Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

Sei não em, tá bem branquinha pra mim.

Sabemos que a estação do INMET não reflete bem o potencial de mínimas da região, ano passado aconteceu de postarem outras fotos de geada mesmo quando o INMET registrou temperaturas bem positivas.

 

Não conheço o local pessoalmente, mas por fotos e pelo GE não consigo enxergar tanta diferença assim de temperatura entre a estação do INMET e uma eventual nova estação. Por isso acredito mais como o William falou, uns 3°C no INMET pra negativar em alguns locais e olhe lá, porque as baixadas de Maria da Fé me parecem mais uniformes que as de Monte Verde. O INMET de Monte Verde, bem como algumas estações de MG não é topo. É diferente de inúmeras outras estações do INMET que são topo e recebem ventania na cara, o que acentua as diferenças entre topo e baixada. Falando de temperatura a 1,5m.

 

A questão da geada depende mais da relva realmente. Então acredito que possa ter tido geada, mas não acredito que a temperatura do ar a 1,5m estivesse tão baixa.

 

Quero acreditar que não haja erros nestas digitações de dados do BDMEP, pois no dia 02/06/1979 Indaial (96m altitute) registrou mínima de 2,6C e São Joaquim (1350m altitude) registrou mínima de 6,8C e Lages que fica aproximadamente a 80km de São Joaquim registrou 1,7C

sera que pode isso mesmo ?

Já vi várias vezes Lages registrar mínimas inferiores a São Joaquim no INMET.

Mas, quanto a Indaial não sei.

Só se for ar frio "raso", acho...

 

Até onde eu sei, a mínima de Lages é -9,3°C e a de São Joaquim é -10°C, mas não sei se ambos são (ou eram) topos na ocasião. A pequena diferença entre os "INMETs" se deve aos topos de São Joaquim receberem muito vento. É bem difícil negativar no INMET de São Joaquim, só com advecção forte. Ano passado a mínima no INMET de Lages, foi inferior ao de São Joaquim. Este ano a mínima era de 7,2°C no INMET de São Joaquim e de 7,9°C no INMET de Lages, nas automáticas, que devem ficar ao lado das convencionais. Apenas ontem de manhã a automática de São Joaquim, registrou 6,6°C e Lages 8,6°C. O que eu imagino é que houve maior frio maior de advecção durante a noite, madrugada e aí, São Joaquim sempre terá mínimas menores. Caso contrário, com alguma MP atuando e sem advecção, acredito que as mínimas serão parecidas entre os dois topos. Sem MP atuando, acha que o topo de São Joaquim terá uma mínima um pouco mais expressiva em comparação com o de Lages. Já nas máximas a "surra" é grande de São Joaquim, em tempo integral.

 

É difícil acreditar neste caso citado, ar frio raso não explicaria, para acontecer imagino que a situação teria que ser a seguinte:

 

-MP rapidamente indo embora, talvez com algum ar quente já chegando em altura;

-Céu limpo em Lages;

-Céu bastante nublado em São Joaquim;

-Obviamente, céu limpo, no Vale do Itajaí.

 

--

 

Por aqui o dia 1° de Maio sempre é o grande divisor de águas. Próximo a esta data sempre existe uma MP que faz muita gente tirar os agasalhos. As MPs de Março e começo de Abril até trazem algum frio, mas não chegam a mudar a rotina da população. Na prática usa-se roupas leves ainda, muita bermuda. Já desta data em diante é comum ver o pessoal mais agasalhado, mesmo quando não está frio. É incrível como este lugar é quente. Tem que esperar até Maio para começar a ver agasalhos na rua. :fool:

 

E hoje a mínima foi de 12°C, em baixadas pode deve ter feito menos, mas não muito. Na última MP houve nebulosidade e vento, o que deixou diferenças sensíveis. Ontem, quase não havia vento e MM, então as diferenças foram menores, dava para perceber.

