Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

[highlight=yellow]Curioso: sempre observo na região da tríplice fronteira de Brasil, Paraguai e Bolívia terem quase sempre absurdas anomalias negativas...[/highlight]

 

 

EXATAMENTE! Alguém sabe o porquê disso?

 

Eu suspeito que é devido ao fato de maior continentalidade, estando sujeito tanto a fortes anomalias negativas quanto positivas!

 

Seria isso mesmo?

Link to comment
Share on other sites

 

Vai chover MUITOOOOOOOO no Paraná neste julho.

 

Mais um desvio positivo então..

 

E São Paulo também. Não terá cara nenhuma de mês de estação seca. Sabesp agradece.

 

[highlight=yellow]A la Julho e Agosto/2009 e junho/2012[/highlight]... "bonziho" para máxima comportadas e péssimo para mínimas absolutas. Porém, realmente, a população e a SABESP agradecem! Se tiver uma noite de céu limpo com mínima de 7ºC, mesmo com toda essa chuvarada e umidade, me dou por MUITO SATISFEITO!

Link to comment
Share on other sites

Caraca,

 

Entre uma reunião e outra no trabalho fiz uma análise super rápida das 12 Z de GFS e ECMWF e fiz um post da minha opinião à respeito.

 

Depois não achava o mesmo.... Percebi que postei em outro Fórum que não tem nada a ver com esse, kkkkk..

 

Repito o meu post abaixo, agora no lugar correto. Fiz ele por volta das 17:00 e meu objetivo era mostrar que para o Europeu a onda de frio ainda vai dar neve, que pode ser razoável nas partes altas de RS e SC... Como o Caio e o Ronaldo colocaram, GFS e Europeu ainda muito diferentes! Mas o principal é que a MP que vem será boa sim na minha opinião. E nunca, repito, nunca foi uma bomba nos modelos! Já deu neve muito boa, mas não pelo seu potencial de frio em 850 hpa e sim pelo cavado. Nesse ponto o ECMWF continua consistente.. :ok:

 

Olhei a 12Z do Europeu e do GFS.... Continua havendo um abismo, apesar do quadro sinótico semelhante. Vi rápido, mas acho que o Europeu continua com a ideia do cavado. Obviamente que muito menos do que nas rodadas de ontem, mas a 12Z do Europeu da neve nas partes mais altas de RS e SC. :russian:

Link to comment
Share on other sites

GFS aponta algo grandioso entre 15/16 de Julho...

 

Mas vindo do GFS... O que pode vir a ser grandioso agora, no dia 10 pode vir a ser uma massa do deserto do saara deslocada pra cá :scare:

 

Eu poderia dizer que algo ''grandioso'' o GFS deu para o dia 14 na rodada das 18 Z.

 

Mas eu prefiro dizer que simplesmente o GFS é bipolar e pouco confiável em prazos assim.

 

Porém, como mostrou o Coutinho, o Global está bem legal para a mesma data.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tive q vir numa lan...os caras da RGE(energia)fizeram substituição de postes no meu quarteirão, até aí td bem...só que arrebentaram os cabos de telefonia da OI...resultado fiquei sem net...tô desanimado aqui, com a Davis na caixa e agora zebrou a da possibilidade da propriedade antes estabelecida para receber a estação...não se entenderam com o Prefeito...resultado, tenho que achar outro local em dois dias...

Link to comment
Share on other sites

Me assusta um pouco de ver o mapa do dia 11 até 16/07. Mas não deve ser por causa de ASAS, já que o mesmo modelo não indica isso (como já foi postado várias vezes pelo Rodolfo) e outra, as temperaturas acima da média tomam conta de todo o sudeste (o que não é normal com ASAS, pela minha percepção).

 

-----------------------------------------------------------------------

 

Por aqui segue o céu encoberto. Estamos com 17 graus na Mooca-CGE. Agora fico na dúvida se os ventos mudaram ou não de direção. Cumbica registra SSO enquanto Congonhas (mais ao sul) regista NO.

Link to comment
Share on other sites

Vila Mariana hoje: 16,2 / 20,3ºC. Garoa e céu encoberto espaçados com aberturas de sol ao longo do dia. Nada de chuva mesmo. Agora: 16,8ºC e vento ENE.

 

Em SJC, as mínimas ficaram entre 14 e 16ºC e as máximas em 21/22ºC, exceto os 23ºC ao meio-dia no bairro Vista Verde, zona leste.

