Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Eu fico com a hipótese dos ciclos naturais, que me parece mais adequada frente ao minúsculo conhecimento que temos do clima ao longo de milhões de anos. Vamos apenas aguardar o ciclo atmosférico pender para o frio aqui no Brasil. Acreditem: Isso VAI acontecer.

 

Mas é claro!!, Em 2000 ou 2011 ninguém estaria debatendo isso, é incrível como nossas ideias são invadidas pelas emoções momentâneas. Imaginar que o frio não volta mais, que aqueceu tudo é loucura, logo logo vem um la niña maroto ai e as mps vão entrar quebrando o Brasil de frio, e todo mundo vai ficar acompanhando, nem vão lembrar dessa história. Creio que não estragamos tanto o clima de 2000 pra cá, que não possa voltar a fazer um frio :mosking: :mosking:...

 

Agora é ter paciência e curtir o verão, praia, sol e calor :dirol: :dirol:

 

No mais, céu claro nesta noite aqui no Rio, aeroportos variando entre 17° e 22°

Link to comment
Share on other sites

O PNI/Furnas negativou perto de 20 horas, na última vez que vi estava em -0,9ºC as 20 h 09 min. Umidade num patamar que levará a temperatura a cair muito ainda, se não começar os ventos.

 

Suspeito da pressão super alta do momento. Toda vez que fez perto de 1030 ou mais, o PNI decepcionou.

 

Mas hoje..plenas 20:30 da noite, e já está com -2,2. Olha lá se amanhã não baixa de -8! Vento calmo, ponto de orvalho bem negativo, umidade do ar acima de 80%, o cenário tá muito bom hoje!

 

E a média de Agosto no PNI segue brilhante, principalmente de mínimas. Em 12 dias, só 1 dia positivo na minima, e malemá...e coincidentemente foi bem no dia que eu fui...ô pé frio!

Link to comment
Share on other sites

A perspectiva é de UM dia de refresco para POA, no domingo!! E sabem aquele "frio" previsto para meados do dia 20? ACABOU!! E logo em seguida o jato do Chaco joga a temperatura às alturas! O ETA mantém o "refresco" para POA, e nada mais, nem frio para meados do dia 20! Imagina o resto do país!

 

Chega a bater quase 24° em 850 hpa no NO do RS!! HAHAHAHA!!! PIAAADAA!!

 

Quase todo o resto do Sul, especialmente a porção oeste, vai fritar!!

Link to comment
Share on other sites

O clima anda normal, o que anda complicado é a onda de pessimismo por causa de 60 ou 90 anos de dados...se pegarmos desde 1500 os dados, se houvessem, iam ver que de tempos em tempos algo esquenta no Brasil. Mas legal, comparem 2015 com 1975 ou 1979, aí fica justificável a reclamação por questão parcialista. E pior, duvido que houve frio contínuo nos melhores anos dos ultimos tempos.

Link to comment
Share on other sites

2012 = PIOR ANO DE TODOS OS TEMPOS

 

2015 = PIOR INVERNO DE TODOS OS TEMPOS (e o ano ainda não acabou)

 

Olha Marcos, eu acho que 2015 vai conseguir fechar pior do que 2012.

(...)

O que matou o inverno de 2012 foi Agosto, mas o ano em si não foi tão ruim pelo menos pra cá.

 

E acho o clima aqui do vale do itajai em SC muito similar ao de Porto Alegre.

David, dei uma encolhida na mensagem.

 

O que foi ruim em 2012 não foi o inverno, foi o ANO. Aqui tivemos um inverno climático de 2 meses, sendo junho normal com uma baita onda de frio e julho constantemente frio e abaixo a média. E ACABOU! Quase todo o resto foi CALOR e mais CALOR!! Tanto é que fechamos com a maior média ponderada em 103 anos!!!

 

Este inverno está MUITO pior do que o de 2012. O primeiro semestre foi acima da média, mas nada do exagero de 2012, onde inclusive maio foi um horror, com +2,X° de anomalia. Mas do jeito que desandou a partir deste mês e pelo padrão que tem se mantido, eu estou MUITO preocupado com o restante do ano. Para bater 2012 na média geral sera difícil... mas é o que eu digo: SEMPRE pode PIORAR!

 

Quanto ao clima, o padrão é o mesmo, sendo que o verão daí é ainda mais abafado e prolongado, e o inverno menos frio.

 

Aqui 23,3° com 74%.

Link to comment
Share on other sites

E vejam só. ..

 

Falei agora com a parte alta do PNI...e pedi para que verificar a mínima do último dia 3.. .dai veio a surpresa. . A estação de Furnas reportou -9.4 e não -9.2 cono informado anteriormente.

 

Os dados do Campo Belo serão informados na próxima segunda-feira. ..

 

Deve ter sido um dado que durou poucos segundos, por isso no weatherlink ficou -9,2...eu não olhei os dados de Furnas quando fui lá.

