Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Estranho é ver Curitiba tão atrás de São Paulo em condições semelhantes. Se o inverno 2015 está ruim por aqui, lá está um desastre.

 

Não sei o que aconteceu..mas Curitiba já caiu pra 11,8°C no Simepar

Queda abrupta realmente bizarra em Cwb. Aqui, estável, 13,4C.

Link to comment
Share on other sites

O Mirante até agora não teve sub-10, e não vai ser nesta MP que ele a terá!

 

De qualquer forma, início de noite friozinho em Sampa. Os amigos cariocas já relataram também a mudança de tempo no Rio. Creio que aqui ocorrerá no decorrer da noite, mas estou bastante cético com relação a chuvas.

Para ter sub-10 no Mirante, teria que limpar o tempo, coisa que não aconteceu nem em Curitiba ainda.

 

Pelo trajeto previsto para esta MP, provavelmente ficaremos com ventos marítimos o tempo todo.

Logo, dificilmente teremos noites de céu limpo por aqui.

 

Para fazer frio com céu limpo em Sampa foi o que o BrunoD falou.

Precisa de uma MP continental e um ciclone que possibilite ventos de SO, O ou NO em Sampa, ou seja, ventos continentais frios.

 

Quanto a chuvas, mais uma frente que passa praticamente em branco na capital paulista.

 

A automática do Mirante marcava 13,5°C às 21h.

Link to comment
Share on other sites

Nossa! Impressiona essa projeção do ETA! Vamos ver no que vai dar essa baixa quando ela realmente se formar!

 

-----------------------------

 

Marcelo.

No mapa que você postou está aparecendo assim 'Data rodada: 26/07/2015 12z'. O correto não seria o dia de hoje (ou seja, 21/07) ou é desse jeito mesmo?

 

-----------------------------

 

Aqui parou nos 14c (Mooca-CGE). Céu encoberto e nada de chuva!

Link to comment
Share on other sites

O Mirante até agora não teve sub-10, e não vai ser nesta MP que ele a terá!

 

De qualquer forma, início de noite friozinho em Sampa. Os amigos cariocas já relataram também a mudança de tempo no Rio. Creio que aqui ocorrerá no decorrer da noite, mas estou bastante cético com relação a chuvas.

Para ter sub-10 no Mirante, teria que limpar o tempo, coisa que não aconteceu nem em Curitiba ainda.

 

Pelo trajeto previsto para esta MP, provavelmente ficaremos com ventos marítimos o tempo todo.

Logo, dificilmente teremos noites de céu limpo por aqui.

 

Para fazer frio com céu limpo em Sampa foi o que o BrunoD falou.

Precisa de uma MP continental e um ciclone que possibilite ventos de SO, O ou NO em Sampa, ou seja, ventos continentais frios.

 

Quanto a chuvas, mais uma frente que passa praticamente em branco na capital paulista.

 

A automática do Mirante marcava 13,5°C às 21h.

 

Adoro acompanhar as temperaturas em São Paulo, mesmo porque adoro esta metrópole. Todo ano vou aí, só neste 2015 é que por enquanto ainda não fui. Aldo, se o Mirante não tiver sub-10 esse ano, será mais um recorde ruim quebrado!

Link to comment
Share on other sites

Tem duas estações em SC que não estão no "miolo gelado" da serra e me chama atenção pelas belas temperaturas que registra.

 

Ponte Serrada e Otacílio Costa.

 

Ponte Serrada está com 2C°no momento e Otacílio Costa com 4C°

 

Já percebi que em MP's fortes elas registram belos valores.

 

Essa Ponte Serrada já reparei tb. De longe a mais gelada do oeste.

 

Aqui em Fraiburgo tenho 04,4ºC em casa (Bairro Bela Vista) e 03,5 no bairro Liberata (CIRAM)

Link to comment
Share on other sites

Essa Ponte Serrada já reparei tb. De longe a mais gelada do oeste.

