Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

JOVEM DE 19 ANOS MORRE APÓS SER ATINGIDO POR RAIO EM SÃO JOAQUIM.

 

"Um jovem de 19 anos morreu na manhã desta terça-feira em decorrência de uma descarga elétrica, em São Joaquim, na Serra catarinense. Wilson Oliveira Godinho estava ao lado de uma cerca de ferro atingida por um raio. Segundo a Polícia Civil, a força da descarga elétrica acabou ferindo o jovem, que morreu no local.''

 

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/07/jovem-morre-apos-ser-atingido-por-descarga-eletrica-em-sao-joaquim-na-serra-catarinense-4801630.html

Link to comment
Share on other sites

Que calor meus amigos!!

 

Hoje em casa tive mínima de 15,9° e máxima de 35,7°, a umidade minima foi a 21%. No momento ainda tenho abafados 25,3°. No INMET a variação foi de 14,9° a 34,0°. Renan deve estar sofrendo em sua amada Itaguaí :laugh: :laugh:

Que isso, Itaguaí é tão fresquinha. Mande ele vir pra Bangu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Dia de muito sol e calor aqui no Rio, deu até para curtir uma praia que estava até bem movimentada principalmente de turistas, aqui na zona norte, bairro da Abolição, a máxima foi de 32,7°C e a mínima 21°C, mas n'outros cantos da cidade fez bem mais, no INMET chegou a 34,8°C e nas estações da Geo-Rio de Irajá(zona norte) e Guaratiba(zona oeste) 35,2°C, apenas alguns cirrus apareceram durante a tarde. No momento a temperatura ainda é alta para a época com 27°C por aqui, mais para oeste da cidade aí sim já tá refrescando mais, justamente nas áreas onde mais fez calor durante o dia. Parece que a partir de sexta começa a refrescar um pouco mas frio pelo visto nem tão cedo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A partir de 6ª feira a dinâmica começa a mudar no Sudeste,com temperaturas mais comportadas.

 

Também acho que vem coisa boa semana que vem. Empirismo e palpite PURÍSSIMO! Sem nenhum embasamento com modelos por trás como referência.

 

[highlight=yellow]IMPOSSÍVEL NÃO CHEGAR ALGO FORTE! ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA! Ou virá em agosto?[/highlight]

 

Calor hoje em Sampa. O que "disfarça" é que o sol ainda está longe do seu pico solar e a umidade é baixíssima. Isso ameniza (e MUITO!) a sensação de calor!

Link to comment
Share on other sites

Não é mais preciso mostrar o grau de nocividade para o inverno do Cone Sul encontrado entre a combinação de ENSO quente + AAO em padrão positivo + Atlântico Sul quente.

 

O jato subtropical fica notadamente muito fortalecido. Criando um cinturão quase que intransponível, mantendo o ar frio preso mais ao sul, dificultando a passagem de frentes-frias e causando precipitação excessiva e eventos severos na sua retaguarda.

 

LLoTXYW.gif

 

jvr0K5P.png

 

Reina o império da mesmice meteorológica. Longos períodos de bloqueio predominam, quando não faz calor as MP's marítimas desviadas pelo jato em altos níveis acabam deixando o tempo úmido e ameno. Mascarando a média e punindo o cone sul para que que episódios mais intensos de invasão de ar frio ocorram.

 

Como é o exato padrão que estamos observando ao longo de períodos neste inverno. Quando conseguem transpor o paredão do jato subtropical posicionado entre o RS e SC, fracas e rápidas erupções logo são maritimizadas, pois o corredor de ar frio logo se fecha, sem dar brecha para reabastecimento e passagem livre de anticiclones. Para daí passar a predominar e manter o tempo ameno a leste, com aquecimento gradual e médias pouco comportadas.

 

Eu simplesmente abomino este padrão. E é por isso que eu lamento muito a influência do El Nino e outros índices desfavoráveis como o que estamos testemunhando neste inverno.

 

Torço muito para que esse padrão seja quebrado em algum momento. Mas não aguento mais ter que olhar para o final da grade e ver se algum sopro mais frio vai tirar essa umidade, esse marasmo, esse ar xoxo de nossas cabeças.

 

Esperança na semana que vem. Se nada vier, julho foi pro PAU, bem como JJA. Só um improvável agosto gelado nos salva de uma catástrofe que tem chances de ser ainda maior.

Link to comment
Share on other sites

Socorro tem um Agosto no meu Julho como tira isso ? kkkkkkk

 

Batemos 25°C quase 26°C

 

Reserva o mais ameno

 

3,2°C - 23,8°C

 

Lamento, mas JBN costuma vir com uns executáveis do Baidu.

