Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

Boa noite, pessoal. Em Buenos Aires tivemos um dia nublado e frio, com mínima de 11,7ºC às 8h06 e máxima de apenas 16,4ºC às 15h59. Agora permanecemos com céu nublado e temperatura uns três graus menor que nos últimos dias, com 12,8ºC, mas já estável.

 

Na próxima madrugada há risco de chuva isolada e amanhã teremos nebulosidade variável, com temperatura entre 12ºC e 19ºC. O sol nasce às 7h50 e se põe às 17h51. O domingo e o começo da semana que vem devem ter muita nebulosidade, mas temperatura subindo e já primaveris, com mínimas perto de 15ºC e máximas de até 22ºC, segundo o SMN.

Link to comment
Share on other sites

Santa Catarina vai terminar a sexta com muitas cidades com sub-10. Cidades litorâneas e baixas do Oeste estão acima. Ou prejudicadas por alguma nebulosidade, vento. De resto, muitas cidades abaixo de 10°C.

 

Urupema tinha 1,5°C

Água Doce 2,9°C

Ponte Alta do Norte 4,5°C

Ponte Serrada (topo) 5°C

Link to comment
Share on other sites

Por aqui temos algumas nuvens do tipo estratos cúmulos no céu. Além disso, me parece que temos algumas nuvens mais altas, pois nas áreas limpas, o céu está com aquele marrom escuro (típico de nuvens altas). O ar polar ainda não é tão sentido aqui, faz 17 graus na Mooca-CGE! Só que em locais menos urbanos está uns 13-14 graus.

Link to comment
Share on other sites

Aqui agora temos 16 graus e o céu ficando ainda mais nublado por nuvens mais baixas.

O ar polar está sendo mais sentido em áreas menos urbanas daqui da Grande SP, como por exemplo, lá onde o Adrian reside que faz 14 graus. Enfim, o fenômeno da ilha do calor mostrando-se mais presente hoje.

Link to comment
Share on other sites

Esse frio tá bem meia boca em SP, só ontem a tarde ele me surpreendeu.

 

Junho já ta batendo na porta, e nenhuma MP venho pra despencar aquela Massa Polar do começo do Outubro de 2014. Pena que o miolo do mês foi fervente, com recordes históricos de calor em muitos lugares do Brasil, e tudo mundo esqueceu, o frio incomum que fez no inicio de Outubro.

Link to comment
Share on other sites

Aqui agora temos 16 graus e o céu ficando ainda mais nublado por nuvens mais baixas.

O ar polar está sendo mais sentido em áreas menos urbanas daqui da Grande SP, como por exemplo, lá onde o Adrian reside que faz 14 graus. Enfim, o fenômeno da ilha do calor mostrando-se mais presente hoje.

 

Cara, no Riacho ta marcando 12,6C, então... de onde tu tirou os 14C?

(Não querendo ser rude)

Link to comment
Share on other sites

Esse frio tá bem meia boca em SP, só ontem a tarde ele me surpreendeu.

 

Junho já ta batendo na porta, e nenhuma MP venho pra despencar aquela Massa Polar do começo do Outubro de 2014. Pena que o miolo do mês foi fervente, com recordes históricos de calor em muitos lugares do Brasil, e tudo mundo esqueceu, o frio incomum que fez no inicio de Outubro.

 

Aquela foi uma massa de ar polar e tanto. Foi histórica pra cá, pois o INMET teve o recorde de mínima absoluta em Outubro naquela oportunidade. Por outro lado,

neste mesmo mês também tivemos o recorde de máxima absoluta de todos os tempos: 36,6ºC.

Link to comment
Share on other sites

Se eu estou entendendo bem os dados do Massena, tá dando vento médio de 63 km/h com rajadas de 72! Haja saúde pra aguentar a ST dos infernos que tá fazendo lá.

 

Agora, to doido aqui acompanhando a possibilidade de estações bazianas (ou não) do sul negativarem hoje a noite!!! Beleza de frio!

