Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Jáa to vendo todo mundo caindo matando o coitado do Ronaldo se esse frio nao vier ................... kkkkk

 

 

Calma gente falta tempo ainda ...

 

Ficarei muito contente se vier, mas caso não venha, não o criticarei, pois ele é um dos que mais acerta previsões que nem mesmo os modelos acertam tão cheio!

 

Nada de puxa-saquismo, mas é verdade, ultimamente não tem errado uma :hi:

 

 

Torço pra que esse frio venha forte ala 2000 taria otimo kkkk

 

Mais nada de "taco" do Coutinho aqui nao ..... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

 

Hoje ouvi a previsao dele pra tv em SC show de bola !

Link to comment
Share on other sites

Jáa to vendo todo mundo caindo matando o coitado do Ronaldo se esse frio nao vier ................... kkkkk

 

 

Calma gente falta tempo ainda ...

 

Ficarei muito contente se vier, mas caso não venha, não o criticarei, pois ele é um dos que mais acerta previsões que nem mesmo os modelos acertam tão cheio!

 

Nada de puxa-saquismo, mas é verdade, ultimamente não tem errado uma :hi:

 

Por isso mesmo, só aumenta a admiração.... :heart:

Se erra paciência. Tem muito, mas muito, credito.... :good2:

Se acertar pode escrever um livro sobre o Modelo USA + Global que eu compro. :good: :hi:

Link to comment
Share on other sites

Não é -7 que o ETA15 dá para SJ dia 11, é -10!! Longe, vamos acompanhando.

 

Podem até me chamar e maluco, mas seguindo uma "certa" lógica (que são o que os números mostram nas MP's)

 

Se em fortes MP's São Joaquim faz -5C, Urupema faz -7/-8C ... Um frio com potencial para fazer -10C°em São Joaquim é um frio que tem potencial para fazer -13C/-14C° nas baixadas mais frias de Urupema e Bom Jardim...

 

Ta ai uma oportunidade que teremos de quebrar os -14C° de Caçador...

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, ela quebraria os 4 graus de 2000 aqui em São Paulo? Pelo mapa a alta máxima aqui seria de 1026hpa,que convenhamos não é lá essas coisas... É tem a ilha de calor também pra piorar tudo.

Não me lembro a pressão da massa polar de maio/junho de 1979 mas não era nada espetacular.

Se não me engano, o centro dela chegou ao estado de SP (Coisa raríssima) com 1022 hpa (Na época era mb, milibar).

 

Em Sampa deu 1,2°C no Mirante e -1,8°C na (Desativada) estação do Horto Florestal.

Em Campos do Jordão fez -7,x°C.

Em Belo Horizonte: 3,1°C, a temperatura mais baixa desde 1920 (Se não me engano).

Link to comment
Share on other sites

No momento em Lages 11.1°C, chuva fraca com vento NO moderado, com rajadas. Os modelos aumentaram o frio no final de semana. Porém o que está por vir na próxima semana, em Lages, poder-se-á ter uma sequencia de 3/5 dias com temperatura máxima na casa dos 5/7°C. Como dito pelo colega Coutinho "se projeta", que poderá vir algo mais intenso que o ocorrido em 2000.

Estive fazendo pesquisa para o curso de engenharia sobre TRELIÇAS, referente as coberturas de casas (telhados), antigamente as casas tinham o telhado com telhas de barro e com uma inclinação de ~ 45/55° com a horizontal. Atualmente as casa são projetadas com telhas fibrocimento com estruturas com a força peso em torno de 60/70% e inclinação de 20/30° com a horizontal, com isso verifica-se que em Lages, como na região em geral não mais são projetados estruturas de telhado para acúmulo de neve a mais de 50 anos, com isso se vier a ocorrer no futuro algum episódio como 1965. Com certeza haveria muitos desabamentos de telhados e tragédias na região.

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, eu informei aqui a região de São Joaquim a temperatura desceria de -7 a -8 na manhã do dia 11. Você informou que seria -10. O William, completou a informação, mostrando que desceria até os -10 dia 11,informação do gráfico do Eta-15.Nos gráficos a informação é mais objetiva.

