Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Como seria o seu inverno perfeito?


Nazar
 Share

Recommended Posts

:mail: Meu inverno perfeito...

É/seria aquele com razoável frequência de frentes frias e massas polares, que conseguissem chegar até o sul do Amazonas, Sul da Bahia e sul do Tocantins :hi:

Alternando com breves períodos de calor;

Com geadas nos estados do Sul, MS, SP, MG e região serrana do RJ( incluindo geadas em Campo Grande, São Paulo capital). :good:

Ocorrência de neve no RS, SC, PR, terras altas de SP, MS, MG e RJ; nos três primeiros de forma mais ampla, nos outros, esparçadamente...

Frio forte, democrático, mas não histórico...

Tendo bastante suporte em altura; além de cavados e ciclones extratropicais, o que causaria resfriamento simultâneo no centro sul do país.

Não adianta uma onda de frio fortíssima atingir, pelo interior do continente, a linha do Equador, se pelo litoral a mesma não alcança o litoral do RJ.

Link to comment
Share on other sites

DENVER, COLORADO!

 

Não é AQUELE FRIO de Chicago, Boston. Mas tem mais extremos. Tem altitude, 1600 m. Neva pra KCT, e de forma regular de novembro a março, sendo os meses mais nivosos Novembro e março. Tem MUITA GEADA!

 

Os meses mais frios em Denver são Dezembro e Janeiro, e variam de -8ºC/7ºC, em média. O mais loko em Denver é que você pode estar em pleno janeiro com sol e 14ºC num dia e, no dia seguinte o tempo virar abruptamente, ter uma nevasca, e dois dias seguintes sol, com máxima de -12ºC e mínima de -28ºC.

 

O verão é quente e seco, chega oscila entre 14ºC/34ºC no mês mais quente nos extremos médios.

 

ACHO SENSACIONAL! O QUE NÃO FALTA EM DENVER É EMOÇÃO!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom, o meu inverno dos sonhos seria um inverno marcado por frentes frias bem organizadas que ao se deslocar para o estado de SP trouxesse chuvas volumosas e após essa passagem do sistema, entrasse uma forte massa de ar frio associada à uma baixa pressão no Atlântico sul. Essa baixa pressão ao mesmo tempo que conseguiria espalhar o ar frio em parte do sudeste (Uma MP democrática), também faria com que os ventos soprassem de oeste, algo que secaria o ar e assim boa parte do estado tivesse geadas ao amanhecer e o Mirante conseguisse registrar uma mínima sub-5 e claro que com a linha de 0 graus em 850mb abraçando todo o leste paulista.

E antes de chegada de tudo isso, mais emoção: Pré frontal intensa, com a JBN atuando com tudo onde os ventos em 850 hpa poderiam passar dos 90 km por hora e a temperatura nesse nível batendo os 20 graus enquanto que na Grande SP a máxima ficaria nos 29 graus e o litoral passando dos 35 em alguns locais.

Link to comment
Share on other sites

Meu inverno perfeito é parecido com o do Caco, ou seja, com fortes emoções e viradas no tempo, porém seria menos frio do que o de Denver.

 

Temperatura média no JJA de 10 graus, com aproximadamente 5 a 7 dias de neve ao ano. Geadas frequentes, vários dias de tempo ensolarado e frio. Nada mais gostoso do que ir almoçar com 12 graus na rua e um solão lindo...

 

Meu inverno perfeito é muito próximo do tipo climático encontrado na serra catarinense, porém seria um clima com maior amplitude térmica anual.

Link to comment
Share on other sites

Para São Paulo, em termos de regularidade e uniformidade: 2011 foi o mais recente; o outono de 2011 foi pleno, junho até 10 de julho foram sensacionais! Os anteriores: 99 foi ideal! 1996 eu me lembro menos, mas foi MUITO BOM TAMBÉM nesse quesito.

