Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

Eu acho importante analisarmos as previsões climáticas para JJA, fazermos análogos e tudo mais, mas acho que o mais importante é aproveitarmos este friozinho que já está fazendo agora, Maio começou bem e não precisamos nos preocupar com o que vem à frente. Vamos curtir o frio agora!

 

Amanhecemos com bancos de nevoeiro e garoa inapreciável. Bastante nublado. Faz 16 graus.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho importante analisarmos as previsões climáticas para JJA, fazermos análogos e tudo mais, mas acho que o mais importante é aproveitarmos este friozinho que já está fazendo agora, Maio começou bem e não precisamos nos preocupar com o que vem à frente. Vamos curtir o frio agora!

 

Amanhecemos com bancos de nevoeiro e garoa inapreciável. Bastante nublado. Faz 16 graus.

 

Renan...depois do dia 20...acho que vamos ter aqueles dias realmente limpos de inverno...por enquanto fica esse lenga lenga..

Link to comment
Share on other sites

Até o momento, ar frio mequetrefe aqui pela região. Dias sem graça, sem mínimas boas, máximas elevadas quando abre o sol...

 

Enfim, ar frio que nem fez cócegas aqui, ainda..

 

A prova de que o ar frio é mequetrefe até o momento por aqui é minha estação no alto do Bradador, a 1530 metros, em 850 Hpa...

 

Segue na linha dos 10º a 13ºC graus...vamos verificar se há uma queda maior no decorrer do dia para ver se há ou não a chegada de ar frio por aqui...

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão mais cedo estava com muuuita neblina. Em casa, a mínima foi de 8,4°C. No momento, céu azul e sol.

 

Idem mitas neblina e nuvens baixas agora o sol sai , aqui em casa a neblina atrapalhou a queda , no bairro Reserva fez 7,8°C

 

 

Coincidência um monte de estaçao acompanhado pelo BAZ cair quase juntas ontem ? Ou aconteceu alguma coisa ?

 

OBS NOS WEATHERLINK TUDO OOK , SÓ NO WUNDERGROUND QUE ELAS NAO ESTAO REPORTANDO !

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bela foto William...interessante que as mínimas ficaram comportadas por hoje....4,8 no vale e 6,1 no topo...

 

Carlão, claramente aconteceu o que venho falando a tempos...o ar frio foi raso, mesmo com tempo limpo, nem sempre a temperatura vai desabar. A foto do William antes revela bem isso: mar de nuvens nas baixadas, e topos limpos, provavelmente uma bela de uma inversão, onde o ar frio desceu todo e o ar mais aquecido e seco ficou acima das nuvens.

 

O legal quando faz um tempo seco assim no topo é quando um ar polar está dominando as cartas sinóticas (tá, o bendito ASAS que uns amam e outros odeiam, não queria falar pra não traumatizar alguns :laugh: :laugh: ) próximo ao continente, aí, meu filho, é um festival de negativas no PNI pra ninguem botar defeito.

Link to comment
Share on other sites

Reforço de ar frio chegou e a mínima foi de 7,4ºC em Passo Fundo

 

Tanto é que Bagé teve apenas 1,6 e Ausentes 2,3 nesta manhã..!!

 

Olha minha Bagé aí, gente!

lá já tem ocorrido alguns dias frios, já em abril.

 

Vendo as análises desesperadas do pessoal para o inverno desse ano(após eu ter estado em longa hibernação, aqui no BAZ) vejo que nada mudou.

O mesmo pessimismo de sempre.

Com a chegada desse friozinho em Porto Alegre, depois de ter ido à Europa, vejo o quanto não temos estrutura qualquer. Batendo queixo dentro de casa com 8 graus.

é extremamente desconfortável.

 

Após analisar, amadoristicamente os mapas e tendências, vejo que será um inverno de altos e baixos em relação ao frio.

No entanto, não creio em veranicos prolongados. Se as zonas do Nino que causam calor estão acima ; em contrapartida, as zonas que nos trazem efeitos nas Mps que chegam aqui estão relativamente instáveis.

