Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Nossa. 28 graus a essa hora? Pré frontal forte essa. Temperatura digna daqueles dias quentes de verão.

Quando o Troyano comentou de 27 graus lá na Praia Grande eu achei que ele estava se referindo a máxima de quarta. Mas pelo visto, era a temperatura do começo da madrugada.

 

Daniel caiu um pouco a temperatura na Baixada agora as 2 horas ...foi para 27 .8 graus

:sarcastic: .

Em pré-frontais, isso é normal no litoral paulista.

Já vi Santos registrar mínima de 28,x°C na antiga estação do INMET.

 

O aquecimento adiabático (Sem troca de calor com o meio externo) do vento NO descendo a serra do Mar é bravo.

Link to comment
Share on other sites

Não sei onde encontraste esses dados a normal desta cidade porém em dados oficiais da estação convencional do INMET para esta cidade de 2010 pra cá quase todos os meses de Setembro a março tem Média acima de 31° chegando a um pico repito de MÉDIA de 34,6°. E não creio que essa cidade seja mais quente de Ribeirão Preto.

 

Detro do Sul mesmo posso listar centenas de cidades que tem verões mais quentes que Porto dos Casais.

Você é teimoso mesmo.

Atropela a boa prática de estudo do clima pegando 3/4 anos e querendo provar que valem para toda a série.

 

Eu não estou discutindo se São Simão é mais quente ou mais fria que o PoA.

 

Mas não é correto pegar dados de anos que tiveram ondas de calor históricas (Setembro e outubro de 2012, verão de 2014, etc) e supor que o clima do local é sempre assim.

 

Você está cometendo o mesmo erro que o Bruno vem comentando a respeito do verão em PoA.

 

Peguei os dados daqui: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/normaisClimatologicas (Planilhas)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Encontrei uma relíquia na Biblioteca Pública Municipal de Solecity.dados de estações agrometeorológicas da Secretaria da Agricultura, série de uma década 1967 a 1977...tem dados de todo tipo de umas quantas cidades gaúchas.

Algumas minimas absolutas da década referida:

Bagé -6,4º em Junho de 1967

Farroupilha -6,6º Junho de 1971

S Augusto -5,8º Julho de 1975

S Borja -5º Julho de 1975

S Maria -5º Junho de 1971

Vacaria -7,2º Julho de 1972

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Poderíamos quem sabe um dia marcar um acampamento do BAZ, 1 vez por ano e cada ano em locais diferentes.

Se possível dias antes de alguma grande erupção polar.

Só barracas e muitos colchões de dormir térmicos.

E claro, pedimos pro Wiliam trazer um carregamento de cachaça mineira, pois aqui no sul a cachaça de minas é muito famosa.

 

O Rafael Dable poderia ir só de calça de tactel e moleton pra levar um trauma de frio e não reclamar tanto ! :laugh: (Brincadeiras a parte, concordo com vc que este ano está terrível)

 

Está aí uma boa ideia, deividbecker!

Poderíamos fazer acampamento numa erupção que prometesse neve. Seria tipo: caça às bruxas, só que nesse caso à neve...hehehe :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Junho 2015 (10 dias)

 

17,4 (+5,1) - BAGÉ RS (CONV/AUT)

 

[/color]

 

Em 1 de julho de 2015 Bagé deve apresentar números adequados ao período (projeções).

 

Penso que estas anomalias entre +4 / +6 no RS / SC vao ceder....Mas a questão é qto..?? Se passaram 1/3 do mês ....Temos 20 dias para que se derrubem este cenário.....Meu palpite que no final do mês , vamos ficar entre +1/+2.....

Link to comment
Share on other sites

Um alerta para alguns participantes do BAZ, fato já comentado pelo Ernani Marinho.

 

Cuidado ao pegar dados de médias da Climatempo, Somar, etc.

Muitos são interpolados a partir de estações meteorológicas próximas.

 

Vocês vão achar médias de cidades que nunca tiveram estações meteorológicas.

Link to comment
Share on other sites

 

Eu já chamaria de horror de pré-frontal, depende do gosto. :mosking:

 

A máxima noturna ficou em 28,5°C às 2 horas. Mas com o calorão de hoje à tarde deve ser ultrapassada. Abraços!

 

Eu acho bem legal esse aquecimento rápido e depois vem o ar frio, fazendo a temperatura despencar!!

