Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Não interessa Arthur, você acreditando, gostando ou desgostando, se foi termo de mercúrio ou de azeite, o Inmet é um órgão oficial do governo, e o que é postado por eles é oficial.

 

Entendeu ? ou precisa desenhar ? :spiteful:

 

Pow cara, que besteira, então se o governo disser que fez 35 graus na Pedra da Mina isso vira verdade?

Assim como governo não acaba com a fome na canetada, ele não muda a realidade climática através de sua autoridade, ele pode no máximo interpreta-la e está sujeito a errar (é profissional nisso, diga-se de passagem)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

De 33C e vento norte para atuais 17C e vento SO. Ao menos uma "dinâmica" neste mês de desgosto. Tivemos também algumas pancadas de chuva com trovoadas, as primeiras do mês. Creio algo em torno de 11C/12C amanhã, ou seja, nada demais, apenas um belo contraste com o restante do mês.

 

Está bem legal de acompanhar a dinâmica da chegada da chuva no Paraná hoje !!! :good:. E espero que o alívio não demore tanto a chegar :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Não interessa Arthur, você acreditando, gostando ou desgostando, se foi termo de mercúrio ou de azeite, o Inmet é um órgão oficial do governo, e o que é postado por eles é oficial.

 

Entendeu ? ou precisa desenhar ? :spiteful:

 

Pow cara, que besteira, então se o governo disser que fez 35 graus na Pedra da Mina isso vira verdade?

Assim como governo não acaba com a fome na canetada, ele não muda a realidade climática através de sua autoridade.

 

Não frost, eu quero dizer que o Inmet não tem por que mentir ou omitir nenhuma informação, assim como a temperatura registrada por eles foi em Caçador, poderia ter sido em qualquer outro local, o que irrita é dizerem que está informação é equivocada ou um erro. Não foi um agricultor lá do interior de Caçador que fez a medição e passou pro Inmet, foi o próprio Inmet que fez a medição com o que tinha em mãos na época.

Link to comment
Share on other sites

Não frost, eu quero dizer que o Inmet não tem por que mentir ou omitir nenhuma informação, assim como a temperatura registrada por eles foi em Caçador, poderia ter sido em qualquer outro local, o que irrita é dizerem que está informação é equivocada ou um erro. Não foi um agricultor lá do interior de Caçador que fez a medição e passou pro Inmet, foi o próprio Inmet que fez a medição com o que tinha em mãos na época.

 

Só acho que é importante manter as portas abertas ao questionamento, sem apelar para a autoridade de quem divulga dados...

Link to comment
Share on other sites

Está bem legal de acompanhar a dinâmica da chegada da chuva no Paraná hoje !!! :good:. E espero que o alívio não demore tanto a chegar :hang1:

 

Pois é Gvieira, tivesse ocorrido esse tipo de dinâmica várias vezes durante este mês...

 

Temperaturas variando entre 13C e 14C no oeste e 16C e 17C no noroeste. Aleluia!

Link to comment
Share on other sites

Não frost, eu quero dizer que o Inmet não tem por que mentir ou omitir nenhuma informação, assim como a temperatura registrada por eles foi em Caçador, poderia ter sido em qualquer outro local, o que irrita é dizerem que está informação é equivocada ou um erro. Não foi um agricultor lá do interior de Caçador que fez a medição e passou pro Inmet, foi o próprio Inmet que fez a medição com o que tinha em mãos na época.

 

Só acho que é importante manter as portas abertas ao questionamento, sem apelar para a autoridade de quem divulga dados...

 

Claro Frost, só que as vezes irrita sabe, é a mesma coisa que eu querer dar um de ignorante e falar que essas temperaturas registradas no PNI são 'fictícias' por virem de medidores particulares.

 

O que seria extremamente ridículo, acho muito bacana locais assim serem monitorados como o próprio Carlos disse.

 

Isto mostra que quem sabe em um futuro não muito distante possam fazer alguma estrutura lá para os amantes do frio, poderia ser algo mesmo até governamental, para o próprio governo também ganhar com isso, abrindo licitações para gestores do mercado hoteleiro poderem investir em alguma estrutura de lá.

Link to comment
Share on other sites

Pela primeira vez nesse mês de agosto estamos vendo os ventos polares alcançarem o Paraná e também parte do MS, além das pancadas de chuvas que estão sendo registradas no oeste paulista!

Ainda bem que os modelos continuam a indicar uns 10 dias de folga. Claro que teremos episódios de calor aqui em Sampa, mas por causa de pré frontal e logo no dia seguinte esfria (o Rodolfo até fez esse comentário no sábado).

 

Aqui em Sampa mesmo se não chover(ou se chover isolado, bem fraco), vamos ter uma grande melhora na qualidade do ar com a chegada dos ventos de sul à partir de amanhã à noite.

