Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Quem viveu um 2006, ou um 2002, ou forçando um pouco a barra um 1995, não pode jogar a toalha para alguma bomba polar ainda.

 

Queiram ou não, até meados de setembro não dá pra descartar uma entrada de frio mais forte. A história está aí pra nos contar.

 

2002 deu nevada de 5cm no centro de SJ no dia 2/3 de setembro.

 

E em 2012 deu granular em pleno dia 23 de setembro, acho que foi a nevinha mais taria que já vimos, mas e dai? Não é isso que tira a imagem de um inverno péssimo.

Link to comment
Share on other sites

Eu também dei um lapso nas olhada aos modelos (pra ver se melhora), porque a maldição tá grande! Fui ver a 18z agora porque comentaram.

 

A ausência de frio deste outono/inverno é algo absurdo. Até temos máximas controladas, mas que pouco muda a realidade, de 21 para 20, de 20 para 19, de 19 para 18. Me digam o que muda na vida do vivente uma diferença desta? Nada!

 

Pra salvar este inverno, somente um evento como de 65. Na verdade, para salvar o inverno e o outono. Porque o outono foi outro lixo.

 

Podemos ter eventos típicos (mas dificilmente históricos), muito provavelmente este inverno não escapa dos piores, pelo menos da era BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Ok. Minha curiosidade é saber as anomalias do Atlântico em Santos, por exemplo, para se ter uma referência para São Paulo.

 

Infelizmente a normal de Santos está errada. Mas Santos eu poderia concordar contigo, se anomalia fosse parecida e com a mesma duração. Mas acho que isto não está ocorrendo.

 

Veja o RJ, mais perto de Santos que Santos de Floripa está tendo alguns meses na média ou com anomalias negativas, isto é totalmente diferente de Floripa.

 

Se fizer a anomalia de Torres, Chuí tende a ser bem maior que a de POA. Nem o litoral uruguaio e argentino estavam escapando tempos atrás (não sei se mudou recentemente).

 

Em Brusque uma novidade: chuva e tempo fechado.

 

23 ou 24 de Julho de 2013

11760276_1681830448718058_6995822579942996214_n.jpg?oh=4bdd12dc530b076352f6570a79837026&oe=56164D20&__gda__=1447612637_1fa00152bd6b144fb3931a67d7b4bc90

 

23 de Julho de 2013

1520657_1681830822051354_5766161804297026123_n.jpg?oh=aefba11d0ac211a5de94cb47b65bd60f&oe=564CBBCA&__gda__=1448805848_2d8e379521567ee1ad44e80e348f5023

 

Surreal! É como se tivéssemos falando de outro mundo. Jamais vou me esquecer daquela semana =)

Link to comment
Share on other sites

Quem viveu um 2006, ou um 2002, ou forçando um pouco a barra um 1995, não pode jogar a toalha para alguma bomba polar ainda.

 

Queiram ou não, até meados de setembro não dá pra descartar uma entrada de frio mais forte. A história está aí pra nos contar.

 

2002 deu nevada de 5cm no centro de SJ no dia 2/3 de setembro.

 

E em 2012 deu granular em pleno dia 23 de setembro, acho que foi a nevinha mais taria que já vimos, mas e dai? Não é isso que tira a imagem de um inverno péssimo.

 

Em 2012 foram nos dias 26/27 de setembro, apenas pancadas de neve, as famosas paraguaias.

 

Dia 26 de setembro de 2012 eu estava no centro de São Joaquim e caíram alguns capuchos grandes de neve por lá, não foi granular, mas foi apenas aquelas pancadas de 3/5 minutos, algo rápido.

 

E concordo que mesmo que venha alguma hecatombe polar em Agosto, vai ser aquelas de duração de de 4/6 dias, vai ser bom, claro, melhor que nada, mas o inverno deste ano de fato já foi sepultado.

 

A não ser que por algum milagre Agosto tenha consecutivas incursões polares fortes e um mês de frio duradouro como 2000 e fecha com anomalias entre -2/-3C na média geral, ai vamos poder dizer que o junho e julho foram horríveis mas agosto compensou... Mas como disse... Milagre, Milagre...

Link to comment
Share on other sites

Sugestão de filme de terror para hoje: "Uma olhada nos modelos..."

