Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2015


Recommended Posts

Menores temperaturas registradas na estação do INMET (Mirante de Santana), em Sampa, no mês de abril, desde 2000.

 

2000 - 12,5°C (26/04)

2001 - 15,5°C (14/04)

2002 - 16,9°C (06/04)

2003 - 12,2°C (13/04)

2004 - 13,7°C (29/04)

2005 - 13,4°C (27/04)

2006 - 13,7°C (20/04)

2007 - 14,0°C (28/04)

2008 - 15,2°C (01 e 15/04)

2009 - 13,9°C (17/04)

2010 - 12,7°C (06 e 07/04)

2011 - 13,5°C (28/04)

2012 - 12,9°C (30/04)

2013 - 13,2°C (18/04)

2014 - 12,0°C (30/04)

2015 - 14,7°C (08/04. Até a manhã de hoje, 27/04)

 

Complementando, dados do IAG-USP:

 

2000 - 10,9°C (25/04)

2001 - 13,8°C (16/04)

2002 - 15,7°C (09/04)

2003 - 9,8°C (13/04)

2004 - 13,2°C (29/04)

2005 - 12,6°C (27/04)

2006 - 12,4°C (21 e 28/04)

2007 - 13,8°C (28/04)

2008 - 12,6°C (26/04)

2009 - 12,0°C (17/04)

2010 - 12,3°C (06/04)

2011 - 12,5°C (28/04)

2012 - 12,1°C (30/04)

2013 - 11,3°C (18/04)

2014 - 10,3°C (30/04)

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 16ºC na Granja Viana. Máxima ontem de 25,4ºC, com sol. Amanhecendo com sol e 19ºC no momento.

 

Se ficamos na expectativa TODO ANO, e sempre é aquela coisa... os modelos sugerem as MP´s e elas somem...quem sabe num ano de péssima expectativa, não ocorra o contrário? PARA ANIMAR, GENTE!!!!

Link to comment
Share on other sites

EM 1996 A PREVISÃO ERA DE INVERNO QUENTE....

 

Pronto, gente! Aí está a injeção de ânimo que todos queriam, hahahahaha!

 

Vocês falam muito mal de 2012 e 2014, mas para mim o BAZ já testemunhou invernos piores que estes dois, como foram os casos de 2002, 2005 e 2006. Se hoje em dia parece uma realidade distante termos um inverno como foi 1996, vamos ao menos pensar que os modelos podem estar superestimando estas temperaturas acima da média.

Link to comment
Share on other sites

Sudeste - Hoje :

 

05,4 - PNI Massena MG (PWS)

05,5 - Campos do Jordão SP (INPE)

05,9 - PNI Furnas RJ (PWS)

07,2 - Maria da Fé MG (PWS - Reserva)

08,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

08,8 - Caldas MG (Inmet)

09,7 - Campos do Jordão SP (Inmet)

10,1 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

10,7 - Rancharia SP (Inmet)

10,7 - Maria da Fé MG (Inmet)

11,0 - Piquete SP (INPE)

11,8 - Gonçalves MG (PWS)

12,1 - Barra do Turvo SP (Inmet)

12,1 - Florestal MG (Inmet)

12,6 - Maria da Fé MG (PWS - Toa Toa)

12,7 - Passa Quatro MG (Inmet)

15,1 - Riacho Grande SBC (CGE)

17,0 - Aeroporto de Congonhas SP

17,0 - Aeroporto Internacional de Cumbica SP

17,2 - São Paulo SP (Aut/Inmet)

20,7 - Santos SP (Ciiagro - Canal 1)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Apenas um detalhe: em 2015, os modelos são mais confiáveis em comparação com 1996. Quase 20 anos de diferença.

O caio postou certo: quem já jogou a toalha, não está sendo pessimista, está sendo REALISTA!!!

Como alguém aqui do BAZ, pode jogar confete e serpentina e ficar feliz da vida com essas projeções?? Só se fizer conta que não viu as projeções, que HÁ MESES, apontam esse cenário desastroso.

Link to comment
Share on other sites

 

LUCIANO,

 

não sei.

