Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Uma pergunta, uma pitada pra movimentar o fórum:

 

Alguém do Sul do Brasil tem alguma coisa contra os invernos na legenda das imagens:

 

http://i.imgur.com/Bgb1nrb.png

 

http://i.imgur.com/DGOTif5.png

 

http://i.imgur.com/AEbhGXJ.png

 

Resp: "Hell Nino" tem!

Caio, por favor pode poderia gerar esses mapas somente com os anos de neve no Paraná?

 

Acredito que não vai ter muita diferença! Mas em todo caso, se ele gerar pra você (o mapa!), não nevou nesses anos: 1956, 1962, 1967, 1971, 1996, 2007. (Palmas)

Link to comment
Share on other sites

Atualização das saídas 17/07/2015

Acabei de ver a saída do Europeu, e sim, desde ontem dava como certo o vencimento do bloqueio para o leste do Sudeste, incluindo Grande SP e RJ, com redução das temperaturas.

 

Realmente, as temperaturas hoje na grande SP foram amenas mas não tão frias, exceto claro as áreas mais próximas do oceano, como São Bernardo.

 

E sabem o que mais eu vi? Que a madrugada de sexta para sábado dá um bom frio para as regiões serranas do sul, e uma mancha boa sobre a Mantiqueira, o que na prática pode significar mais no mínimo duas negativas para o PNI e boas mínimas em CDJ e MDF, além de outras localidades de montanha, como MV.

 

ECMWF diminuiu essa possibilidade, mesmo assim, teremos mais frio na mantiqueira que nos ultimos dias e continuo apostando em duas negativas no PNI, de sexta pra sábado e sábado pra domingo. E voltou a colocar SP na linha de temperaturas abaixo de 12 graus no sábado.

 

Sobre calor, o leste do sudeste será poupado nos próximos dias, o mesmo não vale para o centro e norte do estado de SP, que deverá ter vários municipios batendo os 30 graus nos próximos dias.

 

Mudança na saída do GFS e Europeu colocam um pouco mais de frio para os próximos dias no interior paulista, mesmo assim acredito em ao menos 29 ou 30 graus para municipios ao norte do estado

 

Sobre a próxima MP, como eu disse é cedo para falar, apenas que há de interessante uma convergencia entre ECMWF, GFS, Global e Japones sobre a quebra do bloqueio do PR pra cima. Quem sabe no domingo eu olhe pra ver algo de mais interessante...no momento apenas acompanhando.

 

Continuam saídas e mais saídas convergindo para uma MP que pode trazer sub-10 para o Mirante de Santana! Continuo observando mas as convergencias aumentam dia a dia para uma boa MP dia 22 em diante.

 

Interessante que o CMC mostra a tempos anomalias negativas ao final do mês, se acertar....não terá feito mais que a obrigação.

E parece que vai acertar até com certa tranquilidade...ainda é cedo mas o quadro pro final do mês vai ficando interessante nos modelos dia a dia. Certo que fará algum frio antes da virada pra Agosto, resta saber quanto.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião 2012 e 2014 tem os piores invernos disparado no pós 2000.

 

2007 e 2011 foram anos bons se tratando de frio.

2010 apesar de não ter sido "aquele" inverno teve o episódio de neve no incio de agosto de 2010 que foi fantástico, neve nos pontos altos " a lá 94 e 96 "

2013 foi um ano ruim em Maio e Junho, mas em contrapartida teve final de julho e meados de agosto memoráveis, neve em locais que a anos não acontecia e frio violento nos dias 22/23/24 de julho.

 

To achando este inverno "parado demais" nada de extremos, nem na serra nem nas partes baixas, e como já diz o velho ditado "águas paradas escondem grandes profundezas"

Acho que se tratando de "médias" este inverno de 2015 já foi pro lixo a muito tempo, só por milagre agosto fechar entre -1/-3 de anomalia para dizer "maio, junho e julho foram muito quente, mas agosto congelou por todos estes meses"

 

Mas acredito ainda que possa vir algo grande, uma porrada forte, que se alastre por todo sul e parte do centro-oeste e sudeste.

