Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

Tô decepcionado, algum larápio furtou o console da estação Parque das Tuias, infelizmente pelo menos por enquanto, não teremos dados do Tuias. :cray: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1:

 

Sacanagem! Achava que o lugar tinha alguma 'segurança'.

Era o que eu imaginava, houve um tempo que os seguranças do Parque faziam rondas a todo momento, na área do Parque das Tuias.E o que mais me irritou foi o carinha , o tal novo responsável pela segurança desta área do Parque, dizer na minha lata que ele tinha outras prioridades de segurança, que esta estaçãozinha, não era prioridade, bah eu respondi carinha esta estaçãozinha colocou este parque em destaque no Brasil e tu vem falar uma bobagem destas.Quase que chegamos às vias de fato, o Dick q me segurou.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Da minha parte abandono o projeto Tuias, não é de agora que eles não mostraram o mínimo interesse na estação,atropelaram o sensor externo com tratorzinho de cortar grama, não cuidavam direito, não zelavam.Agora vou focar na Davis para a cidade , esta semana vou pedir urgência ao pessoal pra aquisição.

Link to comment
Share on other sites

Caio, o GFS (00Z e 12Z) mostra que o frio que vai chegar ao RS no dia 10, vai ficar quase que totalmente bloqueado na metade sul.

Será que vai se repetir o cenário de 2002?

 

Sim, Rafael. Parece que esse é o cenário que está sendo projetado.

 

Inclusive para depois da MP do dia 12. Mas o cenário muda muito o tempo todo. Ontem fiz um post depois que ambos os modelos mostravam a MP do dia 12 chegando forte a SC e úmida a PR e SP, com a frente indo ao RJ. Mas de ontem pra hoje mudou tudo e agora a MP fica realmente presa no RS, com o reforço de ar frio na semana seguinte ficando preso no PR, cenário quase idêntico a 2002. Bom, levando em conta a condição ENSO, nada de se estranhar. Só vejo que temos de torcer para o gradiente ENSO mudar. Em minhas rápidas e amadoríssimas investigações da correlação ENSO x Inverno no Sul, percebi que por mais que a condição ainda seja de Niño, se houver um gradiente negativo no Pacífico Equatorial a tendência é por alívio no Jato e por conseguinte avanço de MPs. Ao menos temos o alento da AAO. Mas se depender do jato e da ASAS, a erupção polar ficará presa, primeiro no RS e Prata, depois no Sul do BR, sem chegar ao Sudeste, num repeteco de 2002. Quem viver verá, mas os modelos estão mudando muuuuuito ainda! :russian:

Link to comment
Share on other sites

Caixa e estaçao do CB

 

William...preciso saber se ha alguma chave para abrir a cx e fazer a leitura ja amanha cedo...tentei falar com Artur...dwsde ontem mas não consegui contato..

 

Nao sao apenas duas orelhas de trvamento do lado direito olhando de frente pra ela !

 

Aqui céu limpo e 7°C , Reserva sem internet !

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, foi isso o que eu entendi nos mapas de previsão?

 

dia 17 negativas no Uruguai e Rio Grande do Sul até os Aparados, no dia 20 de manhã, forte massa polar avançando do oeste para os três estados do Sul do Brasil

 

SIm. Global e para mais de 10 dias.

 

O Global é muito bom para pegar tendências, mas se fosse depender dele nos detalhes das MPs, os picos da Serra Geral em SC e RS ficariam brancos mais da metade do inverno. Portanto, veja a tendência e não os detalhes dessa MP. De que adianta um rodada (e do Global) pintar um reprise de 1994 se a maioria das outras pinta bloqueio e temperaturas altas. O mesmo Global já deu há uns 7 dias a MP avançando dia 15 até Goiás!

 

O que vale a pena ter em mente é que a segunda quinzena não deverá ser tão horrenda para o sul do BR quanto a primeira! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Para amenizar o calor, algumas mínimas na onda de frio de Junho/1994

 

25/06

Bom Jesus-RS: -1,8°C

Ivinhema-MS: 5,6°C

Londrina-PR: 6,2°C

Maringá-PR: 5,0°C

Nhumirim-MS: 7,7°C

São Joaquim-SC: -5,0°C

 

Campo Grande-MS: 4,8°C

Curitiba-PR: 3,2°C

Goiânia-GO: 7,7°C

 