Eu consultei nos mapas do Eta-15 em que as temperaturas variam de acordo com cores, mostrando cor cinza escuro, mas tinha um núcleo mais escuro que indicava de -8 a -9.

Link to comment
Share on other sites

O meteograma do ETA15 das 12z indicando precipitação e temperatura em 850hpa torno de 0ºC para São Joaquim

 

       PRMSL    T2m   UR2m  V10m   D10m  T850  UR700 Geo500 Lift500 Cape Prec
168h	1022.5	07.0	91	03.2	079	04.9	98	5689	00.2	0005	03.7
171h	1021.0	09.7	85	04.8	015	06.5	80	5690	00.6	0004	03.0
174h	1019.0	10.5	82	02.5	033	07.6	87	5676	00.9	0048	01.2
177h	1019.0	06.0	99	04.3	096	04.9	99	5673	02.1	0000	05.3
180h	1022.7	01.5	99	05.8	150	00.2	100	5675	03.1	0000	06.1
183h	1024.3	00.4	100	05.7	154	-0.6	100	5672	00.9	0000	06.4
186h	1022.8	00.3	98	05.8	151	-0.3	95	5638	00.5	0000	03.5
189h	1022.7	00.2	98	05.2	165	-0.7	99	5615	-0.0	0000	01.0

 

Para 213h, indica mínima de -8.3ºC !! Loucura?? :shok: :crazy: :crazy:

Link to comment
Share on other sites

Na análise do Moisés Alexandre a linha de 0ºC em 850Hpa em cima do paralelo 21º, cruzaria a região Noroeste do Rio e boa parte da Zona da Mata de Minas.

A latitude aqui em Laje do Muriaé-RJ é de 21º 12'.

 

:shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok:

Com precipitação?

Qual foi a ultima vez que isso aconteceu?

Link to comment
Share on other sites

Aldo Santos, na carta sinótica publicada pelo Jornal do Brasil, a pressão na manhã de 1º de junho de 1979, foi entre 1028 Hpa com centro em Itapeva-SP.

Na véspera do dia 1º/06, centro da alta 9 da manhã estava em cima de Ponta Porã, com 1029 Hpa.

 

Algumas cidades de São Paulo e Minas registraram as menores mínimas para maio e junho dias 31/05 e 01º/6 respectivamente.

 

Na manhã de 29/05 o centro da alta estava no norte Argentino, dia 30 o centro da alta estava no Paraguai,a partir daí a alta deslocou para leste.

 

Essa frente fria de final de maio de 1979, provocou muita chuva em cidades da Zona da Mata e interior de Minas,alguns recordes de chuva em 24 horas para o mês maio foram registrados do dia 29/30 de maio.

Link to comment
Share on other sites

Frost, sim, linha de 0ºC em 850 Hpa em cima do paralelo 21, mas sem precipitação, o Moisés não informou em que dia seria a linha de 0ºC aqui na região.

 

Na onda de frio de 2011 em que a temperatura chegou a 7° aqui fazia 6° em 850, se isso de fato acontecesse, seriam grandes as chances de bater o recorde absoluto, de 4,8°C, do ano de 1926!!

Link to comment
Share on other sites

Faz muito tempo que não ocorre uma neve +10cm por influência direta de ciclone no centro de São Joaquim. Que aliás, em termos de acumulação depois de 2013 perde pra cidades até da Grande Florianópolis se contarmos desde 1996. Exceção feita ao Cruzeiro que em 2000 passou de 10cm dia 12/07.

 

Será que este quase forte El Nino vai brindar? Semana que vem? Modelos Tupi?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Dia bem apático aqui no Rio. Só chegou a chover por menos de 10 minutos na noite de ontem aqui na zona norte, parando em seguida e deixando a madrugada, e na verdade todo o dia de hoje, extremamente nebuloso/nevoento, com um pouco de sol aparecendo em alguns momentos(mais pela manhã e começo da tarde, depois fechou total) bem fraco e sempre indo e voltando. A máxima aqui ficou em exatos 26°C e a mínima foi alta para a época, 21,2°C. No momento tenho 22,5°C e persistem as condições de tempo nevoento e nebuloso, amanhã acho que o sol aparece melhor para voltar a se esconder entre o sábado e o domingo, mas dessa vez para dar lugar ao frio úmido!

