Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Terra passará por era glacial em 15 anos, afirmam cientistas

A atividade do Sol está caindo e nós sentiremos isso na pele, literalmente. De acordo com a pesquisadora Valentina Zharkova, da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, em 15 anos nós entraremos em uma “mini era do gelo”. Os resultados do seu trabalho foram apresentados no Encontro Nacional de Astronomia, em Llandudno, no País de Gales, e publicados pela Sociedade Real de Astronômica.

A pesquisadora desenvolveu um modelo capaz de prever com maior precisão os ciclos solares, que deverão cair para menos da metade entre 2030 e 2040. Acredita-se que a atividade solar ocorre por um sistema turbinado de fluídos no interior da estrela. Zharkova e sua equipe descobriram ondas magnéticas que flutuam em duas camadas do Sol e, ao estudar os dados das ondas duplas, as previsões se tornaram muito mais precisas, em torno de 97%, de acordo com a pesquisadora.

Usando este método, ela e sua equipe descobriram que haverá muito menos atividade nos ciclos solares. Poderemos viver um período chamado de Mínimo de Maunder, como é conhecido o tempo em que as manchas solares são raras. O último ocorreu entre 1645 e 1715, quando foram registrados cerca de 50 manchas solares, quando o padrão são nada menos do que 40 mil. Esse período foi marcado por temperaturas brutais, com congelamento de rios na Europa e América do Norte.

As consequências devido ao diferente comportamento do Sol podem ser devastadoras e ir muito além de mudanças de temperatura. Assista ao vídeo abaixo e entenda como o Sol pode ser responsável até pela forma como observamos o mundo e as cores que conhecemos:

 

Será que para nós será bom? ou só vai atingir o hemisfério norte?

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z = Ainda o maldito bloqueio!

 

Olha, que o GFS ceda a pressão...

 

Pq ficar dias a fio aqui com um tempo chato pra kct olhando essa faixa de nuvens transversal em SC não tá com nada...

 

Para se ter uma ideia, em 850Hpa aqui a temperatura continua elevada para a época do ano, na casa dos 15ºC ainda...nem sopro de ar mais gelado... :negative:

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z = Ainda o maldito bloqueio!

 

Olha, que o GFS ceda a pressão...

 

Pq ficar dias a fio aqui com um tempo chato pra kct olhando essa faixa de nuvens transversal em SC não tá com nada...

 

Para se ter uma ideia, em 850Hpa aqui a temperatura continua elevada para a época do ano, na casa dos 15ºC ainda...nem sopro de ar mais gelado... :negative:

 

GFS ganha sozinho ou passa vergonha ....

 

Europeu mais democratico e um pouco mais forte , GEM e NAVGEM , mais maritimizados e pegando mais o leste do sudeste ...

 

vkiK12N.png

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z = Ainda o maldito bloqueio!

 

 

A diferença fundamental entre GFS e ECMWF não me parece ser só a baixa. Ela ocorre antes, na forma com que a alta atravessa os ANDES. Para o Europeu a alta avança mais contra a ASAS porque é mais forte. Tem um centro largo de 1028 hpa que via do Uruguai até o Paraguai. A baixa se forma depois, a partir da frente e seus cavados espremidos entre a ASAS e a MP e aí termina de espalhar o frio até SP, já maritimizada. Mas mesmo sem a baixa, a alta já sobe mais. No GFS a alta que atravessa os Andes é mais fraca, com um núcleo pequeno de 1028 hpa e de trajetória mais zonal (saindo pro Mar ao sul do Uruguai). Acho que é por isso que a baixa não se forma no GFS: a MP não "bate de frente" com a ASAS, o que acaba por não produzir tantas depressões junto a frente. Resumindo, como estamos falando de algo que ocorrerá na segunda feira (o Cruzamento dos Andes), creio que não passa de amanhã uma maior sintonia entre os modelos. Que a alta passe os Andes como o ECMWF prevê, pois nesse caso eu vejo que a baixa vai se formar e fuzilar o bloqueio. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Resumindo, como estamos falando de algo que ocorrerá na segunda feira (o Cruzamento dos Andes), creio que não passa de amanhã uma maior sintonia entre os modelos. Que a alta passe os Andes como o ECMWF prevê, pois nesse caso eu vejo que a baixa vai se formar e fuzilar o bloqueio. :good2:

 

Ótima análise, Zé! Esse é o ponto crucial que está deixando os modelos muito divergentes!

 

Agora na 12Z segue muito forte essa divergência. Aguardando o Europeu...

