Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Aqui as duas vezes em que vi neve foram com 8°C em 08/07/94 e 04/09/06, com pequena acumulação.

 

No Vale do Itajaí caiu chuva congelada e nevou com menos. Com 8°C chovia forte no fim da tarde. O resto só veio bem depois.

 

Os dados que se ouvem de Guaramiranga não são de digital de rua, são da estação 82487, do INMET.

 

Moretão, com ar seco é totalmente plausível, mas com chuva...

 

O que eu quis dizer é que não acho que seja ar polar que atinja a região. Há mínimas "baixas" todos os meses.

Link to comment
Share on other sites

Colegas,

 

Estou voltando de fora do Brasil e fiz uma viagem pelos parques nacionais desde Grand Canyon a Yellowstone. Passei do lado de um lugar chamado Peter's Sinks. É o PNI deles. Vejam em https://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Sinks . Fez 56 abaixo de zero, em um local que nao dá -40 normalmente. Efeito de vale. O interessante é que o pesquisador que descobriu o local, que fica em uma volta da estrada US89, conseguiu calcular a minima que pode ser atingida no local em finção do relevo.

 

Nessa viagem ficou claro pra mim o quão tropical é o Brasil, de São Joaquim ao Amazonas. Em um único dia, no auge do verão, saí de Colter Bay com uma temperatura de 31F (-0.5C) e cheguei em Mesquite NV com 115F (46C). O detalhe é que em Colter Bay o Sol ainda nem tinha nascido direito e todo mundo de camisa de manga curta. Tava um friozinho, mas nada assustador. Zero grau aqui nos EUA é 20 graus no Brasil. Tenho até vergonha de contar as mínimas abaixo de 10 em Brasília. Me sinto como se falasse de praia na Sibéria :pleasantry: :pleasantry:

 

A gente aqui falando de neve uma vez por ano, daquela que nem acumula no chão, derrete nas primeiras horas da manhã e vejo os dados de Salt Lake City com média de 30cm de neve por mês de inverno, com minima absoluta de -34. Conversei com algumas pessoas quando passei por lá e perguntei se fazia frio. Eles me disseram que durante o dia não (média maximas janeiro de 3C) e que a neve só tinha nas montanhas, lá ela derretia logo !!!

 

Acho que porque vivemos em um país tropical qualquer temperatura um pouco mais fria em um dia qualquer do ano chama atenção em função do calor reinante no resto do tempo. Fiquei com vontade até de desativar a estação :prankster: :prankster:

 

Sem polemicas (ps: essa minima de Caçador não existe :good2: :good2: ) (ps: a do PNI é uma anomalia de centenas de metros de extensão, talvez 1 ou 2km. Eu conheço o local), mas vejam sobre esse Peter Sinks. Interessante a história.

 

Estou voltando hoje e minha estação vai voltar ao ar. Tive fora justo quando fizeram 6 minimas menores que 10 em Brasilia :cray: :cray:

#nonsense

O Brasil é um país predominantemente tropical sim, mas é justamente este fato q torna tudo mais interessante qdo se trata de registros de temperaturas baixas!

Se o clima da nossa região fosse o Temperado Frio ou Continental, meu interesse em participar de um fórum sobre frio seria zero, ou "abaixo de zero", pra fzr um trocadilho...

Os americanos q vivem em lugares frios, onde as mínimas facilmente descem abaixo dos 25/30°C negativos não tratam esse especto como algo interessante!

Somos nós, com essa escassez de frio q nos interessamos.

Viver num local onde mínimas abaixo dos -10°C são comuns e frequentes de novembro a março não é fácil, é desgastante.

Muitos q vivem nessas áreas (imensas) sonham com dias amenos, com sol e invejam kem mora nos estados do sul.

Locais como esse parke q vc citou são praticamente impossíveis de se viver.

Mínima de -56°C numa baixada onde a média das menores mínimas fica na casa dos -30/-40°C não tem nada de extraordinário.