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, ela quebraria os 4 graus de 2000 aqui em São Paulo? Pelo mapa a alta máxima aqui seria de 1026hpa,que convenhamos não é lá essas coisas... É tem a ilha de calor também pra piorar tudo.

Não me lembro a pressão da massa polar de maio/junho de 1979 mas não era nada espetacular.

Se não me engano, o centro dela chegou ao estado de SP (Coisa raríssima) com 1022 hpa (Na época era mb, milibar).

 

Em Sampa deu 1,2°C no Mirante e -1,8°C na (Desativada) estação do Horto Florestal.

Em Campos do Jordão fez -7,x°C.

Em Belo Horizonte: 3,1°C, a temperatura mais baixa desde 1920 (Se não me engano).

 

Sei que a pressão sozinha não auxilia em termos de frio (tem que ver se há ciclone puxando ar frio, geopotencial, etc...) porém sabemos do básico, quanto menores os valores de pressão, via de regra, sugere maior instabilidade do ar, pela carta que o Coutinho postou dava a entender a frente fria estacionada no sudeste, com o frio não conseguindo passar.

 

Eu particularmente desacredito em qualquer chance de algo histórico pra cá. Meteogramas, cartas sinóticas, elas não tem capacidade (ainda) de levar em conta os níveis de urbanização das metrópoles, só perguntei para o Coutinho quanto ele acharia (pela carta) que faria para jogar uns 4º acima (no mínimo)

 

Só quero uma sub-10 (9,9º que seja) para o Mirante não quebrar o recorde de mínima anual mais alta já registrada (se não me engano nunca foi maior que 10º, certo Aldo?) e se tornar uma nova BH ou RJ de vez.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Só quero uma sub-10 (9,9º que seja) para o Mirante não quebrar o recorde de mínima anual mais alta já registrada (se não me engano nunca foi maior que 10º...(...)

 

IAG/USP já registrou sub-10 esse ano Ricardo.

 

Eu digo no Mirante (que é o que vale como dado oficial), que é um dos lugares mais quentes da cidade ultimamente. Se for contar estações não-oficiais o CGE da Capela do Socorro já marcou 6,4º dias atrás se não me engano.

Link to comment
Share on other sites

 

Só quero uma sub-10 (9,9º que seja) para o Mirante não quebrar o recorde de mínima anual mais alta já registrada (se não me engano nunca foi maior que 10º...(...)

 

IAG/USP já registrou sub-10 esse ano Ricardo.

 

Eu digo no Mirante (que é o que vale como dado oficial), que é um dos lugares mais quentes da cidade ultimamente. Se for contar estações não-oficiais o CGE da Capela do Socorro já marcou 6,4º dias atrás se não me engano.

 

O IAG deve ser considerado também oficial, pois reporta os dados que ficam (pelo menos ficavam) disponíveis no próprio site do INMET.

Além disso, parte da série histórica de SP veio do IAG.

O Aldo pode falar mais a respeito.

 

w9ttzk.jpg

Link to comment
Share on other sites

Mas- 10 pra S Joaquim (topo)..? Temos que lembrar q tivemos um ano q o MI - TOPO bateu com -7.8 todas as baixadas do RS e SC.. entao isso nao eh uma regra

 

Discordo totalmente.

 

O Morro da Igreja bateu -7,8 no primeiro momento, de advecção. Dia 23.

 

No segundo dia (24), Urupema fez -7,4, porém teve nebulosidade grande parte da noite. Urupema tinha -4°C às 18:30. Depois positivou por causa das nuvens. Até limpar e voltar a cair no fim da madrugada. Se tivesse céu limpo, creio ser impossível não bater o dia anterior.