===

 

Hoje fui a um churrasco, onde tinha o secretário de defesa civil de timbó, cidade vizinha a Indaial que sofre com enchentes terríveis em anos de cheias, e ele disse que fizeram uma reunião no incio dessa semana, e falaram que tão esperando uma enchente grande até meados de metade de setembro, falaram que os rios vão ficar com o nível bem acima do normal até lá e que no meio deste período tão esperado uma tromba d'água das feias. Falaram que estão bem atentos e preocupados.

 

Caio César, Coutinho, Vini, vocês que acompanham os mapas e as previsões a médio/longo prazo acham que pode acontecer isso mesmo ?

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias,

as normais de Santos está completa, período 1961 a 1990:

Julho.

13,6 méd. mínima

21,6 méd. máxima

16,9 méd. compensada.

 

as de julho em Ubatuba são:

 

12,8 méd. mínima

24,1 méd. máxima

17,6 méd. compensada.

 

Obg Aldo e Marinho.....Quer dizer que o inmet informa que S Paulo tem 16,7 e Santos tem 16,9 de média em julho.....Então se esta normal de Santos estiver correta a cidade está este mês com +6,0....Não dá pra levar a serio...

Link to comment
Share on other sites

Modelos periféricos Cosmo, Marinha Americana, e ETA aprofundaram e fecharam de forma clássica e consistente a baixa pressão na costa entre terça e quarta próximas, situação ainda seguida a distância pelo GFS e Europeu. Sendo que esses dois captam uma baixa mais tímida e menos organizada.

 

Mas no geral ambos concordam no avanço do ar frio que será determinado pela formação de um sistema fechado, quiçá um ciclone em frente a costa do Sul do Brasil.

 

O bloqueio monstro vai cedendo em todos os modelos que insistiam, e pouco a pouco o moderado anticiclone frio vai ganhando ligeira amplitude.

 

Longe do ideal, nos contentamos com as migalhas que o Hell Nino tem a nos oferecer.

Link to comment
Share on other sites

ATUALIZANDO - CAPITAIS - JULHO - 2015 (16 DIAS)

 

14,9 (+0,8) - PORTO ALEGRE RS (CONV/INMET)

 

14,9 (+0,8) - PORTO ALEGRE RS (AERO SALGADO FILHO)

 

18,0 (+1,7) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/INMET)

 

15,0 (+1,5) - CURITIBA PR (CONV/INMET)

 

18,2 (+1,5) - SÃO PAULO SP (CONV/INMET)

 

21,7 (+0,4) - RIO DE JANEIRO RJ (CONV/INMET)

Link to comment
Share on other sites

A rodada 06Z do GFS foi boa para o RS e SC diante das condições atuais.

 

Mostra um período prolongado de frio moderado começando em 96h, e se estendendo até pelo menos 240h. Frio moderado, úmido e com isoterma de 0oC encostando por vezes em 2500m entre 102h e 132h.

 

NAVGEM manteve a baixa bem fechada frente a costa. CFS mantém um período de anomalias continentais baixas entre 21 e 27/7.

 

Tá convergindo!

Link to comment
Share on other sites

Pra mim, 2015 tá com cara de 2002.

 

Se vier aquela BOMBA POLAR no início de setembro, já fico satisfeito. Juntamente com julho/13 e junho/11, foram as MP´s mais intensas para Sampa desde 2000.

 

Me ajuda aqui. Estou sem conseguir acessar o BDMEP. Se eu não me engano, 2002 teve uma MP na primeira semana aqui no Sul. Foi a MP da mínima do ano. Só não lembro se nevou ou não.

 

Sabe informar?

 

Olha Moretão, que eu me lembre, BOMBA POLAR EM 2002, EM SÃO PAULO, APENAS NA PRIMEIRA SEMANA DE SETEMBRO DE 2002, COM BASTANTE NEVE EM SÃO JOAQUIM,

INCLUSIVE!

