Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

 

Essas Araucárias e Pinheiros hoje fazem parte do Parque da Luz...

 

Visualmente um belo lugar, mas hoje a Luz é um dos piores lugares, junto com o Parque Dom Pedro, do centro de São Paulo... Vários usuários de droga e um fedor só pelas ruas... E é porque são lugares turísticos de São Paulo.

 

Então elas foram transplantadas de lugar? Não sabia.

 

Difícil, vontade de entrar na foto e ir até a prefeitura falando do lixo que a cidade se tornou 115 anos depois (rs)

 

Eu diria sem medo de errar, com base nesses dados mensais que volta e meia o Malifi traz, que S. Paulo entre o fim do séc. XIX e início do XX era mais fria do que Curitiba consegue ser hoje. Aquela média de 13º em Maio, se adotarmos uma amplitude de 10º poderia significar mínimas médias de 8º, coisa que nem dá pra sonhar hoje.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, mas é comum que as temperaturas no Sul e Sudeste se comportem de maneira inversa. Lembra da grande MP de Julho de 2010? O Sul congelava naquela ocasião, ao mesmo tempo em que o Sudeste ardia numa eterna pré frontal.

 

E JJulho 2008? O Sudeste com mínimas espetaculares por boa parte do mes e no Sul foi muito xoxo.

 

E Julho 2007? Um mês epicamente frio no Sul, enquanto aqui ele foi até quente em alguns estados. Aqui em Minas por exemplo, o frio forte só chegou no final de Julho.

 

Mas há muitos, muitos outros exemplos, e parece que no pós 2000 essa característica ficou ainda mais evidente.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber a percepção deste Maio em relação aos Curitibanos. :russian: Para o pessoal de Sampa, bom :good2: . Leste de MG, RJ e Mantiqueira, EXCELENTE. :clapping: SC e RS, ruim, "xoxo" (com exceção do Coutinho, lógico! :sarcastic: ). Campanha e sul do RS, Argentina e Uruguai, TERRÍVEL (Alô Rafael!!! :pleasantry: ).

:cray:

Em Sampa, a ÚNICA COISA que sinto falta é de uma mínima BEM BAIXA, um dia BEM FRIO. Estamos numa média boa, digamos assim.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, os maios com menores médias em São Paulo

 

13,7 1910

13,8 1917

14,3 1904

O que eu não faria para conseguir os dados diários desses anos...

Veja que havia muito do que parecem ser Araucárias ou pinheiros crescendo no centro da cidade em 1900...

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a3/Guilherme_Gaensly_-_Esta%C3%A7%C3%A3o_da_Luz,_c._1900.jpg

Região onde hoje é a avenida Paulista por volta da década de 1890.

dwtbCX0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Então elas foram transplantadas de lugar? Não sabia.

Difícil, vontade de entrar na foto e ir até a prefeitura falando do lixo que a cidade se tornou 115 anos depois (rs)

Abaixo, o meu avatar.

O rio Tietê fotografado da antiga Ponte Grande, em 1905, olhando-se para oeste.

 

1Qd2fRL.jpg

 

 

E hoje: :negative: :sad:

6mXJUye.jpg

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber a percepção deste Maio em relação aos Curitibanos. :russian: Para o pessoal de Sampa, bom :good2: . Leste de MG, RJ e Mantiqueira, EXCELENTE. :clapping: SC e RS, ruim, "xoxo" (com exceção do Coutinho, lógico! :sarcastic: ). Campanha e sul do RS, Argentina e Uruguai, TERRÍVEL (Alô Rafael!!! :pleasantry: ).

:cray:

Em Sampa, a ÚNICA COISA que sinto falta é de uma mínima BEM BAIXA, um dia BEM FRIO. Estamos numa média boa, digamos assim.

 

Está bom por estar na média. Mas eu defino como morno, sem extremos, sem emoções! Sem graça mesmo...

