Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Uma nuvem funil? Tornado? Shelf-cloud?


OhTheJohnny
 Share

Recommended Posts

Amigos, estava vendo umas fotos que tenho aqui no PC e gostaria de tirar uma dúvida sobre um fato ocorrido no ano de 2014 aqui em Caicó/RN.

 

O que poderia ser essa nuvem indo em direção ao solo?

 

kew4606s9d.jpg

 

No momento que a tirei não tinha prestado muito atenção, pois estava ventando muito e havia muitos raios, fiquei com medo, só fui na janela tirei a foto e retornei pro quarto rapidamente. Somente depois foi que eu notei a nuvem estranha. No momento da chegada dessa tempestade a estação do INMET da cidade registrou rajada de vento de 70km/h, com queda de temperatura de 34ºC pra 19ºC, a UR saiu de 30% pra 95% e também houve ocorrência de granizo em alguns bairros.

 

Além disso, tenho uma imagem de radar do momento exato que eu tirei a foto. (A área marcada em vermelho mostra a direção da foto)

 

lm8xzvgl4z.jpg

Link to comment
Share on other sites

Amigos, estava vendo umas fotos que tenho aqui no PC e gostaria de tirar uma dúvida sobre um fato ocorrido no ano de 2014 aqui em Caicó/RN.

 

O que poderia ser essa nuvem indo em direção ao solo?

 

 

Johnny, eu já descartaria as duas primeiras a julgar somente pela foto...

 

Não vejo na foto um formato de nuvem funil... Quanto mais ela tocando ao solo (o que caracteriza um tornado)...

 

Quanto a ser uma Shelf Cloud, também não me parece, pois parece ser uma formação isolada, e não em "linha frontal" como é a Shelf (abaixo)...

 

faPSls1.jpg

 

Infelizmente a imagem de Radar é muito ruim, pois a tempestade se encontrava a uma enorme distância do local do Radar, e em quase nada ajuda na identificação, mas trata-se de um intenso núcleo.

 

Hook Echo's (Eco de Gancho) famoso por indicar tornados em Radares Meteorológicos, por serem circulações mesociclonicas na baixa troposfera, só podem ser observados quando as células estão próximas da localização do Radar (até 120-130km no máximo de distância).

 

Na minha opinião trata-se de um Cumulo Nimbo (núcleo isolado), com talvez características de Super Célula... Essa nuvem indo em direção ao solo pode ser mais resultado da forte corrente descendente vinda da nuvem Cumulo Nimbo... A corrente descendente é presente em todas as Cumulos Nimbos, e é ela que transporta as fortes rajadas de vento, bem como a queda de granizo a superfície, como o desenho abaixo ilustra.

 

aS9JmEY.jpg

 

Essa é a minha visão.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.