Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2015


Recommended Posts

Céu bem nubladão aqui em Praia Grande e com vento fraco a moderado, já tivemos uma boa pancada, o acumulado eu pego na hora do almoço.

 

Ontem por volta das 23h estava com agradáveis 29,5°C e foi a máxima do dia de páscoa.

 

No PNI o tempo está feio tambem...chove bem por lá com rajadas com 30km/h.....faz 12 graus.....

Link to comment
Share on other sites

Pergunta aos cariocas: irei para o Rio dia 10 e volto dia 14. Ficarei em São Conrado. Como é o microclima do bairro?

 

Eh um bairro da zona sul da cidade fica cercado de lindíssimas montanhas e tem a orla. O bairro tem um clima sem grandes variações térmicas, não esquenta muito e nem esfria muito, a umidade varia de muito alta a média nas tardes de sol e no fim da tarde e noite a brisa marítima deixam o ambiente convidativo pra uma caminhada. Em dias de chegada de frente fria está sujeito a fortes rajadas de vento.

Muito obrigado, Gvieira! Ao que eu tenho visto da previsão até agora, quando eu estiver aí estará um calor bom, com máximas na casa dos 30° ou um pouco acima e chuva de verão. Nada muito sofrível para quem quer circular pela cidade.

 

Aqui teremos mais uma semana meio sem graça: mínimas de uns 17° e máximas de 25° a 29° subindo na medida em que passam os dias. De ontem para hoje acumulei 15,5 mm de chuva e houve pancadas fortes no início da madrugada. Mínima de 18,1°. Agora faz 24,8° com 51% e poucas nuvens.

 

Abraços gaúchos!

Link to comment
Share on other sites

Antártida pode ter tido maior temperatura da história

 

A Antártida pode ter tido o registro de maior temperatura da história na quarta-feira (01), de acordo com a base de pesquisas Esperanza, na Antártida. Segundo informações de agências internacionais, a base registrou temperatura de 17,5ºC. Este valor bate o recorde anterior, registrado no último dia 24 de março, quando fez 15,5ºC na mesma estação.

 

SOMAR

Link to comment
Share on other sites

Antártida pode ter tido maior temperatura da história

 

A Antártida pode ter tido o registro de maior temperatura da história na quarta-feira (01), de acordo com a base de pesquisas Esperanza, na Antártida. Segundo informações de agências internacionais, a base registrou temperatura de 17,5ºC. Este valor bate o recorde anterior, registrado no último dia 24 de março, quando fez 15,5ºC na mesma estação.

 

SOMAR

 

O que exatamente isso significa para nosso inverno?

Link to comment
Share on other sites

 

Boas vindas para o colega Adrian.

 

Muito Obrigado! [GRINNING CAT FACE WITH SMILING EYES]

 

Essas são as condições agora aqui na serra. O vento mais seco baixou a umidade por aqui e a temperatura tende a cair a partir de agora. Amanhã a previsão é de uma temperatura máxima linda: 18C [sMILING CAT FACE WITH HEART-SHAPED EYES] com mínima de 12 (VEM SUB-15!)43a4024ecd3d8b143a8f9eadfce1f11d.png

Link to comment
Share on other sites

Antártida pode ter tido maior temperatura da história

 

A Antártida pode ter tido o registro de maior temperatura da história na quarta-feira (01), de acordo com a base de pesquisas Esperanza, na Antártida. Segundo informações de agências internacionais, a base registrou temperatura de 17,5ºC. Este valor bate o recorde anterior, registrado no último dia 24 de março, quando fez 15,5ºC na mesma estação.

 

SOMAR

 

"Da história" se refere a quanto tempo?

 

======

A base de Esperanza que fica na península... área que acredito que não seja "EF" por Köpper, então.... :russian: já as regiões a leste que apresentam taxas de resfriamento não aparecem nas notícias.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, quem gerencia o site http://estacoes.charlier.com.br/? Ainda é o Reade?

Instalei uma nova estação meteorológica hoje e gostaria de incluí-la, o link dela é http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IRIOGRAN80

 

Já pedi pra ele add , parabens pela estação !

 

Aqui sem cara de chuva , o vento foi frio e as nuvens baixas o dia todo maximas na casa dos 23°C com muito sol , agora já faz 16°C Reserva / 21°C Casa !

 

Obrigado William!

Legal ter uma estação num topo aqui em Teutônia, pena o anemômetro estar perdendo sinal com frequência. No próximo sábado vou lá tentar resolver esse problema.

Agora faz 16,3ºC no Morro das Antenas, 18,7ºC na Lagoa da Harmonia, 22,6ºC na Welp e 24,3ºC no bairro Languiru.

A temperatura no Morro das Antenas está ligeiramente mais baixa que em Gramado e Farroupilha.

