Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Por aqui 21°C, sol e primavera.

21/23 DE MÁXIMA É O ESPERADO PARA BRUSQUE E REGIÃO....MAS TÁ RECLAMÃO! KKKKKKKKKKKKK

 

A MÉDIA DE GEADA NA CAPITAL FICA EM +-2/5/ANO.

 

Sem dúvida, só que a média mínimas é 12. Dentro dos ambientes não há calor, mas muito menos há alguma sensação de frio como é mais comum. É aquela coisa, as mínimas também alteram a percepção das máximas (e as máximas das mínimas). Se fizer 22/30 ou 15/30 muda a sensação do 30. Tem dia que tá dando 16 de mínima aqui!

 

Parece que a capital vai ficar com 1 geada mesmo. "Oremos" para que não. :cray:

 

Diz na reportagem "O recorde absoluto é 0ºC em outubro de 2000"

 

Isso não parece estar certo

 

Erros é o que mais tem na matéria. Fala que a temperatura do ar cai 1° a cada 100 metros. Que a temperatura do ar tem que estar abaixo dos 5°C para ter geada.

 

"Quem está de frente para o mar também estará em um lugar mais gelado porque em áreas como a beira da praia ou o Centro Histórico, o vento é mais constante “e a renovação de ar, muito maior”. :rofl:

 

O recorde do INMET acho que é 0°C em 14/7/2000. E 0,7°C em 7/9/1980. (poderia se repetir este ano, não?). No Aeroporto é -1°C em 19/7/1975!

 

Mas como diz ali na matéria, Ratones, Costa de Cima, Costa de Dentro e Sertão do Peri devem registrar bem menos, valores iguais ao continente. Não é atoa, são cercados por morros de 250/300 metros, alguns poucos com mais de 400 metros! Baixada PHPeana padrão. :sarcastic:

 

65170779.jpg

Link to comment
Share on other sites

Há exatamente 1 Ano Atrás, Santa Catarina registrava sua primeira (e única) queda de neve em 2014:

 

Vendo aquela situação, mal imaginávamos que em 2015 chegaríamos a mesma data, sem um registro qualquer :russian:

 

NPABPXU.png

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/07/serra-registra-primeira-neve-de-2014-em-santa-catarina-nesta-sexta-feira.html

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Quadro para o final de Julho e começo de agosto será bem ruim, como já antecipado pelo Caio...

 

Formação de um enorme bloqueio em 500hpas vai ditar o padrão meteorológico sobre o Centro-Sul do Brasil, o que vai favorecer para o forte aquecimento no Cone-Sul, e a forte queda de umidade no Sudeste.

 

Várias áreas do Sudeste irão começar a ter problemas com umidade relativa do ar muito baixa (inclusive a cidade de São Paulo), e junto com isso a poluição e as queimadas. O lado bom será o resfriamento pontual ainda significativo durante a noite/madrugada nas baixadas em especial.

 

zYnQAfN.png

 

Rodolfo, o clima este ano está tão ruim, pra não dizer m**** mesmo... que realmente estou torcendo muitooo por um bloqueio desses proporcionando um clima seco e quente, do que algo na média xoxeza e chuva interminável.

Link to comment
Share on other sites

E o vórtice no litoral do sul do Brasil está bem definido.

 

 

Bela imagem!! Mais ou menos dentro do que eu esperava, pelas indicações dos modelos...

 

E olhem o diagrama... Totalmente Núcleo Frio... NENHUMA chance desse sistema ser classificado de Subtropical e ganhar nome, como andaram afirmando por aí essa semana...

 

vBaBpR5.png

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o céu continua bem chapadão, mas o radar de São Roque capta um núcleo de chuva no nordeste da Grande SP. Faz 15c na Mooca-CGE

 

d7cnAu0.jpg

 

----------------------

 

ECMWF 12z continua também com o terror, ou seja, sem nenhuma MP tocando o Brasil até as 240 horas. Tudo bloqueado na Patagônia!

VIVA O EL NIÑO E O ATLÂNTICO SUL QUENTE!!!!

Link to comment
Share on other sites

Quadro para o final de Julho e começo de agosto será bem ruim, como já antecipado pelo Caio...

 

Formação de um enorme bloqueio em 500hpas vai ditar o padrão meteorológico sobre o Centro-Sul do Brasil, o que vai favorecer para o forte aquecimento no Cone-Sul, e a forte queda de umidade no Sudeste.