 

 

Voce deseja desinstalar ? INSTALADO com sucesso ! :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Aqui el vampiron entre 6°C e 8°C

Link to comment
Share on other sites

Que isso, Itaguaí é tão fresquinha. Mande ele vir pra Bangu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Ele ta desesperado :laugh: :laugh: :laugh:

 

Hoje eu fui na zona oeste do Rio de Janeiro para fazer uma inspeção na linha férrea de um cliente nosso...eu estava com todos os EPI's aquecendo o meu corpo, e posso dizer que a sensação era de muuuito calor!

 

Depois, fui para o Porto de Itaguaí por volta das 15h e mais uma vez a sensação opressora sobre minha pele...

 

Agora estou novamente em Mangaratiba, cidade sem dúvidas mais fresca que Itaguaí e a zona oeste do Rio.

 

Estou com saudades do clima mais ou menos de JF...por lá a temperatura máxima foi de apenas 26 graus, com mínima de 12,3.

 

SIM! Julho está uma bela merda até o momento. Esta me lembrando Julho de 1995, 2002 ou 2005, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Leitura de 0h UTC (21h) em Sampa:

 

Mirante: 18,4°C / 29,3°C (Ultrapassa em 1 décimo a máxima absoluta para julho da normal 1931-1960 e iguala a maior temperatura para julho da normal 1961-1990)

IAG: 14,8°C / 30,1°C (Faltou 1 décimo para igualar o recorde absoluto para julho)

 

A umidade chegou a 28% na automática do Mirante, o que, conforme disse o Caco, aliviou a sensação de calor.

 

Às 22h, contraste total na capital paulista,

Mirante (Aut.): 22,5°C

IAG: 17,2°C

Congonhas: 22°C (Apenas 4 km distante do IAG mas no meio de asfalto e concreto)

Campo de Marte: 19°C (A apenas 2 km do Mirante mas 70 m abaixo, na várzea do rio Tietê)

Cumbica (Guarulhos): 20°C

Link to comment
Share on other sites

Por favor, alguém poderia ma informar se há chances de tempo severo no MS? Estou preocupado, pois vi numa imagem de satélite uma pequena área de chuva de cor vermelha em forma de um pequeno gancho, próxima da minha cidade que é Campo Grande. Assinatura assim significa possibilidade de tornados???

Estou com medo e confuso; posso parecer idiota, mas estava quente o dia inteiro aqui e agora a noite entrou vento fresco, deve ser a aproximação da frente fria.

Link to comment
Share on other sites

Depois, fui para o Porto de Itaguaí por volta das 15h e mais uma vez a sensação opressora sobre minha pele...

 

Agora estou novamente em Mangaratiba, cidade sem dúvidas mais fresca que Itaguaí e a zona oeste do Rio.

 

Estou com saudades do clima mais ou menos de JF...por lá a temperatura máxima foi de apenas 26 graus, com mínima de 12,3.

 

SIM! Julho está uma bela merda até o momento. Esta me lembrando Julho de 1995, 2002 ou 2005, hehehe.

 

Pois é, itaguaí é um lugar muito quente e úmido, certa vez fui em uma festa de aniversário na cidade, creio que tenha sido em meados de 2003/04, um dia de verão muito quente e junto tinha uma umidade muito alta, era um calor bem atormentador mesmo, me lembro das pessoas brilhando de suor e girando toalinhas para tentar se refrescar, deu até uma queda de luz no dia pois todos estavam usando ar-condicionado. Mangaratiba é bem relax, geralmente corre uma brisa fresca por ai...

Link to comment
Share on other sites

Essas nuvens que estão pegando em SP por enquanto não causam precipitação.

 

efGxId0.png

 

Mas vamos ver no que vai dar e quem sabe a quarta feira aqui em SP possa ter alguma surpresa que nem no sábado passado, em vez de termos um calor igual ao dessa terça.

 

---------------------------------------------

 

Agora aqui temos céu limpo e faz 22c na Mooca-CGE. Se essas nuvens avançarem pra leste, poderá nublar pela madrugada.

Link to comment
Share on other sites

A partir de 6ª feira a dinâmica começa a mudar no Sudeste,com temperaturas mais comportadas.

 

Também acho que vem coisa boa semana que vem. Empirismo e palpite PURÍSSIMO! Sem nenhum embasamento com modelos por trás como referência.

 

[highlight=yellow]IMPOSSÍVEL NÃO CHEGAR ALGO FORTE! ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA! Ou virá em agosto?[/highlight]

 

Calor hoje em Sampa. O que "disfarça" é que o sol ainda está longe do seu pico solar e a umidade é baixíssima. Isso ameniza (e MUITO!) a sensação de calor!

 

Confesso que eu também acredito que poderemos ter alguma coisa boa no final desse mês!

Até comentei ontem aqui que o final de julho sempre nos reserva alguma coisa boa e até citei exemplos de ano.

Link to comment
Share on other sites

O clima de longe não está se parecendo com um mês de julho, estou de boas de bermuda em casa, são raros os meses de julho assim desastrosos.

 

Está lembrando e muito começo de setembro, aquele ar de começo de primavera tempestiva.

