Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

1965/1975 parece ter sido mais quente, mas em contrapartida teve mais eventos de frio extremo também.

 

Só ver 1965 e 1975, 2 nevadas enormes e abrangentes em 10 anos.

 

2001/2011 quantos eventos de frio memoráveis teve ? (não só por memoráveis, mas eventos extremos)

 

Talvez a nevada do inicio de agosto de 2010 onde acumulou meio metro no alto do morro da igreja salve, mas vejam a abrangência, nevou em outras cidades mas de forma BEM MENOS intensa do que 1965/1975.

 

Como disse anteriormente, ciclos quentes sempre existirão e sempre vão existir, a diferença é que no passado se tinha os 2, anos quentes e anos frios, nos últimos anos estamos tendo bem mais ciclos quentes do que frios.

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, aqui na minha região o período pós 2000 é DISPARADAMENTE o mais quente que se tem registros desde o início das medições por estações meteorológicas. E quando eu achava que não Poderia piorar, eis que tivemos uma série de verões bizarros nos últimos anos: 2012, 2014 e agora em 2015, cuja média das máximas em Janeiro foi de absurdos 32,8C!!!!!

 

No Sul, carecem estudos para comprovar qual período é o mais quente. Já aqui no Sudeste, só um louco diria que "está tudo normal".

 

 

 

Claro que antigamente também existia anos e ciclos "quentes" mas em contrapartida também existia os eventos de frio extremo acompanhado de boas nevadas.

Hoje em dia está tendo os ciclos e anos quente (como 2012, 2014 e este ano tá encaminhando) mas não tem mais eventos de frio extremo, ou nevadas bonitas como antigamente.

 

Renan e Deivid ,

 

Será difícil ver estudos ....

 

O planeta aqueceu uns 0,8ªC nos últimos 150 anos desde o fim da LIA.

 

Oqu,8ªC é o desvio padrão na série 49/2013 de Porto Alegre,

 

Assim, é absolutamente normal que com o decorrer do tempo todas as estações tendem a aquecer e é evidente que quanto maior a latitude as variações serão maiores.

 

Perfeita a colocação do Deivid

antigamente também existia anos e ciclos "quentes" mas em contrapartida também existia os eventos de frio extremo acompanhado de boas nevadas

 

Perfeita? No sentido de qual o horizonte de antigamente para o querido Deiveid.

 

Renan, tudo "normal" no Sul, Sudeste e no planeta inteiro.

 

No caso específico de Porto Alegre a auto correlação mostra claramente, algumas coisas interessantes, no contexto deste comentário, é evidente o período superior a 50 anos até o fim da escala em 1949.

 

Isto explica na lista abaixo a presença de 1954, 1958 e 1961.

 

E os anos pós 2000 que realmente são quentes?

 

Certamente não aparecerem neste tipo de análise e razão é simples anos recentes não são autocorrelacionados exemplo pode-se ter na sequência 2013, 2014, 2015 e 2016 anos bons e anos maus.

 

A análise que vai indicar algo diferente do "normal" na série é a wavelet.....

 

Fica para outro dia:

 

1954 - 16,7C LA NIÑA

2001 - 16,6C NEUTRO

2005 - 16,0C NEUTRO

1986 - 16,0C NEUTRO

1958 - 15,9C EL NIÑO

1961 - 15,9C NEUTRO

2006 - 15,8C NEUTRO

1977 - 15,8C NEUTRO

1982 - 15,7C EL NIÑO

2012 - 15,6C NEUTRO

 

fmqwex.jpg

 

vg52cy.jpg

Link to comment
Share on other sites

Então,

De posse da série JJA de POA de 1949 a 2014

 

Acho "normal" que a maioria dos anos mais quentes se encontrem no período 1949 a 1966 e 1994 a 2010.

 

Enfim, tudo natural e "normal" como antigamente.

 

Sempre lembrando que o aquecimento planetário implica em média de mínimas maiores....