 

Pra mim, maio bom em Curitiba é isso aqui:

 

05/2009

 

01 13.6 - 17.4

02 12.9 - 21.1

03 13.7 - 22.3

04 13.8 - 22.4

05 09.6 - 23.3

06 13.9 - 23.8

07 08.6 - 23.9

08 13.7 - 23.0

09 15.6 - 24.2

10 15.6 - 24.4

11 15.1 - 26.3

12 15.2 - 27.3

13 15.3 - 27.2

14 15.8 - 22.2

15 10.0 - 16.7

16 03.0 - 18.9

17 07.1 - 20.2

18 09.4 - 23.7

19 10.0 - 24.8

20 14.1 - 22.3

21 11.8 - 22.7

22 08.9 - 23.9

23 12.9 - 23.5

24 09.9 - 24.3

25 13.5 - 18.5

26 16.5 - 21.9

27 09.2 - 19.4

28 14.2 - 18.1

29 11.8 - 15.0

30 12.1 - 16.9

31 11.1 - 20.6

 

Com extremos! Não essa coisa de 12º/13º - 19º/20º desse ano...

Link to comment
Share on other sites

Tipo, o INMET daqui já registrou alguns meses de Maio melhores, como foi em 1975, 1982 ou 2006. Pelo por enquanto

2015 está acima de todos esses três citados.

 

Gosto dos extremos, mas pra falar a verdade eu to curtindo essa "xoxeza abaixo da média" que tem ocorrido no Sudeste.

Entretando, minha torcida é para que não fique essa dinâmica ao longo do inverno. Torcerei por um inverno estilo 1994.

Bom demais!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

O CPTEC pega frio intenso no RS a partir do dia 25, mas é um tiro curto de 2 dias, voltando a chover. Já o americano reforça a MALDITA baixa no Pacífico Sul que acaba por desmembrar a mp em duas. Ela perde força e a frente não consegue avançar, ficando semi-estacionária sobre o RS. Pelamor, não pode acontecer o segundo quadro!

 

Tive máxima de 26,5° sem baixar dos 57%. Tivemos bastante nebulosidade por aqui e até gotejamento. Agora 20,1° com 83%.

Link to comment
Share on other sites

Esse maio de 2015 está brabo, mas não faz o inverno.

 

Eu estava vasculhando um pouco as postagens passadas do BAZ, e olhem só o que o nosso amigo Rafael D postou certa vez. Rafael, com licença:

 

"Acabo de largar de mão o ano de 2011, eu não me engano mais. Muita porcaria para o meu gosto. Saudade do outono/inverno de 2009.

Até 2012!!!"

 

Data da postagem? 30 de maio de 2011, hehe. Foi um belo inverno em 2011, e mal imaginávamos a CATÁSTROFE que viria em 2012.

 

Agora 20,0° com 83%.

Link to comment
Share on other sites

2011 foi um puta inverno. Depois da bomba de final de Junho que ocasionou geada generalizada no sul e neve no planalto serrano de SC e geada em boa parte do sudeste (CDJ teve -5,2 na Vila Inglesa salvo engano) tivemos outras duas bombas que duraram cada uma em torno de uns 4 dias: uma início de Julho e outra início de agosto!

 

Foi um ano de frio democrático na minha opinião. Registrei 5 geadas em Joinville naquele inverno...

Link to comment
Share on other sites

Mas me digam o ano em que o Rafael Dable não reclamou em abril/maio pessoal :lol:

 

Matão teve na última madrugada a menor temperatura do ano: 10,9°C. À tarde o sol apareceu forte o tempo todo e a máxima atingiu 25,0°C.

 

A tendência é que nos próximos 5 dias as mínimas fiquem entre 10 e 12°C e as máximas entre 24 e 26°C. Após 96h um bloqueio em 500 começa a ganhar força sobre a região Sul, margeando o litoral do Sudeste, e a partir daí somente as terras altas serão beneficiadas unicamente em função do ar seco; as áreas mais baixas terão elevação gradual na temperatura ao longo dos dias.

 

Em 168h, um anticiclone penetra o continente pelo sul do Chile e pega o RS e SC entre 180 e 216h, indo para o mar logo em seguida. Essa alta deve trazer um friozinho bom para o RS, mas deve ser tiro curto.