Link to comment
Share on other sites

Não frost, eu quero dizer que o Inmet não tem por que mentir ou omitir nenhuma informação, assim como a temperatura registrada por eles foi em Caçador, poderia ter sido em qualquer outro local, o que irrita é dizerem que está informação é equivocada ou um erro. Não foi um agricultor lá do interior de Caçador que fez a medição e passou pro Inmet, foi o próprio Inmet que fez a medição com o que tinha em mãos na época.

 

Só acho que é importante manter as portas abertas ao questionamento, sem apelar para a autoridade de quem divulga dados...

 

Claro Frost, só que as vezes irrita sabe, é a mesma coisa que eu querer dar um de ignorante e falar que essas temperaturas registradas no PNI são 'fictícias' por virem de medidores particulares.

 

O que seria extremamente ridículo, acho muito bacana locais assim serem monitorados como o próprio Carlos disse.

 

Isto mostra que quem sabe em um futuro não muito distante possam fazer alguma estrutura lá para os amantes do frio, poderia ser algo mesmo até governamental, para o próprio governo também ganhar com isso, abrindo licitações para gestores do mercado hoteleiro poderem investir em alguma estrutura de lá.

 

 

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Meu caro tu mora no Brasil....

 

Se coisas importantes eles não fazem, vão se preocupar com isso.

Link to comment
Share on other sites

Pra quem precisa que desenhe, segue o desenho abaixo.

 

 

Engraçado. O Carlos te questionou e você deu uma resposta educada.

 

O Frost te questionou e você deu uma resposta educada.

 

Então porque raios você se ofendeu só com o que eu escrevi? Você é dono da verdade e eu da mentira, é isso?

 

Façamos o seguinte.

 

Você me bloqueia, não leia o que eu escrevi e continue acreditando nas mentiras de um governo militar que aproveitou pra botar o terror na classe estudantil e pensante. Acredite também que o INMET não tem erro nenhum e é perfeito e todas as suas estações não tem problemas. Eu questiono sim, está no meu direito, achou ruim porque fui eu que escrevi?

 

Por outro lado,

 

Não terá mais o direito de emitir qualquer opinião a respeito de minhas opiniões, por risco de ouvir algo que não quer ouvir.

 

Se é isso que quer, bora me bloquear, sem crise. Só não reclame depois, simples assim.

 

É isso que quer? Não quero e não to a fim de outro "Moretão" vir encher meu saco. De babaca já to cheio, já chega meu chefe, que me dá salário e sou obrigado a aturar.

 

Ou podemos resolver civilizadamente a coisa, eu aceitando sua opinião e você a minha, que tal?

 

Estamos perdendo tempo com coisas mais úteis, meu caro. Poderiamos canalizar a raiva em analisar dados e questionar quando pertinente.

Link to comment
Share on other sites

Claro Frost, só que as vezes irrita sabe, é a mesma coisa que eu querer dar um de ignorante e falar que essas temperaturas registradas no PNI são 'fictícias' por virem de medidores particulares.

 

Entendo!

Nem faço ideia de como foram feitas as medições das temperaturas de caçador, acho bem possível que tenha chegado nos -14 sim, acontece que, por mais que os registros sejam feitos por um "órgão oficial" não dá pra a gente a achar normal, por exemplo, uma medição feita num termômetro comum de mercúrio em que uma pessoa vai lá de manha anotar quanto marcou, até mesmo por que a temperatura pode ser menor ainda!

CDJ por exemplo ficou até nos anos "gloriosos" marcando temperaturas minimas à meia noite (estou enganado?)... imagina quanto se perdeu nisso tudo.

Link to comment
Share on other sites

Pra quem precisa que desenhe, segue o desenho abaixo.

 

 

Engraçado. O Carlos te questionou e você deu uma resposta educada.

 

O Frost te questionou e você deu uma resposta educada.

 

Então porque raios você se ofendeu só com o que eu escrevi? Você é dono da verdade e eu da mentira, é isso?

 

Façamos o seguinte.

 

Você me bloqueia, não leia o que eu escrevi e continue acreditando nas mentiras de um governo militar que aproveitou pra botar o terror na classe estudantil e pensante. Acredite também que o INMET não tem erro nenhum e é perfeito e todas as suas estações não tem problemas. Eu questiono sim, está no meu direito, achou ruim porque fui eu que escrevi?

 

Por outro lado,

 

Não terá mais o direito de emitir qualquer opinião a respeito de minhas opiniões, por risco de ouvir algo que não quer ouvir.

 

Se é isso que quer, bora me bloquear, sem crise. Só não reclame depois, simples assim.

 

É isso que quer? Não quero e não to a fim de outro "Moretão" vir encher meu saco. De babaca já to cheio, já chega meu chefe, que me dá salário e sou obrigado a aturar.

