Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

COMPRA DAS ANTENAS - PNI CAMPO BELO


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 103
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Arrecadação

 

500,00 - Luba

 

300,00 - Carlos Dias

300,00 - Anderson

 

150,00 - Artur Chiovitti

 

100,00 - Caio

100,00 - Ricardo Bianchi

 

50,00 - William

50,00 - JeBraSul

50,00 - Lulubros

50,00 - Vinicius

50,00 - Renan

50,00 - Rodolfo Alves

50,00 - Troyano

50,00 - Mafili

50,00 - Nani

50,00 - DSoares

50,00 - Bruno C

50,00 - Frost

50,00 - Aldo Santos

50,00 - Miaw

50,00 - Cyro Alexandre

 

Total Parcial - 2.200,00

 

 

Podemos liberar a conta pros depositos , conversando com o carlos , deve gastar uns 15 dias pro equipamento chegar , nossa intençao é colocar na semana do feriado da primeira semana de junho !

 

William.....perguntas:

 

-1 Vai ser na sua conta?

-2 Saber qual exatamente qual antena vai ser comprada?

-3 Vc tem o valor atualizado destas antenas?

Link to comment
Share on other sites

Carlos -

 

1 Qual Achar melhor , tanto faz kkk - 2 Sim - 3 Sim

 

Se alguem Diego , Bruno , Mafili , , tiverem algum duvida , ou estiverem vendo algo errado falem agora antes da compra POR FAVOR

 

Lendo exaustivamente o manual , nos ultimos dias penso que o melhor e mais facil seria a antena repetidora , o repetidor mais a antena yagi !

 

background.png

 

7654_studio.jpg

Link to comment
Share on other sites

Se alguem Diego , Bruno , Mafili , , tiverem algum duvida , ou estiverem vendo algo errado falem agora antes da compra POR FAVOR

 

Lendo exaustivamente o manual , nos ultimos dias penso que o melhor e mais facil seria a antena repetidora , o repetidor mais a antena yagi !

 

Pessoal....vamos agilizar então...? Pra gente começar a efetuar os depósitos já a partir de hoje e ser der, até 5a ou 6 feira concluir esta arrecadação na conta do William....

Link to comment
Share on other sites

E como vamos fazer então...? Como vamos descobrir se as antenas vão funcionar antes de compra-las..?

 

Carlos,

 

Por natureza esse pessoal da área de dados é tutta bonna genti.

 

Ligue e pergunte como resolver.

 

Simples. só que você vai comprar, alugar , etc...depois de ver o trem funcionando.

 

TEM MUITOS pela internet.

 

 

São Paulo

Alameda Santos, 1800, Av. Paulista 8º and. - Cerqueira César

São Paulo/SP

CEP 01418-200

+55 11 4063-0903

Ver no Google MAPS

 

http://www.kofre.com.br/

Link to comment
Share on other sites

Mafili, contei a historia para o Inmet e pedi ajuda também....e eles me deram a seguinte orientação com 2a - alternativa:

 

Comprar um Painel solar virar (de 10 ou 20 watts) na internet mesmo, não precisa ser da Davis....deixar inclinado para o norte em 35 graus para pegar principalmente o sol baixo da tarde.

 

Comprar um regulador de voltagem para Bateria 12 volts ou 9 volts

 

Comprar uma bateria de Carro

 

A bateria de carro e o console devem ficar numa caixa térmica vedada e fora da área onde o frio é extremo de preferencia subindo a Montanha uns 20 ou 30 metros já é o suficiente onde se fizer -10 no Campo Belo , 30 metros acima na montanha a temperatura poderá ser até positiva...

 

Esta solução com certeza ao invés de 2300 ou 2500 reais...custará acredito que no máximo uns 800 reais.....Só que a estação não ficará online, mas isso não será problema pois temos pessoal de apoio para fazer as leituras.

 

E caso formos por esse caminho, Furnas continuará online.

Link to comment
Share on other sites

Nossa meta e nosso sonho é deixar online entao vamos focar nesse caminho , o Artur deve ta lendo o manual e viu que o negocio parece ser bastante simples ,e falando com o cara do forum gringo ele disse ser bem facil o esquema , disse que é como fazer um console pegar o sinal da estaçao , nao tem nada de muito complicado !

