Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

O Brasil não tem inverno, isso é fato

Inverno de verdade é quando você tem praticamente todos os dias do inverno frio, e não precisa de massas polares para poder sentir frio.

 

Periodos quentes, alguns prolongados, ocorrem ate em regioes de clima frio.

 

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=55&cod_texto=477

 

Serio, vem morar aqui pra ver se nao tem inverno. Já morei nos EUA quando estudei lá e passo mais frio aqui, ate porque as casas nao sao preparadas.

 

mas é raridade, você tem 99% dos dias de inverno Frio por lá e 1% acontece esses imprevisto de máximas de 20 graus

 

A máxima absoluta neste último fevereiro en Toronto foi de 1 grau negativo

 

Acho que isso diz tudo

Link to comment
Share on other sites

Tem muita gente que precisa fazer um intercâmbio pelo nosso interior, morar na casa de 80% da população, acordando cedo e tendo que tomar banho em seus banheiros. Daí a gente volta a conversar.

É o caso de muitos locais na Mantiqueira, no sul e até (Em grandes ondas de frio) no interior paulista, MS, etc.

O cômodo mais frequentado da casa costuma ser a cozinha: todo mundo em volta da fogão a lenha (Aquelas que ainda têm...).

 

Coisas corriqueiras como sair da cama pela manhã e tomar banho se tornam penosas, com temperaturas de 10, 9, 8 e até 7°C dentro de casa.

 

---------------

Aqui em Sampa, a chuva parou por enquanto. Céu nublado.

Áreas de chuva relativamente distantes no momento (Campinas e São José dos Campos).

 

Ventos de ONO a NNO, aeroportos entre 18 e 19°C.

Link to comment
Share on other sites

Há o risco desse tempo severo atingir o MS também?

 

Tempo Severo parece que vai se restringir mais ao sul do país... Em MS um ou outro temporal é mais possível, como os de hoje.

 

Falando nisso, um desses "desmontou" toda a estrutura que a Tv Morena (Afiliada da Rede Globo) fez para o "Ação Cidadania" em Campo Grande.

 

Reportagem: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2015/07/temporal-provoca-o-cancelamento-do-acao-cidadania-em-campo-grande.html

Vídeo: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/t/edicoes/v/previsao-e-de-bastante-chuva-para-o-centro-sul-do-pais/4315054/

aqhThaz.jpg

Link to comment
Share on other sites

Europeu das 00Z esboçou uma alta forte transpondo os Andes em 240h, mas mera especulação ainda.

 

 

Europeu, Global e GFS, todos projetando esta alta em suas últimas rodadas. Tendência maior no momento é por erupção bloqueada e/ou maritimizada.

 

Mas com os modelos tão ruins no curto prazo, como testemunhado ainda hoje, o que dirá em 240/264h?

Link to comment
Share on other sites

:sarcastic:

Está muito bom o nível técnico do BAZ. Muito bom mesmo. Como nas origens. Por tempo demais, anos, se perdeu em discussoes bairristas e temas nada pertinentes à Meteorologia com chiliques de moderacao. Parabéns ao Luiz, que retomou, e aos demais envolvidos.

 

É que desta vez vc nao voltou falando de Peixe TO no meio da madrugada dezenas de vezes.. essa eh a diferença...por isso que está em paz por enquanto.

 

Mas permaneca a vontade...pra mim não há mais espaço aqui....

Link to comment
Share on other sites

 

A máxima absoluta neste último fevereiro en Toronto foi de 1 grau negativo

 

Acho que isso diz tudo

 

basear-se em um fevereiro diz tudo, Carlos?

 

 

Tudo muito relativo, passo mais frio aqui com 15°C do que na Mantiqueira com 9°C.

 

Praia Grande com tempo nublado, não deu tempo de esquentar mas segunda o dia promete ser quente para a época.

 

Ainda com minima alta no ano, não cheguei aos 15°C.

 

 

PEÇO QUE MANTENHAM O NÍVEL.

Link to comment
Share on other sites

O Brasil não tem inverno, isso é fato

Inverno de verdade é quando você tem praticamente todos os dias do inverno frio, e não precisa de massas polares para poder sentir frio.

Nem mesmo o sul do Brasil tem inverno de "verdade".

[...]

 

Inverno tem, mas só nos locais mais elevados, onde o tal do "frio vampiro" é garantido.

 

As regiões com pouca altitude é que são dependentes do ar polar.

Link to comment
Share on other sites

Modelos no geral convergindo no curto (próxima semana), divergindo no médio (outra semana) e convergindo no longo prazo (última do mês).