Link to comment
Share on other sites

Respeito quem pensa diferente, mas não creio em primeira quinzena de julho abaixo da média. Talvez nas áreas com chuva mais frequente, mas, no geral, não.

O CFS corrobora com seu pensamento, Alexandre:

 

SC, DESDE O DIA 11 DE JUNHO QUE ESTÁ ENTRE 0,3 A ANOMALIA NEGATIVA (MENOS NO EXTREMO-OESTE). DIA 4/5, O PRÓPRIO ALÊ, VIA METSUL ESCREVEU QUE NÃO TERÍAMOS NADA DE FRIO SIGNIFICATIVO ATÉ O COMEÇO DE JULHO.....E OLHA O QUE DEU.

 

CURIOSIDADE; DO DIA 11 ATÉ HOJE, 18,2°C FOI A MINHA MÁXIMA. 25,0°C/INMET/FPOLIS, 22,8 ITAIÓPOLIS, 21,8 LAGES.....TUDO AMENO A BAIXO. TIRANDO UM DIA NO LITORAL SUL E NORTE QUE FICOU ENTRE 30/32°C.

Link to comment
Share on other sites

Hoje esquentou mais um pouquinho, muitas nuvens cirrus deslocando rapidamente de oeste.Na expectativa de chuvas na noite de sábado até a manhã de domingo.

Na semana que vem o modelo Eta do Inpe, prevê muitas chuvas no centro-sul de Minas do dia 9 até 11 com bons acumulados.

 

Renan, quando consultei no Inpe o monitoramento de radares, vi que tinha passado áreas com chuvas em Juiz de Fora, antes de 18 horas.

Antes de ver o Radar do Couto, tinha consultado o modelo Bramms de 3km do Inpe de como seriam as chuvas nos próximos três dias, na previsão deste modelo de 12 Z, das 9 horas de hoje até ás 9 horas de amanhã, mostrou uma boa quantidade de chuvas, abrangendo o leste de Juiz de fora, até Leopoldina, as cidades de Além Paraíba, Mar de Espanha, Bicas, Recreio, e outras mais, volumes de mais de 30 mm, mas para a região de Três Rios, Sapucaia, Paraíba do Sul seria menos chuvas.

Link to comment
Share on other sites

Sobre a OMJ até onde eu sei, no verão quando a fase está positiva, isto é, cor verde sobre o Brasil, costuma-se ter maior umidade no Brasil central, favorecimentos de ZCAS, ZCOU, ausência de bloqueios nos níveis médios da atmsofera, enquanto a fase negativa (cor laranja) é o contrário, ou seja, formações de bloqueios spbre o sudeste brasileiro barrando as frentes frias no sul do Brasil, chuvas mais irregulare no centro do Brasil.

O que não sei é a influência disso no inverno, mas creio que a fase positiva nessa época deva significar mais incursões polares no centro sul brasileiro e a negativa, monotonia, predomínio da ASAS.

Link to comment
Share on other sites

 

2) Olhem além dos modelos, muito além. Nas próximas semanas estará se propagando de Oeste para Leste no planeta uma OMJ "monstro". OK, e daí? Não sei nada dessa porra. Então pesquisa e vai achar o trabalho do mestre (literalmente) Marcelo Schneider:

 

"Como discutido anteriormente no estudo de caso referente à invasão fria do final de junho de 1994 (itens 4.1.1 e 4.1.2) o deslocamento da explosão convectiva entre o Pacífico Leste e o norte da América do Sul, equatorial pode contribuir para a intensificação do processo ciclogenético próxima da costa do Sul do Brasil e Uruguai que favorece à invasão de ar frio para

latitudes mais baixas".

 

 

Faz sentido realmente!

 

A OMJ (MJO como eu gosto de chamar) tem efeito significativo mais conhecido pelos trópicos... Sua passagem diminui o shear e aumenta a umidade nos trópicos favorecendo a maior incidência de sistemas tropicais (Ciclones), e no caso do Brasil/América do Sul há uma co-relação conhecida por facilitar eventos úmidos também, como a ZCAS durante suas passagens.

 

Portanto a MJO tem exemplos claros para o Verão. E já cansei de dar exemplos aqui (Quem lê a parte de furacões do fórum, como o Daniel sabe do que eu to falando muito bem).