 

2000 e 1994 foram MARCANTES, porém em aspectos diferentes. Ainda prefiro 94 pela quantidade de MP´s intensas e avassaladoras. 94 foi mais extremado que 2000, intercalando períodos de veranico com potentes MP`s. 2000 "ganha" de 94 no quesito "era glacial": vivenciamos um longo período de ausência de dias sequer "amenos". Era frio atrás de frio; foi da 2ª metade de julho até a metade de agosto; daí a similaridade com 2013 (porém o período de duração do frio de 2000 foi maior que 2013 e até mais forte. 2013 teve uma marca mais expressiva que 2000, que foi a menor máxima histórica do Inmet, com os INESQUECÍVEIS 8,5ºC de MÁXIMA!).

 

Os dados postados pelo Aldo mostram que 88 também teve um período até maior de frio que 2013, assemelhando-se muito com 2000, só que eu era muito moleque à época, sóp lembro que em 88 realmente fez muito frio no colégio.

 

Um ano que eu não achei TÃO RUIM ASSIM e o pessoal "mete o pau" é 2003. AGOSTO DE 2003 FOI SHOW DE BOLA! É só puxar os dados na estatística gente!

 

Tenho vaga lembrança de uma geada que se formou ainda à noite aqui na Granja Viana; com CERTEZA FOI A DE 1990!

 

Tenho boas (embora fracas), lembranças dos invernos de 92 e 93.

 

2007 teve um maio legal. 2008 teve um junho legal. 2009 teve um junho BOMBÁSTICO! Maios de 2010 e 2012 foram bons.

 

É o que me lembro...

Link to comment
Share on other sites

Para os nossos invernos serem mais frios, está faltando duas dinâmicas essenciais: cavados intensos e os ciclones. Já vi que, em várias situações, as massas polares muito fortes, que atingiam 1040 hPa ou mais no centro-norte da Argentina, terem seu potencial de resfriamento limitado pela falta de um ciclone ou cavado, fazendo com que as mesmas ficassem retidas no centro do continente.

Outras vezes, altas polares de valores normais, com 1025/1030 hPa no seu centro, terem um deslocamento e poder de resfriar maior do que as hectacombes justamente pelo mecanismo/ interação do sistema frontal com o cavado ou ciclone.

 

 

 

Apenas como exemplo o período entre 2007 e 2014: nesse intervalo, ocorreu situações, como em maio 2008, julho 2009/2010 e de 2013; onde havia bolsões polares de até mais de 1040 hPa (2010) bloqueados no coração da América do Sul; também aconteceu o inverso: de maio a julho 2007( segunda quinzena deste mês), junho 2009, maio 2010, maio/julho 2011 e julho 2012, tiveram massas polares com centro de pressão entre 1025/1029 hpa , porém o avanço das mesmas foi mais amplo, até o litoral da região Sudeste teve frio intenso.

O modo que o ar polar se desloca pode ser mais importante do que os valores de pressão isobárica.

Outra coisa, prefiro climas com grande amplitude térmica anual do que aqueles s variações significativas.

Assim, sou admirador de regiões como meio/oeste dos EUA, Canadá, Ásia e Austrália.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Como seria o seu inverno perfeito ?

 

O meu teria 60 dias de duração com 4 sequencias de: Veranico, Frente Fria, Neve e Geada isso em Curitiba. :focus: :yu: :wizard: :wacko2: :victory:

 

Estava vendo no seu rodapé as "qualidades de inverno", consta como fraco neve acima de 1600 metros. O que dizer então deste inverno? Péssimo? Fraquíssimo?

Link to comment
Share on other sites

Como seria o seu inverno perfeito ?

 

O meu teria 60 dias de duração com 4 sequencias de: Veranico, Frente Fria, Neve e Geada isso em Curitiba. :focus: :yu: :wizard: :wacko2: :victory:

 

Estava vendo no seu rodapé as "qualidades de inverno", consta como fraco neve acima de 1600 metros. O que dizer então deste inverno? Péssimo? Fraquíssimo?

2014 e 2015 para mim horríveis sem magia, sem graça, sem expectativa.

Link to comment
Share on other sites

JÁ TENHO, OU PELO MENOS 80% DO IDEAL.

 

No "estrangeiro", qual seu ideal Coutinho?

 

BARILOCHE, POIS NÃO GOSTO DE CALOR D+ E, TE GARANTO, A TODOS QUE ESCOLHEM CANADÁ OU DENVER É PORQUE NÃO VIVEM EM LOCAL REALMENTE FRIO.