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Enquanto isso no hell, aquecimento aDIABAtico, nos aeropotos:

 

Jacarepaguá: 33°

Afonsos: 31°

Santa Cruz: 31°

Galeão: 30°

Santos Dumont: 26°

 

camada de poluição segue firme e forte...

Link to comment
Share on other sites

Um alerta para alguns participantes do BAZ, fato já comentado pelo Ernani Marinho.

 

Cuidado ao pegar dados de médias da Climatempo, Somar, etc.

Muitos são interpolados a partir de estações meteorológicas próximas.

 

Vocês vão achar médias de cidades que nunca tiveram estações meteorológicas.

 

Obg Aldo....no meu caso tenho um programa que extrai dados do inmet e calcula as médias....No WU, estraio fazendo doawload de dados jogo no excel. para calcular as médias.....

 

Abraço..!!

Link to comment
Share on other sites

 

Eu já chamaria de horror de pré-frontal, depende do gosto. :mosking:

 

A máxima noturna ficou em 28,5°C às 2 horas. Mas com o calorão de hoje à tarde deve ser ultrapassada. Abraços!

 

Eu acho bem legal esse aquecimento rápido e depois vem o ar frio, fazendo a temperatura despencar!!

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Enquanto isso no hell, aquecimento aDIABAtico, nos aeropotos:

 

Jacarepaguá: 33°

Afonsos: 31°

Santa Cruz: 31°

Galeão: 30°

Santos Dumont: 26°

 

camada de poluição segue firme e forte...

 

E o Rio de Janeiro continua fora da tragédia climática para os amantes do Frio.....quase na normal..!!

Link to comment
Share on other sites

Encontrei uma relíquia na Biblioteca Pública Municipal de Solecity.dados de estações agrometeorológicas da Secretaria da Agricultura, série de uma década 1967 a 1977...tem dados de todo tipo de umas quantas cidades gaúchas.

Algumas minimas absolutas da década referida:

Bagé -6,4º em Junho de 1967

Farroupilha -6,6º Junho de 1971

S Augusto -5,8º Julho de 1975

S Borja -5º Julho de 1975

S Maria -5º Junho de 1971

Vacaria -7,2º Julho de 1972

 

Belo Achado...que dados maravilhosos.....aliás de mais de 40 anos atrás....faz tempo mesmo..!!

Link to comment
Share on other sites

Primeiros dez dias de Junho no Bairro Reserva ( Antes que falem que não mora ninguem , o Bairro Tem 3mil Habitantes ( Do tamanho de algumas cidades ai , escola , igreja , loja , padaria e lanchonete kkkk )

 

Não tem um Mcdonalds então não vale :rofl: :rofl:

Brincadeiras a parte, temperaturas invejaveis!!

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus do céu é sério que alguém ao menos cogita fazer a comparação do clima do Canadá com qualquer lugar do Brasil que seja ? Olha se houve esse individuo por aqui, pode mandar o a clinica psiquiatra ir lá na casa dele com a camisa de força.

 

PNI X VANCOUVER

 

PNI MES + FRIO : 5,5

VAN MES + FRIO : 4,1

 

PNI MES + QUE : 12,0

VAN MES + QUE : 18,0

 

MED ANUAL

 

PNI : 9,0

VAN : 10,4

 

Na média anual o PNI é mais frio que Vancouver no Canada

 

KKKKKKKKKKK! :laugh: Foi piada que tu fez, não? Só dando risada! Eu acho que o teu objetivo foi esse não Carlos? Comparar o buraco da minhoca mais frio do Brasil com a cidade / metrópole mais quente do Canadá e falar que existe comparação entre os climas dos dois países é absurdo do ponto de vista científico, sociológico, filosófico e mais qualquer outro ponto que eu lembre, menos o humorístico! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

KKKKKKKKKKK! :laugh: Foi piada que tu fez, não? Só dando risada! Eu acho que o teu objetivo foi esse não Carlos? Comparar o buraco da minhoca mais frio do Brasil com a cidade / metrópole mais quente do Canadá e falar que existe comparação entre os climas dos dois países é absurdo do ponto de vista científico, sociológico, filosófico e mais qualquer outro ponto que eu lembre, menos o humorístico! :mosking:

 

O hedsgpa deixou uma brexa no comentario e o carlão matou :laugh:

[Meu Deus do céu é sério que alguém ao menos cogita fazer a comparação do clima do Canadá com qualquer lugar do Brasil que seja ? Olha se houve esse individuo por aqui, pode mandar o a clinica psiquiatra ir lá na casa dele com a camisa de força.
Link to comment
Share on other sites

O que o Carlos escreveu não foi mais do que fazer uma brincadeira com alguém que já fez inúmeras brincadeiras conosco e tem gente que ainda leva a sério. Eu particularmente nem respondo...

