Mas logo logo o ar mais frio vai se espalhando por toda a cidade.

Link to comment
Share on other sites

As mínimas do inverno de 1963....parece ser bem mais condizentes..Varias localidades arrebentaram....

 

Agora , se o próprio Inmet colocada em duvida esta marca de -14....dizendo que a chance de ser relva ser enorme ...quem sou eu pra questionar...

 

Nunca vi por exemplo Caçador fazer -6.......e Campos Novos no mesmo dia +8.....de mínima......

 

Mas tudo é possivel

 

Boa tarde Carlos!

Quanto você acha que deve ter feito aqui em SBC no mesmo ano?

Link to comment
Share on other sites

As mínimas do inverno de 1963....parece ser bem mais condizentes..Varias localidades arrebentaram....

 

Agora , se o próprio Inmet colocada em duvida esta marca de -14....dizendo que a chance de ser relva ser enorme ...quem sou eu pra questionar...

 

Nunca vi por exemplo Caçador fazer -6.......e Campos Novos no mesmo dia +8.....de mínima......

 

Mas tudo é possivel

 

Boa tarde Carlos!

Quanto você acha que deve ter feito aqui em SBC no mesmo ano?

 

Em 1963...não faço a menor ideia.....Mas e 1955 arriscaria uns -4........e -2 em 1994

Link to comment
Share on other sites

É BRABO LER ALGUMAS COISAS .

 

Quando uma reportagem de um órgão de comunicação vinculado ao grupo Globo noticiou uma temperatura de -5ºC anotadas no termômetro a álcool do Seo César no PNI e publicou fotos do riacho congelado.

 

Foram páginas e mais páginas, neste espaço, demonstrando de forma cabal a impossibilidade de tal evento.

 

O principal argumento era a incontestável radiossondagem do Galeão.

 

Então, -9,6ºC em 2015 parece um resultado comum.

 

=====

Sobe o caso Caçador 12/06/52:

 

Como céptico há evidências suficientes para eu ao menos questionar.

 

A parte que eu não entendi é a "suspeita" sobre o anotador. Confesso. Não havia pensado nisto. E não repetirei a história da razão de dados perdidos serem anotados como 999,9.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

''Outro exemplo: No dia 28 de Junho de 2011, dia que Urupema bateu -8,8°C e -9°C nas duas estações, seu recorde absoluto, Ponte Serrada, estação automática (pra quem enxerga diferença entre aut. e conv.) de topo, bateu -7,6°C. Neste dia não tínhamos nenhuma das estações de Água Doce. Tivemos uma diferença de apenas 1,4°C entre uma estação de topo no Oeste e uma de baixada no Planalto Sul. É possível que tenha feito mais frio no Oeste neste dia, que no Planalto Sul. Ou pelo menos, na cota 1.300 metros do Planalto Sul.'' - (Moretão)

 

Este argumento é um dos mais aceitáveis que pode existir, e que tapeia ainda mais a cara de quem não quer e não gosta de acreditar nos -14C de Caçador.

 

-7,6C° em uma estação de topo no Oeste de SC, e nas baixadas então fez quanto ? Neste dia com certeza os buracos de minhoca do oeste e parte do meio oeste foram além de -10C°.

 

O problema é que não temos estações em baixadas ''cuiudas'' de parte do oeste e planalto norte, quem sabe um dia poderemos ter um mapeamento mais amplo destes locais.

 

''ESTA DISCUSSÃO, BOBA, PARECE COM A DE 31 DE DEZEMBRO DE 2013, QUANDO CONFIRMEI UM TORNADO EM S.J, APESAR DOS GRANDES MESTRES DO INPE, POR UM VÍDEO DIZEREM QUE NÃO DEU NADA....FUI NO LOCAL E CONSTATEI.PELA ENÉSIMA VEZ, CONHEÇO O OBSERVADOR, CONVERSEI SOBRE A ONDA DE FRIO QUE ELE PASSOU E NÃO DUVIDO UMA VÍRGULA DAS LEITURA,-1,4 NÃO MATA ANIMAIS SILVESTRES!'' (Coutinho)

 

De fato um frio de -1,4 não mata nem o capim, quem dirá vários animais silvestres.

