Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Padrão em ondas de frio


Vinicius Lucyrio
 Share

Recommended Posts

Aqui em Sampa foi essa a mais forte MP da onda de frio de 2000. Antes dela chegar por aqui tivemos um dia sábado chuvoso e no dia seguinte, um domingo completamente ensolarado e também com ventos de oeste.

Pelo que vi naquela reanálise do MeteoPT, aquela área verde em 500 hpa (geopotencial menor do que 5520) conseguiu em alto mar se aproximar do estado de SP entre os dias 16 e 17 de julho, algo completamente incrível. É por esse e mais os outros motivos já citados, que parte do sudeste acabou gelando nesse evento.

 

Quanto a pressão atmosférica, ela realmente não ficou tão alta nesse evento. Valores abaixo de 1020 hpa nos aeroportos da Grande SP.

Link to comment
Share on other sites

Em maio de 1979 a alta, não tão forte no quesito pressão, teve uma posição de ataque que historicamente provoca fortes ondas de frio: a alta era ampla, e pegava desde a Terra do Fogo até o Paraguai, e bem sincronizado a ela estava uma grande baixa, tanto em superfície quanto em médios níveis. Este cenário possibilitou o ar frio de sair diretamente do polo para o Brasil.

 

A progressão foi quase semelhante a junho de 1994, a diferença fica na temperatura em 850mb. Este suporte em altitude e a advecção fria constante, em 1979, favoreceu máximas baixíssimas mesmo sob sol forte no dia 31/05.

 

Os mapas abaixo são da reanálise da onda de frio de Maio e Junho de 1979 feita pelo Marcelo em 2010.

ypSsPVL.png

Vc3DG7J.png

7All6AI.png

OB1hloV.png

 

Veja as temperaturas em 850mb no dia 31/05:

zBsUPR1.png

 

O jato polar ondulou sobre o estado de SP, mais ainda do que em julho de 2000.

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa, como consigo consigo achar as temperaturas das capitais do Sul, Sudeste e Centro Oeste nesses eventos de frio?

Já tentei e nunca consegui.

Então, a baixa pressão em baixos e médios níveis permite maior advecção de frio para o Brasil do que o cavado?

Pois nos últimos episódios de frio intenso não foram cincronizados com um ciclone, o resultado foi de que os mesmos foram bloqueados, como o de julho de 2013.

Link to comment
Share on other sites

Na verdade um cavado é um sistema de baixa pressão, Klinsmann. Se houver uma baixa fechada (ciclônica) em superfície aliado a um cavado em médios níveis, a advecção será mais 'eficaz', digamos assim.

 

Alta passando bem sobre o Sudeste é raro, e preciso pesquisar outros casos. Em junho de 1994 isso ocorreu, mas não tanto sobre MG quanto em 1979.

Link to comment
Share on other sites

Hein, estou lembrando aqui: as ondas de frio de 2000 (segunda); junho 2009 e julho 2012 também tiveram seus centros passando sobre o Sudeste?

Teria alguma.reanálise destes eventos?

Lembro.que a de julho 2012 provocou geadas em mais de 30 municípios aqui no MS, além de mínima de 1 grau no estado de Goiás; talvez ocorreu uma mínima de um dígito em Belo Horizonte.

Aqui em Campo Grande, houve geada fraca no dia 18 ou 19 de julho desse ano.

Link to comment
Share on other sites

No dia 31/05/1979, a estação do Mirante, em Sampa, registrou 2,2°C / 9,6°C, com sol e céu limpo (Apenas alguns cirrus, se bem me lembro... :mosking: ).

 

Algumas mínimas daquela onda de frio:

 

Sampa (Mirante, INMET): 2,2°C (31/05), 1,2°C (01/06).