Link to comment
Share on other sites

Rafael D, to adorando suas reclamações! E quanto mais você reclama, melhor a coisa fica. Tomei a liberdade de pegar a mensagem que você escreveu em 16 de Julho de 2013:

 

"O GFS das 12Z aponta um frio ABSOLUTAMENTE COMUM!!! Mínimas de 3, 5 e 1 grau pra sexta, sábado e domingo, respectivamente. Hoje, pra se ter uma ideia, fez 2 graus. To começando a duvidar de mínimas negativas, quem dirá frio histórico!! Se acertar, é como jogar água do Tietê no melhor chopp alemão!!!

"

 

kkkkkkk :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Essa tu puxaste do fundo do baú, hein Marcos? hehehehe

Em 2011 e 2013, eu era feliz e não sabia.

2015 tá igual 2012.

 

2012 teve um dos Abris mais frios e um início de Maio gélido. Além de um fim de Março digno do auto do Outono. E depois mais frio forte no Fim de Maio a primeira quinzena de Junho. E Julho especialmente na campanha foi de frio constante, com o INMET de Bagé tendo média geral de 8,x ºC. Então, 2015 está nada parecido com 2012.

Link to comment
Share on other sites

O problema do Rafael é extrapolar para o futuro o que ocorre no passado. Normalmente, em clima, é exatamente o contrário o que ocorre. Quanto mais tempo sem frio estamos, mas próximos estamos da mudança. Por isso ele errou várias vezes em sacramentar o fim dos invernos após veranicos de maio e início de junho.

 

Eu, particularmente, tenho medo de outonos frios, justamente por entender que pode haver uma compensação no inverno.

 

Ainda assim, concordo com ele em relação ao seu pessimismo sobre o inverno. Mesmo que possamos ter uma compensação no futuro próximo, as projeções de médio prazo têm se mantido ruins.

Link to comment
Share on other sites

Essa tu puxaste do fundo do baú, hein Marcos? hehehehe

Em 2011 e 2013, eu era feliz e não sabia.

2015 tá igual 2012.

 

2012 teve um dos Abris mais frios e um início de Maio gélido. Além de um fim de Março digno do auto do Outono. E depois mais frio forte no Fim de Maio a primeira quinzena de Junho. E Julho especialmente na campanha foi de frio constante, com o INMET de Bagé tendo média geral de 8,x ºC. Então, 2015 está nada parecido com 2012.

 

O problema de 2012 foi a aberração de agosto. Distorceu as médias do inverno e do ano. Estou usando um argumento do JT às avessas. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

O problema de 2012 foi a aberração de agosto. Distorceu as médias do inverno e do ano. Estou usando um argumento do JT às avessas. :mosking:

Esse foi o principal problema. O problema de 2012 foi TODO o ano com exceção de junho e especialmente julho, além do frio moderado na virada de abril para maio. O resto do frio foi muito pontual (quando havia) e, além de agosto, janeiro, fevereiro, maio e dezembro tiveram anomalias muito expressivas. Mal tínhamos dias chuvosos. Eram dias seguidos de sol na cara e escalada de temperatura. Nunca vi tanta máxima alta. Quando chovia era passageiro e com tempestade e vendaval. Só merd*.

 

A honrosa exceção está na sequência de tempestades em setembro. Aquilo ficou na história. Nunca tinha visto coisa igual.

 

Agora 18,6° com 86%.

 

Abraços de 2012!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Em Buenos Aires o domingo foi de sol e poucas nuvens, com temperatura tipicamente primaveril: entre 18,3ºC e 24,9ºC na estação automática. Por volta das 22h30 fazia 19,5ºC e parecia que teríamos uma noite mais fresca, mas pra minha surpresa agora à 0h40 a temperatura subiu, passou dos 20ºC e já chega a 20,4ºC, com um monte de gente andando de bermuda e camiseta na rua, como se fosse verão.

 

Amanhã a previsão é de céu parcialmente nublado, com baixa chance de chuva à tarde. A temperatura varia entre 18ºC e 25ºC, com sol das 7h42 às 17h57. Durante a semana vai esquentando: 26ºC na terça, 27ºC na quarta e 28ºC na quinta. Na sexta o tempo começaria a mudar e o fim de semana teria uma forte queda na temperatura.

Link to comment
Share on other sites

2012 tinha o padrão de ter meses com vários dias muito acima da média (5ºC ou mais) acompanhados de um ou dois bons episódios de frio, muitos inclusive memoráveis.

