Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2015


Recommended Posts

Bom, minha primeira mensagem de abril. FELIZ PÁSCOA A TODOS!

 

Hoje foi o dia inteiro fechado com chuva fraca ou gotejamentos. Só agora à noite é que parou um pouco. Máxima de 23,5° de madrugada e mínima de 19,9° a pouco.

 

Agora voltou a chover e faz 20,1°. Acumulado modesto: 7,1 mm.

Link to comment
Share on other sites

Maximas menores no Campo Belo que e mais baixo que Furnas certo? E com uma Vue ainda...

 

 

interessante...belissimos valores...

 

Penso que a explicação para as máximas estarem praticamente iguais mesmo com uma vue eh que o local do Campo Belo é muito mais ventoso que Furnas pois é uma região mais aberta...o que me chamou atenção são mesmo as mínimas. ..pois ja de cara mostrou ser bem maia baixas do que furnas que ja mostrou ser bem mais baixas que o Marcão e Rebouças. ..devo pegar oa valores do CB amanhã do dia que Furnas deu -1.6....segundo turistas locais haviam placas de gelo na região do córrego.

Link to comment
Share on other sites

"Prefiro ser(...)essa metamorfose ambulante(...)do que ter aquela opinião formada sobre tudo(...)" (Rauzito Seixas)

 

Realmente, AINDA não atingimos plenitude de outono; continuamos em transição. Hoje foi típico de transição verão outono ainda: solaço, variei de 17,8ºC/28,9ºC na Granja Viana. Outono deverá se instalar em definitivo a partir da MP do próximo findi mesmo; no momento clássico; lá para meados do mês (embora este mês virá antecipado, lá para 11/12/13 Abril). Antes, porém, mais um ar frio chegará a partir de hoje (domingo), instabilizando o tempo até 3ª feira em Sampa.

 

Abraços!

 

Boa noite Caco.

Pelo que os modelos estão indicando, me parece que o outono mesmo se instalará de forma mais precoce nesse ano, ou seja, à partir da próxima terça (07 de abril) com a chegada de uma massa polar moderada aqui em SP. Ela ficaria grudada no litoral sul e sudeste do Brasil por uns bons dias, mais ou menos uma semana e assim, impedindo também as pancadas de chuvas.

 

Para janeiro, fevereiro e março, o CFS acertou nas rodadas dos últimos 10 dias. Mas para abril, pelo visto errará a chuva acima da média na metade sul do sudeste.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pergunta aos cariocas: irei para o Rio dia 10 e volto dia 14. Ficarei em São Conrado. Como é o microclima do bairro?

 

Eh um bairro da zona sul da cidade fica cercado de lindíssimas montanhas e tem a orla. O bairro tem um clima sem grandes variações térmicas, não esquenta muito e nem esfria muito, a umidade varia de muito alta a média nas tardes de sol e no fim da tarde e noite a brisa marítima deixam o ambiente convidativo pra uma caminhada. Em dias de chegada de frente fria está sujeito a fortes rajadas de vento.

Link to comment
Share on other sites

"Prefiro ser(...)essa metamorfose ambulante(...)do que ter aquela opinião formada sobre tudo(...)" (Rauzito Seixas)

 

Realmente, AINDA não atingimos plenitude de outono; continuamos em transição. Hoje foi típico de transição verão outono ainda: solaço, variei de 17,8ºC/28,9ºC na Granja Viana. Outono deverá se instalar em definitivo a partir da MP do próximo findi mesmo; no momento clássico; lá para meados do mês (embora este mês virá antecipado, lá para 11/12/13 Abril). Antes, porém, mais um ar frio chegará a partir de hoje (domingo), instabilizando o tempo até 3ª feira em Sampa.

 

Abraços!

 

Boa noite Caco.

Pelo que os modelos estão indicando, me parece que o outono mesmo se instalará de forma mais precoce nesse ano, ou seja, à partir da próxima terça (07 de abril) com a chegada de uma massa polar moderada aqui em SP. Ela ficaria grudada no litoral sul e sudeste do Brasil por uns bons dias, mais ou menos umas 2 semanas e assim, impedindo também as pancadas de chuvas.

