Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

- AGOSTO - 2015 (11 DIAS)

 

22,3 (+7,0) - PORTO ALEGRE RS (CONV/INMET)

 

21,1 (+4,2) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/INMET)

 

18,7 (+4,1) - CURITIBA PR (CONV/INMET)

 

30,0 (+3,0) - MANAUS AM (CONV/INMET)

Esta anomalia em Manaus também me parece surreal por se tratar de uma cidade de clima equatorial! Destaque também para Floripa, não só pela anomalia de uma cidade costeira, mas também por ter passado este 2015 totalmente sem inverno. Não tenho certeza, mas Floripa não teve um dia realmente frio, algo como máxima de 15° ou menos. Alguém sabe quais foram a mínima e a menor máxima da cidade?

 

 

No Inmet Floripa a menor mínima foi de 7,1C° e a menor máxima foi 17,3C° (estes dados são da automática do Inmet)

Link to comment
Share on other sites

William, não sei como estão suas médias, mas como está sendo o inverno aí para a Mantiqueira (cidades)? Monte verde teve a segunda mínima absoluta mais alta (0,8ºC) desde o início das medições na estação INMET. Acredito que Campos do Jordão nem negativou pelo INMET também (foi 0,4ºC - me corrijam se estiver errado - acredito que só nos -0,5ºC no CPTEC) :russian:

 

A menor marca do ano em Campos do Jordão , foi no Pq Estadual (Horto Florestal) com -2,0 no dia 27 de junho último.

 

Por aqui outono e começo de inverno foram umidos , minimas muito acima e maximas abaixo da media , o povo até falava que estava sendo frio por causa das maximas mais baixas ... A partir de Julho virou com o tempo seco , as minimas cairam e as maximas subiram um pouco , minimas absolutas desse ano são

 

-2,9C Reserva

 

-1,6C Casa

 

-0,3C INMET

 

Creio eu que a unica estação do INMET a ter negativado no sudeste esse ano foi aqui ..

 

Em geadas Reserva ja passou de 40 , porem todas fracas que não causam danos , esse ano o maximo que tivemos foi uma geada moderada e só o resto tudo fraquinha !

 

Classifico esse inverno entre ruim e horrivel , porem pelos menos as as anomalias não estão tão altas , inverno sem frio e sem calor !

 

obrigado William e Carlos! :good:

Link to comment
Share on other sites

Não tenho certeza, mas Floripa não teve um dia realmente frio, algo como máxima de 15° ou menos. Alguém sabe quais foram a mínima e a menor máxima da cidade?

 

5,5°C no Norte da Ilha-Epagri. E 14,8°C a menor máxima que foi no INMET.

 

Um ano de terror por lá. Mas este mês especificamente, as anomalias estão um pouco reduzidas no litoral (em comparação ao continente), graças ao vento Nordeste que não permite máximas muito altas. O mesmo deve valer para o litoral gaúcho ou parte, que tende a estar mais fresco que o continente. Mas o ano tende a ser histórico! Deve vir mais recordes em Outubro, Novembro ou Dezembro!

Link to comment
Share on other sites

Um mês com média acima de 18 °C não pode ser considerado frio, mesmo que faça uma média de 0° no primeiros 15 dias e de 36 °C nos 15 últimos.

 

E um mês com média acima de 22 °C já pode ser considerado quente, portanto, até o momento, agosto vai sendo considerado um mês quente. Vai fica abaixo de 22 °C a média, mas ter esse valor nos primeiros dias do mês, já é algo histórico.

Link to comment
Share on other sites

A média dos 11 primeiro dias no Inmet de Indaial está em 22,1C°provocando uma anomalia de +5,2

 

 

Será que um dia Indaial poderá ter uma anomalia de -5,2 também ? Mesmo que apenas nos primeiros 15 dias do mês, isso jogaria a média pra 11,7C° média de regiões como Bom Jardim e São Joaquim...

 

Se pro calor faz, pro frio também deveria fazer!

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado a todos os que me responderam sobre Floripa.