 

A verdade é que existe varias baixadas no RS, SC e parte do PR com potencial para passarem -15C° em históricas incursões polares.

No passado as hecatombe polares eram mais frequentes que hoje em dia, Nos últimos 25 anos tivemos praticamente só o ano de 2000 com potencial para mínimas grotescas, tirando isso, entremos em um ciclo em que o frio extremo não é mais predominante, mas tenho a certeza que este ciclo de frio extremo esta cada vez mais próximo de voltar. Quantas MPs potentes tiveram no período de 1955 - 1980 (25 anos) e quantas MPs potentes tivemos no período de 1990 - 2015 (25 anos) ??

 

O clima está ai, e não demorará muito para ele provar alguns dados que tantas pessoas questionam :good2:

Link to comment
Share on other sites

Detalhe...O Anotador dos -14.......tinha 17 anos na época......interessante!!

 

Isto o torna como uma pessoa com retardo mental ? Como um imbecil incapacitado de realizar tarefas como aferições climáticas ?

 

Me parece que o mesmo trabalhou a vida inteira no meio que envolve a meteorologia e o clima. Com certeza fez por que gostava do que fazia.

 

Respeito todos os questionamentos contra os -14C de Caçador, de verdade, mas isto que você escreveu foi totalmente desnecessário Carlão!

Link to comment
Share on other sites

...... e que tapeia ainda mais a cara de quem não quer e não gosta de acreditar nos...

 

Nossa.

 

E quanto deu em Caçador no mesmo dia em que Urupema deu tanto e a outra cidade deu 1,4ºC a menos.

 

Abraços sem tapas....faça o humor não faça a guerra... :heart: :heart: :heart:

 

Jamais Mestre Mafili, o sr é dos que eu mais tenho respeito aqui :hi:

 

Vou confirmar, mas me parece que a estação onde foi constatado os -14C° não é no mesmo local de onde está a mesma hoje.

Link to comment
Share on other sites

Detalhe...O Anotador dos -14.......tinha 17 anos na época......interessante!!

 

Respeito todos os questionamentos contra os -14C de Caçador, de verdade, mas isto que você escreveu foi totalmente desnecessário Carlão!

 

Vc afirma com 100% de certeza que um anotador de 17 anos....que nem era do Epagri...pois prestava serviço na época....Sabe o que é Ponto de Orvalho...ou Temperatura da Relva ou a altitude média de uma estação..??

 

Vc afirma que ele sabia tudo isso...?? Com Base em que...Se ele foi estudar como se manusia um termômetro somente em 1960 ....8 anos depois.....Ou vc não está sabendo dessa....o próprio Epagri que passou esta informação...

Link to comment
Share on other sites

Eu só acho estranho que como Caçador teve -14.....em junho de 1952........E nenhuma outra estação da região sul toda.....não teve absolutamente nada demais......Veja em 1945 o que aconteceu.....Por isso que a evidencias para ser relva aumentaram mais ainda..

 

Infelizmente não vou ter hoje as menores marcas de 11 de junho de 1952....Pois nem o Disme do RS e de SP sabem........vejam só....um dia tão importante....

Link to comment
Share on other sites

...Vou confirmar, mas me parece que a estação onde foi constatado os -14C° não é no mesmo local de onde está a mesma hoje.

 

Becker..pra não dar confusão...melhor eu não levar mais adiante isso.....mesmo o Epagri de SC e o Inmet de Brasília onde estão todos os bancos de dados...eles devem me passar os dados de várias estações amanhã do fatídico dia 11/06/52........Mas acho melhor não postar aqui pra não levantar mais polemica.....melhor encerrarmos isso..

Link to comment
Share on other sites

Ar frio já batendo a porta aqui.

Olha a grande diferença de temperaturas entre a parte norte e a parte mais ao sul da zona leste de Sampa. Enquanto ainda faz 26c na Mooca-CGE com umidade de apenas 42% já temos 18 graus e umidade de 100% na Vila Prudente.

