Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

MUDANDO UM POUCO....

 

Vai confirmar esse frio do dia 15??

 

Esse frio simplesmente "evaporou" aliás, é até uma novidade nesse ano os modelos 'darem' o frio e depois tirar.

 

A única coisa que vai acontecer é o calor diminuir, aquele marasmo clássico.

 

Nada de frio e nada de calor, igual como ta sendo este inverno 2015

Link to comment
Share on other sites

Querem uma novidade? O americano SOTERROU TODO E QUALQUER FRIO até depois do dia 21. Nem mesmo a baixa projetada perto do Prata neste final de semana seria capaz de trazer frio para cá, no máximo um refresco, e para a metade sul do RS!!! Já o ETA 15 tirou o período fresco e úmido que dava para cá a partir do final de semana.

 

Vamos ver a próxima rodada. Mas com isso corremos o risco de NENHUMA mp entrar no país neste mês!

 

Marcos, 2015 vai conseguir a proeza de ser pior que 2012.

Ninguém deu bola, mas desde o final de julho venho dizendo isso.

Esse agosto tá tão quente, que quando faz 15 graus aqui em Livramento, me sinto no interior da Suécia.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que estou percebendo, até o momento a situação está pior do que agosto de 2012.

Posso estar errado quanto à isso, já que naquele ano eu não participava de nenhum fórum de meteorologia e então não tinha acesso a informações mais detalhadas sobre as temperaturas durante aquela power ASAS.

Mas ao menos houve um incursão polar mais intensa no final de agosto de 2012 que atingiu mais o sul do Brasil e um pouco do centro oeste e que o leste paulista não deve ter sentido nem 5% daquela MP. E se nesse agosto não tivemos uma MP mais significativa, daí eu terei certeza que agosto de 2015 vai sim ser do que foi 2012.

 

-------------------------------------------

 

E PFilho, aqui na Mooca-CGE temos 18 graus e se eu sair sem blusa, acabo sentindo frio rs Aliás, quando a brisa marítima começou a soprar com mais força no começo da noite, eu tive de fechar a janela já que eu estava achando os ventos frio rs

Link to comment
Share on other sites

Querem uma novidade? O americano SOTERROU TODO E QUALQUER FRIO até depois do dia 21. Nem mesmo a baixa projetada perto do Prata neste final de semana seria capaz de trazer frio para cá, no máximo um refresco, e para a metade sul do RS!!! Já o ETA 15 tirou o período fresco e úmido que dava para cá a partir do final de semana.

 

Vamos ver a próxima rodada. Mas com isso corremos o risco de NENHUMA mp entrar no país neste mês!

Ih, caramba. Esse é o americano que o pessoal fala? Eu faço referência a outro modelo. Não acompanho esse modelo acima. Por sinal, considero esse frio acima um milagre.

 

Agora 19,7° e chapado com estratus.

 

p.s.: a cópia do mapa não saiu.

Link to comment
Share on other sites

MUDANDO UM POUCO....

 

Vai confirmar esse frio do dia 15??

 

Não. Vai confirmar um agosto para entrar para os livros.

 

As rodadas de hoje começaram a convergir para algum alívio em 120/144h, e depois mais outro fraquíssimo sopro adiante.

 

Pelo Europeu pode até aliviar um pouco, mas logo à frente volta a esquentar.

 

Quem começou a surtar pelo frio foi o Global do Inpe. Veremos se não é mais uma overdose que o modelo andou passando ou se voltou aos bons tempos.

 

Até lá o estrago está consumado e este inverno deve ser elevado a estatura dos piores desde o início dos registros em muitos locais.

 

Uma beleza o que este Pacífico e Atlântico estão nos causando.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Caio, se esse agosto fechar com média maior ou igual a 19,0C (o que seria mais fresco que agosto de 2012), esse será considerado o JJA mais quente da série do NASA GISS de Porto Alegre/Inmet iniciada em 1949.

 

São altíssimas as chances de isso ocorrer.

 

Estamos testemunhando possivelmente o inverno mais quente de todos os tempos aqui na cidade.

Link to comment
Share on other sites

Nossa senhora, Bruno!