26/06

Andradina-SP: 0,9°C

Aragarças-GO: 8,4°C

Bom Jesus-RS: -6,2°C

Campinas-SP: 0,3°C

Campo Mourão-PR: -2,0°C

Corumbá-MS: 4,5°C

Franca-SP: 1,6°C

Ivinhema-MS: 1,4°C

Irati-PR: -4,3°C

Itararé-SP: -5,0°C

Jataí-GO: 1,8°C

Londrina-PR: -0,8°C

Manicoré-AM: 12,6°C

Maringá-PR: -0,2°C

Nhumirim-MS: 0,2°C

Presidente Prudente-SP: 1,8°C

Ribeirão Preto-SP: -0,2°C

São Carlos-SP: 1,2°C

São Joaquim-SC: -4,8°C

Taubaté-SP: 2,8°C

Várzea Grande-MT (Padre Ricardo Remetter): 6,0°C

Votuporanga-SP: 1,0°C

 

Belo Horizonte-MG: 9,6°C

Brasília-DF: 6,9°C

Campo Grande-MS: 2,5°C

Curitiba-PR: -1,6°C

Florianópolis-SC: 1,7°C

Goiânia-GO: 4,1°C

Porto Alegre-RS: 2,0°C

São Paulo-SP (IAG): 1,2°C

São Paulo-SP (Mirante): 1,2°C

 

27/06

Aragarças-GO: 10,3°C

Avaré-SP: -0,2°C

Campinas-SP: 0,6°C

Campos do Jordão-SP: -3,5°C

Campo Mourão-PR: -1,0°C

Corumbá-MS: 6,4°C

Diamantino-MT: 8,0°C

Irati-PR: -2,0°C

Itararé-SP: -3,6°C

Ivinhema-MS: 3,4°C

Jataí-GO: 2,3°C

Juiz de Fora-MG: 4,7°C

Londrina-PR: -0,8°C

Manicoré-AM: 13,3°C

Maria da Fé-MG: -3,5°C

Maringá-PR: 0,3°C

Nhumirim-MS: 1,6°C

Ribeirão Preto-SP: -0,2°C

São Carlos-SP: (-)3,0°C (1,2°C as 21h do dia 26; no BDMEP consta como 3,0°C - inconsistente)

Taubaté-SP: 1,1°C

Tefé-AM: 14,6°C

Uberaba-MG: -0,2°C

Várzea Grande-MT (Padre Ricardo Remetter): 8,0°C

 

Campo Grande-MS: 4,9°C

Curitiba-PR: -0,2°C

Florianópolis-SC: 5,3°C

Goiânia-GO: 4,9°C

São Paulo-SP (IAG): 0,6°C

São Paulo-SP (Mirante): 2,0°C

 

28/06

Campinas-SP: 2,0°C

Campo Mourão-PR: 2,0°C

Irati-PR: -0,8°C

Jataí-GO: 1,8°C

Londrina-PR: 3,8°C

Maringá-PR: 1,9°C

Nhumirim-MS: 3,8°C

São Carlos-SP: 1,8°C

Taubaté-SP: 1,8°C

 

Curitiba-PR: 1,8°C

Florianópolis-SC: 5,1°C

Goiânia-GO: 6,3°C

 

29/06

São Carlos-SP: 2,6°C

Taubaté-SP: 3,4°C

 

Inmet, IAG e IAC.

Link to comment
Share on other sites

Vamos tendo uma noite de céu limpo e boa queda de temperatura aqui em Buenos Aires. Agora já faz 11,3ºC e é capaz de alterar a mínima matinal de 10,8ºC. Amanhã a previsão é de sol, com temperatura entre 9 e 19ºC, com sol das 7h56 às 17h49. Na terça o tempo fica mais instável, com variação entre 13 e 17ºC. Quarta o tempo abre e começa a esfriar, com temperatura entre 9 e 16ºC, e quinta cai mais: mínima de 7ºC e máxima de 15ºC, e enfim teríamos um dia típico de junho.

 

Quanto à onda de frio de 94, se tivermos uma configuração atmosférica parecida, espero que Buenos Aires tenha mais sorte desta vez, porque naquele episódio não houve nem mínima negativa e nem máxima sub-10.

Link to comment
Share on other sites

Caixa e estaçao do CB

 

William...preciso saber se ha alguma chave para abrir a cx e fazer a leitura ja amanha cedo...tentei falar com Artur...dwsde ontem mas não consegui contato..