Sampa (Horto Florestal, INMET): 1,2°C (31/05), -1,8°C (01/06)

Sampa (IAG): 1,4°C (31/05), -0,2°C (01/06)

 

Campos do Jordão-SP (Horto Florestal): - 7,3°C (01/06)

Franca-SP: 0,0°C (01/06)

Avaré-SP: 0,4°C (31/05), 1,2°C (01/06)

Catanduva-SP: 1,8°C (01/06)

 

Belo Horizonte-MG: 3,1°C (01/06)

Barbacena-MG: 0,3°C (01/06)

Resende-RJ: 1,4°C (01/06)

Lambari-MG: -1,8°C (01 e 02/06)

 

Paranaguá-PR: 4,5°C (01/06)

Curitiba-PR: -2,1°C (01/06)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Outra coisa, como consigo consigo achar as temperaturas das capitais do Sul, Sudeste e Centro Oeste nesses eventos de frio?

Já tentei e nunca consegui.

Tem muita coisa que foi postada aqui no BAZ e está perdida no meio de dezenas e dezenas de páginas de anos anteriores. :sad:

Havia um tópico de reanálises de ondas de frio que "sumiu" numa dessas reformulações do BAZ. :negative:

 

Você acha coisas (Não todas, infelizmente. Existem lacunas.) no BDMEP (Banco de Dados Meteorológicos Para Ensino e Pesquisa), do INMET.

http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=bdmep/bdmep

Precisa se cadastrar.

 

Se acha muita coisa também em sites de edições antigas de jornais, como O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, etc

Link to comment
Share on other sites

Klinsmann, outra onda de frio, em que o centro da massa polar, atingiu o Sudeste, foi a de junho de 1963.

No dia 22 de junho na estação convencional de Ibirité-MG, marcou -1,2ºC, mínima absoluta dessa estação desde a fundação em abril de 1959.

 

Na mesma data Sete Lagoas-MG, marcou 0,6ºC, mínima absoluta mensal.

 

Mais geadas no centro de Minas Gerais no dia 22/6/1963 e provavelmente no dia 23 também, Viçosa marcou 2,4ºC dia 23 de junho

Link to comment
Share on other sites

É fantástico analisar esse tipo de massa polar; pena que ocorre tão raramente.

A de julho 2012 assemelha-s com a de maio/junho 1979.

Além destas, lembro de outras: Duas em maio de 2007 (entre os dias 21 e 31) e outra em Maio 2010 (07/13).

Essas provocaram frio intenso e precoce mas o centro delas ficaram longe do sudeste ( pelas reanálises, percebe-se que eram muito amplas, abrangiam desde o sul da amazônia até o norte de Minas Gerais).

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Alguém sabe da amplitude da ocorrência de neve na onda de frio de julho de 1975?

Sobre temperaturas em eventos de frio, você também encontra coisas interessantes aqui: http://meteorologiaeclima1.blogspot.com.br/

 

O problema é que não existe uma ordem definida.

O jeito é ir fuçando "na raça".

 

--------------

Nevou em várias áreas do PR, inclusive em Curitiba.

O pessoal paranaense pode explicar melhor.

 

Houve uma ocorrência isolada de neve no MS, numa cidade cujo nome não me lembro. :sad:

Se não me engano (Posso estar errado), parece que nevou em Ponta Porã-MS também.

 

Em SP, nevou em Apiaí, extremo sul do estado.

Pelas fotos que já vi, acumulou em telhados e carros mas não no chão.

Já li sobre relatos de neve em outras cidades do sul paulista, próximas de Apiaí.

 

Há relatos de chuva congelada (Ou congelante) em Ibiúna, Cotia (Grande SP)...

Link to comment
Share on other sites

Klinsmann, com confirmação teve neve em boa parte do RS, SC, sul e centro do PR, Região metropolitana de Curitiba, região de Apiaí, Ribeirão Branco e Guapiara (em São Paulo), e com registro num jornal de neve em Bandeirantes-MS.

 

Há relatos de neve em cidades do norte novo do PR, como Londrina, Paranavaí, Cianorte, Maringá, Porecatu, também em Ponta Porã e Campo Grande-MS, pontos do oeste de SP como Presidente Prudente e na região de Marília, Botucatu e Bofete (essa última com nota na Folha de S. Paulo). Havia condições também de chuva congelada no centro e parte do norte de SP e MS, em virtude do avanço da linha de 0°C em 850mb junto com a frente-fria. Tudo isso no dia 17/07/1975.