 

. Não tenho certeza, mas Floripa não teve um dia realmente frio, algo como máxima de 15° ou menos. Alguém sabe quais foram a mínima e a menor máxima da cidade?

 

Olha em sua convencional a menor foi de 6,1 em 16 de junho. Sua menor máxima com 14,8 em 23 de julho....

 

FLORIANÓPOLIS SC (CONV/AUT)

 

18,3 (+1,3) - JUNHO

18,1 (+1,8) - JULHO

21,1 (+4,2) - AGOSTO

Vocês já se deram conta que com essas médias Florianópolis seria classificada como CLIMA TROPICAL pela classificação de Köppen? Que beleza!! (Sqn)

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado a todos os que me responderam sobre Floripa.

 

Vocês já se deram conta que com essas médias Florianópolis seria classificada como CLIMA TROPICAL pela classificação de Köppen? Que beleza!! (Sqn)

 

Se o Caco ler este comentário,

 

83,00% subtropical

16,00% tropical

0,5% temperado

0,25% tropical de altitude (mesmo ao nível do mar)

0,25% equatorial

Link to comment
Share on other sites

Salvo uma quebra no meio de setembro (algo que eu simplesmente NÃO acredito) podemos dizer que o inverno climático aqui no Sul ACABOU no último decênio de julho. Sendo assim, seria algo inédito nas últimas décadas.

 

Em 2012 o inverno climático acabou exatamente no dia 31 de julho, sendo o dia 1º/8 um dia abafado com máxima de 26°. Mas este ano a coisa foi pior, além do inverno 2015 ter sido em si pior do que o de 2012 (o que me incomodou em 2012 não foi o inverno, mas o padrão que predominou durante quase todo o ano de bloqueios e aquecimentos súbitos e sol direto).

 

Mas afinal das contas, nada está tão ruim que não possa piorar. Minha aposta: setembro não só não trará frio intenso, como será QUENTE! Duvidam? Eu 2012 eu sempre apostava no pior, e o calor SUPERAVA minhas expectativas.

 

Agora "deliciosos" 30,2° com elevados 51%. Quente e abafado. Quem dera poder ficar em casa hoje. Bora suar. Passar calor de VERÃO em pleno 12 de agosto. Tomar no **.

Link to comment
Share on other sites

- AGOSTO - 2015 (11 DIAS)

 

30,0 (+3,0) - MANAUS AM (CONV/INMET)

 

27,4 (+1,4) - BELEM PA (CONV/INMET)

 

Carlão,

 

Como está a precipitação e as anomalias das mesmas em Manaus e Belém.

22,3 (+7,0) - PORTO ALEGRE RS (CONV/INMET) :cray: :cray: :cray: :negative: :negative: :negative:

 

Foi este Mafili :)

Link to comment
Share on other sites

- AGOSTO - 2015 (11 DIAS)

 

30,0 (+3,0) - MANAUS AM (CONV/INMET)

 

27,4 (+1,4) - BELEM PA (CONV/INMET)

 

Carlão,

 

Como está a precipitação e as anomalias das mesmas em Manaus e Belém.

22,3 (+7,0) - PORTO ALEGRE RS (CONV/INMET) :cray: :cray: :cray: :negative: :negative: :negative:

 

Foi este Mafili :)

 

==================

 

Foi, desculpa.

 

Voltando essas anomalias.....(uma antiga provocação....atualizando Manaus a capital brasileira que mais vê neve....derretida....mais foi neve)

 

CARLOS, e as chuvas no eixo Belém/Manaus?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

2012 = PIOR ANO DE TODOS OS TEMPOS

 

2015 = PIOR INVERNO DE TODOS OS TEMPOS (e o ano ainda não acabou)

 

Quanta "coincidência" junta...

 

Fiz umas aulinhas de probabilidade e estatística...

 

Considerando que não existe correlação entre os eventos e que não há aquecimento global, as chances de que tivéssemos 2012 sendo o pior ano dos últimos 100 anos e 2015 o pior ano dos últimos 103 anos é cerca de impressionantes 0,00951% (isso supondo que só conhecíamos 100 anos de medição em 2012)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Nazar....Manaus aponta zero de chuva neste mês de agosto....Mas não sei se procede, pois o pluviômetro pode estar desativado ou com problemas....

