Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

 

Não choro mais, to resignado quanto ao inverno 2015. Nem reclamo mais. Hoje foi o ultimo suspiro.

Aguardando 2016.

 

Nao reclama o seu inverno foi o melho do Brasil esse ano ....

 

Discordo radicalmente.

Começou dia 10 de Junho e vai terminar nesse próximo final de semana.

45 dias, portanto...

 

E o resto de agosto? :rofl: :ok: :laugh: :rtfm: :wacko: :fool:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Falei pra vocês desistirem dessa ideia de bomba polar enquanto havia tempo, porque se não a frustação seria grande.

 

Se vier a se confirmar essa onda de calor, RIP Non Winter 2015.

 

Com a tendência da primavera climática antecipada, acima da média e muita chuva, é o que nos aguarda, gostando ou não. Já pro verão teremos que aguardar mais alguns meses pra saber como será.

 

Já apaguei as luzes e to fechando as portas pro "inverno" desse ano.

Link to comment
Share on other sites

Se não me falha a memória, em 2012, apesar do inverno fraquíssimo, a maior MP do ano se deu no final de setembro, lá para dias 27/28; foi a MP FORTE mais tardia que me recordo.

 

E não custa lembrar de 2002... Apesar do inverno PÍFIO (com exceção da Campanha), a BOMBA POLAR chegou no início de setembro, lá para dias 02/03...

 

Então, até final de setembro EU NÃO PERCO AS ESPERANÇAS COM BOMBAS POLARES!

Link to comment
Share on other sites

Falei pra vocês desistirem dessa ideia de bomba polar enquanto havia tempo, porque se não a frustação seria grande.

 

Se vier a se confirmar essa onda de calor, RIP Non Winter 2015.

 

Com a tendência da primavera climática antecipada, acima da média e muita chuva, é o que nos aguarda, gostando ou não. Já pro verão teremos que aguardar mais alguns meses pra saber como será.

 

Já apaguei as luzes e to fechando as portas pro "inverno" desse ano.

 

Idem :ok: :ok: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Se não me falha a memória, em 2012, apesar do inverno fraquíssimo, a maior MP do ano se deu no final de setembro, lá para dias 27/28; foi a MP FORTE mais tardia que me recordo.

 

E não custa lembrar de 2002... Apesar do inverno PÍFIO (com exceção da Campanha), a BOMBA POLAR chegou no início de setembro, lá para dias 02/03...

 

Então, até final de setembro EU NÃO PERCO AS ESPERANÇAS COM BOMBAS POLARES!

 

Subi 2 vezes a serra nesse ano pra pegar a tão famosa " NEVE" e não consegui, ai final de setembro estava em Lages a trabalho e fiquei sabendo dos relatos de neve em SJ, ai rumei pra lá e acabei pegando umas "paraguaias"... mas nada de expressivo.

 

Eu até final de Junho estava com esperança de pelo menos ''''''''''1''''''''''' evento de frio violento ou de neve "graúda" para Julho e começo de Agosto...

 

Mas agora começo a jogar a toalha para este inverno....

 

To naquela de " O QUE VIER É LUCRO "

 

===

O Dable com um frio "razoável" e reclamando... Queria ver se ele morasse no vale do itajaí.... Já teria contratado uma câmera fria pra por em casa faz tempo... :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Isso está bem com cara de ASAS. Parte do sudeste abaixo da média e o conesul acima da média.

O lado bom disso é que haveria uma trégua das chuvas no sul do Brasil tanto que a 12z de hoje do GFS indica tempo seco naquela região entre o fim deste mês e começo de agosto.

 

Só para ilustrar (antes não deu já que eu estava pelo celular).

 

kyCElwX.png?1

 

-------------------------

 

Aqui agora céu bem chapado (assim como foi toda a quarta).

Parou nos 15c na Mooca-CGE.

Tempo deve voltar a se instabilizar nessa quinta, segundo previsões!