Link to comment
Share on other sites

Nossa meta e nosso sonho é deixar online entao vamos focar nesse caminho , o Artur deve ta lendo o manual e viu que o negocio parece ser bastante simples ,e falando com o cara do forum gringo ele disse ser bem facil o esquema , disse que é como fazer um console pegar o sinal da estaçao , nao tem nada de muito complicado !

 

Will, Claro que te entendo.

 

É tudo relativamente simples,

 

Basta ter um transmissor mandar o sinal, que é analógico na saída do sensor, depois de digitalizado, para um satélite em órbita geoestacionária o qual vai amplificar e retransmitir este sinal para uma antena de provedor e o sinal irá para toda web.[ desculpa a ironia]

 

Tenho conversado com quem fornece o serviço de internet via rádio para a empresa.

 

O sinal aqui não pode ver chuva ou nuvem pesada que cai [ é melhor que radar de São Roque]

 

Se ventar não se preocupe também cai.

 

Resumindo o pessoal aqui ni interior do meio do mato não conhece a Davis.

 

E o pessoal da Davis não conhece os rádios e antenas.

 

Tenho a nítida impressão que quando essa turma for apresentada tudo se resolverá de uma forma, aí sim, simples.

 

Como disse ao Carlos,

 

É necessário uma Davis para Teste.

 

Ou será que não há Davis suficiente [ Veja a do Carlos está no Campo Belo, a do Artur está em FURNAS, a do BAZ está no Massena] o console sobressalente está com Artur....[highlight=yellow]Acho que falta uma DAVIS PARA TESTE alguém libera?[/highlight]

 

Enfim podemos continuar a discutir mas acho que é necessário que essa coisa se resolva com técnica e não na base do eu acho....

 

Eu acho que vai de qualquer jeito....mas é apenas um palpite.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

William, se vcs querem mandar dados de Campo Belo para o Marcão, atente para 2 coisas:

 

1- Não cometam o mesmo erro que fizeram quando colocaram Massena no ar. Escolham um dos 8 canais possíveis que já não tenha sido escolhido para a estação de Furnas e do próprio Massena. Tem que evitar interferência.

 

2- Não esqueça que para usar a antena Yagi é preciso comprar também o repetirdo como esse aqui ( http://www.davisnet.com/weather/products/weather_product.asp?pnum=07627 ). De nada adianta comprar a antena sem o repetidor.

 

O esquema é o seguinte:

 

Estação Campo belo transmite sinal para o repetidor. Esse repetidor recebe o sinal da estação de Campo Belo. O repetidor utiliza a ante Yagi que está acomplada a ele e retransmite o dado para o Posto do Marcão. No Posto do Marcão o Console recebe o sinal e transmite para a internet.

Link to comment
Share on other sites

William, se vcs querem mandar dados de Campo Belo para o Marcão, atente para 2 coisas:

 

1- Não cometam o mesmo erro que fizeram quando colocaram Massena no ar. Escolham um dos 8 canais possíveis que já não tenha sido escolhido para a estação de Furnas e do próprio Massena. Tem que evitar interferência.

 

2- Não esqueça que para usar a antena Yagi é preciso comprar também o repetirdo como esse aqui ( http://www.davisnet.com/weather/products/weather_product.asp?pnum=07627 ). De nada adianta comprar a antena sem o repetidor.

 

O esquema é o seguinte:

 

Estação Campo belo transmite sinal para o repetidor. Esse repetidor recebe o sinal da estação de Campo Belo. O repetidor utiliza a ante Yagi que está acomplada a ele e retransmite o dado para o Posto do Marcão. No Posto do Marcão o Console recebe o sinal e transmite para a internet.

Link to comment
Share on other sites

William, se vcs querem mandar dados de Campo Belo para o Marcão, atente para 2 coisas:

 

1- Não cometam o mesmo erro que fizeram quando colocaram Massena no ar. Escolham um dos 8 canais possíveis que já não tenha sido escolhido para a estação de Furnas e do próprio Massena. Tem que evitar interferência.

 

2- Não esqueça que para usar a antena Yagi é preciso comprar também o repetirdo como esse aqui ( http://www.davisnet.com/weather/products/weather_product.asp?pnum=07627 ). De nada adianta comprar a antena sem o repetidor.

 

O esquema é o seguinte:

 

Estação Campo belo transmite sinal para o repetidor. Esse repetidor recebe o sinal da estação de Campo Belo. O repetidor utiliza a ante Yagi que está acomplada a ele e retransmite o dado para o Posto do Marcão. No Posto do Marcão o Console recebe o sinal e transmite para a internet.

