Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Nossa. 28 graus a essa hora? Pré frontal forte essa. Temperatura digna daqueles dias quentes de verão.

Quando o Troyano comentou de 27 graus lá na Praia Grande eu achei que ele estava se referindo a máxima de quarta. Mas pelo visto, era a temperatura do começo da madrugada.

 

Daniel caiu um pouco a temperatura na Baixada agora as 2 horas ...foi para 27 .8 graus

:sarcastic:

.

Link to comment
Share on other sites

Antes bastião do frio o Global acompanhou o Europeu 00Z e ambos já vem a possibilidade de um novo ASAS se estabelecendo até o final da próxima semana.

 

Rodadas péssimas para quem tinha alguma esperança.

 

Antes disso o amanhecer de segunda e, especialmente de terça, devem apresentar as menores marcas do ano aqui pelo Sul.

Link to comment
Share on other sites

Vento Fohn veio com tudo nas encostas da serra aqui em Joinville...isso acontece antes da chegada da FF orevista para final da tarde aqui...

 

Era o que eu comentava dias atrás: isso sim é uma pre frontal com direito a vento O-ONO-NO...

 

As duas estações do Ciram no pé da serra registraram mínimas de 25 e 26 graus nesta madrugada!!!

Em tempo, na cidade de Joinville a minima não chegou nesses patamares, minima de 18 graus na minha estação...

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!! Está começando a amanhecer aqui em Buenos Aires e novamente faz frio: 7,1ºC. Mas mais cedo foi melhor ainda. Às 4h59 a temperatura alcançou o menor valor do ano, com apenas 5,1ºC. Logo mais conheceremos a temperatura mínima oficial, na estação convencional. A máxima prevista pra hoje é de 16ºC, com sol. A próxima madrugada pode ser mais fria.

Link to comment
Share on other sites

Junho 2015 (10 dias)

 

17,4 (+5,1) - BAGÉ RS (CONV/AUT)

 

19,0 (+6,1) - SANTA MARIA RS (CONV/AUT)

 

18,8 (+4,5) - PORTO ALEGRE RS (CONV/AUT)

 

17,0 (+4,9) - CAXIAS DO SUL RS (CONV/AUT)

 

20,5 (+3,8) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/AUT)

 

18,0 (+2,6) - INDAIAL SC (CONV/AUT)

 

18,0 (+4,1) - CHAPECÓ SC (CONV/AUT)

 

11,7 (+3,9) - MORRO DA IGREJA SC (AUT/INMET)

Link to comment
Share on other sites

Junho 2015 (10 dias)

 

17,4 (+5,1) - BAGÉ RS (CONV/AUT)

 

19,0 (+6,1) - SANTA MARIA RS (CONV/AUT)

 

18,8 (+4,5) - PORTO ALEGRE RS (CONV/AUT)

 

17,0 (+4,9) - CAXIAS DO SUL RS (CONV/AUT)

 

20,5 (+3,8) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/AUT)

 

18,0 (+2,6) - INDAIAL SC (CONV/AUT)

 

18,0 (+4,1) - CHAPECÓ SC (CONV/AUT)

 

11,7 (+3,9) - MORRO DA IGREJA SC (AUT/INMET)

Link to comment
Share on other sites

Hedsgpa, tenho toda a série de dados de Ribeirão Preto, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). De 1943 a 2014. Amanhã mesmo faço as médias e posto aqui, me cobre. De Ribeirão Preto, não arredores.

 

Vai ser muito oportuna ter essa série aqui, Vinicius!

 

Deixo claro que não é para desconsiderar o clima de Porto Alegre, pelo contrário. Como sempre disse, sempre achei sensacional a dinâmica do clima de lá.

 

Mas realmente os 3 meses mais quentes da capital gaúcha, no mínimo, rivalizam com Ribeirão Preto. Que é a referência de calor dos paulistas.

 

Eu acho isso sensacional. Desde pirralho eu sempre comparei o clima do Rio Grande do Sul com os extremos do sul dos EUA. Hoje eu sei que não chega a tanto.

Link to comment
Share on other sites

Antes bastião do frio o Global acompanhou o Europeu 00Z e ambos já vem a possibilidade de um novo ASAS se estabelecendo até o final da próxima semana.

 

Rodadas péssimas para quem tinha alguma esperança.

 

Antes disso o amanhecer de segunda e, especialmente de terça, devem apresentar as menores marcas do ano aqui pelo Sul.