Penha com 24 graus e Vila Formosa (se eu não me engano) já com 19 graus.

 

dT6ziQl.png

 

EDIT: Por aqui vento já soprando de sul :D

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O Moretão tem razão no seguinte, é covardia colocar o RS num comparativo de mínimas históricas sendo que nosso estado não tinha estação em baixada, mesmo assim, Bom Jesus registrou -9,8º em topo não é mesmo...então pq o espanto com os -14º...

Aqui mesmo em Solecity, topo do topo na Praça Central deu -6,8º Instituto Coussirat de Araújo...a quanto teria chegado no Bairro Farroupilha neste dia, e nas baixadas de Bon ja , Vacaria e Ausentes???

Link to comment
Share on other sites

...Vou confirmar, mas me parece que a estação onde foi constatado os -14C° não é no mesmo local de onde está a mesma hoje.

 

Becker..pra não dar confusão...melhor eu não levar mais adiante isso.....mesmo o Epagri de SC e o Inmet de Brasília onde estão todos os bancos de dados...eles devem me passar os dados de várias estações amanhã do fatídico dia 11/06/52........Mas acho melhor não postar aqui pra não levantar mais polemica.....melhor encerrarmos isso..

 

Ok Carlos, tranquilo!

 

Não precisamos brigar por conta disso, se deu -8 -14 -18 -30 não faz muita diferença no final.

 

Só defendo a marca pelo fato de ser proveniente do Inmet, acredito que o Inmet possa ter erros sim.

 

Se tivesse sido de um ''morador da região'' que não tivesse vínculo nenhum com nada, até nem bateria na tecla.

Link to comment
Share on other sites

A investigação de Campos foi um Carnaval Melo.......??

 

Pois graças a uma investigação que fiz descobri um erro de coleta grave lá...

 

Reflita..não concordo com seus argumentos para que isso não vá em frente..Esta sua postura de impedir algo que pode ser corrigido me surpreende...

 

Epa, houve um ''ruído'' aí.

 

Não me referi ao caso Campos de Jordão.

 

O tema que abordamos era a sua dúvida a respeito da acurácia da mínima de - 14° C em Caçador.

 

Foi isso ou não foi?

 

Então...

 

Nesse caso, você questiona as habilidades e, talvez, até mesmo a ''habilitação'' do coletor de dados.

 

Ou seja, há um questionamento funcional em cima de uma pessoa. Questionamento esse que poderia e pode ser estendido ao nível nacional.

 

Problema: não há a possibilidade de você determinar qual deveria ter sido a mínima em Caçador naquela data. Mesmo assim, em cima de uma evidência que não é fundamentada em dados objetivos, você coloca em questão a função do coletador de dados da estação.

 

Isso é um problema sério. Principalmente pelo fato de você desacreditar firmemente do dado apresentado, repito, a minima de -14° C em Caçador.

 

Sugestão: que tal entrar em contato com o cidadão e permitir que o ''outro lado'' dê também a sua versão dos fatos?

 

Só o que tenho a sugerir é um mínimo de rigor de sua parte, principalmente se você também propõe que não houve rigor científico na coleta de dados de Caçador no passado.

Link to comment
Share on other sites

Se tivesse sido de um ''morador da região'' que não tivesse vínculo nenhum com nada, até nem bateria na tecla.

 

Pra mim não muda nada fazer -14 em dia X. O -14 continua sendo possível em outras datas. Só outros valores registrados como -8 em Castro, -10 em Guarapuava, -11 em Palmas e Xanxerê, -12 em Canoinhas, e em datas diferentes, para mim são a prova que já dever ter feito bem menos na região do Campo de Palmas. que sempre á mais fria. O dia que provarem que todos estes dados estiverem errados, aí realmente irei concordar que este valor seja impossível na região.

 

--

 

Friozote vagabundo, 17°C marca o carro aqui na Peterstrasse.

Link to comment
Share on other sites

O padrão do inverno 2015 não respeita nada nem ninguém. Nem o Uruguai passa incólume!

