Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Não sei se já foi questionado aqui no fórum, mas permitam-me a pergunta.

 

O Monte Roraima que fica quase perto do trópico de câncer (hehehe, nem tanto) e possui altitude superior a 3.000 metros.

 

Apesar de estar encravado no meio de uma das regiões mais quentes da américa, alguém sabe dizer se existe a possibilidade de zerar lá no topo ou negativar ?

 

Se houver baixadas no seu topo deve registrar algumas baixas temperaturas, não ? Mas por algumas fotos que eu vi de lá, parece ser um topo reto, 99% planícies.

 

Oficialmente o Monte Roraima nao chega a 3000 metros, mas eu acredito que deve ter alguma baixada no topo e provavelmente deve negativar algumas vezes por ano

 

 

Interessante que Resende em Janeiro tem 24 de média e Julho 18 graus.....que para o PNI usando a regra dos 1000 mts/6 graus (altitude), o PNI teria 12 em janeiro e 6 em julho....o que é exatamente aconteceu.

 

Será que poderíamos usar esta regra dos 170 metros no Brasil inteiro..?

 

Poderíamos usar p/ termos uma base , a diferença de Bogotá em S Gabriel da Cachoeira AM x Pico da Neblina AM

 

Ficaria :

 

Região do Pico da Neblina AM: 2800m (platô)

 

Janeiro: 12,2 (06,9/20,5)

Julho: 11,2 ( 07,6/ 18,1)

 

Bogotá - Colombia: 2.547m

 

Janeiro: 13,2 (05,1/22,1)

Julho: 13,5 ( 09,6/ 19,7)

 

Neiva - Colombia: 439m

 

Janeiro: 30,3 (23,2/35,8)

Jullho: 27,4 ( 22,0/ 32,8)

 

Dif-Jan: 123m (117m/154m)

Dif-Jul: 152m (170m/161m)

 

La Paz - Bolivia: 4.058M

 

Janeiro: 09,0 (05,0/15,4)

Julho: 05,2 (-04,5/15,6)

 

Cuiabá - Brasil: 187m

 

Janeiro: 27,1 (23,7/32,9)

Julho: 23,3 (16,9/31,3)

 

Dif-Jan: 214m (207m/221m)

Dif-Jul: 214m (178m/237m)

Link to comment
Share on other sites

Não sei se já foi questionado aqui no fórum, mas permitam-me a pergunta.

 

O Monte Roraima que fica quase perto do trópico de câncer (hehehe, nem tanto) e possui altitude superior a 3.000 metros.

 

Apesar de estar encravado no meio de uma das regiões mais quentes da américa, alguém sabe dizer se existe a possibilidade de zerar lá no topo ou negativar ?

 

Se houver baixadas no seu topo deve registrar algumas baixas temperaturas, não ? Mas por algumas fotos que eu vi de lá, parece ser um topo reto, 99% planícies.

 

Na verdade o Roraima está próximo da linha do Equador, próximo ao paralelo 5 Norte, ou seja, no Hemisfério Norte, a 2.800 m.

 

Pra se ter uma ideia, nas proximidades do paralelo 4 N está Bogotá, com mais ou menos 2.600 m.

 

Em Bogotá tem alguns meses com mínima absoluta negativa (entre dezembro e fevereiro).

 

Pela maior predominância de ar úmido, eu não acredito que zere no Monte Roraima.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bogot%C3%A1#Clima

Link to comment
Share on other sites

Acho que pode ser possível, pois Bogotá está a uma altitude média de 2600m, bem em cima da linha do equador, e de vez em quando a temperatura por lá zera (nas regiões mais afastadas da cidade).

 

Possível, mas não frequente, eu diria.

 

A temperatura mais baixa em Bogotá nos últimos 21 anos foi de -3.......num mês de fevereiro

Link to comment
Share on other sites

O acesso ao monte roraima é apenas por helicóptero né.

 

Seria interessante um dia por uma estação lá a título de curiosidade para saber como o clima se comporta por lá.