 

Para janeiro, fevereiro e março, o CFS acertou nas rodadas dos últimos 10 dias. Mas para abril, pelo visto errará a chuva acima da média na metade sul do sudeste.

 

É verdade Danny! Pela última rodada dos modelos, o outono se antecipa ainda mais e se instala DE VEZ a partir desta 3ª feira. Hoje foi um dia bem "xoxo" para mim! Mormaço, grudento, variei de 17,8ºC/27,9ºC. Panela de pressão. Pouquíssimas aberturas de sol. LIXO DE TEMPO como os de hoje. Agora à noite achei que fosse esfriar e coloquei uma camisa de manga comprida e calça, tstststs, QUE NADA! Passei calor! Já mudei o vestuário> estou de bermuda e camiseta regata com a janela aberta do computador e tenho céu parc. nublado e 22,4ºC, quase zero de vento, apenas às vezes bate uma brisa mixuruca. Está agradável vestido assim, e SÓ! Tem que cais mais a temperatura! Frio fez até sábado de manhã. Depois só sensação de abafamento.

Link to comment
Share on other sites

"Prefiro ser(...)essa metamorfose ambulante(...)do que ter aquela opinião formada sobre tudo(...)" (Rauzito Seixas)

 

Realmente, AINDA não atingimos plenitude de outono; continuamos em transição. Hoje foi típico de transição verão outono ainda: solaço, variei de 17,8ºC/28,9ºC na Granja Viana. Outono deverá se instalar em definitivo a partir da MP do próximo findi mesmo; no momento clássico; lá para meados do mês (embora este mês virá antecipado, lá para 11/12/13 Abril). Antes, porém, mais um ar frio chegará a partir de hoje (domingo), instabilizando o tempo até 3ª feira em Sampa.

 

Abraços!

 

Boa noite Caco.

Pelo que os modelos estão indicando, me parece que o outono mesmo se instalará de forma mais precoce nesse ano, ou seja, à partir da próxima terça (07 de abril) com a chegada de uma massa polar moderada aqui em SP. Ela ficaria grudada no litoral sul e sudeste do Brasil por uns bons dias, mais ou menos umas 2 semanas e assim, impedindo também as pancadas de chuvas.

 

Para janeiro, fevereiro e março, o CFS acertou nas rodadas dos últimos 10 dias. Mas para abril, pelo visto errará a chuva acima da média na metade sul do sudeste.

 

É verdade Danny! Pela última rodada dos modelos, o outono se antecipa ainda mais e se instala DE VEZ a partir desta 3ª feira. Hoje foi um dia bem "xoxo" para mim! Mormaço, grudento, variei de 17,8ºC/27,9ºC. Panela de pressão. Pouquíssimas aberturas de sol. LIXO DE TEMPO como os de hoje. Agora à noite achei que fosse esfriar e coloquei uma camisa de manga comprida e calça, tstststs, QUE NADA! Passei calor! Já mudei o vestuário> estou de bermuda e camiseta regata com a janela aberta do computador e tenho céu parc. nublado e 22,4ºC, quase zero de vento, apenas às vezes bate uma brisa mixuruca. Está agradável vestido assim, e SÓ! Tem que cais mais a temperatura! Frio fez até sábado de manhã. Depois só sensação de abafamento.

 

O outono se instalará mais cedo com temperaturas amenas , mais pelo andar da carruagem não vamos ter aquela clássica Mp forte entrando em Abril como nos outros anos ...

Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo Will. Até o Rodolfo comentou na semana passada que o CFS não indicava fortes MPs no sudeste pra esse mês de abril, aquela bem parecida que tivemos em meados de abril de 2013, por exemplo.

 

 

Tava vendo aqui e alguem ja comentou isso quando as MPS mais fortes veem muito cedo os invernos tendem a ser ruins ....

 

A menor temperatura do ano passado no mes foi de 1,2°C no dia 29 de Abril , na primeira quinzena a menor foi de 8,5°C

 

Não me recordo mais olhando o registro aqui o outono "começou" ano passado no dia 14 de Abril com uma FF , os primeiros dias do mes foram quentes e secos !