 

2015, pelo contrário, teve poucos dias muito acima da média. A tendência é fazer temperaturas acima da média pero no mucho e NADA de episódios consideráveis de frio.

 

..........................

 

Domingo em Passo Fundo variou de 14,3 a 21,7

Link to comment
Share on other sites

O Caco acertou, aqui pro leste de SC e região do Vale do Itajaí o mês de maio não está ruim, pois não chegou a fazer calor, mas também não tivemos um frio digno do mês!

 

Está é xôxo e úmido. Mas ao contrário do Caio, mil vezes melhor uma MP marítma jogando essa umidade toda cá e segurando as temperaturas do que calor, por favor!

 

Na década passada 2001/2010, tivemos 6 invernos ruins (01,02,03,05,06,08) e 4 invernos bons (04,07,09,10).

 

Esta década está empatada por enquanto com 11 e 13 bons e 12 e 14 ruins!

 

Outono está entrando em sua fase final e por enquanto longe de uma catástrofe.

Link to comment
Share on other sites

2012 tinha o padrão de ter meses com vários dias muito acima da média (5ºC ou mais) acompanhados de um ou dois bons episódios de frio, muitos inclusive memoráveis.

 

2015, pelo contrário, teve poucos dias muito acima da média. A tendência é fazer temperaturas acima da média pero no mucho e NADA de episódios consideráveis de frio.

 

..........................

 

Domingo em Passo Fundo variou de 14,3 a 21,7

 

Tenho a mesma opinião.

 

E arrisco a dizer que a MP de março de 2012 foi mais emocionante de acompanhar do que qualquer MP que tivemos neste ano até o momento. A MP de maio e de junho foram épicas! Mas só, de resto foi fervor.

Link to comment
Share on other sites

Outro amanhecer bem nublado em Campos do Jordão. Em casa, tive 8,6°C. Pelo o que andei olhando, é a partir de quarta feira que o ar mais seco vai tomar conta da região.

 

A Laura Ferreira acabou de falar na BandNews que: “ o pessoal de Porto Alegre, não tem do que reclamar, a máxima hoje por lá vai ficar em 27°C".

 

É dureza gostar de frio aqui nesse país.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Manhã de céu parcialmente nublado em Buenos Aires. Há áreas de chuva moderada na parte oeste da Grande Buenos Aires, mas parece que não deve chegar a capital. O que chama a atenção é a temperatura. Acreditem, faz agora 20,1ºC e é a mínima desta segunda até o momento. Como faz 10 minutos que amanheceu, capaz que ainda caia uns décimos e consiga baixar dos 20ºC, mas uma mínima dessas a um mês do inverno é cruel.

Link to comment
Share on other sites

Tem razão, Vitor, abril de 2012 foi bem frio, e maio daquele ano foi incomparavelmente melhor. Erro meu na comparação!

Bruno, acontece que o clima aqui da região da campanha, tá muito correlacionado com o centro/norte da Argentina e Uruguai. Meu pai costuma dizer que o clima daqui, não é "brasileiro". E quando a coisa tá feia pelas bandas cisplatinas, imagina aqui!!

Link to comment
Share on other sites

Outro amanhecer bem nublado em Campos do Jordão. Em casa, tive 8,6°C. Pelo o que andei olhando, é a partir de quarta feira que o ar mais seco vai tomar conta da região.

 

A Laura Ferreira acabou de falar na BandNews que: “ o pessoal de Porto Alegre, não tem do que reclamar, a máxima hoje por lá vai ficar em 27°C".

 

É dureza gostar de frio aqui nesse país.

 

 

Aqui tambem bem umido , muitas nuvens Reserva deu 4,8°C , é vou olhar o GFS ele coloca entre hoje e amanha 25mm pra ca na nossa regiao kkkkkkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Considerando que a média de maio de 1910 foi 13,7ºC apenas 5,1ºC abaixo dos atuais 17,8ºC

 

 

Confesso que tenho uma dificuldade imensa em entender onde que os sensores do passado eram melhores que os sensores de hoje. Não acho correlação na normal 1500 - 2015 que justifique 100% de certeza que antigamente fazia mais frio.

