Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

Concordo contigo Luba. O clima em Campos do Jordão como em outras cidades aqui da Mantiqueira é perfeito. Verões amenos e invernos frios. Fora isso, tem a tranquilidade que uma cidade de 50 mil habitantes proporciona.

 

Nem sempre, né? William Siqueira kkkk

 

Minha namorada quase me bate quando falo pra ir em CDJ , pegou um odio mortal de la , por causa daquele transito que gastamos mais de 1h do portal no centro kkkk

 

Igual eu falar pra minha mulher ir pro PNI, ela pegou ódio mortal por causa do frio de lá kkkkk

Link to comment
Share on other sites

Artur céu enchendo de nuvens altas , ta bem branco , estranho é a Ura caindo 29% ToaToa / 48% Reserva / 40% Casa !

 

Nuvens altas não são problema para resfriamento, penso eu. Essa ura caindo indica que o core da MP está sobre vocês. Aqui na grande SP foi a MP mais forte do ano, disparado, trazendo sub-10 para vários locais da área metropolitana.

 

Interessante é que o indice de radiação solar do Massena acusa céu claro e apenas 7,7 graus agora, que seria o horário do auge de calor. Furnas tb tá interessante, com 8,9 graus.

 

Troyano, talvez a noite de hoje seja a mais fria pq a MP ainda tá sobre a Mantiqueira. Aqui pra SP, tempo mudando. Ainda tenho sol mas com muitas nuvens inclusive carregadas na direção da rod. Imigrantes e Alvarenga.

 

A queda no Furnas tá bem forte, em menos de 5 minutos foi de 9,6 para 8,9. Pelo ritmo, talvez antes mesmo das 18 o valor de minima do dia seja quebrado.

Link to comment
Share on other sites

Biologicamente, temos várias cidades agradáveis. Atibaia, Guaramiranga, Brasília (quando o ar não está muito seco), Vitória da Conquista.

 

Mas não vejo graça em acompanhar o clima destas cidades. São clima regulados que não conseguem trazer eventos. Faz um pouco de calor e não faz frio. Assim, maior parte do tempo não acontece algo interessante de se acompanhar. Não há geada, nem mínimas ou máximas interessantes no inverno, e nunca há neve. Aí no meu caso, sou obrigado a concordar que só cidades com latitude conseguem isso no Brasil. De 25°S para baixo.

 

Por isso prefiro, São Joaquim/BJS/Urupema/Ausentes. Depois viria os climas das cidades altas da Serra Gaúcha (Gramado/Canela/SFP/Vacaria/Bom Jesus) e Oeste e Meio Oeste Catarinense (Caçador/Água Doce/Fraiburgo/Lebon Régis e várias outras). Mais tarde o clima das serranas do PR e Planalto Norte Catarinense e Planalto Médio do RS.

Link to comment
Share on other sites

Temos 3 cidades ( pelo que eu conheço) que são consideradas cidades com melhor clima do mundo

Miguel Pereira -RJ

Atibaia - SP

Domingos Martins -ES

Já ouvi falar também de Santa Maria Madalena - RJ como terceiro melhor clima do Brasil.

 

 

Quais os parâmetros para ser considerado "melhor clima do mundo"? Não soa um tanto pretencioso?

 

Caio, não sou eu que estou dizendo, isso dai foi oficial. Não sei quais são os critérios. Acho eu que são cidades que não são frias e também não são quentes

Link to comment
Share on other sites

CDJ foi a primeira cidade a receber status de melhor clima do mundo em função do tratamento da tuberculose antes da descoberta dos antibióticos. Clima fresco e relativamente seco no verão e frio e seco no inverno era considerado o ideal. Meu tio avô morreu aos 21 anos de idade depois de fugir com a esposa de outro interno de um sanatório em CDJ n o final dos anos 1940.

Varias cidades das Serras do Sudeste foram atrás dos seus títulos pelo mesmo motivo: Receber pacientes em seus sanatórios. Com a chegada dos antibióticos essas cidades passaram a usar seus títulos para o turismo.

 

Baita estória essa do seu tio-avô, merece livro e filme. Romantismo na veia!

 

Na Europa vários lugares viraram cidades-sanatório entre os séculos XIX e XX.