Sinceramente, pra mim, e falo exclusivamente por mim, interessante é viver numa região q durante o inverno ocorrem variações entre -6°C/28°C.

O q falta por aki é uma boa dinâmica.

Uma atmosfera mais movimentada.

Fora isso, não tenho o q reclamar.

 

Talvez o lugar onde vc vive seja enfadonho, climaticamente falando.

 

Abraço

 

Link to comment
Share on other sites

É O ETERNO PROBLEMA DE QUEM NÃO CONHECE O CLIMA DO BRASIL OU ACHA QUE CONHECE.

 

CONCORDO COM CARLOS, FRIO D+ E CALOR D+, PARA MIM, É HORRÍVEL.

 

É UMA PENA QUE ESTAMOS NESTE PERÍODO DE VACAS MAGRAS, HOJE COM O MONITORAMENTO, TERÍAMOS VALORES BEM INTERESSANTES SENDO DIVULGADOS. EX; 5,4 MARAVILHA E 10,4 CHAPECÓ, BAIXADA E TOPO. IMAGINE NAQUELAS ONDAS DE FRIO.

Link to comment
Share on other sites

Média máximas Agosto:

 

Pinheiro Machado: -- -- -- :cray:

 

Canguçu: 21,7º

 

São José dos Ausentes: 22,3º

 

Campos do Jordão: 22,6º

 

Lages: 22,8º

 

Inácio Martins: 23,1º

 

Maria da Fé: 23,4º

 

Canela: 23,9º

 

Caxias do Sul: 25,4º

 

Calamidade é a palavra certa pra isso.

 

Por aqui, os efeitos da passagem dessa magnífica MP estão sendo notáveis.

 

Ontem fomos de 17,6° C a 28,8° C.

 

Hoje, a mínima já foi de 12,7° C. Queda de quase cinco graus centígrados em relação a ontem.

 

20,0° C às 11 h. "Bela Mer..'', digo, MP'. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Média máximas Agosto:

 

Pinheiro Machado: -- -- -- :cray:

 

Canguçu: 21,7º

 

São José dos Ausentes: 22,3º

 

Campos do Jordão: 22,6º

 

Lages: 22,8º

 

Inácio Martins: 23,1º

 

Maria da Fé: 23,4º

 

Canela: 23,9º

 

Caxias do Sul: 25,4º

 

Calamidade é a palavra certa pra isso.

 

Por aqui, os efeitos da passagem dessa magnífica MP estão sendo notáveis.

 

Ontem fomos de 17,6° C a 28,8° C.

 

Hoje, a mínima já foi de 12,7° C. Queda de quase cinco graus centígrados em relação a ontem.

 

20,0° C às 11 h. "Bela Mer..'', digo, MP'. :sarcastic:

 

 

Maria da Fé dados do INMET né ...

 

Reserva 1490m Agosto 2015

 

Media Max 20,9°C

 

Media Min 2,6

 

Soledade noite fria

Bairro Farroupilha min de 3,3º...

 

Pelas temperaturas de ontem a noite pensei que cairia mais por ai PH ....

 

Reserva deu 3,2°C hoje !

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Essa madrugada surpreendeu, e tive aqui a menor mínima do ano: 8,2°C.

 

Pela região:

5,9°C Corumbataí (Ciiagro)

6,5°C Borborema (Ciiagro)

6,9°C Borebi (PWS)

7,2°C Sertãozinho (Ciiagro)

8,1°C Descalvado (Ciiagro)

8,2°C São Simão (Ciiagro)

8,5°C Pradópolis (Inmet)

9,2°C Piratininga (Ciiagro)

9,5°C Analândia (Ciiagro)

9,8°C Brodowski (Ciiagro)

9,9°C Ariranha (Inmet)

9,9°C Pindorama (Ciiagro)

Link to comment
Share on other sites

É O ETERNO PROBLEMA DE QUEM NÃO CONHECE O CLIMA DO BRASIL OU ACHA QUE CONHECE.