 

Talvez em situações onde o ar seco domine a região, acho que deve zerar ou até negativar lá.

 

O problema de uma estação por lá, que não teria como por online né, pois a região é remota e não tem nada habitável por perto :negative:

Link to comment
Share on other sites

Também creio que seja difícil negativar no Monte Roraima devido à umidade. Provavelmente regula com Bogotá, mas com menos extremos (especialmente nas máximas) por ser uma chapa isolada no meio da Amazônia. Deve ter dias com máximas bem baixas devido à este fator e ao tempo fechado.

 

Aqui 27,2° com 55% e vento SSE a 3,4 km/h. Quase nublado com cirrustratus.

Link to comment
Share on other sites

Não entendi muito bem a parte de que a temperatura média não passa dos 10C°durante o dia, acho que quem editou essa informação viajou um pouco na maionese não ?

 

Mesmo com toda umidade presente, impossível a temperatura não passar dos 10C°durante o dia naquela região, mesmo estando naquela altitude.

 

E se a parte que diz que a temperatura pode chegar a 2C°durante a noite for verdade, com certeza deve ocorrer eventos onde a temperatura zere ou até mesmo negative.

Link to comment
Share on other sites

Não entendi muito bem a parte de que a temperatura média não passa dos 10C°durante o dia, acho que quem editou essa informação viajou um pouco na maionese não ?

 

Mesmo com toda umidade presente, impossível a temperatura não passar dos 10C°durante o dia naquela região, mesmo estando naquela altitude.

 

E se a parte que diz que a temperatura pode chegar a 2C°durante a noite for verdade, com certeza deve ocorrer eventos onde a temperatura zere ou até mesmo negative.

 

A Wikipédia tem muitas informações incorretas porque são pessoas "comuns" que fazem as edições.

 

Já encontrei cada barbaridade na Wiki...

Link to comment
Share on other sites

Não sei se já foi questionado aqui no fórum, mas permitam-me a pergunta.

 

O Monte Roraima que fica quase perto do trópico de câncer (hehehe, nem tanto) e possui altitude superior a 3.000 metros.

 

Apesar de estar encravado no meio de uma das regiões mais quentes da américa, alguém sabe dizer se existe a possibilidade de zerar lá no topo ou negativar ?

 

Se houver baixadas no seu topo deve registrar algumas baixas temperaturas, não ? Mas por algumas fotos que eu vi de lá, parece ser um topo reto, 99% planícies.

 

Oficialmente o Monte Roraima nao chega a 3000 metros, mas eu acredito que deve ter alguma baixada no topo e provavelmente deve negativar algumas vezes por ano

 

Ali é extremamente úmido, deve ser muito raro...

OBS: no GE não chega nem a 2500 eu acho...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ali é extremamente úmido, deve ser muito raro...

 

Mas deve ocorrer ''eventos'' mesmo que raramente, onde a umidade fique baixíssima, assim favorecendo a baixas temperaturas naquela região, caso tenha alguma baixada próxima a 2.8/2.9 metros de altitude, deve ser interessante a temperatura que faça ali, se tratando do local a onde está, próximo a floresta amazônica.

Link to comment
Share on other sites

E a estação que o INMET tinha por la , a 2199m era topo baixada ? Li algo a respeito mais não achei ! Sabe de algo ?

Pela mínima absoluta eu acho que deveria ser topo.

Ou, pelo menos, penso que não era baixada.

 

A mínima absoluta naquela estação foi -6,x°C.

Mínima mais alta que a de Campos do Jordão, que está cerca de 600 m abaixo.

 

------------

 

Milagre!!!

Aqui na zona norte de Sampa apareceram alguns poucos fractocumulus (Pequenos "pedaços" de cumulus).

 

Quanto ao resto, "repeteco" de ontem, anteontem...

Nada de novo. :lazy:

Link to comment
Share on other sites

 

E a estação que o INMET tinha por la , a 2199m era topo baixada ? Li algo a respeito mais não achei ! Sabe de algo ?