 

Uma delas é descrita em detalhes por Thomas Mann no romance A Montanha Mágica. Atualmente essa cidade - Davos, na Suíça - é a sede do Fórum Econômico Mundial.

 

Me lembro de ter achado um material sobre CDJ na década de 90 que fazia a comparação com Davos exaltando a "temperalidade tropical" de CDJ contra a "frio de montanha temperada" de Davos. Ótimo você ter mencionado isso!

Link to comment
Share on other sites

Confirmando o que o Troyano postou, a chuva tá vindo...

 

 

Rodolfo não sou muito bom para analisar modelos como um todo mas esta chuva já estava prevista pelo menos desde quinta de noite, será que só eu tinha visto esta mudança? Vendo o povo comentar sobre o domingo ser mais frio que a manhã de sábado, até aí ok, mas com chuva ?

 

Sim Troyano... Inicialmente o ECMWF mostrava essa chuva e o GFS ignorava... Há pelo menos 48h os dois modelos tão mostrando essa chuva... Porém ela tá mais antecipada do que o previsto (o que é comum até).

 

O motivo da chuva é a evolução de cavados de onda curta na média-alta troposfera ao longo do Jato Subtropical, uma vez que em superfície estamos com atuação do Anticiclone pós-frontal... As nuvens altas que vocês estão vendo hoje sobre SP, é nada mais que a atuação da JST.

 

 

wt0V4rR.png

 

Além disto haverá uma alta convergência de umidade nos baixos níveis da atmosfera 700-800hpas em junção a estes distúrbios... Isso vai impedir a derrubada da temperatura do orvalho na próxima madrugada e provocar a chuva entre hoje e amanhã... Com isso é muito improvável mínimas inferiores a desta madrugada.

 

9uPBQxt.png

 

Só pra ter uma noção... Ola como estava hoje de manhã... O Ar seco predominado em São Paulo (vermelho).

 

fYJyhZP.png

 

Amanhã, o quadro muda totalmente... muita umidade em cima de SP (azul), então eu particularmente não apostaria em mínimas menores para esta madrugada em SP, em MG, pois as mesmas estão embutidas em somente ar seco...

 

r93u9eF.png

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao meu tio avô, lembro-me do medo que minha avó tinha quando eu comecei a fazer noitada e ter os meus "cachos" na adolescência. Meu tio avo era um português boa pinta e querendo ou não eu parecia muito com ele na minha adolescência, He He He. Como volta e meia tinha bronquite, minha vó se pelava de medo de ser tuberculose.Ainda bem que só parecia fisicamente e rápido eu comecei a namorar mais sério. No velorio do meu tio avô tinham varias mulheres mais velhas casadas (risos)...

Link to comment
Share on other sites

Confirmando o que o Troyano postou, a chuva tá vindo...

 

 

Rodolfo não sou muito bom para analisar modelos como um todo mas esta chuva já estava prevista pelo menos desde quinta de noite, será que só eu tinha visto esta mudança? Vendo o povo comentar sobre o domingo ser mais frio que a manhã de sábado, até aí ok, mas com chuva ?

 

Sim Troyano... Inicialmente o ECMWF mostrava essa chuva e o GFS ignorava... Há pelo menos 48h os dois modelos tão mostrando essa chuva... Porém ela tá mais antecipada do que o previsto (o que é comum até).

 

 

Pelo que me lembro, la pela segunda o GFS colocava esta chuva que chega ainda hoje somente para segunda, depois sumiu e retornou nas últimas rodadas, ainda sim antecipando a sua chegada.

 

Mais uma aula. Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Para mim, a cidade perfeita, é a cidade que tem as estações bem definidas

Inverno muito frio e com neve, outono e primavera sendo estações de transação e o verão quente ( mesmo não gostando do calor, acho que eu não iria gostar de viver em um lugar que só faça frio). Dai no verão curto uma praia e uns passeios ao ar livre, e no inverno, curto o frio e a neve que sempre sonhei.

 

Para mim uma cidade muito boa para se viver é Ottawa a capital do Canadá.