Link to comment
Share on other sites

Pelas últimas saídas após este sopro que estamos passando vamos enfrentar uma forte e longa onda de calor.

 

E com o CFS agora indicando agosto acima a bem acima depois de passar desde o final de junho até dias atrás apontando para um começo congelante por rodadas a fio, pode pegar esse modelo e jogar na lata do lixo. Porque se previsão de longo prazo é assim prefiro a minha lá de abril/maio que a minha única dúvida não era se este inverno seria quente, mas o quanto ele seria quente.

 

Aqui na serra com locais que conversei todos falando que os produtores de maçã estão muito preocupados com a falta de frio e o período de dormência.

 

E assim vamos com esse menino jogando junto com uma AAO nas alturas e um Atlântico quente em nossa costa. Como já disseram por ai, estamos vivenciando a tempestade perfeita.

 

Hell Nino:

 

wk1.wk2_20150721.Tsfc.gif

Link to comment
Share on other sites

 

Na verdade até que esse ar polar veio forte...pra SP.

 

Grande Chiovitti! Cara, na verdade eu acho que nem pra SP, viu? Considero como forte a MP que consegue trazer sub-10 pro Mirante. Essa passou longe, então não considero ela forte, ao menos pra capital. Para o PNI, ela foi até mais interessante devido à máxima baixa registrada ontem.

Link to comment
Share on other sites

 

Na verdade até que esse ar polar veio forte...pra SP.

 

Grande Chiovitti! Cara, na verdade eu acho que nem pra SP, viu? Considero como forte a MP que consegue trazer sub-10 pro Mirante. Essa passou longe, então não considero ela forte, ao menos pra capital. Para o PNI, ela foi até mais interessante devido à máxima baixa registrada ontem.

 

a MIM, [highlight=yellow]FOI MODERADA A FORTE NAS MÁXIMAS[/highlight], no que abrange o dia inteiro de ontem. Minha máxima foi de 15,9ºC. Tá ótimo! Para mínima absoluta, seguindo o panorama e dinâmica deste ano, deixou realmente a desejar, pois, no ápice do pico polar, estávamos sob tempo nublado (noite de 3ª feira a final tarde de 4ª feira). Aí, nesse quesito, foi moderada.

Link to comment
Share on other sites

Caco, acho que os paulistanos perderam a noção do que é uma MP forte. Cara, em 2011 foi forte, em 2013 foi muito forte, em 1994 foi HISTÓRICO!

 

No meu critério, o mais importante para determinar a força de uma onda polar são as mínimas absolutas, esse é o peso 1. O peso 2 são as máximas. No caso de 2013, considero que o frio de tarde foi demasiado intenso para considerar a MP como apenas forte, esta foi muito forte.

 

Saudades de quando o Mirante baixava de 5 graus. Vocês vão empolgar demais quando isso voltar a ocorrer, isso sim é MP forte.

Link to comment
Share on other sites

ATUALIZANDO - JULHO - 2015 (22 DIAS)

 

15,0 (+0,9) - PORTO ALEGRE RS (CONV/INMET)

 

18,1 (+1,8) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/INMET)

 

15,2 (+1,7) - CURITIBA PR (CONV/INMET)

 

18,4 (+1,7) - SÃO PAULO SP (CONV/INMET)

 

19,8 (+1,7) - BELO HORIZONTE MG (CONV/INMET)

 

20,3 (+1,0) - CAMPO GRANDE MS (CONV/INMET)

 

24,3 (+2,3) - CUIABÁ MT (CONV/INMET)

Link to comment
Share on other sites

Caco, acho que os paulistanos perderam a noção do que é uma MP forte. Cara, em 2011 foi forte, em 2013 foi muito forte, em 1994 foi HISTÓRICO!

 

No meu critério, o mais importante para determinar a força de uma onda polar são as mínimas absolutas, esse é o peso 1. O peso 2 são as máximas. No caso de 2013, considero que o frio de tarde foi demasiado intenso para considerar a MP como apenas forte, esta foi muito forte.