Link to comment
Share on other sites

Não é só urbanização, existem outros fatores envolvidos. Essa estação do IAG apresenta tendência clara de aquecimento:

 

http://i.imgur.com/oGNDlm0.jpg

 

Se um local tem apresentado uma determinada taxa de aquecimento nas últimas décadas, seria de se esperar que dias mais quentes que a média/eventos extremos ocorressem mais frequentemente? Matematicamente sim. Vou ficar surpreso quando os recordes de temperaturas elevadas começarem a não serem superados nesses casos.

 

Temperaturas acima das médias normalmente são consenso entre os modelos por aqui:

http://i.imgur.com/StltN2Q.gif

Apesar de ser leigo, eu sempre desconfiei que o aquecimento da capital paulista não é só urbanização.

Afinal, na década de 1990 Sampa já tinha 10 milhões de habitantes (Só na capital).

E o Mafili já comentou aqui que a estação da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP), em área rural, com dados contínuos desde 1917, também mostra certo grau de aquecimento.

 

Até aí, tudo bem.

 

O que me espanta é que os recordes de calor começaram meio que de repente, como se houvesse acontecido uma mudança súbita de patamar.

Não foi uma coisa gradativa.

 

As máximas no IAG são um exemplo disso.

No Mirante também, embora tenha começado uma década antes do IAG, mais ou menos.

Link to comment
Share on other sites

Santos SP - 1a quinzena

 

21,9 (19,1 / 25,7 / 16,8 / 34,8)

 

Só posso definir que este julho está ridículo por lá....nesta estação chegou a 34,8 pois tem uma outra mais retirada que bateu 37,5

 

Não sei a normal de Santos...O Inmet informa 16,9....nem sei que estação é esta.....mas nem na era glacial acho que foi isso......Imagino 19,0 a media por lá em Julho......isso daria +2,9 de anomalia este mês...

Link to comment
Share on other sites

AFUUUUUDAAAA AOO! Por favor, vai?

 

---------------------------------------

 

Quarta feira com o predomínio de nuvens altas por aqui, deixando o céu com tom esbranquiçado. Dia praticamente parecido com ontem.

 

Agora temos 19 graus na Mooca-CGE e acredito que logo logo surgirão aquelas nuvens baixas por conta dos ventos marítimos.

Link to comment
Share on other sites

Caio, aqui em Porto Alegre estamos zerados em relação a normal 61/90 e com +0,3C sobre a 81/2010. Para POA está muito parecido com 1998.

 

Castelinho na serra tem mínima absoluta de +0,2C nesse julho! E acho que deverá fechar o mês sem nenhuma negativa! Algo inédito desde que instalei a estação por lá. Normalmente temos entre 5 e 7 dias com mínimas abaixo de zero na estação, apenas no mês julho.

 

Não é nem tanto falta de frio, pois mesmo com anomalia levemente acima na serra, seria normal termos negativas no local. O fato é que a umidade tá pegando. Haja nebulosidade.

Link to comment
Share on other sites

Julho indo bem até o momento no geral para o Cone Sul, mas muito ruim da metade norte do RS para cima, especialmente Sul e Sudeste do Brasil.

Muito ruim para o Centro-Sul do Brasil no geral. Bom para a Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

 

Exatamente! Foi o que escrevi ontem. Da metade norte do RS pra cima, tá uma porcaria, e da metade sul do RS pra baixo, muito bom.

Link to comment
Share on other sites

SANTOS INMET - 83782

 

LAT 23,58

 

LON 45,20

 

ALT 13,81

Ficava no bairro da Ponta da Praia (Normalmente mais fresco, pois pega direto os ventos marítimos).

Operou de janeiro de 1909 até, provavelmente, dezembro de 1996.

 

Quando morei em Santos, esta estação ainda estava operante.

O jornal A Tribuna publicava diariamente as mínimas e máximas da véspera (Não havia internet :mosking: ).

 

Não sei se a média do INMET está fora.

Só sei que já andei pesquisando, tanto Santos como Ubatuba (As duas desativadas).

Me lembro que vi vários anos em que temperaturas de 30°C entre maio e outubro se contavam nos dedos.

Link to comment
Share on other sites

Apesar de ser leigo, eu sempre desconfiei que o aquecimento da capital paulista não é só urbanização.

Afinal, na década de 1990 Sampa já tinha 10 milhões de habitantes (Só na capital).

E o Mafili já comentou aqui que a estação da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP), em área rural, com dados contínuos desde 1917, também mostra certo grau de aquecimento.

 

Até aí, tudo bem.