 

Carlão,

 

Agosto é o mês mais seco com 56 mm. O mês de Março é o mês com maior precipitação, apresentando uma média de 295 mm.

 

Pelo post do Marcos aqui estão alguns dados sobre Manaus (acho bom aprendermos algo pode ser útil em um futuro próximo como setembro....apesar que eu ainda acredito em frio tardio .

 

climate-graph.png

 

temperature-graph.png

climate-table.png

Link to comment
Share on other sites

 

Pelo post do Marcos aqui estão alguns dados sobre Manaus (acho bom aprendermos algo pode ser útil em um futuro próximo como setembro....apesar que eu ainda acredito em frio tardio .

 

Você tem muita fé em frio ainda este ano..... :hi:

 

Nazar,

 

Todo ano alguém queima a língua ao anunciar o fim do inverno.

 

Não sei a intensidade.

 

A porteira está fechada.

 

Mas que vem...vem.

Link to comment
Share on other sites

2012 = PIOR ANO DE TODOS OS TEMPOS

 

2015 = PIOR INVERNO DE TODOS OS TEMPOS (e o ano ainda não acabou)

 

Olha Marcos, eu acho que 2015 vai conseguir fechar pior do que 2012.

 

2012 tivemos uma paraguaia em junho ou julho e tivemos uma neve com uma precipitação de 2/4cm nos pontos altos da serra e inclusive com pancadas na área urbana de São Joaquim no final de Setembro

 

Em 2012 Indaial teve 18 Mínimas sub 10 do período 01/06 - 30/09 sendo que 4 sub 10 foram em setembro e 14 em junho/julho.

 

Inclusive no dia 27/09 tive mínima de 6C° cravados no inmet.

 

Este ano por enquanto só foi registrado 7 mínimas sub 10 e nenhuma sub 5, fato que ocorreu 2 vezes em 2012 com 4,5C° e 4,9C°

 

Entre 01/06 - 31/07 raro foram os dias que as mínimas ficaram acima dos 15C° a maioria oscilou entre 11/15C°

 

O que matou o inverno de 2012 foi Agosto, mas o ano em si não foi tão ruim pelo menos pra cá.

 

E acho o clima aqui do vale do itajai em SC muito similar ao de Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Uma comparação entre 3 invernos péssimo/horrível - Indaial/Inmet

 

1995

Junho: 16,4C° (+1)

Julho: 17,7C° (+2)

Agosto: 18C° (+1,1)

 

2012

Junho: 16,1C° (+0,7)

Julho: 15,1C° (-0,6)

Agosto: 19C° (+2,1)

 

2015

Junho: 17,2C° (+1,8)

Julho: 18C° (+2,3)

Agosto: 22,1C° (+5,2) Até o dia 11/08

 

Nota-se que este ano de 2015 esta de longe sendo MUITO pior do que 2012.

Link to comment
Share on other sites

O inverno de 2012 nem foi tão ruim, Junho teve uma massa polar que derrubou as temperaturas, Julho teve uma grande sequência de dias frios, Agosto foi quente mas não tanto quanto agora e ainda teve uma MP no final, Setembro teve frio e neve.

 

Pois é, o inverno que todos gaúchos odiaram está parecendo uma belezinha perto de 2015.

Link to comment
Share on other sites

Uma comparação entre 3 invernos péssimo/horrível - Indaial/Inmet

 

1995

Junho: 16,4C° (+1)

Julho: 17,7C° (+2)

Agosto: 18C° (+1,1)

 

2012

Junho: 16,1C° (+0,7)

Julho: 15,1C° (-0,6)

Agosto: 19C° (+2,1)

 

2015

Junho: 17,2C° (+1,8)

Julho: 18C° (+2,3)

Agosto: 22,1C° (+5,2) Até o dia 11/08

 

Nota-se que este ano de 2015 esta de longe sendo MUITO pior do que 2012.