 

CONCORDO COM CARLOS, FRIO D+ E CALOR D+, PARA MIM, É HORRÍVEL.

 

É UMA PENA QUE ESTAMOS NESTE PERÍODO DE VACAS MAGRAS, HOJE COM O MONITORAMENTO, TERÍAMOS VALORES BEM INTERESSANTES SENDO DIVULGADOS. EX; 5,4 MARAVILHA E 10,4 CHAPECÓ, BAIXADA E TOPO. IMAGINE NAQUELAS ONDAS DE FRIO.

É uma pena mesmo este momento ruim q estamos enfrentando.

O jeito é ter calma, paciência.

Uma hora vai melhorar, espero.

 

Já passei férias em Maravilha!

A irmã da minha mãe nasceu lá. Meus bisavós cultivavam arroz bem perto do centro da cidade e morreram lá, com 92 e 96 anos de idade.

Um lugar lindo, pelo q me lembro, mas faz muitos e muitos anos q não vejo mais imagens da região.

Bom saber q existe agora uma estação nakela área!

Link to comment
Share on other sites

Colegas,

 

Estou voltando de fora do Brasil e fiz uma viagem pelos parques nacionais desde Grand Canyon a Yellowstone. Passei do lado de um lugar chamado Peter's Sinks. É o PNI deles. Vejam em https://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Sinks . Fez 56 abaixo de zero, em um local que nao dá -40 normalmente. Efeito de vale. O interessante é que o pesquisador que descobriu o local, que fica em uma volta da estrada US89, conseguiu calcular a minima que pode ser atingida no local em finção do relevo.

 

Nessa viagem ficou claro pra mim o quão tropical é o Brasil, de São Joaquim ao Amazonas. Em um único dia, no auge do verão, saí de Colter Bay com uma temperatura de 31F (-0.5C) e cheguei em Mesquite NV com 115F (46C). O detalhe é que em Colter Bay o Sol ainda nem tinha nascido direito e todo mundo de camisa de manga curta. Tava um friozinho, mas nada assustador. Zero grau aqui nos EUA é 20 graus no Brasil. Tenho até vergonha de contar as mínimas abaixo de 10 em Brasília. Me sinto como se falasse de praia na Sibéria :pleasantry: :pleasantry:

 

A gente aqui falando de neve uma vez por ano, daquela que nem acumula no chão, derrete nas primeiras horas da manhã e vejo os dados de Salt Lake City com média de 30cm de neve por mês de inverno, com minima absoluta de -34. Conversei com algumas pessoas quando passei por lá e perguntei se fazia frio. Eles me disseram que durante o dia não (média maximas janeiro de 3C) e que a neve só tinha nas montanhas, lá ela derretia logo !!!

 

Acho que porque vivemos em um país tropical qualquer temperatura um pouco mais fria em um dia qualquer do ano chama atenção em função do calor reinante no resto do tempo. Fiquei com vontade até de desativar a estação :prankster: :prankster:

 

Sem polemicas (ps: essa minima de Caçador não existe :good2: :good2: ) (ps: a do PNI é uma anomalia de centenas de metros de extensão, talvez 1 ou 2km. Eu conheço o local), mas vejam sobre esse Peter Sinks. Interessante a história.

 

Estou voltando hoje e minha estação vai voltar ao ar. Tive fora justo quando fizeram 6 minimas menores que 10 em Brasilia :cray: :cray:

 

Tenho um primo que acaba de chegar de Novosibirsk. Ele tem até vergonha de falar do tempo que passou no norte dos Estados Unidos e sente vergonha dos dias que passou frio em Montana. Repete a todo instante que se impressiona sobre o quanto os EUA são tropicais de norte a sul. Sentia-se no inverno de lá como se estivesse na beira da praia de sunga no Rio Ob.

