Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Padrão em ondas de frio


Vinicius Lucyrio
 Share

Recommended Posts

Em 25 de abril de 1971, em Sampa,

 

Mirante: 6,8°C

IAG: 4,0°C

Horto Florestal (Estação INMET desativada, zona norte de Sampa): 3,5°C

 

 

Essa foi uma das maiores ondas polares, que atingiram o Brasil no mês de Abril de todos os tempos. Infelizmente, o trabalho do Professor Augusto Titarelli (USP): "A onda de frio de abril 1971 e sua repercussão no espaço geográfico brasileiro" não está disponível na internet.

 

http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/.../7402

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Essa onda de frio de abril de 1971 foi digna de auge de inverno, pois a linha de 10 graus em 850 mp chegou no sul do MT e centro de MG, pegou todo o centro sul do país; deve ter provocado geadas amplas e talvez alguma precipitação invernal nas serras do sul, ao que me parece, teve grande expessura o frio. Supera a de abril de 1999.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Em maio de 1979 a alta, não tão forte no quesito pressão, teve uma posição de ataque que historicamente provoca fortes ondas de frio: a alta era ampla, e pegava desde a Terra do Fogo até o Paraguai, e bem sincronizado a ela estava uma grande baixa, tanto em superfície quanto em médios níveis. Este cenário possibilitou o ar frio de sair diretamente do polo para o Brasil.

 

A progressão foi quase semelhante a junho de 1994, a diferença fica na temperatura em 850mb. Este suporte em altitude e a advecção fria constante, em 1979, favoreceu máximas baixíssimas mesmo sob sol forte no dia 31/05.

 

Os mapas abaixo são da reanálise da onda de frio de Maio e Junho de 1979 feita pelo Marcelo em 2010.

ypSsPVL.png

Vc3DG7J.png

7All6AI.png

OB1hloV.png

 

Veja as temperaturas em 850mb no dia 31/05:

zBsUPR1.png

 

O jato polar ondulou sobre o estado de SP, mais ainda do que em julho de 2000.

 

A onda de frio que trouxe o recorde historico para Belo Horizonte.Percebe-se que o centro polar era continental e em cima do sudeste.

 

A linha em 850 baixou de 6c por aki.

Link to comment
Share on other sites

Em SP, a de junho de 1918 foi a mais intensa do século XX, mais forte que as de julho/1975, agosto/1902, julho/1942 e junho/1994.

 

Vinicius

 

Existe alguma reanálise das ondas de frio de junho e julho de 1942?

Sim, é do Meteopt que vai de 1869 até 2008, quando for pesquisar, escreva '' reanalises ncep 20 th c meteopt''.

Porém, essas reanálises não pegam toda a intensidade dos eventos de frio.

Link to comment
Share on other sites

Em SP, a de junho de 1918 foi a mais intensa do século XX, mais forte que as de julho/1975, agosto/1902, julho/1942 e junho/1994.

 

Vinicius

 

Existe alguma reanálise das ondas de frio de junho e julho de 1942?

 

Existe, mas elas não são muito precisas. As três bombas de 1942:

 

PPoOk9g.png

L5GtBS7.png

LCXcNK8.png

j81ojIR.png

jIsYZM9.png

5n5Malc.png

 

Elas foram muito mais fortes do que isso, mas dá pra ter uma ideia.

Link to comment
Share on other sites

Em SP, a de junho de 1918 foi a mais intensa do século XX, mais forte que as de julho/1975, agosto/1902, julho/1942 e junho/1994.

 

Vinicius

 

Existe alguma reanálise das ondas de frio de junho e julho de 1942?

 

Existe, mas elas não são muito precisas. As três bombas de 1942:

(...)

 

Elas foram muito mais fortes do que isso, mas dá pra ter uma ideia.

 

Com certezas, foram tão ou mais intensas que as de 1985 e 1994, pois essas reanálises são muito fracas.

Teria como postar as reanálises da massa polar de julho de 1892, porque eu não consigo e tenho muita curiosidade sobre ele.

Link to comment
Share on other sites

 

Com certezas, foram tão ou mais intensas que as de 1985 e 1994, pois essas reanálises são muito fracas.

Teria como postar as reanálises da massa polar de julho de 1892, porque eu não consigo e tenho muita curiosidade sobre ele.

 

Coisa pouca :prankster: :prankster:

rean_as_t850_1892071300Z.png

 

rean_as_g500_1892071300Z.png

 

Nossa! É incrível o pronunciado cavado nessa onda de frio, junto com um ciclone na costa do Espírito Santo! :crazy: :shok:

Deve de geado até na cidade doo Rio de Janeiro :prankster:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

 

Com certezas, foram tão ou mais intensas que as de 1985 e 1994, pois essas reanálises são muito fracas.

Teria como postar as reanálises da massa polar de julho de 1892, porque eu não consigo e tenho muita curiosidade sobre ele.

 

Coisa pouca :prankster: :prankster:

rean_as_t850_1892071300Z.png

 

rean_as_g500_1892071300Z.png

 

Com essa configuração sinótica, essa massa polar deve ter provocado neve em muitas áreas do sul do país, além da serra da mantiqueira.