 

11 a 17/07

 

Neste período uma mudança completa. Não muito atrás indicava um miolo muito frio, data-chave entre 14-16. E agora temos isso:

 

BE0QyM0.png

 

jzLkVJB.png

 

 

18 a 24/07

 

Aqui o CFS ainda enxerga anomalias muito positivas, a outra rodagem está mais em linha com o anticiclone que já começa a aparecer no final da grade de GFS, Global e Europeu.

 

rHV3Kf6.png

 

k1y5Oqd.png

 

25 a 31/07

 

Para o final do mês o CFS desde sempre apostou em um período frio, e reafirmou com muita força em sua última rodagem.

 

HHAUFz1.png

 

NJzAast.png

 

 

Colocando tudo na balança, algum frio mais significativo previsto apenas lá para os últimos 10 dias do mês.

Link to comment
Share on other sites

É desanimador esperar três horas para rodar uma resposta.... :lazy: :lazy: :lazy:

 

====================

 

 

Então,

Sobre a AAO.

 

Primeiro vamos colocar sob a visão da SAM (Southern Annular Mode)

 

SAM é a diferença de pressão entre 40ªS e 65ºS (simples a definição de AAO é matematicamente complicada) depois nós trocamos por AAO, no entanto, muda pouca coisa no atacado.

 

Felizmente ao longo dos anos deu para montar um banco de dados dada a obsessão pessoal de reproduzir os trabalhos publicados e confesso é normal achar erros grosseiros.

 

Primeiro vamos correlacionar a SAM com a SST (utilizar a Reynolds oi v.2 "ótima interpolação versão 2" são dados da era satélite, só o Altíssimo sabe das barbaridades anteriores aos satélites).

 

Não vou entrar no mérito se os valores das correlações obtidas são robustas ou não.

 

Percebe-se a influência do Pacífico leste inclusa parte Niño 1+2 e claramente a anomalia da SST na Costa Leste da América do Sul ao largo da Argentina e se olhar com atenção é anticorrelacionada com o núcleo de definição da PDO que por sua vez também é anticorrelacionado com a própria PDO.

 

Assim.

 

SAM positivo está correlacionada com Niño1+2 positivo, SSTa positiva, PDO positiva.

 

Está processando em relação às temperatura.....(é que demora).

 

Vamos

 

9uoxlc.png

Link to comment
Share on other sites

Tem muita gente que precisa fazer um intercâmbio pelo nosso interior, morar na casa de 80% da população, acordando cedo e tendo que tomar banho em seus banheiros. Daí a gente volta a conversar.

 

Não entendi

 

Ricardo, permita me responder.

 

Você afirmou acima que nós aqui do Brasil não temos inverno e não adianta chorar que não vai mudar.

Eu convidaria você a vir passar uma semana no interior do RS ou SC pra você saber o que significa acordar cedo e ter que tomar banho no seus banheiros sem calefação ou algum aquecimento qualquer, andar pelas suas casas sem piso térmico, ter que levantar as 6:30 e ter que esperar no ponto o ônibus para o trabalho.

 

Não temos um inverno igual ao da Russia ou igual ao do Canada, mas para os padrões brasileiros, (Brasil que aliás é um país TROPICAL) o inverno aqui na maioria das regiões de SC e RS é sim considerável um inverno com frio constante de certa forma, mesmo que intercalado por períodos de aquecimento.

 

Talvez as únicas regiões que não possuem um inverno constante aqui é o litoral, baixo vale do itajai, e norte de SC e no RS parte do litoral, no restante as pessoas tem sim um inverno frio. Ai no Rio pode ser uma missa para as temperaturas baixarem de 12/13C°. Já em boa parte aqui do sul é uma missa para que a temperatura chegue nesses valores (12/13C) no anoitecer e primeiras horas do dia. Ta vendo a diferença ?

Link to comment
Share on other sites

O Brasil não tem inverno, isso é fato

Inverno de verdade é quando você tem praticamente todos os dias do inverno frio, e não precisa de massas polares para poder sentir frio.

Nem mesmo o sul do Brasil tem inverno de "verdade".

[...]

 

Inverno tem, mas só nos locais mais elevados, onde o tal do "frio vampiro" é garantido.

 

As regiões com pouca altitude é que são dependentes do ar polar.

 

Regiões acima dos 250/350 metros já são consideradas frias por aqui.

 

Cidades que estão a 250/350 metros tem uma boa diferença de temperatura para as cidades a 0 - 50 metros.