 

Agora está -4,2, ia ser engraçado se a mínima de -6,9 fosse superada antes da meia noite...

 

Frio pra ninguem botar defeito!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Olha..está afundando por lá. ..faz 4.3 negativos...a queda está bem rápida hj... o ceu está limpo e com ausência de vento. Poderemos quem sabe ter os doi dígitos amanhã. .

 

Comparando os dois dias, hoje com o dia da mínima de -9,4 em Furnas:

 

21:32 (agora)

dia 02/08: -4,3

hoje 12/08: -4,8

 

23:00

dia 02/08: -5,6

hoje 12/08:

 

00:00

dia 02/08: -6,7

hoje 12/08:

 

Seguindo neste ritmo, teriamos algo entre -9,7 a -10,2 amanha cedo (usando a margem de erros do ibope :sarcastic: ), e fatalmente teriamos -10 superado no CB!!!!

Link to comment
Share on other sites

(...)

Os americanos chamam de "Blob warm" o super bloqueio (resiliente, persistente e grandão)que resolveu morar na costa oeste dos EUA.

 

Este responsável por invernos ruins ( ao padrão americano aí gente) por secas na Califórnia , Texas e alhures.

 

http://i62.tinypic.com/10rigxf.png

 

Apesar dos invernos "ruins" na Costa Oeste, o verão na terra do Tio Sam teve julho com máximas bem comportadas de maneira geral (média 1901-2000).

 

-2015 é 34º mais quente da série e 1936 continua imbatível.

 

2l9l34g.jpg

Link to comment
Share on other sites

%#%#%# tá um grau mais frio agora que no dia do -9,4!!!!!! Vamos ver -10 hoje???????

 

-5,1 agora!!!!

 

Pressão do momento: 1030,0 hpa

Pressão do dia 02: 1025 hpa

 

5 hpa mais alta que hoje, um grau a menos, onde vamos parar essa madrugada? -11?

 

-5.6...Artur ..estou confiante nos dois dígitos. .todo cenário eh favorável...Caso bater os dois dígitos. ..vou ver se consigo alguem pra pegar a marca do C Belo. ..

Link to comment
Share on other sites

Eu jamais achei ruim o inverno de 2012. o JJ foi espetacular. O que foi péssimo foi agosto de 2012. Sempre pontuei muito bem isso. Aliás, pra mim aquele agosto foi o divisor de água para a entrada desse ciclo de merda que estamos vivendo.

 

Interessante observação.

Foi justamente depois de agosto de 2012 que começou o festival de fazer 35c (ou mais) no INMET daqui de Sampa.

Antes era até difícil da temperatura máxima bater nos 34 graus. Nem naquela onda de calor que assolou o centro sul do Brasil em fevereiro de 2010 o Mirante do Santana conseguiu encostar nos 34 graus.

 

E pior que a frase do nosso baziano Marcos (nada está tão ruim que não possa piorar) está sendo mais do que válida.

Prova disso é que eu pensava que a maior temperatura de 2014 ficaria mesmo por conta daquele mega bloqueio no início daquele ano e não é que em outubro a isso acabou sendo quebrado?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A mínima no PNI/Furnas das 6 horas da manhã, com -6,9ºC, deve ser ultrapassada antes de 23 h 30, agora marca -6,4ºC são 22 h 48 min, umidade 87%, P.O em -8,3ºC.

 

William, a estação do bairro Reserva está fora do ar, o que houve?

 

Eu consigo acessar ela online o wunderground que ta zicando .. K

 

3,3C la agora !

Link to comment
Share on other sites

Olhando os modelos, a tábua de salvação é o ECMWF. :prankster: O dia 20 traria frio para o sul e um alívio no bloqueio. Temporário, mas como estamos falando do intervalo a partir de 144 horas (quando GFS e ECMWF ficam totalmente diferentes) eu penso que torcer pelo cenário do Europeu não é loucura! :ok: O GFS não dá a baixa que o Europeu coloca (e que puxaria o frio do dia 20), mas em compensação projeta uma última semana do Mês com frio de bloqueio beeem forte no sul do BR (com o sudeste fervendo). Então vamos acreditar no Europeu no prazo mais curto e no GFS no longo :mosking: Em tempo: penso que os recordes em termos de médias para JJA estão garantidos, ao menos na metade norte do RS! Eles podem acontecer também em todo o resto do sul.

Mas o que já sabemos é no mínimo um top 5 de terror esse JJA será em todo o sul e parte do Sudeste. E Agosto está entre ser um Top 5 e um Campeão absoluto também. Tudo depende do que ocorrerá a partir do dia 19. Oremos! :good:

Link to comment
Share on other sites

Tomara que você esteja certo, Zé Vicente. Mas minha aposta é a seguinte: vai ferrar geral, hehe. O europeu vai errar feio, não terá ciclone e teremos CALOR em todo o Sul e parte do Sudeste.