 

Os modelos de hoje não são melhores que os modelos de 1996 aliás são os mesmos modelos da década de 50 do século XX.

 

As inovações de obtenção de dados e monitoramento [ como satélites] melhoram é verdade apenas as condições iniciais e a capacidade de processamento apenas garante que estes dados sejam processados em um período de 6 ou 12 horas....ALÉM DE 72 HORAS é um voo cego.

 

Os modelos de longo prazo tanto os dinâmicos como os estatísticos ainda estão engatinhando.

 

Os elementos até o momento apresentados são condizentes com um JJA acima da média em algumas regiões da América do Sul.

 

Florianópolis e POA apresentam desvios sistemáticos de 1,0ºC ou mais nos quatro primeiros anos de 2015. Desvios nesta ordem de grandeza para os próximos meses podem acontecer e se acontecerem.....Realmente será inédito [ é necessário pesquisar....mas é muito quente....1ºC na média anual]

 

Felizmente, por outro lado; A anomalia em Curitiba JJA [1981/2014] não é correlacionada com a anomalia MAM na própria Curitiba ....porém, observem um quadradinho no Atlântico Sul

 

2zyeuzl.png

Link to comment
Share on other sites

 

Excelente dica, Luciano!

 

Aproveitei a deixa, fiz uma googleada e descobri o citado boletim INMET/UFPEL.

 

Aí vai para o deleite dos bazianos, principalmente para os do Rio Grande.

 

E por aí, as notícias são realmente boas.

 

BOLETIM CLIMÁTICO – MAIO – JUNHO - JULHO (2015) - Estado do Rio Grande do Sul

 

http://www.inmet.gov.br/html/clima/cond_clima/bol_abr2015.pdf

 

Obs 1: Não se impressionem com os primeiros 4 mapas de anomalia, eles são uma reanálise do comportamento do clima em março.

 

Obs 2: Aí vai também o link com a série toda dos boletins, emitidos desde 2008. Isso pode ser útil para se verificar a ''acurácia'' das previsões. :sarcastic:

 

http://www.inmet.gov.br/html/prev_climatica.php

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Excelente dica, Luciano!

http://www.inmet.gov.br/html/clima/cond_clima/bol_abr2015.pdf

 

Obs 1: Não se impressionem com os primeiros 4 mapas de anomalia, eles são uma reanálise do comportamento do clima em março.

 

Obs 2: Aí vai também o link com a série toda dos boletins, emitidos desde 2008. Isso pode ser útil para se verificar a ''acurácia'' das previsões. :sarcastic:

 

http://www.inmet.gov.br/html/prev_climatica.php

 

Melo, tem horas que realmente não consigo entender....

 

O quote abaixo é do link.

 

A resposta do Caio César que desarma o quote é simples e direta.

 

Não entendo da onde essas pessoas tiram tais afirmações...Eu fico confuso....para não entrar em atritos com ilustres pessoas.

 

....Frente à ausência de indicadores oceânicos de grande escala neste trimestre, esperase que a variabilidade da precipitação e das temperaturas sejam próximas da normal climatológica. No decorrer do outono, a entrada de massas de ar mais intensas devem causar anomalias nas temperaturas especialmente no mês de maio....

 

Depois de algum tempo sem atualizar, vamos lá por que a informação é relevante:

 

Atualizando:

 

Registro em 27/04/2015 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 +1.3ºC (+0,0ºC)

Niño 3.4 +1.0ºC (+0,2ºC)

Niño 3 +1.0ºC (+0,1ºC)

Niño 1+2 +1.5ºC (+0,2ºC)

 

Threshold de El Nino moderado atingido. Patamar de El Nino forte em Nino 1+2.

Link to comment
Share on other sites

A questão para mim já não é mais se o outono-inverno será acima da média, mas o quanto ele será.

 

Será acima ou muito acima? Teremos a sorte grande da exceção de 2009 e o padrão não obedecer o menino?

 

E muito disso passa pelo possível forte menino ganhando musculatura no Pacífico Equatorial. E o fenômeno tem chances de ser forte, muitas chances. Como de praxe ele tende a ganhar força durante o verão de lá (HN) ou o inverno de cá (HS).