Link to comment
Share on other sites

Seja bem vindo adrian..que lugar de SBC vc é....sou do Riacho Grande...!!

 

 

Obrigado cara ^^

Sou do bairro assunção, próximo à faculdade FEI

Aqui tem uma arborização considerável o que, creio eu, aumenta as chances de temperaturas mais frias.

Meu sonho é a neve aqui (porque sonhar é de graça)

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, quem gerencia o site http://estacoes.charlier.com.br/? Ainda é o Reade?

Instalei uma nova estação meteorológica hoje e gostaria de incluí-la, o link dela é http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IRIOGRAN80

 

Já pedi pra ele add , parabens pela estação !

 

Aqui sem cara de chuva , o vento foi frio e as nuvens baixas o dia todo maximas na casa dos 23°C com muito sol , agora já faz 16°C Reserva / 21°C Casa !

 

Obrigado William!

Legal ter uma estação num topo aqui em Teutônia, pena o anemômetro estar perdendo sinal com frequência. No próximo sábado vou lá tentar resolver esse problema.

Agora faz 16,3ºC no Morro das Antenas, 18,7ºC na Lagoa da Harmonia, 22,6ºC na Welp e 24,3ºC no bairro Languiru.

A temperatura no Morro das Antenas está ligeiramente mais baixa que em Gramado e Farroupilha.

 

Legal essa tua nova-velha estação hehehe

 

A minha combalida Oregen tb estava sem sinal no anemômetro.

Link to comment
Share on other sites

Qto a estação do Massena está com problema de sinal novamente. Foi feita uma nova mudança de local, mas infelizmente não solucionou o problema...Diante da dificuldade de acesso ao local e constantes problemas de sinal, decidimos abortar o local. Esta Davis Pró irá para o Campo Belo e a Davis Vue , irá para o Abrigo Rebouças....Desta forma , não iremos ter mais problemas e contaremos com uma estação no ar e duas com leituras semanais. Infelizmente , monitorar topos de montanhas é complicado.

 

 

Gostei dessas mudanças!

Link to comment
Share on other sites

Seja bem vindo adrian..que lugar de SBC vc é....sou do Riacho Grande...!!

 

 

Obrigado cara ^^

Sou do bairro assunção, próximo à faculdade FEI

Aqui tem uma arborização considerável o que, creio eu, aumenta as chances de temperaturas mais frias.

Meu sonho é a neve aqui (porque sonhar é de graça)

 

Legal, eu tb moro perto da FEI. Morava no Assunção até ano passado, casei e fui pro alves dias. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Seja bem vindo adrian..que lugar de SBC vc é....sou do Riacho Grande...!!

 

 

Obrigado cara ^^

Sou do bairro assunção, próximo à faculdade FEI

Aqui tem uma arborização considerável o que, creio eu, aumenta as chances de temperaturas mais frias.

Meu sonho é a neve aqui (porque sonhar é de graça)

 

Legal, eu tb moro perto da FEI. Morava no Assunção até ano passado, casei e fui pro alves dias. :good2:

 

Moramos bem perto então ^^

Que venha muito frio para nós \o/

Link to comment
Share on other sites

Seja bem vindo adrian..que lugar de SBC vc é....sou do Riacho Grande...!!

 

A estação do Abrigo Rebouças está ativa a partir de 5-feira agora...!!

 

file.php?id=3682

 

Carlão, veja com o Cesar qual o melhor lugar pra colocar no Rebouças, no lugar que eu instalei da outra vez, o Evandro avisou que estavam mexendo no equipamento. Pra frente da represa lembrei que não dá pq as rochas fazem o console perder o sinal em 40 metros (o da PRO2).

 

Talvez se colocar mais pra frente de onde eu coloquei seja melhor. Ali no altimetro deu 2398 metros.

Link to comment
Share on other sites

 

Dados do INMET de 1892????

 

Acho que ele nem existia como o conhecemos nessa época.

 

Onde pegou esses dados Malifi? Tem as temperaturas mínimas e máximas diárias desse mês?

 

Outra coisa: em 1941-1942 há relatos de inverno terrível na Rússia e em toda Europa. Já em novembro temperaturas em Stalingrado (sul da então União Soviética) atingiram 20 graus negativos. Foi um dos fatores decisivos na derrota do 6o exército nazista.

 

Well, Ricardo.

 

Os dados anteriores a instalação da MIrante de Santana são considerados oficiais pelo INmet.

 

Berlim reporta dados desde 1701....Moscou 1776....a estação Central Park de NYC desde 1820...e por aí vai o mais antigo dataset é da CET (Central England Temperature)

 

Os dados de Stalingrado não foram recolhidos suponho que o anotador estivesse um cadinho ocupado.

 

Sim, foram inverno frios...principalmente para àqueles que estavam .....outra hora no bate-papo.