 

Por outro lado a MetSul dá trovoadas com máxima de 21° na 4ª dia 19. Mas minha aposta é a pior imaginável: para mim dará tempo seco com 34° de máxima.

 

Hoje tive máxima de 31,0° com deliciosos 45% de umidade. Parecia janeiro, mas com radiação menor. Bafo gostoso. Agora tenho 22,3° com 75%. Amanhã teremos 33°!! YEEESSS!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Do jeito que as coisas estão é bem capaz que o GFS acerte no curto prazo (quase nenhum alívio para daqui a 5-6 dias) e o ECMWF no médio prazo (calor dominando o centro sul brasileiro).

 

---------------------------------

 

Por aqui agora céu limpo e temos 18c na Mooca-CGE com umidade de 73%, aliás, valor mais baixo do que nos dias anteriores e isso leva a crer que infelizmente nessa quinta poderemos ter uma infiltração marítima bem mais fraca ou até mesmo a ausência dela na metade norte da Grande SP.

Link to comment
Share on other sites

Segundo as terríveis previsões dos modelos, a menos que haja um milagre em setembro, presenciaremos o primeiro ano em que não é registrada uma temperatura abaixo de 10ºC no Mirante de Santana.

 

A dificuldade de baixar de 8ºC ou até 9ºC nos anos recentes (2005, 2008, 2010, 2012, 2014) bem como a diminuição dos dias abaixo de 10ºC (2005 com 2, 2008 com 3, 2012 com 6 e 2014 com 5) mostrava que esse dia não estaria longe.

Link to comment
Share on other sites

EUROPEU DANDO UMA BOA SEQUÊNCIA DE FRIO PARA SC, UM PERÍODO CURTO DE CALOR FORTE ENTRE 23/24, DEPOIS ESFRIA BEM. GLOBAL NA MESMA LINHA E BEM MAIS FORTE. UMA BOA LUZ NO FIM DO TUNEL.

 

POR HOJE ISTO DARÁ UMA QUEDA DE 3/5°C NA MÉDIA, DEIXANDO A ANOMALIA EM NÍVEIS NORMAIS, MAS ALTO.

 

O CFS continua apontando uma anomalia elevada para SC no período 13/08 a 31/08. Corrobora o GFS.

 

Muita água pra passar e toda a cautela com a sequência de decepções e um viés pró calor/bloqueio que a atmosfera vêm apresentando nos últimos tempos colocam muita incerteza em qualquer cenário que favoreça o frio.

Link to comment
Share on other sites

PNI Furnas RJ - Mínimas 2015

 

-9,4 : 03 de agosto

-7,7 : 13 de agosto

-7,4 : 12 de agosto

-7,1 : 09 de junho

-6,7 : 05 de agosto

-6,7 : 02 de agosto

-6,1 : 11 de agosto

-5,7 : 30 de julho

-5,6 : 06 de agosto

-5,6 : 04 de junho

-5,2 : 05 de junho

-5,0 : 09 de agosto

-5,0 : 04 de agosto

-5,0 : 08 de junho

-4,4 : 01 de agosto

-4,4 : 09 de maio

 

Urupema SC - Mínimas 2015

 

-6,0 : 16 de junho

-4,0 : 03 de junho

-3,6 : 05 de julho

-3,4 : 19 de junho

-3,1 : 15 de junho

-2,7 : 02 de junho

-2,3 : 01 de junho

-2,0 : 04 de julho

Link to comment
Share on other sites

Incrível como essa anomalia delineia muito bem, quase que com exatidão, o formato e os limites territoriais do Uruguai, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

 

Paulo,

 

É um programa tipo "surfer"

 

http://www.goldensoftware.com/products/surfer

 

Que eu recordo Bruno Maon, Lucas Fumagalli sabem muito e acho que Marcomini e Vini fizeram experiências.

 

O Marcelo deve ter mais informações.

 

Assim aparentemente o mapa da NECP é feito com a colagem das grades regionais e depois homogenizado nas fronteiras.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Paulo,

 

É um programa tipo "surfer"

 

http://www.goldensoftware.com/products/surfer

 

Que eu recordo Bruno Maon, Lucas Fumagalli sabem muito e acho que Marcomini e Vini fizeram experiências.

 

O Marcelo deve ter mais informações.

 

Assim aparentemente o mapa da NECP é feito com a colagem das grades regionais e depois homogenizado nas fronteiras.

 

Abraços

Esse mapa é feito com o GrADS. Não tenho maiores informações sobre como é feito mas não deve ter essa colagem de grades não. Vejam um mapa do wxbrasil, o desenho é parecido e a anomalia é obtida confrontando os dados do gfs com a climatologia do CFS:

2dXUQgj.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.