 

E se tirarmos um ultrasom do menino já dá pra ver que as águas sub-superificiais já tem perfil de pico dos maiores El Ninos já observados.

 

A animação mostra a quantidade e a potência do calor ressurgindo nas áreas de ENSO.

 

J1g83wd.gif

 

A última atualização assusta com anomalias de até +6oC.

 

nStI7k1.gif

 

 

E os meninos mais expressivos mostram uma face muito semelhante com o que está crescendo neste momento:

 

1982

 

XR3XN1k.gif

 

1997

 

mj3t7Q8.gif

 

2009

 

9JmlUOG.gif

Link to comment
Share on other sites

Realmente desanimadora a previsão. Contudo, poderemos sim termos massas polares fortes. Já que é MUITO difícil termos invernos frios, 3 bombas polares durante o inverno já seria bom. Enxergo com base nos modelos inverno quente com extremos, cenário de nevadas fortes, à lá 65, 57 ou 94.

Noites frias no sudeste (principalmente) e centro-oeste brasileiro, devido à baixíssima U.R.A

Link to comment
Share on other sites

Em conversa...agorinha....com o Ronaldo.

 

Alguém poderia definir um inverno bom para qualquer lugar do Brasil?

 

Ficamos curiosos em saber a interpretação pessoal de cada um.

 

Abraços

 

A minha opinião é a seguinte:

 

Curitiba abaixo de 8º e nublada.

 

Assim no final da tarde é excelente para tomar um vinho e ler o BAZ vendo a Loucura DOS BAZENIANOS ESPERANDO UM SUB ZERO NA SERRA DE SC E RS.

 

 

:clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Em conversa...agorinha....com o Ronaldo.

 

Alguém poderia definir um inverno bom para qualquer lugar do Brasil?

 

Ficamos curiosos em saber a interpretação pessoal de cada um.

 

Abraços

 

bom, minha definição de um inverno bom (considerando meu ponto de visão Grande SP):

 

Junho, Julho e Agosto na média (Mirante) ou pouco abaixo, ou quem sabe bem abaixo.

Mínima anual no Mirante abaixo de 5 grau de uma a 3 vezes e mínima de 1 dígito no Mirante em pelo menos mais 7 a 10 dias.

Dias que a máxima não ultrapasse os 10 graus, pelo menos uns 2 a 4 dias assim.

Neve no PNI ao menos uma paraguaia

Mínima de -10 em alguma estação oficial do Centro Sul (excluíndo as Davis)

Mínima de -14 em alguma baixada do sul ou do sudeste (incluindo Davis e excluindo estações amadoras e mal montadas - fora do básico da OMM)

Máxima negativa em São Joaquim

-3 a -6 em alguma estação de CDJ

Neve em pelo menos 50 cidades do sul e em pelo menos 2 episódios (50 cidades pode ser a soma total nos 2 episódios)

Neve em Curitiba

Máximas de 1 dígito em cidades do Centro Oeste.

Interior de SP com alguma cidade batendo os -4 e pelo menos umas 10 cidades com negativa.

Ao menos 1 quarto dos dias(uns 20 a 25 dias) com alguma nebulosidade mantendo baixas as máximas durante os dias.

 

Isso pra mim é um inverno bom. antes que alguem diga que estou exagerando, leia cada item e veja se é possível algo assim nos dias de hoje. Eu acho possível.

Link to comment
Share on other sites

Pra começar bem o dia.

 

CFS prevê um trimestre maio, junho e julho MJJ acima:

 

HqE0iz6.png

 

Falando da Argentina, vocês realmente acreditam nessa barbaridade? Temperaturas mais acima da média do que no Brasil! Se for assim teríamos o inverno mais quente dos últimos séculos :rofl:

 

O que quero dizer é que não dá pra levar ao pé da letra, não significa que não teremos frio. 1996 foi um bom exemplo do Ronaldo.

Link to comment
Share on other sites

 

Falando da Argentina, vocês realmente acreditam nessa barbaridade? Temperaturas mais acima da média do que no Brasil! Se for assim teríamos o inverno mais quente dos últimos séculos :rofl:

 

O que quero dizer é que não dá pra levar ao pé da letra, não significa que não teremos frio. 1996 foi um bom exemplo do Ronaldo.