 

 

Isso mesmo o esquema que queremos fazer é esse

 

7654-2d.jpg

 

Correto ?

 

O problema é esse que consultei as lojas de Brasil de onde tiraram que teria que utilizar quatro antenas ?

 

Olha o que me mandaram , de onde tiraram que precisa uma antena pro console e outra pra estaçao

 

Prezado William, Boa tarde!

 

Conforme falamos, você precisará de uma repetidora Long Range e de duas antenas: uma para captação do sinal e outra para retransmissão de sinal ( estendendo o sinal em até 2 km).

Serão necessárias também mais 02 antenas extras: uma para a estação e outra para o console.

Peço que me envie uma foto da parte de trás de seu console, para que eu possa confirmar aquela questão da compatibilidade de frequência entre a estação e a repetidora.

Link to comment
Share on other sites

William, pra mim esse teu esquema é perfeito.

 

Agora...

 

Achei estranho precisar de outra Yagi e outro repetidor no Marcão para poder receber o sinal da Yagi que estará no Campo Belo. Até onde sabia o console do Marcão receberia o sinal diretamente da Yagi de Campo Belo.

 

Temos que pesquisar. Agora estou na correria com as criancas. Quando tiver tempo, pesquiso.

Link to comment
Share on other sites

3 Desses ficariam assim :

 

Estação ------------300m Rep 1 ------------300m Rep 2 -----------300m Rep 3---------- Estação

 

Teriamos 1200m a distancia , considerando 300m da estação no repetidor 1 , e 300m do repetidor 3 pra estação , sabemos que a distancia pode aumentar pois nao se tem barreiras fisicas e é reto

Link to comment
Share on other sites

William, se vcs querem mandar dados de Campo Belo para o Marcão, atente para 2 coisas:

 

1- Não cometam o mesmo erro que fizeram quando colocaram Massena no ar. Escolham um dos 8 canais possíveis que já não tenha sido escolhido para a estação de Furnas e do próprio Massena. Tem que evitar interferência.

 

2- Não esqueça que para usar a antena Yagi é preciso comprar também o repetirdo como esse aqui ( http://www.davisnet.com/weather/products/weather_product.asp?pnum=07627 ). De nada adianta comprar a antena sem o repetidor.

 

O esquema é o seguinte:

 

Estação Campo belo transmite sinal para o repetidor. Esse repetidor recebe o sinal da estação de Campo Belo. O repetidor utiliza a ante Yagi que está acomplada a ele e retransmite o dado para o Posto do Marcão. No Posto do Marcão o Console recebe o sinal e transmite para a internet.

 

 

Bruno:

 

1) Não houve erro na frequencia do Massena, pois não sabiamos dessa questão, tanto que quando eu descobri, fui lá as 3 da madrugada arrumar isso.

 

2) Já sabemos da antena e do repetidor. Já falei no passado, tem que comprar o repetidor e a antena. Tem dois tipos de repetidor, o de curto e de longo alcançe. O que precisamos é o de longo alcançe. Sobre ter duas antenas Yagi, vamos ver o que diz o manual da Davis:

"The 7660 Yagi antenna has much greater performance in one direction, at the sacrifice of all

other directions. Its transmission distance is 3.16 times greater than a dipole antenna. When

you pair a Yagi antenna with a dipole antenna, you can achieve a maximum transmission

distance of 3160’ (950 m), and 5000’ (1500 m) with a high-gain Omni. When paired with

another Yagi, the distance increases to a maximum 10,000’ (3000 m). This antenna is best

used when a repeater is receiving from one transmitter, transmitting to one receiver, or receiving

or transmitting multiple transmitters or receivers that are all in a straight line. "

 

Se vc parear a antena yagi com uma antena omni (sim, tem que ter duas antenas, uma na origem, outra no destino do sinal), teria o ganho de 1500 metros. Se parear yagi x yagi, chegaria a 3 km e poderiamos ter online CB até com tranquilidade!!!

 

3) Claramente o site da davis sugere a seguinte configuração:

 

estação ISS - antena yagi - repetidor ------------------------ antena yagi - repetidor - console

 

Se não acreditam, olhem no seguinte link http://www.davisnet.com/product_documents/weather/app_notes/AN_25-data-repeater-network.pdf

página 15.

 

A coisa não é tão simples assim, precisamos de alguem que já tenha feito essa instalação numa davis. Posso entender de console, sinal, etc etc, mas de instalação dessa antena yagi com repetidor, precisamos de alguem que já fez isso!

