Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Vamos a leitura do cenário:

 

- O GFS insiste em uma erupção bloqueada em 144/168h. E não é qualquer bloqueio, é muito forte. Posição firme e estável rodada pós rodada.

 

- O Europeu insiste em uma baixa em formação sobre a costa do Sul do Brasil, o que faria a erupção de ar frio romper o bloqueio. Posição firme e estável rodada pós rodada.

 

- Notadamente alguns modelos começaram a se mexer na direção do Europeu. Ou seja, em enfraquecimento do bloqueio e algum ar frio conseguindo romper o paredão, com ou sem ciclone na costa.

 

- Primeiro o JMA, depois o Cosmo hoje desde a 00Z (ontem era bloqueio muito intenso), agora na 12Z uma ligeira melhora no avanço do ar frio pelo CMC (era um bloqueio monstro ontem) e no Global (ainda um pouco bloqueado, mas com cenário um pouco menos favorável ao bloqueio).

 

- Sem falar no CFS estável no cenário de frio forte a partir do dia 21/07 quase desde o começo do mês.

 

- Ou seja, há uma tendência maior nos demais modelos por um enfraquecimento nas condições do bloqueio, favorecendo uma possível erupção mais ampla em direção ao Sul do Brasil, com chances de formação de uma área de baixa pressão na costa. Esta defendida por ECMWF e CFS.

 

- O NOAA não vê confiança no prognóstico acima de 72h.

 

- Eu estou PHPando há alguns dias, e como o Fábio, apesar do quadro divergente e pouco confiável, vejo que há potencial para incremento desta provável erupção na semana que vem. As atualizações inegavelmente mostram isso.

 

Quê bela capacidade que o senhor tem de fazer análises holísticas. Congrats!

 

 

É realmente impressionante a capacidade não só de análise mas de síntese do Caio. Nesse cenário de bloqueio, "ler" o que está por trás das saídas é muito importante. E o CAio faz muito bem isso, já não é de hoje! Fico curioso de quanto tempo tu gasta com os modelos, Caio, he he he!

Link to comment
Share on other sites

 

Alguma referência?

 

Agosto de 2013, onde POA teve uma tarde de chuva com 4ºC... Enfim, são vários os casos. O frio praticamente "escapa" por baixas altitudes, em situações em que o bloqueio está no limite de ceder.

 

E sobre o Dable, aposto 10 cruzados que ele virá reclamar do calor ofegante de 22ºC que Livramento terá neste final de semana.

Link to comment
Share on other sites

 

Em frios bloqueados no RS os modelos erram feio as máximas aqui. É sempre MUITO mais frio que o previsto.

 

Alguma referência?

 

Hoje ?

 

 

Em frios bloqueados no RS os modelos erram feio as máximas aqui. É sempre MUITO mais frio que o previsto.

 

Alguma referência?

 

Várias, todas presenciadas por mim. Em 2011 tive o exemplo mais emblemático. Teve uma tarde em POA de chuva com temperatura entre 6C e 5C. Era uma situação parecida com a atual, e os modelos previam algo como 12C para o horário.

 

Não referi a situações circunstanciais (do termo inglês Anecdotal note = Anotações circunstanciais) muito utilizada em reconstruções.

 

Em todo caso, apesar de não satisfeito com ambas respostas pouco posso fazer.

Abraços

 

Anecdotal evidence

This is the weakest, and the weakest of the weak is something like "Joe says that if he had been wearing a seat belt, he would have hit the rock instead of being thrown into a snowdrift." Better are stories of "cancer clusters" where several people in a neighborhood are diagnosed with cancer in the course of a couple years. Sometimes a detailed look finds a reason, sometimes it doesn't. Given the millions of neighborhoods in the country, some will have cancer clusters simply due to random chance. Some of the best anecdotal evidence comes from truisms passed down across generations, e.g. "Red sky in the morning, sailor's take warning, red sky at night, sailor's delight." Given our relatively new understanding of storm systems and weather fronts, this should work and often does.