 

A rodada das 12Z só confirma o que viemos presenciando ao longo do ano. O que começou proclamado como a salvação de agosto, que seria um golpe nas anomalias absurdas que estamos presenciando, com a linha de 0oC atingindo até SC, mal chegará com sua força máxima no Uruguai.

 

Longe de subestimar, mas diante do quadro apresentado inicialmente houve, conforme esperado, uma gigantesca reduzida no potencial de frio, amplitude e duração deste episódio que inicia em 84/72h.

 

O que chama atenção, MUITA atenção nos modelos não é o frio, já enfraquecido apesar da quebra de padrão e da amenização das temperaturas. Mas sim uma GIGANTESCA área de baixa pressão associada a passagem de uma outra frente-fria entre segunda e terça que deve desenvolver um quadro potencialmente muito perigoso para os três estados do Sul em sua passagem.

 

Acumulados intensos e ventos muito fortes pelo rápido aprofundamento e deslocamento da baixa começam a ganhar cada vez mais força nas projeções apresentadas. A noite de segunda, madrugada e ao longo de toda terça o quadro vai se desenvolvendo do RS ao PR. E como sempre SC fica no núcleo da zona de combate e aprofundamento do sistema.

 

Muita atenção com o quadro que está por vir. Tempo extremamente severo aparecendo no começo da próxima semana pelos dados que acabam de sair.

Impressionante! O GFS coloca a baixa se formando sobre o leste do Uruguai e, em um dia, atinge a pressão de 989 mb!!! O pior é que dá chuva MUITO forte sobre RS e SC, e um pouco menos no PR.

 

Realmente o frio foi para as cucuias. Ao menos esta baixa jogaria um ar frio (mas frio normal, como no máximo 4° em 850 hpa) até o S de SP. Já na semana que vem teremos até 0° em 850 hpa sobre o RS, mas o tiro é CURTÍSSIMO!! O frio começa ao longo do domingo e terça à tarde já esquenta de novo!

 

Hoje variação de 14,4° a 18,3°. Agora céu limpo e 15,9°.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde Carlos!

Quanto você acha que deve ter feito aqui em SBC no mesmo ano?

Em 1963...não faço a menor ideia.....Mas e 1955 arriscaria uns -4........e -2 em 1994

Parece que esta MP de agosto de 1963, além de ter sido tiro-curto, ficou meio bloqueada no leste do sudeste.

 

Alguns dados do INMET do dia 06/08/1963, quando ocorreram as menores mínimas na maioria das estações:

 

1. No interior paulista

Itapetininga: -2,0°C

Piracicaba: -1,2°C

Presidente Prudente: 0,0°C

Lins: 2,2°C

Araçatuba: 2,4°C

 

2. Norte e leste do estado

Campos do Jordão: -2,6°C (Nos dias 07 e 10/08)

São Carlos: 3,4°C

Ribeirão Preto: 4,8°C

Barretos: 5,3°C

Cunha: 5,6°C / 13,1°C (No dia 08/08, baixa amplitude térmica o que sugere muitas nuvens a nublado.)

Campinas: 5,8°C

São Simão: 6,4°C

Taubaté: 8,7°C

 

3. Capital

Mirante: 4,8°C / 12,5°C (Idem, provavelmente muitas nuvens a nublado)

Horto Florestal: 0,4°C

IAG: 1,3°C

Faculdade de Higiene: 4,1°C

 

4. Região metropolitana

Cooperativa Agrícola de Cotia: 0,5°C

Mogi das Cruzes: 1,4°C

 

5. Litoral

Iguape: 6,0°C / 14,7°C

Santos: 10,3°C / 15,0°C (Idem, muitas nuvens a nublado)

 

6. Sul de MG

Caldas: 1,8°C (07/08)

São Lourenço: 3,0°C (07/08)

Link to comment
Share on other sites

Esse 8º é em Imperatriz outra cidade do estado. Sem contar 13º em São Luís que acho bem surreal.

Você tem a data de Imperatriz?

 

Esses 13°C de São Luís está errado mesmo.

Não me lembro agora mas parece que no BDMEP está 22 ou 23°C.