 

Urupema se comporta como baixada comum. Sem ar seco, doideiras no miolo do inverno. Em condições normais e céu limpo e calmaria, sempre tem mínimas menores que SJ-INMET e MI. Bom Jardim da Serra-Centro e Cruzeiro são outras.

 

No Oeste Catarinense situação semelhante para estações como Água Doce, Ponte Serrada, Lebon Régis, Fraiburgo e Linha Bugre (caçador). Que sempre são mais frias que o INMET de Caçador.

Link to comment
Share on other sites

O IAG deve ser considerado também oficial, pois reporta os dados que ficam (pelo menos ficavam) disponíveis no próprio site do INMET.

Além disso, parte da série histórica de SP veio do IAG.

O Aldo pode falar mais a respeito.

 

w9ttzk.jpg

 

O IAGInão é a estação meteorológica oficial de SP, simples assim. Mesmo constando no INMET qualquer dado que sai sobre dia mais quente ou mais frio vem do Mirante, entende?

 

Importante ter esse conceito claro para não cair em casos como o de 2011,onde fez 3 graus em quase metade da cidade, baixou a zero em Marsilac mas no Mirante foi de 6,2° e é o que entrou para o BDMEP. Os 2,x do IAG naquela ocasião serviu meramente como curiosidade.

 

Prefiro usar esse parâmetro para definir o poder de uma massa polar sobre SP. Só considero poderosa aquela que consegue fazer o Mirante baixar bem, e de 2000 pra cá somente a de 2013 chegou perto disso.

Link to comment
Share on other sites

O IAGInão é a estação meteorológica oficial de SP, simples assim. Mesmo constando no INMET qualquer dado que sai sobre dia mais quente ou mais frio vem do Mirante, entende?

 

Importante ter esse conceito claro para não cair em casos como o de 2011,onde fez 3 graus em quase metade da cidade, baixou a zero em Marsilac mas no Mirante foi de 6,2° e é o que entrou para o BDMEP. Os 2,x do IAG naquela ocasião serviu meramente como curiosidade.

 

Prefiro usar esse parâmetro para definir o poder de uma massa polar sobre SP. Só considero poderosa aquela que consegue fazer o Mirante baixar bem, e de 2000 pra cá somente a de 2013 chegou perto disso.

 

Não disse que era a única estação oficial, mas seus dados são oficiais e enviados para o INMET.

O Mirante representa muito bem a região Norte e Central. Já o IAG a porção Sul da cidade. Deveriam haver mais estações pela cidade ainda.

Veja essa mensagem antiga do Aldo sobre o tema:

 

 

Além disso, durante um período (Não sei exatamente qual, mas em torno das décadas de 1930 e início dos anos 40), como o INMET não tinha estação aqui, usavam os dados do IAG como a temperatura oficial da capital paulista.

 

O IAG é considerado uma estação oficial e envia os dados diariamente para o INMET até hoje.

 

Aliás, "ponho minha mão no fogo" pelos dados do IAG.

Fiz um cursinho lá, onde se aprende a fazer todas as leituras de uma estação convencional.

O pessoal é muito cuidadoso e criterioso, afinal a principal faculdade de meteorologia de SP é lá.

 

Não sei porque o INMET não atualiza os dados da estação do IAG no seu site... :sad:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mas o Mirante consegue ser pior pras mínimas que a região da Paulista e Congonhas haha. Não dá pra utilizar como parâmetro da realidade da cidade como um todo ali.

 

Acho que estas 3 localidades são pau a pau nas mínimas e representam bem os locais mais conhecidos, porém longe de serem os locais mais habitados. Você pega o extremos da Zona Sul, a partir de Santo Amaro, ou o extremo da Zona Leste, a partir da Penha, MORA GENTE PRA KCT NESSAS REDONDEZAS, porém não são locais para "turista ver". Fora a própria Grande SP, especialmente a parte Oeste da RMSP e o ABC. São locais que dão pau de mínima no Mirante. Aqui mesmo onde moro, na Granja Viana, distante 25 Km da Pça da Sé, tive 8,2ºC na manhã de 2ª feira. [highlight=yellow]É muita diferença, especialmente em noites de céu claro.[/highlight]

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.