 

Já para o Inverno confesso que não cheguei a estudar/lê a co-relação, mas JÁ PERCEBI QUE REALMENTE EM FASES NEGATIVAS DA MADDEN JULIAN SOBRE O CONTINENTE AMERICANO, HÁ UMA MAIOR INCIDÊNCIA OU TENDÊNCIA para incursões polares...

 

Interessantíssima observação!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

A chuva forte vai pegar o oeste da Grande SP.

 

Aqui céu chapado. Tivemos uma chuva fraca por volta das 20h30. Faz 17c na Mooca-CGE, sendo que antes tinha caído para 16c.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos um dia com muita nebulosidade aqui em Mogi das Cruzes, com alguns momentos de garoa e rápidas aberturas de Sol.

A temperatura máxima durante foi de 21,8ºC e tenho a mínima do dia neste momento (17,1ºC).

Agora à noite tivemos uma rápida pancada moderada de chuva.

Barragem do Jundiaí registrou até agora 3,0 mm e a do centro 3,4 mm (ambas do DAEE)

 

A dança das nuvens nesta quarta-feira (disponível em HD):

 

[bbvideo=640,360]

[/bbvideo] Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Ao meu ver está chuva está localizada muito ao Norte do estado, acredito que o o posicionamento desta chuva vai abranger mais o centro do estado também.

 

O mapa que tinha postado enfatiza a intensidade e não quantidade de chuva, mas é claro é apenas uma estimativa (do ESRL GEFS).

 

A precipitação total (estimativa) para o período está abaixo:

 

u5umIn0.gif

kseLcdF.gif

Link to comment
Share on other sites

Isso que eu aqui imaginei Anderson! Já que mostra nas legendas: Heavy Rain (chuva forte), Very Heavy Rain (chuva muito forte) e Extremely Very Rain (chuva extremamente forte).

 

Mas olhando nesse outro mapa, a Grande SP poderá ter entre 50 e 100 mm em 5 dias. É um belo acumulado se tratando de julho.

Link to comment
Share on other sites

Campo Belo minimas

 

20/06 : -2.2

21/06 : -2.8

22/06 : 3.3

23/06 : 0.0

24/06 : -1.1

25/06 : -3.3

26/06 : -4.4

27/06 : -3.9

28/06 : -3.9

29/06 : -0.6

30/06 : 5.6

01/07 : 6.1

 

Festival de Negativas

 

60% negativas, enquanto Furnas não negativou? Tá estranho isso, será que negativou Furnas e deu algum problema? Seria interessante pedir pro Cesar ler os dados de furnas direto do console.

 

Ótimas mínimas, bem negativas! Mas não vi nada excepcional.

Link to comment
Share on other sites

Respeito quem pensa diferente, mas não creio em primeira quinzena de julho abaixo da média. Talvez nas áreas com chuva mais frequente, mas, no geral, não.

O CFS corrobora com seu pensamento, Alexandre:

 

SC, DESDE O DIA 11 DE JUNHO QUE ESTÁ ENTRE 0,3 A ANOMALIA NEGATIVA (MENOS NO EXTREMO-OESTE). DIA 4/5, O PRÓPRIO ALÊ, VIA METSUL ESCREVEU QUE NÃO TERÍAMOS NADA DE FRIO SIGNIFICATIVO ATÉ O COMEÇO DE JULHO.....E OLHA O QUE DEU.

 

CURIOSIDADE; DO DIA 11 ATÉ HOJE, 18,2°C FOI A MINHA MÁXIMA. 25,0°C/INMET/FPOLIS, 22,8 ITAIÓPOLIS, 21,8 LAGES.....TUDO AMENO A BAIXO. TIRANDO UM DIA NO LITORAL SUL E NORTE QUE FICOU ENTRE 30/32°C.

 

Desfio qualquer um: junho foi no geral frio em Lages e na serra catarinense. Total ausência de calor, medias, mínimas e máximas baixas, mas nao exageradas. Foi ventoso, úmido.

 

A festa do pinhão foi seca, relativamente fria, com exceção a dois dias mornos (6 e 7). Noites geladas e nevoentas foram comuns.

Link to comment
Share on other sites

O Rio de Janeiro é a única que está na normalidade.......Até o PNI deverá ficar acima da média pelo visto em julho.....e nenhuma negativa nestes 10 primeiros dias......O que poderia salvar , seria uma neve semana no começo da semana que vem..

 

Tá osso o PNI tb, mas deve receber alguma carga de frio dessa MP do fim de semana, o que ao menos alguma negativa deve garantir nesses próximos 10 dias.

