Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Ninguém merece entrar por aqui e deperar com essa previsão tão pessimista para o começo de agosto. Esse casamento de El nino com Atlântico Sul quente já está tirando do sério.

 

rsrsrsrs,

 

Daniel,

 

E nem adianta chorar considerando que a temperatura da lágrima é 37ºC quanto mais chorar mais aquece os oceanos.

 

b5qsts.png

Link to comment
Share on other sites

Quanto mais a oeste, menos infiltração de nuvens e nevoeiro.

 

É comum olhar a imagem realçada do satélite e perceber a faixa de nevoeiros encobrindo a região da Villaggio Grando, e poucos Km a oeste nada de nevoeiro...

 

Em situações como estas, acredito em mínimas menores por lá. Mas em porradas polares, ainda fico com baixadas mais altas da região da Villaggio Grando, na ordem de quase 1300 metros.

 

Na região dos campos, em advecção deve ganhar. Talvez em 2011, ali possa ter batido -8/-9, quando Ponte Serrada bateu -7,6°C.

 

Mas na maioria das ocasiões não. Os valores de PS são a prova viva. A estação de topo do CIRAM quase nunca ganha em MPs. Se eu fosse instalar uma estação lá, instalaria em Ponte Serrada, Passos Maia ou até mesmo Água Doce, mas fora dos Campos.

 

Porque o relevo dos Campos não me agrada, muito plano.

 

Eu digo que em situações de porretes polares, não essas merrecas que não tem nem condições de evitar um nevoeiro, as baixadas dos campos ganham ainda.

 

Sugiro uma visita na Villaggio Grando. Eles tem baixadas bem interessantes na área deles. Entretanto, eu não consigo nem colocar no fundo da minha baixadinha, quem dirá no fundo dos baixadões?

Link to comment
Share on other sites

11.5C° foi a mínima em Indaial, tava indo bem até as 11 da noite, depois nublou e baixou um nevoeiro.

 

No quesito mínimas este inverno tá muito pior que ano passado, diria que até pior que 2012, como o Dable falou, seria interessante uma análise com o inverno de 1995, deve ficar atrás, mas não muito!

 

Do que adianta as máximas estarem 'razoáveis' e as mínimas uma porcaria ? Um inverno é muito mais fácil lembrado e memorável com um -8/-9C (na serra) do que uma porção de máximas entre 10/12C

 

Por aqui uma mínima em 0C° e outras entre 1/3C° ou próximo disso seria muito melhor do que 1 semana de temperaturas máximas na casa dos 15C°

 

===

Já acreditava em algo forte pra meados do fim de julho e inicio de agosto, agora eu já jogo a toalha, o milagre vai ser no incio de setembro mesmo, como aquela nevada do dia 26 de setembro de 2012 que salvou o inverno de passar sem nenhuma pancadinha na serra.

Link to comment
Share on other sites

Eu digo que em situações de porretes polares, não essas merrecas que não tem nem condições de evitar um nevoeiro, as baixadas dos campos ganham ainda.

 

Sugiro uma visita na Villaggio Grando. Eles tem baixadas bem interessantes na área deles. Entretanto, eu não consigo nem colocar no fundo da minha baixadinha, quem dirá no fundo dos baixadões?

 

Nunca fui no Villagio. Mas recebi fotos recentes de lá, não achei nada demais. Baixadões? Cansei de procurar baixadões no GE e nunca encontrei nada. Não vi nenhum buraco profundo rodeado de morros altos.

 

Se tu achar uma baixada legal me manda as coordenadas via MP fazendo o favor, mais tarde, eu dou uma olhada. :good:

 

---

 

Estou começando a achar que o PT roubou o inverno de 2015 também. Espero estar enganado. Será que vendeu a Bolívia? :russian:

 

Vamos abrir uma sindicância junto ao FBI para investigar.

 

Agora 19°C, céu parcialmente nublado, com nuvens aumentando.

Link to comment
Share on other sites

Não é algo como Urupema e BJS, mas dá pro gasto...Mesmo por fotos não aparenta ser muito bom, mas pessoalmente é melhor que a encomenda..

 

Buracos mais pronunciados estão mais a leste ainda, ali entre Santa Cecília e Lebon Régis...mas pena que é mais a leste, embora sejam baixadas a mais de 1200 metros ainda, coisa que não existe com tanta frequência em Ponte Serrada e Passos Maia...