Link to comment
Share on other sites

Granja Viana, encoberto, brisa fresca e 22,2ºC; MUITO AGRADÁVEL. De bermuda e camiseta regata (a alta umidade nesta temperatura ainda aumenta a sensação térmica; a partir dos 21ºC e com vento, a umidade já começa a jogar a sensação para baixo; é o que eu sinto.).

 

FUI!

 

Até amanhã! No aguardo da chegada do ar mais seco e frio.

Link to comment
Share on other sites

Pessoa, o dia foi bem legal em Juiz de Fora hoje. O tempo variou bastante. Amanheceu com céu claro, um pouco de nevoeiro e 16,6ºC. Depois,

um rápido aquecimento, chegando a 27,4ºC às 14h, com aumento progressivo de nuvens até ficar tomado por CBs que passaram rapidamente,

formando uma linha de chuva forte que avançou de oeste para leste, acumulando 9mm. Muitos raios nuvem-solo.

 

Após, Altostratus cobriram o céu e agora voltou a dar uma pancadinha leve de chuva. Amanhã tem mais tempo instável, e depois esfria novamente.

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia amanheceu com bastante nebulosidade, com sol entre nuvens pela tarde, e a formação de uma linha de instabilidade, que trouxe chuva forte,

mas de curta duração.

Acumulei 6 mm em casa, enquanto no INMET acumulou 22,6 mm

A variação ficou em 18,5C/29,7C

Faz uns 20 minutos, que tive um rápido chuvisqueiro, mas agora tenho céu tomado por altostratus e cirrus, e faz 21,6C no INMET

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. O domingo foi lindo em Buenos Aires: com muito sol e tempo fresco, com valores de 16,2ºC a 26,0ºC na estação convencional, que registra das 21h às 21h. Agora a massa de ar frio se faz notar aqui, com temperatura de apenas 13,2ºC. Em Ezeiza já faz 11,0ºC e em La Plata 9,2ºC. Aqui em Buenos Aires ainda temos vento leste a 14 km/h, o que aumenta um pouco a sensação de frio. O SMN prevê pra amanhã um dia de nebulosidade variável, com mínima de 12ºC e máxima de 23ºC. O sol nasce às 7h10 e se põe às 18h42.

Link to comment
Share on other sites

Boa madrugada pessoal!

Sou totalmente novo por aqui (literalmente, porque acabei de completar 18). Devo ser mais leigo que a maioria também, mas gostaria de acrescentar que está fazendo 20C em SBC-SP com céu parcialmente nublado. Esquentou legal de ontem pra hoje, mas terça promete (ao menos aqui na serra). Variáveis dessa segunda na foto.0d8dca86da9685e5dd1915cc8de20451.png

Link to comment
Share on other sites

Boa madrugada pessoal!

Sou totalmente novo por aqui (literalmente, porque acabei de completar 18). Devo ser mais leigo que a maioria também, mas gostaria de acrescentar que está fazendo 20C em SBC-SP com céu parcialmente nublado. Esquentou legal de ontem pra hoje, mas terça promete (ao menos aqui na serra). Variáveis dessa segunda na foto.http://tapatalk.imageshack.com/v2/15/04/05/0d8dca86da9685e5dd1915cc8de20451.png

 

bem vindo :good2:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia bazianos de plantão. Em Canela muita chuva e forte vento durante a madrugada. A criançada está de pé, com medo do vento e das pancadas barulhentas de chuva. No vento, sensação de muito frio, no meu termômetro em casa, tenho por volta de 12 graus! Feliz Páscoa a todos!

Link to comment
Share on other sites

Qto a estação do Massena está com problema de sinal novamente. Foi feita uma nova mudança de local, mas infelizmente não solucionou o problema...Diante da dificuldade de acesso ao local e constantes problemas de sinal, decidimos abortar o local. Esta Davis Pró irá para o Campo Belo e a Davis Vue , irá para o Abrigo Rebouças....Desta forma , não iremos ter mais problemas e contaremos com uma estação no ar e duas com leituras semanais. Infelizmente , monitorar topos de montanhas é complicado.

