Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
LucianoD

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015

Recommended Posts

Ok, unidades de frio, bom para as plantas.

Frio abaixo de 7,3oC, antiga unidade para dormência e relativamente aquela sensação de inverno frio: bem abaixo da média.

MAS TEM QUE DESENHAR!!

EM TERMOS DE SENSAÇÃO DE FRIO A QUE MAIS REPRESENTA É UNIDADE DE FRIO

0,0/20,0 COM 16 HORAS DE FRIO

5/11 COM 24 UNIDADE DE FRIO

QUAL DAS DUAS TEVE MAIS FRIO?

1600 UNIDADES DE FRIO= 66 DIAS DE FRIO

500 H. FRIO= 21 DIAS DE FRIO.

ACHO QUE AGORA DEU P/COMPREENDER.

24 UNIDADE DE FRIO= UM DIA ENTRE 2 E 11°C

24 HF = MÁXIMA DE 7,2

2007, 2009, 2011 e 2013 foram bons. 2015 vai quebrando o padrão.

2014 também quebrou o padrão. Além de 2012...

O padrão citado é " pares ruim e ímpares bom"

INTINDI... :blush:

Top 10 - Mínimas 25/07 - Mato Grosso

Nova Xavantina: 12,3°C (Conv/Inmet)

Nova Fronteira: 12,8°C (PWS)

Querência: 13,2°C (Aut/Inmet)

Paranatinga: 13,6°C (Aut/Inmet)

Sinop: 13,9°C (Aut/Inmet)

Água Boa: 14,0°C (Aut/Inmet)

Nova Ubiratã: 14,2°C (Aut/Inmet)

Salto do Céu: 14,2°C (Aut/Inmet)

Alto Araguaia: 14,8°C (Aut/Inmet)

Poxoréo: 14,9°C (Conv/Inmet)

O inverno ai não está quente nem frio, Coutinho. Está um marasmo de chuvoso e nublado, não fosse isso seria trágico.

Alguns da região me relataram que os produtores de maçã estão preocupados com a falta de frio.

Aqui em Florianópolis, um dos piores que já vi. Talvez 2006 e 1995/1997 estejam na frente, mas vai ficar no top 5 com certeza!

EM HORAS DE FRIO ESTÁ BEM ABAIXO, EM UNIDADE DE FRIO ESTÁ ÓTIMO. MUITO MELHOR NÃO TER CALOR DE TARDE QUE 0/22°C.

AQUI ESTÁ FRIO, SEM TER MUITOS DIAS DE FRIO FORTE, LONGE DE AMENO.

Coutinho um agronomo me diz que nossas oliveiras esse ano atingiram a meta de horas frio quase 1 mes antes do normal , achei estranho pra gente nao ta frio , pra elas já esta mais do que bom .. Deve ter um toque da umidade mais alta que o normal nisso tambem !

Em casa a chuva chegou na madrugada , chove agora com muito vento , Reserva deu um pancadao localizado de 26mm em casa temos 3mm ainda faz 13°C

Ronaldo, deixa ver se eu entendi: Unidade de frio é o numero de horas abaixo de 13oC? Ou seja unidades de frio mede na verdade ausência de calor?

Faço então a mesma pergunta que o Caio para completar: Pra macieira "dormir" ela não precisa de x horas de frio abaixo de 7,2oC? Ou seja, a macieira precisa só de falta de calor e não de frio de verdade?

E como está na Climaterra até agora esse ano em ambas unidades? E em 1998?

Depois de alguns períodos de chuva fraca no começo da manhã, o tempo no Rio segue parcialmente nublado agora.

Segundo o METAR das 11h00, SDU e GIG marcam 23°C.

Tempo totalmente sem graça no Rio de Janeiro, não chove, não faz sol, não venta, não ta frio e nem calor, faz 24,1° em casa no momento...

