Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

As 2 da tarde sensação termica de -6 no Morro da Igreja e entre 0º ~ 2º em Uupema e São Joaquim. :heart:

 

 

PNI com pré-frontal teve 2,3 de mínima, não sensação térmica. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :heart:

 

Já falei, acho que vocês nunca sentiram o que é um pré-frontal mesmo né? Que durante a madrugada o vento come solto e as temperaturas permanecem elevadas..

 

Por isso que digo, com exceção de umas mudanças de vento e tudo mais, o vale do PNI, em locais protegidos, não padece de pré-frontal...

Link to comment
Share on other sites

O tempo começa a mudar radicalmente aqui no Rio. Após uma manhã e primeira metade da tarde com forte calor, baixa umidade e ventos de norte, fortes rajadas de vento de S/SW invadem a cidade(começaram pelo extremo oeste mas agora se generalizaram) causando rápido aumento de nebulosidade e queda da temperatura. Aqui no meu bairro após bater 34,5°C(a maior desde o verão), já faz 30°C. Na zona oeste, onde os ventos começaram antes, há pelo menos 2 horas atrás, a queda é ainda mais significativa: Guaratiba após bater os 35°C tem agora apenas 21°C e a Barra foi de 34,5°C para 26°C em apenas 45 minutos , ainda não chove no município o que indica que a temperatura pode ter novas quedas rápidas com a chegada de precipitação durante a noite.

Link to comment
Share on other sites

PNI Furnas

 

01/05: 00,9 / 11,3

02/05: -00,4 / 13,3

03/05: 06,9 / 14,4

04/05: 07,1 / 10,6

05/05: 03,3 / 14,7

06/05: -00,1 / 12,2

07/05: 03,5 / 13,2

08/05: -00,7 / 10,8

09/05: -04,4 / 14,7

10/05: -01,7 / 16,2

11/05: 06,7 / 09,1

12/05: -00,4 / 11,6

13/05: -00,5 / 12,2

14/05: -01,3 / 12,9

15/05: -03,8 / 15,4

16/05: 03,9 / 11,4

17/05: 04,9 / 09,4

18/05: 05,9 / 10,5

19/05: 06,1 / 09,9

20/05: 05,2 / 14,1

21/05: 05,8 / 11,9

22/05: 00,7 / 14,1

23/05: -01,0 / 15,4

24/05: -00,9 / 16,4

25/05: -01,7 / 17,8

26/05: 00,9 / 17,4

27/05: 00,8 / 14,8

28/05: 02,3 / 12,4

 

MED: 07,4 (01,7 /13,2) 43,7mm

 

Link to comment
Share on other sites

As 2 da tarde sensação termica de -6 no Morro da Igreja e entre 0º ~ 2º em Uupema e São Joaquim. :heart:

 

 

PNI com pré-frontal teve 2,3 de mínima, não sensação térmica. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :heart:

 

Já falei, acho que vocês nunca sentiram o que é um pré-frontal mesmo né? Que durante a madrugada o vento come solto e as temperaturas permanecem elevadas..

 

Por isso que digo, com exceção de umas mudanças de vento e tudo mais, o vale do PNI, em locais protegidos, não padece de pré-frontal...

 

Nem em Jundiaí temos ventania à noite nas pré-frontais. O vento para totalmente e a atmosfera arrefece bem.

 

PNI então, é outro mundo.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, hoje está sendo um dia com a famosa máxima invertida.

A automática do Mirante marcou 23,4°C por volta de 0h UTC (21h de ontem) e registrava 17,3°C agora há pouco, às 16h.

 

Temos ventos moderados de NO com rajadas de até 42 km/h na automática do Mirante e 44 km/h em Congonhas.

 

Choveu pouco pela manhã.

Aqui na zona norte, houve até um solzinho por volta de 7/7h30 da manhã, depois nublou.

Os acumulados variam de 1,6 a 8,8 mm (SAISP, CGE).