 

Aliás, Moretão, deveríamos pensar em por alguma estação lá por Ponte Serrada. É um projeto a se pensar...

Link to comment
Share on other sites

Aldo, se o Mirante não tiver sub-10 esse ano, será mais um recorde ruim quebrado!

Será a 1ª vez, desde que se mede temperatura em Sampa... :cray:

Mas a cada ano que passa nos aproximamos mais disso.

 

Por enquanto, o recorde de maior mínima anual na estação do Mirante foi 9,6°C em 05/08/1995.

 

-----------------

A título de curiosidade, anos com menor número de mínimas sub-10 no Mirante, desde 1961:

1995 - 2

1977 - 3

2005 - 3

2008 - 3

1967 - 4

1998 - 4

2014 - 5

2012 - 6

2002 - 7

2006 - 8

2009 - 8

2010 - 8

Como podem ver, a partir de 2001 a coisa ficou feia... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Essa tabela da Climatempo só evidencia, que até agora este inverno de 2015, está pau a pau, como o pior inverno junto com o de 1995 no Mirante. A único coisa boa, é que em anos ruins, é quase uma certeza, que virá uma bomba em Agosto ou Setembro.

Engraçado que Sampa já teve anos em que a temperatura máxima absoluta foi em setembro (1950, 1952, 1960, 1961, 1965, 1975, 1979, 1981, 1988, 2004, 2006).

 

E já teve anos em que a mínima absoluta foi também em setembro (1943, 1949, 1964, 1980, 2002, 2006, 2012).

Link to comment
Share on other sites

1-Não é algo como Urupema e BJS, mas dá pro gasto...Mesmo por fotos não aparenta ser muito bom, mas pessoalmente é melhor que a encomenda..

 

2-Buracos mais pronunciados estão mais a leste ainda, ali entre Santa Cecília e Lebon Régis...mas pena que é mais a leste, embora sejam baixadas a mais de 1200 metros ainda, coisa que não existe com tanta frequência em Ponte Serrada e Passos Maia...

 

3-Aliás, Moretão, deveríamos pensar em por alguma estação lá por Ponte Serrada. É um projeto a se pensar...

 

1-Tomara.

 

2-Sim. Mas as duas últimas estão muito a Oeste, o que faz a diferença. Fraiburgo também precisava de uma no fundo. Liberata nem a outra são boas.

 

3-Podemos sim. Mas a princípio iria para o Planalto Sul ainda. Agora está meio puxado para sair. Mas até a primavera/verão devo dar uma volta por lá. Farei um dia Urupema/Painel, outro ParnaSJ e outro Campo dos Padres. Provavelmente em umas 3 viagens diferentes por causa do tempo. Realizarei umas medições, baterei fotos e vou aproveitar e fotografar uns locais legais caso saia uma futura estação.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado que esse frio todo só está em São Paulo e no ABC mesmo... Aqui, temperaturas máximas entre 13 e 15ºC (estourando nos 16). Mas em Guarulhos, por exemplo, já 16/17 e São José, Jacareí e Jundiaí com 17/18 (estourando nos 19). Depois, de fresco, Taubaté com 19, Sorocaba com 19/20 e Campinas com 21/23.

Link to comment
Share on other sites

1-Não é algo como Urupema e BJS, mas dá pro gasto...Mesmo por fotos não aparenta ser muito bom, mas pessoalmente é melhor que a encomenda..

 

2-Buracos mais pronunciados estão mais a leste ainda, ali entre Santa Cecília e Lebon Régis...mas pena que é mais a leste, embora sejam baixadas a mais de 1200 metros ainda, coisa que não existe com tanta frequência em Ponte Serrada e Passos Maia...

 

3-Aliás, Moretão, deveríamos pensar em por alguma estação lá por Ponte Serrada. É um projeto a se pensar...

 

1-Tomara.

 

2-Sim. Mas as duas últimas estão muito a Oeste, o que faz a diferença. Fraiburgo também precisava de uma no fundo. Liberata nem a outra são boas.

 

3-Podemos sim. Mas a princípio iria para o Planalto Sul ainda. Agora está meio puxado para sair. Mas até a primavera/verão devo dar uma volta por lá. Farei um dia Urupema/Painel, outro ParnaSJ e outro Campo dos Padres. Provavelmente em umas 3 viagens diferentes por causa do tempo. Realizarei umas medições, baterei fotos e vou aproveitar e fotografar uns locais legais caso saia uma futura estação.