Tempo totalmente sem graça no Rio de Janeiro, não chove, não faz sol, não venta, não ta frio e nem calor, faz 24,1° em casa no momento...

Eu estou achando divertido. :mosking:

O importante é não fazer calor.

Eu estou achando divertido. :mosking:

O importante é não fazer calor.

Tempo morno por causa da umidade, tomara que volte a chover....

Ronaldo, deixa ver se eu entendi: Unidade de frio é o numero de horas abaixo de 13oC? Ou seja unidades de frio mede na verdade ausência de calor?

Faço então a mesma pergunta que o Caio para completar: Pra macieira "dormir" ela não precisa de x horas de frio abaixo de 7,2oC? Ou seja, a macieira precisa só de falta de calor e não de frio de verdade?

1,5/11 =1

11 A 13,5;0,5

13,5 A 16,0= 0,0

16,0 += -0,5

MENOS QUE 0,0= 0

REPRESENTA A QUALIDADE DO FRIO.

PARA CALCULAR AS UNIDADES DE FRIO NÃO TENHO A FÓRMULA, PEGO A DA EPAGRI, A DIFERENÇA SERÁ PEQUENA. 1998 ESTÁ ENTRE OS 7 MELHORES INVERNOS.

O FRIO FAZ COM QUE A GEMA COMPLETE A DIFERENCIAÇÃO EM GEMA VEGETATIVA OU DE FLOR, O FRIO AGE NA RELAÇÃO DE HOMÔNIOS, QDO NÃO TEM A GEMA NÃO COMPLETA OU VEM MUITO FRACA E NÃO TEM PRODUÇÃO. ELA PRECISA DE X HORAS DE FRIO OU X UNIDADES DE FRIO E DEPOIS X HORAS DE CALOR PARA BROTAR. QTO MAIS FRIO MENOS CALOR PARA BROTAR E O CONTRÁRIO.

Acabei de descobrir que teve geada em Florianópolis este ano. Realmente Floripa não é ruim de mínima, (alguns pontos no interior) mesmo sendo uma ilha! Estimo uns 3°C pelo menos menor que o INMET.

http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/07/o-frio-e-aqui-conheca-os-lugares-mais-gelados-de-florianopolis-para-aproveitar-o-inverno-sem-sair-da-ilha-4808130.html

--

Por aqui 21°C, sol e primavera.

Acabei de descobrir que teve geada em Florianópolis este ano. Realmente Floripa não é ruim de mínima, (alguns pontos no interior) mesmo sendo uma ilha! Estimo uns 3°C pelo menos menor que o INMET.

http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/07/o-frio-e-aqui-conheca-os-lugares-mais-gelados-de-florianopolis-para-aproveitar-o-inverno-sem-sair-da-ilha-4808130.html

--

21/23 DE MÁXIMA É O ESPERADO PARA BRUSQUE E REGIÃO....MAS TÁ RECLAMÃO! KKKKKKKKKKKKK

A MÉDIA DE GEADA NA CAPITAL FICA EM +-2/5/ANO.

Granja Viana com 16,3ºC e um pinga pinga danada intercalando com pancadas de chuva. A máxima momentânea foi de 16,7ºC.

Indo para Sampa no Shopping Butantã assistir ao filme infantil DIVERTIDA MENTE com o FILHÃO MAIS QUE QUERIDO.

Até mais Thiago!

Aqui em Sampa, os acumulados nas estações do CGE variaram de 10 a 38 mm.

Na automática de Barueri: 23,4 mm

No Mirante: 16,6 mm na convencional até 9h + 2,4 mm na automática após as 9h.

Nem lembrava mais qual foi a última vez em que eu tinha visto enxurrada nas ruas aqui na zona norte de Sampa... :mosking:

Aconteceu ontem à noite, numa pancada forte.

O tempo segue encoberto.

Por enquanto, temperaturas praticamente estáveis, oscilando entre 15 e 17°C (Aeroportos, IAG e Mirante).