 

No Mirante (Aut.): 6,2 mm

 

Agora, céu nublado.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Uma pena que aqui em Sampa não estamos tendo a chuva que era esperada pelos modelos :negative:

Agora temos céu nublado e temperatura mais baixa. 18 graus na Mooca-CGE.

 

======================================

 

Pelo visto, o GFS já decidiu mesmo que à partir do outro final de semana (ou seja, após o feriado) a ASAS vai se estabelecer. 00z, 06z, 12z insistem nisso! Embora a 00z parecia mostrar a frente fria alcançando PR e MS e depois chegando fraca em SP.

Link to comment
Share on other sites

O GLOBAL está seguindo a mesma tendência, a partir do dia 4/6 mostra uma sequencia de pelo menos 10 dias com uma alta pressão parada no oceano na altura de SP. 1024 hPa dias a fio.

 

Ele está voltando..................ele ataca somente durante as noites e madrugadas.

 

 

:vampire: :vampire: :vampire: :vampire: :vampire:

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente lindo a chegada de frente fria, com muita trovoada e direito a arco-iris, as rajadas chegaram a 44 km/h :good2:, as estações do INMET informam as 17h:

 

Xerém: 27,5°

Vila Militar: 26,0°

Seropédica: 25,8°

Copacabana: 22,4°

Marambaia: 20,2°

 

Em casa 26,9° :good2: :good2: , queda de 7,1° por aqui desde as 15h !

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Que maravilha Frederico........S Chico é linda...pena não ter uma estação do Inmet por lá...Agora colocaram uma Davis...e vou começar monitora-la a partir do próximo mês......

Tem a do Bruno também que logo logo vai estar online.

 

Acho que a instalada pelo Bruno será melhor, pois está a 925 metros. Deve se destacar nas máximas, pois parece topo.

 

--

 

Por aqui eu preferiria que tivéssemos um pré-frontal mais intenso. Tenho a sensação os locais que tem mais calor pré-frontal, apresentam melhores resultados nas massas de ar frio, pelo menos na advecção. Mas não confundir com vento Föhn, que eleva as temperaturas absurdamente de uma hora para outra.

 

Expectativa da primeira sub-10 do ano. Essa noite será bem difícil já que ainda chove e já é quase noite. Nada de mais, mas vamos sair do marasmo, de 17,17,18,16. Estou achando insuportável estas mínimas quase em Junho. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Assim como na cidade do Rio, aqui no sul do Acre a frente fria também chegou no meio da tarde trazendo mudanças no tempo. Pela manhã predominava o sol e calor, porém a partir das 14hs nuvens escuras e mais baixas avançaram de sul, trazendo ventania e queda na temperatura, com pancadas isoladas de chuva e no momento garoa na região de Xapuri. A temperatura já caiu de 30 para 22 graus, com o vento sul que está soprando.

Link to comment
Share on other sites

Hoje o sol voltou a aparecer depois das 14:00H com mais força, a máxima foi de 23,8C° e no momento faz 22C°

Até deu uma sensação de calor em determinados momentos.

 

===

Moretão, agradeça se ai em Brusque as mínimas estão chegando na casa dos 17C, aqui por indaial tirando hoje que fez 17,1C° fazia 1 semana que não baixava dos 19C°

 

===

Espero que nos próximos dias a temperatura bata a casa dos 7/9C°por aqui... Oremos !!!

Link to comment
Share on other sites

Ontem tive variação de 19,7C a 27,9C com céu limpo até o final da tarde, com aumento de nuvens ao longo da noite (maior mínima desde 05/05 quando fez 19,7C)

 

-----------------------------

 

Tarde bem quente por aqui, o dia foi de sol forte, até às 15hs quando houve aumento de nebulosidade

A máxima ficou em 31,1C :heat: (segunda vez no mês, que a temperatura chega nos 30C)

A mínima ficou em 16,7C

 

Agora tenho céu com bastante nebulosidade, sem chuva por enquanto e faz 23C

Link to comment
Share on other sites

Monitorando as 10 menores temperaturas na SE's Catarinenses as 22:00h de 28/05/2015:

 

1- Bom Jardim da Serra ( planalto sul): 7,3ºC;

2- São Joaquim ( planalto sul): 7,8ºC;

3- Caçador ( meio oeste): 9,1ºC;

4- Vargem Bonita ( meio oeste): 10,1ºC;

5- Ponte Serrada ( meio oeste): 10,1ºC;

6- Lages ( planalto sul): 10,7ºC;

7- Campos Novos ( meio oeste): 10,9ºC;

8- Fraiburgo ( meio oeste): 10,9ºC;

9- São José do Cerrito ( planalto sul): 11,3ºC;

10- São Lourenço do Oeste ( oeste): 11,7ºC;

Link to comment
Share on other sites

O americano e o CPTEC indicando friozinho mediano, padrão da média de junho, com aquecimento progressivo a partir de 4ª-feira no RS e calor a partir do outro final de semana. Chuva? Só no início da OUTRA semana.

 

Também acabo de falar com o Alexandre por telefone. Ele me reportou sobre um modelo de previsão de 30 dias que sai uma vez por semana (não lembro qual). Pois é: as notícias não são NADA boas. NENHUM frio significativo no mês de junho, sem chegar a 0° em 850 hpa sobre o RS, e MUITA chuva, especialmente na segunda metade do mês.

 

Por fim, agora tenho 15,0°. É A PRIMEIRA VEZ DESDE O DIA 14 que eu chego a 15°. Isso, gente! Não batia esse valor a DUAS SEMANAS!!

 

Essa prévia do "inverno" 2015 está com cara de um 2014 piorado. Deprimente. Absolutamente deprimente.........................

Link to comment
Share on other sites

O americano e o CPTEC indicando friozinho mediano, padrão da média de junho, com aquecimento progressivo a partir de 4ª-feira no RS e calor a partir do outro final de semana. Chuva? Só no início da OUTRA semana.

 

Também acabo de falar com o Alexandre por telefone. Ele me reportou sobre um modelo de previsão de 30 dias que sai uma vez por semana (não lembro qual). Pois é: as notícias não são NADA boas. NENHUM frio significativo no mês de junho, sem chegar a 0° em 850 hpa sobre o RS, e MUITA chuva, especialmente na segunda metade do mês.

 

Por fim, agora tenho 15,0°. É A PRIMEIRA VEZ DESDE O DIA 14 que eu chego a 15°. Isso, gente! Não batia esse valor a DUAS SEMANAS!!

 

Essa prévia do "inverno" 2015 está com cara de um 2014 piorado. Deprimente. Absolutamente deprimente.........................

 

É Marcão, na realidade Junho promete ser muito xoxo em boa parte do Sul, Uruguai, Argentina, Paraguai...veja que no mapa postado pelo Caio, mostra-se claramente

uma grande anomalia negativa de temperaturas no leste do Brasil e tudo positivo no cone-sul. Isso indica O QUÊ??? Mais ASAS, alimentadas por ar polar e que seguirão

mantendo aqui no Sudeste um padrão muito semelhante ao verificado neste mês de Maio. Tudo indica que mais uma vez o leste do SE (leste de SP, sul de Minas, zona da

mata, RJ, ES) terá um frio razoável, porém constante, e nada de invasão polar forte.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Buenos Aires teve um dia ensolarado de outono, com temperatura entre 10,2ºC e 17,8ºC. Agora 15,2ºC, estável em quinze desde o fim da tarde. Mas, já que não é pra ter onda de frio, pelo menos podia ficar esse friozinho que dá pra usar blusa, porque mínimas acima de 20ºC como tivemos semana passada é de matar. Amanhã, segundo o SMN, a manhã deve ser de sol, mas à tarde a nebulosidade aumenta, com temperatura entre 12 e 17ºC. O sol nasce às 7h50 e se põe às 17h52.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Posso estar enganado, mas o GFS 18z parece postergar a ASAS, mostrando o sistema se estabelecendo em 10/06 (em outras rodadas mostrava 06/06) e antes disso haveria uma MP fraca que afetaria mais o sul do RS. Já PR para cima não sentiria nenhuma mudança.

