Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

Realmente, pouca chuva até agora em Sampa. :sad:

Acumulados inferiores a 7 mm (SAISP, CGE e CEMADEN).

 

Ontem até que os efeitos pré-frontais não foram muito fortes.

Máximas de 26,3°C no Mirante e 26,9°C no IAG.

 

Agora, céu nublado, rajadas de até 40 km/h na automática do Mirante e 48 km/h em Congonhas, de NO a NNO.

Aeros entre 21 e 22°C.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, pouca chuva até agora em Sampa. :sad:

Acumulados inferiores a 7 mm (SAISP, CGE e CEMADEN).

 

Ontem até que os efeitos pré-frontais não foram muito fortes.

Máximas de 26,3°C no Mirante e 26,9°C no IAG.

 

Agora, céu nublado, rajadas de até 40 km/h na automática do Mirante e 48 km/h em Congonhas, de NO a NNO.

Aeros entre 21 e 22°C.

 

Pois é! Desde que começou o outono astronômico que está essa grande dificuldade pra chover no leste paulista, mesmo as previsões dizendo que instabilidades poderão trazer chuvas significativas. Mais uma frente fria que miou no quesito chuvas.

 

Embora o mirante tenha registrado acumulado acima da média no mês passado, eu ainda não posso considerar que foi bom de chuvas, afinal, os 100 mm (acho que foi essa quantidade que caiu por lá) não caíram de forma generalizada em toda a região.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS - MAIO - 2015 (3 DIAS)

 

Senti falta de Água Doce e Vacaria na lista. Obrigado por trazer Tangará. :good2: Creio que Água Doce/Epagri esteja no mesmo nível de Tangará, briga feia. No Diego é mais quente, embora tenha mínimas melhores.

 

MÉDIAS - MAIO - 2015 (3 DIAS)

 

07,8 - PNI - Morro Massena (PWS)

08,1 - PNI - Furnas (PWS)

09,2 - Morro da Igreja SC (Aut/Inmet)

10,1 - Morro das Torres SC (Aut/Ciram)

11,9 - Bom Jardim da Serra SC (Aut/Ciram)

12,1 - Pico do Couto RJ (Aut/Inmet)

12,2 - Urupema SC (Aut/Ciram)

12,3 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

12,4 - Campos do Jordão SP (PWS - Vl Inglesa)

12,5 - São José dos Ausentes RS (Aut/Inmet)

12,8 - Maria da Fé MG (PWS - Reserva)

13,1 - Água Doce SC (Aut/Ciram)

13,2 - Painel SC (Aut/Ciram)

13,3 - Bom Jesus RS (Aut/Ciram)

13,4 - Monte Verde MG (Aut/Inmet)

13,5 - Campos do Jordão SP (INPE)

13,5 - Tangará SC (Aut/Ciram)

13,8 - Matos Costa SC (Aut/Ciram)

14,0 - Vacaria RS (Aut/Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Segunda feira de verão (ou quase) no Rio. Após uma madrugada abafada com forte atuação do pré frontal e uma mínima de 24°C aqui no meu bairro (na zona sul chegou a rolar mínima de 26°C!!), o dia seguiu quente e com ventos de Norte, por vezes com rajadas moderadas. Fez muito sol e a máxima por aqui foi de 33,5°C. Agora temos uma noite nebulosa mas ainda abafada, com 29°C no momento. No entanto, como já dito pelo colega Gvieira, os ventos acabam de mudar de direção e a temperatura deve cair rápido nas próximas horas. Bem vinda, frente fria!

Link to comment
Share on other sites

Os modelos são unânimes em apostar num dia nublado, chuvoso e bastante ameno aqui em JF amanhã. Acumulados previstos variam, mas

é 100% de chance de chover. Máximas baixas têm sido raras esse ano, mas vamos ver se amanhã consigo embocar uma sub-20.

 

No momento, tudo calmo, sem vento, apenas altostratus no céu e 20 graus.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos são unânimes em apostar num dia nublado, chuvoso e bastante ameno aqui em JF amanhã. Acumulados previstos variam, mas

é 100% de chance de chover. Máximas baixas têm sido raras esse ano, mas vamos ver se amanhã consigo embocar uma sub-20.

 

No momento, tudo calmo, sem vento, apenas altostratus no céu e 20 graus.

 

 

A FF passou aqui com incriveis 2mm !

Link to comment
Share on other sites

Os modelos são unânimes em apostar num dia nublado, chuvoso e bastante ameno aqui em JF amanhã. Acumulados previstos variam, mas

é 100% de chance de chover. Máximas baixas têm sido raras esse ano, mas vamos ver se amanhã consigo embocar uma sub-20.