 

A minha cidade por exemplo está a 80m de altitude, e ela sim depende de ar polar para chegar aos 2/5C°, caso contrário ela fica entra 11/13C°

Link to comment
Share on other sites

Assim.

 

SAM positivo está correlacionada com Niño1+2 positivo, SSTa positiva, PDO positiva.

 

 

Opa, excelente dado.

 

Corrobora a tese defendida há anos por aqui, pelas observações do Eugênio e AAA, e pelas minhas pesquisas a partir desta constatação, de que Nino 1+2 frio favorece episódios de frio mais intenso, duradouros, quando não bem prolongados que costumamos observar em invernos sob La Nina.

Link to comment
Share on other sites

Tem muita gente que precisa fazer um intercâmbio pelo nosso interior, morar na casa de 80% da população, acordando cedo e tendo que tomar banho em seus banheiros. Daí a gente volta a conversar.

 

Não entendi

 

Tu falou que no Brasil não existe inverno com certeza usando cm base para isso o Rio de Janeiro que é uma das cidades mais quentes do Brasil, bem mais que algumas dezenas de cidades do Norte Nordeste.

 

Agora dizer que não existe inverno em Cidades como Canguçu que está com média máxima em torno de 14º durante dois meses não condiz como fatos.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui agora temos o predomínio de nuvens médias no céu. A temperatura na Mooca-CGE deu uma subida em relação ao meu post anterior no começo da tarde. Agora faz 19 graus por lá!

Ao andar na rua, os ventos causam uma sensação de frio.

 

--------------------------------------------------------

 

Aliás, que ASAS de respeito essa que aparece lá nas 96 horas. 1035 hpa. E com o posicionamento mais ao norte fará com que os ventos aqui soprem do continente. Por causa dela que infelizmente a chuva que antes era prevista no início dessa semana, infelizmente não chegará mais com tanta força por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Pesquisa breve aleatória:

 

1990 a 2013 - Junho a Agosto correlação temperatura com AAO

 

tNiLK0l.gif

 

Temperatura com Nino 1+2

 

iTRinzU.gif

 

Temperatura com Nino 3.4

 

zEKrWrp.gif

 

 

2011 a 2013 - Junho a Agosto correlação temperatura com AAO

 

U5Binnu.gif

 

Temperatura com Nino 1+2

 

WpHxWq5.gif

 

Temperatura com Nino 3.4

 

wwAwPr9.gif

 

Tenho que aprofundar!

Link to comment
Share on other sites

O Brasil não tem inverno, isso é fato

Inverno de verdade é quando você tem praticamente todos os dias do inverno frio, e não precisa de massas polares para poder sentir frio.

Nem mesmo o sul do Brasil tem inverno de "verdade".

[...]

 

Inverno tem, mas só nos locais mais elevados, onde o tal do "frio vampiro" é garantido.

 

As regiões com pouca altitude é que são dependentes do ar polar.

 

Regiões acima dos 250/350 metros já são consideradas frias por aqui.

 

Cidades que estão a 250/350 metros tem uma boa diferença de temperatura para as cidades a 0 - 50 metros.

 

A minha cidade por exemplo está a 80m de altitude, e ela sim depende de ar polar para chegar aos 2/5C°, caso contrário ela fica entra 11/13C°

 

Indaial fica distante do litoral, o que favorece nas mínimas.

 

E essa questão da sensação de frio, que já foi discutida aqui por diversas vezes, é muito particular.

 

Eu, por exemplo, sinto frio com 18°C e fico satisfeitíssimo.

 

O Ricardo quer temperaturas na casa de um dígito, o que é realmente mais complicado em se tratando de Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Está muito bom o BAZ hoje. Às vezes nos prendemos demais às expectativas de forte ar polar, frio intenso, geadas, neve...mas nos esquecemos que a meteorologia é muito mais que isso, né? E o BAZ tem mostrado nos últimos anos que podemos aprender muito mais coisas além de temas relacionados ao frio. Hoje mesmo eu aprendi algumas coisinhas sobre o JBN, índices de instabilidade atmosférica...

 

Pena que moro numa região do planeta que geralmente é marcada por uma maior estabilidade atmosférica, pelo menos na maior parte do ano. O calor predomina, pois estou a norte do trópico de capricórnio. Tenho que ficar acompanhando de longe toda essa turbulência no Sul do país, mas ainda assim dá para curtir. Vamos ver mais tempestades de super-célula nos próximos dias, e prováveis tornados.

Link to comment
Share on other sites

Bom como em temas mais do macro eu não me meto muito , fico só observando heheh e aprendendo...

Observation: Se passa muito frio de um modo geral em ambientes internos do RS...