Link to comment
Share on other sites

Vinícius, a neve em Ponta Porã foi vista e confirmada pelos próprios meteorologistas; em Campo Grande não houve essa confirmação, mas pelas temperaturas, deve ter ocorrido graupel misturado com poucos flocos de neve.

Talvez, foi a nevada mais ampla que se teve registro. Se tivessem confirmado a ocorrência de precipitação invernal em Campo Grande, seria a capital maos ao norte do país a aconterer tal fato.

Qual è a temperatura ideal em todas as camadas atmosféricas para nevar?

Link to comment
Share on other sites

Talvez ocorreu com a mesma intensidade que a de 1975, porém a de 1928 deve ter sido mais ampla sobre o Sudeste.

Em julho de 1975, houve precipitação invernal na cidade de São Paulo? Se “ quase nevou em Campo Grande, poderia ter ocorrido o mesmo na capital paulista?

E outra, também há registro de precipitação invernal em Belo Horizonte? Pois a cidade está a mais de 800 metros de altitude e possui uma serra ao seu redor (A Serra do Currau é mais alta que a cidade).

Link to comment
Share on other sites

Klinsmann, existem poucos dados mas a onda polar de 1928 foi muito intensa e provocou neve em Campos do Jordão em 31/07 daquele ano.

Já vi fotos, acumulou mesmo.

 

Seria interessante ver como foi no sul, MS, etc.

 

Esta nevada em Campos do Jordão tem fotos FANTÁSTICAS e inacreditáveis nos dias de hoje. Imagina o caos que seria se nevasse forte na CJ de hoje?

 

E outra...se foi forte em CJ aquela neve, como foi mas partes mais altas? Como foi no PNI? Como teria amanhecido a Mantiqueira como um todo?

 

Situação que eu gostaria muito de ter vivido...

Link to comment
Share on other sites

Talvez ocorreu com a mesma intensidade que a de 1975, porém a de 1928 deve ter sido mais ampla sobre o Sudeste.

Em julho de 1975, houve precipitação invernal na cidade de São Paulo? Se “ quase nevou em Campo Grande, poderia ter ocorrido o mesmo na capital paulista?

E outra, também há registro de precipitação invernal em Belo Horizonte? Pois a cidade está a mais de 800 metros de altitude e possui uma serra ao seu redor (A Serra do Currau é mais alta que a cidade).

 

A serra do curral chega a alguns pontos até 1500m, salvo engano. Também na região de Ouro Preto há picos na casa dos 2000m. Estou plenamente convencido de que no século XIX essa região teve neve sim, mas no século XX eu não ousaria dizer.

Link to comment
Share on other sites

Neve em Ouro Preto tem relatos no século XIX, naqueles textos postados no tópico O Tempo Antigamente; que possui uma frase dizendo que houve uma bela queda de neve. Então possivelmente, deve ter ocorrido alguma precipitação invernal nos arredores de Belo Horizonte.

Infelizmente,, nossos registros meteorológicos são recentes, pois, com certeza, ocorreram massas polares mais amplas e intensas que a de julho de 1975. E na Serra da Mantiqueira e no PNI, tiveram abuntante precipitação de neve.

Link to comment
Share on other sites

Talvez ocorreu com a mesma intensidade que a de 1975, porém a de 1928 deve ter sido mais ampla sobre o Sudeste.

Em julho de 1975, houve precipitação invernal na cidade de São Paulo? Se “ quase nevou em Campo Grande, poderia ter ocorrido o mesmo na capital paulista?

E outra, também há registro de precipitação invernal em Belo Horizonte? Pois a cidade está a mais de 800 metros de altitude e possui uma serra ao seu redor (A Serra do Currau é mais alta que a cidade).

No dia 17/07/1975 a temperatura só caiu em Sampa.

Dei uma olhada no BDMEP, o Mirante registrou:

16,6°C a 0h UTC do dia 17/07 (21h do dia 16)

11,0°C às 12h UTC (9h da manhã) do dia 17.