 

Ah, e ele afirmou que essas mínimas do Peter's Sinks não existem... mas sem polêmicas viu.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Tenho um primo que acaba de chegar de Novosibirsk. Ele tem até vergonha de falar do tempo que passou no norte dos Estados Unidos e sente vergonha dos dias que passou frio em Montana. Repete a todo instante que se impressiona sobre o quanto os EUA são tropicais de norte a sul. Sentia-se no inverno de lá como se estivesse na beira da praia de sunga no Rio Ob.

 

Ah, e ele afirmou que essas mínimas do Peter's Sinks não existem... mas sem polêmicas viu.

 

Abs!

 

 

DAQUI A POUCO SERÁ UM PRIMO QUE MOROU EM VOSTOK! :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

TUDO É QUESTÃO DE REFERÊNCIA.

Link to comment
Share on other sites

É O ETERNO PROBLEMA DE QUEM NÃO CONHECE O CLIMA DO BRASIL OU ACHA QUE CONHECE.

 

CONCORDO COM CARLOS, FRIO D+ E CALOR D+, PARA MIM, É HORRÍVEL.

 

É UMA PENA QUE ESTAMOS NESTE PERÍODO DE VACAS MAGRAS, HOJE COM O MONITORAMENTO, TERÍAMOS VALORES BEM INTERESSANTES SENDO DIVULGADOS. EX; 5,4 MARAVILHA E 10,4 CHAPECÓ, BAIXADA E TOPO. IMAGINE NAQUELAS ONDAS DE FRIO.

 

O ser humano gosta de calor. Nestes locais frios todo mundo ama o verão. Todo mundo reza para que o verão chegue rápido e que vá embora tarde.

 

Considerando os dados de outras cidades que temos, estimo -8/-9 pelo menos em alguma ocasião. Melhor nem estimar nada para locais mais altos da região, senão já sabe...

 

--

 

Mínima hoje na Terra Santa, foi em Major Vieira, com 3,5°C

 

seguida por 3 /// com 3,6°C;

 

seguida pela Terra dos Frei, com 4,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Impressiona o padrão 2015 serial killer de qualquer erupção mais forte que aparece na grade dos modelos. Pouco a pouco o impressionante jato subtropical vai entrando na composição das rodadas, e o que antes era anunciado como algo intenso vai progressivamente sendo reduzido até se tornar mais um anticiclone comum desviado para o oceano.

 

E como eu alertava que ainda havia muita água pra passar por debaixo da ponte, um rio de forte correnteza parece ainda estar passando.

Link to comment
Share on other sites

Impressiona o padrão 2015 serial killer de qualquer erupção mais forte que aparece na grade dos modelos. Pouco a pouco o impressionante jato subtropical vai entrando na composição das rodadas, e o que antes era anunciado como algo intenso vai progressivamente sendo reduzido até se tornar mais um anticiclone comum desviado para o oceano.

 

E como eu alertava que ainda havia muita água pra passar por debaixo da ponte, um rio de forte correnteza parece ainda estar passando.

 

O monstro no centro-sul do Brasil espanta o frio mais forte até mesmo do Uruguai que teoricamente não tinha nada a ver com isso! Teremos leve refresco no início da semana que vem, e ainda assim restrito a porções mais ao leste da região sul.

 

Calorão infernal tem tudo para marcar presença no final do mês de agosto. Se fosse apostar agora, colocaria todas as fichas na maior anomalia já vista! Os últimos 3 dias de agosto prometem várias máximas acima de 30...

Link to comment
Share on other sites

 

O monstro no centro-sul do Brasil espanta o frio mais forte até mesmo do Uruguai que teoricamente não tinha nada a ver com isso! Teremos leve refresco no início da semana que vem, e ainda assim restrito a porções mais ao leste da região sul.

 

Calorão infernal tem tudo para marcar presença no final do mês de agosto. Se fosse apostar agora, colocaria todas as fichas na maior anomalia já vista! Os últimos 3 dias de agosto prometem várias máximas acima de 30...