 

Apenas vi na Wikipedia e diz o seguinte: Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de 1961 a 1970 e a partir de 1976, a menor temperatura registrada em Imperatriz foi de 8 ºC em 28 de junho de 1990....

 

Eu acho e sei que é possível chegar até próximo de 02º/03º no extremo sul do estado do Maranhão, alias há uma cidade no extremo sul do estado chamada Alto Parnaíba que tem 7º oficialmente. Porém Imperatriz sob efeito do clima equatorial com 8º e São Luís uma ilha a 2º da linha do Equador com 13º acho que é furada também.

Link to comment
Share on other sites

Esse 8º é em Imperatriz outra cidade do estado. Sem contar 13º em São Luís que acho bem surreal.

Você tem a data de Imperatriz?

 

Esses 13°C de São Luís está errado mesmo.

Não me lembro agora mas parece que no BDMEP está 22 ou 23°C.

 

Apenas vi na Wikipedia e diz o seguinte: Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de 1961 a 1970 e a partir de 1976, a menor temperatura registrada em Imperatriz foi de 8 ºC em 28 de junho de 1990....

 

Eu acho e sei que é possível chegar até próximo de 02º/03º no extremo sul do estado do Maranhão, alias há uma cidade no extremo sul do estado chamada Alto Parnaíba que tem 7º oficialmente. Porém Imperatriz sob efeito do clima equatorial com 8º e São Luís uma ilha a 2º da linha do Equador com 13º acho que é furada também.

 

Só se vier uma massa polar do hemisfério norte :laugh: :laugh:

 

E fazer 2/3C°no extremo sul do maranhão não é possível nem aqui e nem no maranhão de atlântida :crazy: :crazy: :crazy:

 

 

obs: Tenho um tio que mora a 20 anos em São Luís, uma vez por ano ele vem pra cá, ai conversando sobre o clima com ele, ele me disse que lá na ilha em S.L o mais frio que chega é 19C° falou que nesses 20 anos que ele ta morando lá a temperatura mais baixa que ele pegou foi 17C°.

 

Falou que os 19C°é quando faz frio por lá, que o normal é ficar entre 20/22C°a mínima lá, quando tá 'fresco'

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Apenas vi na Wikipedia e diz o seguinte: Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de 1961 a 1970 e a partir de 1976, a menor temperatura registrada em Imperatriz foi de 8 ºC em 28 de junho de 1990....

 

Eu acho e sei que é possível chegar até próximo de 02º/03º no extremo sul do estado do Maranhão, alias há uma cidade no extremo sul do estado chamada Alto Parnaíba que tem 7º oficialmente. Porém Imperatriz sob efeito do clima equatorial com 8º e São Luís uma ilha a 2º da linha do Equador com 13º acho que é furada também.

 

Só se vier uma massa polar do hemisfério norte :laugh: :laugh:

 

E fazer 2/3C°no extremo sul do maranhão não é possível nem aqui e nem no maranhão de atlântida :crazy: :crazy: :crazy:

 

 

obs: Tenho um tio que mora a 20 anos em São Luís, uma vez por ano ele vem pra cá, ai conversando sobre o clima com ele, ele me disse que lá na ilha em S.L o mais frio que chega é 19C° falou que nesses 20 anos que ele ta morando lá a temperatura mais baixa que ele pegou foi 17C°.

 

Falou que os 19C°é quando faz frio por lá, que o normal é ficar entre 20/22C°a mínima lá, quando tá 'fresco'

 

 

Bom tem números variando entre 07º a 09º em anos bem recentes na cidade de Alto Parnaíba a 285mts de altitude. Essa cidade está a 130km ao norte da fronteira do estado onde lá tem uma morro com altitude próximo de 600mts de altitude em uma baixada próximo dele não duvido até chegar a 0º.

Link to comment
Share on other sites

Botando mais uma pimenta no refresco...