 

Aqui em Florianópolis estamos com +-21,0oC em agosto, o que coloca por larga margem como o pior inverno desde o início dos registros. Se ela baixar até 20,3oC ainda conquistamos o primeiro lugar no pódio. O que devemos garantir até o dia 21/23 se nada sair das projeções.

 

Abandonei a torcida pelo frio e agora quero é testemunhar este recorde centenário para poder um dia contar aos meus netinhos o que eu vivenciei no non-winter de 2015.

Link to comment
Share on other sites

Caio, se esse agosto fechar com média maior ou igual a 19,0C (o que seria mais fresco que agosto de 2012), esse será considerado o JJA mais quente da série do NASA GISS de Porto Alegre/Inmet iniciada em 1949.

 

São altíssimas as chances de isso ocorrer.

 

Estamos testemunhando possivelmente o inverno mais quente de todos os tempos aqui na cidade.

 

 

E o que falar de Curitiba com média de 13º ~ 26º em pleno mês de Agosto nesses 11 primeiros dias. Lembrando que essa média máxima é maior do que todos os meses de Curitiba inclusive os de verão Janeiro e Fevereiro.

Link to comment
Share on other sites

A grama do Posto Marcão agora está com uma boa camada de gelo... o ceu está limpo e não há vento...faz -5.4 agora..!!!

 

 

Incrível! Teremos a primeira média das mínimas negativa da história do Brasil!

A única alegria do BAZ. É uma flor no meio de uma cidade arrasada.

 

Aqui 19,2° com céu chapadão. Não baixa de 18° nem a pau e com macumba pesada.

Link to comment
Share on other sites

Baita frio no PNI!

 

Estou aqui em Urupema e também faz muito frio, embora não se compare ao PNI. Faz 4 graus agora, céu estrelado e geada certa se permanecer céu limpo.

NC pensei q eu iria dizer isso em pleno Agosto: O Q?? GEADA EM URUPEMA??!!

NÃO ACREDITO!!

 

Nhaa.. Aproveite bem o inverno do Sul, Renan! DP sentirá saudade... SQN

kkk

 

A madruga está novamente mais fria em diversas áreas de SP do q na serra gaúcha...

9,7°C Capela do Socorro e 17°C em Gramado/Caxias/S.F.Paula..

ZzzzzzzZz

 

(Mais uma excelente mínima no PNI: -5,8°C...até o momento)

Link to comment
Share on other sites

PNI amanheceu o dia 11 com -5,5 graus, e terminou o mesmo dia com -5,9 graus. Achei bem dificil a mínima da manhã ser batida, e não é que foi?

 

Vai diminuir a média de negativas mais um pouco...vai ser histórico se o PNI fechar Agosto com média das mínimas de -4, realmente um freezer de noite. Me parece, este ano, que a altitude está com anomalia negativa e fica proporcional a anomalias positivas nas regiões menos elevadas. Se São Joaquim fosse 200 metros mais alta, tenho quase certeza que a anomalia positiva seria menor ou inexistente. A dinâmica da alta atmosfera está favoravel ao frio, já a da baixa, ao calor.

 

Acho que renderia um estudo fantástico esse mês de Agosto para entendermos a dinamica da alta atmosfera.

Link to comment
Share on other sites

Um detalhe importante é com relação a força da ASAS. Semana passada, quando o PNI foi a -9, a pressão ficava entre 1025 a 1026. Hoje, está em 1027 e já foi a 1029, o que indica que a ASAS agora tem mais força e mais potencial pra trazer frio extremo ao PNI. Eu ficaria de olho essa semana num novo recorde do PNI, quem sabe o bendito dos dois digitos negativo?

 

Segue nova queda, colocando em risco a marca de -5,9 da meia noite.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia galera!!

 

Mais um dia amanhecendo limpo e fresco por aqui, faz 14,4 graus em casa no momento. Hoje o aquecimento deve acontecer de modo mais gradual do que vinha acontecendo, mas fará calor, com

máxima de 28/29 graus. A umidade deve cair abaixo dos 40% e chegar a níveis confortáveis, não mundo abaixo disso!!

82455219a894cd65ddbb8a82cba52b05.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Europeu 00Z dá um alento a partir do dia 20. Uma boa MP marítima avança entre o RS e SC, mas logo segue seu caminho desviada ao mar. Mas se vingar, será um bom refresco.