 

Ou podemos resolver civilizadamente a coisa, eu aceitando sua opinião e você a minha, que tal?

 

Estamos perdendo tempo com coisas mais úteis, meu caro. Poderiamos canalizar a raiva em analisar dados e questionar quando pertinente.

 

Talvez por que o Carlos e o Frost não sejam ignorantes ? E duvidem de tudo, ou pelo menos no 'escrever' não demonstrem isso.

 

Espero o PNI atingir a marca superior de -14C ai você vai lá e pede pro Inmet mudar e dizer que a menor temperatura registrada no Brasil foi no RJ/MG ai você não precisara demonstrar mais tanta indignação e raiva (como vc mesmo falou) com os -14C de Caçador. Ai seu 'ego' vai estar satisfeito.

 

Não tenho nada contra você Arthur, leio suas opiniões, e respeito elas, eu gostando ou não, são SUAS opiniões, assim como eu tenho as MINHAS opiniões.

 

Se você não quer que ofendam suas opiniões e seus 'dados' não ofenda ou descrimine os 'dados' das outras pessoas.

 

'' E qual foi o sensor usado em Caçador? Foi um termometro de mercurio exposto ao ar? Se você não tiver essa resposta, não creio que seja legal você comentar que o Carlos tire conclusões precipitadas.

 

Todo mundo pega o dado de Caçador como verdade absoluta, mas o INMET realmente começou a investir em estações Vaisala recentemente, pós 1990. Duvido que foi uma Vaisala em Caçador, entende a questão?''

 

Você demonstrou com todas as letras e pontos a sua insatisfação de saber que Caçador tem a menor mínima do Brasil com -14C, questionando e dando 100% a entender que é um dado fictício, que é um dado errôneo.

Link to comment
Share on other sites

Se você não quer que ofendam suas opiniões e seus 'dados' não ofenda ou descrimine os 'dados' das outras pessoas.

 

'' E qual foi o sensor usado em Caçador? Foi um termometro de mercurio exposto ao ar? Se você não tiver essa resposta, não creio que seja legal você comentar que o Carlos tire conclusões precipitadas.

 

Todo mundo pega o dado de Caçador como verdade absoluta, mas o INMET realmente começou a investir em estações Vaisala recentemente, pós 1990. Duvido que foi uma Vaisala em Caçador, entende a questão?''

 

Você demonstrou com todas as letras e pontos a sua insatisfação de saber que Caçador tem a menor mínima do Brasil com -14C, questionando e dando 100% a entender que é um dado fictício, que é um dado errôneo.

 

E onde está escrito que eu estou com raiva que lá deu -14? Estou opinando sobre uma questão técnica de marcas e qualidade de estação, assim como formas de medição. Não leu nesse trecho acima e não lerá uma linha minha desmerecendo a marca de -14. Esse é teu problema. Interpretação de textos.

 

Sobre o PNI, não acredito nem em onda polar rigorosa em -14 nas baixadas.

 

Segue o jogo e para de ver chifre na cabeça de cavalo.

 

Sobre as baboseiras de educação, não fui eu quem atacou primeiro, eu estava quieto com relação aos teus comentários. Você tomou as dores do Bruno e me atacou, portanto nada mais tenho a declarar.

Link to comment
Share on other sites

Se você não quer que ofendam suas opiniões e seus 'dados' não ofenda ou descrimine os 'dados' das outras pessoas.

 

'' E qual foi o sensor usado em Caçador? Foi um termometro de mercurio exposto ao ar? Se você não tiver essa resposta, não creio que seja legal você comentar que o Carlos tire conclusões precipitadas.

 

Todo mundo pega o dado de Caçador como verdade absoluta, mas o INMET realmente começou a investir em estações Vaisala recentemente, pós 1990. Duvido que foi uma Vaisala em Caçador, entende a questão?''

 

Você demonstrou com todas as letras e pontos a sua insatisfação de saber que Caçador tem a menor mínima do Brasil com -14C, questionando e dando 100% a entender que é um dado fictício, que é um dado errôneo.

 

E onde está escrito que eu estou com raiva que lá deu -14? Estou opinando sobre uma questão técnica de marcas e qualidade de estação, assim como formas de medição. Não leu nesse trecho acima e não lerá uma linha minha desmerecendo a marca de -14. Esse é teu problema. Interpretação de textos.

 

Sobre o PNI, não acredito nem em onda polar rigorosa em -14 nas baixadas.

 

Segue o jogo e para de ver chifre na cabeça de cavalo.

 

Sobre as baboseiras de educação, não fui eu quem atacou primeiro, eu estava quieto com relação aos teus comentários. Você tomou as dores do Bruno e me atacou, portanto nada mais tenho a declarar.

 

 

É por essa e por outras.... que aquela separação por regiões devia prevalecer.

Link to comment
Share on other sites

Pra quem precisa que desenhe, segue o desenho abaixo.