 

Igor.

 

Há estudos provando que se o inverno for ruim na Argentina, tem grande chance de ser bom para nós. Na verdade quanto pior for lá, melhor vai ser no Brasil, por incrivel que pareça.

 

É uma correlação semelhante ao que acontece nos Estados Unidos, quando o inverno em Nova York é bom, normalmente em Los Angeles é péssimo, como nos últimos 2 anos.

 

Ano passado, outra correlação interessante: apesar de SP não ter uma mínima anual decente, foi um bom inverno, pois houveram muitos dias de frio e várias MP's marítimas seguidas. E no sul o inverno não foi tão bom.

Link to comment
Share on other sites

Pelo andar das respostas [que sou agradecido]

 

Retiro o meu lado estatístico,chato, para dar espaço a Análise Rítmica:

 

Neste ponto para avaliação do que seja um inverno bom a estatística realmente vai camuflar não os dados mas sim a subjetividade do bom e mau.

 

Vejamos: Em 2012 fui presenteado por camisetas de mangas compridas com fibra têxtil inteligente...well, elas são efetivas em temperaturas inferiores a 17ºC e superiores a 5ºC...para os adeptos de sensação térmica utilizo uma jaqueta extremamente fina de nylon no caso de vento excessivo e/ou umidade excessiva.

 

Por razões puramente de vaidade...várias semanas alternadas de sub 17 implicam que terei gastos extras com roupas de frio que uma única paulada de umas 4 negativas consecutivas no interior de São Paulo.

 

Termômetro epidérmico no mode on.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Há estudos provando que se o inverno for ruim na Argentina, tem grande chance de ser bom para nós. Na verdade quanto pior for lá, melhor vai ser no Brasil, por incrivel que pareça.

 

É uma correlação semelhante ao que acontece nos Estados Unidos, quando o inverno em Nova York é bom, normalmente em Los Angeles é péssimo, como nos últimos 2 anos.

 

Ano passado, outra correlação interessante: apesar de SP não ter uma mínima anual decente, foi um bom inverno, pois houveram muitos dias de frio e várias MP's marítimas seguidas. E no sul o inverno não foi tão bom.

 

 

Not so much, Artur. Lembre-se que esta correlação é mais forte para o extremo sul da Argentina/Patagônia. E que mesmo assim as grandes bombas tem que passar por lá.

 

O que se observa nos invernos mais frios é um corredor aberto e o centro dos anticiclones mais deslocados e influentes sobre o Cone Sul desde a Pc.a Buenos Aires até o PR/SP. Ou seja, quando faz frio por aqui, quase sempre também faz muito frio na Pca. Buenos Aires.

Link to comment
Share on other sites

Inverno bom pra mim, é o que aconteceu em 2007!! Frio quase que constante, com o quadrimestre maio, junho, julho e agosto gélidos. E uma segunda quinzena de abril decente, com cara de outono DE VERDADE, e não esse lixo de 2015!!

 

Vc usou um termo chave **frio constante**....isso no Brasil praticamente não existe..Veja em Urupema....município + frio do Brasil no mês + frio do ano:

 

 

03/07/2014 : 21.2

 

04/07/2014 : 23.2

 

05/07/2014 : 22.2

 

06/07/2014 : 20.2

 

Tivemos 4 dias seguidos com máximas acima dos 20 graus em pleno no mes + frio do ano....Por isso digo, lugares frios aqui no Pais são os pontos onde não há cidades.....Morro das Torres, Morro da Igreja, Pedra da Min..a o Itatiaia.....lá podemos dizer que temos frio constante....em julho por exemplo...

Link to comment
Share on other sites

Falando da Argentina, vocês realmente acreditam nessa barbaridade? Temperaturas mais acima da média do que no Brasil! Se for assim teríamos o inverno mais quente dos últimos séculos :rofl:

O que quero dizer é que não dá pra levar ao pé da letra, não significa que não teremos frio. 1996 foi um bom exemplo do Ronaldo.