Link to comment
Share on other sites

Postado ano passado no Facebook:

 

Monte Verde (MG) - guiamonteverde.com.br adicionou 2 novas fotos.

 

23 de julho de 2014.

 

PAISAGENS DE MONTE VERDE NO 5º DIA SEGUIDO DE GEADA

 

Desde o dia 19, quem está em Monte Verde vem presenciando diariamente a mesma cena típica da estação de inverno: a vila amanhece coberta pelo gelo, em contraste com o sol e o céu claro. A mínima oficial de hoje não foi das mais baixas: 4,8º C. Mas isso comprova que a temperatura real em Monte Verde pode ficar bem abaixo da oficial, já que as geadas só ocorrem se a temperatura atingir 3 graus ou menos. O resultado são os belos cenários mostrados abaixo. E ainda há muito por vir, pois o inverno só começou há um mês e teremos muito frio pela frente.

 

10565062_898607883487242_2707440461085602603_n.jpg?oh=d6b4e4a47aa3f5697d2384031d39a01e&oe=55CB9F88

 

10532381_898608043487226_2741279613888935297_n.jpg?oh=e210ff770e973fdb2f4c69d7279c1ad6&oe=55C418C8&__gda__=1440778146_8cd54480d1811bd3e338530378068ae6

 

Link to comment
Share on other sites

A estação INMET de Monte Verde tem uma altitude mais proxima da do aeroporto do que do centro...

 

IMG_20140309_135200_716.jpg

 

Repare que a casa logo a frente já tem seu "chão" bem a baixo da estação, e se olhar mais pra frente verá que começa um vale, dá pra ver o outro lado dele, com casas ali atrás.

Link to comment
Share on other sites

Caramba! Isso é que é mudar de opinião de um dia para o outro:

 

mudancadeopiniao.jpg

 

Londrina segue com seu resfriamento de outono... dias ensolarados com máximas ao redor dos 27º (em vez dos 30 - 31º da semana passada) e madrugadas com mínimas na casa dos 13º a 15º (em vez dos 20º da semana passada).

Link to comment
Share on other sites

(...) Por aqui o dia 1° de Maio sempre é o grande divisor de águas. Próximo a esta data sempre existe uma MP que faz muita gente tirar os agasalhos. As MPs de Março e começo de Abril até trazem algum frio, mas não chegam a mudar a rotina da população. Na prática usa-se roupas leves ainda, muita bermuda. Já desta data em diante é comum ver o pessoal mais agasalhado, mesmo quando não está frio. (...)

 

Nesse aspecto o clima daí é parecido com o de São Paulo. Ontem usei agasalho pela primeira vez no ano. O padrão de dias de conforto térmico total foi finalmente quebrado, e agora um pouco de proteção já se faz realmente necessário.

 

É claro que tem gente friorenta que estava usando roupas de frio desde o começo de abril, mas esse não é o meu caso.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto ficamos dando certeza de que o inverno será ruim, pelo menos aqui na minha região os dias têm sido adoráveis, típicos de outono.

 

Hoje, então, foi uma maravilha!

 

Extremos de hoje na Davis: 21,3 / 15,7

 

-Agora céu totalmente encoberto e 16 graus.

Link to comment
Share on other sites

Estava acompanhando uns minutos atrás as temperaturas no PNI/Massena e PNI/Furnas.

 

É a primeira vez que me lembro da temperatura no Massena cair tão rápido, foi de 7,1ºC as 18 h 30 min para 2,9ºC as 19 h 15 min,o vento parece que cessou totalmente até as 19 h 15.

 

A estação do Massena está lendo furnas...so amanha a noite vou tentar resolver isso...sobre o Campo Belo...o console nao resistiu de novo...

Link to comment
Share on other sites

Por aqui agora temos céu limpo e névoa úmida. Temperatura novamente baixa, assim como ontem. 16 graus na Mooca-CGE.