 

O que me espanta é que os recordes de calor começaram meio que de repente, como se houvesse acontecido uma mudança súbita de patamar.

Não foi uma coisa gradativa.

 

As máximas no IAG são um exemplo disso.

No Mirante também, embora tenha começado uma década antes do IAG, mais ou menos.

 

É interessante olhar a série de WSDI (número de vezes/ano que temperaturas acima do 90º percentil são registradas) e HWDI (índice de onda de calor - duração do evento) usando os dados do IAG (1933-2010):

 

FGU6R3Q.jpg

 

Veja que haviam altos valores de WSDI mesmo durante os anos 40 (80 também), mas as médias das máximas eram inferiores naquelas épocas. Já o HWDI mostra uma maior duração de episódios quentes na capital, principalmente nos últimos tempos. Interessante também é que no interior do estado algumas poucas estações mostram tendência de diminuição na média das máximas em alguns estudos que li.

Link to comment
Share on other sites

É interessante olhar a série de WSDI (número de vezes/ano que temperaturas acima do 90º percentil são registradas) e HWDI (índice de onda de calor - duração do evento) usando os dados do IAG (1933-2010):

 

FGU6R3Q.jpg

 

Veja que haviam altos valores de WSDI mesmo durante os anos 40 (80 também), mas as médias das máximas eram inferiores naquelas épocas. Já o HWDI mostra uma maior duração de episódios quentes na capital, principalmente nos últimos tempos. Interessante também é que no interior do estado algumas poucas estações mostram tendência de diminuição na média das máximas em alguns estudos que li.

Parece que em 1940 fez calor mesmo.

O antigo recorde do IAG, que perdurou por quase 72 anos, era 35,6°C em 07/12/1940.

 

Vi referência a um registro de 37,0°C numa estação (Provavelmente ligada ao Instituto Florestal) que ficava no Parque da Água Branca, zona oeste de Sampa, em 09/12/1940.

Há um registro de 34,4°C no antigo Observatório de São Paulo no mesmo dia.

 

Mas, pelas informações que temos, esses picos eram raros.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim, 2015 tá com cara de 2002.

 

Se vier aquela BOMBA POLAR no início de setembro, já fico satisfeito. Juntamente com julho/13 e junho/11, foram as MP´s mais intensas para Sampa desde 2000.

 

Embora o outono/inverno 2002, no atacado, tenha se configurado como uma PODRIDÃO TOTAL para Sampa, com exceção única e exclusivamente devido a esta MP de setembro.

 

Mudando o tempo desde à tarde aqui em Sampa.

Link to comment
Share on other sites

Dando uma rápida espiada para o mês que vem CFS de hoje a tarde (não chamaria isso de tendência ainda) está mostrando que agosto poderá ter grandes extremos.

 

Primeira quinzena pode ter um belo Veranico no Centro-Sul...

 

puoiyp0.png

 

Já para o final do mês, potente incursão polar é sugerida

 

OcZeAXo.png

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta, uma pitada pra movimentar o fórum:

 

Alguém do Sul do Brasil tem alguma coisa contra os invernos na legenda das imagens:

 

Bgb1nrb.png

 

DGOTif5.png

 

AEbhGXJ.png

 

Resp: "Hell Nino" tem!

 

1955: Bomba polar, uma das maiores ondas de frio do século XX, no fim de julho e começo de agosto;

1956: Médias muito baixas entre maio e agosto. Frio quase constante no Sul, MS e parte de SP;

1962: Inverno muito frio, com sucessivas geadas;

1967: Nada muito emocionante, exceto os recordes de frio no RS provocados por uma massa polar na metade de junho;

1971: Idem a 1967, só um pouco mais movimentado;

1975: Uma das maiores ondas de frio já registradas no século XX em julho;

1979: Onda de frio mais forte que se tem registro para maio em SP, sendo histórica também em grande parte do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Julho frio, mas com um pulso forte de calor no fim do mês;

1984: Julho e agosto frios no Sul, julho quente em SP. Fortíssima onda de frio no fim de agosto;

1988: Junho e Julho muito frios no Sul, e julho recheado de bombas;

1990: 80% do que foi 1962, porém com extremos mais pronunciados entre maio e setembro;

1996: Junho e Julho muito frios, com uma onda de frio histórica no fim de junho;

1999: Inverno frio no Sul e moderado em SP. Eventos históricos em abril, agosto e outubro;

2000: Julho e começo de agosto com frio constante no Centro-Sul;

2007: Inverno rigoroso no Sul e moderado a forte em SP;

2011: Onda de frio histórica em junho com um episódio de geada ampla em SP. Mesma coisa no início de agosto.