 

Me parece que foi vendida a imagem que as medições de antigamente eram muito melhores que as atuais e que não poderiam deixar duvidas para comprovar o quanto de aquecimento global tivemos (sic).

 

Pois agora to com a pulga ainda mais escondida atrás da orelha.

 

E vou além: duvido que a maioria das estações da Grande SP estejam com média superior a 17 graus nesse Maio de 2015.

 

Não estou afirmando nada, estou supondo que nem os sensores antigos, nem os modernos conseguem ser tão perfeitos assim a ponto de ler afirmações como "antigamente fazia mais frio".

 

E pra completar o momento revolta: a média de 1910 com certeza não foi calculada onde está sendo calculada a média de Maio de 2015.

 

Artur,

 

Calma.

 

Em 1910: Einstein já havia publicado parte de seus grandes trabalhos, a termodinâmica já havia sido escrita.

 

Quase todas as coisas que temos hoje eram possíveis cientificamente.

 

A massa do elétron já havia sido medida.

 

Nada de errado com um termômetro de 1880 ou 1910.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber a percepção deste Maio em relação aos Curitibanos. :russian: Para o pessoal de Sampa, bom :good2: . Leste de MG, RJ e Mantiqueira, EXCELENTE. :clapping: SC e RS, ruim, "xoxo" (com exceção do Coutinho, lógico! :sarcastic: ). Campanha e sul do RS, Argentina e Uruguai, TERRÍVEL (Alô Rafael!!! :pleasantry: ).

:cray:

Em Sampa, a ÚNICA COISA que sinto falta é de uma mínima BEM BAIXA, um dia BEM FRIO. Estamos numa média boa, digamos assim.

Xoxo por aki!

Pelos posts do Evandro no face eu vejo claramente q na roça (Itapevi) ocorreram boas mínimas na semana passada! Aki apenas máximas razoáveis. A maioria abaixo dos 20°C mas sempre acima dos 15°C.

Link to comment
Share on other sites

a CATÁSTROFE que viria em 2012.

 

Lembrando que Junho de 2012 foi na média ou abaixo em alguns lugares do RS. Graças aquela semana de negativas, que trouxe recorde em Torres, Rio Grande e outras cidades do RS se aproximaram do recorde. Essa MP ficou restrita ao RS e parte da Serra Catarinense. Julho também foi razoável de médias só que não houve MP significativa, salvo engano, Agosto sim que foi um lixo, e Setembro acho que foi também, mas não tão ruim quanto Agosto.

 

Rafael D, to adorando suas reclamações! E quanto mais você reclama, melhor a coisa fica. Tomei a liberdade de pegar a mensagem que você escreveu em 16 de Julho de 2013:

 

"O GFS das 12Z aponta um frio ABSOLUTAMENTE COMUM!!! Mínimas de 3, 5 e 1 grau pra sexta, sábado e domingo, respectivamente. Hoje, pra se ter uma ideia, fez 2 graus. To começando a duvidar de mínimas negativas, quem dirá frio histórico!! Se acertar, é como jogar água do Tietê no melhor chopp alemão!!!

"

 

kkkkkkk :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Acertou pela metade.

 

19: 0,4°C

20: -0,2°C

21: 1,3°C

 

Para a Campanha, a MP de Julho de 2013, não teve absolutamente nada demais. Houve apenas uma mínima de -3,9°C no dia 26, mas para a Campanha não há nada de absurdo. Houve mínimas negativas, ele errou, mas não frio histórico (acertou).

 

--

 

Por aqui choveu a noite inteira, acumulados próximos de 50 mm já. Tempo xoxo. Isso rendeu hoje uma mínima de 4°C acima da média, e a máxima vai ficar próxima da média -1, ou 0. Desastre para a média geral e ausência de frio.

Link to comment
Share on other sites

Senhores, bom dia,

 

E adivinhem como tem sido o tempo em Juiz de Fora no dia de hoje? NUBLADO E COM CHUVISCOS!

 

Impressionante o número de dias com esta condição ao longo deste mês. Nunca tinha visto algo parecido.

 

No momento, garoa e faz 19 graus. A mínima até o momento de 15,2. E vamos seguindo este Maio incomum, porém delicioso, aqui em Minas.