 

X3OgB5T.jpg

 

Sobre os -14°C, o link de referência direciona para uma página que está desativada.

 

http://ciram.epagri.sc.gov.br/portal/website/index.jsp?url=jsp/monitoramento/curiosidadeFrio.jsp&tipo=monitoramento

Esses -14°C de Caçador é meio brabo de engolir, mesmo eu sendo sulista.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Vou explicar mais uma vez meu ponto de vista e o porque eu não engulo fácil esses -14 de Caçador. Assim quem sabe uns cabeças duras entendam meu raciocínio

 

A média de temperatura desta cidade é maior que a de outras gigantes do frio, como Urupema, São Joaquim e porque não, Pinheiro Machado.

 

Partindo deste principio, devo deduzir que se tivessemos Potreirinhos no ar, ou Urupema no ar, naquela época, deveria ir a -20 então uma dessas estações. Então vejo que há uma chance sim de ter havido um equívoco histórico na leitura dessa estação, afinal a coleta em 65 na cidade de Caçador era MANUAL.

 

Partindo desse mesmo princípio, e para não acharem que jogo todos os problemas para o Sul, a cidade de Muzambinho teve -8. Como uma cidade localizada a 887 metros de altitude, poderia ter uma mínima que nem em Maria da Fé com ASAS a 1050 conseguiria? Estou falando de uma cidade que está em MG, não SC! Mesma coisa, anotadores manuais.

 

Por mais que o INMET nos diga que fez, e não duvido de quem leu os dados, tecnicamente não há lógica essas duas cidades não terem sido superadas por cidades mais altas, mais ao sul e mais frias, e que também contavam com leitura de estações na mesma época.

 

Agora, indo mais a fundo, vamos a uma questão de tecnologia. Em 1965, não conheço a existencia de estações automáticas que não precisavam de anotador manual, talvez houvesse uma ou outra que gravava em rolos de papel os dados, mas creio eu que 99,9% das estações no Brasil nos anos 60 eram convencionais. Dos anos 90 pra cá, surgiram várias marcas de estação automática em que a mão do homem não precisava extrair dados, e o Inmet inteligentemente passou a colocar uma estação automática ao lado da manual, como manda a OMM hoje. Podem ver, até hoje, mesmo com todo o avanço tecnológico, estaçoes que ficam METROS ao lado uma da outra, chegam a dar variações que podem ser superiores a 1 grau!

 

Agora, vamos falar de PNI. Por mais que digam que é uma estação automática também sujeita a erros, o dado de -9,6 que registrou no CB é bem equiparado ao dado de -9,4 registrado em Furnas. Por mais que não tenha uma estação manual do lado, dois equipamentos diferentes registraram a mesma coisa praticamente, distante bem mais que 2 metros uma da outra. Detalhe, o desnivel Furnas / CB é superior a 30 metros, indicando que não é só a 2 metros de altura que faz frio negativo lá.

 

Pra que eu disse tudo isso? Pra que entendam, não estou com raiva de Caçador, São Joaquim, Muzambinho, Maria da Fé e CDJ. Eu tenho coletado séries de dados estatísticos e estudos sérios que me fizeram pensar, até que ponto é verdade as temperaturas absurdas registradas em algumas estações, tem confiabilidade tão precisa que nunca, jamais devam ser questionados seus dados?

Link to comment
Share on other sites

Sem viagens galera.Acredito sim nesta mínima de Caçador, aliás vocês acham mesmo que tenha sido apenas em Caçador mínima tão extrema?Ah tenha paciência, só pq estes últimos invernos não tenham apresentado mínimas tão extremas, não quer dizer que não tenham ocorrido invernos com frios muito intensos como 2000,1996, 1993, 1994...aliás as mínimas em junho de 2012,foram bem expressivas.O problema é que baixadas do sul do Brasil começaram a ser monitoradas há muito pouco tempo, e ainda faltam centenas e centenas de municípios terem estação padrão em baixada.

Link to comment
Share on other sites

Sem viagens galera.Acredito sim nesta mínima de Caçador, aliás vocês acham mesmo que tenha sido apenas em Caçador mínima tão extrema?Ah tenha paciência, só pq estes últimos invernos não tenham apresentado mínimas tão extremas, não quer dizer que não tenham ocorrido invernos com frios muito intensos como 2000,1996, 1993, 1994...aliás as mínimas em junho de 2012,foram bem expressivas.O problema é que baixadas do sul do Brasil começaram a ser monitoradas há muito pouco tempo, e ainda faltam centenas e centenas de municípios terem estação padrão em baixada.

-10° -11°C eu acredito.

Nem no Morro da Igreja e seus -17.8°C, quem sabe -14°C -15°C.