 

Saudades de quando o Mirante baixava de 5 graus. Vocês vão empolgar demais quando isso voltar a ocorrer, isso sim é MP forte.

 

Concordo. Eu já estou[highlight=yellow]EXTREMAMENTE VACINADO[/highlight] com perspectivas de inverno bons desde lá se vai 2011 (quando, para minha surpresa, veio uma MP "BOMBA"; além do que o outono INTEIRO E ATÉ 10/Julho fez um baita frio naquele ano!), e 2013 (fez MUITO FRIO A PARTIR DE FINAL DE JULHO E PARTE DE AGOSTO), que teve uma tarde HISTÓRICA, com máxima de 8,5ºC (fato que acho que NUCA MAI VEREI EM VIDA, o que me fez lavara a alma, não obstante continuar as "secas" por mínimas sub-5ºC, já que a mínima aquela noite foi de 5,5ºC com tempo encoberto).

 

Acredito, que eu, particularmente, me vejo diante de invernos muito distantes, que, "quem sabe um dia voltarão" aqui para região de Sampa: para mim, meados década de 80 até 2000.

 

Meu lema depois de 2013 é: "O que vier é lucro!" :laugh:

 

Hoje está BEM MENOS FRIO do que ontem. No momento, 17ºC. A mínima foi de 14ºC cravados.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

ATUALIZANDO - JULHO - 2015 (22 DIAS)

 

15,0 (+0,9) - PORTO ALEGRE RS (CONV/INMET)

 

18,1 (+1,8) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/INMET)

 

15,2 (+1,7) - CURITIBA PR (CONV/INMET)

 

18,4 (+1,7) - SÃO PAULO SP (CONV/INMET)

 

19,8 (+1,7) - BELO HORIZONTE MG (CONV/INMET)

 

20,3 (+1,0) - CAMPO GRANDE MS (CONV/INMET)

 

24,3 (+2,3) - CUIABÁ MT (CONV/INMET)

 

 

Até Floripa entrando no rol das cidades com clima transizacional tropicalxsubtropical. Há uma nítida diferença em Julho no padrão (dinâmica) da região de PoA (subtropical clássico) para baixo, que são as anomalias de temperaturas. Mais a Sul ainda (tendendo para Temperado), a anomalia (menor ou pendendo para negativa), é mais discrepante ainda, denotando que da Campanha para baixo é anti-correlacionada com o Centro-Sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Um possível fio de esperança no qual podemos nos agarrar, é a previsão feita pelo Ronaldo Coutinho em que ele diz que teríamos de duas a quatro ondas polares mais fortes que o habitual neste inverno.

 

Olha, acho que pelo menos o valor mínimo estimado, ou seja, duas MPs fortes, ainda dá para acreditar heim?

Link to comment
Share on other sites

A previsão pro inverno da Climaterra está conforme o que vem ocorrendo. Sem surpresas pra mim. Vale a pena ir lá e ler tudo.

 

Ter mínimas muuuuito abaixo da media é EXCEÇÃO. Dai como não ocorre, a choradeira é geral e chata ja.

 

Esperançar por invernos com 50cm de neve na serra de SC ou RS, min de -5 em ctba, litoral perto de zero, SP com -1, RJ com 5... Achando que isso deveria ser normal, chega a ser duma ingenuidade espetacular. É desconhecer nosso clima por completo.

 

Temos que ser realistas e conscientes que isso não é comum e o que vier de frio mais forte é lucro.