 

acompanhemos, então!!!

Link to comment
Share on other sites

SC < 8°C hoje:

 

2,4°C Bom Jardim da Serra

3,6°C Urupema

3,7°C São Joaquim

4,8°C Lages

4,9°C Painel

5°C Água Doce

5,3°C Campo Belo do Sul

5,6°C Major Vieira

5,6°C Monte Carlo

5,7°C Ponte Serrada

6,3°C Vargem

6,4°C Tangará

6,5°C Caçador

6,6°C Papanduva

6,7°C Bom Retiro

6,7°C Itaiópolis

6,8°C Campos Novos

7,1°C Ibiam

7,2°C Abdon Batista

7,6° Monte Castelo

7,8°C Canoinhas

Link to comment
Share on other sites

Gente, fico com duvida em relação as ASAS

alguns comemoram enquanto outros reclamando dela

afinal, as ASAS são bons em alguns lugares e ruim em outros em relação ao frio?

Para nos ela costuma ser benéfica nas mínimas, pois acaba com o problema das nuvens. veja julho de 2008.

 

b72111b1fce519a4f1692918f4b94839.jpg

 

Caraca, em qual altitude estes dados foram coletados? Impressionante a média das mínimas de jul/08 se a coisa tiver sido px ao nível do mar! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Caraca, em qual altitude estes dados foram coletados? Impressionante a média das mínimas de jul/08 se a coisa tiver sido px ao nível do mar! :clapping:

 

Amigo, foram coletados aqui perto na base aérea do Campo dos Afonsos, altitude de 34 metros. Aqui é uma região de vales, protegida dos efeitos da maritimidade, esquenta além da conta no verão e esfria no inverno, aliás em jul/2008 as minimas ficaram menores que no aeroporto, aqui em casa, com 12 metros de altitude.

Link to comment
Share on other sites

Caraca, em qual altitude estes dados foram coletados? Impressionante a média das mínimas de jul/08 se a coisa tiver sido px ao nível do mar! :clapping:

 

Amigo, foram coletados aqui perto na base aérea do Campo dos Afonsos, altitude de 34 metros. Aqui é uma região de vales, protegida dos efeitos da maritimidade, esquenta além da conta no verão e esfria no inverno, aliás em jul/2008 as minimas ficaram menores que no aeroporto, aqui em casa, com 12 metros de altitude.

 

Perceberam que nesse ano não tivemos uma sub 10, porém não tivemos máximas de 40 graus nessa região que é tão comum

tivemos 16 graus em dezembro, realmente incrível essas temperaturas em 2008

Link to comment
Share on other sites

Mínimas abaixo dos 8°C em SC nesta quinta-feira;

 

2,4 Bom Jardim*

3,4 S.Joaquim*

3,6 urupema*

4,8 Lages*

4,9 Painel*

5,0 Água Doce/DSoares

5,3 Campo Belo do Sul*

5,6 Major Vieira/Inmet

5,6 Monte Carlo*

5,7 Ponte Serrada*

6,3 Vargem*

6,3 Tangará*

6,6 Papanduva*

6,7 Bom Retiro*

6,7 Campos Novos*

6,7 Itaiópolis*

7,1 Ibiam*

7,2 Abdon Batísta*

7,3 Caçador/Inmet

7,5 Maravilha*

7,5 Três Barras*

7,6 Monte Castelo*

7,8 Rio Rufino*

7,8 Canoinhas*

 

*Epagri

 

17,3°C Florianópolis/Epagri

4,0°C S.Joaquim/cidade/Climaterra.