Link to comment
Share on other sites

 

Essas Araucárias e Pinheiros hoje fazem parte do Parque da Luz...

 

Visualmente um belo lugar, mas hoje a Luz é um dos piores lugares, junto com o Parque Dom Pedro, do centro de São Paulo... Vários usuários de droga e um fedor só pelas ruas... E é porque são lugares turísticos de São Paulo.

 

Então elas foram transplantadas de lugar? Não sabia.

 

Difícil, vontade de entrar na foto e ir até a prefeitura falando do lixo que a cidade se tornou 115 anos depois (rs)

 

Eu diria sem medo de errar, com base nesses dados mensais que volta e meia o Malifi traz, que S. Paulo entre o fim do séc. XIX e início do XX era mais fria do que Curitiba consegue ser hoje. Aquela média de 13º em Maio, se adotarmos uma amplitude de 10º poderia significar mínimas médias de 8º, coisa que nem dá pra sonhar hoje.

 

Ali por 1885 a 1900 a média de Sampa era 17,8.

Hoje, o Simepar de Cwb tem 17,9 na semi 2001-2010. Importante notar a PWS do Campo Comprido, localizada num bairro verde, tem média em torno de (Simepar+0,5), o que dá em torno de 18,4.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber a percepção deste Maio em relação aos Curitibanos. :russian: Para o pessoal de Sampa, bom :good2: . Leste de MG, RJ e Mantiqueira, EXCELENTE. :clapping: SC e RS, ruim, "xoxo" (com exceção do Coutinho, lógico! :sarcastic: ). Campanha e sul do RS, Argentina e Uruguai, TERRÍVEL (Alô Rafael!!! :pleasantry: ).

:cray:

Em Sampa, a ÚNICA COISA que sinto falta é de uma mínima BEM BAIXA, um dia BEM FRIO. Estamos numa média boa, digamos assim.

 

Está bom por estar na média. Mas eu defino como morno, sem extremos, sem emoções! Sem graça mesmo...

 

Pra mim, maio bom em Curitiba é isso aqui:

 

05/2009

 

01 13.6 - 17.4

02 12.9 - 21.1

03 13.7 - 22.3

04 13.8 - 22.4

05 09.6 - 23.3

06 13.9 - 23.8

07 08.6 - 23.9

08 13.7 - 23.0

09 15.6 - 24.2

10 15.6 - 24.4

11 15.1 - 26.3

12 15.2 - 27.3

13 15.3 - 27.2

14 15.8 - 22.2

15 10.0 - 16.7

16 03.0 - 18.9

17 07.1 - 20.2

18 09.4 - 23.7

19 10.0 - 24.8

20 14.1 - 22.3

21 11.8 - 22.7

22 08.9 - 23.9

23 12.9 - 23.5

24 09.9 - 24.3

25 13.5 - 18.5

26 16.5 - 21.9

27 09.2 - 19.4

28 14.2 - 18.1

29 11.8 - 15.0

30 12.1 - 16.9

31 11.1 - 20.6

 

Com extremos! Não essa coisa de 12º/13º - 19º/20º desse ano...

 

Qual é o local de coleta destes dados? Não lembro de ter passado todo esse frio, pelo menos não nas profundezas do bairro Portão... :russian:

Link to comment
Share on other sites

 

Então elas foram transplantadas de lugar? Não sabia.

 

Difícil, vontade de entrar na foto e ir até a prefeitura falando do lixo que a cidade se tornou 115 anos depois (rs)

 

Eu diria sem medo de errar, com base nesses dados mensais que volta e meia o Malifi traz, que S. Paulo entre o fim do séc. XIX e início do XX era mais fria do que Curitiba consegue ser hoje. Aquela média de 13º em Maio, se adotarmos uma amplitude de 10º poderia significar mínimas médias de 8º, coisa que nem dá pra sonhar hoje.

 

Ali por 1885 a 1900 a média de Sampa era 17,8.

Hoje, o Simepar de Cwb tem 17,9 na semi 2001-2010. Importante notar a PWS do Campo Comprido, localizada num bairro verde, tem média em torno de (Simepar+0,5), o que dá em torno de 18,4.