 

Estou vendo todo mundo aqui bater na tecla, topo x baixada, como se sempre a baixada fosse mais fria que o topo. Esquecem que nas ondas polares mais recentes que acompanhamos, a advecção polar quando é forte, acaba beneficiando topos também, não por acaso, de vez em quando o MI negativa o dia todo, e praticamente todos os anos isso acontece.

 

Um exemplo prático? Na noite que SP recebeu a porrada de 2013, a diferença entre estações quentes e frias mal superou um grau! Eu tive 4,6 e o Mirante pouco mais que 5. E moro em São Bernardo, um dos locais mais frios da Grande SP!

 

Penso que para Caçador estar com -14 deveria estar com tempo absolutamente limpo e com a parte mais forte da MP passando sobre a região.

 

Eu fiz uma conta de padeiro aqui...uma vez eu fui ao PNI e coloquei um termometro sobre uma pedra no nível da grama. A estação reportava na hora que fiz isso 8 graus e era mais de 18 horas, em Agosto, eu estava sozinho com a mulher dentro do carro tremendo de frio. Sabe quanto fazia no chão? 4,5 graus! Portanto, a diferença entre o chão e a estação era de aproximadamente 3,5 graus.

 

Se essa conta se aplicasse sobre Caçador, acho que o mais factível era a temperatura em abrigo padrão ser de -10 ou -11, o que ainda assim é frio e figuraria entre as menores da história do Brasil. Sabe o que eu achava melhor, sinceramente? Alguém ir para Florianópolis e perguntar ao sr. se o termometro estava fora ou dentro da caixa, aí pronto, teríamos a resposta.

 

Eu ainda aposto que havia algo de errado de alguma forma e provavelmente tem a ver com o termometro estar dentro ou fora da casa de madeira. Mantenho minha opinião, pode não ter feito -14, e sim -10 ou -11. Mas como bem disse o Melo, é uma suposição e pode ser que o termometro estava dentro da caixa. Resta saber ao menos algum dado de cidades da região próxima, pois uma MP que traz -14 pra Caçador, dificilemnte não traria pelo menos um -7 ou -8 em alguma cidade vizinha.

Link to comment
Share on other sites

Bom tem números variando entre 07º a 09º em anos bem recentes na cidade de Alto Parnaíba a 285mts de altitude. Essa cidade está a 130km ao norte da fronteira do estado onde lá tem uma morro com altitude próximo de 600mts de altitude em uma baixada próximo dele não duvido até chegar a 0º.

 

7 e 9 acho bem difícil, 0 me desculpe, mas é fantasioso demais. Eu to a mais de 800 de altitude e pra zerar na minha latitude é um parto de décadas! baixada a 600 metros ou menos, na latitude do MAranhão, nem com reza braba.

 

Legal ver vc se preocupar com os estados acima do Paraná. Nem parece o mesmo que disse que não tinha interesse algum nessas regiões. :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Chuva de granizo anuncia chegada de frente fria ao Rio

 

RIO — A frente fria anunciada para esta quinta-feira já chegou ao Rio. Por volta das 19h30m desta quarta-feira, cariocas foram surpreendidos com chuva de granizo e vento muito forte em Laranjeiras, Flamengo e Recreio dos Bandeirantes. Também chove forte na região do Maracanã e Jacarapaguá.

 

(...)

 

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/chuva-de-granizo-anuncia-chegada-de-frente-fria-ao-rio-17241208#ixzz3jJ69phAv

© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Link to comment
Share on other sites

ARTUR, JÁ FALEI VÁRIAS VEZES, CONHEÇO DO SR.VILSON, QUE COISA CHATA, TUDO QUE FOI PERGUNTADO FALEI COM ELE. BICHOS NÃO MORREM COM -5/-8.

 

AQUI JÁ TEVE 3,0 COM -11 NA RELVA, 12,0 COM -1,0 NA RELVA.

 

NESTA SÓ TINHA CAMPOS NOVOS E LAGES, POSSIVELMENTE IRINEÓPOLIS E QUE POUCO ADIANTARIAM EM UMA SITUAÇÃO DE CALMARIA, AQUI MESMO JÁ TEVE CASO DE DAR NEGATIVA EM B.J E QUASE 10 URUPEMA, FORA A DIFERENÇA ENORME ENTRE TOPOS E BAIXADAS.