 

Já o GFS não toma o partido do frio, mas da chuva. Mostra o aumento dos volumes de precipitação sobre o Sul do Brasil a partir do dia 19/20, mas não mostra sendo acompanhada de frio como no Europeu.

 

O Global não acompanha de perto nenhum dos dois, mas mostra um padrão mais favorável a fracas incursões nos últimos dez dias do mês.

 

Pela chuva ou pelo leve frio que alguns apontam uma coisa é certa: o calor deve ceder agora no começo dos últimos dez dias do mês. Se o alívio terá vida longa ainda é incerto, mas deve colaborar para diminuir a tensão da corda esticada nas anomalias, que já foram para o beleléu.

 

Ou seja: teremos algum alívio, nada forte, nada intenso nos radares dos modelos. Nada que compense a intensidade das anomalias que estamos vivenciando. As chances de recordes permanecem de pé, e eu torço para testemunhar este fato histórico.

Link to comment
Share on other sites

PNI amanheceu o dia 11 com -5,5 graus, e terminou o mesmo dia com -5,9 graus. Achei bem dificil a mínima da manhã ser batida, e não é que foi?

 

Vai diminuir a média de negativas mais um pouco...vai ser histórico se o PNI fechar Agosto com média das mínimas de -4, realmente um freezer de noite. Me parece, este ano, que a altitude está com anomalia negativa e fica proporcional a anomalias positivas nas regiões menos elevadas. Se São Joaquim fosse 200 metros mais alta, tenho quase certeza que a anomalia positiva seria menor ou inexistente. A dinâmica da alta atmosfera está favoravel ao frio, já a da baixa, ao calor.

 

Acho que renderia um estudo fantástico esse mês de Agosto para entendermos a dinamica da alta atmosfera.

 

01: -3,8

02: -6,7

03: -9,2

04: -4,9

05: -6,4

06: -5,8

07: -0,4

08: -3,6

09: -4,9

10: 0,6

11: -5,9

12: -6,9

 

Med min : -4,8

 

Med 24hs: 5,6

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

ATÉ O POLO SUL SE RENDEU! -80 KM, ANOMALIA NEGATIVA DEPOIS DE ANOS A FIO "+"!

 

os delocamentos das correntos marítimas estão causando alterações constantemente ao longo do globo. Se o Ártico continuar sua recuperação, quem sabe?!, o deslocamento de águas frias do norte reduzam a temperatura do Atlântico sul. Reestabelencendo um equilíbrio mundial. Posto que a Europa teve pouca neve nesse. As causas de aquecimentos localizados, devem-se, e muito, aos oceanos, nenhuma novidade. A recuperação do gelo no norte e o grande volume no sul do planeta, tenderá a resfria o globo ao longo das próximas décadas. E a baixa atividade solar contribuirá para isso.

São análises leigas do assunto.

 

Creio que o inverno de Porto Alegre(pois o frio chegou a avançar pela metade sul), creio que o MAIS QUENTE QUE SE TEM NOTÍCIA. É histórico. Noutros anos sempre teve um refresco, mesmo sendo de Mps maritimizadas. Neste ano, o bloqueio atmosférico pode estar batendo todos os recordes de permanência.

Link to comment
Share on other sites

.....Abandonei a torcida pelo frio e agora quero é testemunhar este recorde centenário para poder um dia contar aos meus netinhos o que eu vivenciei no non-winter de 2015.

 

Céus,

 

Como é altamente provável que eu não conheça teus netinhos.

 

Diga-lhes JJA de 2015 foi um bom ano:

 

a- Um bom ponto entre Niño 3.4 e anomalias positivas.

 

b- Um bom ponto entre Atlântico Sul e anomalias positivas.

 

Talvez possamos inventar a ENSA (EL NIÑO + SOUTH ATLANTIC).

 

Por enquanto te preocupes com o dias das crianças que está chegando.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

PNI amanheceu o dia 11 com -5,5 graus, e terminou o mesmo dia com -5,9 graus. Achei bem dificil a mínima da manhã ser batida, e não é que foi?