 

ACORDAR E DORMIR VENDO NEVE POR MESES A FIO NÃO É NADA "BUCÓLICO"

 

AQUI TEMOS FRIO CONSTANTE, EM MÉDIA, 40/60 DIAS/ANO E JÁ ENCHE O SACO DE 90% DA POP, EU TORÇO POR UM CALOR QDO CHEGA SETEMBRO OU OUTUBRO, AGORA IMAGINE FICAR NO CENTRO DO CANADÁ ONDE TEM MESES E MESES DE FRIO EXTREMO....FALAR DAQUI É FÁCIL, MORE ALGUNS ANOS LÁ E DEPOIS VENHA AQUI E DIGA, ADORO....

 

O QUE O RENAN FALOU É AQUI, FALTA UM POUCO DE CALOR APENAS.

 

NO GERAL O TOPO DA SERRA/SC E A REGIÃO DE AUSENTES É O IDEAL PARA QUEM GOSTA DE FRIO E SEUS ATRATIVOS SEM TER O PERIGO DE ENJOAR.

 

AQUI TEMOS; 5/7 DIAS DE NEVE/ANO E 80/90 DIAS COM GEADA. O DEFEITO (PARA MIM A MARAVILHA) É NÃO TER VERÃO. NO MEU QUINTAL EM MÉDIA TEM 2/3 NEVADAS E 60/70 GEADAS.

Link to comment
Share on other sites

Exatamente, Ronaldo! Meu tipo de inverno ideal é justamente a serra catarinense porque não é um inverno extremamente frio, trata-se de um frio bom de curtir. Tem alguns dias realmente gelados, acompanhados de dias agradáveis, com 20/22 à tarde.

 

Mas eu gosto de calor no verão, porém não precisa de ser muito calor. Máximas absolutas na casa dos 30 graus já é de bom tamanho!

Link to comment
Share on other sites

Tenho pavor de frio constante, odeio temperaturas abaixo dos 10 °C, mas de vez em quando é bom temperaturas negativas, geada e principalmente ver uma neve. Um inverno com média das mínimas entre 12-14 °C e máximas entre 25-27 °C p mim seria confortável, se bem que p muitos, isso não dá para chamar de inverno.

 

Pensando bem, o inverno do nosso RS já está ideal p mim.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Exemplo do que eu gostaria de viver em um ano

 

Janeiro

Média mínima: 20ºC

Média máxima: 29ºC

Menor mínima: 16ºC

Menor máxima: 22ºC

Maior mínima: 23ºC

Maior máxima: 34ºC

Dias de chuva: 12

 

Fevereiro

Média mínima: 20ºC

Média máxima: 28ºC

Menor mínima: 17ºC

Menor máxima: 20ºC

Maior mínima: 25ºC

Maior máxima: 35ºC

Dias de chuva: 14

 

Março

Média mínima: 17ºC

Média máxima: 25ºC

Menor mínima: 11ºC

Menor máxima: 18ºC

Maior mínima: 20ºC

Maior máxima: 33ºC

Dias de chuva: 11

 

Abril

Média mínima: 10ºC

Média máxima: 19ºC

Menor mínima: 2ºC

Menor máxima: 12ºC

Maior mínima: 15ºC

Maior máxima: 27ºC

Dias de chuva: 8

Dias de geada: 1

 

Maio

Média mínima: 6ºC

Média máxima: 16ºC

Menor mínima: -3ºC

Menor máxima: 5ºC

Maior mínima: 10ºC

Maior máxima: 23ºC

Dias de chuva: 5

Dias de geada: 10

Dias de neve: 1

 

Junho

Média mínima: 3ºC

Média máxima: 11ºC

Menor mínima: -8ºC

Menor máxima: -2ºC

Maior mínima: 8ºC

Maior máxima: 19ºC

Dias de chuva: 3

Dias de geada: 20

Dias de neve: 4

 

Julho

Média mínima: 1ºC

Média máxima: 9ºC

Menor mínima: -14ºC

Menor máxima: -9ºC

Maior mínima: 5ºC

Maior máxima: 16ºC

Dias de chuva: 5

Dias de geada: 26

Dias de neve: 9

 