Link to comment
Share on other sites

Bom tem números variando entre 07º a 09º em anos bem recentes na cidade de Alto Parnaíba a 285mts de altitude. Essa cidade está a 130km ao norte da fronteira do estado onde lá tem uma morro com altitude próximo de 600mts de altitude em uma baixada próximo dele não duvido até chegar a 0º.

 

7 e 9 acho bem difícil, 0 me desculpe, mas é fantasioso demais. Eu to a mais de 800 de altitude e pra zerar na minha latitude é um parto de décadas! baixada a 600 metros ou menos, na latitude do MAranhão, nem com reza braba.

 

Legal ver vc se preocupar com os estados acima do Paraná. Nem parece o mesmo que disse que não tinha interesse algum nessas regiões. :sarcastic: :sarcastic:

 

Bom a cidade (Alto Parnaíba) que falei que está a 130mts ao norte do extremo sul do Maranhão tem oficialmente este ano pela oficial do INMET 13,7º de minima com apenas 285mts de altitude. Menor que a minima do ano de Goiânia com 14º. E basta pesquisa do banco de dados dos INMET tem temperaturas abaixo de 10º lá.

 

No extremo sul do estado na divisa com o Tocantins tem o Jalapão com morros de até 600mts de altitude por isso que falei que é possivel sim uma sub-05º por lá baseado nisso.

 

Eu na real eu adoro geografia do Brasil mano.

Link to comment
Share on other sites

A advecção beneficia topos, mas isso não muda a situação do Campos de Palmas. Afinal as estações de Caçador, Xanxerê estão abaixo de 1.000 metros.

 

Seja frio de advecção ou não, faz mais frio no Campo de Palmas que nestas estações. As estação do Diego está a 1250 metros e a da Epagri 1329 metros.

 

Em noites nubladas a diferença entre ilhas de calor diminui. Em noites de céu limpo a diferença aumenta. As mínimas históricas, nas localidades baixas foram registradas com noites de céu limpo. Então certamente fez mais frio em algumas localidades que outras. E a tendência é aumentar, pelo menos entre locais distantes.

 

Teve um dia que negativou em Marsilac e no Mirante fez 6,2°C em 2011.

 

Contas de temperatura de relva não pode ser afirmativas, a diferença é grande. Variações enormes ocorrem. A diferença pode ir de 0 a 20 graus como mostra este estudo feito em algumas cidades no RS, demonstrando uma diferença enorme:

 

http://www.ufrgs.br/leaa/arquivos/Teses%20e%20disserta%C3%A7%C3%B5es/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Camila%20C%20Ferreira%202005.pdf

Link to comment
Share on other sites

Realmente, esses dados de Imperatriz estão esquisitos...

 

26/06/1990 - 9,3/32,8

27/06 - 9,0/34,9

28/06 - 8,0/33,6

29/06 - 8,8/35,0

30/06 - 9,8/34,7

 

Por que esquisitos?

Porque, nas mesmas datas, a estação próxima mais fria foi Alto Paranaíba-MA, com 15,9°C no dia 25/06/1990.

Olhei 10 estações na região. Todas, com exceção de Alto Parnaíba, com mínimas acima de 17°C naqueles dias.

 

---------

Mas temperaturas sub-10 na região norte não são impossíveis.

 

Porto Nacional-TO já registrou 9,5°C na normal 1931-1960.

 

- Na grande onda polar de 1975:

Rio Branco-AC: 6,0°C (19/07)

Cruzeiro do Sul-AC: 7,1°C (21/07)

Porto Velho-RO: 7,4°C (19/07)

Tarauacá-AC: 8,0°C (19/07)

Alto Tapajós-PA: 8,4°C (19/07, estação desativada. Ficava no sul do PA)

Humaitá-AM: 8,8°C / 19,9°C (Máxima sub-20 no AM)

Benjamim Constant-AM: 9,9°C (Esta fica na margem direita do rio Amazonas na divisa com Peru e Colômbia).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.