 

Mas não dá pra confiar em absolutamente nada... Não que eu ache que ainda vem coisa boa... penso que esse inverno deve terminar como o de 1998, mas sem o nevão! O fato é que as anomalias malucas previstas para depois de terça que vem são conjecturas ainda. 5 dias pra mais é muita coisa. E lembrem, CFS está perdido. Não acertou uma esse ano. Ficou dando um mês gelado que foi sempre adiado e agora pinta as superanomalias positivas junto com os outros modelos. :negative:

 

Digno de menção: que Ciclone extra mais ao norte e dessincronizado esse que surge no final de semana, hein? Só vai servir pra ficar de colchão entre as duas altas antes dessa MP se incorporar no ASAS. Talvez por isso ele possa ser mais quente que os outros... :rtfm:

 

No mais, vimos os posts do Caio por aqui, vimos um monte de dados de reanálises e projeções e, cá entre nós, não dava para esperar muito de um ano em que as aguas estão todas vermelhas em volta da gente, não!? Todos os outros que chegaram perto foram ruins... Mas não vi nenhuma reanálise com aguas tão acima da média no Atlântico e em Niño quanto neste JJA. Então, eu já to pensando assim: O que vier, é lucro!! E toquemos o barco. Se 2015 tivesse um inverno bom era de se estranhar.. O Problema é que 2014 não precisava ter sido tão ruim! Não tinham condições para tantoE agora ficamos com esta sensação de orfandade hibernal terrível! :heat:

Em tempo: A paraguaia vem em agosto ainda, pelo meu feeling, mas não será nada maior que ano passado!

Link to comment
Share on other sites

Sugestão de filme de terror para hoje: "Uma olhada nos modelos..."

 

 

Em tempo: A paraguaia vem em agosto ainda, pelo meu feeling, mas não será nada maior que ano passado!

 

E tem como vir alguma paraguaia PIOR que o ano passado ? :negative:

 

Só para confirmar que eu não estou errado, ano passado só teve aquela paraguaia no Alto do Morro das torres né ? Que foi uma paraguaia da paraguaia :negative:

Link to comment
Share on other sites

Sugestão de filme de terror para hoje: "Uma olhada nos modelos..."

 

 

Em tempo: A paraguaia vem em agosto ainda, pelo meu feeling, mas não será nada maior que ano passado!

 

E tem como vir alguma paraguaia PIOR que o ano passado ? :negative:

 

Só para confirmar que eu não estou errado, ano passado só teve aquela paraguaia no Alto do Morro das torres né ? Que foi uma paraguaia da paraguaia :negative:

 

Posso estar enganado, mas naquela região dos campos de Santa Bárbara essa paraguaia foi mais forte e chegou a branquear um pouquinho a paisagem.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA 24 HORAS - JULHO (23 DIAS)

 

07,9 - MORRO DA IGREJA SC (INMET)

08,0 - PNI FURNAS RJ (PWS)

08,3 - MORRO DAS TORRES SC (EPAGRI)

09,7 - SÃO JOAQUIM SC (EPAGRI/TRENTO)

 

10,3 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS (INMET)

10,3 - URUPEMA SC (EPAGRI)

 

11,1 - CANGUÇU RS (INMET)

11,2 - ÁGUA DOCE SC (EPAGRI)

11,3 - PAINEL SC EPAGRI)

11,3 - TANGARÁ SC (EPAGRI)

11,4 - BOM JARDIM DA SERRA SC (EPAGRI)

11,7 - CANELA RS (INMET)

11,7 - SÃO FRANCISCO DE PAULA RS (PWS)

11,7 - VACARIA RS (INMET)

 

12,0 - CAMPOS DO JORDÃO SP (HORTO)

12,0 - LEBON RÉGIS SC (EPAGRI)

12,3 - LAGES SC (INMET)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[/color]

Link to comment
Share on other sites

E o filme de terror nos modelos continua. Deixou de ser filme e já se tornou um seriado com capítulos diários.

 

Nem preciso lembrar que todas as rodadas malucas do Global do Inpe não passaram de peças de ficção científica. Literalmente, ô modelo pra sair da casinha e exagerar na dose...

 

Os modelos de clima mais importantes, apesar de falhos, já enxergam um período entre acima a bem acima da média pelos próximos 30 dias. E mesmo que uma ou outra erupção mais forte consiga escapar da AAO muito forte ou ultrapassar o paredão do jato subtropical por influência do El Nino, não vai conseguir deter este JJA de uma tragédia bem anunciada.

 

OBs: preocupado com as notícias de chuva intensa da Gde. Florianópolis nesta madrugada. Ó aprofundamento da baixa foi forte e causa muitos transtornos no dia de hoje na cidade.