Agosto

Média mínima: 2ºC

Média máxima: 12ºC

Menor mínima: -16ºC

Menor máxima: -10ºC

Maior mínima: 9ºC

Maior máxima: 22ºC

Dias de chuva: 7

Dias de geada: 18

Dias de neve: 5

 

Setembro

Média mínima: 4ºC

Média máxima: 17ºC

Menor mínima: -6ºC

Menor máxima: 3ºC

Maior mínima: 13ºC

Maior máxima: 26ºC

Dias de chuva: 6

Dias de geada: 12

Dias de neve: 2

 

Outubro

Média mínima: 9ºC

Média máxima: 22ºC

Menor mínima: 1ºC

Menor máxima: 11ºC

Maior mínima: 18ºC

Maior máxima: 30ºC

Dias de chuva: 4

Dias de geada: 3

 

Novembro

Média mínima: 15ºC

Média máxima: 24ºC

Menor mínima: 9ºC

Menor máxima: 16ºC

Maior mínima: 19ºC

Maior máxima: 31ºC

Dias de chuva: 11

 

Dezembro

Média mínima: 19ºC

Média máxima: 28ºC

Menor mínima: 14ºC

Menor máxima: 24ºC

Maior mínima: 22ºC

Maior máxima: 34ºC

Dias de chuva: 10

Link to comment
Share on other sites

Meu inverno perfeito teria essas médias:

 

Maio: 9°C/18°C

Junho: 7°C/16°C

Julho: 6°C/16°C

Agosto: 8°C/17°C

Setembro: 9°C/19°C

 

Os extremos seriam:

Menor mínima: -8°C a -4°C

Menor máxima: -1°C a 3°C

Maior máxima: 28°C a 31°C

 

Não me importo com pulsos de calor, desde que venha frio depois. Esse calor é até bom hahaha, pra quebrar a monotonia de dias e dias de frio e antecipar novas quedas de temperatura. Também teria que ter pelo menos 40% dos dias nublados.

Link to comment
Share on other sites

Tem que ver que Denver NÃO É como NYV, Chicago que vc pega 3 meses ininterruptos com temperatura média de -4ºC/1ºC. O alto inverno em Denver é de sol e com temperaturas até que agradáveis devido ao sol; faz-se com relativa facilidade temperaturas de 12ºC e sol! O bicho pega à noite devido à altitude; aí a temperatura despenca e cai a -8ºC!

 

O notória em Denver são as variações abruptas do tempo. O regime de neve não é como Cleveland, Chigado, que, a partir de novembro aumenta-se a frequência do número de d neve até fevereiro, daí diminui-se. Há um fenômeno em Denver (não sei qual é!), que os meses com as maiores PANCADAS DE NEVE são novembro e março, em quantidade inclusive (devido às pancadas). Mas deve derreter rapidamente. Já em Dezembro e Janeiro deve ser aquela nevada mais contínua, porém mais duradoura, e com tempo mais frio - a que o Coutinho se refere, de ficar monótono e ficar olhando de dentro de casa pela janela.

 

Tinha um usuário aqui MUITO DAS ANTIGAS, que se ão me engano morava em NYC. Ele insistia que Denver NÃO ERA FRIA, sequer no inverno. Aí eu já discordo dele. O que pega em Denver são as variações abruptas.

Link to comment
Share on other sites

Não apenas um inverno, mas um clima que me deixaria satisfeito seria assim:

 

Jan: 19/34 (mínima absoluta de 16° e máxima absoluta de 42°, com formação de chuvas de fim de tarde em pelo menos 22 dias do mês);

Fev: 20/35 (mínima absoluta de 17° e máxima absoluta de 44°, com formação de chuvas de fim de tarde em pelo menos 18 dias do mês);

Mar: 18/32 (mínima absoluta de 13° e máxima absoluta de 37°, com formação de chuvas de fim de tarde em pelo menos 15 do mês);

Abr: 13/25 (minima absoluta de 6° e máxima absoluta de 28°, fim das chuvas de fim de tarde);