 

Sobre a MP de Outubro de 2014...-8,4 Furnas, inesquecível!

Link to comment
Share on other sites

Esse frio tá bem meia boca em SP, só ontem a tarde ele me surpreendeu.

 

Junho já ta batendo na porta, e nenhuma MP venho pra despencar aquela Massa Polar do começo do Outubro de 2014. Pena que o miolo do mês foi fervente, com recordes históricos de calor em muitos lugares do Brasil, e tudo mundo esqueceu, o frio incomum que fez no inicio de Outubro.

 

Aquela foi uma massa de ar polar e tanto. Foi histórica pra cá, pois o INMET teve o recorde de mínima absoluta em Outubro naquela oportunidade. Por outro lado,

neste mesmo mês também tivemos o recorde de máxima absoluta de todos os tempos: 36,6ºC.

 

 

Apesar de preferir um tempo ameno prolongado, do que frio forte seguido de calor, é bem interessante esses meses mais extremados. Guardando às devidas proporções, Agosto de 1955 seguiu a mesma linha, se bateu recordes de frio no início dele, e recordes históricos de calor para o mês no final dele em São Paulo.

 

 

 

Por Aqui o Frio, já esta sendo mais sentido, 14°C no momento, pena que formou uma neblina bem forte, bem incomum na minha região (Divisa com Taboão da Serra). Esta parecendo que estou lá pros lado de Paranapiacaba.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho bem interessante (e traiçoeira) essa dinâmica durante as passagens de frentes frias nessa época do ano. Há apenas dois dias tivemos aqui a maior mínima dos registros para os dias 26 e 27/05 (19,4ºC). Na verdade, a maior mínima para todo o período entre 19/05 e 25/08 ─ maior que isso tinha sido um 19,6ºC em 18/05/2007. E hoje o dia mais frio do ano até agora.

 

Na semana passada deu uma aliviada no frio que vinha fazendo no miolo do mês, até voltei a usar bermuda, mas agora o inverno londrinense tá chegando de vez e eu já estou oficialmente gripado/resfriado, que alegria ¬_¬ Mas é interessante ver no gráfico a semelhança do comportamento das mínimas em abril e maio, subido devagar por umas duas semanas e depois caindo rápido. E mais um mês fechando com anomalias positivas.

 

lda_20150529.png

 

Agora à 1:45h, Palmas com 4,6º no Simepar, Curitiba 7,6º, Ponta Grossa 7,8º e Londrina 10,9º

Link to comment
Share on other sites

A titulo de comparação, olhando o JeanCharlier, Santana de Parnaiba estaria em 14 lugar no Brasil nesse instante, desbancando Castelinho, Gramado, entre outros gigantes!

 

Campinas vai tendo 11 graus também, e outras estações reportam agora:

 

INMET 04 UTC (1 da madrugada)

Rancharia: 7,3

Avaré: 10,3

São Carlos: 10,2

São Miguel Arcanjo: 10,7

Sorocaba: 11,0

Caldas: 8,2

Barueri: 11,3

Barra do Turvo: 10,1

Campos do Jordão: 8,5 (apanhando de Rancharia...que feio!)

 

Wunder

Cotia: 11

Amparo: 10

Santo Antonio da Posse: 8

Laranjal Paulista: 12

Itapetininga: 12

 

 

Fora de SP:

Herciliópolis: 1,8!!!

São José dos Pinhais:7

 

 

Nada negativo mas em compensação várias sub-10!

Link to comment
Share on other sites

Aqui agora temos 16 graus e o céu ficando ainda mais nublado por nuvens mais baixas.

O ar polar está sendo mais sentido em áreas menos urbanas daqui da Grande SP, como por exemplo, lá onde o Adrian reside que faz 14 graus. Enfim, o fenômeno da ilha do calor mostrando-se mais presente hoje.

 

Cara, no Riacho ta marcando 12,6C, então... de onde tu tirou os 14C?