Teve geada fraca na Climaterra (-0,3°C na relva, já são 15 geadas em 2015)

Link to comment
Share on other sites

Perceberam que nesse ano não tivemos uma sub 10, porém não tivemos máximas de 40 graus nessa região que é tão comum

tivemos 16 graus em dezembro, realmente incrível essas temperaturas em 2008

 

Talvez tenha ocorrido, esses 10° podem ter sido 9,7 ou 9,8. No inmet deve atingido essa marca, no histórico que tenho aqui no PC, só tenho a disposição as temperaturas observadas na hora e as temperaturas máximas, não tenho as mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Caraca, em qual altitude estes dados foram coletados? Impressionante a média das mínimas de jul/08 se a coisa tiver sido px ao nível do mar! :clapping:

 

Amigo, foram coletados aqui perto na base aérea do Campo dos Afonsos, altitude de 34 metros. Aqui é uma região de vales, protegida dos efeitos da maritimidade, esquenta além da conta no verão e esfria no inverno, aliás em jul/2008 as minimas ficaram menores que no aeroporto, aqui em casa, com 12 metros de altitude.

 

Perceberam que nesse ano não tivemos uma sub 10, porém não tivemos máximas de 40 graus nessa região que é tão comum

tivemos 16 graus em dezembro, realmente incrível essas temperaturas em 2008

 

o ASAS mascara mto a diferença de altitude e latitude. Da sua localização pra área urbana de Curitiba a diferença em 07/2008 foi de apenas 4 graus, mesmo com 3 graus de latitude e 900 m de altitude de diferença.

Link to comment
Share on other sites

Reforço de ar frio chegou e a mínima foi de 7,4ºC em Passo Fundo

 

Por aqui as mínimas pouco se alteraram, somente no topo que ontem ficou em 9,8ºC e hoje foi 8,3ºC. Na Welp a mínima ficou em 7,9ºC no início da madrugada e depois a temperatura subiu para quase 12ºC para pela manhã bater novamente nos mesmo 7,9ºC.

Link to comment
Share on other sites

Maio Médias / Anomalias

 

20,8 (+2,3) - Florianópolis SC

 

 

Fiquei surpreso. Eu que tenho 'alergia' a qualquer temperatura um pouco mais alta, não estou achando a primeira semana de maio ruim.

 

Valeu pela info.

 

Florianópolis 21ºC, sol e vento SSO entre 25/50 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Muito agradável hoje , parece que o ar mais frio chegou , mesmo com sol forte e poucas nuvens não ta aquecendo tanto , temperatura variando entre 18C e 20C

 

Campos do Jordão com sol entre nuvens, muito vento e 17C.

 

Quem sabe a semana que vem não tenhamos algumas sub 5 por aqui.

 

Sergio..tive uma boa conversa para colocar uma Davis lá no Horto hoje....me disseram que vão dar a resposta em 1 semana...

Link to comment
Share on other sites

Muito agradável hoje , parece que o ar mais frio chegou , mesmo com sol forte e poucas nuvens não ta aquecendo tanto , temperatura variando entre 18C e 20C

 

Campos do Jordão com sol entre nuvens, muito vento e 17C.

 

Quem sabe a semana que vem não tenhamos algumas sub 5 por aqui.

 

Sergio..tive uma boa conversa para colocar uma Davis lá no Horto hoje....me disseram que vão dar a resposta em 1 semana...

 

Se acontecer mesmo, será muito bom. Não só para a cidade como principalmente para o próprio Horto, que com a divulgação das temperaturas ali registradas chamaria muito mais a atenção da mídia. Espero que eles consigam enxergar isso. Talvez até aumentasse o fluxo de visitantes. Na torcida.

Link to comment
Share on other sites

Maio Médias / Anomalias

 

20,8 (+2,3) - Florianópolis SC

 

 

Fiquei surpreso. Eu que tenho 'alergia' a qualquer temperatura um pouco mais alta, não estou achando a primeira semana de maio ruim.

 

Valeu pela info.

 

Florianópolis 21ºC, sol e vento SSO entre 25/50 km/h.