 

Me lembro até hoje do boletim do "velho" Narciso Vernizzi na Rádio Jovem Pan, pouco antes do começo da Hora do Brasil (19h).

Ainda chovia e Congonhas marcava 6°C.

A mínima no Mirante, registrada próxima de 0h UTC (21h do dia 17) foi 5,0°C, quando a chuva já estava parando.

 

Nunca ouvi relatos de precipitação "diferente" de chuva em Sampa naquele dia.

 

Como postei acima, já vi relatos em Cotia, Embu, Ibiúna...

 

Já em BH, no século 20, acho muito difícil.

Já no século 19... vai saber...

Link to comment
Share on other sites

Klinsmann, existem poucos dados mas a onda polar de 1928 foi muito intensa e provocou neve em Campos do Jordão em 31/07 daquele ano.

Já vi fotos, acumulou mesmo.

 

Seria interessante ver como foi no sul, MS, etc.

 

Essa onda de frio carece de dados... deve ter sido uma erupção forte acompanhada de forte suporte em altitude, o que possibilitou a neve. Como será que foi nas serras de SC e RS neste evento?

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe da amplitude da ocorrência de neve na onda de frio de julho de 1975?

Sobre temperaturas em eventos de frio, você também encontra coisas interessantes aqui: http://meteorologiaeclima1.blogspot.com.br/

 

O problema é que não existe uma ordem definida.

O jeito é ir fuçando "na raça".

 

--------------

Nevou em várias áreas do PR, inclusive em Curitiba.

O pessoal paranaense pode explicar melhor.

 

Houve uma ocorrência isolada de neve no MS, numa cidade cujo nome não me lembro. :sad:

Se não me engano (Posso estar errado), parece que nevou em Ponta Porã-MS também.

 

Em SP, nevou em Apiaí, extremo sul do estado.

Pelas fotos que já vi, acumulou em telhados e carros mas não no chão.

Já li sobre relatos de neve em outras cidades do sul paulista, próximas de Apiaí.

 

Há relatos de chuva congelada (Ou congelante) em Ibiúna, Cotia (Grande SP)...

 

Algo histórico interessante sobre São Bernardo do Campo? Tipo precipitação invernal ou... ?

Link to comment
Share on other sites

Quanto a onda de frio de julho de 1928, na estação convencional de São Fidélis 25 metros de altitude,marcou 3,6ºC no dia 25 de julho,foi a mínima absoluta da estação,isso a partir de 1922.

 

Parece que li ou vi fotos da neve em Campos do Jordão informando de ter sido no dia 30 ou 31 de julho de 1928, se foi mesmo nos últimos dias do mês, foram duas ondas de frio no sudeste na última semana do mês.

 

Boa nevada em Curitiba, mas não tem o dia da ocorrência.

Link to comment
Share on other sites

Acho interessante tentarmos conseguir mais dados desse evento de 1928. Peço visto, é uma concorrente ao título de MP mais forte do século XX.

 

Eu acho que não, Renan... os dados não dizem isso. Aparentemente, como eu disse lá em cima, foi uma massa polar forte, com algum cavado intenso, muita umidade e muito suporte em altitude. Vou pesquisar nos resumos do Diário Oficial da União, pois eles faziam tabelões antigamente.

Link to comment
Share on other sites

Vinícius, deu pra perceber que foi um evento amplo e intenso, além de ter bom suporte em altitude.

Impressiona essa análise; visto que foram dois sistemas frontais, e um deles influencios todo o nosso país e grande parte da América do Sul , com certeza nevou em vastas áreas do continente sul americano talvez até áreas incomuns ( a abrangência da neve deve ter sido maior que a de 1975).

Outra coisa: Por favor, saberia me responder se há cartas sinóticas dessa onda frontal e de outras antes de 1948? Nas reanálises, as cartas sinóticas começam em 1948 e também, o registro de neve na cidade de São Paulo é verdadeiro ou foi nevoeiro congelado?

Link to comment
Share on other sites

Aqui tem alguma coisa sobre a MP de 1928: http://meteorologiaeclima1.blogspot.com.br/2010/09/situacao-sinotica-da-massa-polar-em.html

 

Cliquem em cima do texto para ampliar.