Faz calor acima dos 30 graus durante 40 dias do ano, podendo chegar a 40 graus

inverno com temperaturas chegando a -15 , -20 tranquilamente (interessante que a maioria dos dias do inverno as tardes costumam ficar acima dos 0 grau e a noite despencam para -20)

média 2 060 horas ensolaradas por ano

 

Fora a qualidade de vida por lá

Ninguem passa calor no verão, e ninguem passa frio no inverno.

E a cidade é linda! Talvez a cidade (metrópole) mais bonita do Canadá

Link to comment
Share on other sites

Concordo contigo Luba. O clima em Campos do Jordão como em outras cidades aqui da Mantiqueira é perfeito. Verões amenos e invernos frios. Fora isso, tem a tranquilidade que uma cidade de 50 mil habitantes proporciona.

 

Nem sempre, né? William Siqueira kkkk

 

Minha namorada quase me bate quando falo pra ir em CDJ , pegou um odio mortal de la , por causa daquele transito que gastamos mais de 1h do portal no centro kkkk

 

Tirando os feriados prolongados e o auge da temporada, nos demais dias é bem tranquilo. O que acontece naqueles dias é ônus de ser a principal cidade do circuito do frio.

 

Pelo jeito, a perspectiva de uma noite de sábado e madrugada de domingo com céu limpo foi por água abaixo. Se bobear, vamos ter chuva isso sim.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui ficando cada vez mais nublado e já é possível notar nuvens um pouco mais baixas como alto estratos, além de estratos cúmulos (acho que já nos níveis de 700, 800 hpa onde está essa convergência de umidade comentada pelo Rodolfo). Ao olhar para sul, dá para notar o céu bem carregado por lá, um tom que fica azulado.

Eu acho que a chuva vai chegar ainda na próxima madruga.

Link to comment
Share on other sites

Matão teve a madrugada mais fria do ano, com mínima de 9,1°C as 2:45. Só não caiu mais devido às nuvens altas que cobriram o céu em boa parte da madrugada. Ainda no meio da manhã, já chovia em parte do oeste do estado e Paraná. Em algumas cidades no norte do PR as máximas sequer chegaram aos 14°C.

 

Aqui a cobertura de nuvens aumentou consideravelmente após as 13h, e neste momento chove em cidades relativamente próximas. Realmente, o GFS não pegava essa antecipação nas chuvas que estão previstas para se iniciarem mais amplamente hoje à noite. Sempre, mas sempre mesmo, os modelos tem dificuldade em pegar instabilidades pré-frontais. Amanhã deve chover o dia todo e a máxima, bem provável, ficará abaixo dos 20°C.

 

Agora faz 22,9°C com sol fraco e muitas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

A Estação do Butantã, fica dentro da USP?

Eu observei que tem uma estação meteorológica, ao lado do prédio de Geografia, agora me deu uma duvida se é do Departamento, ou do CGE mesmo.

Sim Bruno!! Essa estação fica no prédio da CTH (Centro Técnica Hidraúlica), dentro da cidade universitária. Creio que não seja essa.

No começo do ano, o CGE me passou o endereço de todas as suas estações, eu postei no BAZ: viewtopic.php?f=141&t=16033

O IAG tem também uma estação (Davis) na USP...

A do prédio da Geografia da USP deve ser essa: http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Emerson/flg0253/2014/A_estacao_LCB_USP.pdf

Link to comment
Share on other sites

Diferente do Renan que gostou de Maio. Aqui Maio vai fechando com chave de latão. Essa noite tivemos MM e nevoeiro. Com isso seguimos sem sub-10. Realmente o inverno 2015 não começou aqui. Como disse ontem, não tenho esperança em Junho, um mês que vem sendo muito safado.

 

Inverno 2015: A espera de um milagre.

 

Agora 18° aqui.

Link to comment
Share on other sites

Diferente do Renan que gostou de Maio. Aqui Maio vai fechando com chave de latão. Essa noite tivemos MM e nevoeiro. Com isso seguimos sem sub-10. Realmente o inverno 2015 não começou aqui. Como disse ontem, não tenho esperança em Junho, um mês que vem sendo muito safado.

 

Inverno 2015: A espera de um milagre.

 

Agora 18° aqui.

 

Qual cidade de SC você mora Moretão?