Link to comment
Share on other sites

PNI Furnas

 

30/03: 8.2 / 17.2

31/03: 8.6 / 16.7

01/04: 4.7 / 17.3

02/04: 6.6 / 16.5

 

PNI Campo Belo

 

30/03: 8.9 / 17.1

31/03: 7.3 / 15.4

01/04: 4.1 / 17.4

02/04: 4.2 / 16.5

 

Sensacional!!!! 2,4 graus a menos na mínima do dia 02!!!! Quanto será que fez no CB ontem, quando fez -1,6 no Furnas????

 

Mínimas, máximas, a maioria menor!!!!! E que venham as bombas polares!!!!!

 

Quero ver -10 esse ano!

 

Quanto ta dando a media de diferença ? Uns 1,5C ?

 

Juro que esperava menos , mais isso foi tudo com dias parcialmente limpos , o ideal seria ver ontem qual foi a diferença , pois em dia de céu limpo e vento calmo a diferença teria que ser maior

 

 

Will, pensando em valores, eu também esperava até menos. Mas considerando que está a 600 metros de furnas, é uma baita diferença! -8,3 ano passado em Furnas, olha lá se não fez -10 no CB em Outubro!

Link to comment
Share on other sites

Aliás, existe uma câmera nos Campos do Quiriri! Até uns dias atrás ela estava voltada para outro lado. Agora, mostra a região do Bradador (é a elevação mais central na imagem)

 

http://www.sulaovivo.com.br/joinville/vista-panoramica-campos-do-quiriri.html

 

:good2:

 

Bah, que legal! E dá pra ver que está ventando bem, a câmera não para de vibrar.

Link to comment
Share on other sites

Aliás, existe uma câmera nos Campos do Quiriri! Até uns dias atrás ela estava voltada para outro lado. Agora, mostra a região do Bradador (é a elevação mais central na imagem)

 

http://www.sulaovivo.com.br/joinville/vista-panoramica-campos-do-quiriri.html

 

:good2:

 

Bah, que legal! E dá pra ver que está ventando bem, a câmera não para de vibrar.

 

Sim! Essa câmera está a aproximadamente 1420 metros de altitude, quase 110 metros abaixo do Bradador...

 

Não sei como e porque esse site colocou a câmera lá, mas ficou muito bom, sobretudo quando ajustaram a vista dela para os campos!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Bah, que legal! E dá pra ver que está ventando bem, a câmera não para de vibrar.

 

Sim! Essa câmera está a aproximadamente 1420 metros de altitude, quase 110 metros abaixo do Bradador...

 

Não sei como e porque esse site colocou a câmera lá, mas ficou muito bom, sobretudo quando ajustaram a vista dela para os campos!

 

Abraços

 

 

O vento tá comendo lá hoje hein! Muito boa essa câmera, teria sido muito interessante em Julho de 2013.

Link to comment
Share on other sites

Qto a estação do Massena está com problema de sinal novamente. Foi feita uma nova mudança de local, mas infelizmente não solucionou o problema...Diante da dificuldade de acesso ao local e constantes problemas de sinal, decidimos abortar o local. Esta Davis Pró irá para o Campo Belo e a Davis Vue , irá para o Abrigo Rebouças....Desta forma , não iremos ter mais problemas e contaremos com uma estação no ar e duas com leituras semanais. Infelizmente , monitorar topos de montanhas é complicado.

 

O Importante é que tentamos amigo. Quem sabe um dia conseguimos?

Pelo menos teremos estações em ótimo locais :ok:

Link to comment
Share on other sites

Qto a estação do Massena está com problema de sinal novamente. Foi feita uma nova mudança de local, mas infelizmente não solucionou o problema...Diante da dificuldade de acesso ao local e constantes problemas de sinal, decidimos abortar o local. Esta Davis Pró irá para o Campo Belo e a Davis Vue , irá para o Abrigo Rebouças....Desta forma , não iremos ter mais problemas e contaremos com uma estação no ar e duas com leituras semanais. Infelizmente , monitorar topos de montanhas é complicado.