 

No momento, tudo calmo, sem vento, apenas altostratus no céu e 20 graus.

 

 

A FF passou aqui com incriveis 2mm !

 

Aqui em São Mateus, choveu 14,6mm até agora no CGE. Porém teve estações do CEMADEN acumulando 57-58mm pelo meu bairro.

 

FF passando com chuva bem irregular pelo visto.

Link to comment
Share on other sites

Novamente outra FF provocando chuvas irregulares.

Aqui no meu bairro caiu uma chuva bem forte mais para o começo da noite. Mas agora não chove mais. O acumulado na Mooca CGE que fica apenas 2 km de onde eu moro ficou em 8 mm. Já por aqui eu acho que choveu mais do que isso. Isso mostra o quão irregular foi a chuva.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Mateus, choveu 14,6mm até agora no CGE. Porém teve estações do CEMADEN acumulando 57-58mm pelo meu bairro.

 

FF passando com chuva bem irregular pelo visto.

Acumulados de hoje nos postos/estações mais próximos daqui de casa, zona norte de Sampa, até agora,

 

Mirante (Aut.): 11,0 mm

SAISP-Cabuçu de Cima: 4,6 mm

CEMADEN-Tucuruvi: 4,5 mm

CEMADEN-Jardim Guapira: 3,2 mm

Link to comment
Share on other sites

12,9° as 20:40 em Porto Alegre. Creio que amanha pela manha POA terá a primeira minima de 01 digito em as capitais.

 

Tem uma PWS do aeroclube perto de Ctba que bateu 9,6C em abril.

 

Acho que ele se refere às estações do INMET... até o CGE-Marsilac aqui em SP já marcou 9,X esse ano.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Os modelos são unânimes em apostar num dia nublado, chuvoso e bastante ameno aqui em JF amanhã. Acumulados previstos variam, mas

é 100% de chance de chover. Máximas baixas têm sido raras esse ano, mas vamos ver se amanhã consigo embocar uma sub-20.

 

No momento, tudo calmo, sem vento, apenas altostratus no céu e 20 graus.

 

 

A FF passou aqui com incriveis 2mm !

 

Já conheço esse filme, William. É bem raro frentes frias trazerem muita chuva pra Minas. Vamos ver o que ocorre né.

Link to comment
Share on other sites

Brasil, INMET (23h UTC)

 

Boa Vista 30,6º

Manaus 28º

Rio Branco 25º

Belém 23,8º

Eirunepé 22º

 

São Luís 28,1º

Natal 27,2º

Fortaleza 26,8º

Recife 24,8º

Garanhuns 20,7º

 

Goiânia 22,3º

Cuiabá 22,2º

Brasília 19,2º

Sete Quedas MS 16,0º

 

Rio de Janeiro 23,5º

Belo Horizonte 21,6º

São Paulo 18,8º

Campos do Jordão 15,4º

 

Florianópolis 19,5º

Curitiba 16º

Porto Alegre 14º

S. Joaquim 8,3º

 

Boa parte do país com temperaturas civilizadas (> 25º) para o horário.

Link to comment
Share on other sites

Após uma madrugada ventosa, tive mínima de 19C, com a manhã e início de tarde ensolarados, com aumento de nebulosidade pela tarde.

A máxima ficou em 28C.

Tive uma chuva rápida por volta das 20hs, acumulando 0,5 mm :(

Agora começou a chover fraco, e faz 21C

 

 

Enviado de meu Moto E usando tapatalk

Link to comment
Share on other sites

^^^Ao menos o Alto Tietê tem sido agraciado com uma chuva até razoável, o que é bom demais.

 

Barragem Jundiaí, localizada a 7 km em linha reta aqui de casa registrou 21,2 mm agora a noite.

 

Um belo acumulado de chuva, ainda mais para maio.

 

================================

 

Aqui agora não chove no momento e temos céu nublado! Temperatura em queda. Agora faz 18 graus na Mooca-CGE.

 

Eu particularmente achei que a pré frontal foi bem fraca aqui em SP, em relação aos que os modelos estavam prevendo. Digo o mesmo para a chuva que foi bem irregular, como já comentaram.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Buenos Aires teve um dia bastante ensolarado hoje, com mínima de 5,8ºC, a menor do ano. Já a máxima, com o tempo seco e o sol, alcançou já 22,0ºC, resultando numa amplitude térmica de 16,2ºC, bem rara de acontecer por aqui.

 

Depois dos 22ºC da tarde, temos ainda 13,9ºC e lá se foi a beleza que estava o ar frio. Também temos visibilidade reduzida já para 7 km no Aeroparque devido à presença de CINZAS VULCÂNICAS (sim, elas voltaram).