 

Pré-frontal no litoral de Pernambuco? FF chegando em território venezuelano? Realmente essa MP foi espetacular! :clapping:

 

Sabemos que nevou bem em Curitiba e em Campos do Jordão... entre essas duas cidades, será que não rolou algum registro de chuva congelada ou mesmo neve tal como 1975?

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa: Por favor, saberia me responder se há cartas sinóticas dessa onda frontal e de outras antes de 1948? Nas reanálises, as cartas sinóticas começam em 1948 e também, o registro de neve na cidade de São Paulo é verdadeiro ou foi nevoeiro congelado?

Sobre a tal neve de 25/06/1918 em Sampa, tem um artigo interessante de uma meteorologista da IAG, a Samantha. => http://stoa.usp.br/samanthansm/weblog/92971.html

Ela mostra que não foi neve.

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa: Por favor, saberia me responder se há cartas sinóticas dessa onda frontal e de outras antes de 1948? Nas reanálises, as cartas sinóticas começam em 1948 e também, o registro de neve na cidade de São Paulo é verdadeiro ou foi nevoeiro congelado?

Sobre a tal neve de 25/06/1918 em Sampa, tem um artigo interessante de uma meteorologista da IAG, a Samantha. => http://stoa.usp.br/samanthansm/weblog/92971.html

Ela mostra que não foi neve.

 

Nevoeiro congelado vi uma única vez na vida... na onda de frio de junho de 1994 entre os kms 31 e 29 da Rod. Castello Branco, dentro de um ônibus à caminho de um colégio em que eu estudava em Alphaville.

 

Se eu tivesse um celular feito o que tenho hoje naquela época para registrar esse fenômeno, certamente teria registrado imagens incríveis. Infelizmente eu não andava com câmera fotográfica à mão, e isso seria mais estranho ainda nas mãos de um adolescente com 15 anos e com uniforme. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Pensei que esse relato de neve na capital paulista era verdadeiro, dada a amplitude da massa polar, ainda assim, se ocorreu nevoeiro congelado, também seria histórico, outro acontecimento raro. Porém não duvido que, num passado remoto, tenha ocorrido precipitação nivosa na cidade de São Paulo ou arredores.

Nas ondas polares de 1923 e 1928 há relatos de precipitações semelhantes a de 1918 ( que “ pareciam neve mas não eram)?

Pergundo me baseando das poucas análises,, que relataram que a alta polar de 1928 era muito intensa e úmida.

Link to comment
Share on other sites

Teve duas ondas de frio nos últimos dez dias de julho de 1928.

 

1,0ºC no dia 25 de julho em Itamarandiba-MG, latitude 17º(foi mínima absoluta).

 

5,2ºC no dia 26 de julho em Belo Horizonte.

 

5,4ºC no dia 26 de julho em Pedra Azul(mínima absoluta), fica no norte de Minas.

 

3,6ºC no dia 25 de julho em São Fidélis-RJ(mínima absoluta).

Link to comment
Share on other sites

Percebe-se que a onda de frio de julho de 1928 foi mais ampla que a de julho de 1975, pois a primeira influenciou todas as regiões do nosso país, e a segunda foi bloqueada no Sul de Minas Gerais; pode ser que essa que ocasionou forte nevasca em Campos do Jordão, seja a segunda mais intensa do seculo passado; a primeira acredito que foi a de junho de 1918.

Alguém teria uma reanálise sinótica dessa onda de frio de julho de 1928?

Link to comment
Share on other sites

Na verdade um cavado é um sistema de baixa pressão, Klinsmann. Se houver uma baixa fechada (ciclônica) em superfície aliado a um cavado em médios níveis, a advecção será mais 'eficaz', digamos assim.

 

Alta passando bem sobre o Sudeste é raro, e preciso pesquisar outros casos. Em junho de 1994 isso ocorreu, mas não tanto sobre MG quanto em 1979.