E quanto à sensação térmica, olha gente dá pra contar nos dedos as horas em que não tivemos sensação de frio aqui nas últimas semanas...

Link to comment
Share on other sites

Pesquisa breve aleatória:......Tenho que aprofundar!

 

Excelente.

 

Aprofundar neste tema. Pode contar com ajuda na interpretação matemática se for o caso

 

=======

 

Sobre a SAM amanhã continuamos

 

=======

 

Sobre essas conversinhas de inverno.....são repetidas.

 

Acho que poluem demais.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Caio, há erro nesse mapa para o leste da região Sudeste. Não está com +02,0ºC de anomalia "nem que a vaca tussa". Juiz de Fora está geograficamente localizada dentro dessa "bolha amarela" que o NCEP mostra, e por aqui tivemos Junho com +00,5 de anomalia e Julho até o momento está com +00,2 apenas.

Link to comment
Share on other sites

 

Ricardo, permita me responder.

 

Você afirmou acima que nós aqui do Brasil não temos inverno e não adianta chorar que não vai mudar.

Eu convidaria você a vir passar uma semana no interior do RS ou SC pra você saber o que significa acordar cedo e ter que tomar banho no seus banheiros sem calefação ou algum aquecimento qualquer, andar pelas suas casas sem piso térmico, ter que levantar as 6:30 e ter que esperar no ponto o ônibus para o trabalho.

 

Tenho que abrir alguns parenteses aqui:

 

1 - O fato que você está apontando, de que há muitas habitações 'despreparadas' e precárias não tem necessariamente a ver com se faz frio ou não. Muitas residências brasileiras não tem sequer massa externa nas paredes, isso faz com que haja uma certa sensação de frio mesmo se você estiver no interior do Piauí à noite. Isso é um fator econômico que tem uma consequência negativa em locais temperados, acho que para definir o potencial de frio de um lugar deve-se analisar "da porta pra fora".

 

2 - O corpo humano foi naturalmente moldado para se sentir termicamente confortável para temperaturas entre 18º - 22º, acontece que com o tempo ocorre a aclimatação a padrões diferentes pelo mundo. Um esquimó com certeza estará muito mais confortável a 0º do que um subsaariano, mas isso foi uma capacidade desenvolvida ao longo do tempo, no nascimento (desconsiderando aqui interferências genéticas) ambos sentiriam praticamente o mesmo frio.

 

3 - O Brasil tem sim inverno, porém está mais quente se comparado com a média histórica dos mesmos locais em anos anteriores (não dá pra comparar com Toronto Carlos, banana deve ser comparada com banana, não com maçã) não com outros locais, por isso odeio bairrismos como "aqui é mais inverno que lá" essa comparação não faz nenhum sentido em termos relativos.

Link to comment
Share on other sites

Europeu, Global e GFS, todos projetando esta alta em suas últimas rodadas. Tendência maior no momento é por erupção bloqueada e/ou maritimizada.

 

Mas com os modelos tão ruins no curto prazo, como testemunhado ainda hoje, o que dirá em 240/264h?

 

Não tenho certeza, mas acho que foi assim que começou a MP de 14 de Agosto do ano passado. Mas claro, muito longe ainda.

 

--

 

Inverno para mim é ter que colocar agasalho. Não precisa fazer -20 para alterar coisas da rotina, como beber bebidas mais quentes, não ficar exposto ao ar livre e ao vento.

 

Para mim não ter inverno é não conseguir ter temperatura média inferior a 18°C no mês mais frio.

Link to comment
Share on other sites

 

Ricardo, permita me responder.

 

Você afirmou acima que nós aqui do Brasil não temos inverno e não adianta chorar que não vai mudar.

Eu convidaria você a vir passar uma semana no interior do RS ou SC pra você saber o que significa acordar cedo e ter que tomar banho no seus banheiros sem calefação ou algum aquecimento qualquer, andar pelas suas casas sem piso térmico, ter que levantar as 6:30 e ter que esperar no ponto o ônibus para o trabalho.

 

3 - O Brasil tem sim inverno, porém está mais quente se comparado com a média histórica dos mesmos locais em anos anteriores (não dá pra comparar com Toronto Carlos, banana deve ser comparada com banana, não com maçã) não com outros locais, por isso odeio bairrismos como "aqui é mais inverno que lá" essa comparação não faz nenhum sentido em termos relativos.

 

Manaus tem inverno. . Eh so olhar sua nornal climatologia e há meses uns majs abaixos e outros mais acima.