 

Achei um experimento feito perto do Abrigo a alguns anos ..

]

 

Will, tem uma mensagem minha e outra do Artur sobre uma moça que no início do século passado fez medições no PNI. (uma hora acho a mensagem)

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Que legal que os dois modelos estão concordando com chuva para cá no próximo final de semana. Se isso se confirmar, agosto de 2015 aqui em Sampa levara um pouco de vantagem sobre agosto de 2012, já que naquele mês não tivemos chuvas.

 

Por aqui ainda quente e seco. Faz 26c na Mooca CGE e umidade de 38%. Mas ao olhar as temperaturas e níveis de umidade em áreas ao sul da Grande SP logo a brisa marítima chegará aqui.

Link to comment
Share on other sites

14 primeiros dias de agosto em Indaial - Inmet

 

01/08: 15,8 / 28,8

02/08: 15,2 / 27,4

03/08: 15,0 / 30,0

04/08: 15,3 / 25,8

05/08: 18,2 / 24,9

06/08: 19,2 / 24,6

07/08: 18,8 / 26,2

08/08: 18,6 / 25,3

09/08: 19,7 / 25,3

10/08: 20,3 / 26,2

11/08: 19,9 / 26,7

12/08: 19,3 / 24,1

13/08: 18,7 / 26,5

14/08: 19,2 / 25,9

 

18,08° / 26,26C°

 

Já faz 10 dias que a temperatura mínima durante a madrugada não baixa dos 18C°

 

Por enquanto "frescos" +5,2

Link to comment
Share on other sites

depois de vários dias quentes, é muito perceptível que a natureza que já vive e transpira a primavera.

Bom, nós JÁ ESTAMOS na primavera desde os últimos dias de julho. O inverno está morto e enterrado. Período de frio só em 2016.

 

A AAO se mantém alta e estável a quase uma semana, o que promete, pela combinação dos fatores Pacífico e Atlântico, um início de setembro BEEEM quente, ou pelo menos sem frio algum. Pelo menos o El Niño promete chuva na primavera. É o mínimo que eu espero pura e simplesmente para não passarmos calor como estamos a duas semanas.

 

Aqui variação de 19,6° a 28,1° com tempo praticamente nublado e u.r. mínima de 50%. É dezembro puro. Sempre que saio de casa passo calor e volto um pouco suado, pelo mínimo que seja. Agora faz 24,7° com 63%. Abafado.

Link to comment
Share on other sites

 

E a estação que o INMET tinha por la , a 2199m era topo baixada ? Li algo a respeito mais não achei ! Sabe de algo ?

 

Achei um experimento feito perto do Abrigo a alguns anos ..

]

 

Will, tem uma mensagem minha e outra do Artur sobre uma moça que no início do século passado fez medições no PNI. (uma hora acho a mensagem)

Abraços

 

Falando do Itatiaia, o abrigo da estação antiga fica a meio caminho entre o Abrigo Rebouças e a parte baixa. Alias, já estive na sede da parte baixa e há um museu realmente interessante com os animais empalhados localizados no parque, e a tal da calçada da fama dos animais da região...fora a cachoeira véu da noiva, que a uns 500 metros da sede baixa, tem uma belíssima queda de uns 30 a 50 metros (na minha opinião uns 30 metros).

 

O abrigo foi reformado a pouco tempo e pintado por fora, qualquer hora vou lá pra tirar umas fotos decentes!

 

Estou procurando o que eu escrevi sobre essa moça...tá complicado no meio das 5358034850850 mensagens.

Link to comment
Share on other sites

Será que, no aspecto climático, a América do Sul é anticorrelacionada com o resto do mundo?

Em anos anteriores, quando aqui ocorriam fortes ondas de frio, noutros lugares o outono/inverno era fraco, como em 2013, ano em que não houve significativas incursões polares nos EUA em Janeiro e Fevereiro; nesses meses, o frio foi pouco na Europa Ocidental, e a Austrália teve inverno brando.