 

Empirical evidence

This is evidence that is collected through observations. By itself it means little and will not explain how the world works. For example, I collect daily snowfall and snow depth data from home and from a few like-minded individuals elsewhere in New England. Without people using that data for something else, it's just a pile of numbers and usually not very interesting.

 

Referência:

 

http://wermenh.com/climate/science.html

Link to comment
Share on other sites

 

Alguma referência?

 

Agosto de 2013, onde POA teve uma tarde de chuva com 4ºC... Enfim, são vários os casos. O frio praticamente "escapa" por baixas altitudes, em situações em que o bloqueio está no limite de ceder.

 

E sobre o Dable, aposto 10 cruzados que ele virá reclamar do calor ofegante de 22ºC que Livramento terá neste final de semana.

 

Entendi perfeitamente o teu ponto e do Bruno.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Alguma referência?

 

Agosto de 2013, onde POA teve uma tarde de chuva com 4ºC... Enfim, são vários os casos. O frio praticamente "escapa" por baixas altitudes, em situações em que o bloqueio está no limite de ceder.

 

E sobre o Dable, aposto 10 cruzados que ele virá reclamar do calor ofegante de 22ºC que Livramento terá neste final de semana.

 

Entendi perfeitamente o teu ponto e do Bruno.

 

Abraços

 

Mafili , qualquer coisa façamos um estudo mais científico sobre o assunto(Se te interessar).

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Fico com a previsão do Europeu também, Caio! O histórico de acertos dele, em geral, é maior que o do GFS, e além disso temos essa tendência de temperaturas abaixo da média, cravada pelo CFS há semanas já.

 

Para mim, o último terço de Julho vai ser interessante, embora nada de outro mundo. Já aqui no Sudeste, vamos nos preparar para mais uma rodada de ASAS bem definido a influenciar pelo resto desta semana e boa parte da semana que vem. Vamos ter noites frias e tardes agradáveis nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura caiu bastante em Sampa nas últimas 3 horas, como já comentado.

 

No IAG, foi de 28,3°C de máxima entre 14 e 15h para 18,0°C às 18h.

Uma queda de 10°.

 

No Mirante, de 27,5°C de máxima na convencional para 19,9°C na automática às 18h.

 

Nuvens stratus já aparecendo por aqui, na zona norte, ventos marítimos.

Link to comment
Share on other sites

Menor temperatura máxima do ano em Porto Alegre 11.5º na estação convencional e 11.1º na estação automática

 

Muito subestimado pelos modelos.

 

Aliás....

 

Em frios bloqueados no RS os modelos erram feio as máximas aqui. É sempre MUITO mais frio que o previsto.

 

Pois é. E essa máxima de 11º não é somente a menor de 2015 até agora como de todo período 2014/2015 até então. A menor máxima de 2014 em POA foi de 13º.

Link to comment
Share on other sites

Para mim, o último terço de Julho vai ser interessante, embora nada de outro mundo. Já aqui no Sudeste, vamos nos preparar para mais uma rodada de ASAS bem definido a influenciar pelo resto desta semana e boa parte da semana que vem. Vamos ter noites frias e tardes agradáveis nos próximos dias.

Não sei se posso dizer o mesmo do estado de SP e do leste paulista... :sad:

Link to comment
Share on other sites

Menor temperatura máxima do ano:

 

 

Caxias do Sul: 09º

 

Porto Alegre: 11.5º

 

Curitiba: 12.8º

 

São Paulo: 14,4º

 

Florianópolis: 18.1º

 

De quando são estes 9°C de Caxias do Sul? de onde?

 

Outra coisa: De onde era a leitura das 2 da tarde de Porto Alegre? Você disse 9 graus, mas na aut. estava 10,9ºC, nas estações Metroclima variavam entre 10 e 11. No Aeroporto 11 ou 12... Uma estação no Bairro Glória marcava 8,8°C.

 

04/07/15 estação Cinquentenário em Caxias do Sul.