Acho que estou ficando mais tolerante ao frio, pois esses dias eu não tenho sentido muito frio como os outros sentem. O lado bom disso é que quando vierem as bombas polares (sei que vai ter sim em 2015), poderei curtir as temperaturas muito baixas sem tanto desconforto (embora eu ainda ache que aquelas temperaturas fora da casinha que tem feito no verão sejam bem piores do que uma tarde fria e úmida com máxima sub-10).

Link to comment
Share on other sites

Postos do SAISP em Salesópolis, Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes registram/registraram chuva.

 

Maiores acumulados até agora:

Barragem Jundiaí (Mogi das Cruzes) - 14,2 mm

Radar (Salesópolis) - 14,0 mm

Aldo, onde eu consulto os dados desses pluviômetros?

É aqui: http://www.saisp.br/estaticos/sitenovo/home.xmlt

- Clicar em "Produtos SAISP" (Balão verde acima)

- Clicar em "Para visualizar nosso menu de produtos, clique aqui" (Logo acima da foto do radar)

- No alto, à esquerda, clicar em "Redes Telemétricas"

- Selecione

- Alto Tietê => Enviar (Demora um pouquinho para carregar)

 

Os totais são zerados todos os dias às 7h da manhã.

 

Parece complicado mas depois que acostuma fica fácil.

 

Muito obrigado Aldo. Quebrava a cabeça mas não conseguia encontrar.

 

.

.

 

Aqui em São Sebastião, litoral norte paulista, tivemos um dia ensolarado, mas na sombra, até mesmo na beira da praia, estava friozinho. Pessoal de blusa nos bares do centro histórico, agora há noite.

Link to comment
Share on other sites

Previsão para junho de acordo com a rodada individual do modelo CFS da 00z do dia 01/05/2015

 

Insistência em chuvas concentradas no sul do Brasil (isso significa bloqueio atmosférico no sudeste).

7NJI5Pn.gif?1

 

Já em relação as temperaturas, o modelo deu uma boa melhorada para o conesul. Já para o sudeste, as temperaturas poderia ficar acima da média em boa parte da região (reforça essa tese de bloqueio).

5UU4xAz.gif?1

Link to comment
Share on other sites

O Bicho tá pegando na Argentina!

 

Tempestades Severas, com alto potencial para vendavais e queda de granizo estão atingindo a região de Santa Fé agora. Radar mostra altíssimas refletividades.

 

3l18Yrk.png

 

O quadro é tão grave, que o Serviço de Meteorologia Argentino (SMN) emitiu um alerta de curto prazo (coisa rara) para a região alertando para Tempestades Severas na região. O que equivalente a um Severe Thunderstorm Warning nos EUA

 

 

TORMENTAS SEVERAS, LLUVIAS INTENSAS CON RAFAGAS Y CAIDA DE GRANIZO.

FECHA Y HORA DE EMISION: 02/05/2015 a las 00:42:00 HOA

 

VALIDEZ HASTA: TRES (3) HORAS posteriores a la emisión

 

POR OCURRENCIA DE: TORMENTAS SEVERAS, LLUVIAS INTENSAS CON RAFAGAS Y CAIDA DE GRANIZO.

 

AFECTANDO PARCIALMENTE LOS SIGUIENTES PARTIDOS / DEPARTAMENTOS:

 

SANTA FE: Garay - Las Colonias - San Javier - San Jeronimo - San Justo - Santa Fe.

 

CORRIENTES: Esquina.

 

ENTRE RíOS: Concordia - Diamante - Federacion - Federal - La Paz - Nogoya - Parana - S. J. de Feliciano - Villaguay.

 

 

gt6gCja.png

 

Imagens de Radar também sugerem uma fraca rotação a leste de Santa Fé... Conforme tinha comentado na tarde da sexta, dada a condição instável com forte shear na atmosfera, tornados não estariam descartados sobre essa região da Argentina.

 

blDWiUP.png

Link to comment
Share on other sites

É vero. Podemos ter temporais no RS e SC especialmente no domingo. Sábado a chuva pega o oeste gaúcho, tanto é que aqui em POA ainda não deve chover, apenas ter aumento de nebulosidade.