Link to comment
Share on other sites

ATUALIZANDO - JULHO - 2015 (22 DIAS)

 

15,0 (+0,9) - PORTO ALEGRE RS (CONV/INMET)

 

18,1 (+1,8) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/INMET)

 

15,2 (+1,7) - CURITIBA PR (CONV/INMET)

 

18,4 (+1,7) - SÃO PAULO SP (CONV/INMET)

 

19,8 (+1,7) - BELO HORIZONTE MG (CONV/INMET)

 

20,3 (+1,0) - CAMPO GRANDE MS (CONV/INMET)

 

24,3 (+2,3) - CUIABÁ MT (CONV/INMET)

 

 

Até Floripa entrando no rol das cidades com clima transizacional tropicalxsubtropical. Há uma nítida diferença em Julho no padrão (dinâmica) da região de PoA (subtropical clássico) para baixo, que são as anomalias de temperaturas. Mais a Sul ainda (tendendo para Temperado), a anomalia (menor ou pendendo para negativa), é mais discrepante ainda, denotando que da Campanha para baixo é anti-correlacionada com o Centro-Sul do Brasil.

 

Pelas minhas contas a média está em 14,6C aqui em Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

ATUALIZANDO - JULHO - 2015 (22 DIAS)

 

15,0 (+0,9) - PORTO ALEGRE RS (CONV/INMET)

 

 

Até Floripa entrando no rol das cidades com clima transizacional tropicalxsubtropical. Há uma nítida diferença em Julho no padrão (dinâmica) da região de PoA (subtropical clássico) para baixo, que são as anomalias de temperaturas. Mais a Sul ainda (tendendo para Temperado), a anomalia (menor ou pendendo para negativa), é mais discrepante ainda, denotando que da Campanha para baixo é anti-correlacionada com o Centro-Sul do Brasil.

 

Pelas minhas contas a média está em 14,6C aqui em Porto Alegre.

 

Reforça ainda mais meu ponto de vista.

Link to comment
Share on other sites

Até Floripa entrando no rol das cidades com clima transizacional tropicalxsubtropical. Há uma nítida diferença em Julho no padrão (dinâmica) da região de PoA (subtropical clássico) para baixo, que são as anomalias de temperaturas. Mais a Sul ainda (tendendo para Temperado), a anomalia (menor ou pendendo para negativa), é mais discrepante ainda, denotando que da Campanha para baixo é anti-correlacionada com o Centro-Sul do Brasil.

 

Discordo. Floripa está sofrendo com as águas quentes do Atlântico. As anomalias tem sido assim há vários meses, não tendo relação direta com outras capitais. Eu a 50 km do mar tenho tido anomalias de 0,4 até 1 grau menores que lá, o que não é tão comum.

 

--

 

Somente São Joaquim:

 

23/08/1962: 0,8/4,7; 24/09/1962: -2,5/7; 25/08/1962: -3,4/16

 

02/09/1964: -4/6,2; 03/09/1964: -7,5/8,5; 04/09/1964: -5,1/14,6

 

20/08/1965: -1,8/7,4; 21/08/1965: -5,6/0; 22/08/1965: -5,4/2

 

17/09/1966: -4,3/12,2; 18/09/1963: -5,8/14

 

02/09/1968: -5,2/10,2; 03/09/1968: -4,6/12

 

20/08/1969: -4,9/9; 21/08/1969: -4/13,2

 

30/08/1972: -1,6/5,2; 31/08/1972: -3,3/3,7; 01/09/1972: -3,8/6,9

 

09/09/1994: -4,2/10,6

 

01/09/2002: -4/2,4; 02/09/2002: -3,2/5,5

 

11/09/2003: -3,5/11

 

21/08/2006: -4,6/6

 

26/09/2012: -3/6,2

Link to comment
Share on other sites

Creio que para o sul do Brasil, principalmente, o Atlântico tem sido muito mais determinante para invernos fracos. Comparado com o pacífico.

Faltam estudos a respeito. Mas, algo ocorreu nos últimos anos para aquecê-lo tanto.

Concordo. E se tu pensar que nesse ano estamos tendo esse cenário aliado a um super el-niño, até que estamos saindo melhor que a encomenda.