 

Contra números...... sem argumento

Link to comment
Share on other sites

Nazar,

 

Todo ano alguém queima a língua ao anunciar o fim do inverno.

 

Não sei a intensidade.

 

A porteira está fechada.

 

Mas que vem...vem.

 

Obg pelo dados de Manaus.....aliás não sei o que é mais significativo...+ 3 na linha do equador ou +7 no paralelo 30.....

 

Carlos,

 

Veja para consulta rápida, sem muita conversa se é 61/90 ou 1900/1929.

 

http://pt.climate-data.org/location/1882/

Link to comment
Share on other sites

J / J /A

 

PORTO ALEGRE RS

 

2015

 

15,4 (+1,1) - JUNHO

15,6 (+1,1) - JULHO

22,3 (+7,0) - AGOSTO

 

2012

 

14,7 (+0,4) - JUNHO

13,1 (-1,4) - JULHO

19,0 (+3,7) - AGOSTO

 

FLORIANÓPOLIS SC

 

2015

 

18,3 (+1,3) - JUNHO

18,1 (+1,8) - JULHO

21,1 (+4,2) - AGOSTO

 

2012

 

17,4 (+0,4) - JUNHO

16,0 (-0,3) - JULHO

18,9 (+2,0) - AGOSTO

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado a todos os que me responderam sobre Floripa.

 

Vocês já se deram conta que com essas médias Florianópolis seria classificada como CLIMA TROPICAL pela classificação de Köppen? Que beleza!! (Sqn)

 

Se o Caco ler este comentário,

 

83,00% subtropical

16,00% tropical

0,5% temperado

0,25% tropical de altitude (mesmo ao nível do mar)

0,25% equatorial

 

Excesso de minúcia e empirismo e zero em seguir à teoria já aceita pela comunidade científica e meteorológica! Isso é Caco!

 

Abs

 

P.S: Roubaram a gente OUTRA VEZ com um pênalti não marcado! CORINTHIANS = APITO AMIGO...

Link to comment
Share on other sites

Por aqui ainda quente e seco. Mas já temos a brisa marítima entrando e ela já atinge com força o extremo sul da cidade.

Enquanto faz 25c com 39% de umidade na Mooca-CGE, temos apenas 18c e 100% de umidade em Parelheiros.

 

Em casa no Riacho Grande 17 graus....em breve minha Davis estará no ar pra reportar dados....

Link to comment
Share on other sites

 

Se o Caco ler este comentário,

 

83,00% subtropical

16,00% tropical

0,5% temperado

0,25% tropical de altitude (mesmo ao nível do mar)

0,25% equatorial

 

Excesso de minúcia e empirismo e zero em seguir à teoria já aceita pela comunidade científica e meteorológica! Isso é Caco!

 

Abs

 

P.S: Roubaram a gente OUTRA VEZ com um pênalti não marcado! CORINTHIANS = APITO AMIGO...

 

kkkkkkk, :laugh: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Impressionante 10 anos de fórum e ainda cai nessas tolices.

 

Um pouco mais sério:

 

Os americanos chamam de "Blob warm" o super bloqueio (resiliente, persistente e grandão)que resolveu morar na costa oeste dos EUA.

 

Este responsável por invernos ruins ( ao padrão americano aí gente) por secas na Califórnia , Texas e alhures.

 

O interessante....Eu acompanho os blogs americanos e nunca mais nunquinha mesmo vi alguém xingar The Winter de qualquer coisa.

 

Abraços

 

Até amanhã e comportem-se

 

10rigxf.png

Link to comment
Share on other sites

Back to Floripa... Já me preparando para retornar ao Sudeste. Mas, amanhã ainda tenho mais um dia na ilha da magia. Quem sabe uma praia? :mosking:

 

Nota-se claramente que 2015 está bem mais fraco que 2012 aqui no Sul, especialmente pro RS ao que parece. Em 2012, fez muito frio no RS! Fiquei 10 dias na serra gaúcha e os 10 dias foram gelados, sem trégua. Naquele ano, tivemos também o último ENBAZ de grande porte.