 

Também apostaria!

 

Além do frio intenso morto e sepultado pela 12Z, ela converge com o Europeu para a entrada de ar muito quente a partir do dia 29. Quando até podemos considerar a ameaça de quebra de novos recordes.

 

O frio não traz mais nenhuma ameaça. Pode nem gear. O frio está falecido e o jato vai espantá-lo com tudo para o oceano. Substituindo rapidamente por muito calor no final do ciclo.

Link to comment
Share on other sites

Colegas,

 

Estou voltando de fora do Brasil e fiz uma viagem pelos parques nacionais desde Grand Canyon a Yellowstone. Passei do lado de um lugar chamado Peter's Sinks. É o PNI deles. Vejam em https://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Sinks . Fez 56 abaixo de zero, em um local que nao dá -40 normalmente. Efeito de vale. O interessante é que o pesquisador que descobriu o local, que fica em uma volta da estrada US89, conseguiu calcular a minima que pode ser atingida no local em finção do relevo.

 

Nessa viagem ficou claro pra mim o quão tropical é o Brasil, de São Joaquim ao Amazonas. Em um único dia, no auge do verão, saí de Colter Bay com uma temperatura de 31F (-0.5C) e cheguei em Mesquite NV com 115F (46C). O detalhe é que em Colter Bay o Sol ainda nem tinha nascido direito e todo mundo de camisa de manga curta. Tava um friozinho, mas nada assustador. Zero grau aqui nos EUA é 20 graus no Brasil. Tenho até vergonha de contar as mínimas abaixo de 10 em Brasília. Me sinto como se falasse de praia na Sibéria :pleasantry: :pleasantry:

 

A gente aqui falando de neve uma vez por ano, daquela que nem acumula no chão, derrete nas primeiras horas da manhã e vejo os dados de Salt Lake City com média de 30cm de neve por mês de inverno, com minima absoluta de -34. Conversei com algumas pessoas quando passei por lá e perguntei se fazia frio. Eles me disseram que durante o dia não (média maximas janeiro de 3C) e que a neve só tinha nas montanhas, lá ela derretia logo !!!

 

Acho que porque vivemos em um país tropical qualquer temperatura um pouco mais fria em um dia qualquer do ano chama atenção em função do calor reinante no resto do tempo. Fiquei com vontade até de desativar a estação :prankster: :prankster:

 

Sem polemicas (ps: essa minima de Caçador não existe :good2: :good2: ) (ps: a do PNI é uma anomalia de centenas de metros de extensão, talvez 1 ou 2km. Eu conheço o local), mas vejam sobre esse Peter Sinks. Interessante a história.

 

 

Já li muita porcaria em anos de fóruns. Mas isto vai além da minha compreensão. Merecia um selo.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa "esfriou" mais do que eu esperava.

 

As mínimas de hoje não foram nada demais:

Mirante - 14,8°C

IAG - 11,9°C

 

Tivemos garoa na 1ª metade da manhã, que chegou a molhar o chão.

 

Depois de um período de aberturas de sol no final da manhã e início da tarde, quando os termômetros tocaram os 20°C, temos céu nublado com ventos marítimos.

 

Aeroportos entre 17 e 18°C, com o vento baixando a sensação térmica.

 

Para quem não via um refresco desde o final de julho... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

12,1 / 24,2 extremos de hoje aqui.

 

Se de fato confirmar este sepultamento do suposto frio que estava previsto entrar (que abaixaria as anomalias em uns 2/3C°) vai ser o pior inverno que se tem notícias aqui na região do vale do itajai, norte catarinense (em especial o leste de SC).

 

1995 vai ficar sendo uma moeda de 10 centavos perto de uma moeda de 1 real (este 2015).

2006 não chega nem perto.

2012 foi um ano com um belo junho e um espetacular julho, apenas agosto que estragou o inverno daquele ano, e mesmo assim vai ficar bem longe do atual.