 

Aqui em Fraiburgo tenho 04,4ºC em casa (Bairro Bela Vista) e 03,5 no bairro Liberata (CIRAM)

 

Tá bonita a queda hoje aí. Água Doce (PWS) está caindo constantemente hoje, normalmente não acontece isso. Ou quando acontece tem algum vento para atrapalhar. Vamos ver até que hora vai isso.

 

Meu sonho é colocar uma estação em Ponte Serrada ou Passos Maia. Falta estações em baixada no Oeste. Deve fazer muito frio ali. Fraiburgo também. :good:

Link to comment
Share on other sites

Essa Ponte Serrada já reparei tb. De longe a mais gelada do oeste.

 

Aqui em Fraiburgo tenho 04,4ºC em casa (Bairro Bela Vista) e 03,5 no bairro Liberata (CIRAM)

 

Tá bonita a queda hoje aí. Água Doce (PWS) está caindo constantemente hoje, normalmente não acontece isso. Ou quando acontece tem algum vento para atrapalhar. Vamos ver até que hora vai isso.

 

Meu sonho é colocar uma estação em Ponte Serrada ou Passos Maia. Falta estações em baixada no Oeste. Deve fazer muito frio ali. Fraiburgo também. :good:

 

Sim, a queda está sendo até maior que o previsto por aqui. Mas na vinícola está sendo realmente surpeendente.

Link to comment
Share on other sites

Essa Ponte Serrada já reparei tb. De longe a mais gelada do oeste.

 

Aqui em Fraiburgo tenho 04,4ºC em casa (Bairro Bela Vista) e 03,5 no bairro Liberata (CIRAM)

 

Tá bonita a queda hoje aí. Água Doce (PWS) está caindo constantemente hoje, normalmente não acontece isso. Ou quando acontece tem algum vento para atrapalhar. Vamos ver até que hora vai isso.

 

Meu sonho é colocar uma estação em Ponte Serrada ou Passos Maia. Falta estações em baixada no Oeste. Deve fazer muito frio ali. Fraiburgo também. :good:

 

Uma estação bem localizada em ponte serrada iria trazer belos valores!

 

Teve um ano, se não me falha a memória 2011, não tenho certeza, que estação da epagri/ciram reportou -6 ou -7C° me lembro que ficou entre as mais frias do estado.

 

===

Aqui em Indaial céu limpo e 11C° um frio até que razoável comparando com os últimos dias, se não nublar e não bater aquele vento chato deve cair a uns 7/8C°no próximo amanhecer.

Link to comment
Share on other sites

Essa Ponte Serrada já reparei tb. De longe a mais gelada do oeste.

 

Aqui em Fraiburgo tenho 04,4ºC em casa (Bairro Bela Vista) e 03,5 no bairro Liberata (CIRAM)

 

Tá bonita a queda hoje aí. Água Doce (PWS) está caindo constantemente hoje, normalmente não acontece isso. Ou quando acontece tem algum vento para atrapalhar. Vamos ver até que hora vai isso.

 

Meu sonho é colocar uma estação em Ponte Serrada ou Passos Maia. Falta estações em baixada no Oeste. Deve fazer muito frio ali. Fraiburgo também. :good:

 

Quanto mais a oeste, menos infiltração de nuvens e nevoeiro.

 

É comum olhar a imagem realçada do satélite e perceber a faixa de nevoeiros encobrindo a região da Villaggio Grando, e poucos Km a oeste nada de nevoeiro...

 

Em situações como estas, acredito em mínimas menores por lá. Mas em porradas polares, ainda fico com baixadas mais altas da região da Villaggio Grando, na ordem de quase 1300 metros.