Eu, que não sou bobo, já garanti a minha geada do ano, mas é claro que não foi na minha cidade: foi lá no PNI, hehehe. Baita geadão e -05,3 foi o que peguei lá no início de Junho, num dos raros momentos em que tivemos mínimas boas aqui no Sudeste.

Engraçado é que a dinâmica entre Sul e Sudeste, neste inverno, não está divergindo tanto assim. Em geral, ambas as regiões estão com inverno xoxo, sem mínimas significativas e sem calorão fora de época.

Como não é bobo? :mosking:

Não entendi? :russian:

Por enquanto nem sinal de chuva e faz calor de 25C em JF. Mas pelo satélite nota-se que o tempo vira ainda hoje.

--

Diz na reportagem "O recorde absoluto é 0ºC em outubro de 2000"

Isso não parece estar certo

Renan, o único modelo numérico que está prevendo uma chuva em quantidade melhor para mata de Juiz de Fora, de Muriaé, é o BRAMMS do INPE.

Prevê uns 20 mm até 21 horas para Juiz de Fora, ele aumenta o volume de chuvas até as 9 h de domingo.

Aqui para Laje, região de Muriaé, as chuvas só chegariam no final da noite até a tarde de domingo.Seria muito bom que acerta-se essas previsões, o mês de julho aqui está bem seco,choveu 4,4 mm apenas.

Quanto ao frio, que apareça quando tiver que vir. Meu interesse é que sobre algumas chuvas para cá.

Mirante [highlight=yellow]ESTOROU[/highlight] nesta manhã a média de chuvas para Julho.

Até as 9h00 de hoje o acumulado é de 63,3mm, o que representa 33% acima da média 1981-2010 (47,6mm).

E como teremos um enorme bloqueio atmosferico se desenvolvendo nesta semana... Já dá pra dizer que hoje será o último dia com chuva em SP nesse mês...

Renan, o único modelo numérico que está prevendo uma chuva em quantidade melhor para mata de Juiz de Fora, de Muriaé, é o BRAMMS do INPE.

Prevê uns 20 mm até 21 horas para Juiz de Fora, ele aumenta o volume de chuvas até as 9 h de domingo.

Aqui para Laje, região de Muriaé, as chuvas só chegariam no final da noite até a tarde de domingo.Seria muito bom que acerta-se essas previsões, o mês de julho aqui está bem seco,choveu 4,4 mm apenas.

Quanto ao frio, que apareça quando tiver que vir. Meu interesse é que sobre algumas chuvas para cá.

Espero que acerte! Nas últimas imagens de radar já é possível perceber alguns núcleos de chuva se formando perto daqui, resultado dessa frente fria que atravessa o Sudeste neste momento.

E que venha o enorme bloqueio em 500hpa na semana que vem. Esse inverno tá ruim mesmo, então que pelo menos tenhamos algumas madrugadas vampiras.

Quadro para o final de Julho e começo de agosto será bem ruim, como já antecipado pelo Caio...

Formação de um enorme bloqueio em 500hpas vai ditar o padrão meteorológico sobre o Centro-Sul do Brasil, o que vai favorecer para o forte aquecimento no Cone-Sul, e a forte queda de umidade no Sudeste.

Várias áreas do Sudeste irão começar a ter problemas com umidade relativa do ar muito baixa (inclusive a cidade de São Paulo), e junto com isso a poluição e as queimadas. O lado bom será o resfriamento pontual ainda significativo durante a noite/madrugada nas baixadas em especial.

zYnQAfN.png

1961/1990: 14,5C

1981/2010: 14,1C

Julho/2015: 14,7C

hum. nada melhor do que os números. Por isso o "sentir", muitas vezes, está errado. E como disse o Vice-Presidente dos EUA, no filme O Dia Depois de Amanhã: "eu estava errado.." assisti, novamente, esse filme, ontem...kkk

grato, Bruno!

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.