 

Acho que não, tem uma alta boa no Pacifico....

Link to comment
Share on other sites

Números, números...

 

São Simão-SP, Médias das máximas, normal 1961-1990 (INMET):

Jan - 29,8°C

Fev - 30,6°C

Mar - 30,3°C

Abr - 29,0°C

Mai - 27,0°C

Jun - 25,9°C

Jul - 26,3°C

Ago - 28,4°C

Set - 30,2°C

Out - 30,5°C

Nov - 30,3°C

Dez - 29,4°C

 

Não vou entrar no mérito de comparar com PoA mas conheço São Simão muito bem.

Toda a família da minha mãe é de lá.

Já fui àquela cidade infinitas vezes.

Posso garantir que continua pequena, sem ilha de calor significativa nos últimos anos. :mosking:

 

Aldo Santos, só para constar:

 

Não estou comparando o clima de Porto Alegre com o de Ribeirão Preto no seu conjunto,

 

A minha comparação entre os dois locais envolve apenas os meses mais quentes.

Link to comment
Share on other sites

10,7º C de mínima na estação Jundiaí.

 

13,8º na estação Jundiaí-ETEC.

 

Ainda vou descobrir onde fica a estação Jundiaí do Ciiagro. Deve ser uma baixada cuiuda. :sarcastic:

 

Na estação Jundiaí-ETEC variamos ontem de 13,2º C a 27,2º C.

 

O GFS dá 15º C de máxima para a segunda-feira. Com chuva e tudo.

 

Vamos ver se não posterga ou, pior, se não "mata" isso tudo.

Link to comment
Share on other sites

 

Eu sei.... mas ver "o vento" é interessante

Rajadas de 25.4 m/s :shok:

Link to comment
Share on other sites

Em Joinville-Vila Nova, foi 20,2°C às 20h, para 28°C na última leitura

 

Woow!!, que show de pré frontal!

 

Eu já chamaria de horror de pré-frontal, depende do gosto. :mosking:

 

A máxima noturna ficou em 28,5°C às 2 horas. Mas com o calorão de hoje à tarde deve ser ultrapassada. Abraços!

 

--

 

As anomalias de 10 dias lembram Janeiro de 2014. Com esta MP, o cenário atual me lembra 2013, onde tivemos uma MP em Junho.

 

A diferença é que em 2013 já tínhamos 3 boas MPs em abril e Maio. Este ano já tivemos isto, mas MPs muuuuuuito mais fracas, quase normal.

Link to comment
Share on other sites

Em Joinville-Vila Nova, foi 20,2°C às 20h, para 28°C na última leitura

 

Woow!!, que show de pré frontal!

 

Eu já chamaria de horror de pré-frontal, depende do gosto. :mosking:

 

A máxima noturna ficou em 28,5°C às 2 horas. Mas com o calorão de hoje à tarde deve ser ultrapassada. Abraços!

 

--

 

As anomalias de 10 dias lembram Janeiro de 2014. Com esta MP, o cenário atual me lembra 2013, onde tivemos uma MP em Junho.

 

A diferença é que em 2013 já tínhamos 3 boas MPs em abril e Maio. Este ano já tivemos isto, mas MPs muuuuuuito mais fracas, quase normal.

 

Moretão, isso é um show a parte! Demais presenciar isto e termos provas e registros que isso acontece aqui na região. Entretanto, estes efeitos fortes foram mais sentidos, realmente, no pé da serra...aqui na minha estação houve um ligeiro aquecimento até perto de 22 e depois baixou de novo...nada demais...

 

A própria estação do Vila Nova, depois de estar com 26,5ºC as 6:00, baixou para 19,7ºC na leitura das 7:00 quando o vento deu trégua...

Link to comment
Share on other sites

Minimas quase iguais a de ontem :

 

Reserva 1,8°C

 

Lage 3,2°C

 

INMET 5,6°C

 

 

Vai ser só o Troyano chegar pra arrebentar minhas minimas que devem subir bastante com a nebulosidade do fim de semana ! kkkk

 

Troyano é "pé quente", kkkkkkkkkkkk... pode anotar: quando ele estiver aí as mínimas vão ficar acima dos 10ºC. :sarcastic:

 

Por aqui mais uma mínima sub-10, muito parecido com ontem: 8,5ºC

Link to comment
Share on other sites

Números, números...