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito sim, tanto que cidades no norte de SC e sul do PR detém quase todos os recordes oficiais (já que estações como as de hoje não existiam nas serras)

-11,5°C em Palmas

-10,0°C em Guarapuava

-12°C em Canoinhas

-11°C em Xanxerê

E por aí vai...

 

Me parece bem plausível...só me intriga um pouco a data! Se essa MP foi expressiva e se outras mínimas baixíssimas aconteceram pelo sul

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Vou explicar mais uma vez meu ponto de vista e o porque eu não engulo fácil esses -14 de Caçador. Assim quem sabe uns cabeças duras entendam meu raciocínio

 

A média de temperatura desta cidade é maior que a de outras gigantes do frio, como Urupema, São Joaquim e porque não, Pinheiro Machado.

 

Partindo deste principio, devo deduzir que se tivessemos Potreirinhos no ar, ou Urupema no ar, naquela época, deveria ir a -20 então uma dessas estações. Então vejo que há uma chance sim de ter havido um equívoco histórico na leitura dessa estação, afinal a coleta em 65 na cidade de Caçador era MANUAL.

 

Partindo desse mesmo princípio, e para não acharem que jogo todos os problemas para o Sul, a cidade de Muzambinho teve -8. Como uma cidade localizada a 887 metros de altitude, poderia ter uma mínima que nem em Maria da Fé com ASAS a 1050 conseguiria? Estou falando de uma cidade que está em MG, não SC! Mesma coisa, anotadores manuais.

 

Por mais que o INMET nos diga que fez, e não duvido de quem leu os dados, tecnicamente não há lógica essas duas cidades não terem sido superadas por cidades mais altas, mais ao sul e mais frias, e que também contavam com leitura de estações na mesma época.

 

Agora, indo mais a fundo, vamos a uma questão de tecnologia. Em 1965, não conheço a existencia de estações automáticas que não precisavam de anotador manual, talvez houvesse uma ou outra que gravava em rolos de papel os dados, mas creio eu que 99,9% das estações no Brasil nos anos 60 eram convencionais. Dos anos 90 pra cá, surgiram várias marcas de estação automática em que a mão do homem não precisava extrair dados, e o Inmet inteligentemente passou a colocar uma estação automática ao lado da manual, como manda a OMM hoje. Podem ver, até hoje, mesmo com todo o avanço tecnológico, estaçoes que ficam METROS ao lado uma da outra, chegam a dar variações que podem ser superiores a 1 grau!

 

Agora, vamos falar de PNI. Por mais que digam que é uma estação automática também sujeita a erros, o dado de -9,6 que registrou no CB é bem equiparado ao dado de -9,4 registrado em Furnas. Por mais que não tenha uma estação manual do lado, dois equipamentos diferentes registraram a mesma coisa praticamente, distante bem mais que 2 metros uma da outra. Detalhe, o desnivel Furnas / CB é superior a 30 metros, indicando que não é só a 2 metros de altura que faz frio negativo lá.

 

Pra que eu disse tudo isso? Pra que entendam, não estou com raiva de Caçador, São Joaquim, Muzambinho, Maria da Fé e CDJ. Eu tenho coletado séries de dados estatísticos e estudos sérios que me fizeram pensar, até que ponto é verdade as temperaturas absurdas registradas em algumas estações, tem confiabilidade tão precisa que nunca, jamais devam ser questionados seus dados?

 

Na minha opinião o erro nessa tua análise é querer achar uma lógica para o clima, sendo que sabemos todos que a meteorologia é das ciências mais inexatas que existem. Quer exemplos?

 

-Não era lógico a ocorrência de furacões no Atlântico sul (Catarina, 2004)

 

-Não era lógico a ocorrência de secas na Amazônia (2005)

 

Isso só pra mencionar os mais famosos... Entendo que possam haver erros nos dados do INMET, assim como de qualquer outro observador, mas tais questionamentos necessitam mais embasamento técnico do que puras deduções lógicas em uma ciência tão imprevisível quanto esta.

Link to comment
Share on other sites

O endereço do calor no Brasil

Bom Jesus, no Piauí, foi a cidade mais quente da estação. Rio é a capital mais tórrida

 

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/04/piaui-lidera-ranking-de-estado-mais-quante-do-brasil-diz-pesquisa.html

Mais quente ou mais tórrida em que critério?

 

Boa Vista-RR registra temperaturas acima de 32/33°C uns 350 dias por ano. :laugh:

Cidades como Conceição do Araguaia-PA, Caxias-MA, Floriano-PI, etc, etc, etc idem.

 

E Cuiabá?

 

Em termos de médias, nº de dias acima de 32/33°, etc, o Rio perde longe, muito longe.

 

Quantas mínimas abaixo de 20°C registram as capitais mais quentes do NE e N?

O Rio registra várias.

 

Outra coisa: em que região do Rio as temperaturas são tórridas?