Link to comment
Share on other sites

Até Floripa entrando no rol das cidades com clima transizacional tropicalxsubtropical. Há uma nítida diferença em Julho no padrão (dinâmica) da região de PoA (subtropical clássico) para baixo, que são as anomalias de temperaturas. Mais a Sul ainda (tendendo para Temperado), a anomalia (menor ou pendendo para negativa), é mais discrepante ainda, denotando que da Campanha para baixo é anti-correlacionada com o Centro-Sul do Brasil.

 

Discordo. Floripa está sofrendo com as águas quentes do Atlântico. As anomalias tem sido assim há vários meses, não tendo relação direta com outras capitais. Eu a 50 km do mar tenho tido anomalias de 0,4 até 1 grau menores que lá, o que não é tão comum.

 

 

Compreendo. Meu objetivo não é de nenhuma maneira tentar levantar alguma possibilidade (sequer remota!) que Floripa possa ter maior correlação com Sampa, por exemplo, do que POA! Longe disso!

 

Meu ponto é que:

 

1) As águas do Atlântico que banham o litoral do PR e SP também não estão com anomalias positivas?

 

Nesse caso há um mesmo estado dinâmico entre Floripa e São Paulo no que tange ao Atlântico.

 

A similaridade entre SPxFloripa nas anomalias nas temperaturas em comparação com a discrepância nas anomalias com POA teria que ter outra explicação...

Link to comment
Share on other sites

Creio que para o sul do Brasil, principalmente, o Atlântico tem sido muito mais determinante para invernos fracos. Comparado com o pacífico.

Faltam estudos a respeito. Mas, algo ocorreu nos últimos anos para aquecê-lo tanto.

Concordo. E se tu pensar que nesse ano estamos tendo esse cenário aliado a um super el-niño, até que estamos saindo melhor que a encomenda.

 

Concordo (2). Os efeitos do Atlântico aquecido, se bobear, são mais maléficos para nosso inverno do que os do Pacífico.

Link to comment
Share on other sites

Compreendo. Meu objetivo não é de nenhuma maneira tentar levantar alguma possibilidade (sequer remota!) que Floripa possa ter maior correlação com Sampa, por exemplo, do que POA! Longe disso!

 

Meu ponto é que:

 

1) As águas do Atlântico que banham o litoral do PR e SP também não estão com anomalias positivas?

 

Nesse caso há um mesmo estado dinâmico entre Floripa e São Paulo no que tange ao Atlântico.

 

A similaridade entre SPxFloripa nas anomalias nas temperaturas em comparação com a discrepância nas anomalias com POA teria que ter outra explicação...

 

Vou repetir: estou a 50 km do mar e tenho entre 0,4 até 1 grau a menos de anomalia que Floripa. Só isso já deveria ser suficiente para não colocar no bolo três cidades diferentes. Uma na beira do mar, uma a 50km, e outra a 70km.

 

Não tenho aqui, mas compare as anomalias de Março, Abril, Maio para ver a "grande similaridade" entre Floripa e SP. As águas já estavam quentes lá e deveria haver esta suposta similaridade.

Link to comment
Share on other sites

Creio que para o sul do Brasil, principalmente, o Atlântico tem sido muito mais determinante para invernos fracos. Comparado com o pacífico.

Faltam estudos a respeito. Mas, algo ocorreu nos últimos anos para aquecê-lo tanto.

 

Paulo,

 

O gráfico abaixo mostra a evolução da SST no Atlântico Sul entre 20S : 45S , 30W e 60W

 

O segundo é a evolução da SAM south annular mode,

 

Palpite: Acho que de alguma forma está ligado ao gelo no Polo Sul [é só um palpite os dados não mostram isso de forma direta]

 

 

2e23u4i.png

 

10cqo8z.jpg

Link to comment
Share on other sites

Compreendo. Meu objetivo não é de nenhuma maneira tentar levantar alguma possibilidade (sequer remota!) que Floripa possa ter maior correlação com Sampa, por exemplo, do que POA! Longe disso!