 

Vai diminuir a média de negativas mais um pouco...vai ser histórico se o PNI fechar Agosto com média das mínimas de -4, realmente um freezer de noite. Me parece, este ano, que a altitude está com anomalia negativa e fica proporcional a anomalias positivas nas regiões menos elevadas. Se São Joaquim fosse 200 metros mais alta, tenho quase certeza que a anomalia positiva seria menor ou inexistente. A dinâmica da alta atmosfera está favoravel ao frio, já a da baixa, ao calor.

 

Acho que renderia um estudo fantástico esse mês de Agosto para entendermos a dinamica da alta atmosfera.

 

01: -3,8

02: -6,7

03: -9,2

04: -4,9

05: -6,4

06: -5,8

07: -0,4

08: -3,6

09: -4,9

10: 0,6

11: -5,9

12: -6,9

 

Med min : -4,8

 

Med 24hs: 5,6

La Quiaca brasileira!

Torcendo por uma sequência negativa até o final do mês!

Link to comment
Share on other sites

- AGOSTO - 2015 (11 DIAS)

 

22,3 (+7,0) - PORTO ALEGRE RS (CONV/INMET)

 

21,1 (+4,2) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/INMET)

 

18,7 (+4,1) - CURITIBA PR (CONV/INMET)

 

20,8 (+3,1) - SÃO PAULO SP (CONV/INMET)

 

22,9 (+0,9) - RIO DE JANEIRO RJ (AERO/GALEÃO)

 

23,7 (+1,5) - VITORIA ES (CONV/INMET)

 

20,3 (+1,3) - BELO HORIZONTE MG (CONV/INMET)

 

24,2 (+1,3) - GOIÂNIA GO (CONV/INMET)

 

25,4 (+3,6) - CAMPO GRANDE MS (CONV/INMET)

 

26,4 (+1,7) - CUIABÁ MT (CONV/INMET)

 

27,0 (+2,7) - RIO BRANCO AC (CONV/INMET)

 

30,0 (+3,0) - MANAUS AM (CONV/INMET)

 

27,4 (+1,4) - BELEM PA (CONV/INMET)

Link to comment
Share on other sites

- AGOSTO - 2015 (11 DIAS)

 

22,3 (+7,0) - PORTO ALEGRE RS (CONV/INMET)

 

21,1 (+4,2) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/INMET)

 

18,7 (+4,1) - CURITIBA PR (CONV/INMET)

 

20,8 (+3,1) - SÃO PAULO SP (CONV/INMET)

 

22,9 (+0,9) - RIO DE JANEIRO RJ (AERO/GALEÃO)

 

23,7 (+1,5) - VITORIA ES (CONV/INMET)

 

20,3 (+1,3) - BELO HORIZONTE MG (CONV/INMET)

 

24,2 (+1,3) - GOIÂNIA GO (CONV/INMET)

 

25,4 (+3,6) - CAMPO GRANDE MS (CONV/INMET)

 

26,4 (+1,7) - CUIABÁ MT (CONV/INMET)

 

27,0 (+2,7) - RIO BRANCO AC (CONV/INMET)

 

30,0 (+3,0) - MANAUS AM (CONV/INMET)

 

27,4 (+1,4) - BELEM PA (CONV/INMET)

 

 

Bah!

certamente, deveremos ter um refresco nessas anomalias.

Mas, muitas, já são recordes, caso persistirem tão altas.

e quem diria que 2012 seria esquecido?....

Está mais presente em minhas retinas tão fatigadas....

Link to comment
Share on other sites

01: -3,8

02: -6,7

03: -9,2

04: -4,9

05: -6,4

06: -5,8

07: -0,4

08: -3,6

09: -4,9

10: 0,6

11: -5,9

12: -6,9

 

Med min : -4,8

 

Med 24hs: 5,6

 

Muito bom, bela sequência de mínimas para um local no território brasileiro.

 

La Quiaca brasileira!

Torcendo por uma sequência negativa até o final do mês!

 

Olhando algumas informações sobre La Quiaca (não conhecia) que vc citou Carlos Campos, me chamou atenção: "durante el año 2012 la ciudad de La Quiaca soportó una notable secuencia de 106 días consecutivos con temperaturas mínimas bajo cero, desde el 10 de mayo de 2012 hasta el 24 de agosto del corriente año". :prankster:

Link to comment
Share on other sites

+7 de anomalia em Porto Alegre, nunca imaginei ver isso. Especialmente em pleno inverno. Porque não um -7oC ó céus?