 

Abraços

 

1954 - 16,7C LA NIÑA

2001 - 16,6C NEUTRO

2005 - 16,0C NEUTRO

1986 - 16,0C NEUTRO

1958 - 15,9C EL NIÑO

1961 - 15,9C NEUTRO

2006 - 15,8C NEUTRO

1977 - 15,8C NEUTRO

1982 - 15,7C EL NIÑO

2012 - 15,6C NEUTRO

2a7btdd.png

 

34gndqt.png

Link to comment
Share on other sites

Apenas a título de curiosidade, esses dias andei vendo uns dados do IAG, aqui em Sampa.

 

O recorde de maior temperatura era 35,6°C em 07/12/1940, que perdurou por quase 72 anos, até ser batido pelos 35,9°C de 31/10/2012.

 

De lá para cá, aquele velho recorde foi igualado e batido "uma pá" de vezes (...)

 

Aldo , apenas lembrando que essa estação fica no meio de um imenso parque ( algumas vezes maior que o Ibirapuera) , portanto , com menor efeito da urbanização ...

 

Não é só urbanização, existem outros fatores envolvidos. Essa estação do IAG apresenta tendência clara de aquecimento:

 

oGNDlm0.jpg

 

Já havia postado outras vezes o caso de Moscou para efeitos de simples comparação: Tempos atrás um texto mostrava como Moscou em julho de 2010 apresentou um uma anomalia de mais de 10 F (mais que 5 ºC):

 

2hfti6p.jpg

 

Se um local tem apresentado uma determinada taxa de aquecimento nas últimas décadas, seria de se esperar que dias mais quentes que a média/eventos extremos ocorressem mais frequentemente? Matematicamente sim. Vou ficar surpreso quando os recordes de temperaturas elevadas começarem a não serem superados nesses casos.

 

Temperaturas acima das médias normalmente são consenso entre os modelos por aqui:

 

StltN2Q.gif

Link to comment
Share on other sites

Se pegarmos estes 15 primeiros dias de julho aqui em Londrina, que foram uns 80% nublados ou chuvosos, o resultado é que temos ao mesmo tempo o julho entre os top 3 com menos frio e menos calor dos registros (média das mínimas altas e das máximas baixas, enquanto que a média compensada fica quase no meio). Pelo que o pessoal tem comentado, a situação é semelhante à de outras cidades aqui do sul. E aí se for pensar só pelo lado dos números, sem observar o que os modelos estão dizendo, ou nós teremos bastante calor e bastante frio para os resultados voltarem em direção à media até o fim do mês, ou este julho vai ser um mês bem característico e com desvio alto.

 

Dois outros julhos que tiveram uma configuração semelhante são o de 2009, que foi bem chuvoso (249,7mm), e 2004, que teve uma primeira quinzena também chuvosa (mas não tanto) e depois teve um período com mínimas e máximas mais baixas que a média.

 

lda_jul_minmedmax01a15.png

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver a saída do Europeu, e sim, desde ontem dava como certo o vencimento do bloqueio para o leste do Sudeste, incluindo Grande SP e RJ, com redução das temperaturas. Por isso que falo a tempos, não adianta sair vendo modelos pra daqui a 5, 7 ou 10 dias e não olhar as rodadas de até 72 horas.

 

E sabem o que mais eu vi? Que a madrugada de sexta para sábado dá um bom frio para as regiões serranas do sul, e uma mancha boa sobre a Mantiqueira, o que na prática pode significar mais no mínimo duas negativas para o PNI e boas mínimas em CDJ e MDF, além de outras localidades de montanha, como MV.

 

Sobre calor, o leste do sudeste será poupado nos próximos dias, o mesmo não vale para o centro e norte do estado de SP, que deverá ter vários municipios batendo os 30 graus nos próximos dias.

 

Sobre a próxima MP, como eu disse é cedo para falar, apenas que há de interessante uma convergencia entre ECMWF, GFS, Global e Japones sobre a quebra do bloqueio do PR pra cima. Quem sabe no domingo eu olhe pra ver algo de mais interessante...no momento apenas acompanhando.

 

Interessante que o CMC mostra a tempos anomalias negativas ao final do mês, se acertar....não terá feito mais que a obrigação.