 

Ah! os dados como pegá-los amanhã eu passo os endereços.

 

Abraços

 

2uzrzox.png

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

depois de eu visitar Itu e tentar ligar no teu celular sem sucesso,

 

Informo que para vossa alegria teremos as estações 1,2 e 3 (não preciso te explicar que sequencia é essa :laugh: :laugh: :laugh: ) do Brasil!

 

Valeu a experiencia do Massena mas já deu e a manutenção é dificil pra danar.

 

Mas se querem topo sub-zero, sugiro a PEDRA DA MINA ou o AGULHAS NEGRAS.

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

depois de eu visitar Itu e tentar ligar no teu celular sem sucesso,

 

Informo que para vossa alegria teremos as estações 1,2 e 3 (não preciso te explicar que sequencia é essa :laugh: :laugh: :laugh: ) do Brasil!

 

Valeu a experiencia do Massena mas já deu e a manutenção é dificil pra danar.

 

Mas se querem topo sub-zero, sugiro a PEDRA DA MINA ou o AGULHAS NEGRAS.

 

ok, Artur.

 

Melhor assim. Depois da experiência ficaremos só com a 1 podendo em 2016 manipular 2 e 3 para outros locais no PNI ou mesmo fora dele.

 

Abraços....

 

PS: Sobre os celulares....furtados....abraços

Link to comment
Share on other sites

Antártida pode ter tido maior temperatura da história

 

A Antártida pode ter tido o registro de maior temperatura da história na quarta-feira (01), de acordo com a base de pesquisas Esperanza, na Antártida. Segundo informações de agências internacionais, a base registrou temperatura de 17,5ºC. Este valor bate o recorde anterior, registrado no último dia 24 de março, quando fez 15,5ºC na mesma estação.

 

SOMAR

 

O que exatamente isso significa para nosso inverno?

 

Espero que signifique maior fluxo de ar frio para nossas latitudes, já que, em tese, se faz mais calor q o normal por lá, então...

Oremos... :good2:

Link to comment
Share on other sites

Well, Ricardo.

 

Os dados anteriores a instalação da MIrante de Santana são considerados oficiais pelo INmet.

 

Berlim reporta dados desde 1701....Moscou 1776....a estação Central Park de NYC desde 1820...e por aí vai o mais antigo dataset é da CET (Central England Temperature)

 

Os dados de Stalingrado não foram recolhidos suponho que o anotador estivesse um cadinho ocupado.

 

Sim, foram inverno frios...principalmente para àqueles que estavam .....outra hora no bate-papo.

 

Ah! os dados como pegá-los amanhã eu passo os endereços.

 

Abraços

 

2uzrzox.png

 

Grato, Malifi.

 

Me referi ao ano 1942, pois não lembro de ter visto nenhum estudo sobre o clima nesse ano, mas é fato que teve invernos rigorosos, como noticiado na época:

 

http://trove.nla.gov.au/ndp/del/article/8226034

 

http://trove.nla.gov.au/ndp/del/article/50149180

Esse artigo fala de temperaturas de até - 40ºC nos Balcãs.

 

01.jpg

 

Talvez a correlação exata seja com o Inverno Russo e não o Americano.

Link to comment
Share on other sites

Segunda-feira bem atípica em São Paulo.

 

O dia amanheceu meio que abafado. Durante a hora do almoço, o vento virou para Sul-Sudoeste, e começou a soprar com força, trazendo uma sensação de frio incomum para o 12h. As rajadas de vento chegaram a quase 60km/h no Aeroporto de Congonhas.

 

A força do vento, ocorreu devido ao intenso gradiente uma área de baixa pressão associada ao sistema frontal, e o avanço do Anticiclone mais ao sul.

 

kIlAhVQ.png

 

Os barômetros das estações do CGE mostram que a pressão atmosférica começou a subir de forma mais rápida a partir do final dessa manhã, e o início da tarde, já indicando que o Anticiclone começa a influenciar as condições na RMSP.

 

qptPwJp.png

 

Com o avanço do Anticiclone, São Paulo ainda poderá apresentar rajadas de vento significativas hoje a noite e amanhã também. Outro fato que chamará a atenção, será o frio. Sampa poderá ter a tarde mais fria do ano amanhã... GFS sugere máximas entre 17-19ºC para amanhã a tarde.... Logo após a madrugada, promete ser interessante também entre 12-13ºC.

 

Viva o Outono!

 

Gou1sLj.png

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Campos do Jordão, está o oposto desse céu. Depois de algum tempo sem aparecer, hoje ela voltou: estamos com aquela famosa neblina monstro. Aqui no centro da cidade, a visibilidade deve estar em torno dos 200 metros. Lindo !!!!!

 

Temperatura caiu para 14°C.

 

Não deixe de tirar fotos quando neblinar! :good: :good:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.