 

Junho e julho as MP´s ficavam represadas na Argentina até a altura da Campanha, no sul gaúcho. Esta foi a ÚNICA REGIÃO BRASILEIRA em que teve um bom inverno em sua plenitude; o resto foi lixo, que eu me lembre.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 18,4ºC ontem em Passo Fundo e de 13,4ºC em Soledade. Que diferença. No caso de ontem o tempo em Casca se assemalhou mais com Soledade.

 

Tá aí como estar um tiquinho de quilômetros mais ao sul é o suficiente pra impactar numa média mensal inteira.

 

Definir uma normal por um dia de observação não é recomendável.

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 18,4ºC ontem em Passo Fundo e de 13,4ºC em Soledade. Que diferença. No caso de ontem o tempo em Casca se assemalhou mais com Soledade.

 

Tá aí como estar um tiquinho de quilômetros mais ao sul é o suficiente pra impactar numa média mensal inteira.

 

Definir uma normal por um dia de observação não é recomendável.

 

Uma normal não, mas num mês específico um dia isolado pode influenciar em vários décimos na média mensal.

Link to comment
Share on other sites

Ei ei olhem a geografia...na hora de analisar... Soledade não é exatamente norte do RS, é centro-nordeste....e se pegarmos alguns pontos da Serra do Botucaraí(Barros Cassal, Lagoão, é centro do RS)Fontoura Xavier tem locais no Centro-leste...

Estamos bem ao sul de PF...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A baixa pressão fechada, profunda com características de ciclone que o Navgem, o Mbar e o ETA estão pegando:

 

IXTjK5u.jpg

 

Europeu pega muito timidamente, há rodadas atrás esteve mais perto de um ciclone fechado.

 

GFS e CMC projetam um sistema ainda mais desorganizado, sem fechar ou aprofundar. E estes dois também foram os últimos, especialmente o GFS, em indicar o bloqueio sendo rompido.

Link to comment
Share on other sites

Valeu Caco.

 

Por aqui o mês de Julho tem apenas 25 de horas de sol. Isto não dá 20% da média do mês. Ninguém suporta mais este tempo aqui.

 

A média das mínimas cresceu e ficou enorme: +2,8. A das máximas está subindo e está em -0,3 agora. Terminando hoje, Julho entra fácil no grupo dos piores, que incluem pelo menos 78, 95 e 2006.

 

Esperava um mês ruim, mas não tanto. Saudades de Junho!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O menino Dable está preparado? A fronteira vai gelar a partir de segunda-feira. Se tem alguém que se beneficia do bloqueio é essa região. Frio muito forte a partir da manhã de segunda-feira em diante. Arriscaria -2C a -3C na manhã de terça-feira na estação da rádio, além de mínimas de -6 a -7 no Uruguai, especialmente nas estações que costumam apontar mais frio como Florida e Mercedes. Não é pouca coisa o que vem por aí!

Link to comment
Share on other sites

O menino Dable está preparado? A fronteira vai gelar a partir de segunda-feira. Se tem alguém que se beneficia do bloqueio é essa região. Frio muito forte a partir da manhã de segunda-feira em diante. Arriscaria -2C a -3C na manhã de terça-feira na estação da rádio, além de mínimas de -6 a -7 no Uruguai, especialmente nas estações que costumam apontar mais frio como Florida e Mercedes. Não é pouca coisa o que vem por aí!

 

Valeu pelo "menino", hehehe.

Até ontem não mostrava isso, prefiro aguardar...

Link to comment
Share on other sites

Acredito que não vai ter muita diferença! Mas em todo caso, se ele gerar pra você (o mapa!), não nevou nesses anos: 1956, 1962, 1967, 1971, 1996, 2007. (Palmas)

 

Nenhum El Niño nestes anos. Interessante Palmas.

 

Eu não posso fazer a afirmação que gostaria sobre os agostos deste composto. ( a matemática não permite)

 

 

oirne0.png

vnicnb.png

Link to comment
Share on other sites

O menino Dable está preparado? A fronteira vai gelar a partir de segunda-feira. Se tem alguém que se beneficia do bloqueio é essa região. Frio muito forte a partir da manhã de segunda-feira em diante. Arriscaria -2C a -3C na manhã de terça-feira na estação da rádio, além de mínimas de -6 a -7 no Uruguai, especialmente nas estações que costumam apontar mais frio como Florida e Mercedes. Não é pouca coisa o que vem por aí!