Link to comment
Share on other sites

Óóóóó!!! A MetSul dando variação de 11° a 23° entre 4ª e 6ª da semana que vem. Longe de mim ficar otimista com isso (sempre temos a chance de quebrar a cara bonito), mas o GFS mostra incursão de ar frio devido à uma pequena baixa pressão junto do continente. O ETA chega a dar 8° para POA 4ª, o que seria um verdadeiro milagre!!

 

O GFS também dá um potente ciclone lá quase na Antártida e a incursão de um forte ar frio pelo oceano. Infelizmente o bloqueio continua forte, mas o frio chega um pouco pelo mar. Já o ETA ainda não pega esse ar frio. Deve pegar nas próximas rodadas, já que geralmente este modelo converge com o GFS mais tarde.

 

Agora 21,1° com 69%. Amanhã o calor diminuiu. Tarde quente mesmo só na 2ª. O resto é mais ameno.

Link to comment
Share on other sites

Anomalia de geopotencial em 500 mb até agora nesse mês de agosto sobre a América do Sul.

Nota-se que o bloqueio vai longe, bem longe. Vai até as latitudes bem mais altas, formando uma verdadeira muralha que impede das MPs avançaram pra leste e subir no conesul com a ajuda de algum ciclone.

 

AMEy38F.gif

 

Tá dificil!

Link to comment
Share on other sites

Será que, no aspecto climático, a América do Sul é anticorrelacionada com o resto do mundo?

Em anos anteriores, quando aqui ocorriam fortes ondas de frio, noutros lugares o outono/inverno era fraco, como em 2013, ano em que não houve significativas incursões polares nos EUA em Janeiro e Fevereiro; nesses meses, o frio foi pouco na Europa Ocidental, e a Austrália teve inverno brando.

 

O inverno 2012/13 foi bem frio na Europa ocidental/central..o mês de março foi um dos mais frios do registro e janeiro teve uma bela onda de frio. Nevou bastante em Londres e, se não me engano, foi nesse inverno que nevou em Roma com boa acumulação também

Link to comment
Share on other sites

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo...

 

Projeções do GFS e do ECMWF (ainda que com suas diferenças) concordam numa mudança de quadro para essa segunda quinzena de Agosto...

 

Sai o céu ensolarado, tardes quentes e noites amenas, e entra o céu mais nublado, alguma chuva fraca/chuvisco e queda significativa nas máximas... Isso irá diminuir bem a Média de Agosto... Porém no meio de tudo ainda poderemos ter pulsos fortes de calor (pré-frontais) significativos

 

Ao menos saímos dessa monótoma primeira quinzena.

Link to comment
Share on other sites

CFS de hoje está indicando um Setembro com grandes anomalias sobre a costa do Sul/Sudeste... Seguindo o roteiro dos últimos meses.

 

KjI4KFJ.png

 

Impressiona a projeção para a segunda quinzena, que promete ter temperaturas extremas sobre o Sudeste/Centro-Oeste.

 

São Paulo (RMSP) poderia chegar a 34ºC durante o período, por mais de 1 vez!

 

pPrxI4F.gif

 

ujlYDr3.gif

Link to comment
Share on other sites

Aparentemente, o bloqueio na costa oeste americana, que provoca os invernos quentes deles (tal qual 2013-14 e 2014-15) está correlacionado com bloqueios no Sudeste, assim como não dá para correlacionar totalmente invernos muito frios na costa leste com invernos frios aqui. Invernos frios no centro-sul e normalidade na costa oeste, sim, há alguma correlação média/baixa com temperaturas abaixo da média por aqui entre Junho e Julho. Neste caso o bloqueio do Pacífico Norte existe, porém afastado da costa oeste.

 

O bloqueio margeando a Península Ibérica também parece estar correlacionado com invernos mais quentes. Neste caso, o frio fica concentrado na faixa central e oeste da Europa.

 

Outra consideração que merece relevância é a anomalia de geopotencial no Ártico. Vejam como no cenário quente ele está muito mais alto do que no frio.

 

Enfim, apenas suposições de teleconexões temporais.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.