 

Carlão são duas travas a direita, mas deixei o cadeado com o Cesar, mais pilhas novas. Há um buraco na trava de baixo que permite travar com cadeado e pedi pro Cesar fazer o favor. Não esperei vc ligar pq tava cheio o parque e queria descer logo.

 

Não deixei o cabo de energia da estação e o console tá com o William. Will, há a possibilidade de vc me mandar via sedex o console do Carlos? Vou dar uma olhada nele e se precisar de manutenção,creio eu que é mais barato peças de reposição aqui em SP.

 

Agora um desabafo: é uma viagem muito cansativa e estou pensando em abrir mão de manutenção das estações, e retirar a minha estação do Massena e levar embora. Culpa de uns palhaços ai que falaram demais.

Link to comment
Share on other sites

Fico pensando aqui em Guarulhos... áreas que vão de 660m à 1422m (Pico do Gil - Serra de Itaberaba). E a capital paulista, se não me engano, tem uma pequena parte de seu território na Serra do Mar, desabitado, que tem altitude de apenas 80m.

Verdade.

Na divisa com o município de Itanhaém, no extremo sul, um pequeno trecho do município da capital chega até o rio Branco, já na baixada litorânea.

Dizem que é habitado, confere?

Esta parte na zona sul acho que não.

Faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar.

 

Possivelmente seja frequentada por índios guaranis das 2 reservas situadas na região de Marsilac.

 

Pois é...

Para quem não sabe, o município de São Paulo tem pelo menos 3 reservas guaranis: uma na região do pico do Jaraguá e 2 em Marsilac (Extremo sul).

 

----------------

 

Mirante hoje: 15,9°C / 26,2°C

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, mas eu vi a última atualização do Inpe.... e há uma MP que venceria o bloqueio, invadindo o Sudeste por volta do dia 12/Junho; seria uma MP moderada e bem prolongada. Confere?

 

Abs

 

Não vi sua msg ontem Caco... Desculpa!

 

Mas como você pode vê pelos post's recentes... Global parece querer mostrar a quebra lá pro meio do mês... Mas enquanto não houver um consenso perante todos os modelos, não passa de um mero cenário... Vamos acompanhando né!?

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Oi Artur...ja passei todas as instruções. .amanha teremos os primeiros dados...sobre o desabafo eu te entendo...deixa lra lá. ..o importante é que graças a este trabalho todo estamos descobrindo de fato o comportamento climático da Mantiqueira em grandes altitudes...isso que é gratificante e supera tudo ....vai por mim...estamos fazendo história. ..

Link to comment
Share on other sites

Agora temos céu limpo aqui na zona leste de Sampa. Faz 19 graus na Mooca-CGE.

Ultimamente não estamos tendo a entrada dos ventos marítimos comuns no final da tarde, coisa que já era indicado pelos modelos.

 

-----------------

 

Quanto à 2002, eu me recordo que aqui em Sampa maio e junho foram horríveis. Já julho deu uma boa melhorada e tivemos alguns resfriamentos mais significativos.

Agosto foi novamente outro mês bem ruim. Se não me engano teve um dia ainda no começo daquele mês que fez 30 graus.

Já setembro também não foi tão ruim. Teve até uma fortíssima incursão polar no início daquele mês.

Link to comment
Share on other sites

Da minha parte abandono o projeto Tuias, não é de agora que eles não mostraram o mínimo interesse na estação,atropelaram o sensor externo com tratorzinho de cortar grama, não cuidavam direito, não zelavam.Agora vou focar na Davis para a cidade , esta semana vou pedir urgência ao pessoal pra aquisição.

 

Ma quêee??

 

PHP, pega os sensores. Ao menos o que sobrou deles.

Link to comment
Share on other sites

O americano dá até 0° em 850 hpa até POA no dia 15. Mantém o frio bloqueado no máximo até o RS. SC ficaria com um frio úmido, de advecção.

 

Hoje foi um dia bem abafado por aqui. Variação de 18,3° a 26,9° mesmo com aumento de nebulosidade depois do meio-dia até ficar nublado. Isso mesmo, em JUNHO com essa mínima e alta umidade! Agora começa a chover e faz 19,8° com 85%. Bermuda e mangas curta. Graças a Deus isso acaba a partir dessa noite.

Link to comment
Share on other sites

Para quem não sabe, o município de São Paulo tem pelo menos 3 reservas guaranis: uma na região do pico do Jaraguá e 2 em Marsilac (Extremo sul).