 

Meu ponto é que:

 

1) As águas do Atlântico que banham o litoral do PR e SP também não estão com anomalias positivas?

 

Nesse caso há um mesmo estado dinâmico entre Floripa e São Paulo no que tange ao Atlântico.

 

A similaridade entre SPxFloripa nas anomalias nas temperaturas em comparação com a discrepância nas anomalias com POA teria que ter outra explicação...

 

Vou repetir: estou a 50 km do mar e tenho entre 0,4 até 1 grau a menos de anomalia que Floripa. Só isso já deveria ser suficiente para não colocar no bolo três cidades diferentes. Uma na beira do mar, uma a 50km, e outra a 70km.

 

Não tenho aqui, mas compare as anomalias de Março, Abril, Maio para ver a "grande similaridade" entre Floripa e SP. As águas já estavam quentes lá e deveria haver esta suposta similaridade.

 

Ok. Minha curiosidade é saber as anomalias do Atlântico em Santos, por exemplo, para se ter uma referência para São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

Se não me falha a memória, em 2012, apesar do inverno fraquíssimo, a maior MP do ano se deu no final de setembro, lá para dias 27/28; foi a MP FORTE mais tardia que me recordo.

 

E não custa lembrar de 2002... Apesar do inverno PÍFIO (com exceção da Campanha), a BOMBA POLAR chegou no início de setembro, lá para dias 02/03...

 

Então, até final de setembro EU NÃO PERCO AS ESPERANÇAS COM BOMBAS POLARES!

 

Em Mauá a mp que trouxe a menor mínima de 2012 foi em meados de julho. Foram 2 sub-10 em sequência, medidas num lugar péssimo pra mínimas, cercado de paredes em 3 lados e a 3 metros do chão.

Quanto a 2002, perfeito!

Link to comment
Share on other sites

São Paulo correlação com Florianópolis em julho

 

O coeficiente de correlação é 0,81.

bom divertimento.

 

Agora atentem-se para não entrarem em uma discussão típica da incompreensão matemática do tema.

 

Exemplo

 

_Fumar provoca câncer.

 

_ Meu tio fumou a vida inteira e morreu de causas naturais.

 

etc...etc...etc...

 

fuwh28.png

Link to comment
Share on other sites

Ok. Minha curiosidade é saber as anomalias do Atlântico em Santos, por exemplo, para se ter uma referência para São Paulo.

 

Infelizmente a normal de Santos está errada. Mas Santos eu poderia concordar contigo, se anomalia fosse parecida e com a mesma duração. Mas acho que isto não está ocorrendo.

 

Veja o RJ, mais perto de Santos que Santos de Floripa está tendo alguns meses na média ou com anomalias negativas, isto é totalmente diferente de Floripa.

 

Se fizer a anomalia de Torres, Chuí tende a ser bem maior que a de POA. Nem o litoral uruguaio e argentino estavam escapando tempos atrás (não sei se mudou recentemente).

 

Em Brusque uma novidade: chuva e tempo fechado.

 

23 ou 24 de Julho de 2013

11760276_1681830448718058_6995822579942996214_n.jpg?oh=4bdd12dc530b076352f6570a79837026&oe=56164D20&__gda__=1447612637_1fa00152bd6b144fb3931a67d7b4bc90

 

23 de Julho de 2013

1520657_1681830822051354_5766161804297026123_n.jpg?oh=aefba11d0ac211a5de94cb47b65bd60f&oe=564CBBCA&__gda__=1448805848_2d8e379521567ee1ad44e80e348f5023

Link to comment
Share on other sites

ATUALIZANDO - JULHO - 2015 (22 DIAS)

 

15,0 (+0,9) - PORTO ALEGRE RS (CONV/INMET)

 

18,1 (+1,8) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/INMET)

 

15,2 (+1,7) - CURITIBA PR (CONV/INMET)

 

18,4 (+1,7) - SÃO PAULO SP (CONV/INMET)

 

19,8 (+1,7) - BELO HORIZONTE MG (CONV/INMET)

 

20,3 (+1,0) - CAMPO GRANDE MS (CONV/INMET)

 

24,3 (+2,3) - CUIABÁ MT (CONV/INMET)

 

Carlos, tem como calcular a anomalia com os dados do SDU?