Essas reportagens são muito simplistas. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

O endereço do calor no Brasil

Bom Jesus, no Piauí, foi a cidade mais quente da estação. Rio é a capital mais tórrida

 

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/04/piaui-lidera-ranking-de-estado-mais-quante-do-brasil-diz-pesquisa.html

Mais quente ou mais tórrida em que critério?

 

Boa Vista-RR registra temperaturas acima de 32/33°C uns 350 dias por ano. :laugh:

Cidades como Conceição do Araguaia-PA, Caxias-MA, Floriano-PI, etc, etc, etc idem.

 

E Cuiabá?

 

Em termos de médias, nº de dias acima de 32/33°, etc, o Rio perde longe, muito longe.

 

Quantas mínimas abaixo de 20°C registram as capitais mais quentes do NE e N?

O Rio registra várias.

 

Outra coisa: em que região do Rio as temperaturas são tórridas?

Essas reportagens são muito simplistas. :sarcastic:

 

Mais tórrida? :laugh: :laugh:

 

Essa passou longe. Aqui tem sim um período tórrido, ele vai em média de outubro/novembro a março/abril, e isso depende muito do ano também, vou tomar de exemplo o ano de 2008, em que a média máxima do mês mais quente ficou em em 31°, bem distante da média máximas de capitais do norte e nordeste e até de Cuiabá em seus meses mais quentes. Claro, meses diabólicos também ocorrem, como fev/94 com mais de 38° na média máxima. Mas num geral o período de sofrimento com calor vai de outubro a março, fora disso a dinâmica vai intercalando tardes frias/frescas e dias de manhãs frias com tardes amenas a mornas, fica bem suportável, bem diferente de muitas capitais por ai que tem médias máximas acima dos 30° nos 12 meses do ano, que vivem torrando...

Link to comment
Share on other sites

Carlos, faça essa lista em um ano normal, e não anômalo. Faça essa lista baseado em uma normal.

 

Aliás, vc é rei de tirar conclusões definitavas baseado numa amostra de agulha de palheiro.

 

Bruno,

 

Estou realmente surpreso por ter lido a sua resposta acima. Assim como julga o Carlos, lembre-se que o mês de Agosto não acabou, não dá pra dizer (ainda) se será um mês anômalo ou no final das contas apenas um mês quente de Agosto como tantos outros.

 

Vamos falar de normal? Quantas estações no Brasil realmente temos condições de dizer se nos últimos 30 anos estão fora da curva ou não? Acho que poucas, a maior parte das de altitude são mais recentes que trinta anos,

 

E pior, quantas estações realmente estão certas? Quantas o sensor foi avariado ou não tinha precisão? Não acredito nem em Caçador, assim como sei que tem gente que não acredita no PNI. Só não esqueçam que a Davis cobra bem caro por uma estação, então não pode estar tão fora assim. E qual foi o sensor usado em Caçador? Foi um termometro de mercurio exposto ao ar? Se você não tiver essa resposta, não creio que seja legal você comentar que o Carlos tire conclusões precipitadas.

 

Todo mundo pega o dado de Caçador como verdade absoluta, mas o INMET realmente começou a investir em estações Vaisala recentemente, pós 1990. Duvido que foi uma Vaisala em Caçador, entende a questão?

 

Se o mês de agosto não terminou, é ainda pior fazer um "jump to conclusions". Bem lembrado. É como concluir que o Ituano é melhor e maior clube que o Corinthians porque está vencendo um único jogo por 3 x 0 no 1o tempo. Mas se tu acha adequado fazer esse raciocínio, OK.

 

E não está se pedindo pra fazer uma análise de quais estações sairam da curva nos últimos anos. Vc não entendeu a proposta do Carlos, tampouco o meu questionamento.

Link to comment
Share on other sites

Sei lá, acho esse -14ºC em Caçador um dado suspeito. Existem outras mínimas desta onda polar em cidades relativamente próximas para compararmos?

 

Sou muito cético com esse dado também, sabemos que existem baixadas em SC como a própria Urupema e BJ da Serra e alhures que são mais frias que Caçador.

 

Se fez -14 em Caçador fez o que em Urupema? -18?

 

Porém acredito que facilmente devem ter descido de 2 dígitos negativos.

 

Sabemos que é um pau pra chegar a -10ºC no Brasil, o BAZ em 14 anos nunca viu isso, o mais próximo foi -9.2ºC que já acho fantástico.

 

Porém vivemos numa época que o frio extremo nos abandonou, hoje é surreal imaginar isso.

 

A ciência é fantástica por isso, pois não precisamos ver para crer, na base da observação e estudo conseguimos concluir muitas coisas mesmo sem nunca tê-las visto.

Link to comment
Share on other sites

E digo mais, o primeiro inverno em que tivermos ondas de frio com as de 2000, 2012, 1996, as baixadas do sul do Brasil, vão mostrar pra PNI como é que é....