 

Esse feriado foi muito agradável por aqui. Variação de 14,2° a 23,5°. Ironicamente, foi a mínima do ano. Mas na semana que vem teremos alguns dias com mínimas de um digito ou 10°, e máximas de 18°/20°. Será ótimo!!

 

Agora faz 16,7° com 80% e céu limpo. As extremas na cidade agora são 14,8° no Sarandi e 18,7° no Centro.

Link to comment
Share on other sites

Mas uma vez o ciclo veio a se repetir, céu nublado a madrugada inteira e abrindo pela manhã, impedindo a queda da temperatura. A mínima por aqui ficou em 17,7° e agora o aquecimento se mostra muito intenso, já temos 26,1°!

 

95pl4o.jpg

 

 

Como eu queria ve um céu assim aqui , parece que se sente mais frio com céu limpo do que nublado , segue a neblina e sol querendo sair 14°C

Link to comment
Share on other sites

 

Como eu queria ve um céu assim aqui , parece que se sente mais frio com céu limpo do que nublado , segue a neblina e sol querendo sair 14°C

 

Pois é, nos últimos dias o céu nublou todas as noites e limpou com o sol nascendo, não abaixou de 16° aqui no nível do mar e de 14° nos bairros altos, como é o normal, as nuvens chegam em todos os entardeceres, sem ASAS, nada feito... :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Estou numa cidadezinha chamada aldeia velha no município de silva jardim, um paraíso, fica no meio das montanhas quase perto de lumiar

Temperatura mínima mesmo nublado fez 14 graus e so agora esta esquentando.

O inverno aqui tem mínimas diária abaixo dos 10 graus, e so fica a 80m acima do nível do mar,isso o centro do vilarejo, tem fazendas que ficam acima dos 200m

Lugar cheio de cachoeiras

Vale a pena vim

Link to comment
Share on other sites

Prá variar, mais uma manhã com sol entre muitas nuvens em Campos do Jordão. Pela automática, a mínima ficou em 8,4°C.

 

O João conseguiu colocar on line a estação da Vila Inglesa novamente. Por lá, 6,7°C.

 

Eu quero negativas............ :hysteric:

 

Eu to estressando com esse vento essa neblina chata, quero céu azul e sol a temperatura pode continuar assim , nas 3 estaçoes agora 14,7°C / 14,8°C e 15,9°C

Link to comment
Share on other sites

A estação INMET de Monte Verde tem uma altitude mais proxima da do aeroporto do que do centro...

 

IMG_20140309_135200_716.jpg

 

Repare que a casa logo a frente já tem seu "chão" bem a baixo da estação, e se olhar mais pra frente verá que começa um vale, dá pra ver o outro lado dele, com casas ali atrás.

 

Ângulo é tudo. Este "poderoso" vale, não tem diferença de 20 metros. Pelo GE dá 17 metros de diferença da estação até o ponto mais baixo de Monte Verde. A maioria dos pontos do centro dá menos de 15 metros de diferença. Se fosse um topo eu até acreditaria em grande diferença, mas não é. Inclusive por esta foto, dá para perceber que a estação ainda tem proteção das árvores contra o vento. E de 4,8ºC para 6,3ºC dá bastante diferença, na relva talvez até mais.

 

Mínimas abaixo dos 10,0°C em SC neste sábado;

 

2,5 Bom Jardim*

3,7 S.Joaquim*

4,8 Urupema*

6,9 Climaterra

8,6 MAJOR VIEIRA

8,6 Painel*

8,6 Itaiópolis*

9,6 IBIAM*

9,6 PONTE SERRADA*

9,6 PORTO UNIÃO*

9,7 ÁGUA DOCE*

9,7 BOM RETIRO*

9,7 Vargem*

9,8 IRINEÓPOLIS

*Epagri

 

Por aqui o ar frio perdeu a força, e já temos 24ºC.