 

Tive uma conversa bacana com o Coutinho ontem. Por mais que fiquemos tentados a dizer que tudo isso que tem ocorrido no Brasil é culpa do aquecimento global causado pelo homem, a verdade é que não podemos afirmar isso. São só hipóteses...cada um escolha a que quiser. Eu fico com a hipótese dos ciclos naturais, que me parece mais adequada frente ao minúsculo conhecimento que temos do clima ao longo de milhões de anos. Vamos apenas aguardar o ciclo atmosférico pender para o frio aqui no Brasil. Acreditem: Isso VAI acontecer.

Link to comment
Share on other sites

Anomalias pelo GFS 12Z para os próximos DEZ dias praticamente confirmam que o mês que estamos vivendo entrará para o topo!

 

0JHJhga.png

 

Por acaso o o local que vem se mantendo aquecido no Cone Sul nos últimos dias.

 

qEwp4v5.png

 

Local aquecido sob influência do jato subtropical em altos níveis, que segura todo o frio abaixo dele, formando um verdadeiro paredão.

 

4EUTARI.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Por aqui ainda quente e seco. Mas já temos a brisa marítima entrando e ela já atinge com força o extremo sul da cidade.

Enquanto faz 25c com 39% de umidade na Mooca-CGE, temos apenas 18c e 100% de umidade em Parelheiros.

 

Em casa no Riacho Grande 17 graus....em breve minha Davis estará no ar pra reportar dados....

 

Que bom saber disso!

 

-------------------

 

Aqui a brisa marítima já sopra, mas parece que está mais fraca do que ontem.

22c na Mooca-CGE e a umidade já subiu pra 70%.

Link to comment
Share on other sites

Back to Floripa... Já me preparando para retornar ao Sudeste. Mas, amanhã ainda tenho mais um dia na ilha da magia. Quem sabe uma praia? :mosking:

 

Nota-se claramente que 2015 está bem mais fraco que 2012 aqui no Sul, especialmente pro RS ao que parece. Em 2012, fez muito frio no RS! Fiquei 10 dias na serra gaúcha e os 10 dias foram gelados, sem trégua. Naquele ano, tivemos também o último ENBAZ de grande porte.

 

Tive uma conversa bacana com o Coutinho ontem. Por mais que fiquemos tentados a dizer que tudo isso que tem ocorrido no Brasil é culpa do aquecimento global causado pelo homem, a verdade é que não podemos afirmar isso. São só hipóteses...cada um escolha a que quiser. Eu fico com a hipótese dos ciclos naturais, que me parece mais adequada frente ao minúsculo conhecimento que temos do clima ao longo de milhões de anos. Vamos apenas aguardar o ciclo atmosférico pender para o frio aqui no Brasil. Acreditem: Isso VAI acontecer.

 

Que vai acontecer, disso não duvido!

 

Só espero que não leve mais que uma década! :cray:

Link to comment
Share on other sites

Renan, Africa do Sul e Austrália estão tendo o oposto do que estamos experimentando. O Hemisfério Sul está com uma anomalia quase nula em relação a sua média histórica.

 

Não há nenhum aquecimento ocorrendo em larga escala.

 

Exato! Só que infelizmente somos nós da América do Sul que estamos pagando a conta do calor que precisa estar em algum canto da globo para que tenhamos equilíbrio na atmosfera. Até quando essa expiação climática vai durar para nós? Só Deus sabe!

Link to comment
Share on other sites

Ninguém citou um aquecimento em larga escala :crazy: , a hecatombe do Cone Sul é localizada.

 

E temos dois fatores principais, o El Niño e a anomalia positiva da TST.

 

O primeiro fator vai se resolver em breve.

 

Mas e a anomalia da TST? Existe uma previsão para o fim disso?

 

Não.

 

Então, esse aquecimento vai acabar. Mas só espero que não leve muitos anos para isso acontecer E voltarmos a ter invernos decentes.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.