Maio: 9/20 (mínima absoluta de -2° e máxima absoluta de 25°, 5 dias de geada no minimo);

Junho: 6/18 (mínima absoluta de -6° e máxima absoluta de 25°, 10 dias de geada, 2 dias de neve);

Julho: 3/13 (mínima absoluta de -15° e máxima absoluta de 20°, 12 dias de geada, 4 dias de neve);

Agosto: 6/21 (mínima absoluta de -7° e máxima absoluta de 26°, 8 dias de geada, 1 dia de chuva congelada);

Setembro: 10/24 (mínima absoluta de -1° e máxima absoluta de 32°, 2 dias de geada);

Outubro: 14/28 (mínima absoluta de 4° e máxima absoluta de 39°, retorno das chuvas de verão na segunda quinzena);

Novembro: 17/32 (mínima absoluta de 9° e máxima absoluta de 41°, com formação de chuvas de fim de tarde em pelo menos 13 dias do mês);

Dezembro: 18/34 (mínima absoluta de 14° e máxima absoluta de 43°, com formação de chuvas de fim de tarde em pelo menos 20 dias do mês).

 

Indice pluviométrico:

 

Janeiro: 350mm

Fevereiro: 370mm

Março: 380mm

Abril: 126mm

Maio: 115mm

Junho: 102mm

Julho: 106mm

Agosto: 46mm

Setembro: 25mm

Outubro: 97mm

Novembro: 250mm

Dezembro: 290mm

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

UMA COISA É CERTA, SÓ OS BAZIANOS QUE MORAM ACIMA DOS 1000 M EM SC/RS É QUE TEM INVERNO REAL E DESTE APENAS 2 ESTÃO NO CLIMA MAIS PRÓXIMO DO IDEAL.

 

POR SINAL, TEM SOL, MUITAS NUVENS E 9,8 LÁ FORA AGORA.

 

Esqueceste da parte alta da Mantiqueira? Campos do Jordão também tem um clima que me agrada demais, tanto quanto a sua SJ, porém lá peca pela falta de frio extremo na maior parte dos anos e o verão é um pouco frio demais.

Link to comment
Share on other sites

Inverno ideal pra mim seria como os invernos do final dos anos 70. Não me lembro qual ano, mais ocorreu um evento de geada generalizada até mesmo nas encostas da Região Serrana do Rio de Janeiro, me lembro do esquecido loepa falando disso (Não achei o tópico).. Mas se tivesse todos os anos um inverno parecido com o de 2000 já me daria por satisfeito. :)

Link to comment
Share on other sites

Inverno ideal pra mim seria como os invernos do final dos anos 70. Não me lembro qual ano, mais ocorreu um evento de geada generalizada até mesmo nas encostas da Região Serrana do Rio de Janeiro, me lembro do esquecido loepa falando disso (Não achei o tópico).. Mas se tivesse todos os anos um inverno parecido com o de 2000 já me daria por satisfeito. :)

 

QUER MATAR OS JOAQUINENSES!!! NESTE ANO TEVE GENTE QUE FICOU SEM ÁGUA POR 7 DIAS SEGUIDOS, CONGELOU!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, eu tinha um termômetro de mercúrio grande, de laboratório, com o qual eu media as temperaturas aqui em casa, com um abrigo improvisado.

 

Lá pelos anos 1980, numa onda de frio das grandes, a água saía geladíssima da torneira.

Eu esquentava água para lavar o rosto pela manhã. :mosking:

 

Certa vez, meti o termômetro embaixo da torneira aberta e deixei até estabilizar a temperatura.

A água estava saindo a 8°C. :shok:

 

Isso aqui em Sampa...

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, eu tinha um termômetro de mercúrio grande, de laboratório, com o qual eu media as temperaturas aqui em casa, com um abrigo improvisado.

 

Lá pelos anos 1980, numa onda de frio das grandes, a água saía geladíssima da torneira.

Eu esquentava água para lavar o rosto pela manhã. :mosking:

 

Certa vez, meti o termômetro embaixo da torneira aberta e deixei até estabilizar a temperatura.

A água estava saindo a 8°C. :shok:

 

Isso aqui em Sampa...