Link to comment
Share on other sites

O que acham , esse vulcao pode acertar nosso inverno e queimar a lingua dos modelos ?

 

Meteorólogo de EEUU: "La erupción del Calbuco podría provocar un "invierno volcánico" y cambiar la temperatura del planeta"

 

http://www.latercera.com/noticia/tendencias/2015/04/659-626767-9-meteorologo-de-eeuu-la-erupcion-del-calbuco-podria-provocar-un-invierno.shtml

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, apesar do predomínio de períodos nublados durante a noite e a madrugada, as mínimas ainda foram razoáveis:

Mirante (Conv.) - 14,7°C

IAG - 12,2°C

 

Tivemos muito sol e poucas nuvens durante toda a manhã.

Agora, a quantidade de nuvens já aumentou bem mas ainda faz bastante sol.

 

O aquecimento já foi maior hoje.

Às 14h, a automática do Mirante marcava 26,1°C (Ontem, a máxima foi 22,0°C na convencional).

Link to comment
Share on other sites

O que acham , esse vulcao pode acertar nosso inverno e queimar a lingua dos modelos ?

 

Meteorólogo de EEUU: "La erupción del Calbuco podría provocar un "invierno volcánico" y cambiar la temperatura del planeta"

 

http://www.latercera.com/noticia/tendencias/2015/04/659-626767-9-meteorologo-de-eeuu-la-erupcion-del-calbuco-podria-provocar-un-invierno.shtml

Pode sim, mas os modelos não levam isto em consideração.

Link to comment
Share on other sites

O que acham , esse vulcao pode acertar nosso inverno e queimar a lingua dos modelos ?

 

Meteorólogo de EEUU: "La erupción del Calbuco podría provocar un "invierno volcánico" y cambiar la temperatura del planeta"

 

http://www.latercera.com/noticia/tendencias/2015/04/659-626767-9-meteorologo-de-eeuu-la-erupcion-del-calbuco-podria-provocar-un-invierno.shtml

 

will, se vc descer o texto, vai ver que ele mesmo responde a essa pergunta: se o vulcão tivesse na região equatorial e a potencia de Laki, Tambora e Krakatoa, poderia causar um inverno mais frio sim, mas nem de longe o Calbuco chegou a causar essa sensação. Apenas uma suposição, de que poderia sim acontecer um inverno mais frio, mas nada conclusivo.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal. Li num fórum de meteorologia local que abril foi o mais quente da história de Buenos Aires, empatado com 1970. Não colocaram os dados, então não sei se isso é levando em conta média simples ou outro tipo de média, mas por aí vocês podem ver o horror que foi. Mas em termos de média simples, tivemos 15,4ºC nas mínimas, 26,0ºC nas máximas e 20,7ºC de média simples mensal, o que dá um desvio de + 2,6ºC em relação à média simples 61-90 e de + 2,4ºC em relação a abril de 2014.

 

Ontem tivemos um dia nublado na capital argentina, com mínima de 16,4ºC e máxima de 20,8ºC. À noite, a passagem da frente fria causou chuva fraca aqui, o que também ocorreu de madrugada e hoje cedo. Onde choveu bastante, inclusive com alagamentos, foi na província de Santa Fé.

 

Após as chuvas de ontem e desta manhã, Buenos Aires tem sol, poucas nuvens e temperatura agradável, 21,3ºC. Espera-se uma bela queda de temperatura para esta noite e amanhã deve ser o amanhecer mais frio no que vai do ano, com mínima de 8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Fortes células de Temporais e Tempestades estão atingindo agora o sul e sudoeste do RS, e áreas do centro-norte da Argentina.

 

VNRs3IX.png

 

kC4qotT.png

 

O avanço da frente fria, aliada a divergência em altos níveis da atmosfera contribui para a formação destas células. Durante o final da tarde e o começo da noite, a situação segue favorável para formação de novas tempestades, com potencial de vendavais na área em amarelo que inclui parte do RS, aonde o CAPE elevado se mistura com a divergência (shear), criando assim as tempestades:

 

vzaMQiT.png

 

Também há alta probabilidade de queda de granizo nessas regiões, especialmente sobre a Argentina.