1. Em várias áreas da Argentina, 4°C acima da média ainda é muito frio para os padrões aqui do sudeste.

 

2. Tenho visto tantos invernos mixurucas aqui no leste paulista desde 2001 que, se as previsões se confirmarem, 2015 será apenas mais um.

 

3. Se houver predomínio de ASAS no sudeste, Sampa (Mirante) deve ficar naquela monotonia: 11-14°C / 23-26°C ad aeternum...

E o que é pior: pouca chuva :negative:

Link to comment
Share on other sites

**frio constante**.....

 

Frio, pela definição da WMO onda frio são 6 dias consecutivos com a temperatura mínima igual ou inferior a 5ºC a média da mínima no período e para o IPCC apenas 5 dias que é muiiiito mais fácil.

 

Assim, frio constante em um determinado mes implica em anomalia negativa de 5ºC naquele mês em relação a normal da mínimas.

 

Desconheço tal fato em qualquer estação em solo brasileiro. [ não existe frio constante por nossas paragens]

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Em conversa...agorinha....com o Ronaldo.

 

Alguém poderia definir um inverno bom para qualquer lugar do Brasil?

 

Ficamos curiosos em saber a interpretação pessoal de cada um.

 

Abraços

 

Aqui para o extremo-sul catarinense: a la 2011!

 

Legal, Luciano.

 

Veja você não é tão exigente....realmente...um bom inverno [no meu critério]

 

2011

Jun média 8,5ºC a média até 2012 9,7ºC desvio -1,2ºC

Jul média 9,8ºC a média até 2012 9,6ºC desvio +0,2ºC

Ago média 9,9ºC a média até 2012 10,8 desvio -0,9ºC

 

E também coerente:

 

2co4w10.gif

Link to comment
Share on other sites

Há estudos provando que se o inverno for ruim na Argentina, tem grande chance de ser bom para nós. Na verdade quanto pior for lá, melhor vai ser no Brasil, por incrivel que pareça.

 

É uma correlação semelhante ao que acontece nos Estados Unidos, quando o inverno em Nova York é bom, normalmente em Los Angeles é péssimo, como nos últimos 2 anos.

 

Ano passado, outra correlação interessante: apesar de SP não ter uma mínima anual decente, foi um bom inverno, pois houveram muitos dias de frio e várias MP's marítimas seguidas. E no sul o inverno não foi tão bom.

 

 

Not so much, Artur. Lembre-se que esta correlação é mais forte para o extremo sul da Argentina/Patagônia. E que mesmo assim as grandes bombas tem que passar por lá.

 

O que se observa nos invernos mais frios é um corredor aberto e o centro dos anticiclones mais deslocados e influentes sobre o Cone Sul desde a Pc.a Buenos Aires até o PR/SP. Ou seja, quando faz frio por aqui, quase sempre também faz muito frio na Pca. Buenos Aires.

 

Mas em julho de 2008 o leste do Sul e de SP não ficaram tão mal, restante do Sudeste, CO e BA bombaram. Já Uruguai, N da Argentina e oeste do Sul...

Quanto às bombas polares q chegam ao Sul e SP necessariamente terem que passar pela Patagônia, isso pode ser verdadeiro pro N da região, mas nada impede que tenhamos boas bombas polares e elas ignorem o Estreito de Magalhães e a Terra do Fogo.

Link to comment
Share on other sites

Inverno bom pra mim é:

Geadas no centro-sul de Goiás, MT, MG e DF

Geadas em SP e MS

Neve no RS, SC e PR (cidades propícias) - 3 eventos

Temperaturas negativas em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e frio abaixo de 10º nas cidades mais frias da Bahia

Neve nos pontos mais altos da serra da mantiqueira

Máxima de 14ºC em Goiânia - 1 dia

Máxima inferior a 20ºC - 4 dias

Link to comment
Share on other sites

Em conversa...agorinha....com o Ronaldo.

 

Alguém poderia definir um inverno bom para qualquer lugar do Brasil?

 

Ficamos curiosos em saber a interpretação pessoal de cada um.

 

Abraços

 

Aqui para o extremo-sul catarinense: a la 2011!

 

Legal, Luciano.