 

No termômetro do carro, sempre passo por um lugar muito frio entre Fraiburgo e Monte Carlo, coisa de 03 a 04 graus mais frio que na Liberata. Um pouco depois de sair de Monte Carlo em direção a Fraiburgo.

Link to comment
Share on other sites

1-Não é algo como Urupema e BJS, mas dá pro gasto...Mesmo por fotos não aparenta ser muito bom, mas pessoalmente é melhor que a encomenda..

 

2-Buracos mais pronunciados estão mais a leste ainda, ali entre Santa Cecília e Lebon Régis...mas pena que é mais a leste, embora sejam baixadas a mais de 1200 metros ainda, coisa que não existe com tanta frequência em Ponte Serrada e Passos Maia...

 

3-Aliás, Moretão, deveríamos pensar em por alguma estação lá por Ponte Serrada. É um projeto a se pensar...

 

1-Tomara.

 

2-Sim. Mas as duas últimas estão muito a Oeste, o que faz a diferença. Fraiburgo também precisava de uma no fundo. Liberata nem a outra são boas.

 

3-Podemos sim. Mas a princípio iria para o Planalto Sul ainda. Agora está meio puxado para sair. Mas até a primavera/verão devo dar uma volta por lá. Farei um dia Urupema/Painel, outro ParnaSJ e outro Campo dos Padres. Provavelmente em umas 3 viagens diferentes por causa do tempo. Realizarei umas medições, baterei fotos e vou aproveitar e fotografar uns locais legais caso saia uma futura estação.

 

No termômetro do carro, sempre passo por um lugar muito frio entre Fraiburgo e Monte Carlo, coisa de 03 a 04 graus mais frio que na Liberata. Um pouco depois de sair de Monte Carlo em direção a Fraiburgo.

 

Depois de Ponte Serrada outro local que deve ter umas baixadas que devem registrar temperaturas muito baixas é Caçador.

 

Tenho curiosidade de no futuro por uma estação em algum baixadão forte de Caçador!

Link to comment
Share on other sites

Entre 6/7oC e muitas nuvens aqui no Rio do Rastro Eco.

 

Aproveitando a migalha de frio deste julho...

 

Muito top o lugar ai Caio.

 

Em 2012 falei com um cara que se dizia ser o dono ai, e ele me disse que esta região onde está localizado o eco é dos locais que mais neva em SC.

(claro que tirando a parte do marketing que ele quis me passar, neve = turistas = $$)

 

Mas de fato ai é um local que dá várias paraguaias durante anos bons de frio e até umas bombas como em agosto de 2010 que chegou a 15/20cm de acumulação ai

Link to comment
Share on other sites

Ninguém merece entrar por aqui e deperar com essa previsão tão pessimista para o começo de agosto. Esse casamento de El nino com Atlântico Sul quente já está tirando do sério.

 

rsrsrsrs,

 

Daniel,

 

E nem adianta chorar considerando que a temperatura da lágrima é 37ºC quanto mais chorar mais aquece os oceanos.

 

http://i62.tinypic.com/b5qsts.png

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Essa foi ótima Mafili. Por isso que evitarei de chorar, pra que não se forma uma tragédia no Atlântico sul hehe

 

-----------------------------------------------

 

Céu bem chapadão aqui. Faz 15c na Mooca-CGE.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde amigos;

 

Hoje o dia está muito agradável aqui na cidade do Rio de Janeiro. O INMET Vila Militar registrou máxima de 20,9°, aqui em casa fiquei em 20,7° e no momento faz 18,0°, com chuvinha fina e algumas rajadas de vento fracas. A sensação foi de frio para os padrões cariocas durante todo o dia, embora grande parte das pessoas nas ruas não usavam casaco, o que me impressionou...

 

Foto do meio da tarde, 19° com vento moderado:

 

2d6skz8.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

---

Estou começando a achar que o PT roubou o inverno de 2015 também. Espero estar enganado. Será que vendeu a Bolívia? :russian:

 

Vamos abrir uma sindicância junto ao FBI para investigar.

 

Agora 19°C, céu parcialmente nublado, com nuvens aumentando.