 

Percebo que a altitude acima de 1200 metros no Brasil foi menos afetada pelas anomalias positivas, mas em compensação do RJ pra cima, as baixadas tiveram comportamento mais normal.

 

Sobre a MJO, ela não é o único parametro de que virá frio ou não. Temos a PDO, temperaturas do atlantico sul, El Nino, Trem de onda (que não é MJO), localização de formação das MPs, excesso de gelo nos polos, entre outros fatores para explicar se vem frio ou não. Eu acredito, olhando análogos e históricos, que vem neve esse ano pras regiões tradicionais, e que devido a maior presença de umidade no sudeste, não daria pra descartar algum evento invernal nos topos da mantiqueira (PNI, Serra Fina, 3 estados).

 

Acredito que a mínima anual no Mirante de Santana será de 7,x, e a mínima anual não será do PNI. Aposto em -8,x em Urupema ou Bom Jardim. Se o quadro de umidade se manter, o PNI não leva esse ano, mesmo com seus -7,1 até o momento.

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 23,9C° por aqui hoje.

 

No momento faz 17,1C° (01:25), temperatura alta para o horário.

 

Nos últimos 5 dias tem sido aquele marasmo, mínimas entre 14/16C° e máximas entre 22/24C°

 

Esperançoso que este seja um mês de muitas sub_10 e quem sabe umas 2/3 sub_5

 

No próximo final de semana deve oscilar entre 7/8C há 18/19C no sábado e de 6/7C á 16/17C no domingo, nada mal também !

Link to comment
Share on other sites

00Z GFS começou a aproximar um pouco mais do Europeu, este que intensificou a baixa pressão na costa e o cavado pelo continente, causando boa instabilidade sobre a serra.

 

No geral o frio em altura foi ligeiramente intensificado e prolongado, e desconfio que o forte cavado que o europeu indica poderá pregar uma peça nas projeções de frio nas camadas vide agosto de 2013 como já postei.

 

Se os modelos estiverem subestimando um pouco e o cavado carregar ar mais gelado, o cenário de uma neve remota poderá ganhar mais consistência. O que recentemente presenciamos. E em algumas projeções o cavado sobre a serra é bem interessante.

 

Nesse cenário se destacam os pontos acima dos 900/1.000m na serra gaúcha, e os pontos acima dos 1.300/1.400 na região de São Joaquim.

 

Se os modelos continuarem nessa tocada com ligeira intensificação no frio, já vai possibilitar um upgrade na chance do fenômeno de pequena/remota para média.

Link to comment
Share on other sites

Campo Belo / Furnas - mínimas / comparativo:

 

20/06 : -2,2 / -1,8

21/06 : -2,8 / -2,2

22/06 : 3,3 / 5,1

23/06 : 0,0 / -0,9

24/06 : -1,1 / -0,4

25/06 : -3,3 / -0,9

26/06 : -4,4 / -2,8

27/06 : -3,9/ -0,2

28/06 : -3,9/ 1,1

29/06 : -0,6 / 2,7

30/06 : 5,6 / 5,7

 

Neste período , a média das mínimas no Campo Belo ficaram em -1,2 e na estação de Furnas em +0,5. A diferença nas mínimas entre as estações está em 1,7.

 

Artur sobre dados corretos que questionou, todas os registros são informados através fotos para eliminar qualquer tipo de erro e os consoles das Davis estão 100% ok...Então estão 100% corretos.!!

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

00Z GFS começou a aproximar um pouco mais do Europeu, este que intensificou a baixa pressão na costa e o cavado pelo continente, causando boa instabilidade sobre a serra.

 

No geral o frio em altura foi ligeiramente intensificado e prolongado, e desconfio que o forte cavado que o europeu indica poderá pregar uma peça nas projeções de frio nas camadas vide agosto de 2013 como já postei.

 

Se os modelos estiverem subestimando um pouco e o cavado carregar ar mais gelado, o cenário de uma neve remota poderá ganhar mais consistência. O que recentemente presenciamos. E em algumas projeções o cavado sobre a serra é bem interessante.

 

Nesse cenário se destacam os pontos acima dos 900/1.000m na serra gaúcha, e os pontos acima dos 1.300/1.400 na região de São Joaquim.

 

Se os modelos continuarem nessa tocada com ligeira intensificação no frio, já vai possibilitar um upgrade na chance do fenômeno de pequena/remota para média.

 

O GFS, AUMENTOU BEM EM ALTITUDE.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.