 

Várias áreas do Sudeste irão começar a ter problemas com umidade relativa do ar muito baixa (inclusive a cidade de São Paulo), e junto com isso a poluição e as queimadas. O lado bom será o resfriamento pontual ainda significativo durante a noite/madrugada nas baixadas em especial.

 

zYnQAfN.png

 

Essa situação antecede a primavera. Não é de "se assombrar". Estende-se até o início da temporada de chuvas no Sudeste; lá para meados de setembro.

 

Contudo teremos um domingo e início de semana bom em termos de temperaturas.

 

Ainda não vi o Ensemble Médio em 850 hPa a longo prazo,mas, até ontem, não estava ruim PARA O SUDESTE, ATÉ O INÍCIO DE AGOSTO.

Link to comment
Share on other sites

Já vi a tendência de longo prazo pelo modelo do Inpe. Então, amanhã até 3ª feira vai fazer um "fiozinho gostoso", com mínimas boas e máximas bem comportadas. 3ª feira a temperatura começa a se elevar progressivamente com o domínio do ar seco. Partir de 4ª feira até sábado serão dias idênticos em Sampa, oscilando entre 14/16ºC a 25/27ºC, já sob domínio do ASAS, o qual não sei até onde perdurará.

 

Mas é o que falei, aqui para São Paulo, até o próximo final de semana, NADA DE ASSUSTADOR.

 

Agora, depois disso, REALMENTE NÃO SEI...

Link to comment
Share on other sites

Acabei de descobrir que teve geada em Florianópolis este ano. Realmente Floripa não é ruim de mínima, (alguns pontos no interior) mesmo sendo uma ilha! Estimo uns 3°C pelo menos menor que o INMET.

 

http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/07/o-frio-e-aqui-conheca-os-lugares-mais-gelados-de-florianopolis-para-aproveitar-o-inverno-sem-sair-da-ilha-4808130.html

 

--

 

Por aqui 21°C, sol e primavera.

 

As fotos de Vargem Pequena não são desse ano nem que a vaca tussa.

 

A foto do costão de cima é desse ano mas é de uma inconclusão gigante na minh opinião. Episódios como esses da foto eu registrei uns 3 aqui em Joinville esse ano. Tudo orvalho.

Link to comment
Share on other sites

O pessoal até nem leva em conta mas é importante referir, Soledade teve praticamente o julho todo até agora com sensação de frio... :girlwitch:

Canguçu tmbm tem ventos constantes, a sensação lá deve ser de muito frio... :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

Só se for mesmo na sensação o frio pq tanto as mínimas qto as máximas estão horrendas.

 

Tu sabe que quando deu aqueles geadões aqui , estávamos sem estação meteorológica(Tuias estava desativada e Bairro farroupilha não tinha chegado ainda)mas deve ter ficado na casa dos -3,5º a mínima do ano,o que concordo, tá bem fraquinho este ano...

Sim, vdd PH, não se discute o fato de q os baixadões aí são frios e bem frios se comparados com o topo da cidade. Mas ta fraco e lamentável este inverno.

Link to comment
Share on other sites

1-As fotos de Vargem Pequena não são desse ano nem que a vaca tussa.

 

2-A foto do costão de cima é desse ano mas é de uma inconclusão gigante na minh opinião. Episódios como esses da foto eu registrei uns 3 aqui em Joinville esse ano. Tudo orvalho.

 

1-Não vi ninguém afirmando que as imagens de Vargem Pequena eram deste ano.

 

2-Concordo, também duvidei, mas me baseei no Leandro Puchalski. De qualquer maneira, mesmo que não for, já tive episódios assim e isso sempre trazia geada em baixadas acima dos 100 metros aqui. Então pra mim certamente geou no Sertão do Peri que é mais alto.

Link to comment
Share on other sites

HOJE COMPLETAMOS 5 DIAS COM MÁXIMA ABAIXO DOS 13, HOJE 6,7/11,9, AGORA ESTÁ 6,0°C.

 

HOJE TAMBÉM É UM DIA PARA COMEMORAR, TEMOS UM BROTO DA FAMÍLIA QUE FAZ NIVER, NASCEU EM 1912! PELA IDADE É A MATRIARCA DA FAMÍLIA, TIA-AVÓ E O SOBRINHO AINDA ESTÁ VIVO, TIO COM 86 , ESPERO CHEGAR COM A SAÚDE DELA, APENAS UM POUCO SURDA! ATÉ OS 98/99 ANDAVA DE BUSÃO NA CAPITAL E SEM USAR BENGALA.