 

Ouvi dizer que 1967 teve um dos piores invernos já registrados, algo muito pior do que 1995, mas levando em conta que este ano está disparadamente muito pior que 1995, podemos dizer que este inverno tem grandes chances de ser o pior da história(desde que começaram as medições climatológicas no Brasil).

 

Por aqui os 20 primeiros dias de Agosto ficaram assim:

 

17,83 / 25,91

 

Média para agosto é 16,9(21,8) = +4,9

 

Se não vier frio, e vier essa fagulha de fogo prevista para o dia 29, grandes chances de as anomalias ficarem entre +3 / +4 o que seria realmente histórico.

 

Cidades como chapecó que está próximo de +6 fechariam o mês próximo de +5 ?

Link to comment
Share on other sites

Olá, pessoal

 

Eu acompanho o fórum desde 2013, mas faz bastante tempo que não comentava por aqui. Em contrapartida, todos os dias venho ler as mensagens hehe.

 

Hoje vi uma notícia, como posso dizer, totalmente mentirosa (ao menos é o que me parece, corrijam-me se estiver errada), falando que este mês de julho foi o mais QUENTE da história do MUNDO. Tipo, oi?

 

Vejam: http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/julho-foi-o-mes-mais-quente-da-historia-do-mundo-aponta-relatorio-9cyf4z1bzg77gdzwpasrq9brk

 

:negative: :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Relembrando Agosto de 2012 em Passo Fundo, foi bem ruim PORÉM observem...

 

25/08: 8,6 / 19,6

26/08: 5,9 / 08,6

27/08: 6,3 / 11,2

28/08: 9,0 / 14,8

 

Já Agosto de 2015 é uma aberração inédita desde o início dos dados, muito pior que 2012. Esse pseudo e breve refresco de agora não é nada, o que conseguir abaixar na média agora será reposto posteriormente nos últimos dias do mês.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui céu bem fechado. Estava com muitas saudades desse tempo.

Faz 16c na Mooca-CGE com umidade de 83%.

 

-----------------------------

 

É Vitinho. Infelizmente tudo indica que esse inverno será lembrado pelo calor e não pelo frio. Já não gostei de ver essa possibilidade de um novo aquecimento no centro sul do Brasil para a partir do último fim de semana de agosto. Mais outro bloqueio segurando as frentes frias no Argentina.

 

Como já disseram umas semanas atrás aqui no BAZ, o jeito é aproveitar as migalhas oferecidas pela dupla El Niño e Atlântico sul aquecido.

Link to comment
Share on other sites

:pleasantry: :pleasantry: :pleasantry: :pleasantry:

 

A verdade dói demais. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

 

Colegas,

 

Estou voltando de fora do Brasil e fiz uma viagem pelos parques nacionais desde Grand Canyon a Yellowstone. Passei do lado de um lugar chamado Peter's Sinks. É o PNI deles. Vejam em https://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Sinks . Fez 56 abaixo de zero, em um local que nao dá -40 normalmente. Efeito de vale. O interessante é que o pesquisador que descobriu o local, que fica em uma volta da estrada US89, conseguiu calcular a minima que pode ser atingida no local em finção do relevo.

 

Nessa viagem ficou claro pra mim o quão tropical é o Brasil, de São Joaquim ao Amazonas. Em um único dia, no auge do verão, saí de Colter Bay com uma temperatura de 31F (-0.5C) e cheguei em Mesquite NV com 115F (46C). O detalhe é que em Colter Bay o Sol ainda nem tinha nascido direito e todo mundo de camisa de manga curta. Tava um friozinho, mas nada assustador. Zero grau aqui nos EUA é 20 graus no Brasil. Tenho até vergonha de contar as mínimas abaixo de 10 em Brasília. Me sinto como se falasse de praia na Sibéria :pleasantry: :pleasantry:

 

A gente aqui falando de neve uma vez por ano, daquela que nem acumula no chão, derrete nas primeiras horas da manhã e vejo os dados de Salt Lake City com média de 30cm de neve por mês de inverno, com minima absoluta de -34. Conversei com algumas pessoas quando passei por lá e perguntei se fazia frio. Eles me disseram que durante o dia não (média maximas janeiro de 3C) e que a neve só tinha nas montanhas, lá ela derretia logo !!!