Link to comment
Share on other sites

É uma boa coleção, Aldo!

 

Mas eu te garanto que as máximas extremamente altas estão ganhando das máximas baixas após 2000, kkkkkkkkkkkkk!

 

Não há a MENOR DÚVIDA DISSO!

 

Renan, uma pergunta, o COMUM, em Juiz de Fora, é fazer [highlight=yellow]PRATICAMENTE TODOS OS ANOS[/highlight], sub-15ºC ou sub-17ºC?

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

E o filme de terror nos modelos continua. Deixou de ser filme e já se tornou um seriado com capítulos diários.

 

Nem preciso lembrar que todas as rodadas malucas do Global do Inpe não passaram de peças de ficção científica. Literalmente, ô modelo pra sair da casinha e exagerar na dose...

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 13ºC cravados em casa hoje. O sol já tá "BOMBANDO"

 

A minha esperança para o outono/inverno 2016 (Nossa! Já joguei a toalha também?) é que eu NUNCA PRESENCIEI TRÊS ANOS EM SEQUÊNCIA PODRES! Teve 1997 e 1998, 2001 e 2002, 2005 e 2006, e agora 2014 e 2015.

 

SERIA ALGO INÉDITO! Por isso, estatisticamente falando (pelo menos no MEU BANCO DE DADOS), as chances de 2016 ter um inverno bom são de praticamente 100%!

Link to comment
Share on other sites

É uma boa coleção, Aldo!

 

Mas eu te garanto que as máximas extremamente altas estão ganhando das máximas baixas após 2000, kkkkkkkkkkkkk!

 

Não há a MENOR DÚVIDA DISSO!

 

Renan, uma pergunta, o COMUM, em Juiz de Fora, é fazer [highlight=yellow]PRATICAMENTE TODOS OS ANOS[/highlight], sub-15ºC ou sub-17ºC?

 

Abs

 

Caco, o normal é praticamente todos os anos ter sub-15. Mesmo em 2012 e 2014 teve esse tipo de máxima. Este ano, por enquanto, ainda não. Mais tarde trago uma lista de máximas baixas registradas em JF. Pode me cobrar!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 13ºC cravados em casa hoje. O sol já tá "BOMBANDO"

 

A minha esperança para o outono/inverno 2016 (Nossa! Já joguei a toalha também?) é que eu NUNCA PRESENCIEI TRÊS ANOS EM SEQUÊNCIA PODRES! Teve 1997 e 1998, 2001 e 2002, 2005 e 2006, e agora 2014 e 2015.

 

SERIA ALGO INÉDITO! Por isso, estatisticamente falando (pelo menos no MEU BANCO DE DADOS), as chances de 2016 ter um inverno bom são de praticamente 100%!

 

Eu concordo, estatisticamente é isso aí mesmo, mas NUNCA duvide das bizarrices do pós 2000.

Link to comment
Share on other sites

Muito mais importante do que fazer frio, estou com grande expectativa em relação ao verão no Sudeste. Gente, prestem atenção: Se este verão for seco novamente, JÁ ERA! Neste momento, nada é mais importante que a volta do verão e das chuvas. Minha torcida por ZCAS é sem dúvidas maior do que por MPs continentais e históricas. Se o inverno tá sem graça, que venha logo o verão e suas chuvas tão necessárias para nós.

Link to comment
Share on other sites

Considero estas imagens de Floripa com neve nas coxilhas,as mais lindas da história do BAZ. :clapping:

 

Sem dúvidas, Paulo!

 

As coxilhas chegam a 1280m nos picos mais altos.

Sao as mais belas em 14 anos de BAZ. Que coisa linda, queria ter visto.

Floripa lembra alguma cidade no sul do Chile.

Link to comment
Share on other sites

Sugestão de filme de terror para hoje: "Uma olhada nos modelos..."

 

:cray: :heart: :rofl: :heart: :cray: :rofl:

 

Caio este tipo de humor eu adoro. Bem sacado.

 

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado e suponho que quando a primavera chegar.....

 

Agora a dúvida: vai passar onde?

 

Tela Quente, Temperatura Máxima, Esquenta, Caldeirão do Hulk,

 

========

Link to comment
Share on other sites

[highlight=yellow]Caco, o normal é praticamente todos os anos ter sub-15[/highlight]. Mesmo em 2012 e 2014 teve esse tipo de máxima. Este ano, por enquanto, ainda não. Mais tarde trago uma lista de máximas baixas registradas em JF. Pode me cobrar!