 

São Simão-SP, Médias das máximas, normal 1961-1990 (INMET):

Jan - 29,8°C

Fev - 30,6°C

Mar - 30,3°C

Abr - 29,0°C

Mai - 27,0°C

Jun - 25,9°C

Jul - 26,3°C

Ago - 28,4°C

Set - 30,2°C

Out - 30,5°C

Nov - 30,3°C

Dez - 29,4°C

 

Não vou entrar no mérito de comparar com PoA mas conheço São Simão muito bem.

Toda a família da minha mãe é de lá.

Já fui àquela cidade infinitas vezes.

Posso garantir que continua pequena, sem ilha de calor significativa nos últimos anos. :mosking:

 

Aldo Santos, só para constar:

 

Não estou comparando o clima de Porto Alegre com o de Ribeirão Preto no seu conjunto,

 

A minha comparação entre os dois locais envolve apenas os meses mais quentes.

 

 

Não sei onde encontraste esses dados a normal desta cidade porém em dados oficiais da estação convencional do INMET para esta cidade de 2010 pra cá quase todos os meses de Setembro a março tem Média acima de 31° chegando a um pico repito de MÉDIA de 34,6°. E não creio que essa cidade seja mais quente de Ribeirão Preto.

 

Detro do Sul mesmo posso listar centenas de cidades que tem verões mais quentes que Porto dos Casais.

Link to comment
Share on other sites

Verão pior que Ribeirão Preto não é brincadeira.

 

Ok que Ribeirão Preto não tem o inverno de Porto Alegre, não tem a média de Porto Alegre. Mas eu estou falando de...verão.

 

Não é pior. É menos quente e muito menor. Ribeirão tem 5 meses com média das máximas de 30C e 1 mês com média de 31C. Porto Alegre tem apenas 2 meses média das máximas de 30C (jan e fev). Daí que eu falo que há um mito em torno de Porto Alegre... É quente, mas menos que muitos aí imaginam. Se fosse esse inferno todo a média anual jamais seria 19,5C.

 

 

Meu, vcs estão pegando uma das cidades mais quentes de TODO o estado. Ribeirão Preto eu conheço e é MUITO quente no verão e mesmo no inverno não é incomum passar de 30 graus. Entre as cidades de Campinas e ribeirão Preto, a grata surpresa é Pirassununga, é quente mas nem comparação. Cansei de viajar daqui pra lá (umas 30 vezes no mínimo), e passar calor A NOITE na estrada até mais ou menos a saída de Piracicaba (Rodovia do Açucar), passando daí, o eixo Leme, Araras e Pirassununga é incrivelmente mais fresco, voltando a esquentar depois de Porto Ferreira.

 

Comparar POA com a cidade mais quente (das grandes) de SP, e POA perder por 1 ou 2 graus no mês mais quente, não dá pra dizer que POA não é quente. Claro que a coisa muda absurdamente entre Abril e Setembro, pois POA é bem mais ao Sul, obvio que faz frio nos meses citados acima. Claro que frio no Brasil, por mais que alguns não concordem, não é nem de perto o frio do Canadá ou Norte dos Estados Unidos, ou Alemanha e por ai vai.

 

 

Meu Deus do céu é sério que alguém ao menos cogita fazer a comparação do clima do Canadá com qualquer lugar do Brasil que seja ? Olha se houve esse individuo por aqui, pode mandar o a clinica psiquiatra ir lá na casa dele com a camisa de força.

Link to comment
Share on other sites

Floripa ainda teve sol e calor nesta manhã, quando agora começam a aparecer as nuvens de cirrus a nublar e os primeiros sinais da frente-fria com mudanças no tempo. Depois de um dos períodos mais prolongados de de calor intenso em junho, com máximas diárias bem acima de 30oC e próximas do recorde histórico.

 

Um período para esquecer e de difícil recuperação para as normais climatológicas.

Link to comment
Share on other sites

Floripa ainda teve sol e calor nesta manhã, quando agora começam a aparecer as nuvens de cirrus a nublar e os primeiros sinais da frente-fria com mudanças no tempo. Depois de um dos períodos mais prolongados de de calor intenso em junho, com máximas diárias bem acima de 30oC e próximas do recorde histórico.

 

Um período para esquecer e de difícil recuperação para as normais climatológicas.

 

Aqui em Porto Alegre é o primeiro dia do inverno climático. Demorou um mês para começar o inverno. Temo que ele seja curto/curtíssimo esse ano.

 

Chove e faz 13C.