 

Acho que porque vivemos em um país tropical qualquer temperatura um pouco mais fria em um dia qualquer do ano chama atenção em função do calor reinante no resto do tempo. Fiquei com vontade até de desativar a estação :prankster: :prankster:

 

Sem polemicas (ps: essa minima de Caçador não existe :good2: :good2: ) (ps: a do PNI é uma anomalia de centenas de metros de extensão, talvez 1 ou 2km. Eu conheço o local), mas vejam sobre esse Peter Sinks. Interessante a história.

 

 

Já li muita porcaria em anos de fóruns. Mas isto vai além da minha compreensão. Merecia um selo.

Link to comment
Share on other sites

:pleasantry: :pleasantry: :pleasantry: :pleasantry:

 

A verdade dói demais. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

 

Já passei alguns invernos fora do Brasil...e sempre digo a mesma coisa, nunca passei/passo tanto frio na vida quanto em,,

 

Curitiba! (Onde eu morava)

 

Bota um gringo numa onda regular de frio no sul que eu aposto que vai sofrer, conheci uma canadense de Hallifax fazendo intercambio no interior do PR, era julho de 2011 e ela estava estressada pois passava frio dentro de casa,,

 

Tudo relativo

Link to comment
Share on other sites

:pleasantry: :pleasantry: :pleasantry: :pleasantry:

 

A verdade dói demais. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Ainda bem que tu não é meu professor de meteorologia... Imagina chegar e dizer que todo o Brasil é tropical. Ou tu é um gênio, ou tu é muito burro(segunda alternativa mais provável). E só para tua informação, não gosto de frio.

Link to comment
Share on other sites

 

O monstro no centro-sul do Brasil espanta o frio mais forte até mesmo do Uruguai que teoricamente não tinha nada a ver com isso! Teremos leve refresco no início da semana que vem, e ainda assim restrito a porções mais ao leste da região sul.

 

Calorão infernal tem tudo para marcar presença no final do mês de agosto. Se fosse apostar agora, colocaria todas as fichas na maior anomalia já vista! Os últimos 3 dias de agosto prometem várias máximas acima de 30...

 

Também apostaria!

 

Além do frio intenso morto e sepultado pela 12Z, ela converge com o Europeu para a entrada de ar muito quente a partir do dia 29. Quando até podemos considerar a ameaça de quebra de novos recordes.

 

O frio não traz mais nenhuma ameaça. Pode nem gear. O frio está falecido e o jato vai espantá-lo com tudo para o oceano. Substituindo rapidamente por muito calor no final do ciclo.

Muito impressionante. O GFS coloca um frio muito rápido que chega a até 2° em 850 hpa APENAS no S e E do RS. O resto mal esfria. Depois aquece subitamente e, "do nada", o jato forma aquela INCRÍVEL baixa pressão, que tem tudo para jogar frio com força no Sudeste. Só que o jato já terá mandado a antiga mp para bem longe no Atlântico. O GFS projeta, neste caso, no máximo 4° em 850 hpa bem no meio da Região Sul, provocando resfriamento em MS e SP. Mas nada de mais.

 

O interessante do ciclone é a formação de uma enorme linha de instabilidade desde o Uruguai até Rondônia!! Daí a chuva projetada para os próximos dias nos mapas acima. Depois, é claro, vem o calorão em praticamente todo o Centro-Sul. Calorão infernal à vista, coincidindo com a alta da AAO uns 20 dias antes. E, se depender dessa variável, meu filho, nós vamos é sofrer.