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...
Vejam a amplitude da alta polar, 1020 hPa cobrindo todo o Sudeste é muito bizarro.

 

É bom sonhar um pouco, as máximas em Minas, Rio e Espírito Santo nesse dia 13 de julho foram bem baixas mesmo com sol.

 

Quanto as mínimas no amanhecer devem ter sido baixíssimas em São Paulo, Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata mineira etc.

Link to comment
Share on other sites

Vejam a amplitude da alta polar, 1020 hPa cobrindo todo o Sudeste é muito bizarro.

 

É bom sonhar um pouco, as máximas em Minas, Rio e Espírito Santo nesse dia 13 de julho foram bem baixas mesmo com sol.

 

Quanto as mínimas no amanhecer devem ter sido baixíssimas em São Paulo, Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata mineira etc.

Deve ter ocorrido negativas generalizadas por todo o Sul, MS (na época MT) e metade do Sudeste com esse geopotencial baixo, quiçá abaixo de 10 graus na Bahia e Sul da Amazônia ou até mesmo uma boa nevada ampla no Sul e na Mantiqueira.

Link to comment
Share on other sites

[attachment=0]rean_as_t850_1892071312Z.png[/attachment]

 

Minha nossa senhora, que monstruosidade polar ! :clapping: :clapping:

 

Se ocorresse hoje em dia, teríamos sérios problemas na agricultura, com a devastação do café e de várias outras culturas aqui em MG, mortes de milhares de animais, moradores de rua pereceriam devido à hipotermia. Essa é a parte ruim do negócio.

 

Agora, a parte boa é que veríamos algo totalmente inédito em termos de Sudeste: o PNI cairia a valores próximos dos -20ºC, haveria neve e outros tipos de precipitação invernal nas cotas acima de 1500m na Mantiqueira, temperaturas negativas nas baixadas aqui de Juiz de Fora com geada forte - aliás a geada atingiria ao menos uns 60% da região Sudeste-.

Link to comment
Share on other sites

Interessante essa recuperação de eventos remotos usando um recurso atual. Creio que a estatística desses eventos e fundamental para que copreendamos o que ocorre hoje. Se formos olhar, ocorreram essas temperaturas, neve e geada mas em circunstâncias específicas. Houve intervalos de calor nem notados.Pois o que fica é o evento extremo. Aliás, já discutido aqui à exaustão. Certa feita, postei cópias de um livro de 1900, registrando o clima de SP de 1891 a 1899. Não sei por que motivo esses relatos foram esquecidos aqui no BAZ. Ora, é uma dificuldade fotografar esse livro, pertence a um amigo(rato de sebo) que comprou por uma ninharia, em um sebo de Porto Alegre. Lá aparecem as temperaturas de SP em 1892. Seria muito interessante observa e comparar com esses mapas. Também, postei livros de 1930, 1950. Que foram esquecidos ou deletados. Ora, isso dá trabalho. Não tenho mais os arquivos fotografados. São achados incríveis.

Link to comment
Share on other sites

Interessante essa recuperação de eventos remotos usando um recurso atual. Creio que a estatística desses eventos e fundamental para que copreendamos o que ocorre hoje. Se formos olhar, ocorreram essas temperaturas, neve e geada mas em circunstâncias específicas. Houve intervalos de calor nem notados.Pois o que fica é o evento extremo. Aliás, já discutido aqui à exaustão. Certa feita, postei cópias de um livro de 1900, registrando o clima de SP de 1891 a 1899. Não sei por que motivo esses relatos foram esquecidos aqui no BAZ. Ora, é uma dificuldade fotografar esse livro, pertence a um amigo(rato de sebo) que comprou por uma ninharia, em um sebo de Porto Alegre. Lá aparecem as temperaturas de SP em 1892. Seria muito interessante observa e comparar com esses mapas. Também, postei livros de 1930, 1950. Que foram esquecidos ou deletados. Ora, isso dá trabalho. Não tenho mais os arquivos fotografados. São achados incríveis.

Se não me engano, há alguns anos atrás, houve um problema com mensagens antigas, Gamboa e acabaram sendo perdidas. :sad:

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

Sobre a dinâmica atmosférica durante ondas de frio históricas, agora entendo o motivo de algumas massas polares provocarem muito frio na fronteira oeste do Brasil e não atingir parte do Sudeste: 

Na falta de algum mecanismo, como um Cavado ou cícone extratropical que impulsione a alta pressão polar para o norte, a mesma acaba por avançar quase que totalmente pelas planícies do interior do continente e fica concentrada ali, provocando baixíssimas temperaturas enquanto que a outra parte do país fica na atuação do bloqueio atmosférico.

Quando há a formação de um ciclone na costa sul do Brasil, este impulsiona a massa de ar frio para latitudes baixas, a mesma adquire um formado arredondado e consegue prosseguir rumo a todo o Sudeste e parte da Bahia, o ar frio se distribui melhor na América do Sul.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.