 

Sem viagem, PH! Esse ano de m... pro frio já tem -9,6 no PNI. Isso não é competição, como disse um louco por frio a uns minutos atrás aí, não é ciencia exata que se deduza por raciocinio lógico.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião o erro nessa tua análise é querer achar uma lógica para o clima, sendo que sabemos todos que a meteorologia é das ciências mais inexatas que existem. Quer exemplos?

 

-Não era lógico a ocorrência de furacões no Atlântico sul (Catarina, 2004)

 

-Não era lógico a ocorrência de secas na Amazônia (2005)

 

Isso só pra mencionar os mais famosos... Entendo que possam haver erros nos dados do INMET, assim como de qualquer outro observador, mas tais questionamentos necessitam mais embasamento técnico do que puras deduções lógicas em uma ciência tão imprevisível quanto esta.

 

Ricardo, meu ponto não era exatamente dissecar a lógica do clima, bem sei que ela não existe, ou melhor, por mais instrumentos que tenhamos, sempre algo vai escapar do controle. Isso eu concordo contigo.

 

Meu ponto é com relação a formas de medição e discutir o que é realmente oficial. Se pode ter chegado a -14 em Caçador? Sim, acho possível, mas acho que não há dados de outras estações que apoiem o resultado de Caçador, assim como desconfio de alguns dados do Sudeste que chegam a ser fantasiosos demais mesmo em tempos de bom frio no passado, e também de dados de capitais do Nordeste a nível do mar com 12 graus.

 

Acho que as medições do passado, quando eram tiradas somente com estação convencional sem parametro para comparação, não tinham suporte suficiente para ser tomadas como 100% verdade.

 

Bruno, o teu ponto eu entendi, então emendo nessa questão a mesma resposta, não tirarmos conclusão ou aceitarmos uma verdade de forma absoluta sem questionamento. Já acho que o Carlos faz milagre calculando dia a dia a média, praticamente uma média móvel na cara da sociedade! :laugh: :laugh: :laugh:. Então, qual foi o problema do Carlos dar um veredito baseado no dado que ele tem na mão, até o momento?

Link to comment
Share on other sites

ARTUR

 

CONHECI O OBSERVADOR DE CAÇADOR, TRABALHAVA NA EMPASC, DEPOIS EPAGRI, SR.VILSON, AINDA ESTÁ VIVO. PESSOA EXTREMAMENTE METÓDICA E DETALHISTA, NESTE DIA FEZ; -11/-14/-11 E EM JUNHO TINHA DADO -11, DEPOIS DESTA ONDA DE FRIO, NOS MATOS DA REGIÃO, FORAM ENCONTRADOS MUITOS E MUITOS ANIMAIS SILVESTRES MORTOS PELO FRIO EXTREMO, ESPECIALMENTE PASSARINHOS. CAÇADOR É UMA GRANDE BURACO, MUITO MAIS AMPLO QUE URUPEMA. CONVERSEI VÁRIAS VEZES SOBRE ESTE RECORDE, EM RELAÇÃO A ELE, PESSOA MUITO SÉRIA E QUE GOSTAVA MUITO DO QUE FAZIA. NÃO TENHO DÚVIDA ALGUMA DO DADO.

Link to comment
Share on other sites

E digo mais, o primeiro inverno em que tivermos ondas de frio com as de 2000, 2012, 1996, as baixadas do sul do Brasil, vão mostrar pra PNI como é que é....

 

Sem viagem, PH! Esse ano de m... pro frio já tem -9,6 no PNI. Isso não é competição, como disse um louco por frio a uns minutos atrás aí, não é ciencia exata que se deduza por raciocinio lógico.

 

Uma coisa eu garanto nesta historia toda.....Há muitos...mas muitos erros nos dados do Inmet....principalmente nos dados antigos.....

 

Dias atrás vi Brasília com 27 graus as 0:00UTC.......(Convencional)........Goiania acho que tinha 19 no mesmo horário.....fui ver a automática e estava 17 graus em Brasília......e não 27.....

 

Falei como Disme e disseram que estava errado e me sugeriram usar as automáticas.....

 

Então Brasília poderia ter tido uma noite de calor recorde em julho pois estava 27.....E sua média também ficaria comprometida ao considerar este valor.....

 

Se erros grotescos desses acontecem hoje em 2015.....que dirá em 1960 ou nos anos 70.....

 

Não ficaria surpreso se Caçador teve 1,4 negativo ao invés de -14,0.........um simples erro de vírgula......

 

Nesta marca de Caçador....teríamos que fazer uma investigação mesmo do dia....verificar o que aconteceu.....pra chegarmos a uma conclusão..!!

Link to comment
Share on other sites

Minha opinião.... Difícil esses -14°C tinha que estar mais seco que o Saara na seca....