 

Na minha opinião defino um inverno com neve e temperaturas negativas e inverno não existe no Brasil...por isso defino este pais como tendo apenas friagens.

 

Claro que um cidadao de Fortaleza vai discordar afirmar que Vitoria do Espirito Santo tem inverno. .Acho vai cada um...

 

Aqui eh um parto para termos acumulacao ..ja onde meu filho mora ele tem isso 7 meses por ano...

 

Mas voltando um cidadão de Manaus achará Salvador fria em Agosto poi pegou uma noite de 19 graus la.

Link to comment
Share on other sites

Tu falou que no Brasil não existe inverno com certeza usando cm base para isso o Rio de Janeiro que é uma das cidades mais quentes do Brasil, bem mais que algumas dezenas de cidades do Norte Nordeste.

Agora dizer que não existe inverno em Cidades como Canguçu que está com média máxima em torno de 14º durante dois meses não condiz como fatos.

O Rio está muuuiito longe de ser uma das cidades mais quentes do Brasil.

A cidade do Rio tem inverno, fraco mas tem.

 

O pessoal pega 3 ou 4 dias acima de 40°C (Que não acontecem todos os anos) e já deduzem o clima todo.

 

Vai ver as médias da maior parte do PI, MA, AM, RR, PA, MT, etc, etc.

Cidades que registram temperaturas acima de 30°C mais de 330 dias por ano.

Só o litoral é um pouco mais ameno.

 

São dados concretos, o Rio está lá atrás em termos de calor.

Link to comment
Share on other sites

 

Tu falou que no Brasil não existe inverno com certeza usando cm base para isso o Rio de Janeiro que é uma das cidades mais quentes do Brasil, bem mais que algumas dezenas de cidades do Norte Nordeste.

 

Agora dizer que não existe inverno em Cidades como Canguçu que está com média máxima em torno de 14º durante dois meses não condiz como fatos.

 

Inverno por aqui existe, em alguns anos a diferença de média entre o mês mais quente e o mês mais frio chega a 10 graus. Agora, frio no nível do sul do país, impussibru!, mas uma mínima de 10 graus é bem fria para nós, assim como uma máxima sub 20, vai tudo do referencial...

Link to comment
Share on other sites

A respeito do frio em nosso país, acredito que temos inverno sim; embora com menor intensidade do que em outros países totalmente temperados, o frio se faz presente quase todos os anos nas nossas paragens, como o Brasil possui uma grande extensão norte-sul, a percepção de frio varia conforme a região. Infelizmente, chega a ser ignorada a existência dos ventos polares, dificultando a prevenção contra temperaturas baixas, o que resulta em danos quando ocorrem as ondas de frio intensas contribuindo pata aquela crença de que moramos num país que faz somente o calor e de que é livre de todas as catástrofes naturais; o que é outro mito. Ademais, a maioria das residências sofre com a falta de estruturação contra o frio, acarretando no desconforto.

É visível a redução nos extremos de frio no Brasil; parte dos ciclos naturais, porém não se pode esquecê-lo, já que a natureza é volátil.

Link to comment
Share on other sites

Mesociclônico WRF 12z sugerindo agora ALTO POTENCIAL de Tornados para o oeste gaúcho entre a noite/madrugada de domingo/segunda.

 

Y5NcpzV.png

 

Pela sugestão do modelo, as instabilidades....

 

ChFxgUF.png

 

...vão encontrar uma atmosfera com muita helicidade.

 

Como o Alexandre já falou, a Metsul vai mencionar as condições para tornados na sua previsão desse domingo... Bicho vai pegar!

 

MT6RpFM.png

Link to comment
Share on other sites

De fato o frio é relativo, depende de cada lugar

mas o frio de verdade, onde todos concordaria que é frio mesmo e com sequência de dias ou semanas, o Brasil não tem

a falta de calefação nos banheiros até aqui em casa tem, tomar banho com a temperatura la fora na casa dos 15 graus, já fico com frio porque a janela do banheiro aqui de casa fica no box rsrs

Em 2011 eu me lembro que tivemos 2 dias seguidos com mínima de 7 graus aqui na capital, as 23h eu estava jogando bola na rua com 11 graus o que é raro, nunca tinha jogado bola usando casaco, o frio foi extenso,ficou abaixo dos 10 a madrugada toda e só passou dos 20 graus depois das 11h . Dai eu acredito que podemos voltar a ter essa mínima de volta, alguem sabe me dizer o que causou esse forte frio? Era época da La Niña? tem algum mapa de anomalia? infelizmente não lembro do dia, e acho que o mês foi julho 2011

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.