 

Conheço um senhor que morou ai em sampa, na freguesia do O, nos anos 60/70, disse que tinha ocasiões em que abriam a torneira e não saia agua nenhuma durante as grandes ondas de frio, e não era por falta d'agua...

Link to comment
Share on other sites

/Inverno 'perfeito' pra mim seria os pontos altos da serra de SC e região de ausentes.

 

Inverno

Mínimas variando entre -5C° / 5C°

Máximas variando entre 8C° / 18C°

 

Primavera

Mínimas variando entre -2C° / 8C°

Máximas variando entre 18C°/ 28C°

 

Verão

Mínimas variando entre 10C° / 15C°

Máximas variando entre 23C°/ 33C°

 

Outono

Mínimas variando entre -2C° / 8C°

Máximas variando entre 18C°/ 28C°

 

Várias geadas durante o o inverno (algumas durante o outono e primavera também)

 

Alguns Extremos oscilando com mínimas entre -9C°e -12C° e máximas entre -4C° e -2C° uma ou duas vezes por ano, só pra ter um pouco de emoção.

 

A única coisa que faltaria pra região de São Joaquim e Ausentes ser PERFEITA seria mais dias com neve, ou pelo menos 1 evento por ano que nevasse mesmo que fraco durante uns 3 dias consecutivos.

Link to comment
Share on other sites

Conheço um senhor que morou ai em sampa, na freguesia do O, nos anos 60/70, disse que tinha ocasiões em que abriam a torneira e não saia agua nenhuma durante as grandes ondas de frio, e não era por falta d'agua...

 

Pode ser mesmo.

 

Os anos 60/70 foram notoriamente "GELADOS". A Freguesia do Ó, à época (o Aldo que me corrija, sou de 77!), deveria ser BEM MENOS POPULOSA.

 

Quando era pivete, no final dos anos 80 (tinha lá meus 11 anos), meu meu "tentava" me explicar a "geografia" de Sampa: "São Paulo, BASICAMENTE, está situada entre DOIS RIOS: O TIETÊ E O PINHEIROS.."

 

Acredito que essa visão do meu pai de Sampa já não se aplicava à época (final dos anos 80);para os dias atuais então....NEM PENSAR!

 

São Paulo já EXTRAPOLOU DOS "ENTRE OS RIOS TIETÊ E PINHEIROS" FAZ TEMPO!

 

Os bairros mais periféricos detém a maior parte da população, não obstante não serem tão divulgados.

 

Um exemplo é o Grajaú, onde morei, após o autódromo de Interlagos, bairro mais populoso de São Paulo, e que fica mais próximo de Parelheiros do que da Praça da Sé.

 

Uma das últimas estações das linhas de trens é justamente no Grajaú; linha Osasco-Grajaú, que faz toda Marginal Pinheiros.

Link to comment
Share on other sites

Conheço um senhor que morou ai em sampa, na freguesia do O, nos anos 60/70, disse que tinha ocasiões em que abriam a torneira e não saia agua nenhuma durante as grandes ondas de frio, e não era por falta d'agua...

 

Pode ser mesmo.

 

Os anos 60/70 foram notoriamente "GELADOS". A Freguesia do Ó, à época (o Aldo que me corrija, sou de 77!), deveria ser BEM MENOS POPULOSA.

 

Quando era pivete, no final dos anos 80 (tinha lá meus 11 anos), meu meu "tentava" me explicar a "geografia" de Sampa: "São Paulo, BASICAMENTE, está situada entre DOIS RIOS: O TIETÊ E O PINHEIROS.."

 

Acredito que essa visão do meu pai de Sampa já não se aplicava à época (final dos anos 80);para os dias atuais então....NEM PENSAR!

 

São Paulo já EXTRAPOLOU DOS "ENTRE OS RIOS TIETÊ E PINHEIROS" FAZ TEMPO!

 

Os bairros mais periféricos detém a maior parte da população, não obstante não serem tão divulgados.

 

Um exemplo é o Grajaú, onde morei, após o autódromo de Interlagos, bairro mais populoso de São Paulo, e que fica mais próximo de Parelheiros do que da Praça da Sé.