 

19,3°C A MÉDIA DE 104 ANOS, A MÉDIA, 6 DIAS, É DE 20,6°C

Link to comment
Share on other sites

Até por volta do Meio dia o tempo estava se comportando bem até, estava nublado e a temperatura em 21C°

Agora depois das 14:00 HRS o tempo abriu e o sol vem retornando com força e com isso aquele aquecimento chato, no momento sol com algumas nuvens e 25C°

 

Igualzinho aqui... tínhamos parcialmente nublado desde meados da madruga até agorinha pouco. O tempo fechou geral em toda a RMSP, tá querendo garoar, e as temps q chegaram a 21, agora variam de 16 em Mauá a 18 na Sé.

Link to comment
Share on other sites

o ASAS mascara mto a diferença de altitude e latitude. Da sua localização pra área urbana de Curitiba a diferença em 07/2008 foi de apenas 4 graus, mesmo com 3 graus de latitude e 900 m de altitude de diferença.

 

É quase a média normal do Vale do Itajaí. Se este evento tivesse tido efeito positivo por aqui, eu teria que ter média mínima de 7/8 graus, e o que houve foi média 13,5ºC.

 

--

 

Considerando que temos sol, hoje está sendo o dia mais frio do ano. O vento que sopra é bem fresco. Se estiver limpo a noite, eu vou ter a mínima do ano amanhã de manhã.

Link to comment
Share on other sites

Nesta tarde de Quinta, o que está me chamando atenção é a ENORME diferença de temperatura entre o Morro da Igreja e os demais locais da serra catarinense. Enquanto no topo da serra está 03,8 graus no momento, SJ está acima dos 10 e no litoral acima dos 20! Brutal a diferença de hoje, graças à advecção polar.

 

Não tem jeito: em matéria de advecção polar, lugar nenhum supera o Morro da Igreja no frio. Vamos ver como o PNI vai se comportar quando do finalmente chegar uma MP com boa espessura no Sudeste (a última foi em Setembro de 2012, ainda não tínhamos estação lá em cima). Porém, eu acho que o MI é o REI DA ADVECÇÃO no Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Nesta tarde de Quinta, o que está me chamando atenção é a ENORME diferença de temperatura entre o Morro da Igreja e os demais locais da serra catarinense. Enquanto no topo da serra está 03,8 graus no momento, SJ está acima dos 10 e no litoral acima dos 20! Brutal a diferença de hoje, graças à advecção polar.

 

Não tem jeito: em matéria de advecção polar, lugar nenhum supera o Morro da Igreja no frio. Vamos ver como o PNI vai se comportar quando do finalmente chegar uma MP com boa espessura no Sudeste (a última foi em Setembro de 2012, ainda não tínhamos estação lá em cima). Porém, eu acho que o MI é o REI DA ADVECÇÃO no Brasil.

 

Penso a mesma coisa, em termos de advecção é o melhor lugar do Brasil.

 

Já em termos de extremos, só o de máxima deve levar anualmente, o de mínima tende a ficar no eixo Urupema, BJSerra, PNI e baixadas mais continentais acima de 1000 mts do RS e SC. Tudo estação de altitude, não adianta. Precisa da altitude pra conseguir algo melhor.

Link to comment
Share on other sites

Maio Médias / Anomalias

 

20,8 (+2,3) - Florianópolis SC

 

 

Fiquei surpreso. Eu que tenho 'alergia' a qualquer temperatura um pouco mais alta, não estou achando a primeira semana de maio ruim.

 

Valeu pela info.

 

Florianópolis 21ºC, sol e vento SSO entre 25/50 km/h.

 

19,3°C A MÉDIA DE 104 ANOS, A MÉDIA, 6 DIAS, É DE 20,6°C

 

Então perai, qual média que vale? 18,5 ou 19,3? Pegamos 104 anos ou os ultimos 30? Na minha visão, não dá pra comparar o comportamento de hoje com o de 80 anos atrás. Houveram mudanças de circulação de ventos, de ilhas de calor urbano, e por ai vai. A 90 anos atrás, onde eram medidos os dados, haviam prédios ao redor? E hoje?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.