Link to comment
Share on other sites

E se na 18Z de ontem o GFS dava traços de convergir para a solução do Europeu a 00Z tratou de desfazer o trato e devolver grande divergência no cenário novamente. O GFS retornou a o cenário de bloqueio monstro. O europeu desorganizou um pouco a baixa, o que prejudicou ligeiramente o avanço do ar frio. O Global retornou com o bloqueio e o Mbar aprofundou o ciclone que o Europeu apostava.

 

Em suma, uma salada mista que nenhum meteorologista gostaria de enfrentar. E quando dança muito a chegada do frio já sabemos que o calor do centro brasileiro e o jato estão dificultando muito as coisas. E geralmente tem musculatura para ganhar a disputa.

 

Oremos pelo Europeu, ainda que o cenário seja modesto...

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia :

 

-1,4 - Herval RS

-0,3 - Jaguarão RS

0,3 - Chuí RS

2,1 - Bagé RS

2,9 - Uruguaiana RS

3,2 - Dom Pedrito RS

4,5 - Rio Grande RS

4,6 - Alegrete RS

 

O Sul do RS matando a pau é normal, mas também mostra a força do bloqueio ao norte onde Ausentes e São Joaquim estão muito atrás.

Link to comment
Share on other sites

Pra variar, a estação meteorológica de Livramento está fora do ar, desde à meia noite.

É dose...!!!!!

 

Entrou agora com +1,9....quase 2 graus acima do que Herval mesmo horário.....acredito que deve ter zerado por ai..

 

abraço

 

-0,1ºC

 

http://www.weatherlink.com/user/kamal/index.php?view=summary&headers=1

Link to comment
Share on other sites

Valeu, Carlos e Diego!!

Esta mínima de Herval ainda pode ser superada por Bagé (Inmet/Conv) e a estação de Sta Vitoria do Palmar, também convencional.

 

Nesta hora sinto falta da estação de Quaraí a estação está com problemas na bateria que só transmite na claridade. A estação entra no ar as 12 UTC e reporta dados ate ás 20 horas UTC. Segundo o Inmet , me disseram que neste caso dificilmente os dados estão guardados no datalogger. 99% me deram como perdidos.

 

Me informaram que vem vão abrir um chamado para manutenção e como tudo é passado por Brasilia e somado mais o numero de pessoas no Disme/RS é reduzido......O problema vai demorar para ser resolvido....

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

DeividBecker,

 

estive muito ocupado desde o fim semana, terminando de corrigir provas, somando notas, organizando os diários escolares, passando as notas para o docente-line aqui do estado do Rio de Janeiro.

 

Terminei de ler as páginas do monitoramento agora de manhã,vou passar algumas mínimas de Indaial na série do Inmet de 1971 a 1987.Na minha opinião um período bem curto de apenas 17 anos.Consultei as normais climatológicas de 1961-1990.

Se estiver errada a mínima de 6 de junho de 1978, valores de outras cidades também devem estar errados.

 

4.4 dia 24/5/1978;

-3,4 dia 6/6/1978;

 

Porto Alegre 0,7ºC(6/6/1978); Rio Negro-PR -6,1(5/6/1978),Curitiba -3,7(5/6/78.

 

1,5 dia 11/7/1976;

4,0 dia 15/8/1976;

4,0 dia 01º/9/1972;

2,2 dia 05/10/1980.

 

Infelizmente os modelos de previsão não indicam chuvas para minha região para os próximos 15 dias.Quanto ao frio, já aceitei os bloqueios na altura do Paraná, quem sabe agosto volta a registrar mínimas baixas de alguma polar marítima.

Link to comment
Share on other sites

E se na 18Z de ontem o GFS dava traços de convergir para a solução do Europeu a 00Z tratou de desfazer o trato e devolver grande divergência no cenário novamente. O GFS retornou a o cenário de bloqueio monstro. O europeu desorganizou um pouco a baixa, o que prejudicou ligeiramente o avanço do ar frio. O Global retornou com o bloqueio e o Mbar aprofundou o ciclone que o Europeu apostava.

 

Em suma, uma salada mista que nenhum meteorologista gostaria de enfrentar. E quando dança muito a chegada do frio já sabemos que o calor do centro brasileiro e o jato estão dificultando muito as coisas. E geralmente tem musculatura para ganhar a disputa.

 

Oremos pelo Europeu, ainda que o cenário seja modesto...