 

Aliás, como se calcula anomalia?

Link to comment
Share on other sites

ATUALIZANDO - JULHO - 2015 (22 DIAS)

 

Carlos, tem como calcular a anomalia com os dados do SDU?

 

Aliás, como se calcula anomalia?

 

Ziemann,

 

O SDU não possui normal climatológica, apenas o Galeão que tenho seus dados de 1951 pra cá....daí elaborei a 1981/2010 de lá. Ainda sobre o SDU me parece que ele não transmite dados das 00:00am as 5:00am...seria mais um problema..

 

Como ao calculo vc tem que pegar os dados da estação que no caso são 5 . (min / max / 12utc / 00utc dobrado)....Pegue este cinco valores some e divida e terá a média compensada do dia. Tendo o valor mensal, compare que a normal informada pelo inmet.....e pronto..

Link to comment
Share on other sites

Na verdade, o Galeão se trata da unica referencia mesmo....Qto a estação convencional do Rio de Janeiro está totalmente fora de padrão . Ela está localizada na Praça Mauá, num terraço cercado de paredes altas e o sol ali bate durante toda a tarde, uma tremenda estufa ali. na minha opinião e se tratanto que o Rio de Janeiro é a cidade numero em turismo, se trata da estação do Inmet que está mais fora do padrão do País. Antigamente a estação ficava no aterro mais isso há mais de 20 anos atrás...No Aterro do Flamengo os dados que vi, concluo que são mais confiáveis pois condizem mais com a cidade.Qto a normal da convencional do Rio é uma salada pois conta com mais de 1 local entre 61/90...é pra jogar fora infelizmente. A unica estação meteorologica do Rio de Janeiro que teve a normal 31/60 e a 61/90 foi a estação do Inmet localizada em Bangu , mas foi fechada em 2002 devido a vandalismo frequentes e o Inmet decidiu desativar a estação.

 

Finalizando, a estação da Praça Mauá é pra desconsiderar totalmente pois está totalmente fora dos padroes. O Galeão na minha visão é bem representativo e qto as automaticas , a do Forte Copacabana apesar de estar próxima a orla, tambem penso que representa bem a cidade que possue dezenas micro-climas...

Link to comment
Share on other sites

 

Ok. Minha curiosidade é saber as anomalias do Atlântico em Santos, por exemplo, para se ter uma referência para São Paulo.

 

Caco do meu coração, (quando der liga hoje não que esqueci meu celular).

 

São análises de grande áreas....( rabo não abana o cachorro).

 

Como nada mudou em essência. Ficamos a espera

 

Calcule a área de Niño 3,4 5N a 5S 170W a 120W

 

A que mais nos afeta seria a mTa, não? Já a mTc afetaria mais o RS e SC, não?

 

No verão, a mEc são responsáveis pelas ZCAS, correto?

 

Gostaria de saber como anda as temperaturas do atlântico sul... (altura do Prata e RS)

 

Caco, As anomalias em maio de 2015....no Atlântico Sul [ área do meu interesse]

 

Cuidado com a escalade cores....apenas para deixar claro a semiótica;

 

Em valores estou processando demora um cadinho.

 

11bri38.png

 

Conclui-se do mapa que:

 

1) Próximo à costa - de Ilhabela/São Sebastião (Litoral Norte de SP para cima) = Anomalia negativa; e para baixo a anomalia vai ficando positiva, com intensidade progressiva gradativamente conforme vai se aumentando a latitude;

 

2) Por outro lado, se afastado da costa, mais a Sul, a anomalia vai ficando negativa!

 

Alguma previsão com estes diagnósticos Mestre Mafili?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.