 

rsrsrssrsrsrsr,,

Ah! é.

 

São Paulo nos primeiros 30 anos [ 1887/1916] JJA,

 

Não é para competir....mas aconteceu.....aquecimento de outro mundo...opsss deste mesmo.

 

2mrwahk.png

Link to comment
Share on other sites

Senhores, bom dia,

 

E adivinhem como tem sido o tempo em Juiz de Fora no dia de hoje? NUBLADO E COM CHUVISCOS!

 

Impressionante o número de dias com esta condição ao longo deste mês. Nunca tinha visto algo parecido.

 

No momento, garoa e faz 19 graus. A mínima até o momento de 15,2. E vamos seguindo este Maio incomum, porém delicioso, aqui em Minas.

 

Muito interessante Renan. Tu e o Will adoram dias nublados/chuvosos no outono/inverno. Parece ser difícil para vocês essa condição nessa época. Sai do verão e começa a ter dias mais ensolarados por aí, o que deve afetar as máximas e sensação agradável. Não trazendo tanta diferença nas máximas em relação ao verão.

 

Aqui no sul é de modo geral ao contrário, a insolação só diminui ou fica estável até Setembro. Chove pouco, mas são vários dias nublados, com muitas nuvens, e a maioria torce pelo sol.

Link to comment
Share on other sites

Pena que estas ricas msgs vão se perder pois se trata de tópicos mensais.......Deveriam estar em Tempo Histórico, Clima do Passado....alguma coisa assim....Parece que ninguém mais se importa com mais nada aqui...e isso que temos um time grande aqui que poderiam estar organizando isso....

 

rsrsrsrsrsr:

 

Carlos, não irei comentar....pois....alguém pode abrir um tópico novo. São muitos tópicos. ABRAÇOS

 

Entretanto, Curitiba apresenta menores marcas em JJA no período 1887/1916,

 

Algo aconteceu com essas duas cidades e não foi só UHI.....se aconteceu aqui...por que não aí?

 

10r6784.png

Link to comment
Share on other sites

Pena que estas ricas msgs vão se perder pois se trata de tópicos mensais.......Deveriam estar em Tempo Histórico, Clima do Passado....alguma coisa assim....Parece que ninguém mais se importa com mais nada aqui...e isso que temos um time grande aqui que poderiam estar organizando isso....

 

 

Nada é perdido Carlos, fica tudo arquivado, tem que saber procurar.

 

Se tivesse um arquivo semestral ou anual poderia se perder mais ainda porque seria mais difícil saber em que página foi discutido, sabendo o mês a procura se torna mais fácil.

 

Mas isso é opinião, aliás, existe um tópico em comunidades para tratar deste assunto ( espaço criado na sua administração ), procure não usar aqui para estes tipos de discussões.

 

viewtopic.php?f=20&t=15776

 

Abraços

 

PS: veio para PG e não fez uma visita.

Link to comment
Share on other sites

Senhores, bom dia,

 

E adivinhem como tem sido o tempo em Juiz de Fora no dia de hoje? NUBLADO E COM CHUVISCOS!

 

Impressionante o número de dias com esta condição ao longo deste mês. Nunca tinha visto algo parecido.

 

No momento, garoa e faz 19 graus. A mínima até o momento de 15,2. E vamos seguindo este Maio incomum, porém delicioso, aqui em Minas.

 

Muito interessante Renan. Tu e o Will adoram dias nublados/chuvosos no outono/inverno. Parece ser difícil para vocês essa condição nessa época. Sai do verão e começa a ter dias mais ensolarados por aí, o que deve afetar as máximas e sensação agradável. Não trazendo tanta diferença nas máximas em relação ao verão.

 

Aqui no sul é de modo geral ao contrário, a insolação só diminui ou fica estável até Setembro. Chove pouco, mas são vários dias nublados, com muitas nuvens, e a maioria torce pelo sol.

 

 

Eu só adoro dias nublados e chuvosos no verao no outono inverno odeio , entre maio e agosto , prefiro o céu azul nenhuma nuvem e Ura la em baixo !

 

Agora aqui segue nublado 17°C tem chuva por perto !