Em 1979 o centro da massa de ar polar atuou na divisa de São Paulo e sul de Minas, provocando temperaturas de -7,3 graus centigrados em Campos do Jordão-SP. Em 1994, o centro da massa de ar polar, atuou mais em São Paulo e divisa com planalto de Poços de Caldas. Em junho de 1994, o ar tava muito seco e era próximo do solstício de inverno. Piracicaba-SP teve registrados -3,0 graus centigrados (dados do Ciiagro), Poços de Caldas-MG registrou -7,2 graus centigrados.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ola Rosamelo..seja bem vindo..!!

 

Lembro bem deste -7.3 de Campos...do mestre Narciso Vernize da Rádio Jovem Pan relatando

 

Lembro que estive no PNI em Julho de 1981...e peguei -3...no Abrigo Rebouças. ..subi aquela serra com um chevette 79...foi uma aventura...havia muitos turistas no dia...Pena eu ter perdido a nevasca de 1985....foivum grande acumulado. ..bem mais que a neve de 1988

Link to comment
Share on other sites

Ola Rosamelo..seja bem vindo..!!

 

Lembro bem deste -7.3 de Campos...do mestre Narciso Vernize da Rádio Jovem Pan relatando

 

Lembro que estive no PNI em Julho de 1981...e peguei -3...no Abrigo Rebouças. ..subi aquela serra com um chevette 79...foi uma aventura...havia muitos turistas no dia...Pena eu ter perdido a nevasca de 1985....foivum grande acumulado. ..bem mais que a neve de 1988

 

Obrigado Carlos Dias, pelas boas-vindas. Eu adorei descobrir esse Forum do BAZ, pois eu gosto de temperaturas extremas, climatologia, frentes frias.

 

Saudades do Narciso Vernize, eu escutava o Jornal da Jovem Pan, só prá escutar o "homem do tempo" e deslumbrar todo aquele conhecimento auto-didata dele.

 

Em julho de 1993, eu fiz caminhada solitária entre Maromba (Visconde de Mauá-RJ) e o Pico das Agulhas Negras. O legal é que no meio do caminho, apareceu um cão e ele me seguiu e fez companhia em boa parte da caminhada. Eu acampei num planalto de uns 2.300 metros de altitude. Eu não tava bem agasalhado, passei frio. A noite geou fraco, mas meu pé encostou no sereno, que se formou na borda do tecido da barraca de camping. Acordei no dia seguinte com os dedos dos pés adormecidos, eu não os sentia, eles estavam em vias de congelamento. Eu entrei em desespero, acendi vela, passei nos dedos do pé, fiz massagem, até ativar a circulação e então poder me acalmar e voltar a caminhada até o topo do Pico das Agulhas Negras.

 

Essa massa de ar de 85 provocou muito frio no sul de Minas, especialmente no Itatiaia. A nevasca de 85 no Itatiaia, eu vi as fotos na internet e são impressionantes. Em 1985 eu ainda morava em São Paulo, eu lembro que no início de junho, fez temperaturas mínimas de 5 graus em São Paulo, por dois dias consecutivos. Naquela época a previsão afirmava que a temperatura de Curitiba era de mínima de 2 graus e máxima de 7 graus. Depois dessa onda de frio de junho de 1985, eu admirava ver o amarelecimento (caducidade) das folhas de um pé de cajá-manga, que eu avistava da sala de aula, em junho de 1985, no bairro de Santana, São Paulo-SP.

 

Eu achei muito louvável iniciativa sua e demais colegas do BAZ, a respeito da instalação de estação automáticas em Furnas, Campo Belo, lá no PNI, assim como, as estações do Bairro Reserva, Sítio da Lage, do colega William Siqueira de Maria da Fé. Pois eu sempre tive curiosidade para estimar qual seria a temperatura mínima que ocorre no Itatiaia, em Maria da Fé.

 

Carlos Dias, eu me interesso pelo frio, apesar de morar em cidade mais quente, Adamantina (oeste paulista) e já estar acostumado com o calor. Gosto de saber de registros de geadas, temperaturas baixas, pelo Brasil e mundo afora.

E tenho muitas lembranças de experiências que eu tive com o frio, acesas na minha memória e que eu gosto de compartilhar nessa comunidade.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.