Link to comment
Share on other sites

Então Artur...precisamos de alguém entendido nisso...em estender sinal wireless......Não adianta a gente comprar o material que ainda por cima nem temos certeza se é esse mesmo...ir lá em cima.....montar tudo e dar errado....

 

O caminho certo é termos uma Davis emprestada aqui em SP mesmo e fazermos uns testes de distancia junto a alguma loja de informática....Ou levar uma davis com console e tudo lá na St Efigênia no centro de SP....que é o melhor lugar do Brasil em produtos eletrônicos.....

 

Depois de testarmos aqui com antenas que nem precisam ser da Davis, vamos lá prontos para instalar....e não ir no escuro pra fazer isso.....

 

A 2a opção é aquela de termos coleta de dados do local 2 vezes na semana....com bateria e placa solar como já expliquei....

Link to comment
Share on other sites

Artur e os 3 repetidores que o Bruno falou ?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu sou formado em redes kk frequencia apontamento etc pelo manual nao me aparentam dificuldades , A antena do console é removivel ? Pro caso ligar a externa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enviado de meu Microsoft Lumia 1020 usando o Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Realmente, não é simples.

 

Meu ponto é que as antenas dos consoles são Omni. Elas captariam o sinal das Yagi. Mas... se a Davis está mandando...

 

Agora, acho mais simples a compra de 3 repetidores OMNI. Acho que deve ser mais barato, também.

 

 

Bruno, muito apropriado para o momento o que você respondeu acima:

 

Você garante que se colocarmos 3 repetidores em série, a cada 300 metros, teriamos o sinal da estação captado num console no posto Marcão?

Cada repetidor wireless com painel solar custa 250 dólares no microdaq. Só de repetidor daria 750 dólares. mais 81,16 dólares de frete (considerando um endereço no estado de SP), e mais 1526,01 reais de imposto de tributação. Vamos fazer as contas:

 

2543,35 + 1526,01 = 4069,36 reais

 

Só de custo pra trazer os 3 repetidores omni simples, se considerar o cenário que serão tributados, dá mais de 4000 reais! E fora que é o mesmo problema, comprar e o negócio não funcionar.

 

Eu abortaria o processo e só compraria a caixa da Davis com painel solar, pra deixar o console ligado. Desculpem o pessimismo.

 

Pra trazer a caixa com painel solar:

 

custa 275 dólares no site da Davis

 

Fazendo as contas: 275 + mais 81,16 frete (considerando o custo médio) = 1089,85 reais + 656,91 de tributos, daria 1743,76 reais.

 

Já resolveria nosso problema de console que não liga e poderiamos ter as coletas manuais sem problemas. Fora a questão custo, que cairia bem.

Link to comment
Share on other sites

Artur e os 3 repetidores que o Bruno falou ?

Eu sou formado em redes kk frequencia apontamento etc pelo manual nao me aparentam dificuldades , A antena do console é removivel ? Pro caso ligar a externa

Enviado de meu Microsoft Lumia 1020 usando o Tapatalk

 

Will, acho que a questão nem é colocar e apontar as antenas, mas existem questões ai que não tem como resolver:

 

1) pra comprar 3 reptidores, o custo iria a extratosféricos 4 mil reais.

 

2) Ninguem aqui dá garantias de funcionamento, afinal não existe uma Davis instalada no Brasil que tem essa configuração, que eu saiba

 

3) há o problema também de até comprarmos o equipamento correto, mas com frequencia errada. Aí, não funcionaria nem com reza brava.

 

4) até agora vimos como fazer, mas não vimos na prática e nem achamos alguem que poderia na pratica testar um equipamento igual e ver se funciona. O Carlos me disse que o Mafili sugeriu ir a Santa Ifigenia...sem chance, já fiz isso e não sabem nem o que é Davis, nem em casas especializadas de antenas, consoles, radio, medição e por ai vai.

 

5) Eu não manjo disso ai não, e teoricamente sou o cara que mais foi lá, mesmo morando longe, sempre consigo uma verba pra ir lá. Adivinha de quem seria a culpa se o negócio der errado? Adivinha quem teria de ir lá pra dar manutenção, como das outras 3746365 vezes?

 

6) Parece que há um barulho nos bastidores de ir alguem do inmet entendido dessa questão de antenas e estação automática lá avaliar, será que não seria mais prudente esperar a avaliação desse cara ai, pra decidirmos o que fazer? Acho que precisamos de uma opinião externa no momento, para clarear as idéias.