 

Resumo da história: no Sul teremos malucas variações de temperatura, temporais violentos, ventania no RS seguido de súbito aquecimento. Frio mesmo, não. Apenas mínimas boas nas serras. E deu. O "inverno" 2015 é o pior da história.

Link to comment
Share on other sites

Olá, pessoal

 

Eu acompanho o fórum desde 2013, mas faz bastante tempo que não comentava por aqui. Em contrapartida, todos os dias venho ler as mensagens hehe.

 

Hoje vi uma notícia, como posso dizer, totalmente mentirosa (ao menos é o que me parece, corrijam-me se estiver errada), falando que este mês de julho foi o mais QUENTE da história do MUNDO. Tipo, oi?

 

Vejam: http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/julho-foi-o-mes-mais-quente-da-historia-do-mundo-aponta-relatorio-9cyf4z1bzg77gdzwpasrq9brk

 

:negative: :hysteric:

 

 

Fernanda, infelizmente é verdade (a notícia).

 

Segundo o NOAA, a temperatura do planeta Terra foi a mais quente de todos os tempos, e de qualquer mês já registrado, em Julho...

 

http://noticias.terra.com.br/ciencia/julho-de-2015-foi-o-mes-mais-quente-da-terra-segundo-agencia-americana,df65a0e88c587889d95c05b7561e109bker3RCRD.html

 

Link do Próprio NOAA: http://www.ncdc.noaa.gov/sotc/summary-info/global/201507

 

PS: O Próprio NOAA cita como um dos efeitos, o pífio INVERNO da América do Sul...

 

UA5k6qL.gif

Link to comment
Share on other sites

Últimas Projeções do CFS estão projetando um Setembro com tendência para a manutenção de anomalias de calor sobre o Brasil, especialmente no Sudeste-Centro-Oeste.

 

A última solução de média aponta anomalias muitíssimo elevadas por boa parte do país durante o mês, com um contraste curioso de anomalias negativas, sobre o norte da Argentina e o Paraguai...

 

0RuYoAA.png

 

Em algumas rodadas, o CFS projeta em suma para a segunda quinzena de setembro, picos de Calor que seriam muito intensos...

 

Cf2hSoQ.png

 

Talvez a ponto para quebra de recordes históricos, como este projetado para o final do mês, aonde a cidade de São Paulo poderia registrar 35ºC de Máxima.

 

zw0YPI7.png

 

 

Os fortes picos de calor estariam associados a presença de grandes Bloqueios Atmosféricos na média troposfera (500hpas) similares aos dos últimos Verões.

 

0HbncKO.png

Link to comment
Share on other sites

Cacella, com esse teu post teremos que rever todos os mapas de clima do mundo. Aqui na AS o clima Tropical vai até Bahia Blanca e Neuquén. Nos Estados Unidos teríamos Georgia, Alabama e Texas tropicais!

 

É, amigo! Vivendo e aprendendo!

 

O Cacella é velho conhecido dos bazianos mais antigos. Ele ficou sumido por vários anos e agora reapareceu. Este comportamento não me surpreende nem um pouco, ele sempre foi um grande gozador do clima brasileiro. Sempre zuou a neve e o frio no Brasil. Não deem tanta atenção.

Link to comment
Share on other sites

Cacella, com esse teu post teremos que rever todos os mapas de clima do mundo. Aqui na AS o clima Tropical vai até Bahia Blanca e Neuquén. Nos Estados Unidos teríamos Georgia, Alabama e Texas tropicais!

 

É, amigo! Vivendo e aprendendo!

 

O Cacella é velho conhecido dos bazianos mais antigos. Ele ficou sumido por vários anos e agora reapareceu. Este comportamento não me surpreende nem um pouco, ele sempre foi um grande gozador do clima brasileiro. Sempre zuou a neve e o frio no Brasil. Não deem tanta atenção.

 

Óbvio! Por isso mesmo acionei o ironic mode :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.