 

Eu, assim como o Renan, gostei de Maio. O que faltou foi uma mínima pontual, consequência de uma MP mais forte. De resto, foi nota 7. Isso demonstra que Sampa é mais correlacionado com JF que com a cidade de SC que você reside, por isso que questiono onde mora.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Radar de São Roque já pega até chuva forte perto do sul da Grande SP. Já aqui em Sampa a chuva acontece de forma fraca na zona sul da cidade.

O mais curioso é que no extremo sul da capital faz apenas 15 graus em parelheiros, já por aqui ainda 21 graus.

 

-------

 

Por acaso o modelo europeu recebeu algum upgrade e a grade agora vai além das 240 horas? Faço a pergunta já que estão comentando que este modelo prevê algo pro dia 11 do mês seguinte e pelo que vejo as 240 horas está indo dia 09.

Link to comment
Share on other sites

Quando o Ricardo falou em "melhor clima do mundo", ficou muito genérico. Penso eu, que ele falou num local aonde o Inverno faz muito frio, e o verão não esquenta tanto... o que na minha opinião é um gosto pessoal dele (e de muitos aqui do BAZ), mas não que esteja errado, apenas ficou subjetivo e dando margem para diversas interpretações, daí os diferentes pontos de vista.

 

Eu discordo que Campos do Jordão seja a cidade com "melhor clima para se viver"... Quem tem doença asmática por exemplo, não pode nem sonhar em viver em CDJ, que é muito fria no inverno, além de que com altitude... Imaginem quantas Gripes, Rinites, Pneumonias?? Então é muito relativo esse conceito.

 

 

 

Mas do ponto de vista biológico e até ao pé da letra realmente, "o melhor clima do mundo", como dito pelo Anderson é aonde aquele a temperatura é sempre estável, sem variáveis extremas (frio e calor) e de chuva... Algo monótomo, mas que não afeta a vida das pessoas de forma brusca.

 

Se for assim... LIMA/PERU pode ter o melhor (ou um dos melhores) clima do mundo.... Lá quase não chove, e as temperaturas raramente caem de 10 graus, porém raramente passam dos 30 graus.

 

NfPfN9o.png

 

A quantidade de chuva nesse gráfico está errado .Lima e a grande cidade mais seca do planeta com uma média de apenas 7 mm anuais . Inclusive dizem q há 30 anos não chove forte por lá ,além das casas sem telhados e ruas sem bueiros que chamam a atenção dos visitantes ...

Link to comment
Share on other sites

Que dia :hang1: 30.05 deixa sua marca por aqui, a máxima não passou dos 14.2°C deixando suas marcas:

1. Tarde mais fria já registrada por aqui num mês de Maio desde 2006 quando iniciei meus registros.

2. Menor temperatura registrada desde 27.08.2013 quando não passou dos 13.3°C.

3. É também a 9° menor máxima nesses 9 anos de registro.

Um sabádo fantástico no norte do PR :good:

Link to comment
Share on other sites

Radar de São Roque já pega até chuva forte perto do sul da Grande SP. Já aqui em Sampa a chuva acontece de forma fraca na zona sul da cidade.

O mais curioso é que no extremo sul da capital faz apenas 15 graus em parelheiros, já por aqui ainda 21 graus.

 

-------

 

Por acaso o modelo europeu recebeu algum upgrade e a grade agora vai além das 240 horas? Faço a pergunta já que estão comentando que este modelo prevê algo pro dia 11 do mês seguinte e pelo que vejo as 240 horas está indo dia 09.

 

Aqui na região sul cai uma chuva bem fraca ...

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili, na linha ainda dos peixes e o clima: empresas pesqueiras no Chile/Peru continuam ainda nesse final de maio pescando toneladas de algumas espécies de normalmente seguem migrações em tempos de EN... e isso não é estória de pescador! Estou curioso para ver o comportamento da região no final de julho. Abraço.

 

Anderson, que boa notícia, em abrial de 2015 a área do gráfico apresentou algumas anomalias positivas expressivas no entanto o conjunto da área apresenta uma anomalia de +0,42ºC.

 

Esperaremos com ansiedade.