(Não querendo ser rude)

 

Me perdoa. Você tinha dito 13 graus no post anterior e eu sem querer acabei colocando 14. Desculpa mesmo :good:

 

Temperatura por aqui por perto caindo, 15 graus na Mooca-CGE.

 

-----

 

00z do GFS continuando a mostrar nada de interessante para 192-384 horas, a não ser as frentes frias bloqueadas no RS.

Link to comment
Share on other sites

Choveu de forma fraca e rápida durante a madrugada de ontem acumulando 1,4 mm.

Durante o dia o sol apareceu entre poucas nuvens e a temperatura subiu mais do que se era esperado, com a máxima chegando a 24,6ºC.

O começo da noite foi de céu limpo, porém por volta das 21h o tempo começou a fechar e desde então o céu está com muitas nuvens, atrapalhando a queda da temperatura, que está estagnada na casa dos 15ºC desde as 22h.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, a tua lamentação é extremamente válida. Por isso que não consigo entender onde que algumas pessoas enxergam que junho e julho serão abaixo da média. Não tem como!!! TODOS os modelos mostram o contrário!!!

Como disse dias atrás, [highlight=yellow]não vou reclamar mais[/highlight]. Cansei de me estressar por causa da falta de frio. Daqui a pouco vão dizer que uma semana com 30 graus é junho é normal. Já vi esse filme.

Como disse o Beto, de Blumenau, o verão nunca decepciona. O calorão tá sempre presente!! Nunca existem dúvidas se os verões serão rigorosos ou não.

 

fogos-copa.jpg

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma mega onda de calor prevista para o Cone Sul por pelo menos os primeiros dez dias de junho, o CFS começa a mostrar com mais consistência uma erupção de ar frio entrando entre 11 e 14 do mês, potencialmente forte e continental. O que seria a data-chave para a primeira grande bomba do ano. Até lá o modelo diminuiu as anomalias negativas para esta próxima semana, substituindo por um período tórrido que avança da Argentina para o Sul do Brasil ao longo da semana.

 

Na grade do Europeu das 00Z já é possível observar o ataque do anticiclone polar a Patagônia via costa do Chile. Opção corroborada pelo GFS e ainda não mostrada pelo Global.

 

Destaco parabéns especial as análises do Rodolfo que estão dando um verdadeiro show de contribuição ao Fórum.

Link to comment
Share on other sites

Massena 4°C e teve uma rajada de 85km/h

 

Qto será que dá de sensação térmica..!!

 

No dia da instalação PNI Marcão fui do Marcão até o meio do vale pra ver o nascer do sol e lembro que estava 4ºC naquele termômetro teste e com muito vento. Até fiz uns vídeos da intensidade dos ventos... eu estava bem agasalhado, mas as orelhas estavam até doendo de tanto frio!

 

:shok:

 

Pena que este lugar fica no sudeste, acima do trópico de capricórnio, ninguém mora ou toma chimarrão por lá. Um lugar que me deixa com nojinho!

 

:bad:

 

Bom Jardim da Serra (SC): 1.3ºC

Santa Rosa (RS): 2.9ºC

Massena (MG): 3.6ºC

Furnas (RJ): 3.7ºC

Serra Dona Francisca (SC): 4.6ºC

Maria da Fé Lage (MG): 5.0ºC

Livramento (RS): 5.2ºC

São Joaquim (SC): 5.8ºC

SJ dos Ausentes (RS): 6.9ºC

Curitiba (PR): 7;5ºC

Serra da Bocaina (SP): 8.6ºC

Gonçalves (MG): 8.6ºC

Campinas (SP): 10.1ºC

Juiz de Fora (MG): 11.8ºC

Vila Madalena (SP): 12.8ºC

Link to comment
Share on other sites

Não falei nada demais. Falei apenas que o PNI é desabitado, e não falei que o Morro da Igreja é. Falei da cidade de Urupema. E mesmo que em alguns momentos o clima seja parecido no quesito frio é completamente diferente na sua dinâmica, pois a montanha do Sudeste tem um clima TROPICAL de Altitude, e o Clima da Região da Serra gaúcha e catarinense é Subtropical.