 

Para quem gosta de frio as decepções climáticas são constantes por essas bandas..

 

Pior que pelo que to vendo além do bloqueio esse ano assim como ano passado a fábrica polar está trabalhando em meia voltagem...

 

Pra mim o inverno já foi jogado na lata do lixo, parem com essa teimosia de bomba polar de 65, 57 e o diabo a 4, a natureza não vai dar ouvido a vocês :laugh:

 

Eu estou mais é preocupado em como vai ser essa primavera, risco muito alto de enchentes.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa ao menos a situação não estava tão ruim entre 15/06 e 11/07. Só que o problema é que nesse período as mínimas não ficaram tão baixas.

Mas agora veio esse ar quente com tudo pra cá e daí está fazendo um belo estrago. E vamos revivendo 1995, com a diferença de que nesse ano talvez não teremos a granizada que tivemos em 95.

Link to comment
Share on other sites

Primeiro é preciso definir o que querem do inverno.

 

-Inverno de média boa realmente não será, isso já está mais que claro.

 

-Evento histórico e inesquecível do tipo 57 e 65 também acho improvável de acontecer, mas ainda pode acontecer.

 

-Evento extremo comum de todos os anos como uma nevada, ou uma mínima baixa é totalmente possível de acontecer. Há vários anos com registro em Agosto e começo de Setembro. Hoje ainda é 14/7. Julho sim é bem improvável que aconteça. Mas ainda sobra todo Agosto e parte de Setembro.

Link to comment
Share on other sites

Nossa esse mês de julho, esta ruim para os modelos e meteorologistas, não estão conseguindo prever nem o que vai acontecer no outro dia.... Quem dira na próxima semana.

 

Por aqui em São Paulo, temperaturas entre 18/19°C, na maioria das estações, configurando uma noite quente, para época do ano. Tomara que essas nuvens avancem com mais força para o estado, permitindo uma máxima mais comportado nesta quarta.

Link to comment
Share on other sites

Pode crer Pfilho! Acabei de ver que no aeroporto de Congonhas os ventos já mudaram de direção, desde as 00 horas.

Pelo visto esse sistema vai também ir além do que está sendo indicado pelos modelos e assim quem sabe a Grande SP acaba tendo uma chuvinha nessa quarta (os modelos sugerem elas pegando o sul e sudoeste paulista).

Link to comment
Share on other sites

E o PNI acaba de negativar...é a trigésima negativa do ano..!!!

 

Já está em -2,9.

 

Pergunta que não quer calar:

 

Cade os dados das ultimas 3 semanas de CB e Rebouças???

 

Só vi uns perdidos ai.

 

Ja estao postados Artur..!!!

 

Foi mal Carlão! Tive de procurar no meio de 132274287427 mensagens de temporal no sul...demorou um pouco e já localizei!

 

Feliz noite com -2,8 no PNI! Iuuupiiiiii!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Existe algo de engraçado no PNI. Quando muitos locais do Sudeste estavam sob aquele ar polar do final de Junho, o PNI não deu show e o destaque ficou para MDF. E agora que todo o Sudeste está bastante quente, o PNI resolve apresentar essas mínimas espetaculares, malogrado o calorzinho de tarde.

 

Lugar estranho...

Link to comment
Share on other sites

 

2015 formando dupla com 2014 em matéria de calor. E dá-lhe aquecimento regional!

 

Verdade, No atacado para o centro-sul, no quesito temperatura, transcorrida a primeira metade JJA de 2015 o grande análogo é 2014.

 

Compreendo algum desapontamento.

 

Esperar 1 ano para repetir 2014 é dose para Tiranossauro e o pior nenhum índice conspira a favor.

 

Agora, no varejo: São Joaquim uma legítima onda de calor centrada na primeira semana de junho seguida de 30 dias "na média ou ligeiramente flutuando em torno desta";

 

Aqui em Salto SP, digo, o mesmo padrão de São Joaquim.

Link to comment
Share on other sites

ATUALIZANDO - CAPITAIS - JULHO - 2015 (14 DIAS)

 

15,4 (+1,3) - PORTO ALEGRE RS (CONV/INMET)

 

18,1 (+1,8) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/INMET)

 

14,6 (+1,1) - CURITIBA PR (CONV/INMET)

 

17,9 (+1,2) - SÃO PAULO SP (CONV/INMET)

 

22,0 (+0,7) - RIO DE JANEIRO RJ (AERO GALEÃO)

 

20,1 (+2,0) - BELO HORIZONTE MG (CONV/INMET)

 

23,3 (+1,6) - VITÓRIA ES (CONV/AUT)

 

20,0 (+0,9) - BRASÍLIA DF (CONV/INMET)

 

20,2 (+0,9) - CAMPO GRANDE MS (CONV/AUT)

 

23,1 (+2,3) - GOIÂNIA GO (CONV/INMET)

 

24,4 (+2,4) - CUIABÁ MT (CONV/AUT)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.