 

Amanhã teremos outro dia de bastante sol e elevada amplitude térmica, com mínima de 8ºC (se chegar a isso) e máxima de 23ºC. Na quarta teremos reforço de ar frio e a máxima cai para 18ºC.

Link to comment
Share on other sites

12,9° as 20:40 em Porto Alegre. Creio que amanha pela manha POA terá a primeira minima de 01 digito em as capitais.

 

Tem uma PWS do aeroclube perto de Ctba que bateu 9,6C em abril.

Bom, pelo menos teremos mínimas de 1 dígito em quase toda a cidade, com honrosa exceção do Centro. A pouco estava 8,8° na Lomba do Pinheiro, e a queda é expressiva.

 

A noite está totalmente limpa e seca. Agora tenho ótimos 11,6° com 76%. Minha máxima foi 20,6°. Espero mínima de 8,5°/9,0°.

 

Abraços de um dígito!

Link to comment
Share on other sites

O que acham , esse vulcao pode acertar nosso inverno e queimar a lingua dos modelos ?

 

Meteorólogo de EEUU: "La erupción del Calbuco podría provocar un "invierno volcánico" y cambiar la temperatura del planeta"

 

http://www.latercera.com/noticia/tendencias/2015/04/659-626767-9-meteorologo-de-eeuu-la-erupcion-del-calbuco-podria-provocar-un-invierno.shtml

 

O meteorologista americano pode saber muito de Meteorologia, mas esqueceu de fazer a licao de casa em Geologia.

 

Pinatubo em 1991 liberou QUATRO BILHOES de metros cubicos de material vulcanico. Esfriou o planeta.

 

Cordon-Caulle liberou em 2011 um total de 800 milhoes de metros cubicos, sem interferencia no clima global.

 

Calbuco liberou ate semana passada 200 milhoes de metros cubicos.

 

Calbuco e Cordon-Caulle estao na mesma regiao, fora dos tropicos, onde os vulcoes tem menor efeito. Se a erupcao de 4 anos atras emitiu QUATRO VEZES mais material particulado sem repercussao, por que a que emitiu QUATRO VEZES menos teria efeito?

 

Li artigo caça-cliques agora na Apolo 11 que ignora completamente tais dados.

 

Pessoal deveria ter mais cuidado antes de sair a palpitar. Busquem ao menos os dados.

Link to comment
Share on other sites

INMET - 23h - Mínimas

 

General Carneiro - PR: 5,9°

Morro da Igreja - SC: 6,3°

Canela - RS: 6,4°

São José dos Ausentes - RS: 6,6°

Bagé - RS: 6,6°

Soledade - RS: 6,8°

Santa Maria - RS: 7,0°

Cruz Alta: 7,7°

Rio Grande - RS: 7,9°

Chui - RS: 8,3°

Lages - SC: 9,2°

Joaçaba - SC: 10,5°

 

Aqui no Hell, começou o maior temporal...!!

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo e no momento faz 19C° em Indaial (00:07)

 

Como de costume, vai fazer um friozinho no estado inteiro, e aqui JAMÉ.

Talvez Indaial seja a porta do inferno, pode dar -10C na serra e 0C em Floripa, que aqui não chega em 10C.

 

Se tudo der certo daqui uns 40 anos vou comprar uma casa em urupema pra passar a minha aposentadoria lá no inverno.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS - MAIO - 2015 (3 DIAS)

 

Senti falta de Água Doce e Vacaria na lista. Obrigado por trazer Tangará. :good2: Creio que Água Doce/Epagri esteja no mesmo nível de Tangará, briga feia. No Diego é mais quente, embora tenha mínimas melhores.

 

MÉDIAS - MAIO - 2015 (3 DIAS)

 

Fechou. :clapping:

 

Água Doce está um pouquinho mais fria que Tangará (nem sempre foi assim) e Vacaria ficou no limite, quase rebaixada ao nível de um planalto médio aí.

 

--

 

Quando o Roberto de Fraiburgo falou que ainda estava limpando o tempo por lá, eu já imaginei que a iria demorar muito tempo a limpar por aqui. E não deu outra, Esta MP terá muito pouco efeito por aqui.

 

Já era 21:30 quando ainda começou a cair alguns chuviscos. Não só para mim, como também para várias áreas próximas ao litoral. Só agora que está limpando no litoral sul catarinense. Ou seja, será um peido polar no leste. Enquanto será boa e trará a mínima do ano para o RS, parte de SC, PR, MS.

 

Agora céu quase nublado e 18°C. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.