 

Segundo que também não me interesso pelo clima do Canadá da Rússia ou da Mongólia. E por fim não tenho nojinho de lugar nenhum se alguém tem dificuldades de entender isso apenas lamento.

 

Hedsgpa,

 

Tenho uma dúvida. Veja neste mapa que parte do Paraná fica acima do trópico de capricórnio.

 

mapa-clima-brasil.gif

 

Você falou que não se interessa pelo clima do sudeste e por locais acima do trópico de capricórnio. Essa região do Paraná que fica acima do trópico é uma região que você gosta ou já se enquadra na categoria nojinho?

Link to comment
Share on other sites

Climaterra, Meteorologia e Agronomia

Publicado por Climaterra Ronaldo Coutinho · 2 min ·

 

Mínimas abaixo dos 5°C em SC neste 30 de maio. Na serra tivemos a vigésima geada do ano.

 

-0,9 Urupema* G.

-0,3 S.Joaquim/Cruzeiro/Climaterra G

0,1 Água Doce/DSoares G

0,9 B.Jardim/F.Keiser G

1,2 Caçador* G

2,3 Ponte Serrada* G

2,5 Fraiburgo* G

2,6 B.Retiro* G

2,6 Otacílio Costa* G

3,2 Lebon Régis* G

3,4 Monte Carlo* G

3,4 Rio Rufino* G

3,4 Ponte Alta do Norte* G

3,6 Painel* G

4,0 Lages/Inmet

4,1 Campo Belo do Sul*

4,1 Major Vieira*

4,2 Papanduva*

4,2 Vargem*

4,3 Itaiópolis*

4,4 Monte Castelo*

4,7 Curitibanos/Inmet

4,8 Brunópolis*

4,8 Mafra*

 

*Epagri

G Geada.

 

4,3°C Climaterra/Cidade de S.Joaquim

10,8 Florianópolis/Epagri

Link to comment
Share on other sites

EUROPEU COMEÇA A COLOCAR A FRENTE FRIA CHEGANDO AO RS NO DIA 11 E A SC DIA 12, FORTE QUEDA DO DIA 12 DE NOITE EM DIANTE.

 

DIA 13 AS 9 H ENTRE 0/5°C/850 TODO O RS, BOA PARTE DE SC E UM PEDAÇO DO SUDOESTE DO PR. DE NOITE AVANÇA ATÉ AO NORTE DE FOZ. EM RELAÇÃO AS 12Z, TIROU A DE 0/-4 QUE PEGAVA O OESTE DO RS, FICANDO AGORA NO CHUÍ E LESTE DO URUGUAI.

Link to comment
Share on other sites

Minimas aqui ocorreram com céu quase que todo nublado de nuvens baixas !

 

Reserva 3,3°C

 

Casa 4,9°C

 

INMET 6,2°C

 

 

Agora segue nublado sem cara de sol e 14°C !

 

 

Pelo menos aqui ponto pro GFS que desbancou o Europeu e nao apostava em algo ao baixo !

 

A estação Reserva sempre tem dados excelentes!

 

Deve fechar o mes com media de 11,9°C , e media minima na casa dos 6°C , acho que foram 3 maximas acima de 20°C apenas !

Link to comment
Share on other sites

Boas notícias Coutinho, Caio e Rodolfo! Nem tudo está perdido então neste junho.

 

Aqui não tive uma boa mínima, porque a instabilidade chegou mais cedo do que os modelos diziam. Já tive até trovoada! A mínima ficou em 12,0ºC aqui no centro (7,7C no SIMEPAR, fora da cidade) e agora faz 13,0ºC com chuva leve e céu muito carregado.