 

Não esperava tanto assim de Juiz de Fora. Imaginava que praticamente TODO ANO fazia uma máxima sub-17ºC.

 

Vou cobrar hein Renan! :rtfm: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Muito mais importante do que fazer frio, estou com grande expectativa em relação ao verão no Sudeste. Gente, prestem atenção: Se este verão for seco novamente, JÁ ERA! Neste momento, nada é mais importante que a volta do verão e das chuvas. [highlight=yellow]Minha torcida por ZCAS é sem dúvidas maior do que por MPs continentais e históricas[/highlight]. Se o inverno tá sem graça, que venha logo o verão e suas chuvas tão necessárias para nós.

 

Minha torcida por ZCAS NO VERÃO TAMBÉM É IMENSA! Mas não chega ao ponto de uma MP continental e HISTÓRICA.

Link to comment
Share on other sites

Sugestão de filme de terror para hoje: "Uma olhada nos modelos..."

 

:cray: :heart: :rofl: :heart: :cray: :rofl:

 

Caio este tipo de humor eu adoro. Bem sacado.

 

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado e suponho que quando a primavera chegar.....

 

Agora a dúvida: vai passar onde?

 

Tela Quente, Temperatura Máxima, Esquenta, Caldeirão do Hulk,

 

========

 

No Brasil, até os programas de TV invocam o calor. Trágico.

 

------------

 

No Campo dos Afonsos, a temperatura mínima foi de 14°C. :good2:

Link to comment
Share on other sites

MeteoFloripa

1 h ·

Vários pontos de alagamentos no município de Palhoça - SC, na Grande Florianópolis. Registro de Rodrigo Mascarenhas (via whats MF).

11703145_911313345574223_9176840623602005802_n.jpg?oh=d6ad984eb9334314c91e3c30189af234&oe=5654FB64

 

MeteoFloripa

31 min ·

Pluviômetro da Base Autopista, no município de Palhoça - SC, registrou 150 mm de chuva. É muita água em poucas horas! Registro de Luiz Henrique (via whats).

11695787_911331162239108_607796881790309171_n.jpg?oh=0c7b43ab923d7bab980400d54b7dd697&oe=5653F1E3

Link to comment
Share on other sites

 

 

Em tempo: A paraguaia vem em agosto ainda, pelo meu feeling, mas não será nada maior que ano passado!

 

E tem como vir alguma paraguaia PIOR que o ano passado ? :negative:

 

Só para confirmar que eu não estou errado, ano passado só teve aquela paraguaia no Alto do Morro das torres né ? Que foi uma paraguaia da paraguaia :negative:

 

Já houve anos piores que ano passado, quando acumulou 2-3 cm na Região do Morro da Igreja. :ok:

Link to comment
Share on other sites

De acordo com o GEM/CMC devo ter as menores temperaturas do ano entre segunda e quarta-feira (27 a 29). Talvez entre 6 e 8°C. Viva!

 

 

Viva ar seco pelo jeito né ? Ar polar nada né ? kkkkkkkkkkkk

 

Achando muito agradavel hoje , faz entre 16/C e 18°C céu azul nenhuma nuvem ventos SW de 25km/h

 

Vai ter entrada de ar frio nesse final de semana, Will. É uma alta maritima e um ciclone bem próximo à costa joga o frio para nós aqui do Sudeste. Depois predomina o ar seco por estabelecimento da ASAS, que deve se tornar uma alta de bloqueio mais para o fim da grade. Será bom só nos primeiros dias.

Link to comment
Share on other sites

Vai ter entrada de ar frio nesse final de semana, Will. É uma alta maritima e um ciclone bem próximo à costa joga o frio para nós aqui do Sudeste. Depois predomina o ar seco por estabelecimento da ASAS, que deve se tornar uma alta de bloqueio mais para o fim da grade. Será bom só nos primeiros dias.

 

É o que enxergo também! Manhãs de 2ª à 4ª feiras são os dias chave!

Link to comment
Share on other sites

creio que já posso afirmar: RS

 

julhos de 2014 e 2015: quentes!

 

Em cartaz logo após vale a pena ver de novo;

 

A Espera de um MiIlagre

:rofl: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

creio que seja nada de raro. Estatisticamente, dentro das possibilidades.

Na média, não vai perder para muitos julhos do passado.

É que :heat: enche o saco

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.