 

Enquanto isso está mais do que provado que o alto PNI e Mantiqueira são anticorrelacionados ao Sul do Brasil. Mais exposto do que essa sequência de negativas extremas impossível.

Link to comment
Share on other sites

+7 de anomalia em Porto Alegre, nunca imaginei ver isso. Especialmente em pleno inverno. Porque não um -7oC ó céus?

 

Enquanto isso está mais do que provado que o alto PNI e Mantiqueira são anticorrelacionados ao Sul do Brasil. Mais exposto do que essa sequência de negativas extremas impossível.

 

Reserva deu uma bambeada esses dias entrando muito vento a noite aqui , vamos ver por enquanto as minimas de Agosto estao assim !

dfdfdfd.jpg.85f4ce7603621bf23df1a551769e9d1e.jpg

Link to comment
Share on other sites

+7 de anomalia em Porto Alegre, nunca imaginei ver isso. Especialmente em pleno inverno. Porque não um -7oC ó céus?

 

Seria Porto Alegre ter 8,3 de média nestes 11 dias...seria sensacional Já a capital argentina também segue a tendência, porém mais comportada...

 

15,1 (+2,8) - BUENOS AIRES ARG (OBSERVATORIO)

Link to comment
Share on other sites

RS - MIN ABS - 2015

 

-4,1 – Quaraí RS (Aut/Inmet)

-3,4 - Bom Jesus RS (Epagri)

-3,2 - São José dos Ausentes RS (PWS - Potreirinhos)

-2,8 - Herval RS (PWS)

-2,7 - Vacaria RS (Fepagro)

-2,6 - Sta Rosa RS (PWS)

-2,5 - Cambará do Sul RS (Agrometeo/Inmet)

-2,4 - Canela RS (PWS - Castelinho)

-2,4 - Vacaria RS (UCS)

-2,3 - Santana do Livramento RS (PWS)

-2,0 - Vacaria RS (Aut/Inmet)

-1,4 - Farroupilha RS (PWS- Vicentina)

-1,3 - São José dos Ausentes RS (Aut/Inmet)

-1,0 - Bom Jesus RS (Conv/Inmet)

-1,0 - Soledade RS (PWS)

 

*Dados sujeito a correção

Link to comment
Share on other sites

Reserva deu uma bambeada esses dias entrando muito vento a noite aqui , vamos ver por enquanto as minimas de Agosto estao assim !

 

William, não sei como estão suas médias, mas como está sendo o inverno aí para a Mantiqueira (cidades)? Monte verde teve a segunda mínima absoluta mais alta (0,8ºC) desde o início das medições na estação INMET. Acredito que Campos do Jordão nem negativou pelo INMET também (foi 0,4ºC - me corrijam se estiver errado - acredito que só nos -0,5ºC no CPTEC) :russian:

Link to comment
Share on other sites

- AGOSTO - 2015 (11 DIAS)

 

22,3 (+7,0) - PORTO ALEGRE RS (CONV/INMET)

 

21,1 (+4,2) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/INMET)

 

18,7 (+4,1) - CURITIBA PR (CONV/INMET)

 

30,0 (+3,0) - MANAUS AM (CONV/INMET)

Esta anomalia em Manaus também me parece surreal por se tratar de uma cidade de clima equatorial! Destaque também para Floripa, não só pela anomalia de uma cidade costeira, mas também por ter passado este 2015 totalmente sem inverno. Não tenho certeza, mas Floripa não teve um dia realmente frio, algo como máxima de 15° ou menos. Alguém sabe quais foram a mínima e a menor máxima da cidade?

 

Não adiante fugir pelo Brasil. O único lugar decente é o Rio. O resto não presta.

 

Aqui "mínima" de 17,9° e agora "deliciosos" 28,4° com 56%, o que dá uma "ótimo" p.o. de 18,7°!!! Depois do calor, agora o abafamento. Essa umidade estava quase 20% mais baixa a dois dias atrás.