 

Tarde mais quente do que as últimas por aqui, faz 26 graus na Davis e está mais seco hoje. Mantida a previsão de chuvas entre Segunda e Terça.

Link to comment
Share on other sites

 

03- Porto Alegre por mais incrível que parece teve mais eventos de neve e com menor espaço de tempo entre elas que Curitiba.

 

 

O espaço de tempo seria 1850 a 2015 e os eventos registrados oficialmente?

 

 

Não apenas nós últimos 40 anos para ser mais justo. Pois a urbanização de Curitiba e RM é bem mais tardia do que POA e RM que há 50 anos atrás já era uma metrópole consolidada e Curitiba não.

Link to comment
Share on other sites

Não sei onde encontraste esses dados a normal desta cidade porém em dados oficiais da estação convencional do INMET para esta cidade de 2010 pra cá quase todos os meses de Setembro a março tem Média acima de 31° chegando a um pico repito de MÉDIA de 34,6°. E não creio que essa cidade seja mais quente de Ribeirão Preto.

 

Detro do Sul mesmo posso listar centenas de cidades que tem verões mais quentes que Porto dos Casais.

Você é teimoso mesmo.

Atropela a boa prática de estudo do clima pegando 3/4 anos e querendo provar que valem para toda a série.

 

Eu não estou discutindo se São Simão é mais quente ou mais fria que o PoA.

 

Mas não é correto pegar dados de anos que tiveram ondas de calor históricas (Setembro e outubro de 2012, verão de 2014, etc) e supor que o clima do local é sempre assim.

 

Você está cometendo o mesmo erro que o Bruno vem comentando a respeito do verão em PoA.

 

Peguei os dados daqui: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/normaisClimatologicas (Planilhas)

 

Mesmo assim o verão do interior paulista é pior do que de POA. Pegar dados de 40 anos atrás não serve para os dias atuais. E esses dados que tu pegaste é apenas projeção do INMET já que estamos falando no caso de Ribeirão Preto.

 

Os picos de calor no interior paulistas são maiores, e o período desse calor intenso é mais do que o dobro de Porto Alegre. Lembrando que o calor acima de 30° em POA dificilmente passa de 70 dias no ano.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus do céu é sério que alguém ao menos cogita fazer a comparação do clima do Canadá com qualquer lugar do Brasil que seja ? Olha se houve esse individuo por aqui, pode mandar o a clinica psiquiatra ir lá na casa dele com a camisa de força.

 

PNI X VANCOUVER

 

PNI MES + FRIO : 5,5

VAN MES + FRIO : 4,1

 

PNI MES + QUE : 12,0

VAN MES + QUE : 18,0

 

MED ANUAL

 

PNI : 9,0

VAN : 10,4

 

Na média anual o PNI é mais frio que Vancouver no Canada

 

O nosso local mais frio não consegue ter um inverno mais frio que o local menos frio do Canadá..

Link to comment
Share on other sites

O que o Carlos escreveu não foi mais do que fazer uma brincadeira com alguém que já fez inúmeras brincadeiras conosco e tem gente que ainda leva a sério. Eu particularmente nem respondo....

 

:sarcastic: :sarcastic:

 

Avisa o nosso amigo Zé....que Victoria é a cidade mais quente do Canada na média e o Campo Belo é o buraco mais frio na média do que Furnas)...é que peguei leve...!!

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

O que tava ruim, piorou. Pelo sexto dia seguido, as temperaturas superam a casa dos 30°C aqui no Rio. Hoje, piorou: faz 35,7°C na zona oeste da cidade(Guaratiba), o que salvo engano, é bem perto do recorde histórico para junho. Aqui na zona norte, menos pior, mas também quente: 32,3°C no momento após mínima de 21,4°C aqui em casa. Na zona sul(Jardim Botânico), chegou a rolar mínima de 24,2°C.A URA já chega a casa dos 25% e o horizonte é marrom tamanha a concentração de poluição. Está nojento o tempo aqui nos últimos dias.

Link to comment
Share on other sites

Junho 2015 (10 dias)

 

17,4 (+5,1) - BAGÉ RS (CONV/AUT)

 

[/color]

 

Em 1 de julho de 2015 Bagé deve apresentar números adequados ao período (projeções).