 

xyRNsZS.png

 

 

NA REANÁLISE DA NEVE DE 99/ABRIL, O MODELO, FICOU BEM DIFERENTE DO QUE APONTAVA NA ÉPOCA E ESTE QUADRO TENHO NA CABEÇA MUITO BEM!

 

REANÁLISE NÃO É EXATIDÃO, SE EM 99 NÃO DEU IGUAL IMAGINE DÉCADAS ATRÁS.

Link to comment
Share on other sites

Minha opinião.... Difícil esses -14°C tinha que estar mais seco que o Saara na seca....

 

[]http://i.imgur.com/xyRNsZS.png[]

 

 

NA REANÁLISE DA NEVE DE 99/ABRIL, O MODELO, FICOU BEM DIFERENTE DO QUE APONTAVA NA ÉPOCA E ESTE QUADRO TENHO NA CABEÇA MUITO BEM!

 

REANÁLISE NÃO É EXATIDÃO, SE EM 99 NÃO DEU IGUAL IMAGINE DÉCADAS ATRÁS.

 

Certo Coutinho.

Link to comment
Share on other sites

Sei lá, acho esse -14ºC em Caçador um dado suspeito. Existem outras mínimas desta onda polar em cidades relativamente próximas para compararmos?

 

Sou muito cético com esse dado também, sabemos que existem baixadas em SC como a própria Urupema e BJ da Serra e alhures que são mais frias que Caçador.

 

Se fez -14 em Caçador fez o que em Urupema? -18?

 

Porém acredito que facilmente devem ter descido de 2 dígitos negativos.

 

Sabemos que é um pau pra chegar a -10ºC no Brasil, o BAZ em 14 anos nunca viu isso, o mais próximo foi -9.2ºC que já acho fantástico.

 

Porém vivemos numa época que o frio extremo nos abandonou, hoje é surreal imaginar isso.

 

A ciência é fantástica por isso, pois não precisamos ver para crer, na base da observação e estudo conseguimos concluir muitas coisas mesmo sem nunca tê-las visto.

 

UM DETALHE, TANTO URUPEMA COMO BJ A MÍNIMA É A LEITURA DA HORA, NAS DUAS PODE TER PASSADO DOS -10, POIS É MUITO COMUM A MÍNIMA SER ENTRE 7/8 HORAS E ESTE DADO É PERDIDO.

 

ESTA DISCUSSÃO, BOBA, PARECE COM A DE 31 DE DEZEMBRO DE 2013, QUANDO CONFIRMEI UM TORNADO EM S.J, APESAR DOS GRANDES MESTRES DO INPE, POR UM VÍDEO DIZEREM QUE NÃO DEU NADA....FUI NO LOCAL E CONSTATEI. PELA ENÉSIMA VEZ, CONHEÇO O OBSERVADOR, CONVERSEI SOBRE A ONDA DE FRIO QUE ELE PASSOU E NÃO DUVIDO UMA VÍRGULA DAS LEITURA, -1,4 NÃO MATA ANIMAIS SILVESTRES!

 

AQUI JÁ TIVEMOS DIFERENÇA DE + DE 10°C ENTRE A MÍNIMA AQUI EM CASA COM URUPEMA/+- 20 KM EM LINHA RETA, JÁ TEVE DIFERENÇAS ENORME ENTRE B.J E URUPEMA.

 

O SR WILSON OU VILSON É DO TIPO DO NILSON WOLFF/CAMPO BOM, QUE ACORDA DE MADRUGADA PARA CONFIRMAR A GEADA, POIS SABE QUE VIRÁ O NEVOEIRO, SE TIVÉSSEMOS OBSERVADORES COMO ESTES DOIS OS DADOS SERIAM, MUITO, MUITO MELHORES QUE O QUE TEMOS HOJE.

Link to comment
Share on other sites

CARLOS, O OBSERVADOR É MUITO DETALHISTA E ADORAVA (APOSENTADO) O QUE FAZIA, NELE CONFIO. CONVERSEI COM ELE SOBRE ESTA ONDA DE FRIO.

 

ARTUR, EM SITUAÇÕES NORMAIS O PNI NÃO TERÁ O MESMO COMPORTAMENTO DESTE ANO, TIRANDO O EXAGERO DO PH, TEM RAZÃO EM CERTOS ASPECTOS.

 

Blz Coutinho...no mesmo dia que Caçador fez -14....outras cidades vizinhas também arrebentaram...tem esta informação..??

 

No caso do PNI sei que é cedo pra tirar conclusões....mas acho que lá para ter uma média das mínimas de -3/-4 somente com bloqueio mesmo.....pois em situações de entrada de frentes frias......sua média fica em 1/2 graus positivos.....

 

Minha duvida fica qto a média mensal.....pois não sei dizer em que situação ficaria mais fria...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.