Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Radar de São Roque registrando agora,foco de queimadas, ao sul de Piracicaba e a leste de Leme.

 

Radar também é útil em época de seca! :sarcastic:

 

IJKZwz8.png

 

Que coisa linda ver essas queimadas todas pelo interior de São Paulo nessa época.

 

É um colírio para os olhos ver dezenas de focos ao redor das estradas, mas o mais bacana mesmo é quando você nem vê fumaça e mesmo assim a atmosfera fica toda ''defumada'' o dia inteiro.

 

13,5° C de mínima hoje.

 

25,4° C às 11:20 h.

Link to comment
Share on other sites

De volta ao Sudeste, às terras mineiras, à zona da mata...

 

mínima temporária de 13,5C pela madrugada e agora temos 23,5C, tempo bom com sol. A previsão é de uma madrugada e manhã de Domingo com temperatura baixa, quiçá sub-10.

 

 

Sera ? Como ta ai ? Ta bem nublado aqui de nuvens medias e baixas , o sol ta com dificuldade de sair hoje , apareceram até umas nuvens escuras ...

 

18°C

 

E parece nao ser só aqui regiao de Andradas ta bem cheia de nuvens tambem

 

https://www.facebook.com/picodogaviaoesporteseaventura/app_386517378148421

Link to comment
Share on other sites

Era uma noticia que eu sonhava e espero que ocorra !

 

El Niño do século pode aliviar a seca de São Paulo

 

Previsão feita pela Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) mostra que o fenômeno deste ano pode ser o mais forte dos últimos 65 anos. A previsão é que ele traga chuvas para os reservatórios paulistas

 

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/el-nino-do-seculo-pode-aliviar-a-seca-de-sao-paulo

Link to comment
Share on other sites

De volta ao Sudeste, às terras mineiras, à zona da mata...

 

mínima temporária de 13,5C pela madrugada e agora temos 23,5C, tempo bom com sol. A previsão é de uma madrugada e manhã de Domingo com temperatura baixa, quiçá sub-10.

 

 

Sera ? Como ta ai ? Ta bem nublado aqui de nuvens medias e baixas , o sol ta com dificuldade de sair hoje , apareceram até umas nuvens escuras ...

 

18°C

 

E parece nao ser só aqui regiao de Andradas ta bem cheia de nuvens tambem

 

https://www.facebook.com/picodogaviaoesporteseaventura/app_386517378148421

 

Sol entre nuvens aqui em JF, Wil. O Europeu tá dando uma mínima de 10ºC amanhã, o que poderia se traduzir numa mínima sub-10, vamos ver !!!

Link to comment
Share on other sites

Nesta primeira quinzena de agosto maior anomalia do mundo habitável se encontra no RS e parte de SC.

TAMBÉM ENTRE A ALEMANHA EM DIREÇÃO A POLÔNIA E REGIÃO.

Não podemos negar que chegamos no "Primeiro Mundo", hehe.

 

Aqui um dia realmente agradável. A "mínima" ficou em 19,9°, mas agora faz 23,2° com 69% e venta de O a 14,5 km/h e está quase nublado.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto PNI/Furnas registrou negativas até sexta e Maria da Fé, Monte Verde etc com boas mínimas, aqui em Laje do Muriaé as mínimas estão um fiasco, começa a esfriar no anoitecer, a partir de 23 horas enche de nuvens, adeus queda da temperatura.

 

Renan, onde consegue as mínimas do ECWMF?

Link to comment
Share on other sites

Era uma noticia que eu sonhava e espero que ocorra !

 

El Niño do século pode aliviar a seca de São Paulo

 

Previsão feita pela Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) mostra que o fenômeno deste ano pode ser o mais forte dos últimos 65 anos. A previsão é que ele traga chuvas para os reservatórios paulistas

 

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/el-nino-do-seculo-pode-aliviar-a-seca-de-sao-paulo

 

 

Pelo visto, isso não se aplica ao Cantareira :sarcastic:

 

"A Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) alertou nesta quinta-feira (14), que o El Niño de 2015 pode ser o mais forte deste século. O aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico influencia nas temperaturas de todo o mundo e, no Brasil, deve trazer muitas chuvas para a região Sul e também para o Oeste de São Paulo, onde está parte dos reservatórios do Estado."

Link to comment
Share on other sites

Era uma noticia que eu sonhava e espero que ocorra !