 

 

:rofl: :rofl: :sarcastic:

 

Moretão, deve ter sido decidido na última reunião da Unasul… kkkkk

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Entre 6/7oC e muitas nuvens aqui no Rio do Rastro Eco.

 

Aproveitando a migalha de frio deste julho...

 

Muito top o lugar ai Caio.

 

Em 2012 falei com um cara que se dizia ser o dono ai, e ele me disse que esta região onde está localizado o eco é dos locais que mais neva em SC.

(claro que tirando a parte do marketing que ele quis me passar, neve = turistas = $$)

 

Mas de fato ai é um local que dá várias paraguaias durante anos bons de frio e até umas bombas como em agosto de 2010 que chegou a 15/20cm de acumulação ai

 

 

Muito top O Rio do Rastro Eco resort, uma vez fui lá...pedir informação...kkk

Link to comment
Share on other sites

Aldo, se o Mirante não tiver sub-10 esse ano, será mais um recorde ruim quebrado!

Será a 1ª vez, desde que se mede temperatura em Sampa... :cray:

Mas a cada ano que passa nos aproximamos mais disso.

 

Por enquanto, o recorde de maior mínima anual na estação do Mirante foi 9,6°C em 05/08/1995.

 

-----------------

A título de curiosidade, anos com menor número de mínimas sub-10 no Mirante, desde 1961:

1995 - 2

1977 - 3

2005 - 3

2008 - 3

1967 - 4

1998 - 4

2014 - 5

2012 - 6

2002 - 7

2006 - 8

2009 - 8

2010 - 8

Como podem ver, a partir de 2001 a coisa ficou feia... :mosking:

 

Aldo, esse banco de dados que você fornece especialmente para o pessoal de Sampa é SENSACIONAL!

 

Realmente, EM TERMOS DE MÍNIMAS ABSOLUTAS, esse outono/inverno 2015 tem sido, por ora,[highlight=yellow]the worst ever![/highlight]

Link to comment
Share on other sites

Aldo, esse banco de dados que você fornece especialmente para o pessoal de Sampa é SENSACIONAL!

 

Realmente, EM TERMOS DE MÍNIMAS ABSOLUTAS, esse outono/inverno 2015 tem sido, por ora,[highlight=yellow]the worst ever![/highlight]

:good2:

 

Hoje,

Mirante: 12,8°C / 16,1°C

IAG: 12,6°C / 16,6°C

Barueri: 12,5°C / 15,6°C

 

No momento, céu encoberto, chapadão, ventos marítimos.

 

Pela carta sinótica do INMET de 18h UTC (15h), o centro da MP já está no oceano, próximo dos litorais do RS e SC.

Link to comment
Share on other sites

Que fase , que inverno ruim credo , sendo pior que 2014 kkkk

 

Pelo menos uma lição nos foi dada: Nada está tão ruim que não possa piorar...!

 

Piro que este não tem como ser, tá quase igual 1995.

 

Ano passado pelo menos teve umas porradas frias nas serras de RS e principalmente SC, mesmo que poucos dias.

 

Esse ano ? uma -6C em urupema e uma ou duas -3 quiça -4 ?

 

Nas partes baixas de SC mesmo teve um dia de inverno moderado até agora.

 

===

Pelo que andei vasculhando e olhando em valores, a unica região que tá moderada é a região do Rafael Dable, que apesar de não está congelando, teve boas mínimas até agora, da metade sul do RS pra cima este inverno tá um LIXO.

Link to comment
Share on other sites

GFS e CMC estão sugerindo 10 GRAUS de Anomalia daqui a 10 dias em áreas da Argentina, próximas ao RS...Prevejo Chororôs vindos de Livramento :sarcastic:

 

Não choro mais, to resignado quanto ao inverno 2015. Nem reclamo mais. Hoje foi o ultimo suspiro.

Aguardando 2016.

 

Nao reclama o seu inverno foi o melho do Brasil esse ano ....

Link to comment
Share on other sites

Isso está bem com cara de ASAS. Parte do sudeste abaixo da média e o conesul acima da média.

 

Exato...

 

ASAS + Bloqueio em 500hpas. Pra nós aqui, vai esquentar a tarde (pelo bloqueio 500), mas as noites vão ser frias (pelo ar seco).

 

Bem que poderia ser um cavado em vez dessa alta!