 

----------------

 

Aldo apenas uma correção ...

Uma dessas tribos que vc citou em Marsilac fica na verdade no bairro da Barragem , inclusive bem perto da estação Cge Barragem/Parelheiros .

Link to comment
Share on other sites

Esta parte na zona sul acho que não.

Faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar.

 

Possivelmente seja frequentada por índios guaranis das 2 reservas situadas na região de Marsilac.

 

Pois é...

Para quem não sabe, o município de São Paulo tem pelo menos 3 reservas guaranis: uma na região do pico do Jaraguá e 2 em Marsilac (Extremo sul).

 

----------------

 

Mirante hoje: 15,9°C / 26,2°C

 

Aldo, eu estava falando do ponto mais alto da capital paulista, na divisa com Caieiras. Na região tem várias ocupações irregulares.

Link to comment
Share on other sites

Verifiquei o Global das 12Z. Pelos mapas, a partir do dia 20 teríamos uma cópia da sinopse de Junho/1994. Para quem não sabe, a onda de frio que aconteceu entre os dias 24 e 28 provocou geadas devastadoras no PR, SP, MS, MG e parte de GO. O recorde de frio para junho em muitas estações é dos dias 25 e 26 de Junho de 1994. Ciclone ao sul, porém próximo da costa da Argentina força a alta a ir mais para o norte, provocando maior resfriamento em regiões mais quentes.

 

Parece utopia, mas eu torço muito para que isso aconteça.

 

Orai... :pioneer:

Link to comment
Share on other sites

[highlight=yellow]São Paulo-SP (Mirante): 1,2°C

São Paulo-SP (Mirante): 2,0°C[/highlight]

 

Será que em algum momento seremos agraciados novamente com dois dias assim no Mirante ? Acho que a chance disso ocorrer novamente é de 0,00000000001% :cray:

 

Eu vivi e presenciei in loco esses dois dias! Dois dias de sol! Alguém tem as máximas?

 

E não foi só isso não. Em julho uma MP mais potente que essa botou o Mirante a 0,XºC! Também presenciei isso, mas estava na Granja. Infelizmente não tinha termômetro à época...

 

1994 foi nostálgico para nós!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, gente! Vamos tendo um amanhecer de céu limpo e temperatura baixa aqui em Buenos Aires, com 8,6ºC agora. A mínima de hoje surpreendeu positivamente: fez 7,6ºC, quando a previsão indicava 9ºC. A máxima prevista pra hoje é de 19ºC, com um dia ensolarado. Ezeiza tem 6ºC (mas chegu a 4,4ºC) e La Plata 4,2ºC agora.

Link to comment
Share on other sites

Artur, Caio, Diego, Bruno, Coutinho, PHP e outros são dignos de aplausos por essas iniciativas, pois a MAIORIA da população não dá a devida importância para o monitoramento meteorológico. Estive esse fds na serra gaúcha e constatei mais uma vez conversando com moradores de São Chico e Cambará do Sul que as autoridades não apóiam em nada iniciativas como a de vocês. Exceção foi o Alessandro, de Urupema.

Mas a vida é assim mesmo.

Parabéns a vocês em especial e a todos os bazianos apaixonados.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal.

Belo Horizonte amanheceu com tempo ensolarado e sem nuvens.

Registrei mínima de 14,2º C, e a máxima deve chegar a 25º C. Ontem tive mínima de 15,3º C e máxima de 24,6º C (minha casa é geralmente cerca de um grau mais fria que a estação oficial do INMET em BH), devido à altitude e à maior quantidade de áreas verdes do meu bairro).

Link to comment
Share on other sites

Mínimas abaixo dos 10,0°C em SC nesta segunda-feira.

 

2,4 Urupema* G

4,3 S.Joaquim*

4,8 Otacílio

5,1 Bom Jardim*

5,6 Ponta Alta do Norte*

6,1 Água Doce/DSoares

6,5 Rio Rufino*

7,5 Bom Retiro*

7,5 Vargem*

8,2 Ponte Serrada*

8,5 Brunópolis*

8,6 Caçador/Inmet

9,0 Lages/Inmet

9,2 Maravilha*

9,2 Abdon Batísta*

9,4 Fraiburgo*

9,5 Zortéa*

9,6 Monte Carlo*

 

* Epagri

G Geada.

 

11,2°C S.Joaquim/Climaterra/cidade.

13,4 Florianópolis/Epagri.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.