 

El Niño do século pode aliviar a seca de São Paulo

 

Previsão feita pela Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) mostra que o fenômeno deste ano pode ser o mais forte dos últimos 65 anos. A previsão é que ele traga chuvas para os reservatórios paulistas

 

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/el-nino-do-seculo-pode-aliviar-a-seca-de-sao-paulo

 

 

Pelo visto, isso não se aplica ao Cantareira :sarcastic:

 

"A Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) alertou nesta quinta-feira (14), que o El Niño de 2015 pode ser o mais forte deste século. O aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico influencia nas temperaturas de todo o mundo e, no Brasil, deve trazer muitas chuvas para a região Sul e também para o Oeste de São Paulo, onde está parte dos reservatórios do Estado."

:dash1:
Link to comment
Share on other sites

Era uma noticia que eu sonhava e espero que ocorra !

 

El Niño do século pode aliviar a seca de São Paulo

 

Previsão feita pela Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) mostra que o fenômeno deste ano pode ser o mais forte dos últimos 65 anos. A previsão é que ele traga chuvas para os reservatórios paulistas

 

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/el-nino-do-seculo-pode-aliviar-a-seca-de-sao-paulo

 

 

Pelo visto, isso não se aplica ao Cantareira :sarcastic:

 

"A Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) alertou nesta quinta-feira (14), que o El Niño de 2015 pode ser o mais forte deste século. O aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico influencia nas temperaturas de todo o mundo e, no Brasil, deve trazer muitas chuvas para a região Sul e também para o Oeste de São Paulo, onde está parte dos reservatórios do Estado."

:dash1:

 

 

Só erraram no leste pra oeste kkkk , só espero que esse el nino traga muita chuva mesmo !

Link to comment
Share on other sites

Aqui esta 25ºC com sol entre nuvens, GFS 12Z prevê um cenário preocupante para o sudeste no final do mês, a linha de 25C em 850hpa atingiria a minha região, em SP capital faria mais de 20C em 850hpa, todo esse calor que esta descendo para o sul hoje, desceria para o sudeste no fim do mês, está longe essa previsão espero que o GFS erre, ultimamente ele acerta calor e erra frio, se essa previsão se confirmar não descartaria algum recorde de calor para agosto em SP, MG e RJ.

 

6YGw8aI.png

Link to comment
Share on other sites

Com nenhuma erupção de ar frio potente no horizonte capaz de compensar a primeira quinzena de agosto (e talvez de qualquer mês de inverno) mais quente de todos os tempos, já é possível decretar a falência deste inverno.

 

Florianópolis e grande parte de SC se encaminhando para o JJA mais quente da história.

Link to comment
Share on other sites

Aqui esta 25ºC com sol entre nuvens, GFS 12Z prevê um cenário preocupante para o sudeste no final do mês, a linha de 25C em 850hpa atingiria a minha região, em SP capital faria mais de 20C em 850hpa, todo esse calor que esta descendo para o sul hoje, desceria para o sudeste no fim do mês, está longe essa previsão espero que o GFS erre, ultimamente ele acerta calor e erra frio, se essa previsão se confirmar não descartaria algum recorde de calor para agosto em SP, MG e RJ.

 

Muito, muito cedo ainda!!

 

Mas a tendência é desses eventos de calor extremo serem mais prováveis no decorrer de Setembro por aqui e no Centro-Oeste.

Link to comment
Share on other sites

E esse Atlântico equatorial com anomalias negativas, o quanto influencia no regime de chuvas no centro sul do Brasil, além do El Niño?

 

Influência de forma negativa indiretamente.

 

Afinal, as águas mais frias do Atlântico Equatorial, diminuiem a atividade da ZCIT, o que consequentemente diminui o aporte de umidade na Amazônia, o que por sua vez reduz a atividade e/ou frequências de canais de umidade que vem de lá para o Sudeste (ZCAS/ZCOU).

 

Tudo conectado! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Com nenhuma erupção de ar frio potente no horizonte capaz de compensar a primeira quinzena de agosto (e talvez de qualquer mês de inverno) mais quente de todos os tempos, já é possível decretar a falência deste inverno.

 

Florianópolis e grande parte de SC se encaminhando para o JJA mais quente da história.

 

 

SÓ O LESTE E OLHE LÁ, VEM FRIO NA SEGUNDA QUINZENA.

Link to comment
Share on other sites

E esse Atlântico equatorial com anomalias negativas, o quanto influencia no regime de chuvas no centro sul do Brasil, além do El Niño?

 

Influência de forma negativa indiretamente.