 

 

Caio parece que o Europeu deu uma incrementada pro Sul do RS nao ?

 

8UeGAUb.png

 

TWjPw1c.png

 

Mesmo com o céu azul com os ventos umidos de S , SW , o ar deu uma limpada , e o vento esta mais agradavel bem ameno , ja mudou a cara dos ultimos dias , as temperaturas aqui estao quase 4°C mais baixas que ontem e terça , no momento sol forte alguns cirrus e entre 17°C e 19°C

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em SC hoje:

 

Morro da Igreja 9,6°C

Morro das Torres 10,5°C

Timbé do Sul 10,9°C

São Miguel do Oeste 11,1°C

Jacinto Machado 11,6°C

Água Doce 11,7°C

Morro do Bradador 11,7°C

São Bonifácio 11,7°C

 

Desconsiderando a altitude, está bem mais frio no litoral sul a nível do mar, que nas serras.

 

No Charlier há SJ com 14,9°C, Água Doce com 15,4°C, Bom Retiro 15,6°C, e Bom Jardim da Serra 15,9°C, empatada com a tórrida Criciúma.

Link to comment
Share on other sites

Pra variar, a estação meteorológica de Livramento está fora do ar, desde à meia noite.

É dose...!!!!!

 

Kamal me ligou agora. Além de dizer que acabaram de botar no ar (a mínima foi de -0,1C), disseram que estão instalando uma rede própria de internet na cidade para não depender da rede do exército.

 

Outra informação importante: disse que a Vinícola Almadém utiliza muito os dados da estação e que tem interesse de ter a sua própria.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia :

 

-1,4 - Herval RS

-0,8 - PNI Furnas RJ

-0,3 - Jaguarão RS

-0,1 - Santana do Livramento RS

 

0,3 - Chuí RS

1,2 - Santa Vitoria do Palmar RS

2,1 - Bagé RS

2,9 - Uruguaiana RS

3,2 - Dom Pedrito RS

4,5 - Rio Grande RS

4,6 - Alegrete RS

 

-4,5 - Florida URU

-4,0 - Durazno URU

-4,0 - Rocha URU

-3,8 - Mercedes URU

-3,0 - Treinta Y Tres URU

-1,8 - Melo URU

-1,0 - Melilla URU

-0,6 - Laguna Del Sauce URU

-0,4 - Paso De Los Toros URU

 

0,2 - Carrasco URU

0,2 - Salto URU

1,5 - Paysandu URU

1,8 - Rivera URU

2,0 - Prado URU

2,3 - Artigas URU

3,1 - Colonia URU

4,2 - Punta Del Este URU

 

Link to comment
Share on other sites

Pra variar, a estação meteorológica de Livramento está fora do ar, desde à meia noite.

É dose...!!!!!

 

Kamal me ligou agora. Além de dizer que acabaram de botar no ar (a mínima foi de -0,1C), disseram que estão instalando uma rede própria de internet na cidade para não depender da rede do exército.

 

Outra informação importante: disse que a Vinícola Almadém utiliza muito os dados da estação e que tem interesse de ter a sua própria.

 

Exclente notícia!! :good2:

Se a Almadém instalar sua própria estação, teremos dados interessantíssimos. A região onde fica a vinícola é um freezer!!

Link to comment
Share on other sites

Pra variar, a estação meteorológica de Livramento está fora do ar, desde à meia noite.

É dose...!!!!!

 

Kamal me ligou agora. Além de dizer que acabaram de botar no ar (a mínima foi de -0,1C), disseram que estão instalando uma rede própria de internet na cidade para não depender da rede do exército.

 

Outra informação importante: disse que a Vinícola Almadém utiliza muito os dados da estação e que tem interesse de ter a sua própria.

 

Exclente notícia!! :good2:

Se a Almadém instalar sua própria estação, teremos dados interessantíssimos. A região onde fica a vinícola é um freezer!!

 

Bons vinhos !!!! os Almadém

Link to comment
Share on other sites

Estamos jogando por uma bola, um grande evento, tenho uma semana de férias para cumprir e tenho a sorte de poder me organizar e escolher esta semana...