 

21j401l.png

Link to comment
Share on other sites

Pelo ETA, os próximos dias serão assim: dom/seg/ter/qua mais para nublado e chuvoso. A partir de quinta(4) limpa e ficaríamos assim até dia 10, quando teríamos uma FF entrando no estado.

 

O GLOBAL no último dia da grade dia 14 mostra uma alta pressão de 1038 hPa cruzando os Andes. Pena que é no último dia.

 

A chuva está avançando mais rapidamente pelo litoral. Se continuar assim, mais algumas horas e já chega no litoral norte.

Link to comment
Share on other sites

Extremos de hoje: máxima de 14,8ºC a meia noite e mínima de 7,7ºC no Simepar.

Choveu o dia inteiro, parou no meio da tarde mas já está recomeçando. Tenho 13C agora.

 

Se tivermos poucas invasões expressivas (continentais), mas pelo menos tivermos muitos dias como esse, eu já me contentaria com este 2015.

Link to comment
Share on other sites

Minha namorada quase me bate quando falo pra ir em CDJ , pegou um odio mortal de la , por causa daquele transito que gastamos mais de 1h do portal no centro kkkk

 

Igual eu falar pra minha mulher ir pro PNI, ela pegou ódio mortal por causa do frio de lá kkkkk

 

Sorte a minha de ter uma namorada aventureira e que gosta de frio, está sempre disposta a ir atrás do frio comigo...

Dormimos no PNI dentro de um celta numa noite que fez -2,4 no parque :laugh: (até postei umas fotos do para-brisas congelado por dentro)

Ah, fizemos a mesma loucura com o celta quando nevou em Curitiba!

 

(declaração de amor no BAZ)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Diferente do Renan que gostou de Maio. Aqui Maio vai fechando com chave de latão. Essa noite tivemos MM e nevoeiro. Com isso seguimos sem sub-10. Realmente o inverno 2015 não começou aqui. Como disse ontem, não tenho esperança em Junho, um mês que vem sendo muito safado.

 

Inverno 2015: A espera de um milagre.

 

Agora 18° aqui.

 

Qual cidade de SC você mora Moretão?

 

Eu, assim como o Renan, gostei de Maio. O que faltou foi uma mínima pontual, consequência de uma MP mais forte. De resto, foi nota 7. Isso demonstra que Sampa é mais correlacionado com JF que com a cidade de SC que você reside, por isso que questiono onde mora.

 

Amigos, eu gostei mesmo de Maio. Foi um mês extremamente agradável na zona da mata mineira, com vários e vários dias nublados, com pancadas de chuva fraca/chuvisco passageiros,

variação de nebulosidade à noite e alguns nevoeiros bastante densos. Um mês de Maio úmido, a UR em nenhum dia baixou dos 40% aqui, indo de acordo com o que o Ronaldo já dizia lá

no verão.

 

Para mim foi um Maio muito diferente do que estou habituado. Mesmo sem ter ocorrido momentos de frio intenso, o fato de ter havido muito pouco calor compensou essa falta de uma

MP forte e, com isso, minha nota final para Maio é 8 !

Link to comment
Share on other sites

William, se a temperatura no bairro Reserva continuar nesse ritmo, vai ultrapassar o Morro Massena no ranking do Baz/Charlier.

 

Nani, com quantos mm de chuva a sua região vai fechar este mês? Pelo que vi, aqui do lado de Minas, Muriaé teve bastante chuva este mês, e como ficou

aí do lado fluminense?

Link to comment
Share on other sites

Maria da Fé Reserva com 5,6°C deixou Massena e Porteirinhos pra traz , com sorte bate a minima do dia antes das instabilidades chegarem !

 

Que pena , vamos perder uma bela de uma negativa amanha .... ;(

 

Temperaturas muito baixas agora na região da Mantiqueira que ainda é influenciada pelo ar seco e o Ponto de Orvalho lá embaixo...

 

yFi2P3i.png

 

Porém a situação vai mudar drasticamente nas próximas horas com o avanço de fluxo de umidade em 700-850hpas dito antes... Se houver alguma mínima mais interessante tanto em Maria da Fé como no PNI tende a ser antes da madrugada.

 

tvw2idi.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.