 

Afinal, as águas mais frias do Atlântico Equatorial, diminuiem a atividade da ZCIT, o que consequentemente diminui o aporte de umidade na Amazônia, o que por sua vez reduz a atividade e/ou frequências de canais de umidade que vem de lá para o Sudeste (ZCAS/ZCOU).

 

Tudo conectado! :sarcastic:

 

Lá vamos nós para mais um verão seco...ou menos úmido do que seria com a ZCIT mais ativa. :help:

Link to comment
Share on other sites

Caramba!

 

Minha esperança é que está muito longe ainda...

Mas, por enquanto, parece que não dá para ter muita esperança de algumas ZCAS das boas neste próximo verão aqui para o sudeste. :cray:

Se acontecer mais um verão quente e seco, "la vaca se va a la ciénaga", a vaca vai pro brejo mesmo, em termos de água e energia elétrica. :rtfm:

 

--------------

 

Aqui em Sampa, também apareceram nuvens baixas hoje (Cumulus e stratocumulus).

Houve períodos em que as nuvens cobriram até cerca de 50% do céu.

Pela manhã, surgiram até alguns poucos altocumulus (Nuvens de média altitude) aqui na zona norte.

 

Quanto ao resto, o mesmo marasmo, as mesmas temperaturas... :lazy:

Link to comment
Share on other sites

SÓ O LESTE E OLHE LÁ, VEM FRIO NA SEGUNDA QUINZENA.

 

Leste? Com Chapecó batendo quase +6oC de anomalia?

 

Estás bastante otimista, Ronaldo.

 

Com os próximos DEZ dias ainda acima da média...

 

qJHVf9y.png

 

...e um potencial final de mês escaldante na nova rodada do CFS...

 

53VdZBe.png

 

...gostaria de ver o quanto seria recuperado na média nesta segunda quinzena. Alguma coisa vai amenizar porque simplesmente não tem como piorar, é recorde total. Mas pelo andar da carruagem muito pouco será recuperado sem uma grande erupção que até o momento inexiste no radar de qualquer modelo.

Link to comment
Share on other sites

Me parece que hoje não teremos um pouco de brisa marítima aqui na parte norte da Grande SP. Por causa da frente fria que está no sul do Brasil, estamos (acredito eu) tendo um pouco de pré frontal na Grande SP. Os ventos passaram a soprar com mais força de norte-noroeste.

 

Só que essa frente fria que está no sul do Brasil será mais uma que infelizmente não vai se afastar para alto-mar e assim não trará mudanças no tempo por aqui. Mas ao menos com o afastamento desse sistema, voltaríamos a ter para amanhã a brisa marítima do final da tarde com mais força já que sairíamos dessa pré frontal fraca.

 

No momento 25 graus e umidade de 39%.

Link to comment
Share on other sites

Depois das terríveis ondas de calor de 2010 e 2014, do ano de 2012, deste "inverno" e das ondas de frio de 2013 eu espero qualquer coisa nos próximos anos. Para mim quase tudo é possível, desde neve com acúmulo em POA e mesmo alguma neve em Floripa e Grande SP até todo e qualquer tipo de quebra de recorde de calor.

 

Hoje máxima de 24,8°. Agora faz 20,4° com 72% e nublado.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite amigos!!

 

Hoje mais um dia de sol pra variar, com friozinho pela manhã e calor não muito forte a tarde. Em casa variei de 15,0° a 31,6°. As oficiais pela região foram: 14,8°/31,3°, no INMET vila Militar e na base aérea do campo dos afonsos: 15/31°. Copacabana teve um dia bem agradável variando de 17,6° a 24,1°. O centro do Rio teve variação de 20 a 27°. Os dias devem permanecer assim até quinta-feira...

Link to comment
Share on other sites

Mais uma agradável noite de verão em Florianópolis, 22oC.

 

O pessoal está aproveitando bem este verão antecipado. Gente na rua, choperias lotadas, muito esporte aquático nas praias e na lagoa. A água na Lagoa da Conceição está bem quentinha, impressionante. Nas praias bem gelada devido a corrente de leste. Grande diferença!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite amigos!!

 

Hoje mais um dia de sol pra variar, com friozinho pela manhã e calor não muito forte a tarde. Em casa variei de 15,0° a 31,6°. As oficiais pela região foram: 14,8°/31,3°, no INMET vila Militar e na base aérea do campo dos afonsos: 15/31°. Copacabana teve um dia bem agradável variando de 17,6° a 24,1°. O centro do Rio teve variação de 20 a 27°. Os dias devem permanecer assim até quinta-feira...