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS MS 22/07/15

 

6,0°C Rio Brilhante

6,6°C Amambai

7,2°C Maracaju

7,7°C Bela Vista

7,8°C Sidrolândia

8,0°C Ponta Porã

8,1°C Itaquiraí

9,2°C Jardim

9,8°C Ivinhema

9,9°C Água Clara

10,9 C Campo Grande

11,1°C Bataguassu

11,4°C Nhumirim

11,8°C São Gabriel do Oeste

12,2°C Três Lagoas

12,6°C Paranaíba

12,7°C Chapadão do Sul

13,4°C Costa Rica

14,5°C Coxim

15,3°C Cassilândia

15,7°C Sonora

Link to comment
Share on other sites

Última semana de julho início de agosto com uma onda de calor BRUTAL no Cone Sul.

 

Que inverno maravilhoso, não?

 

wk1.wk2_20150720.Tsfc.gif

Pior que estou chegando em Gramado justamente no dia 25, é muito pé frio pra uma pessoa só.

Já falei com a minha esposa que qualquer hora dessas vou acabar com o mundo, só de sacanagem. Vou marcar uma viagem para a Antártida e com a minha sorte vou pegar 20 graus positivos e derreter todo aquele gelo!!!

Link to comment
Share on other sites

Climaterra, Meteorologia e Agronomia

Publicado por Climaterra Ronaldo Coutinho · Agora mesmo ·

 

Mínimas abaixo dos 3,0°C em SC;

 

-1,9 Urupema*

-0,3 Água Doce/DSoares

-0,1 S.Joaquim*

-0,1Cruzeiro/-5,6 relva/S.Joaquim/Climaterra

0,1 Caçador/Inmet

0,2 Ponta Serrada*

0,7 Fraiburgo*

0,8 B.Jardim/M.Igreja/Inmet

1,1 Curitibanos/Inmet

1,5 Ponte Alta do Norte*

2,1 Otacílio Costa*

2,2 Lebon Régis*

2,3 Campo Belo do Sul*

2,9 Monte Castelo*

2,9 Monte Carlo*

2,9 Lages/Inmet

 

* Epagri.

 

Todas com Geada.

 

44 dias com geada no topo da serra.

 

0,9°C/-3,2°C relva/ Climaterra/Cidade de S.joaquim

10,1°C Florianópolis/Inmet.

Link to comment
Share on other sites

Quanto mais a oeste, menos infiltração de nuvens e nevoeiro.

 

É comum olhar a imagem realçada do satélite e perceber a faixa de nevoeiros encobrindo a região da Villaggio Grando, e poucos Km a oeste nada de nevoeiro...

 

Em situações como estas, acredito em mínimas menores por lá. Mas em porradas polares, ainda fico com baixadas mais altas da região da Villaggio Grando, na ordem de quase 1300 metros.

 

Na região dos campos, em advecção deve ganhar. Talvez em 2011, ali possa ter batido -8/-9, quando Ponte Serrada bateu -7,6°C.

 

Mas na maioria das ocasiões não. Os valores de PS são a prova viva. A estação de topo do CIRAM quase nunca ganha em MPs. Se eu fosse instalar uma estação lá, instalaria em Ponte Serrada, Passos Maia ou até mesmo Água Doce, mas fora dos Campos.

 

Porque o relevo dos Campos não me agrada, muito plano.

Link to comment
Share on other sites

Pior que estou chegando em Gramado justamente no dia 25, é muito pé frio pra uma pessoa só.

Já falei com a minha esposa que qualquer hora dessas vou acabar com o mundo, só de sacanagem. Vou marcar uma viagem para a Antártida e com a minha sorte vou pegar 20 graus positivos e derreter todo aquele gelo!!!

 

Thiago, não se considere azarado. Neste mês, o que não faltou em Gramado foi tempo xoxo e com pouco frio. Este inverno está muito fraco, então qualquer um tem chances aumentadas de pegar calor no Sul neste inverno.

 

Eu irei para Curitiba no dia 03/08 e depois vou para Florianópolis, passando ainda pela Serra catarinense .Volto no dia 14/08. Considero ALTAS as Chances deu pegar calor em alguns dias, pois isso é o que o CFS tem indicado nas últimas rodadas. Inverno fraco mesmo, bem tosco.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.