 

Quanto a POA. Errei na leitura... Era a temperatura minima que naquele horário marcava 9,7º mais isso pouca importa porque como mesmo falou no bairro Glória estava com 8,8º

Link to comment
Share on other sites

Estou mais confiante quanto ao registro de anomalia negativa aqui em POA. Os modelos apontam para cá um restante de julho frio e úmido, sem extremos, mas em bons patamares. Diria que para a normal 61/90 a anomalia negativa está muito bem encaminhada. Já para a normal 81/2010, que é razoavelmente mais fria, é preciso fazer um esforço maior para conquistarmos o sinalzinho de menos.

 

IMAGINE O BAZ NOS 11 ANOS SEGUIDOS DE INVERNO QUENTE! TEMOS MAIS 9 PELA FRENTE! KKK

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 18.7C° em Indaial hoje, com garoa e tempo bem encoberto.

 

O que está estragando este inverno é falta de frio durante a noite e madrugada, a mínima em Indaial hoje foi de 17.4C°, isso é mínima de setembro/outubro.

 

Em contra partida as máximas estão muito boas aqui, comparado com o ano passado ta quase um "7x1", raro eram os dias com máximas abaixo dos 18/19C°.

 

E eu pensando que não poderia ter inverno pior que o de 2014, não via a hora de o inverno 2015 chegar, chegou, ta quase indo embora e NADA de significante.

 

E olha, nem reclamo aqui pela minha região, por que aqui frio extremo é raro, mas digo pelas serra mesmo, nada de espetacular, nada de neve, vou passar mais um ano sem poder subir a serra em busca de uma neve ou de um -7/-9C° :negative: :negative: :negative: :negative: :negative: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Teve um momento de tarde que fazia 9C aqui no INMET de POA.

 

Hedsgpa, igonore a estação do Bairro Glória, pois ela trata do clima local, um bairro de 250 metros de altitude.

 

 

Eu sei... fica encima do Morro da Policia. Porém é Porto Alegre até acho a pequena a diferença entre a estação lá encima do morrinho com as demais. Lembrando que a menor temperatura deste ano em PoA não foi naquela estação e sim na Lomba do Pinheiro com 2.5º

Link to comment
Share on other sites

04/07/15 estação Cinquentenário em Caxias do Sul.

 

Quanto a POA. Errei na leitura... Era a temperatura minima que naquele horário marcava 9,7°C mais isso pouca importa porque como mesmo falou no bairro Glória estava com 8,8º

 

Ué mas não é você que só usa estações oficiais, Então por quê Cinquentenário está valendo? Se Cinquentenário está valendo, porque estações mais frias de outra cidades não valem? As outras capitais todas tu pegou do INMET por quê? Tem outras estações mais frias nelas que valem tanto quanto a Cinquentenário.

 

Quanto a PoA você está errado novamente. A leitura das 2 da tarde da automática registrou mínima de 10,5°C naquele período. 9,8°C foi registrado no fim da manhã apenas.

 

E isso não pouco importa como você diz, porque a média para POA no horário das 2 da tarde era 10/11. Esta é a temperatura que as pessoas de POA sentiam. Não é você que gosta de temperaturas que as pessoas sentem?

 

10/11 é muito longe dos 8,8°C do Glória não representam a maioria da população de POA.

 

Muito feio o que tu faz, escolher estações só para baixar os valores das cidades gaúchas.

Link to comment
Share on other sites

Um detalhe importante que ninguém percebeu nos últimos dias:

 

Frio em Livramento = Dable em Silêncio

 

:mosking:

 

Hehehehe, quando o frio chega, fico mais calmo.

Por enquanto, julho tem sido bom por aqui, nota 7, talvez 7,5.

Mas é inegável que do norte do RS pra cima, tem sido uma bela porcaria. Tanto pela chuvarada que causa danos e prejuízos, como pela ausência de frio forte.

Link to comment
Share on other sites

04/07/15 estação Cinquentenário em Caxias do Sul.