 

fotoatual4.jpg

 

fotoatual2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Claro que frio no Brasil, por mais que alguns não concordem, não é nem de perto o frio do Canadá ou Norte dos Estados Unidos, ou Alemanha e por ai vai

 

 

Meu Deus do céu é sério que alguém ao menos cogita fazer a comparação do clima do Canadá com qualquer lugar do Brasil que seja ? Olha se houve esse individuo por aqui, pode mandar o a clinica psiquiatra ir lá na casa dele com a camisa de força.

 

ô povo que gosta de torcer as palavras. Onde que to comparando Brasil com Canadá? Lá é mais frio e ponto! Nosso frio é uma piada. E os poucos lugares que se salvam, você adora criticar, principalmente quando ficam fora do Sul.

 

Voltemos ao tema do tópico.

 

Tá complicado aqui ADM.

Link to comment
Share on other sites

Faz 09º as 11:00hs em Canguçu com sensação termica de 04°. Isso uma cidade com 60.000 habitantes ouseja não é um lugar desabitado. Agora imagine se Pinheiro Machado fosse monitorado que é bem mais fria que Canguçu.

 

Há projeto em andamento para estação no Herval, que na minha opinião é mais interessante que Pinheiro Machado.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, isso é um show a parte! Demais presenciar isto e termos provas e registros que isso acontece aqui na região. Entretanto, estes efeitos fortes foram mais sentidos, realmente, no pé da serra...aqui na minha estação houve um ligeiro aquecimento até perto de 22 e depois baixou de novo...nada demais...

 

A própria estação do Vila Nova, depois de estar com 26,5°C as 6:00, baixou para 19,7°C na leitura das 7:00 quando o vento deu trégua...

 

Para quem gosta de variedade é show.

 

Mas mesmo 19,7°C é um dos valores mais altos do estado. Só Floripa talvez tenha ficado acima. No verão aí pode ter as maiores mínimas, pelo menos noturnas, do Estado. Como aquele 30°C em 2012. :heat:

 

Hoje não está subindo tanto aqui também. Mas já filme antes, e é até comum, exatamente em situação de pré-frontal. Aquece pouco menos de manhã e a tarde o sol dá um jeito de aparecer com nuvens, ficando acima do normal.

 

Vamos orar para que não seja assim hoje.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus do céu é sério que alguém ao menos cogita fazer a comparação do clima do Canadá com qualquer lugar do Brasil que seja ? Olha se houve esse individuo por aqui, pode mandar o a clinica psiquiatra ir lá na casa dele com a camisa de força.

 

PNI X VANCOUVER

 

PNI MES + FRIO : 5,5

VAN MES + FRIO : 4,1

 

PNI MES + QUE : 12,0

VAN MES + QUE : 18,0

 

MED ANUAL

 

PNI : 9,0

VAN : 10,4

 

Na média anual o PNI é mais frio que Vancouver no Canada

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus do céu é sério que alguém ao menos cogita fazer a comparação do clima do Canadá com qualquer lugar do Brasil que seja ? Olha se houve esse individuo por aqui, pode mandar o a clinica psiquiatra ir lá na casa dele com a camisa de força.

 

PNI X VANCOUVER

 

PNI MES + FRIO : 5,5

VAN MES + FRIO : 4,1

 

PNI MES + QUE : 12,0

VAN MES + QUE : 18,0

 

MED ANUAL

 

PNI : 9,0

VAN : 10,4

 

Na média anual o PNI é mais frio que Vancouver no Canada

 

Sensacional PNI! Mais frio que no Canadá!

Link to comment
Share on other sites

Faz 09º as 11:00hs em Canguçu com sensação termica de 04°. Isso uma cidade com 60.000 habitantes ouseja não é um lugar desabitado. Agora imagine se Pinheiro Machado fosse monitorado que é bem mais fria que Canguçu.

 

Há projeto em andamento para estação no Herval, que na minha opinião é mais interessante que Pinheiro Machado.

 

Discordo Bruno a localização de Pinheiro Machado é mais interessante. Uma porque de cara tem 200mts de altitude a mais, segundo porque ao que tudo indica tem verões mais amenos ainda por ser menos continentalizada.

Em poucas palavras são poucas cidades em RS e SC mais frias que PM. Veja a previsão do Climatempo para essa cidade, e depois veja para todas as cidades daquele entorno e demais cidades mais fria do Brasil vai perder basicamente para as 3 mais fria de SC e as 2 mais fria do RGS.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.