 

KeEMIE7.png

 

Amanhã a frente fria avança rapidamente pelo sul, e deverá causar chuva volumosa em áreas do oeste de SC e do PR. Há risco de condições para Tempestades Localizadas especialmente entre o oeste/noroeste do PR e o sul do MS por conta novamente do CAPE elevado e da divergência na atmosfera.

 

OzkZ2Ds.png

Link to comment
Share on other sites

A aproximação desta mesma frente fria deverá trazer MUITO VENTO para o Estado de São Paulo durante a segunda-feira.

 

GFS prevê fortes rajadas de vento ao longo de toda a segunda-feira, podendo pela manhã variar entre 50-60km/h

 

9NlTyWx.png

 

A tarde, as rajadas poderão variar entre 60-70km/h. E isso fora a chuva que é prevista a tarde...Nessa brincadeira, vai cair árvore, e vai faltar luz em muito lugar...

 

32ll13I.png

Link to comment
Share on other sites

Ixi! Será então que teremos um repeteco do dia 06 de junho 2011?

 

O que houve nessa data?

 

Minha memória é curtíssima haaha

 

É que nesse dia tivemos a formação de um ciclone extratropical que provocou uma ventania intensa em todo o estado de SP. Logo a tarde, começou a chover forte (e com trovoadas, inclusive acompanhada por essa ventania).

Me lembro que a pressão atmosférica no aeroporto de Congonhas chegou a ficar nos 1005 hpa!

Link to comment
Share on other sites

Ixi! Será então que teremos um repeteco do dia 06 de junho 2011?

 

O que houve nessa data?

 

Minha memória é curtíssima haaha

 

É que nesse dia tivemos a formação de um ciclone extratropical que provocou uma ventania intensa em todo o estado de SP. Logo a tarde, começou a chover forte (e com trovoadas, inclusive acompanhada por essa ventania).

Me lembro que a pressão atmosférica no aeroporto de Congonhas chegou a ficar nos 1005 hpa!

 

Não foi no dia 07/06/2011?

 

Esse dia foi bem anômalo mesmo, a ventania pré-frontal chegou a destelhar casas no interior.... Em São Paulo os ventos beraram 80km/h no Mirante de Santana.

 

Então foi um ciclone?Para mim só era a alta divergência provocada pelo deslocamento da FF.

Link to comment
Share on other sites

Hoje teve garoa pela madrugada e metade da manhã aqui em Laje do Muriaí-RJ, choveu 6,4 mm.

 

Ricardo Aguilera, aí em Aldeia Velha tem uma estação pluviométrica convencional(tem o nome de Quartéis) da Agência Nacional de Águas, funcionando desde 1967,chove muito aí.Chuvas de mais de 100 mm num dia,acontecem mais de uma vez no ano ou repete no mesmo mês.

 

Aldeia Velha deve ficar ao pé da montanha, né.

 

Alguns registros de chuvas mensais e diárias na estação de Quartéis desde 2002:

 

690 mm em dez 2002

101 mm dia 8/12

210 mm dia 9;

 

Abril 2005

165 mm dia 18/4

145 mm dia 19;

 

Nov 2005

188 mm dia 8/11

 

Março 2006

147 mm dia 14/3

 

Dez 2007

139 mm dia 13

 

Novembro 2008 choveu 544 mm

 

Jan 2009, total 553 mm

90 mm dia 21/1

113 mm dia 22

107 mm dia 23

 

Fev 2009, total 487 mm

273 mm dia 13/2

 

Março 2009

117 mm dia 24/3

 

Janeiro 2013, total 575 mm

126 mm dia 4/1

119 mm dia 22/1

 

Março 2013, total 697 mm

111 mm dia 11/3

 

140 mm dia 18/3

109 mm dia 19/3

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.