Link to comment
Share on other sites

Confesso que eu fiquei mais aliviado ao ver esses mapas postados pelo Caio. O motivo é justamente pelo fato de boa parte do sudeste estar em azul. Isso é igualzinho à situação observada em agosto de 2012 aqui na região.

Mas o problema é que os modelos operacionais enxergam uma situação um pouco diferente, ou seja aquecimento maior pela região, sobretudo em SP, como já foi comentado por outros usuários. E no que está sendo indicado por esses mesmo modelos é algo até pior do que agosto de 2012, no geral.

 

-------------------------------------

 

Céu continua bem fechado. 15 graus na Mooca-CGE.

Link to comment
Share on other sites

Sorte sua William, deve limpar um pouco a atmosfera daí, o Renan também foi premiado com 16 mm até as 19 horas, mas continuou a formar instabilidades em Juiz de Fora depois de 19 horas, deve ter chovido mais.

 

Espero que as chuvas durante a madrugada, desloquem da Zona da Mata de Minas em direção a Laje do Muriaé-RJ.

Link to comment
Share on other sites

G. Vieira, Rafael, acho que a estação de Guaratiba/alerta-rio está com problemas na temperatura, a máxima antes de meio-dia de sábado foi a 29,5, na estação de Marambaia do Inmet que fica próximo, marcou 26,6.

 

A tarde, a temperatura na estação de Guaratiba ficou acima de Santa Cruz e Irajá, ficou descalibrada como a do Jardim Botânico no mês de junho.

 

Aumentado as nuvens aqui vindo de sudoeste/oeste, espero que chova na madrugada/manhã.

Link to comment
Share on other sites

G. Vieira, Rafael, acho que a estação de Guaratiba/alerta-rio está com problemas na temperatura, a máxima antes de meio-dia de sábado foi a 29,5, na estação de Marambaia do Inmet que fica próximo, marcou 26,6.

 

A tarde, a temperatura na estação de Guaratiba ficou acima de Santa Cruz e Irajá, ficou descalibrada como a do Jardim Botânico no mês de junho.

 

Aumentado as nuvens aqui vindo de sudoeste/oeste, espero que chova na madrugada/manhã.

 

Sem sombras de dúvidas ta com defeito. Marcou 39,5 alguns dias atrás...

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Que terror a 00Z do CFS, meu Deus... Por ela o RS teria uma quedinha de temperatura lá pelo dia 20 de agosto, e mesmo assim, nada importante. Para SP, apesar das projeções de temperatura abaixo da média (ao modo de 2012) eu não fico NADA feliz. Foi um mês extremamente sem graça, sem calor e nem frio. Interessante é um mês dinâmico, como foram os agostos de 2009, 2011 e 2013. Pessoal das mínimas da Mantiqueira: vai ser bom pra vocês, mas toda alegria causada por ASAS acaba de forma cruel...

Link to comment
Share on other sites

Que terror a 00Z do CFS, meu Deus... Por ela o RS teria uma quedinha de temperatura lá pelo dia 20 de agosto, e mesmo assim, nada importante. Para SP, apesar das projeções de temperatura abaixo da média (ao modo de 2012) eu não fico NADA feliz. Foi um mês extremamente sem graça, sem calor e nem frio. Interessante é um mês dinâmico, como foram os agostos de 2009, 2011 e 2013. Pessoal das mínimas da Mantiqueira: vai ser bom pra vocês, mas toda alegria causada por ASAS acaba de forma cruel...

Discordo que ficará abaixo da média. Esse CFS é meio louco. É completamente impossível ficar abaixo da média com as projeções dos modelos para os próximos dias. Seriam máximas acima dos 30°C por dias seguidos e mínimas não tão baixas assim. :sorry:

Link to comment
Share on other sites

Bem pelo jeito Agosto promete na Mantiqueira...até que enfim vamos ter algo decente. ..quem sabe vem dois dígitos negativos..

 

Por aqui no ABC boa mínima. ..9.1... no litoral Santos finalmente teve uma mínima de inverno...15.3

 

Aos poucos as coisas vao melhorando para os amantes do frio e agosto promete melhorar..

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.