 

Quanto a POA. Errei na leitura... Era a temperatura minima que naquele horário marcava 9,7°C mais isso pouca importa porque como mesmo falou no bairro Glória estava com 8,8º

 

Ué mas não é você que só usa estações oficiais, Então por quê Cinquentenário está valendo? Se Cinquentenário está valendo, porque estações mais frias de outra cidades não valem? As outras capitais todas tu pegou do INMET por quê? Tem outras estações mais frias nelas que valem tanto quanto a Cinquentenário.

 

Quanto a PoA você está errado novamente. A leitura das 2 da tarde da automática registrou mínima de 10,5°C naquele período. 9,8°C foi registrado no fim da manhã apenas.

 

E isso não pouco importa como você diz, porque a média para POA no horário das 2 da tarde era 10/11. Esta é a temperatura que as pessoas de POA sentiam. Não é você que gosta de temperaturas que as pessoas sentem?

 

10/11 é muito longe dos 8,8°C do Glória não representam a maioria da população de POA.

 

Muito feio o que tu faz, escolher estações só para baixar os valores das cidades gaúchas.

 

 

Meu querido você pelo visto tem problema de interpretação. Mas estou com paciência hoje e não vou perder a linha contigo. Sorte Tua!

 

01- Uma coisa é a temperatura oficial do INMET outra coisa é ignorar outras fontes confiáveis coisa que não faço. Claro que a preferencia é sempre pela primeira opção sempre que possível.

 

02- E realmente os décimos acima que tu que procurar um treta comigo por causa disso, não faz e não fez diferença alguma em POA porque a sensação térmica era menor durante todo o dia por causa da chuva e umidade que assolou a cidade inteira.

 

03- Eu não quero baixar nada meu brother. As informações que passei estão corretas. Quando tive um contra-ponto consiste me chama aqui de novo.

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

CGE/São Paulo

 

Vila Mariana 17,0 / 26,7ºC

São Mateus 13,8 / 27,1ºC

Parelheiros 14,0 / 27,1ºC

Sé 17,6 / 27,3ºC

Lapa 17,4 / 27,7ºC

Mooca 18,0 / 27,9ºC

Pirituba 14,5 / 28,3ºC

Itaquera 15,7 / 28,4ºC

Butantã 14,4 / 28,5ºC

Capela do Socorro (Grajaú) 11,7 / 28,7ºC

Tremembé 13,6 / 29,0ºC

 

Cetesb

 

Ibirapuera 13,7 / 26,5ºC

Carapicuíba 15,8 / 26,5ºC

Pimentas - Guarulhos 16,1 / 26,7ºC

Satélite - São José dos Campos 15,4 / 27,1ºC

Monte Castelo - São José dos Campos 15,2 / 27,3ºC

São Bernardo do Campo 17,4 / 27,3ºC

Vista Verde - São José dos Campos 14,0 / 27,6ºC

Marginal Tietê 17,8 / 28,1ºC

Pinheiros 16,7 / 28,2ºC

Jacareí 13,3 / 28,9ºC

Centro - Guarulhos 16,7 / 29,0ºC

 

INMET

 

Campos do Jordão 8,5 / 21,0ºC

São Luís do Paraitinga 12,1 / 26,8ºC

Barueri 14,4 / 27,2ºC

São Paulo 17,3 / 27,8ºC

Taubaté 12,9 / 28,3ºC

Link to comment
Share on other sites

Meu querido você pelo visto tem problema de interpretação. Mas estou com paciência hoje e não vou perder a linha contigo. Sorte Tua!

 

01- Uma coisa é a temperatura oficial do INMET outra coisa é ignorar outras fontes confiáveis coisa que não faço. Claro que a preferencia é sempre pela primeira opção sempre que possível.

 

Se a preferência é a primeira opção, pegue o dado do INMET de Caxias do Sul do dia 4. Máxima de 10,2°C. Ou então pegue o dado de outras fontes confiáveis de outras capitais e cidades que também existem, só não sei se você está ignorando.

 

03- Eu não quero baixar nada meu brother. As informações que passei estão corretas. Quando tive um contra-ponto consiste me chama aqui de novo.