 

7) Acredito na sua capacidade nessa questão sem duvidas, mas acho que temos de pensar um pouco mais pra não fazer algo equivocado, movido na emoção.

Link to comment
Share on other sites

Melhor a caixa e pelo menos teremos as temperaturas.

 

Exatamente.....sei que é uma pena não ficar online...Mas não dá pra arriscar fora que o custo não é 2500 reais...deve passar de 5 mil....

 

A pergunta agora....

 

A cx, bateria, placa solar.....compraremos tudo da Davis....ou compraremos nacional mesmo...??

Link to comment
Share on other sites

Vamos comprar a caixa entao e pegamos as leituras a 1 ou 2 dias se for o caso no inverno , o que acham ? Pelo menos com a caixa é certeza que o console nao para de funcionar né ?

 

Se for a internacional libero meu cartao pra comprar !

 

Eu acho que não tem necessidade de comprar o painel solar , cx térmica , bateria, regulator de voltagem....tudo lá de fora....vai custar o dobro...além de perdemos 15 ou 20 dias a mais por isso

Link to comment
Share on other sites

Galera, fiquei pesquisando aqui pra ver se tinha alguma solução...

Existe um metodo que pode funcionar, mas será necessario ligar via cabo o CB até o Marcão...

Um tal SHORT-RANGE MODEM PAIR pode extender o sinal do data logger por até 11 km via cabo (de telefone, se não estou enganado, AWG 19 ou 22 de acordo com o manual davis)

http://www.weatherstations.co.uk/longer_distance.htm (Leia depois de "Beyond 30m")

 

Esse é o da Davis (manual de instalação), mas acho que ela não fabrica mais, contudo, outras marcas devem funcionar também...

http://www.davisnet.com/product_documents/weather/manuals/short_range_modem_pr.pdf

 

OBS: é possível que já exista um conduíte ligando o Marcão e a casa de furnas, não?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

s_MLB_v_C_f_207072111_874.jpg

 

Bateria selada AGM para uso em No-Break (UPS), energia solar e eólica, brinquedos elétricos, telecomunicações, PABX, aplicações em ambientes externos, segurança e alarmes, cerca elétrica, equipamentos médicos, iluminação de emergência, entretenimento

 

- Bateria chumbo-ácida regulada por válvula - VRLA.

 

- Tecnologia AGM com eletrôlito absorvido.

 

- Livre de Manutenção.

 

- Vaso em resina ABS especial com elevada resistência mecânica.

 

- Opera em larga faixa de temperatura: -15 a 50ºC.

 

- Maior expectativa de vida.

 

- Menor taxa de auto descarga.

 

- Apresenta alta performance em elevadas taxas de descarga.

 

- São projetadas para não permitir a liberação de gases nocivos à saúde.

 

- A quantidade de gases exalada é desprezível.

 

- Podem ser utilizadas conjugadas com outros equipamentos.

 

- Pode ser utilizada em diversas posições.

 

- Permite uma instalação simples e otimizada.

 

- Atende o guia EUROBAT.

 

- São seguras para o transporte aéreo (IATA-A67).

Link to comment
Share on other sites

Frost, lembrei que houve uma conversa no passado para se estender o fio da internet do console até o Posto marcão,quando eu montei a estação lá no Rebouças e a resposta foi um veemente não. Ainda acho que para a ocasião, o melhor a se fazer é comprar a caixa com painel solar, da Davis mesmo, pelo menos é compatível com o equipamento que já temos lá, sem precisar adaptar nada.

 

Carlão, sei que deve haver material similar no Brasil, mas aí voltamos a questão de compatibilidade, de não funcionar. sou adepto de comprarmos de vez a caixa da Davis e botar o console nela, e no momento oportuno, quando tivermos mais certeza das coisas, voltarmos a tentar colocar online. Já seria um ganho absurdo termos as leituras do console diárias, e pra nos precavermos de um dado duvidoso, pedir uma foto simples de celular do Cesar da tela do console pra tirar duvidas.

 

Acho que temos de fazer o simples agora, eu não gostaria de ver CB não reportando dados neste inverno...

 

sobre estudarmos outras formas de colocar a estação online, estamos todos abertos, acho que até a adoção de uma bateria já seria um avanço...mas penso que devíamos usar algo que use fonte de energia limpa.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.