Quem sabe aquela forte MP indicada pelo mesmo modelo na terça feira não esteja sendo devolvida.

 

HCx0lly.png

Link to comment
Share on other sites

Marcos, a tua lamentação é extremamente válida. Por isso que não consigo entender onde que algumas pessoas enxergam que junho e julho serão abaixo da média. Não tem como!!! TODOS os modelos mostram o contrário!!!

Como disse dias atrás, não vou reclamar mais. Cansei de me estressar por causa da falta de frio. Daqui a pouco vão dizer que uma semana com 30 graus é junho é normal. Já vi esse filme.

Como disse o Beto, de Blumenau, o verão nunca decepciona. O calorão tá sempre presente!! Nunca existem dúvidas se os verões serão rigorosos ou não.

Link to comment
Share on other sites

Meteoblue usa qual modelo como fonte ? A se ele acertasse !

 

William, olhando o site (bem legal por sinal) não faço ideia do índice de acerto.

Ele parece usar uma combinação entre NEMS/NMM, +GFS, +modelo alemão +canadense... segundo explicação no próprio site.

 

É possível ver alguns desses modelos separadamente (cores diferentes) mas no mesmo meteograma e comparar. Bastante interessante para brincar:

 

https://www.meteoblue.com/en/weather/forecast/multimodel/maria-da-fé_brazil_3457752

Link to comment
Share on other sites

As 2 da tarde sensação termica de -6 no Morro da Igreja e entre 0º ~ 2º em Uupema e São Joaquim. :heart:

 

 

PNI com pré-frontal teve 2,3 de mínima, não sensação térmica. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :heart:

 

Primeiro que falo apenas de lugares habitados, segundo porque se falamos do Morro da Igreja já tive MÁXIMAS BEM ABAIXO DE ZERO, e terceiro porque o clima da região Sudeste ou qualquer lugar acima do trópico de capricórnio não me interessa.

 

 

Perdeu a linha porque? Onde que Morro da Igreja é lugar habitado? Lá vivem pessoas da aeronautica igual PNI vivem seguranças de madrugada! Se vc não tem interesse no resto do Brasil, o problema não é meu, desculpa! :mosking:

 

Se acalma ai!

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :heart: :heart:

Link to comment
Share on other sites

As 2 da tarde sensação termica de -6 no Morro da Igreja e entre 0º ~ 2º em Uupema e São Joaquim. :heart:

 

 

PNI com pré-frontal teve 2,3 de mínima, não sensação térmica. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :heart:

 

Já falei, acho que vocês nunca sentiram o que é um pré-frontal mesmo né? Que durante a madrugada o vento come solto e as temperaturas permanecem elevadas..

 

Por isso que digo, com exceção de umas mudanças de vento e tudo mais, o vale do PNI, em locais protegidos, não padece de pré-frontal...

 

Bom eu moro em um lugar que também tem dificuldades em saber o que é pré-frontal. Acho que as bordas de serra em geral são menos atacadas nessa situação. Cansei de ver Mirante com 30 graus e eu com 22, 23 as 10 da noite em dias de pré-frontal em SP.

Link to comment
Share on other sites

As 2 da tarde sensação termica de -6 no Morro da Igreja e entre 0º ~ 2º em Uupema e São Joaquim. :heart:

 

 

PNI com pré-frontal teve 2,3 de mínima, não sensação térmica. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :heart:

 

Primeiro que falo apenas de lugares habitados, segundo porque se falamos do Morro da Igreja já tive MÁXIMAS BEM ABAIXO DE ZERO, e terceiro porque o clima da região Sudeste ou qualquer lugar acima do trópico de capricórnio não me interessa.

 

Um negócio não ficou claro pra mim...

 

Aquela região do Estado de SP que fica abaixo do trópico de capricórnio você gosta ou também tem nojinho!?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.