Que anticiclone monstro esse! O centro bem em cima de SP chegando a 5920 hpa! Esse é um valor bem parecido com o que foi presenciado em Janeiro desse ano, durante aquele calorão todo. Aliás, a situação em 500 hpa é bem parecida com as primeiras semanas desse ano.

 

E é desanimador ver esses ventos em 850 hpa soprando do continente. Pelo visto, o El Niño vai novamente nos privar daquela infiltração marítima gostosa do final da tarde e que nos traz um pouco de alívio.

Link to comment
Share on other sites

GFS e CMC estão sugerindo 10 GRAUS de Anomalia daqui a 10 dias em áreas da Argentina, próximas ao RS...Prevejo Chororôs vindos de Livramento :sarcastic:

 

Não choro mais, to resignado quanto ao inverno 2015. Nem reclamo mais. Hoje foi o ultimo suspiro.

Aguardando 2016.

 

Nao reclama o seu inverno foi o melho do Brasil esse ano ....

 

Discordo radicalmente.

Começou dia 10 de Junho e vai terminar nesse próximo final de semana.

45 dias, portanto...

Link to comment
Share on other sites

Isso está bem com cara de ASAS. Parte do sudeste abaixo da média e o conesul acima da média.

 

Exato...

 

ASAS + Bloqueio em 500hpas. Pra nós aqui, vai esquentar a tarde (pelo bloqueio 500), mas as noites vão ser frias (pelo ar seco).

 

E adivinhem quem vai se dar bem com essa dinâmica? Tcham tcham tcham tcham.......!!! PNI !!!!!

Link to comment
Share on other sites

Dia frio, graças à atuação da frente fria bloqueada, associada ao ar polar fraco.

 

A máxima de hoje ficou nos 17,4ºC apenas....a mínima ocorre agora, com 15,4ºC.

 

A máxima baixa compensa a mínima alta, o que faz com que no geral o dia termine dentro da média histórica.

Link to comment
Share on other sites

Dia frio, graças à atuação da frente fria bloqueada, associada ao ar polar fraco.

 

A máxima de hoje ficou nos 17,4ºC apenas....a mínima ocorre agora, com 15,4ºC.

 

A máxima baixa compensa a mínima alta, o que faz com que no geral o dia termine dentro da média histórica.

 

Na verdade até que esse ar polar veio forte...pra SP.

Link to comment
Share on other sites

Apareceu agora na TV, os gols de Tupi x Ceará, sobre uma neblina/nevoeiro forte.

 

Noite perfeita até agora, mesmo sem frio!! :pleasantry:

 

14.4C°por aqui... ontem na mesma hora tinhamos 11.4C° (que por sinal ficou até o amanhecer, não baixando dos 11C)

 

 

Moretones, vi que você comentou hoje, que já procurou baixadas perto da região de agua doce, e nada significante... Permita-me uma pergunta. Já procurasse ou cogitasse ter alguma baixada aqui nas partes baixas do vale (Indaial, Timbó, Blumenau, Gaspar, Brusque, Guabiruba, Pomerode) que pudesse reportar mínimas bem mais bacanas e expressivas que as tradicionais do Inmet ?

 

Tá ai uma coisa que eu faria questão em ajudar e instalar uma estação, pra ver se pelo menos as baixadas aqui das partes baixas do vale registrassem boas mínimas...

Link to comment
Share on other sites

Aldo, esse banco de dados que você fornece especialmente para o pessoal de Sampa é SENSACIONAL!

 

Realmente, EM TERMOS DE MÍNIMAS ABSOLUTAS, esse outono/inverno 2015 tem sido, por ora,[highlight=yellow]the worst ever![/highlight]

:good2:

 

Hoje,

Mirante: 12,8°C / 16,1°C

IAG: 12,6°C / 16,6°C

Barueri: 12,5°C / 15,6°C

 

No momento, céu encoberto, chapadão, ventos marítimos.

 

Pela carta sinótica do INMET de 18h UTC (15h), o centro da MP já está no oceano, próximo dos litorais do RS e SC.

 

Aldo, não peguei a mínima do dia, mas meus dados da Granja Viana são muito parelhos com os de Barueri. Minha máxima foi de 15,9ºC. A mínima deve ter ficado entre 12ºC/12,5ºC.

 

Saludos!

 

P.S: Percebe-se que o ar frio já perde considerável força. Tenho, no momento, 14,1ºC. Amanhã não fará esse frio todo como de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.