 

A zona sul do rio tem um clima bem agradável próximo ao mar (nunca na vida pensei que fosse dizer isso).

Link to comment
Share on other sites

Durante o dia as marcas aqui foram semelhantes às do Rio, com a máxima tendo ultrapassado 27º C.

 

20,0º C às 20 h. Também bem semelhante ao Aeroporto Santos Dumont no mesmo horário.

 

13,5º C de mínima hoje. Mas é como dizem aqui, foi algo que aconteceu quando eu estava dormindo.

Link to comment
Share on other sites

Agora está frio para os padrões de ago/15. Tenho incríveis 18,1° com chuva muito fraca. Eu estou a meros 2,0° acima da MÍNIMA ABSOLUTA deste mês! Isso significa que a mínima ainda não chegou na média de agosto!!

 

Esse é o padrão de "frio" nessa zombaria de agosto de 2015. Pelo menos semana que vem vamos chegar perto dos 10°. Esse agosto pode ser o ÚNICO que já vi sem ter um valor de um dígito.

Link to comment
Share on other sites

Agora está frio para os padrões de ago/15. Tenho incríveis 18,1° com chuva muito fraca. Eu estou a meros 2,0° acima da MÍNIMA ABSOLUTA deste mês! Isso significa que a mínima ainda não chegou na média de agosto!!

 

Esse é o padrão de "frio" nessa zombaria de agosto de 2015. Pelo menos semana que vem vamos chegar perto dos 10°. Esse agosto pode ser o ÚNICO que já vi sem ter um valor de um dígito.

 

 

Este ano, ao que indicam os modelos, também se encaminha para ser o único sem uma mínima abaixo de 10ºC em São Paulo (INMET). A menos que um milagre ocorra em setembro.

Link to comment
Share on other sites

Como eu já imaginava, nada de brisa marítima hoje por aqui e me parece que nem o extremo sul da cidade está sendo influenciada por la. Basta olhar para a umidade em Parelheiros que está nos 78%.

Já aqui na Mooca-CGE como de costume, a umidade está mais baixa em 56% com 21 graus.

Ao menos será só por hoje já que amanhã a brisa marítima voltará no final da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Tarde de nuvens baixas e frio aqui , no momento 10°C maximas nao passaram dos 20°C hoje !

 

 

Cidade de Poços de Caldas MG que fica dentro da cratera de um vulcao ! Foto facebook

 

11889461_10153465289710280_989391247122774737_n.jpg?oh=5268296cffafe304fe15953197878b7c&oe=567ADEFF&__gda__=1446557120_c96958931e044b75ad39525767d85471

 

SEN-SA-CIO-NALLLLLLL ESSA FOTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

tá bem clara a borda da cratera! O Cristo fica na crista mais alta. A subida de teleférico é animal!!!!

 

Ah como eu queria achar um político só, que esteja a fim de criar um teleférico unindo a parte baixa com a parte alta do PNI. Comentei com o diretor Gustavo uma vez, e ele disso que só vindo de um político pra sair do papel.

Link to comment
Share on other sites

Radar de São Roque registrando agora,foco de queimadas, ao sul de Piracicaba e a leste de Leme.

 

Radar também é útil em época de seca! :sarcastic:

 

IJKZwz8.png

 

Não se esqueçam que não tem só queimada de mato de beira de estrada nesse dado do radar. Estamos em plena época de colheita da cana-de açucar e as queimadas controladas (ou não) ainda são prática recorrente no interior. Conheço as duas regiões que aparecem no mapa com os maiores focos de queimada e estão bem no eixo da cana do estado. Por causa das noites não tão frias e dos dias secos na sequencia, a produção de cana esse ano deverá ficar muito próxima do recorde histórico de todos os tempos, o que será bom para quem usa o etanol como combustível.

 

Convem ler o relatório do...aham perdoem o palavrão...Rabobank. Elevação de produção prevista!

 

http://www.novacana.com/n/cana/safra/rabobank-eleva-previsao-safra-2015-16-cana-centro-sul-010715/

Link to comment
Share on other sites

Como eu já imaginava, nada de brisa marítima hoje por aqui e me parece que nem o extremo sul da cidade está sendo influenciada por la. Basta olhar para a umidade em Parelheiros que está nos 78%.

Já aqui na Mooca-CGE como de costume, a umidade está mais baixa em 56% com 21 graus.

Ao menos será só por hoje já que amanhã a brisa marítima voltará no final da tarde.

 

 

Aqui na Vila Mariana chegou um ventinho úmido no fim da tarde, mas bem mixuruca.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.