 

Ué? Tu vive falando que onde não mora ninguém não interessa. No Morro da Glória não mora ninguém... Por quê tu quis usar este dado que eu passei?

 

As informações que você passou você escolheu. Usou apenas o INMET de cidades fora do RS e de estações diferentes do RS. Do RS, sempre a do valor mais baixo.

 

Mas não precisa responder.

Link to comment
Share on other sites

EXTRA, EXTRA!

 

GFS que antes ia por um padrão de bloqueio TOTAL da erupção de ar frio na próxima semana assim demonstrado todas as rodadas até a 12Z:

 

gsc0TIP.png

 

Ainda que atrasado no tempo, caminhou bruscamente na direção da solução do Europeu pela baixa pressão na costa agora na 18Z:

 

AteEYsz.png

 

Seguindo a distância e com menor intensidade a solução firme do Europeu:

 

FTPD42q.png

 

Solução ratificada novamente pelo CFS 12Z para o período 20 a 25/07:

 

FeoqUKU.png

 

Período que já teve suporte de outro de clima que rodou na sexta-feira passada:

 

NJzAast.png

 

 

Não é muito frio em ambos os casos, mas: xô bloqueio!

 

Até o GFS começou a dar o braço a torcer! Não falamos?

Link to comment
Share on other sites

Meu querido você pelo visto tem problema de interpretação. Mas estou com paciência hoje e não vou perder a linha contigo. Sorte Tua!

 

01- Uma coisa é a temperatura oficial do INMET outra coisa é ignorar outras fontes confiáveis coisa que não faço. Claro que a preferencia é sempre pela primeira opção sempre que possível.

 

Se a preferência é a primeira opção, pegue o dado do INMET de Caxias do Sul do dia 4. Máxima de 10,2°C. Ou então pegue o dado de outras fontes confiáveis de outras capitais e cidades que também existem, só não sei se você está ignorando.

 

03- Eu não quero baixar nada meu brother. As informações que passei estão corretas. Quando tive um contra-ponto consiste me chama aqui de novo.

 

Ué? Tu vive falando que onde não mora ninguém não interessa. No Morro da Glória não mora ninguém... Por quê tu quis usar este dado que eu passei?

 

As informações que você passou você escolheu. Usou apenas o INMET de cidades fora do RS e de estações diferentes do RS. Do RS, sempre a do valor mais baixo.

 

Mas não precisa responder.

 

Meu querido você está precisando de um tratamento psiquiátrico só pode. LOL!!!

 

Como falei todas as informações que digitei acima não precisam serem retocadas. Isso aqui não é uma competição e outra se queria fazer disputa entre cidades qual séria a lógica se a segunda com menor temperatura depois de CXS também é uma cidade gaúcha das 5 que listei? Sendo que todas os números digitados com exceção de Caxias do Sul por 0.4º diga-se passagem são do INMET LOL.!! Bizarrice!

 

Enfim fica bem. Tu estás vendo coisa onde não tem meu caro a dica que falei acima é pra valer.

Link to comment
Share on other sites

Em Sampa a partir das 16:30 começou a bater um vento (perdoem-me; não sei direito a direção..., mas com CERTEZA DE S ou SE!). Até então estava sentindo certo desconforto com o calor, mas, graças a esse vento, até pus um casaco na rua!

 

Realmente chamou a atenção essa "virada na temperatura" graças simplesmente [highlight=yellow]à virada no vento.[/highlight]

Link to comment
Share on other sites

IMAGINE O BAZ NOS 11 ANOS SEGUIDOS DE INVERNO QUENTE! TEMOS MAIS 9 PELA FRENTE! KKK

 

Já enfrentamos a década 2000.

 

Primeiro: Um parabéns ao Caio César, Ave!

 

Um dia de várias leituras brilhantes about the models.

 

Em segundo: Como entre nós há um consenso sobre a influência da SAM no RS e SC (independente da significância)

 

O gráfico abaixo pode significar uma interpretação equivocada dos nossos amigos dermatologistas.