 

Veja você não é tão exigente....realmente...um bom inverno [no meu critério]

 

2011

Jun média 8,5ºC a média até 2012 9,7ºC desvio -1,2ºC

Jul média 9,8ºC a média até 2012 9,6ºC desvio +0,2ºC

Ago média 9,9ºC a média até 2012 10,8 desvio -0,9ºC

 

E também coerente:

 

2co4w10.gif

 

Olha, Mafili, me surpreendeu seus dados de julho (não que eu esteja duvidando, longe disso)!!!

Sabe por quê? Lembro-me que além de um frio constante, teve uma semana inteirinha de geadas, até fiz um vídeo, que não tenho aqui nesse momento, merecia ter uma média melhor pra julho...hehehe

E junho e agosto, olha só, números de respeito!

Além é claro de ter começado cedo a esfriar nesse ano, lembro de um friozão em março em Bombinhas (15 de março ou data próxima), lembro que era festa do município!

Neve na serra catarinense (confere, Coutinho?), fui lá ver. Nevou antes deu chegar e depois que fui embora :cray: :cray: :cray: O dia, tenho lá em casa, o vídeo tb. Se alguém estiver curioso, quer saber a data, eu mando, com fotos e vídeo.

Valeu Mafili! Voceis são feras!

Link to comment
Share on other sites

 

Olha, Mafili, me surpreendeu seus dados de julho (não que eu esteja duvidando, longe disso)!!!

Sabe por quê? Lembro-me que além de um frio constante, teve uma semana inteirinha de geadas, até fiz um vídeo, que não tenho aqui nesse momento, merecia ter uma média melhor pra julho...hehehe

E junho e agosto, olha só, números de respeito!

Além é claro de ter começado cedo a esfriar nesse ano, lembro de um friozão em março em Bombinhas (15 de março ou data próxima), lembro que era festa do município!

Neve na serra catarinense (confere, Coutinho?), fui lá ver. Nevou antes deu chegar e depois que fui embora :cray: :cray: :cray: O dia, tenho lá em casa, o vídeo tb. Se alguém estiver curioso, quer saber a data, eu mando, com fotos e vídeo.

Valeu Mafili! Voceis são feras!

 

Luciano,

 

Os dados da resposta são do Inmet São Joaquim,

 

Boa escolha Luciano....2011 muito interessante.....e como dá trabalho fazer anotações...coisa de maluco como o Ronaldo.

 

Agora Climaterra,

 

Jun 8,1

Jul 9,6

Ago 9,9

 

Média das Máximas,

 

Jun 14,3

Jul 15,3

Ago 15,9

 

Média das Mínimas

 

JUN 4,0

JUL 6,2

AGO 6,4

 

Máxima Absoluta

 

Jun 20,0

Jul 21,8

Ago 23,9

 

Máxima mais baixa

 

Jun 4,7

Jul 5,9

Ago 4,3

 

Mínima Absoluta

 

Jun -5,7

Jul -5,2

Ago -4,0

 

Mínima mais Alta

 

Jun 12,4

Jul 14,4

Ago 14,4

 

dias com temperatura superior a 24,9ºC

Jun 0

Jul 0

Ago 0

 

dias com temperatura máxima inferior a 20ºC

 

Jun 29

Jul 26

Ago 26

 

Precipitação

Jun 133,0 mm

Jul 227,7 mm

Ago 307,5 mm [ suponho record em ago na Climaterra)

 

Horas de frio

 

Jun 286 horas [ suponho record pa ra Climaterra Junho]

Jul 172 horas

Ago 191 horas

 

Dias Geada

Jun 19

JUl 11

Ago 9

 

Dias com ocorrência de NEVE

Jun 3

Jul 0

Ago 3

 

Acumulou 3 cm em Ago de 2011

 

Granizo JJA 2011

Jun 1

Jul 1

Ago 3

Link to comment
Share on other sites

Tanta gente reclamando que nem parece que moro no mesmo país que vocês... Aqui em SBC o outono já se instalou faz um bom tempo e a temperatura de dias "muito quentes" (como hoje) não passam dos 26C - e essa máximo normalmente fica uma hora por dia e a temperatura baixa de novo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.