Link to comment
Share on other sites

Mas isso é opinião, aliás, existe um tópico em comunidades para tratar deste assunto ( espaço criado na sua administração ), procure não usar aqui para estes tipos de discussões.

 

viewtopic.php?f=20&t=15776

 

Abraços

 

PS: veio para PG e não fez uma visita.

 

Sei que há um tópico de sugestões...mas como vi msgs de tempo do passado no Monitoramento atual....resolvi colocar aqui também....já que estes tópico segundo vc , as msgs não se perdem ....pois é só saber procurar...

 

Fui pra PG sab e dom...mas foram dois niver que tive....não deu mesmo....pois terminaram tarde....Não vai faltar oportunidade pra gente se ver e voltar a amizade...

 

abs!!

Link to comment
Share on other sites

Moretão, realmente eu curto dias nublados e chuvosos, em especial no verão. No inverno, assim como o Will, prefiro os dias ensolarados, agradáveis a tarde, com bastante frio à noite e de manhã. Essa é a característica primordial do nosso inverno, então não há como desgostar disso.

 

Realmente, a diferença na média das máximas entre o verão e o inverno não costuma ser muito acentuada por aqui, mas as tardes nessa época do ano são incomparavelmente mais frescas, graças à UR baixa. Neste mês de Maio, porém, a média das máximas eestá muito abaixo da média!!!

 

No momento, seguem os chuviscos inapreciáveis e 19 graus.

Link to comment
Share on other sites

a CATÁSTROFE que viria em 2012.

 

Lembrando que Junho de 2012 foi na média ou abaixo em alguns lugares do RS. Graças aquela semana de negativas, que trouxe recorde em Torres, Rio Grande e outras cidades do RS se aproximaram do recorde. Essa MP ficou restrita ao RS e parte da Serra Catarinense. Julho também foi razoável de médias só que não houve MP significativa, salvo engano, Agosto sim que foi um lixo, e Setembro acho que foi também, mas não tão ruim quanto Agosto.

Junho foi na média, mas com enormes variações de temperatura. Julho foi frio. Abril na média, com frio na virada de abril para maio, que foi bem quente na segunda metade (igual ou pior do que agora). Teve um pico isolado e curto de frio fora de época em março. O resto foi uma merda. TODA a primavera foi quente, e dezembro foi um horror, com máxima de 39,9° no Natal, sendo esse Natal o mais quente em 105 anos de registro. Ademais, o inverno climático ACABOU em 31 de julho, já que no dia 1º de agosto tive 26° e não teve mais período de frio, fora 2 ou 3 dias isoladamente, como ocorre em primaveras.

 

Esse ano não tem salvação, por mais que justifique. É impossível se satisfazer com um ano onde se tenha 9 MESES DE CALOR e um inverno climático de 2 meses, e algo como 1 mês meio termo. É intolerável 9 MESES de altas temperaturas para as médias de cada mês com todos os dias de sol direto ou abafado. Mesmo os dias mais agradáveis da primavera foram abafados. 2012 foi o pior ano que eu já vi, pior do que 1998 que foi totalmente ausente de frio intenso, mas tinha muito mais dias nublados e calor BEM menos extremos. Era bem melhor sair na rua com tranquilidade. Em 2012 era sofrível sair na rua em TODOS os meses, menos abril, junho e julho. Não me adianta um ano com emoções como a onda de frio de junho, o frio de julho e as tempestades de setembro e quase todo o resto ser um massacre.

 

Hoje mínima de 16,3°. Agora tenho 25,6° com 59%. Mais um dia abafado.

 

Abraços de 2012.

Link to comment
Share on other sites

Pena que estas ricas msgs vão se perder pois se trata de tópicos mensais.......Deveriam estar em Tempo Histórico, Clima do Passado....alguma coisa assim....Parece que ninguém mais se importa com mais nada aqui...e isso que temos um time grande aqui que poderiam estar organizando isso....

 

Relaxa, Carlão. Só estão seguindo o que eu falava direto na adm nossa: deixar o barco correr.

 

Não vejo nada demais nisso, fazer o q...

 

Falando de clima, está chovendo aqui em SBC, e melhor, FORTE. Grandes gotas e bastante água!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.