 

Uma das últimas estações das linhas de trens é justamente no Grajaú; linha Osasco-Grajaú, que faz toda Marginal Pinheiros.

 

Ele disse que as pessoas tinham de usar japona com outras peças de roupa nesses dias frios, pra conseguirem aguentar...

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Rafael,

essas geadas dos final da década de 70 na região serrana do Rio, ocorreram no dia 1º de junho e em menor intensidade no dia 2 de junho, guardei uma capa do Jornal o Fluminense de Niterói do dia 2 de junho mostrando as geadas em Campo do Coelho, Conquista distritos aí de Friburgo, os moradores desses lugares mediram -4,0 em termômetros de mercúrio, dentro de Friburgo também geou, vários lugares de Petrópolis, região da Granja Comari em Teresópolis.

 

Cidades do Centro-Sul de Minas Gerais também registraram geadas.

 

Meu inverno perfeito,seria massas polares que atingissem todo Rio de Janeiro, centro-sul do Espírito Santo, centro-sul de Minas repetindo maio/junho de 1979, igualmente junho de 1963 quando Ibirité-MG, Florestal-MG, registraram mínimas negativas em suas estações convencionais de baixada e também junho de 1985 quando Caparaó-MG, marcou -2,7 negativos no dia 11/06, Conceição do Mato Dentro-MG marcou 0,2 dia 11/6 e dois dias antes na cidade de Machado-MG marcou -1,4 (09/6) e Juiz de Fora registrou sua menor mínima desde 1973 com 3,1 (dia 09/6).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Rafael,

essas geadas dos final da década de 70 na região serrada do Rio, ocorreram no dia 1º de junho e em menor intensidade no dia 2 de junho, guardei uma capa do Jornal o Fluminense de Niterói do dia 2 de junho mostrando as geadas em Campo do Coelho, Conquista distritos aí de Friburgo, os moradores desses lugares mediram -4,0 em termômetros de mercúrio, dentro de Friburgo também geou, vários lugares de Petrópolis, região da Granja Comari em Teresópolis.

 

Cidades do Centro-Sul de Minas Gerais também registraram geadas.

 

Meu inverno perfeito,seria massas polares que atingisse todo Rio de Janeiro, centro-sul do Espírito Santo, centro-sul de Minas repetindo maio/junho de 1979, igualmente junho de 1963 quando Ibirité-MG, Florestal-MG, registraram mínimas negativas em suas estações convencionais de baixada e também junho de 1985 quando Caparaó-MG, marcou -2,7 negativos no dia 11/06, Conceição do Mato Dentro-MG marcou 0,2 dia 11/6 e dois dias antes na cidade de Machado-MG marcou -1,4 (09/6) e Juiz de Fora registrou sua menor mínima desde 1973 com 3,1 (dia 09/6).

Bem considerável essas temperaturas, fico imaginado com toda essa tecnologia e informação que temos hj dia, teríamos dados incríveis. Creio que deva ter geado consideravelmente até mesmo na área urbana dessas cidades do Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Conheço um senhor que morou ai em sampa, na freguesia do O, nos anos 60/70, disse que tinha ocasiões em que abriam a torneira e não saia agua nenhuma durante as grandes ondas de frio, e não era por falta d'agua...

Pode ser mesmo.

Os anos 60/70 foram notoriamente "GELADOS". A Freguesia do Ó, à época (o Aldo que me corrija, sou de 77!), deveria ser BEM MENOS POPULOSA.

 

Quando era pivete, no final dos anos 80 (tinha lá meus 11 anos), meu meu "tentava" me explicar a "geografia" de Sampa: "São Paulo, BASICAMENTE, está situada entre DOIS RIOS: O TIETÊ E O PINHEIROS..".

 

Ele disse que as pessoas tinham de usar japona com outras peças de roupa nesses dias frios, pra conseguirem aguentar...

Quantas vezes fui à escola, pela manhã, vestindo pijama de flanela por baixo da calça... :mosking:

 

Para mim, o pior era nos dias de nevoeiro.

Cheguei a pegar 4°C com neblina, saindo cedo de casa.

Imaginem essa temperatura com o ar saturado de umidade...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.