 

Valeu pelo "menino", hehehe.

Até ontem não mostrava isso, prefiro aguardar...

 

12Z diminuiu o avanço e já não pegaria Livramento em cheio. No entanto, para o centro-sul do Uruguai está excelente ainda! É um detalhe de posicionamento do bloqueio/jato para ver onde vai parar. Dable vai ficar entre o frio forte e o friozinho...mas que o potencial é grande, isso é!

Link to comment
Share on other sites

12Z diminuiu o avanço e já não pegaria Livramento em cheio. No entanto, para o centro-sul do Uruguai está excelente ainda! É um detalhe de posicionamento do bloqueio/jato para ver onde vai parar. Dable vai ficar entre o frio forte e o friozinho...mas que o potencial é grande, isso é!

 

Acredito em frio normal, nada demais.

4, 5 graus de mínima.

Link to comment
Share on other sites

Nas últimas 20h já choveu mais de 50 mm aki em Piraquara. O acumulado mensal passou de 190 mm o q é praticamente o dobro do esperado no mês.

 

Imagem desta tarde, dp q a chuva parou:

11146498_386106634920312_3019067081109843790_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

11698851_386106384920337_6461502039272921020_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

Danos provocados pelas enchentes/tempestades no oeste de Santa Catarina na quarta-feira:

11728690_1069589916386276_6955823773951040686_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

11698567_1069589496386318_4061581296086354187_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=3e7fffe85908c1814b7698d2a5764111&oe=565AC940&__gda__=1448410239_2bb07bb1553d64d051fd6840808d32bf

11695013_1069589526386315_379534829319242917_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=4d8ce627ff416f54df8e89b397a5092e&oe=565BA68A&__gda__=1448687104_2a7bbb7f3dfe6ab108da2574ecadc50f

Fotos: Rogério Mendonça

 

Nevada na região de Pampa de Achala/Córdoba, 13/7/15:

11703085_386052458259063_1928334296856243204_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=51396b9f3323a4b8bbc590dbcb1476d1&oe=56561DEB&__gda__=1448276865_8d771122f4b27edb496705da104ca57f

Foto publicada: Foro Gustfront

 

Nevada em Villa La Angostura, Neuquén:

11207312_1684336118463639_7438976914648003190_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=7e9cf483455262271387e3aecc6066de&oe=561A7F41&__gda__=1443871932_c9e5141f229ca6cf5856e6a231945279

Foto: Fuera de Pista

Link to comment
Share on other sites

Obg Aldo e Marinho.....Quer dizer que o inmet informa que S Paulo tem 16,7 e Santos tem 16,9 de média em julho.....Então se esta normal de Santos estiver correta a cidade está este mês com +6,0....Não dá pra levar a serio...

Tudo bem, pode ter erro.

Mas você está comparando a normal 1981-2010 de Sampa com a 1961-1990 de Santos.

 

E, além disso, são duas estações diferentes:

- A normal do INMET, como eu disse, é da estação que ficava na Ponta da Praia, bairro dos mais frescos (Ou menos quentes...), arborizados e ventilados de Santos.

- A estação do CIIAGRO é próxima ao Canal 2, local totalmente urbanizado, asfalto, concreto, etc., além de ficar do outro lado da cidade.

 

Por isso, acho que a comparação com a normal 1961-1990 do INMET não é válida.

Para mim, é o mesmo que, em Sampa, comparar temperaturas atuais do CGE-Sé (Centro da cidade) com a normal 1961-1990 do IAG. :mosking:

 

Acho que é caso semelhante a Campos do Jordão, Rio de Janeiro (Conv.), etc, etc.

 

E.T.: Pode ver que, nos dados postados pelo Ernani, a normal de Ubatuba (Bem mais próxima do RJ) não é muito diferente.

Estarão as 2 estações erradas?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.