 

Rafael Dable, estou rindo com o " julho excelente, muito bom, ótimo, etc,,,,,"

 

vg52cy.jpg

Link to comment
Share on other sites

NEM SE COMPARA!! FOI BEM PIOR. APENAS OS EVENTOS DE NEVE É QUE SALVARAM.

 

JJA mais quentes de Porto Alegre

 

1977 15,7

1986 15,7

1971 15,8

1972 15,9

1995 15,9

2006 15,9

1958 16,1

1961 16,1

2001 16,6

2005 16,7

 

Três da década 2000. Dois TOPS e todos mais quentes que os dois do período 65-75

 

E logo agora 2012 e 2014.

 

Esse período recente é bem pior na minha opinião. E com pouquíssima neve...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

No quesito neve, os últimos anos estão disparado pior do que antigamente.

 

Acho que só 2000 teve dias com neve como 1994 e 1996, mas ainda assim bem menor que 94 e 96.

 

Agora quando neva em SJ são apenas pancadas, talvez agosto de 2010 tenha nevado com uma certa consistência e por mais tempo.

 

Na área urbana de São Joaquim mesmo acho que igual 94 e 96 faz tempo que não neva, não sei se 2000 chegou perto.

Coutinho talvez poderia tirar está dúvida.

 

Agosto de 2013 até deu umas pancadas boas, mais consistente, mas nada comparado aos anos 90 e anterior

Link to comment
Share on other sites

Mas não é nada de fantástico.... Alta de 1025 saindo ainda no RS para o Mar.

Não deve nem gear no sul do Paraná, e o 0° em 850 nem passa pelo Brasil....

 

Fique com a opção do GFS então, deve lhe servir melhor. Ou...

 

...tente entender a conjuntura. O cenário está longe de estar formado.

 

Compreendo,,,,

O quadro não alterou... continuo com a minha posição....

dia 24 Alta de 1025 saindo ainda no RS para o Mar.

Não deve nem gear no sul do Paraná, e o 0° em 850 nem passa pelo Brasil....

 

Agora dia 30..... a Deus pertence....

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, aqui na minha região o período pós 2000 é DISPARADAMENTE o mais quente que se tem registros desde o início das medições por estações meteorológicas. E quando eu achava que não Poderia piorar, eis que tivemos uma série de verões bizarros nos últimos anos: 2012, 2014 e agora em 2015, cuja média das máximas em Janeiro foi de absurdos 32,8C!!!!!

 

No Sul, carecem estudos para comprovar qual período é o mais quente. Já aqui no Sudeste, só um louco diria que "está tudo normal".

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, aqui na minha região o período pós 2000 é DISPARADAMENTE o mais quente que se tem registros desde o início das medições por estações meteorológicas. E quando eu achava que não Poderia piorar, eis que tivemos uma série de verões bizarros nos últimos anos: 2012, 2014 e agora em 2015, cuja média das máximas em Janeiro foi de absurdos 32,8C!!!!!

 

No Sul, carecem estudos para comprovar qual período é o mais quente. Já aqui no Sudeste, só um louco diria que "está tudo normal".

 

Aqui no Sul está horripilante também, o detalhe é que aqui ocorrem alguma nevada de vez em quando, ai tapeia bastante a realidade, pessoal de fora pensa "meu 2013 nevo em não sei quantas cidades do Sul, o inverno lá foi congelante".

Mas na verdade foi só um evento, se pegar as médias, vai ser ver que pós 2000 está muito ruim comparado a antigamente.

 

Claro que antigamente também existia anos e ciclos "quentes" mas em contrapartida também existia os eventos de frio extremo acompanhado de boas nevadas.

Hoje em dia está tendo os ciclos e anos quente (como 2012, 2014 e este ano tá encaminhando) mas não tem mais eventos de frio extremo, ou nevadas bonitas como antigamente.

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, aqui na minha região o período pós 2000 é DISPARADAMENTE o mais quente que se tem registros desde o início das medições por estações meteorológicas. E quando eu achava que não Poderia piorar, eis que tivemos uma série de verões bizarros nos últimos anos: 2012, 2014 e agora em 2015, cuja média das máximas em Janeiro foi de absurdos 32,8C!!!!!