 

Penso que estas anomalias entre +4 / +6 no RS / SC vao ceder....Mas a questão é qto..?? Se passaram 1/3 do mês ....Temos 20 dias para que se derrubem este cenário.....Meu palpite que no final do mês , vamos ficar entre +1/+2.....

 

Tenho poucas dúvidas quanto a redução para os +1 / +2 em Bagé.

 

Agora Florianópolis vejo um cenário mais complicado (e parece ser diferente daquele do Coutinho). De modo geral as outras de SC/RS devem reduzir até o fim do mês, mas realmente, quanto? Só aguardando.

Link to comment
Share on other sites

Tenho poucas dúvidas quanto a redução para os +1 / +2 em Bagé.

 

Esta duvida poderia ser discutida no Fórum da cidade mais fria do Brasil - Urupema...Mas acabei de descobrir que esta cidade não possui Fórum....apenas Cartorio....sendo assim a Comarca + fria do Brasil passa a ser a de S Joaquim SC...

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

 

03- Porto Alegre por mais incrível que parece teve mais eventos de neve e com menor espaço de tempo entre elas que Curitiba.

 

 

O espaço de tempo seria 1850 a 2015 e os eventos registrados oficialmente?

 

 

Não apenas nós últimos 40 anos para ser mais justo. Pois a urbanização de Curitiba e RM é bem mais tardia do que POA e RM que há 50 anos atrás já era uma metrópole consolidada e Curitiba não.

 

Após 1975 sim, entre 1850 e 2015 não. Curitiba teve mais eventos oficiais e Porto Alegre teve maior espaço temporal entre eventos. A variável urbanização é irrelevante para o caso.

Link to comment
Share on other sites

Acabou o breve "verânico de Junho", agora preparem-se...

Em Lages, no momento 17.9 ºC, nublado, vento NO e linha de chuva chegando de SO.

 

Sim, aero Hercílio Luz deve registrar a mínima do ano no início da próxima semana.

 

Aqui começando o Veranico........Faz 35,6 em Santos agora....umidade lá embaixo em 29%

Link to comment
Share on other sites

Tenho poucas dúvidas quanto a redução para os +1 / +2 em Bagé.

 

Esta duvida poderia ser discutida no Fórum da cidade mais fria do Brasil - Urupema...Mas acabei de descobrir que esta cidade não possui Fórum....apenas Cartorio....sendo assim a Comarca + fria do Brasil passa a ser a de S Joaquim SC...

 

:mosking:

 

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, Bruno. Vou tentar participar um pouco mais, na medida do possível.

 

 

PH, imagino mesmo. Quando puder farei um tour pela serra do Botucaraí. De preferência em um dia invernal :good2:

 

 

Hoje em Pelotas o dia amanheceu encoberto com direito a mammatus. A mínima até o momento foi de 11,8ºC. Agora céu claro e bastante vento sudoeste...apenas 15,6ºC.

 

 

Foto das mammatus tiradas na faculdade de meteoreologia, no campus Capão do Leão.

 

 

150611072953212309.jpg

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, Bruno. Vou tentar participar um pouco mais, na medida do possível.

 

 

PH, imagino mesmo. Quando puder farei um tour pela serra do Botucaraí. De preferência em um dia invernal :good2:

 

 

Hoje em Pelotas o dia amanheceu encoberto com direito a mammatus. A mínima até o momento foi de 11,8ºC. Agora céu claro e bastante vento sudoeste...apenas 15,6ºC.

 

 

Foto das mammatus tiradas na faculdade de meteoreologia, no campus Capão do Leão.

 

 

150611072953212309.jpg

 

15C no meio da tarde com bastante sol e vento minuano. Saudades :cray:

Link to comment
Share on other sites

Acabou o breve "verânico de Junho", agora preparem-se...

Em Lages, no momento 17.9 ºC, nublado, vento NO e linha de chuva chegando de SO.

 

Sim, aero Hercílio Luz deve registrar a mínima do ano no início da próxima semana.

 

Aqui começando o Veranico........Faz 35,6 em Santos agora....umidade lá embaixo em 29%

 

Meus pêsames... Florianópolis com 'espetaculares' (em relação aos últimos dias) 22ºC, nublado/chuviscos, vento SE. Nos próximos momentos o aero atinge a mínima de elevados 21ºC, da última madrugada (pelo WU, desde 96 ou 97, a média mínima seria 13ºC).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.