Meu destino é Ausentes, a ansiedade está ficando grande kkkkk, vamos ver os próximos capítulos!

 

Marque em Floripa no Verão,,, pois este inverno já foi...... :(

Link to comment
Share on other sites

Estamos jogando por uma bola, um grande evento, tenho uma semana de férias para cumprir e tenho a sorte de poder me organizar e escolher esta semana...

Meu destino é Ausentes, a ansiedade está ficando grande kkkkk, vamos ver os próximos capítulos!

 

Marque em Floripa no Verão,,, pois este inverno já foi...... :(

 

kkkkk, não rola, é mais fácil ir pro sul atrás do frio, talvez no uruguai, ta legal por la kkk!

Link to comment
Share on other sites

 

Para SON.

 

A "seca" no Peru a "seca" no Nordeste brasileiro pode colocar na conta de El Niño.

 

"Deveria" aparecer anomalias positivas de precipitação no Norte da Argentina, Fronteira Oeste do RS, Uruguay as regiões adjacentes sofrem influência, porém, menor e isto não está aparecendo.

 

Os volumes projetados para o Sudeste caso se concretizem certamente serão atribuídos ao El Niño. (no meu entendimento injustamente)

 

Veremos.

 

A primavera é a estação onde a correlação na região "Sul" é significativa.

Link to comment
Share on other sites

 

Já havia postado outras vezes o caso de Moscou para efeitos de simples comparação: Tempos atrás um texto mostrava como Moscou em julho de 2010 apresentou um uma anomalia de mais de 10 F (mais que 5 ºC):

 

2hfti6p.jpg

 

Se um local tem apresentado uma determinada taxa de aquecimento nas últimas décadas, seria de se esperar que dias mais quentes que a média/eventos extremos ocorressem mais frequentemente? Matematicamente sim. Vou ficar surpreso quando os recordes de temperaturas elevadas começarem a não serem superados nesses casos.

 

Anderson,

 

Considerando que, a onda de calor de 2010 em Moscou, o Katrina e diversos outros, eventos extremos serem fantasiosamente atribuídos ao catastrófico aquecimento global antropogênico.

 

No entanto para o caso de São Paulo onde a temperatura média subiu cerca de 3ºC ...também ficarei surpreso se os recordes de temperaturas elevadas não serem superados nesses casos.

Link to comment
Share on other sites

DeividBecker,

 

estive muito ocupado desde o fim semana, terminando de corrigir provas, somando notas, organizando os diários escolares, passando as notas para o docente-line aqui do estado do Rio de Janeiro.

 

Terminei de ler as páginas do monitoramento agora de manhã,vou passar algumas mínimas de Indaial na série do Inmet de 1971 a 1987.Na minha opinião um período bem curto de apenas 17 anos.Consultei as normais climatológicas de 1961-1990.

Se estiver errada a mínima de 6 de junho de 1978, valores de outras cidades também devem estar errados.

 

4.4 dia 24/5/1978;

-3,4 dia 6/6/1978;

 

Porto Alegre 0,7ºC(6/6/1978); Rio Negro-PR -6,1(5/6/1978),Curitiba -3,7(5/6/78.

 

1,5 dia 11/7/1976;

4,0 dia 15/8/1976;

4,0 dia 01º/9/1972;

2,2 dia 05/10/1980.

 

Infelizmente os modelos de previsão não indicam chuvas para minha região para os próximos 15 dias.Quanto ao frio, já aceitei os bloqueios na altura do Paraná, quem sabe agosto volta a registrar mínimas baixas de alguma polar marítima.

 

Olá Marinho, tudo certo meu caro!

 

Então, pelos dados que eu tenho armazenados aqui, neste dia 06/06/1978 tenho como +3.4C°, porem você e o Carlos já me trouxeram este dado de -3.4C°, particularmente eu acho que tem mais chances de estar errado do que certo, claro que não duvido também.

 

É que precisaria de um "meteoro polar" para a temperatura chegar na casa dos -3.4C° aqui nas regiões mais baixas, mas em todos os casos pode ser possível também, alguém tem o contato do Inmet, vou mandar um e-mail para questionar este valor, para saber se de fato está correto ou foi um erro de digitação.

 

Abraços! :hi:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.