 

No Sul, carecem estudos para comprovar qual período é o mais quente. Já aqui no Sudeste, só um louco diria que "está tudo normal".

Apenas a título de curiosidade, esses dias andei vendo uns dados do IAG, aqui em Sampa.

 

O recorde de maior temperatura era 35,6°C em 07/12/1940, que perdurou por quase 72 anos, até ser batido pelos 35,9°C de 31/10/2012.

 

De lá para cá, aquele velho recorde foi igualado e batido "uma pá" de vezes:

37,2°C (17/10/2014)

36,7°C (13/10/2014)

36,2°C (19/10/2014)

36,2°C (19/01/2015)

36,1°C (03/01/2014)

36,1°C (01/02/2014)

35,9°C (31/10/2012)

35,8°C (12/10/2014)

35,6°C (01/02/2014)

35,6°C (07/02/2014)

35,6°C (08/02/2014)

35,6°C (27/12/2014)

35,6°C (12/01/2015)

35,6°C (20/01/2015)

Link to comment
Share on other sites

Caio e Ronaldo, abaixo os JJA mais quentes de Porto Alegre

 

1954 - 16,7C

2001 - 16,6C

2005 - 16,0C

1986 - 16,0C

1958 - 15,9C

1961 - 15,9C

2006 - 15,8C

1977 - 15,8C

1982 - 15,7C

2012 - 15,6C

 

2014 é o 12o mais quente, com 15,5C.

 

Dos 10 mais quentes, 4 foram nos anos 2000…

Nenhum ocorreu entre 1965 e 1975.

 

Depois que São Joaquim perdeu pra Floripa no quesito neve, o Ronaldo vem "perdendo as estribeiras"... :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa: a estação do Mirante registrava algumas vezes máximas absolutas anuais de 32,x°C.

 

Alguns exemplos de maiores temperaturas do ano na faixa dos 32°C:

32,3°C em 1992 (Última vez em que ocorreu)

32,0°C (1989)

32,8°C (1983)

32,4°C (1982)

32,6°C (1979)

32,8°C (1977)

32,5°C (1976)

Etc, etc.

 

Hoje, isso é inimaginável.

Alguém consegue imaginar, nos dias de hoje, 2 anos seguidos sem chegar nos 33°C em Sampa? Como em 1976/77 ou 1982/83?

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, aqui na minha região o período pós 2000 é DISPARADAMENTE o mais quente que se tem registros desde o início das medições por estações meteorológicas. E quando eu achava que não Poderia piorar, eis que tivemos uma série de verões bizarros nos últimos anos: 2012, 2014 e agora em 2015, cuja média das máximas em Janeiro foi de absurdos 32,8C!!!!!

 

No Sul, carecem estudos para comprovar qual período é o mais quente. Já aqui no Sudeste, só um louco diria que "está tudo normal".

Apenas a título de curiosidade, esses dias andei vendo uns dados do IAG, aqui em Sampa.

 

O recorde de maior temperatura era 35,6°C em 07/12/1940, que perdurou por quase 72 anos, até ser batido pelos 35,9°C de 31/10/2012.

 

De lá para cá, aquele velho recorde foi igualado e batido "uma pá" de vezes:

37,2°C (17/10/2014)

36,7°C (13/10/2014)

36,2°C (19/10/2014)

36,2°C (19/01/2015)

36,1°C (03/01/2014)

36,1°C (01/02/2014)

35,9°C (31/10/2012)

35,8°C (12/10/2014)

35,6°C (01/02/2014)

35,6°C (07/02/2014)

35,6°C (08/02/2014)

35,6°C (27/12/2014)

35,6°C (12/01/2015)

35,6°C (20/01/2015)

 

Aldo , apenas lembrando que essa estação fica no meio de um imenso parque ( algumas vezes maior que o Ibirapuera) , portanto , com menor efeito da urbanização ...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.