 

O Importante é que tentamos amigo. Quem sabe um dia conseguimos?

Pelo menos teremos estações em ótimo locais :ok:

 

 

Eu e o Carlos tentamos, mas não dá, zona de montanha é complicado! E tem ainda o problema que pra nós dois são 700 km ida e volta.

Link to comment
Share on other sites

Aliás, existe uma câmera nos Campos do Quiriri! Até uns dias atrás ela estava voltada para outro lado. Agora, mostra a região do Bradador (é a elevação mais central na imagem)

 

http://www.sulaovivo.com.br/joinville/vista-panoramica-campos-do-quiriri.html

 

:good2:

 

Bah, que legal! E dá pra ver que está ventando bem, a câmera não para de vibrar.

 

Sim! Essa câmera está a aproximadamente 1420 metros de altitude, quase 110 metros abaixo do Bradador...

 

Não sei como e porque esse site colocou a câmera lá, mas ficou muito bom, sobretudo quando ajustaram a vista dela para os campos!

 

Abraços

 

Linda a região.

 

Me lembra muito as paisagens das Highlands escocesas.

 

Mesmo que nunca tenha estado lá. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Granja Viana com céu azul de brigadeiro e 27ºC cravados. Percebe-se nitidamente a presença de ar mais seco de origem polar neste instante. Até há pouco estava mais fechado, mais úmido. A mínima será interessante amanhã, porém NOVAMENTE dormirei na Vila Madalena... Que zica! Acho que amanhã cedo deverá beirar os 14ºC por aqui. Esta madrugada foi tropical, abafada e úmida: mínima de 20ºC cravados. Sopra um ventinho de leve de SSE às vezes.

Link to comment
Share on other sites

Qto a estação do Massena está com problema de sinal novamente. Foi feita uma nova mudança de local, mas infelizmente não solucionou o problema...Diante da dificuldade de acesso ao local e constantes problemas de sinal, decidimos abortar o local. Esta Davis Pró irá para o Campo Belo e a Davis Vue , irá para o Abrigo Rebouças....Desta forma , não iremos ter mais problemas e contaremos com uma estação no ar e duas com leituras semanais. Infelizmente , monitorar topos de montanhas é complicado.

 

O Importante é que tentamos amigo. Quem sabe um dia conseguimos?

Pelo menos teremos estações em ótimo locais :ok:

 

 

Eu e o Carlos tentamos, mas não dá, zona de montanha é complicado! E tem ainda o problema que pra nós dois são 700 km ida e volta.

 

Artur quem iria imaginar que teríamos três Davis naquele vale.

 

-Furnas : localizada 270 metros da Portaria do Parque a 2.470 metros de altitude.

-Campo Belo: localizada 1.180 metros da Portaria do Parque a 2.428 metros de altitude.

-Abrigo Rebouças: localizada a 2.900 metros da portaria do Parque a 2.403 metros de altitude.

 

Vai ser uma briga boa....e pra quem não conhece esta região, o Parque não se resume só neste vale de 4km de extensão....Temos a região das Prateleiras, Vale dos Dinossauros e muitos outros pontos....mas creio que este ponto que estamos monitorando , já dá uma boa ideia da climatologia lá em cima.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos! Esta madrugada foi a mais fria do ano até agora em Buenos Aires. Também tivemos a primeira sub-10 de 2015, já que alcançamos mínima de 9,8ºC. Em Ezeiza tivemos 6,6ºC com sensação térmica de 5,2ºC e em La Plata fez ainda mais frio: 6,1ºC com sensação térmica de 3,4ºC.

 

Agora temos poucas nuvens e temperatura em elevação. Faz 18,1ºC e a máxima prevista para hoje é de 23ºC.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, uma área de baixa pressão ao largo dos litorais de SP, PR e SC provoca ventos moderados na cidade.

A automática do Mirante já teve rajadas de 42 km/h e Congonhas 38 km/h, de OSO a NO.

 

Temos sol com muita variação de nuvens e já choveu agora pela manhã (Pancadas rápidas) em algumas áreas da city.

 

Aeroportos marcando de 25 a 27°C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.