2013: Histórico entre julho e agosto.

 

Todos tiveram pelo menos UM evento de porte histórico.

 

Caio, olhando na história, quase sempre após forte El Niño ocorre forte La Niña.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim, 2015 tá com cara de 2002.

 

Se vier aquela BOMBA POLAR no início de setembro, já fico satisfeito. Juntamente com julho/13 e junho/11, foram as MP´s mais intensas para Sampa desde 2000.

 

Me ajuda aqui. Estou sem conseguir acessar o BDMEP. Se eu não me engano, 2002 teve uma MP na primeira semana aqui no Sul. Foi a MP da mínima do ano. Só não lembro se nevou ou não.

 

Sabe informar?

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta, uma pitada pra movimentar o fórum:

 

Alguém do Sul do Brasil tem alguma coisa contra os invernos na legenda das imagens:

 

Bgb1nrb.png

 

DGOTif5.png

 

AEbhGXJ.png

 

Resp: "Hell Nino" tem!

 

1955: Bomba polar, uma das maiores ondas de frio do século XX, no fim de julho e começo de agosto;

1956: Médias muito baixas entre maio e agosto. Frio quase constante no Sul, MS e parte de SP;

1962: Inverno muito frio, com sucessivas geadas;

1967: Nada muito emocionante, exceto os recordes de frio no RS provocados por uma massa polar na metade de junho;

1971: Idem a 1967, só um pouco mais movimentado;

1975: Uma das maiores ondas de frio já registradas no século XX em julho;

1979: Onda de frio mais forte que se tem registro para maio em SP, sendo histórica também em grande parte do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Julho frio, mas com um pulso forte de calor no fim do mês;

1984: Julho e agosto frios no Sul, julho quente em SP. Fortíssima onda de frio no fim de agosto;

1988: Junho e Julho muito frios no Sul, e julho recheado de bombas;

1990: 80% do que foi 1962, porém com extremos mais pronunciados entre maio e setembro;

1996: Junho e Julho muito frios, com uma onda de frio histórica no fim de junho;

1999: Inverno frio no Sul e moderado em SP. Eventos históricos em abril, agosto e outubro;

2000: Julho e começo de agosto com frio constante no Centro-Sul;

2007: Inverno rigoroso no Sul e moderado a forte em SP;

2011: Onda de frio histórica em junho com um episódio de geada ampla em SP. Mesma coisa no início de agosto.

2013: Histórico entre julho e agosto.

 

Todos tiveram pelo menos UM evento de porte histórico.

 

Caio, olhando na história, quase sempre após forte El Niño ocorre forte La Niña.

 

lA NIÑA + SST NEGATIVO = FRIO

Gostei dos Mapas

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta, uma pitada pra movimentar o fórum:

 

Alguém do Sul do Brasil tem alguma coisa contra os invernos na legenda das imagens:

 

http://i.imgur.com/Bgb1nrb.png

 

http://i.imgur.com/DGOTif5.png

 

http://i.imgur.com/AEbhGXJ.png

 

Resp: "Hell Nino" tem!

Caio, por favor pode poderia gerar esses mapas somente com os anos de neve no Paraná?

Link to comment
Share on other sites

Por aqui segue o céu nublado por nuvens baixas.

Faz 18c na Mooca-CGE

 

-------------------------------------------------

 

Acredito que se o Atlântico sul estivesse baixo da média mesmo com esse El Niño, a situação estaria bem melhor.

 

-------------------------------------------------

 

Olhando os mapas postados pelo Willam, a parte sul da Grande SP poderá ter um acumulado legal nos próximos 10 dias. Mas obvio que as chuvas estarão mais concentrada para os 6-10 dias.

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta, uma pitada pra movimentar o fórum:

 

Alguém do Sul do Brasil tem alguma coisa contra os invernos na legenda das imagens:

 

Bgb1nrb.png

 

DGOTif5.png

 

AEbhGXJ.png

 

Resp: "Hell Nino" tem!

 

Caio climaticamente falando 1996 foi o primeiro ano assim que comecei a notar mais de perto, e de la pra cá é nítido os invernos que me marcaram, são eles:

 

1º 1996 (disparado)

2º 2000

3º 1999

4º 2007

5º 2010

6º 2013

 

Invernos que me marcaram negativamente:

 

1º 2005, 2006, 2014, 2012 (sinceramente não consigo ordenar entre eles)

2º 2002

3º 2003

 

1998 passou despercebido pra mim, muito provavelmente porque foi uma xoxeza.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.