Link to comment
Share on other sites

Reserva deu uma bambeada esses dias entrando muito vento a noite aqui , vamos ver por enquanto as minimas de Agosto estao assim !

 

William, não sei como estão suas médias, mas como está sendo o inverno aí para a Mantiqueira (cidades)? Monte verde teve a segunda mínima absoluta mais alta (0,8ºC) desde o início das medições na estação INMET. Acredito que Campos do Jordão nem negativou pelo INMET também (foi 0,4ºC - me corrijam se estiver errado - acredito que só nos -0,5ºC no CPTEC) :russian:

 

A menor marca do ano em Campos do Jordão , foi no Pq Estadual (Horto Florestal) com -2,0 no dia 27 de junho último.

Link to comment
Share on other sites

Cada vez mais o ETA 15 diminui o refresco de POA para os próximos 10 dias. Ademais, o frio previsto para meados do dia 20 desapareceu. No RS não baixa de 8° em 850 hpa. De SC para o norte é pré-frontal, e o Sudeste continua igual, piorando um pouco mais em SP.

 

Agosto de 2015, um agosto PIOR do que 2012. Achava improvável este cenário no início do mês, mas a cada diz que passa os modelos me frustram mais, EXATAMENTE, LITERALMENTE como acontecia em 2012. O que está ruim sempre, mas SEMPRE pode piorar!!

 

p.s.: o refresco de ontem foi um blefe, só para enganar que gosta de frio.

Link to comment
Share on other sites

mais uma Mínima de 19,3C°

 

Mínima dos últimos 8 dias em Indaial.

 

05/08: 18,2C°

06/08: 19,2C°

07/08: 18,8C°

08/08: 18,6C°

09/08: 19,7C°

10/08: 20,3C°

11/08: 19,9C°

12/08: 19,3C°

 

Nunca vi nada parecido com isso, veranicos sempre houveram aqui, máximas entre 26/28C°durante o dia, porem durante a noite ficava entre 13/15C°

 

A média dos 11 primeiro dias no Inmet de Indaial está em 22,1C°provocando uma anomalia de +5,2

 

2012 vai ficar no bolso !!! :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1:

Link to comment
Share on other sites

. Não tenho certeza, mas Floripa não teve um dia realmente frio, algo como máxima de 15° ou menos. Alguém sabe quais foram a mínima e a menor máxima da cidade?

 

Olha em sua convencional a menor foi de 6,1 em 16 de junho. Sua menor máxima com 14,8 em 23 de julho....

 

FLORIANÓPOLIS SC (CONV/AUT)

 

18,3 (+1,3) - JUNHO

18,1 (+1,8) - JULHO

21,1 (+4,2) - AGOSTO

Link to comment
Share on other sites

Reserva deu uma bambeada esses dias entrando muito vento a noite aqui , vamos ver por enquanto as minimas de Agosto estao assim !

 

William, não sei como estão suas médias, mas como está sendo o inverno aí para a Mantiqueira (cidades)? Monte verde teve a segunda mínima absoluta mais alta (0,8ºC) desde o início das medições na estação INMET. Acredito que Campos do Jordão nem negativou pelo INMET também (foi 0,4ºC - me corrijam se estiver errado - acredito que só nos -0,5ºC no CPTEC) :russian:

 

A menor marca do ano em Campos do Jordão , foi no Pq Estadual (Horto Florestal) com -2,0 no dia 27 de junho último.

 

Por aqui outono e começo de inverno foram umidos , minimas muito acima e maximas abaixo da media , o povo até falava que estava sendo frio por causa das maximas mais baixas ... A partir de Julho virou com o tempo seco , as minimas cairam e as maximas subiram um pouco , minimas absolutas desse ano são

 

-2,9C Reserva

 

-1,6C Casa

 

-0,3C INMET

 

Creio eu que a unica estação do INMET a ter negativado no sudeste esse ano foi aqui ..

 

Em geadas Reserva ja passou de 40 , porem todas fracas que não causam danos , esse ano o maximo que tivemos foi uma geada moderada e só o resto tudo fraquinha !

 

Classifico esse inverno entre ruim e horrivel , porem pelos menos as as anomalias não estão tão altas , inverno sem frio e sem calor !

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.