 

Um tempo úmido e friozote assim pelos próximos dias até que não seria tão mal, antes dessa possível continental mais para o dia 10/06. Vejam que "de repente as coisas mudam de lugar e quem perdeu pode ganhar"! Não é mesmo Rafael Dable? :laugh:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Explicação bem didática do SIMEPAR:

 

Uma das características da estação de outono é que o tempo pode mudar muito rápido, por vários fatores que os simuladores computacionais, modelos de previsão do tempo, não conseguem ser atualizados ao mesmo tempo em que ocorrem essas mudanças repentinas das condições meteorológicas. Assim, os prognósticos se alteram em poucas horas. E a situação desse sábado é um bom exemplo disso. Uma massa de ar frio favoreceu o declínio das temperaturas em praticamente todas as regiões paranaenses na madrugada, com valores baixos ao amanhecer. No entanto, essa massa de ar não garantiu a estabilidade atmosférica sobre o Paraná porque entre os níveis médios e altos da troposfera os ventos favoreceram o transporte de ar úmido e a formação de nuvens de chuva numa extensa faixa do Estado; ou seja, ao mesmo tempo que faz frio, também há muitas cidades em que está chovendo. Portanto, a previsão para hoje mudou bastante. Do oeste ao norte do Paraná chove desde a madrugada e as chuvas continuam ocorrendo ao longo do dia. Ainda pela manhã também começa a chover na região central do Estado e nas outras regiões a nebulosidade se mantém mais persistente. As temperaturas apresentam uma oscilação (amplitude térmica) bem menor do que nos últimos dias.

Link to comment
Share on other sites

Não falei nada demais. Falei apenas que o PNI é desabitado, e não falei que o Morro da Igreja é. Falei da cidade de Urupema. E mesmo que em alguns momentos o clima seja parecido no quesito frio é completamente diferente na sua dinâmica, pois a montanha do Sudeste tem um clima TROPICAL de Altitude, e o Clima da Região da Serra gaúcha e catarinense é Subtropical.

 

Segundo que também não me interesso pelo clima do Canadá da Rússia ou da Mongólia. E por fim não tenho nojinho de lugar nenhum se alguém tem dificuldades de entender isso apenas lamento.

 

Hedsgpa,

 

Tenho uma dúvida. Veja neste mapa que parte do Paraná fica acima do trópico de capricórnio.

 

mapa-clima-brasil.gif

 

Você falou que não se interessa pelo clima do sudeste e por locais acima do trópico de capricórnio. Essa região do Paraná que fica acima do trópico é uma região que você gosta ou já se enquadra na categoria nojinho?

 

 

O clima do norte do Paraná também não me interessa muito não. Londrina e Maringá são cidades das mais desenvolvidas e agradáveis que conheço porém o clima é 80% do dias acima de 25º ou seja lugares quentes. E pare de dizer que tenho nojo de lugares, se é pra ti ficar feliz posso te falar uma cidade que está acima do tropico de Capricórnio que acho o clima até agradável moraria fácil que é Brasilia, que por sua altitude e continentalidade se torna fria e seca. 29º com 10% de umidade e um pouco de vento é totalmente diferente dos mesmo 29º com umidade e abafamento de lugares úmidos.

 

Os climas mais interessante do Brasil para mim é o leste do Paraná, Serra gaúchas e catarinenses, Porto Alegre e Região Metropolitana, e as áreas do extremo sul gaúcho com a cidade de Pinheiro Machado que tem um clima impar no Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Massena fechou a noite com 3,5 graus e vento de rajada máxima 87 km/h.

Furnas fechou com 3,6 graus e não ficou atrás no vento, registrou hoje 51 km/h.

 

Ontem o vento foi a quase 100 km/h no Massena. Imagina alguem que fique num vento desse com temperaturas abaixo de 5 graus

 

Um detalhe que o Massena passou boa parte da noite com vento sustentado acima de 45 km/h.

 

Provavelmente antes das 19 horas a marca de 3,6 do Furnas será batida, já que aqui na grande SP o dia é ensolarado inclusive ao sul da região.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.